• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM. (8º ano) ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM. (8º ano) ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

1

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

(8º ano)

(2)

2 Língua Portuguesa

Contos de terror

Entre suas principais características, estão a concisão e a densidade. Um conto de terror é sempre um conto denso, singular, que procura despertar emoções no leitor. O horripilante assusta, ou seja, emociona. ... Os jovens apreciam muito essa modalidade de conto, pois é uma maneira de trabalhar o próprio medo.

Contos de terror e suspense - Como escrever? - Bondewww.bonde.com.br › blogs › falando-de-literatura › cont../ Acesso 07/11/20

Levantamento de conhecimentos prévios

O conto de terror que você lerá a seguir é de autoria do escritor estadunidense Edgar Allan Poe, famoso por compor histórias que gradualmente criam o suspense, envolvendo o leitor até o fim. A Morte Rubra ,mencionada no título desse conto, é uma peste fictícia muito contagiosa. Sabendo disso, antes da leitura, como você imagina a Morte Rubra na narrativa?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________ Atividade de Leitura

A máscara da Morte Rubra

Há longo tempo a “Morte Rubra” devastava o país. Jamais outra praga tinha sido tão fatal ou tão horrenda. O sangue era sua encarnação e o sinal de sua presença – a vermelhidão do sangue. A vítima sentia dores agudas, uma tontura súbita, depois sangramento profuso por todos os poros e logo se seguia a decomposição. Manchas escarlates sobre o corpo e especialmente no rosto do infeliz confirmavam o selo da peste sobre ele; e esse carimbo de imediato o afastava de toda ajuda e até mesmo da simpatia de seus compatriotas. O aspecto mais terrível era que, desde o ataque inicial, o progresso e o término da enfermidade sobrevinham em meia hora.

Mas o Príncipe Próspero era feliz, destemido e sagaz. Ao perceber que seus domínios já haviam perdido a metade da população, chamou à sua presença um milhar de seus amigos saudáveis e joviais, escolhidos entre os cavalheiros e as damas de sua corte, e com estes retirou - se para segurança e reclusão total de uma de suas abadias fortificadas. Esta estrutura era extensa e magnífica e sua arquitetura fora criação do próprio Príncipe, cujo gosto era extravagante, mas majestoso. Era cercada por uma muralha alta e forte. Os portões eram de ferro maciço. Os cortesãos após terem se reunido no interior da vasta construção, trouxeram fornalhas portáteis e pesados malhos e soldaram as trancas e os rebites. Era sua resolução não permitir nenhuma forma de entrada ou de saída para aqueles que, em um impulso súbito de frenesi ou desespero, quisessem deixar o recinto. A

(3)

3 abadia tinha sido aprovisionada com extrema abundância. Com todas essas precauções, o Príncipe e os cortesãos acreditavam ser possível desafiar o contágio. O mundo exterior que cuidasse de si mesmo. (...)

Já no final do quinto ou sexto mês de sua reclusão, quando a pestilência rugia mais furiosamente por todos os recantos do país, o Príncipe Próspero decidiu entreter seus mil amigos em um baile de máscaras de magnificência ainda maior que a usual.

A mascarada foi um cenário de grande prazer e voluptuosidade. Mas primeiro descreverei os salões em que foi realizada. No total havia sete salões de suntuosidade imperial.

(...) O sétimo compartimento era totalmente amortalhado por pálios de veludo negro que não somente pendiam das paredes, como recobriam-lhe todo o teto e tombavam em dobras pesadas sobre um tapete do mesmo material e da mesma cor. (...) Nos vitrais desta sala predominava o escarlate, ou antes um tom profundo de vermelho-sangue. (...)

Era também neste aposento que se erguia contra a parede ocidental um relógio de pêndulo, gigantesco e talhado em ébano. Esse pêndulo balançava para a direita e para a esquerda com um clangor pesado, monótono e surdo; e todas as vezes em que o ponteiro dos minutos fazia o circuito do mostrador e a hora estava a ponto de soar, os pulmões de bronze do relógio produziam um som claro, alto e profundo, extremamente musical, porém com uma ênfase e timbre tão peculiares que, cada vez que uma hora transcorria, os músicos da orquestra sentiam - se constrangidos a fazer uma pausa momentânea e escutar o ruído; e desde modo, aqueles que valsavam eram forçados a suspender temporariamente suas evoluções e uma breve perturbação perpassava toda a assembleia interrompia-lhes as manifestações de alegria; e enquanto o carrilhão do relógio prosseguia em seu toque, observava-se que até mesmo os mais exuberantes empalideciam, enquanto os mais velhos e mais contidos passavam asmãos pelas testas e cobriam os olhos como se estivessem em um momento de meditação ou em um devaneio confuso. Mas no momento em que os ecos cessavam por completo, um riso leve novamente se difundia entre os dançarinos; os músicos olhavam uns para os outros e sorriam ironicamente de sua tolice o nervosismo e prometiam uns aos outros que o próximo soar do relógio não despertaria emoção semelhante; só que, após um lapso de sessenta minutos (que abraçam três mil e seiscentos segundos do tempo que voa tão velozmente), novamente o carrilhão se manifestava e havia o mesmo desconcerto e os mesmos tremores e a mesma meditação contida.

(...) E a folia continuava em torvelinho, até que finalmente começaram a soar as doze badaladas da meia-noite no relógio de ébano. E então a música cessou, como cessara das outras vezes; e as evoluções dos passistas se interromperam; e uma inquietude suspendeu todo o movimento, do mesmo modo que antes. Desta vez, entretanto, havia doze pancadas a serem dadas pelos sinos do relógio; deste modo transcorreu um período mais longo de tempo, em que pensamentos paravam para meditar. E foi assim que também que aconteceu, talvez antes que os derradeiros ecos do último toque tivessem completamente desaparecido no silêncio, que muitos indivíduos na multidão tiveram tempo para perceber a presença de uma criatura mascarada que não havia atraído antes a atenção de ninguém. E o rumor desta nova presença se espalhou aos murmúrios, até que uma espécie de zumbido ergueu-se da turba, um sussurro expressivo de desaprovação e surpresa, transformando-se enfim em medo, horror e náusea.

(...) A criatura era alta e esquálida, amortalhada da cabeça aos pés pelos planejamentos que costumam ser levados à turba. A máscara que lhe escondia a fisionomia tinha sido confeccionada de modo a lembrar, em seus menores detalhes, o rosto de um

(4)

4 cadáver endurecido a tal ponto que o mais sério escrutínio acharia difícil apontar a diferença entre aquela figura e um verdadeiro habitante do túmulo. Tudo isto poderia ser suportado e até mesmo aprovado pelos doidos foliões que se acotovelavam ao redor. Mas o mascarado tinha levado mau gosto ao ponto de imitar detalhadamente os sintomas externos da Morte Rubra. Sua vestimenta estava manchada de sangue, e sua testa larga, juntamente com todos os traços de seu rosto, estava coberta pelas assustadoras manchas que caracterizavam o horror escarlate.

Quando os olhos do Príncipe Próspero caíram sobre este espectro (o qual, com movimentos lentos e solenes passava de grupo a grupo entre os dançarinos, como se quisesse salientar ainda mais o seu papel), imediatamente foi tomado de convulsões, com fortes tremores provocados pelo medo ou pelo nojo; mas, no instante seguinte, sua testa ficou escarnada de cólera.

Quem ousa? – indagou roucamente dos cortesãos que o rodeavam _ quem ousa a insultar-nos com esta farsa sacrílega? Agarrem-no agora e tirem-lhe a máscara – para que saibamos a quem vamos enforcar nas muralhas amanhã pela manhã!

Quando o Príncipe Próspero pronunciou estas palavras, achava-se na câmara azul, que era a mais oriental. Mas sua voz ressoou clara e estentoriamente através dos sete salões, porque o Príncipe era um homem ousado e robusto e a música tinha parado no mesmo instante, a um aceno de sua mão.

O Príncipe, como dissemos, se encontrava no salão azul, com um grupo de cortesãos pálidos a seu lado. Assim que ele falou, houve um leve movimento de investida deste grupo em direção ao estranho, que se encontrava bastante próximo; mas então, com passo deliberado e majestoso ele se aproximou mais ainda do orador. E devido a um espanto e terror sem nome despertado no coração de todos pela assombrosa fantasia adotada pelo farsante, nenhum dentre eles ousou estender a mão para capturá-lo. Desse modo, sem que ninguém o impedisse, ele chegou a um metro do Príncipe, passou por ele sem lhe dar maior atenção e prosseguiu seu caminho ininterruptamente, com o mesmo passo medido e ponderado que adotara desde o princípio (...). Foi nesse momento, entretanto, que o Príncipe Próspero, enlouquecido pela raiva e pelo opróbrio de sua própria e momentânea covardia, correu velozmente pelas seis câmaras, ainda que ninguém o seguisse, pois um terror mortal se havia apoderado de todos. Ergueu bem alto uma adaga desembainhada e aproximou-se impetuosamente, até chegar a menos de um metro da figura que se afastava, momento em que está, tendo atingido a extremidade do salão de veludo negro, voltou-se subitamente e confrontou seu

perseguidor. Ouviu-se um grito agudo – e a adaga caiu reluzindo sobre o tapete negro, seguida, no momento seguinte, pelo corpo do Príncipe Próspero, fulminado pela morte. Então, e só então, reunindo a coragem selvagem do desespero, uma massa alucinada lançou-se para o compartimento negro; agarraram o ator, cuja figura alta permanecia ereta e imóvel à sombra do relógio de ébano e arfaram em um terror

inexprimível ao perceberem que a mortalha funérea e a máscara mortuária de que se haviam apoderado com rudeza tão violenta não envolviam nenhuma forma tangível.

Foi então reconhecida a presença da Morte Rubra. Ela tinha chegado como um ladrão à noite. E um por um caíram os dançarinos nos salões cobertos de sangue em que se haviam alegrado e cada um deles morreu na mesma postura desesperada em que havia tombado. E quando o último da alegre companhia soltou o derradeiro suspiro, a vida do relógio de ébano também se extinguiu. E a chamas das trípodes foram se apagando uma

(5)

5 a uma. A Escuridão, a Decomposição e a Morte Rubra assumiram domínio incontestável sobre toda a abadia.

Edgar Allan Poe. A máscara da Morte Rubra. Em: A carta roubada e outras histórias de crime e mistério. Tradução de William Lagos. Porto Alegre. L&P, 2003. E-book -

http://educararaquara.com/portalsme/cadernos - acesso em 06/11/20

Vocabulário do texto

1) Use o dicionário para encontrar o significado das palavras sublinhadas no texto e transcreva no espaço abaixo.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Leia novamente o conto “A máscara da Morte Rubra” acima, para responder às questões: Interpretação e entendimento do texto

1- Indique os momentos da narrativa :

Situação inicial: A Morte Rubra devastava o país. Resolução

inicial:___________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Situação de aparente equilibrio

1) Com base no título no conto, você levantou hipóteses sobre a Morte Rubra. Elas foram confirmadas pela leitura da narrativa? Explique.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2) No conto, Morte Rubra é uma peste. Sobre ela, responda :

a) Quais eram os sintomas dessa doença?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ b) Veja abaixo algumas características usuais às pestes em geral. Qual não se aplica à do

(6)

6 conto?

I – Doença contagiosa que causa infecção.

II – Epidemia que causa um surto entre a população. III – Algo mórbido, funesto, que lembra a morte. IV – Fedor, cheiro horrível e insuportável.

3) O estado de espírito do Príncipe muda radicalmente ao longo da narrativa. a) Qual o nome dessa personagem e como é apresentado no início do conto?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ b) Como o Príncipe se comporta diante da figura mascarada?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ c) A reação do Príncipe gera expectativa no leitor. Explique essa ideia.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4) Por que o Príncipe se isola com certas pessoas em uma abadia fortificada?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 5) O que há em comum entre as pessoas que o Príncipe Próspero decidiu salvar?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6) Indique as situações abaixo que contribuem para o suspense.

I – A fuga do Príncipe para uma de suas abadias com determinadas pessoas. II – A decisão do Príncipe de organizar um baile de máscaras.

III – A descrição do sétimo salão, onde ocorre o baile.

IV – O badalar do relógio de pêndulo e a pausa que ele instaura na festa. V – A descrição da misteriosa figura mascarada.

7) Por que o trecho “até que finalmente começaram a soar as doze badaladas da meia-noite no

relógio de ébano” acentua o efeito de mistério no conto?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 8) Contos de terror costumam apresentar elementos sobrenaturais, ou seja, situações que a ciência não explica. O que há de sobrenatural na narrativa lida?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ PRODUÇÃO DE TEXTO

(7)

7 2 – Para produzir o seu texto, você deve seguir a definição de gênero logo abaixo descrita. O tema é único e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. É importante ler, compreender e interpretar textos e propostas de redação, relacionando-os a conceitos das várias áreas do conhecimento – além da própria experiência de mundo -, respeitando a estrutura do gênero narrativo estudado.

3 – Componha seu texto com coesão e coerência, adequado ao tema e ao gênero narrativo estudado., empregando adequadamente as normas gramaticais de acordo com a língua escrita e a variedade linguística correspondente ao tipo de produção solicitada, empregando os aspectos estruturais.

4 – Escreva com letra legível as informações da redação, faça a revisão ! CAPRICHE! NARRATIVA DE SUSPENSE

Elabore em seu caderno de redação um texto narrativo de suspense. Dê um título criativo à história. Você escreverá seu texto em 1ª ou 3ª pessoa.

Lembre-se dos elementos do enredo:

 Situação inicial

Composição do cenário da narrativa e da apresentação de seus personagens marcados pelo

uso de texto descritivo e adjetivos.

 Complicação

Focados na ação narrativa e marcados pelo pretérito perfeito do verbo.

 Clímax

Ponto alto da história - uso de verbos de ação, discurso direto e indireto.

 Desfecho

Resolução do conflito, apresentação do mistério.

Use sua criatividade! Mínimo 20 – máximo 40 linhas. Bom trabalho!

________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO: RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

SUA HISTÓRIA

As religiões afro-brasileiras são aquelas originadas na cultura de diversos povos africanos trazidos como escravos ao Brasil entre os séculos XVI e XIX. Tendo um

importante papel na preservação das tradições culturais dos diferentes grupos étnicos negros (afro-brasileiros), há também, atualmente, um grande número de brancos e outros grupos étnicos que aderem a tais religiões, em especial o candomblé e a umbanda. Em quatro séculos de tráfico negreiro, cerca de 3,5 milhões de africanos

aportaram no Brasil na condição de escravos, o equivalente a 37% do total da população do continente americano.

(8)

8 As religiões afro-brasileiras formaram-se em diferentes regiões e estados do Brasil e em diferentes momentos da história. Por isso, elas adotam não só diferentes formas rituais e diferentes versões mitológicas derivadas de tradições africanas diversificadas, como também adotam nome próprio diferente.

CRENÇAS

Crê-se na sobrevivência da alma após a morte física e na existência de espíritos ancestrais que, caso divinizados (os Orixás, cultuados coletivamente), não materializam; caso não divinizados (os Egungun), materializam em vestes próprias para estarem em contato com os seus descendentes (os vivos), cantando, falando, dando conselhos e auxiliando espiritualmente a sua comunidade. Observa-se que o conceito de "materialização" no Candomblé, é diferente do de "incorporação" na Umbanda ou na Doutrina Espírita.

CANDOMBLÉ

De todas estas religiões, o Candomblé é a que mais carrega características da África, uma vez que esta é uma doutrina africana, mas que recebeu influência de outras fés após a chegada dos negros no Brasil. Como os africanos eram proibidos de cultuarem suas divindades em solos brasileiros, eles passaram a fundir os seus símbolos com os da igreja católica. No meio deste sincretismo surge o Candomblé afro-brasileiro, que cultuavam os orixás e tem uma forte fundamentação de sacralização dos animais.

UMBANDA

Geralmente confundida com o Candomblé, a Umbanda é uma religião brasileira, mas que acabou recebendo forte influência dos candomblecistas. Nascida em 1908, através do Médium Zélio Fernandino de Moraes e de seu guia, o Caboclo das 7 encruzilhadas, a Umbanda rompe-se com o Espiritismo, mas carrega muitas de suas características. Nesta religião não

(9)

9 há a sacralização de animais.

Apesar de serem muito semelhantes, estas religiões possuem história de origem e características bem peculiares. E são exatamente estas diferenciações que fazem das doutrinas movimentos únicos, que perduram o tempo e carregam consigo a historicidade do povo negro. Vale ressaltar que elas possuem ainda várias ramificações dependendo de onde ela está inserida geograficamente.

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1. Como surgiram as religiões afro-brasileiras?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

2. Cite pelo menos duas crenças das religiões estudadas na aula de hoje.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3. O que chamou sua atenção nas religiões afro-brasileiras?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

4. Por que os negros africanos necessitaram fundir seus símbolos religiosos com os da Igreja Católica?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

5. Qual a importância das religiões afro-brasileiras na historicidade do povo negro?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

https://www.tudosaladeaula.com/2020/08/atividade-de-religiao-bncc/ - Acesso em 07/11/20

MATEMÁTICA

QUESTÃO 1: Podemos afirmar que o valor numérico da expressão: a2 + 3b para

(10)

10 a) 12

b) 15 c) 18 d) 24

QUESTÃO 2: Numa loja de eletrodomésticos, Cida viu o cartaz abaixo:

Se Cida comprar a geladeira à vista, quanto pagará por ela? (Marque um x na

alternativa que julgar correta)

a) R$ 1.550,00 reais b) R$ 1.450,00 reais c) R$ 750,00 reais d) R$ 300,00 reais

QUESTÃO 3: Uma torneira desperdiça 125 ml de água durante 1 hora. Quantos litros de água desperdiçará em 24 horas? (Responda)

QUESTÃO 4: Qual número elevado: a) Ao quadrado dá 169?

b) À quarta potência dá 16? c) Ao cubo dá 1000?

d) À quinta potência dá 32?

QUESTÃO 5: Sabendo-se que a área de um quadrado mede 169m². Calcule o seu perímetro? (Responda)

QUESTÃO 6: A figura abaixo é um triângulo utilizado para sinalização de trânsito. É denominado de triângulo equilátero:

(11)

11

Com relação aos ângulos e lados, podemos afirmar: (Marque um x na

alternativa que julgar correta)

a) Todos os ângulos e lados diferentes

b) Todos os ângulos congruentes e lados diferentes entre si c) Todos os ângulos e lados congruentes

d) Dois ângulos congruentes e todos os lados diferentes

QUESTÃO 7: Leia os pares de frações que o professor de Matemática escreveu no quadro:

Quais desses pares apresentam frações equivalentes? (Marque um x na

alternativa que julgar correta)

a) I e II b) I e III c) II e IV d) I e IV

QUESTÃO 8: Enzo e Laís colheram 162 laranjas e querem reparti-las de modo que Laís fique com 10 laranjas a mais que Enzo. Quantas laranjas deve receber cada um? (Responda)

QUESTÃO 9: Qual é a Média Aritmética (Ma) de 7 e 11? (Responda)

QUESTÃO 10: Em uma turma de 45 alunos, foi feita uma pesquisa para saber quantos praticavam algum esporte. Os resultados foram apresentados na tabela abaixo:

SIM NÃO TOTAL

(12)

12

Meninas 10 y 22

Total 25 20 45

Os números representados pelas letras x e y, que completam essa tabela, são: (Marque um x na alternativa que julgar correta)

a) x = 8 e y = 10 b) x = 15 e y = 10 c) x = 22 e y = 8 d) x = 23 e y =12 HISTÓRIA A Independência do Brasil Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

(13)

13 Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

ATIVIDADES

1)Quem foi executado durante a Inconfidência Mineira quando lutada pela independência do Brasil? _______________________________________________________________________

2)O que aconteceu no dia 9 de janeiro de 1822?

_______________________________________________________________________ 3)Sobre a Independência do Brasil escreva:

a) o nome de quem proclamou:_______________________________________________ b) a frase que ele declarou:__________________________________________________ c)o dia que foi proclamada: __________________________________________________ d)local onde aconteceu esse fato: ____________________________________________ 4)Quando D. Pedro foi declarado imperador?

_______________________________________________________________________

5)Quais foram os primeiros países a reconhecerem a independência do Brasil?___________________________________________________________________

CIÊNCIAS

Unidade temática: Matéria e energia

Objeto de conhecimento: Fontes e tipos de energia e transformações de energia.

Habilidade: (EF08CL01X): Identificar e classificar deferentes fontes (renováveis e não renováveis), os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades e analisar os impactos gerados.

Conteúdo relacionado: energia de biomassa. Biomassa

(14)

14 ou em decomposição, utilizada na produção de energia elétrica. Essa massa biológica pode ser de origem animal ou vegetal, como restos de alimentos, cascas de frutas, madeira, entre outros. A geração elétrica a partir da biomassa se dá por meio da termeletricidade: a energia térmica, oriunda da combustão da biomassa é convertida em energia mecânica, e depois, em energia elétrica.

Existem algumas tecnologias utilizadas para transformar a biomassa em energia elétrica. Todas fazem a conversão da matéria-prima em um produto intermediário que será utilizado em uma máquina motriz que produzirá a energia mecânica que acionará o gerador de energia elétrica. As duas principais tecnologias são:

Combustão: a queima direta da biomassa em caldeiras é realizada a altas temperaturas na presença abundante de oxigênio, produzindo vapor a alta pressão que é usado para mover turbinas de geradores elétricos. É uma das formas mais comuns do uso energético da biomassa. Sua eficiência energética situa-se na faixa de 20 a 25%. Uma representação esquemática do funcionamento da usina térmica a biomassa pode ser

Gasificação: a biomassa é aquecida na ausência do oxigênio, originando como produto-final um gás inflamável. Esse gás ainda pode ser filtrado, visando à remoção de alguns componentes químicos residuais. A gaseificação não exige altas temperaturas, fazendo a biomassa resultar apenas em biogás, que ou é usado como energia mecânica que ativa um gerador ou em caldeiras para queima direta e cogeração de energia térmica.

Vantagens da utilização da Energia a Biomassa É uma energia renovável;

É pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono (de acordo com o ciclo natural de carbono neutro);

É altamente fiável e a resposta às variações de procura é elevada;

A biomassa sólida é extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente;

Verifica-se uma menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, entre outros.); A não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente;

Menor risco ambiental;

(15)

15 Desvantagens da utilização da Energia a Biomassa

Destruição de florestas, além da destruição de habitats;

Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis; Os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas; Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida;

Custo elevado na aquisição de equipamentos industriais;

Maior possibilidade de geração de material, particulado na atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para caldeira e equipamentos de remoção de material particulado lançado no meio ambiente;

Dificuldade na estocagem e no armazenamento dos resíduos.

Fonte:http://energiainteligenteufjf.com.br/como-funciona/como-funcionabiomassa/#:~:text=Biomassa%20%C3%A9%20todo%20recurso%20renov%C3%

A1vel,solar%20%C3%A9%20convertida%20em%20energia%E2%80%A6 Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cCLC89dbZVk para saber um pouco mais sobre a Biomassa.

1. Após ler atentamente os textos e assistir ao vídeo, responda às questões abaixo. a) De acordo com a leitura do texto e seus conhecimentos, qual a participação do sol no processo de produção de energia elétrica por Biomassa?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ b) Na sua opinião, o processo de produção de energia por Biomassa, apresenta uma solução para os impactos ambientais gerados pelos outros processos de produção de energia elétrica?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ c) Na sua opinião, quais podem ser os motivos pelos quais ainda não há grande uso de energia de Biomassa no lugar de outras fontes de energia elétricas mais nocivas ao meio ambiente?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(16)

16 GEOGRAFIA

Questão 1

__________________________________________

(A) Coloque um título no mapa acima.

(B) Minas Gerais é um estado brasileiro. Sendo assim, ele integra um dos cinco complexos regionais do país. Portanto, marque a alternativa que indica, corretamente, a Região que abriga o estado de Minas Gerais. Assinale a correta.

(A) Sul. (B) Centro-Oeste. (C) Nordeste. (D) Sudeste. (E) Norte.

Questão 2

Leia a questão abaixo e escreva no seu caderno a opção correta.

“[...] e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regiões, aqui a moeda é feita de pessoas, que não são nem ouro, nem tecidos, mas sim criaturas. E a nós a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos males [...]”(Garcia II, rei do Congo, século XVII).

Garcia II lamenta a ocorrência do tráfico de escravos a partir da África indicando que havia também a responsabilidade:

a) dos europeus, que invadiram o continente e introduziram a escravidão.

b) dos próprios africanos, que haviam participado desde o início da comercialização dos escravos.

c) dos colonos americanos, que abriram as portas das novas terras para a entrada dos escravizados.

d) dos próprios africanos, que estavam sedentos por metais preciosos como ouro e prata.

(17)

17 Questão 3

Leia o preâmbulo da Carta da Terra. A Carta da Terra

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que o meio de uma diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (...)

(Preâmbulo da Carta da Terra. Em: www.eartcharter.org)

a) A Carta da Terra motiva a busca pelo desenvolvimento sustentável. Explique esse conceito a partir de um exemplo da vida cotidiana.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Questão 4

Sobre as características econômicas de Minas Gerais é INCORRETO afirmar que:

(a) Importante atividade nos séculos anteriores, a mineração não contribui mais para a captação de receitas financeiras em Minas Gerais, consequência do esgotamento das reservas de ouro, minério de ferro e bauxita.

(b) Localizado no complexo regional mais desenvolvido economicamente do Brasil, Minas Gerais possui Produto Interno Bruto (PIB) inferior apenas ao de São Paulo e do Rio de Janeiro.

(c) A economia mineira é bastante diversificada, apresentando bons resultados nos três setores que compõem o PIB: agropecuária, indústria e serviços.

(d) A agropecuária mineira se destaca no Brasil, visto que o estado é o maior produtor nacional de leite e feijão, além de ser grande responsável pela colheita de café.

(e) O setor industrial é impulsionado pelas montadoras de automóveis. Outros segmentos importantes são o siderúrgico, alimentício, eletroeletrônico, etc.

Questão 5

A cidade de Serro, em MG fica a aproximadamente 220 km de Belo Horizonte. A cidade possui várias construções antigas e um importante patrimônio histórico, sendo a primeira cidade a ser tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além dessas construções, a cidade também possui outra grande (e delicioso) patrimônio:

(18)

18 os queijos. Os queijos produzidos em Serro foram considerados, em 2002, Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, e em 2008 como Patrimônio Imaterial do Brasil.

A cidade de SERRO é também conhecida: Assinale a correta. (A) Terra do Requeijão. (B) Terra do Leite.

(C) Terra do Queijo. (D) Terra do Doce de Leite. Questão 6

... é uma cidade mineira já eternizada pelas obras de Carlos Drummond de Andrade. Conhecida como “Cidade do Ferro”, o município é o berço do nascimento do poeta. Mas não é só isso que a caracteriza. Repleta de histórias e curiosidades, atrai turistas e encanta moradores.

Os elementos acima se tratam de uma importante cidade mineira. Qual é? (A) Uberaba. (B) Tiradentes. (C) Ouro Preto. (D) Itabira.

INGLÊS

It seems — nobody is sure of anything nowadays— that yawning was once seen as a chance of evil spirits to enter the body while the soul slipped out. So, we began covering the mouth to frustrate the to-and-fro, but that hasn’t put a lid on certain vital question such as: Who yawns?

Scienoe replies: fish yawn on switching from one activity to another, chickens stand on tiptoe, flap their wings — and yawn. With its head out of the sand, the South African ostrich has been caught yawning. Dogs yawn like mad when they become aggressive, unless — and this goes for cats and apes, too — they are signaling peaceful coexistence.

(19)

19 Dr. Jacques Barbizet, of Saint Antoine Hospital, in Paris, studied yawning with radiographs made every half second. He detected dilation of pharynx, larynx, nostrils, and bronchial tubes; lifting of the eyebrows: lowering of the diaphragm; retreat of the tongue; a slight racing of the heart; increased flow of the blood to the brain; rhythmic lateral motions of the mandible; closure of the eyes; occasional tears and saliva, as well as occasional dislocation of the jaw.

1- Write T for true or F for false.

( ) When cats yawn they are always signalling peaceful coexistence, ( ) Sometimes yawning may cause dislocation of the jaw.

( ) Dogs yawn only when they are aggressive.

( ) Yawning may change the flow of the blood to the brain. ( ) Dogs yawn when they are mad.

( ) Yawning is a sign of evil spirits.

( ) Fish, chickens, ostriches, and dogs yawn.

( ) An ostrich was caught yawning with its head in the sand.

( ) Dr. Jacques detected occasional tears and saliva during the act of yawning. ( ) Pharynx, larynx, nostrils, and bronchial tubes dilate when we yawn.

2- Answer the questions according to the text.

1. What did people once think about yawning?

______________________________________________________________________ 2. When do dogs yawn?

______________________________________________________________________ 3. How did Dr. Barbizet study yawning?

______________________________________________________________________ 4. When do fish yawn?

______________________________________________________________________ 5. Who yawns?

_____________________________________________________________________ 3- Check only the movements that occur during yawning according to the text.

a) Lowering of the diaphragm b) Dislocation of the jaw c) Closure of the nostrils d) Retreat of the eye

e) Dilation of the heart

(20)

20 ARTE

GRAFISMO

Grafismo é a arte em que são mais relevantes as formas, as cores e detalhes do que a figura ou representação.

Pode ser também uma forma mais sucinta de representar um objeto ou composição de objetos, contanto que os impactos de cor e forma façam sentido com a proposta do artista.

A arte do grafismo é simples e exuberante das cores, criando conceitos como a repetição, ritmo, equilíbrio e escala. O grafismo pode mostrar uma ideia estática ou com a sensação de movimento.

ATIVIDADE

Criar composições de estampas variadas nas roupas dos modelos africanos. Não esqueça de colorir com cores vibrantes.

(21)

21

(22)

22 EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

Quais as consequencias da obesidade infantil ? Você pratica algum tipo de atividade física?

O que devemos fazer ou evitar para combater a obesidade?

Sugestões de atividades elaboradas pelos professores, gestor e especialista da Escola Municipal Bernardo José Franco.

(23)

Referências

Documentos relacionados

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Gráfico 26 - Análise dos resultados da questão 4 da turma de Tecnologia em Redes de Computadores De acordo com os resultados obtidos na análise gráfica da questão 4,

BD│23 agosto 2015 │Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Notícias de primeira

Esse contexto contribuiu para a queda da frequência de compra do nosso canal e retração de 21,9% dos volumes (unidades de produtos para revenda), interrompendo a retomada

Em um estudo que compara 10 pacientes com insuficiência hepática leve (Child Pugh A), 10 pacientes com insuficiência hepática moderada (Child Pugh B) e cinco

Os planos de ordenamento do território são os instrumentos do processo de desenvolvimento e/ou planeamento que, após a sua entrada em vigor, são os documentos de

telecomunicações podem solicitar relatórios de emissões no processo de concurso e têm objetivos de emissões dos seus fornecedores (uma empresa de telecomunicações entrevistada

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es