• Nenhum resultado encontrado

pioneira precisão savoir-faire inovação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "pioneira precisão savoir-faire inovação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

...um grande marco na história das ferrovias… o nascimento da MATISA e da automatização dos trabalhos de manutenção das vias férreas. A MATISA é desde sua criação no dia 16 de maio de 1945, um ator importante no mundo ferroviário. Seu fundador, o Senhor Constantin Sfezzo, era um homem apaixonado e um autêntico empreendedor. Ele soube comunicar sua paixão e convencer sua equipe de pioneiros. Seu espírito continua presente nos seus sucessores.

A MATISA criou as máquinas que deram origem à mecanização dos trabalhos ferroviários. A primeira socadora « La Standard » foi desenvolvida em 1945. Hoje, a MATISA beneficia de uma longa experiência, mas conserva seu espírito pioneiro, sua paixão pela inovação e pesquisa.

pioneira

MATISA está desde sempre à escuta das necessidades de seus clientes. O departamento técnico colabora ativamente com a produção para a implantação de soluções desenvolvidas para responder às novas necessidades específicas que são o futuro da evolução das estradas de ferro. A velocidade de circulação sempre mais elevada, assim como as exigências de pontualidade e segurança sempre crescentes, coincidem com nossa vontade de trazer a solução mais eficiente para a construção e manutenção das vias ferroviárias em todo o mundo.

1945...

Sr. Sfezzo

inovação

savoir-faire

Uma colaboração ativa entre o departamento Técnico e a Produção.

Será que as exigências sempre crescentes em matéria de velocidade, volume de tráfego de passageiros e frete, pontualidade e segurança estimularam a inovação? Será que os progressos técnicos e informáticos permitiram aumentar o nível dessas mesmas exigências? No fundo, pouco importa. O que conta é o resultado da interação desses elementos: linhas férreas de alta velocidade que transportam sempre mais passageiros e

(3)

A MATISA oferece uma gama completa de máquinas e serviços. A qualidade, a confiabilidade e o rendimento de nossas socadoras, reguladoras, desguarnecedoras, trens de construção e de renovação assim como a precisão de nossos veículos de auscultação são reconhecidos mundialmente. A qualidade inequívoca de nossas máquinas é completada pelo alto nível de serviço fornecido pela MATISA (Pós Venda) que acompanha uma máquina desde sua concepção e durante todo o período de vida útil da mesma.

A MATISA tem por objetivo fornecer a seus clientes produtos de alto nível tecnológico sempre com a última inovação. Para isto ela apóia-se em sua equipe de colaboradores altamente qualificados. A pesquisa da solução ideal cede espaço a um debate de idéias apaixonado entre todos os interlocutores tendo como único objetivo a satisfação do cliente final.

Hoje nós estamos todos sensibilizados com a necessidade de preservar o meio ambiente. A ecologia tornou-se um ator preponderante na economia mundial. As estradas de ferro contribuem com essa realidade, pois elas oferecem um meio de transporte eficaz, correspondendo com a noção de desenvolvimento sustentável para as pessoas e para o transporte de

carga. A MATISA participa na proteção do planeta através da confiabilidade, eficiência, na economia e durabilidade das máquinas de construção e manutenção das vias ferroviárias que ela fornece em todo

o mundo.

A complexidade das máquinas concebidas e fabricadas pela MATISA resulta na presença de uma grande quantidade de profissões em todas as etapas do processo de concepção, da produção, da administração e durante todo o percurso de vida da máquina. No total mais de 40 profissões são representadas, do cozinheiro ao engenheiro desenvolvendo software, passando por profissões manuais importantes como, por exemplo, serralheiro e soldador.

confiabilidade

flexibilidade

Além da variedade de profissões, nós contamos com uma equipe multicultural composta por 23 nacionalidades que trabalham em harmonia e no respeito mútuo.

Por outro lado, a evolução tecnológica permanente, e as necessidades de inovar, implicam que cada um continue a se formar durante sua carreira profissional. A MATISA incentiva a formação contínua de seus colaboradores por meio de programas implantados pelas principais organizações do ramo assim como cursos internos.

A MATISA é igualmente uma empresa formadora de aprendizes. Anualmente, meia dúzia de jovens concluem um aprendizado em uma das profissões representadas na empresa. Eles são orientados por um responsável que os seguem durante todo o período de formação.

(4)

A homologação é um elemento essencial da implantação no mercado das máquinas. Apesar de existir uma Regulamentação Europeia, cada país acrescenta suas próprias exigências.

O laboratório de experimentação tendo sua sede em Crissier-Suíça é uma organização independente, encarregada da realização da experimentação ferroviária e da homologação no respeito das diretrizes e das disposições específicas aos diferentes países.

O centro de experimentação credenciado pela EN 17025 tem a responsabilidade de proceder a testes experimentais e análises enumeradas a seguir:

T

T

Teste de linha EN 14363 (UIC 518)

T

T

Teste do sistema de freios

T

T

Pesagem roda por roda

T

T

Medição da resistência na rotação dos truques

T

T

Medição de nível sonoro e das frequências dos

alarmes.

T

T

Medição das emissões de ruído

T

T

Verificações e controles do gabarito

T

T

Verificação e medição da condutibilidade elétrica

(máquinas e eixos)

Homologação

Centro de experimentação certificado

Rede de

filiais e agentes

A MATISA apóia-se sobre uma rede de 7 filiais e de diversos agentes que nos representam em todo o mundo. Nossas filiais têm todas em comum, um profundo conhecimento dos mercados nos quais elas estão ativas. As filiais comunicam tanto com a sede, quanto entre elas. Esta abertura é uma vantagem,

MATISA

FRANÇA

MATISA

INGLATERRA

MATISA

JAPÃO

MATISA

ESPANHA

MATISA

ALEMANHA

MATISA

BRASIL

MATISA

ITALIA

Oficina para a revisão / reparação / modernização de máquinas Organização de venda e Pós-Venda Estoque de peças sobressalentes Técnicos capacitados a consertar e reparar Conselho técnico e operacional Departamento técnico e de estudos

pois com a globalização e a complexidade dos mercados, cada vez mais empreiteiros ferroviários tornem-se ativos em diversos países e desejam beneficiar dessa rede de competências.

Verificações e controles de gabarito

Teste de resistência na rotação dos truques

(5)

Este departamento constitui a ligação direta entre a MATISA e seus clientes no que diz respeito às atividades ligadas à exploração das máquinas durante toda a sua vida. Ele é o ponto de encontro do funcionamento, peças de reposição, upgrades, documentação, formação teórica e pratica assim como todo o conhecimento técnico entre as filiais e sua sede. A noção deste serviço Pós-Venda é o ponto crucial de cada uma dessas atividades.

A eficiência e a durabilidade de uma máquina são devidas em primeiro lugar a uma boa concepção e a uma boa qualidade de fabricação, mas o melhor produto não é nada sem uma manutenção adequada.

O termo manutenção é vasto. A MATISA apostou na implantação dos seguintes conceitos:

Aplicando esses preceitos, a MATISA poderá garantir que todas

as suas máquinas mesmo as mais antigas, continuem eficazes e

competitivas.

O contrato de assistência técnica que é oferecido aos clientes respondendo sempre às suas necessidades de disponibilidade e confiabilidade das máquinas mantendo um custo competitivo e controlado.

A assistência técnica para manter a máquina em bom estado necessita da disponibilidade de peças sobressalentes.

Revisão geral de uma antiga B 20

O serviço de upgrade que tem como objetivo manter o nível tecnológico da máquina durante toda a sua vida útil fazendo-a usufruir das evoluções tecnológicas.

A formação contínua e os cursos especializados sempre reforçando o nível de conhecimento de todas as pessoas que intervém no equipamento.

A documentação cujo objetivo é ter em permanência o bom nível de informação disponível sobre a máquina.

A revisão geral e adaptação de uma máquina às normas em vigor.

MATISA

(6)

B

20-75

B

20-95

B

38

B 20-75 B 20-95 B 38 B 50 A8 B 50 D

B

45 A8

B

50 A8

B

45 D

B

50 D

As socadoras

leves

A gama de socadoras leves é composta por três tipos de máquinas destinadas às aplicações específicas. Estas máquinas estão equipadas de duas bancas de socaria (UB) e um grupo de levante nivelamento alinhamento.

A B 20-75

é uma socadora simples e compacta, sobre eixos, disponível em dois modelos de linha com 8 ou 16 ferramentas de soca e dois modelos universais com 8 ferramentas de soca. Ela é particularmente destinada a redes ferroviárias de bitolas estreitas, de gabarito restrito de circulação e carga por eixo limitada.

A B 20-95

está disponível nas mesmas condições que a B 20-75. Ela pode ser equipada de dois arados de regulagem

e um reboque montado com

A B 38

é uma socadora super compacta, sobre dois truques e disponível em dois modelos universais. Ela foi especialmente concebida para as bitolas estreitas e redes ferroviárias com curvas de raios fechados ou

com forte declive.

As socadoras

de linha

A gama de socadoras de linha se divide em quatro tipos de máquinas sobre truques, sendo duas equipadas com satélite independente de avanço contínuo. Estas socadoras são equipadas de duas bancas de socaria (UB) de linha e um grupo de levante nivelamento-alinhamento (duplo tenaz).

A B 45 A8

é uma socadora de linha compacta equipada com 16 ferramentas de soca. Apta a trabalhar em qualquer rede ferroviária, ela é particularmente adaptada para a bitola estreita, ferrovias com gabarito reduzido e com carga por eixo limitada.

A B 50 A8

é uma socadora de linha a avanço contínuo, de banca simples (16 ferramentas de soca) e de alto rendimento.

Esta máquina foi especificamente desenvolvida para o exigente mercado japonês, mas ela pode adaptar-se em qualquer rede ferroviária equipada com bitola estreita.

A B 45 D

é uma socadora de linha compacta, com banca de socaria dupla, totalizando 32 ferramentas de soca. O tratamento simultâneo de dois dormentes permite a máquina atingir um alto rendimento. Ela é incontestavelmente voltada para os trabalhos de renovação e linhas de alta velocidade (LGV).

A B 50 D

é uma socadora de linha a avanço contínuo, com banca dupla totalizando 32 ferramentas de soca. O satélite de avanço independente e o tratamento simultâneo de dois dormentes permitem atingir um ótimo rendimento. Esta máquina é frequentemente utilizada durante a construção de novas linhas e no momento que se faz necessário um levante importante da via, ela é também muito requisitada em serviços de manutenção de linhas de alta velocidade (LGV).

silo e vassoura. Estes equipamentos tornam esta socadora multifuncional e totalmente adaptada para as intervenções pontuais.

(7)

B

41 UE

B

45 UE

B

66 U

B

66 UC

B 66 UC P 95 B 41 UE B 45 UE

P

190

P

95

P

95 T

P 190 P 95 T

As socadoras

universais

Esta gama de socadoras universais oferece quatro tipos de máquinas, de banca simples, sobre truques, totalizando 16 ferramentas de soca. Elas são equipadas de quatro bancas de socaria (UB) combinadas, independentes e um grupo de levante (gancho e tenaz) de nivelamento alinhamento.

A B 45 UE

é uma socadora compacta, destinada a trabalhar em linha corrida e em AMV (Aparelho de Mudança de Via). Equipada com bancas de socaria (UB) capazes de deslocar-se lateralmente até

1.800 mm, esta máquina é também adaptada às redes com bitola estreita e com carga por eixo limitada.

O P 190

é um trem de renovação compacto, equipado de uma plataforma podendo receber até 20 dormentes. A rapidez para iniciar a operação e seu rendimento elevado tornam este trem de renovação a solução ideal para os trechos pequenos e médios de renovação (de 3 a 7 vagões de dormentes). Disponível em todas as bitolas (1’000 a 1’678 mm).

O P 95

é um trem de renovação de alto rendimento, sua plataforma permite receber até 30 dormentes. Ele é equipado de 12 pinças, garantindo assim o bom direcionamento dos trilhos até seu assentamento sobre os dormentes. A força de tração desenvolvida pelos 8 eixos motorizados permite ao P 95 renovar trechos longos sem novos abastecimentos de vagões de dormentes.

O P 95 T

beneficia de uma corrente de escavação, do tipo desguarnecedora, posicionada à frente do arado dinâmico. Este dispositivo permite manter o mesmo nível da via renovada ou até mesmo abaixa-lo, em função da diferença de altura da nova e da antiga via, em locais de difícil acesso ou onde o lastro não pode ser evacuado lateralmente pelo arado dinâmico (ex: plataforma de estação, túnel, ponte). O lastro evacuado poderá ser reutilizado na via ou ser descartado.

A B 41 UE

dispõe das mesmas ferramentas da B 45 UE. Ela possui entre outras

vantagens, uma cabine de trabalho situada no centro da máquina favorecendo assim a visibilidade sobre as ferramentas de trabalho. Na versão « gabarito reduzido », a B 41 UE encontra um verdadeiro sucesso no Reino Unido.

A B 66 U

é uma socadora de alto rendimento, caracteriza-se por oferecer bancas de socaria (UB) com alcance lateral de 2.800 mm.

Ela é particularmente destinada ao tratamento de AMV (Aparelho de Mudança de Via) pesados das linhas de alta velocidade (LGV).

A B 66 UC

é uma socadora de alto rendimento equipada com satélite de avanço contínuo que permite um excelente rendimento em linha corrida. Ela possui também bancas de socaria (UB) com alcance lateral de 2.800 mm. Uma máquina particularmente adaptada para a linha corrida e AMV (Aparelho de Mudança de Via) pesados das linhas de alta

velocidade (LGV).

Os trens de

renovação

A gama de trens de renovação MATISA beneficia-se da longa experiência adquirida durante os últimos 40 anos. O desenvolvimento e colocação em serviço de cada trem permitiram afinar o conceito de funcionamento, mantendo sempre uma estreita colaboração com seus clientes, acompanhando assim da melhor forma as evoluções em termo de exigências.

A concepção dos trens de renovação MATISA garante a reprodução automática e idêntica da geometria da via. As ferramentas de trabalho caracterizam-se por movimentos simples e rápidos, garantindo a fiabilidade e alto rendimento ao equipamento. Entre outras vantagens, o arado dinâmico que prepara o leito do lastro, sem produzir ruído ou poeira.

(8)

TCM 60 TCM 60 R P 30 TR P 20 TR

P

30 TR

GP

89

P

20 TR

GP 89

TCM

60

TCM

80

TCM

60 R

Os trens de

construção

Os Pórticos de

construção

Os

Pórticos

Os trens de construção são oriundos dos trens de renovação MATISA e beneficiam portanto de ferramentas de trabalho bem conceituados. Os TCM avançam sobre uma esteira motorizada e suficientemente larga para absorver a pressão específica admissível sobre a plataforma, que ela esteja com ou sem lastro. Um canteiro de construção com um TCM se divide em duas etapas: Primeiramente os trilhos são descarregados sobre o lastro e em segundo plano o TCM posiciona os trilhos sobre os dormentes.

O GP 89

é utilizado na construção de novas vias férreas assim como para renovação de trechos existentes. Ele se desloca sobre dois trilhos auxiliares posicionados na parte lateral do novo traçado. O GP 89 pode carregar e assentar painéis montados ou simplesmente assentar os dormentes. Em renovação de via, ele pode carregar e descarregar trechos velhos de via e assentar painéis novos do mesmo comprimento. Geralmente os trilhos auxiliares que servem para deslocar o GP 89 são utilizados em seguida para construção da via.

Os P 20 TR e P 30 TR

deslocam-se sobre um trilho de rolamento montado sobre o trem de construção/renovação e sobre os vagões de dormentes. Os pórticos são responsáveis pela logística dos dormentes, abastecendo constantemente o trem de construção/renovação com dormentes novos e recolhendo os dormentes velhos. Os 4 truques com 2 rodas motorizadas e freadas hidraulicamente garantem uma boa aceleração e frenagem do pórtico, aumentando assim a segurança do operador.

O P 20 TR tem uma capacidade de carga de 8 T (20 dormentes) enquanto o P 30 TR pode carregar 10 t (30 dormentes).

O TCM 60

é um trem de construção compacto. Ele é alimentado por um pórtico com capacidade de até 20 dormentes e sua velocidade de trabalho atinge 16 dormentes/ minuto. Sua força de tração permite tracionar 300 m de vagões carregados com dormentes.

O TCM 80

é a versão reforçada e mais eficiente do trem de construção MATISA. O TCM 80, combinado a um WCA com 4 eixos motorizados, permite tracionar 500 m de vagões carregados com dormentes e trilhos. Sua plataforma permite receber o carregamento de um pórtico de até 30 dormentes.

O TCM 60 R

é especialmente destinado aos trechos de renovação, onde a antiga via foi totalmente desmontada por métodos convencionais, principalmente quando a via está muito danificada e seus dormentes fragilizados. A parte dianteira do TCM 60 R permite a saída do trem

de construção sobre seu próprio truque utilizando assim a via existente. Se ele estiver equipado de uma arado dinâmico, o TCM 60 R poderá também nivelar o leito do lastro antes de assentar os novos

(9)

R 24 C 47 R 21 R 20

C

75

C

47

C 75

R

20

R

21

R

24

Para todos os trabalhos

de regulagem de lastro

A gama de reguladoras de lastro MATISA divide-se em três categorias de máquinas e responde às diversas exigências das redes ferroviárias mundiais. Cada máquina dispõe de dois arados centrais e dois arados laterais bidirecionais, permitindo um trabalho nos dois sentidos de deslocamento trazendo assim uma ampla gama de possibilidades de posição de trabalho.

As reguladoras sobre eixos

A R 20

é uma reguladora compacta e econômica carregável sobre carreta. Adaptada às redes ferroviárias standard e particularmente às redes com bitola estreita ou onde a carga por eixo é limitada. Muito apreciada fora da Europa, a R 20 soube demonstrar uma excelente performance reconhecida pelos seus utilizadores.

As reguladoras sobre truques

A R 24

é uma reguladora de alto rendimento sobre truques, especialmente concebida para a construção e a manutenção das linhas de alta velocidade. Ela é

A R 21

é uma máquina de alto rendimento que pode ser utilizada tanto em linha corrida como em AMV (Aparelho de Mudança de Via). Seu sistema de avanço permite aliar uma carga limitada por eixo com uma excelente força de tração.

configurada de acordo com a demanda do cliente e saberá satisfazer todas necessidades e até as mais exigentes do mercado.

As

desguarnecedoras

O grupo MATISA produziu vários modelos de desguarnecedoras, totalizando mais de 200 exemplares desde 1946. A experiência adquirida está hoje à disposição de seus clientes através dos seguintes modelos:

A C 75

é o modelo chave de desguarnecedora de alto rendimento que utiliza as tecnologias mais modernas aliadas aos métodos de trabalho comprovados e confiáveis.

A C 47

é um modelo mais versátil, voltada para as intervenções pontuais e/ou redes apresentando características particulares tais como uma bitola estreita e um gabarito reduzido.

Os órgãos de trabalho das desguarnecedoras MATISA foram concebidos para atingir altas performances: Corrente de escavação:

Escavando o lastro abaixo da via e transferindo-o para a peneira receptora, sua concepção garante um levante mínimo da via e uma grande liberdade de trabalho. Ela afere em profundidade e em superelevação no objetivo de controlar a geometria da via em todas as condições e até em situação de contra-superelevação.

Peneira :

Ela garante um alto rendimento assim como uma excelente qualidade de peneiramento graças aos 3 níveis de peneiras permutáveis que permite adaptar-se a todas as granulométrias do lastro e funil de recuperação.

A recolocação em via do lastro é concebida de maneira modular para facilitar sua otimização no grau das especificações de cada operação e de cada método de trabalho.

Horizontalização do chassi :

Um dispositivo automático de horizontalização do chassi da máquina permite otimizar o desempenho dos órgãos de trabalho em qualquer circunstância.

Medição e guias:

A desguarnecedora MATISA C 75 é equipada de um calculador de geometria de via CATT (Computer Aided Track Treatment) de alto desempenho permitindo reduzir o número de operadores a um mínimo de 2, um em cabine e o outro na via, próximo da corrente de desguarnecimento.

Enfim, vários equipamentos opcionais permitem otimizar ainda mais as desguarnecedoras MATISA.

(10)

M

10

M

100

M

1000

WTM

AVES

Os veículos de

auscultação

Os Vagões de

transporte

Até hoje, a MATISA entregou em todo o mundo mais de 200 veículos e/ou sistemas embarcados de auscultação e de registro da via de diferentes tipos e para velocidades de auscultação indo até 250 km/h. A essência do know-how e da experiência acumulada pela MATISA encontra-se especialmente na gama atual de veículos que se divide em 3 famílias:

M 10

M 100

M 1000

Ces différents véhicules peuvent être équipés d’un

Os Vagões de transporte MATISA, foram construídos e desenvolvidos visando a melhorar o controle dos custos de manutenção das vias.

Os vagões WTM e AVES são utilizados juntos no caso do programa de substituição de AMV pelos CFF (Caminhos de Ferro Federais Suíços) intitulado « Just in Time », que tem como objetivo a substituição dos AMV (Aparelho de Mudança de Via) de forma segura, rápida e econômica. A MATISA entregou até hoje 30 unidades para a empresa EUROSWITCH AG contribuindo dessa forma com a substituição de uma média de 500 AMV (Aparelho de Mudança de Via) por ano de forma otimizada. Graças a esta experiência de sucesso e duradoura do projeto « Just in Time », a MATISA estendeu seu mercado à Alemanha e Áustria.

Esses diferentes veículos podem estar equipados de um ou vários sistemas de auscultação para inspecionar quantos parâmetros da infraestrutura ferroviária forem necessários. O “savoir-faire” da MATISA em termos de tecnologias de auscultação aborda a medição e a análise dos seguintes elementos:

T

T

Geometria da via

T

T

Perfil do trilho

T

T

Defeito interno do trilho

E mais, as necessidades específicas de auscultação são analisadas e tratadas no contexto da rede de parceiros de qualidade que a MATISA mantém. A MATISA pode integrar também :

T

T

Auscultação da infraestrutura ligada ao fio da

catenária

T

T

Auscultação por vídeo do armamento

T

T

Auscultação do gabarito e do ambiente por

scanner LASER

T

T

Auscultação das juntas de dilatação

T

T

Auscultação das acelerações das caixas de eixos

T

T

Etc.

Os veículos de auscultação MATISA são flexíveis e se adaptam às particularidades de cada ferrovia. Eles são desenvolvidos de acordo com as normas europeias e as recomendações UIC em vigor, sobre a base de procedimentos de qualidade certificados de acordo com o ISO 9001.

O WTM

é um vagão de transporte destinado a qualquer tipo de AMV (Aparelho de Mudança de Via) com dormentes de aço, madeira, concreto, velhos ou novos.

Dependendo de sua configuração, o WTM pode deslocar sua plataforma de carregamento de 500 mm na posição horizontal, evitando assim os obstáculos

como poste, plataforma de estação ou simplesmente para não comprometer o gabarito da via. Cada tipo de WTM pode ser equipado de um carrinho de transferência para os AMV (Aparelho de Mudança de Via) com dormentes longos (até 4.800 mm).

AVES

é um vagão de transporte de lastro, disponível em duas categorias, a primeira composta com dois truques que podem ser motorizados e a segunda equipada de um sistema de avanço hidrostático sobre esteira. Cada versão pode ser equipada de um sistema de peneiramento do lastro (opcional) que atinge um rendimento de 200 m³/h.

para uma auscultação simples e eficaz para uma auscultação confortável sobre uma base robusta

para uma auscultação total em alta velocidade

(11)

www.matisa.ch

slogan

la passion du rail

v 1. 1/06-13

MATISA Matériel Industriel S.A. Arc-en-Ciel 2 Case postale CH-1023 Crissier 1 Tél.: +41-21-631 21 11 Fax: +41-21-631 21 68 matisa@matisa.ch MATISA Maschinen GmbH Kronenstrasse 2 DE-78166 Donaueschingen Tel.: +49-771 15 80 63 Fax: +49-771 15 80 64 matisa@matisa.de MATISA S.A.S. 9, rue de l’Industrie Z. I. Les Sablons FR-89100 Sens Tél.: +33-386 95 83 35 Fax: +33-386 95 36 94 matisa@matisa.fr

MATISA Japan Co., Ltd. Shinjuku Ozawa Bldg.,2F 5-1-15 Nishi-Shinjuku, Shinjuku-ku JP-Tokyo 160-0023 Tel.: +81-3-3376-5202 Fax: +81-3-3376-5203 matisa@matisa.jp MATISA S.p.A. Via Ardeatina Km 21 IT-00040 Pomezia/ Santa Palomba (RM) Tel.: +39-06-918 291 Fax: +39-06-919 84 574 matisa@matisa.it MATISA (U.K.) Ltd P.O. Box 202 GB-Scunthorpe DN 15 6XR Tel.: +44-1724 877 000 Fax: +44-1724 877 001 matisa@matisa.co.uk

MATISA Matériel Industriel S.A. Sucursal Española C/Francia 39 Poligono Industrial “La Estacion” ES-28971 Griñon (Madrid) Tel.: +34-91-814 01 71 Fax: +34-91-814 11 94 matisa@matisaesp.com

MATISA do Brasil Ltda Rua Gelu Vervloet dos Santos 500 Ed. Omni Office 1206/1207 Jardim Camburi Cep 29090-100 Vitoria – ES Tel: +55-27-3315-9103 Fax: +55-27-3317-4779 matisa@matisadobrasil.com.br

Sujeito a modificações seguindo os a

vanços tecnológicos

Referências

Documentos relacionados

alimentação e distribuição de energia eléctrica, elaboração dos processos de licenciamento, engenharia de detalhe, desenvolvimento de software, instalação e colocação

Para a parte superior da Cave assegu- re um espaço livre de pelo menos 100 mm.. Ajuste os pés da Cave para que esta fique na posição vertical em ambas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, bebidas alcoólicas ou produtos cujos componentes

As alterações às definições do interruptor DIP só são reconhecidas quando a alimentação de energia da impressora é ligada ou quando a impressora é reiniciada por meio

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou