• Nenhum resultado encontrado

O que acontece com o cérebro à medida que envelhecemos?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que acontece com o cérebro à medida que envelhecemos?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Tookmed Doctor's - Equipe

O que acontece com o cérebro à medida que

envelhecemos?

tookmed.com/o-que-acontece-com-o-cerebro-a-medida-que-envelhecemos/

O envelhecimento cerebral é inevitável até certo ponto, mas não uniforme; afeta a todos, ou a todo cérebro, de maneira diferente.

Retardar o envelhecimento cerebral ou interrompê-lo por completo seria o elixir definitivo para alcançar a juventude eterna.

O envelhecimento cerebral é uma ladeira escorregadia que precisamos aceitar? Ou existem medidas que podemos tomar para reduzir a taxa de declínio?

O envelhecimento cerebral é vivenciado por todos de maneira diferente. A taxa de declínio cognitivo afeta algumas pessoas mais do que outras.

Com cerca de 1,5 kg de peso, o cérebro humano é uma façanha impressionante da engenharia, com cerca de 100 bilhões de neurônios interconectados por trilhões de sinapses.

Ao longo da vida, nosso cérebro muda mais do que qualquer outra parte do corpo.

(2)

O que acontece com o cérebro à medida que envelhecemos?

Desde o momento em que o cérebro começa a se desenvolver na terceira semana de gestação até a velhice, suas estruturas e funções complexas estão mudando, redes e caminhos se conectando e cortando.

Durante os primeiros anos de vida, o cérebro de uma criança forma mais de 1 milhão de novas conexões neurais a cada segundo.

O tamanho do cérebro aumenta quatro vezes no período pré-escolar e aos 6 anos atinge cerca de 90% do volume adulto.

Os lobos frontais – a área do cérebro responsável por funções executivas, como

planejamento, memória de trabalho e controle de impulsos – estão entre as últimas áreas do cérebro a amadurecer e podem não ser totalmente desenvolvidas até os 35 anos de idade .

Envelhecimento do cérebro Normal

À medida que envelhecemos, todos os nossos sistemas corporais declinam gradualmente – incluindo o cérebro.

Escorregões da mente” estão associados a envelhecer.

As pessoas costumavam experimentar esses mesmos lapsos de memória na casa dos 20 anos e ainda assim não pensaram duas vezes.

(3)

Indivíduos mais velhos geralmente ficam preocupados com falhas de memória devido ao vínculo entre memória prejudicada e doença de Alzheime .

No entanto, a doença de Alzheimer e outras demências não fazem parte do processo normal de envelhecimento.

Alterações de memória comuns associadas ao envelhecimento normal

incluem:

O que acontece com o cérebro à medida que envelhecemos?

Dificuldade em aprender algo novo:

O envio de novas informações à memória pode levar mais tempo. Multitarefa:

O processamento lento pode dificultar o processamento e o planejamento de tarefas paralelas.

Recordando nomes e números:

A memória estratégica que ajuda a memória de nomes e números começa a diminuir aos 20 anos.

Lembrando compromissos:

Sem dicas para recuperar as informações, os compromissos podem ser guardados com segurança no armazenamento e não serem acessados, a menos que a memória seja movimentada.

Enquanto alguns estudos mostram que um terço das pessoas mais velhas luta com a memória declarativa.

(4)

Outros estudos indicam que um quinto dos 70 anos realiza testes cognitivos tão bem quanto seus Homólogos de 20 anos.

Atualmente, os cientistas estão reunindo seções do quebra-cabeça gigante da pesquisa sobre o cérebro para determinar como o cérebro se altera sutilmente ao longo do tempo para causar essas mudanças.

Alterações gerais que se pensa ocorrerem durante o envelhecimento cerebral incluem:

Massa cerebral:

Encolhimento no lobo frontal e no hipocampo – áreas envolvidas na função cognitiva mais alta e na codificação de novas memórias – a partir dos 60 ou 70 anos.

Densidade cortical:

Afinamento da superfície do sulco devido à diminuição das conexões sinápticas. Menos conexões podem contribuir para um processamento cognitivo mais lento.

Substância branca:

A substância branca consiste em fibras nervosas mielinizadas que são agrupadas em setores e transportam sinais nervosos entre as células do cérebro.

Pensa-se que a mielina diminua com a idade e, como resultado, diminua o processamento e reduza a função cognitiva.

Sistemas de neurotransmissores:

Os pesquisadores sugerem que o cérebro gera menos mensageiros químicos com o

envelhecimento, e é essa diminuição da atividade da dopamina, acetilcolina, serotonina e noradrenalina que podem desempenhar um papel no declínio da cognição, memória e aumento da depressão .

Ao entender a base neural do declínio cognitivo, os pesquisadores podem descobrir quais terapias ou estratégias podem ajudar a retardar, ou impedir a deterioração do cérebro.

(5)

O que acontece com o cérebro à medida que envelhecemos?

Vários estudos cerebrais estão em andamento para solucionar o dilema do envelhecimento cerebral, e descobertas são frequentes.

Células-tronco, revelaram em um estudo em ratos que células-tronco no hipotálamo do cérebro provavelmente controlam a rapidez com que o envelhecimento ocorre no corpo. Nossa pesquisa mostra que o número de células-tronco neurais hipotalâmicas diminui naturalmente ao longo da vida do animal, e esse declínio acelera o envelhecimento. Mas também descobrimos que os efeitos dessa perda não são irreversíveis.

Ao reabastecer essas células-tronco ou as moléculas que produzem, é possível retardar e até reverter vários aspectos do envelhecimento em todo o corpo.

A injeção de células-tronco hipotalâmicas nos cérebros de camundongos normais e de meia-idade, cujas células-tronco foram destruídas, retardaram ou reverteram as medidas de envelhecimento.

Os pesquisadores dizem que este é um primeiro passo para desacelerar o processo de envelhecimento e doenças potencialmente tratadas relacionadas à idade.

(6)

Super idosos

“Super idosos” são um grupo raro de indivíduos com mais de 80 anos que têm memórias tão nítidas quanto pessoas saudáveis décadas mais jovens.

Os cérebros dos Super idosos encolhem a um ritmo mais lento do que as pessoas da mesma idade.

Pesquisa, comparou Super idosos com um grupo de controle de indivíduos da mesma idade.

Eles descobriram que os cérebros dos Super idosos encolhem em uma taxa mais lenta do que seus pares de idade, o que resulta em uma maior resistência à perda de memória típica observada com a idade, revelando assim que o declínio cognitivo relacionado à idade não é inevitável.

Descobrimos que os Super idosos são resistentes à taxa normal de declínio que

observamos em idosos médios e estão conseguindo encontrar um equilíbrio entre o tempo de vida e o tempo de saúde, vivendo realmente bem e aproveitando seus últimos anos de vida.

(7)

Ao estudar como os Super idosos são únicos, os pesquisadores esperam descobrir fatores biológicos que possam contribuir para manter a capacidade de memória em idade

avançada.

Terapias para ajudar a retardar o envelhecimento do cérebro

O que acontece com o cérebro à medida que envelhecemos?

Foram descobertos fatores que aceleram o envelhecimento cerebral. Por exemplo, a obesidade na meia-idade pode acelerar o envelhecimento cerebral em cerca de 10 anos, e as variedades de açúcar e dieta de refrigerante estão correlacionadas com a idade cerebral de rastreamento rápido , com menor volume cerebral geral, pior memória episódica e um hipocampo reduzido.

O exercício regular pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo e de memória. Um crescente corpo de evidências sugere que as pessoas que experimentam menos declínios na cognição e na memória compartilham certas características:

participando de atividade física regular

perseguindo atividades intelectualmente estimulantes permanecer socialmente ativo

gerenciando o estresse Comendo saudavelmente Dormindo bem

Pesquisas recentes destacam uma infinidade de maneiras pelas quais podemos cuidar ativamente de nossa saúde e talvez diminuir a taxa de envelhecimento de nossos cérebros.

(8)

Exercício

Uma intervenção que surge repetidamente para impedir o declínio mental relacionado à idade é o exercício.

Foi relatado uma combinação de exercícios aeróbicos e resistidos de intensidade

moderada por pelo menos 45 minutos a cada sessão e no maior número possível de dias da semana para aumentar

significativamente a potência cerebral em pessoas com 50 anos ou mais.

Outra pesquisa descobriu que indivíduos com mais de 50 anos que praticavam pouco ou nenhum exercício experimentaram um declínio nas habilidades de memória e pensamento comparáveis a 10 anos de envelhecimento em 5 anos, em comparação com aqueles que participaram de atividades moderadas.

Exercício de alta intensidade.

Essencialmente, a atividade física diminuiu o envelhecimento cerebral em 10 anos. A dança também demonstrou ter um efeito antienvelhecimento no cérebro dos idosos.

Um estudo, descobriu que, embora o exercício regular possa reverter os sinais de

envelhecimento cerebral, o efeito mais profundo foi observado nas pessoas que dançaram.

Tocando um instrumento

Estudo Revelou por que tocar um instrumento musical pode ajudar os adultos mais velhos a evitar declínios cognitivos relacionados à idade e manter suas habilidades de escuta.

Tocar um instrumento musical pode ajudar a prevenir parte do declínio cognitivo que acompanha o envelhecimento.

Os pesquisadores descobriram que aprender a tocar um instrumento musical altera as ondas cerebrais de maneira a melhorar as habilidades auditivas e auditivas de um indivíduo.

A alteração na atividade cerebral indica que o cérebro se recompõe para compensar doenças ou lesões que possam impedir a capacidade de uma pessoa de executar tarefas.

(9)

“Foi postulado que o ato de tocar música requer que muitos sistemas cerebrais funcionem juntos, como os sistemas auditivo, motor e de percepção.

Este estudo foi a primeira vez que vimos mudanças diretas no cérebro após uma sessão, demonstrando que a ação de criar música leva a uma forte mudança na atividade cerebral.

Dieta

Um componente chave da saúde do cérebro é a dieta. Pesquisas recentes ligaram os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 no sangue ao envelhecimento saudável do cérebro.

Outro estudo também determinou que o consumo de alimentos incluídos na dieta mediterrânea ou na MIND está associado a um menor risco de dificuldades de memória em idosos.

Pesquisa, descobriu que pessoas de meia-idade que têm níveis mais altos de luteína. Um nutriente encontrado em vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre, ovos e abacates – tiveram respostas neurais semelhantes às indivíduos mais jovens do que pessoas da mesma idade.

À medida que as pessoas envelhecem, elas experimentam um declínio típico.

No entanto, pesquisas demonstraram que esse processo pode iniciar mais cedo do que o esperado.

Embora existam muitas perguntas sobre o envelhecimento do cérebro, as pesquisas estão progredindo para esclarecer o que acontece com nossas funções cognitivas e memória ao longo da vida.

Enfatizando maneiras pelas quais podemos preservar nossas habilidades mentais para melhorar nossa qualidade de vida à medida que avançamos na idade adulta.

Fontes

(10)

O que acontece com o cérebro à medida que envelhecemos?

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Como analisa Junior (2013), Deng Xiaoping realizou uma reforma nas esferas política e econômica não só internamente, mas também como forma de se aproximar do ocidente. Como

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do