• Nenhum resultado encontrado

Conceito de Simetria em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conceito de Simetria em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Conceito de Simetria em Livros Didáticos de Matemática para o

Ensino Fundamental

Cláudio Roberto Cavalcanti da Fonseca1

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar o projeto de pesquisa de mestrado cujo tema está ligado ao conceito de simetria. A investigação deste conceito dar-se-á nos livros didáticos de matemática aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2010, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, pelo fato de o livro didático ser uma importante fonte de consulta para professores e muitas vezes, único material de apoio à aprendizagem para os alunos.

Será considerado o conceito matemático e discussão do significado atribuído nos textos dos livros didáticos que serão investigados.

O percurso metodológico utilizado está de acordo com Moraes (1999), em Análise do Conteúdo, fornecendo subsídios para organizar os dados do trabalho em três etapas: preparação das informações; categorização e análise.

Palavras chave: matemática, conceito, simetria, livro didático.

Justificativa

Este trabalho trata de alguns aspectos relativos ao conteúdo simetria nos livros didáticos de matemática. Algumas questões são abordadas, tais como: se o conceito de simetria ocupa um lugar privilegiado no conhecimento científico; se as recomendações curriculares nacionais referem-se ao conceito de simetria e de que modo; se as matrizes de avaliações institucionais, como o ENEM, o SAEB, a Prova Brasil ou o PISA, referem-se ao conceito de simetria e que papel os livros didáticos ocupam no ensino escolar atual.

Na Matemática, como se sabe, é reservado um lugar de inegável importância à geometria e não se concebe um bom ensino sem que se dedique uma atenção privilegiada a esse campo do saber matemático (Carvalho & Lima, 2010).

Ainda com a preocupação de contribuir para a melhoria do ensino da geometria na educação básica, por ser fundamental na construção dos saberes matemáticos. E considerando também que estamos inseridos num mundo de formas, as ideias geométricas aparecem ao nosso redor, seja na natureza, arquitetura, artes e em diversas áreas do conhecimento. A partir dessas considerações gerou-se um norte para o problema seguinte:

1

Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE, Recife – PE. e-mail: claudiorcf@yahoo.com.br ou claudiorcf@hotmail.com

(2)

2

Problema

Como é abordado o conceito de simetria nos livros didáticos de matemática para o ensino fundamental aprovados no PNLD 2010 do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Objetivos: Objetivo Geral

Investigar, nos livros didáticos de Matemática aprovados no PNLD 2010, a abordagem do conceito de simetria.

Objetivos Específicos

 Identificar que tipos de simetria são abordados nos livros citados.

 Investigar quais são e como são tratados os elementos constitutivos do conceito

matemático de simetria.

 Investigar como se distribuem, em cada livro e ao longo das coleções, os textos

que tratam do conceito de simetria.

Algumas ideias sobre livros didáticos

Considerando que o livro didático é uma importante fonte de consulta para muitos professores e, muitas vezes, único material de apoio à aprendizagem para os alunos, diversos pesquisadores, especialmente os que trabalham com instrumentos de ensino e aprendizagem, apontam várias concepções sobre esses recursos didáticos.

Segundo Molina (1988, p. 17), um livro didático é uma obra escrita (ou organizada, como acontece tantas vezes), com a finalidade específica de ser utilizada numa situação didática, o que a torna, em geral, anômala em outras situações. Parece que para esse pesquisador, o livro didático é um material único e exclusivamente usado em sala de aula.

Segundo Rojo (2005, p. 3), o conceito de livro didático proposto por Molina implica uma sala de aula regida basicamente pelo manual, pelo livro didático.

Goldberg (1983, p. 7) considera que o livro didático tem a intenção de fazer com que o aluno aprenda, razão pela qual apresenta conteúdos selecionados, simplificados e sequenciados.

Esses estudos, assim, apontam para a relevância do livro didático no ensino escolar, considerando evidentemente que a referência do Guia do Programa Nacional do Livro

(3)

3 Didático (PNLD) é de suma importância, pois atendem a uma rigorosa avaliação para sua adequação como instrumento de ensino e aprendizagem.

De acordo Guia do PNLD:

O livro didático é um importante material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, pois contribui, ao mesmo tempo, para o trabalho do professor e para o estudo do aluno. Embora a prática pedagógica do professor envolva diversas dimensões, como sua pesquisa constante para o aprimoramento de seu trabalho em sala de aula, um livro didático com textos adequados, ilustrações pertinentes e informações atualizadas auxilia no planejamento de ensino. Para que suas possibilidades sejam aproveitadas ao máximo, o livro didático deve estar adequado às necessidades da escola, do aluno e do professor.

Convém acrescentar que no ensino fundamental em nosso país, em especial, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (Brasil, 1997 e 1998), ganhou corpo a ideia de que os conceitos matemáticos são adquiridos ao longo de um extenso período de aprendizagem. Decorre dessa concepção, entre outras consequências, a de que o ensino deve adotar o que se convencionou chamar de “abordagem em espiral”, em que muitos tópicos matemáticos são estudados desde o início da escolaridade e retomados, nos anos seguintes, em graus crescentes de abrangência e de complexidade.

Conforme os PCN os conteúdos de natureza conceitual, que envolvem a abordagem de conceitos, fatos e princípios, referem-se à construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, signos, ideias, imagens que permitem representar a realidade.

O Conceito de Simetria

A simetria é um dos princípios básicos na formulação de modelos matemáticos para os fenômenos naturais, além de sua ligação com as artes. A sua ideia é uma das mais ricas na matemática e está associada às transformações geométricas, designadamente às

isometrias2, fato que justifica o seu estudo já no ensino fundamental.

No ensino escolar atual o termo simetria, na maioria das vezes, é tomado como sinônimo de simetria de reflexão. Contudo, no plano há quatro tipos de transformações que preservam distâncias, isto é, há quatro tipos de isometrias: reflexão, translação, rotação e reflexão seguida de translação. Cada uma dessas isometrias gera figuras simétricas a outras figuras e também figuras simétricas a si mesmo.

2 Uma isometria entre os planos ∏ e ∏’ é uma função T: ∏ → ∏’ que preserva distâncias. Isto significa que, para quaisquer pontos , ∏, pondo e , tem-se (Lima, E.L., 1996, p. 13)

(4)

4

Podemos demonstrar que toda isometria é uma bijeção, cuja inversa

é ainda uma isometria3

. Vejamos alguns exemplos de isometrias:

Reflexão em torno de uma reta – Seja uma reta no plano ∏. A reflexão em torno da

reta é a função assim definida: para todo e, ,

é tal que a mediatriz do segmento é a reta . ( é o pé da perpendicular baixada de sobre )

Translação – Sejam e pontos distintos do plano . A translação é a

função assim definida: dado , sua imagem é o quarto vértice do

paralelogramo que tem e como lados.

Esta definição de se aplica apenas quando , e não são colineares. Pois,

caso contrário, teremos uma isometria na reta.

Rotação – Sejam um ponto tomado no plano e um ângulo de vértice .

A rotação do ângulo em torno do ponto é a função assim definida:

e, para todo em , é o ponto do plano ∏ tal que

4, e o sentido de rotação de para é o mesmo para

. ( )

3

A prova encontra-se em Lima, E.L., 1996, p. 15. 4 Distância euclidiana.

(5)

5

Reflexão seguida de translação (ou reflexão com deslizamento) – Sejam um

vetor não-nulo uma reta paralela a no plano .

A reflexão com deslizamento, determinada pelo vetor e pela reta , é a isometria

, obtida fazendo a translação seguida da reflexão . A reflexão

com deslizamento, como a translação não possui ponto fixo. Tanto faz transladarmos

e depois refletirmos a figura como refletirmos e depois transladarmos. O quadro a seguir resume de forma mais simples as isometrias:

Isometria Figura Pontos

Fixos

Orientação

do Plano5

Reflexão em torno de uma reta (produzir sua imagem no “espelho”)

Infinitos Inverte

Translação (mover sem girar ou

refletir) Nenhum Preserva

5

Para cada ponto da figura original existe um correspondente ponto na figura transformada. Considere que o ponto se movimente sobre a figura original. À medida que o ponto percorre a figura original, o seu correspondente , percorre a figura transformada. Dizemos que uma isometria preserva a orientação do plano quando o ponto percorre a figura transformada mantendo o mesmo sentido de percurso determinado pelo ponto , ao percorrer a figura original.

(6)

6

Rotação (girar ao redor de um ponto) Um Preserva

Reflexão seguida de translação (combinar uma reflexão com uma translação)

Nenhum Inverte

A ação de uma isometria T sobre uma figura produz uma figura , que se

diz isométrica a (ou simétrica a ).

Por exemplo: Translação

Quando a figura obtida pela ação da isometria T sobre é igual a dizemos que

é simétrica a si mesma em relação à isometria .

Por exemplo: Rotação em torno de um ponto.

, e . E considerando que a figura

, temos que é invariante pela rotação de 90° em torno do ponto

. Obtemos então uma simetria de rotação. Verificamos também que a figura tem simetria relativa às rotações de

(7)

7 Se considerarmos, analogamente, a rotação no sentido horário, representado pelo ângulo , a figura terá então, simetria em relação às rotações de

Concluímos que o conceito de simetria se fundamenta no conceito de:

 Isometria;

 Invariância de uma figura por isometrias.

Então, podemos dizer que uma figura é simétrica relativamente a uma transformação

isométrica , se a figura é invariante por , isto é, a transformação aplicada à figura tem como imagem a própria figura .

O conceito matemático de simetria aqui discutido será utilizado na investigação do significado atribuído nos textos dos livros que serão investigados.

Devemos tratar com cautela as atividades que apresentam inadequações conceituais e que podem dificultar a aprendizagem dos alunos.

Considerando as orientações sobre o ensino de simetria, destacamos nos PCN que:

Os estudos das transformações isométricas (transformações do plano euclidiano que conservam comprimento, ângulos e ordem de pontos alinhados) é um excelente ponto de partida para a construção das noções de congruência. As principais isometrias são: reflexão numa reta (ou simetria axial), translação, rotação, reflexão num ponto (ou simetria central), identidade. Desse modo as transformações que conservam propriedades métricas podem servir de apoio não apenas para o desenvolvimento do conceito de congruências de figuras planas, mas também para a compreensão das propriedades destas.

E, de acordo com Carvalho & Lima, (2011):

No ensino da simetria de reflexão nos anos iniciais da escolaridade tem sido propostas atividades apropriadas para a introdução do conceito de simetria. Elas incluem, entre outras:

 Produzir figuras simétricas por meio de dobraduras em papel. Uma das modalidades é dobrar uma folha, uma ou mais vezes, e efetuar cortes de papel dobrado. Ao desdobrá-lo teremos no papel uma figura, vazada, com simetria de reflexão em torno do eixo constituído pelo vinco no papel. Outra maneira é espalhar tinta num papel e dobrá-lo em dois. Ao desdobrá-lo teremos uma figura simétrica em relação ao vinco no papel;

 Fornecer uma parte de uma figura e um eixo de simetria em malha quadriculada e solicitar do aluno completar a figura por simetria;

 Identificar um ou mais eixos de simetria em figuras geométricas desenhadas. Algumas vezes, escolhem-se letras do alfabeto para estas atividades.

Percurso Metodológico

A metodologia descrita por Moraes (1999), em Análise do Conteúdo, fornece subsídios para organizar os dados do trabalho em três etapas:

(8)

8

 preparação das informações

Na preparação das informações, irei utilizar as coleções aprovadas no PNLD 2010 do 1º ao 5º ano, como se segue:

Título Autoria Editora

A escola é nossa Vieira, F. & Pessoa K. Scipione

Projeto Buriti Gastaldi, M. R. & Gay, M. R. G. Moderna

Ler o Mundo Aidar, M. Scipione

Hoje é dia de Matemática

Tosatto, C. M. & Peracchi, E. F. & Tosatto,

C. C. Positivo

Projeto Conviver Milani, E. & Imenes, L. M & Lellis, M. Moderna

Ponto de partida Cerullo, M. I. & Shirahige, M. T. & Chacur,

R. Sarandi

Asas para voar Souza, M. H. & Spinelli, W. Ática

Pode contar comigo Bonjorno, J. R. & Azenha, R. & Gusmão, T. FTD

Fazendo e

compreendendo Sanchez, L. B. & Liberman, M. P. Saraiva

Linguagens da

Matemática Reame, E. & Montenegro, P. Saraiva

Projeto Pitanguá Barroso, J. M. & Corá, A. Moderna

Pendendo Sempre Luiz Roberto Dante Ática

Porta aberta Centurión, M. & Rodrigues, A & Neto, M. FTD

 categorização ou escolha das categorias de análise dos dados

As categorias de análise a serem obtidas se originarão pelo processo dinâmico entre o quadro teórico adotado na pesquisa e as coletas de dados nos livros didáticos.

 análise

Referências

ALBUQUERQUE, A. G. A ideia de semelhança nas associações da geometria em livros didáticos de matemática para o ensino fundamental, 2011.

(9)

9 BALDY, R. DE L‟espace Du Dessin A Celui De L‟objet. Une A Activité De Mises Em Correspondences Entre Des Dessins Em Perspective Cavalière Et Des Objets Réels. Educational Studies in Mathematics. V. 19, 1998.

BARRETO, A C. Modelos matemáticos nas não-exatas. Rio de Janeiro: PUC, texto mímeo, 1998.

BISHOP, A., Space and Geometry. In Acqusition of mathematics concepts and processes, New York: Academic Press, 1983.

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Ensino e 1ª a 4ª série. Brasília, MEC/SEF, 1997.

________. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, MEC/SEF, 1998.

CARVAHO, J. B.; Lima, P. F. (a) O conceito de simetria no ensino fundamental. CARVALHO. J. B.; Lima, P. F. (b) Matemática, v. 17, Brasília. 2010.

DOMOLEN, J. VAN. Textual Analysis, 141-171, In Christiansen, B. & Howson, A. G., Otte, M., D. Reidel. Perspectives on Mathematics Education, Publishing Company, pp141-171, 1986.

FISCHBEIN, E. The Theory of figural concepts Educational Studies In: Mathematics v. 24, 163-176, 1993.

GERARD, F. M. & ROEGIERS, X. Conceber e Avaliar Manuais Escolares. Coleção Ciências da Educação. Portugal: Porto Editora, 2002.

GOLDBERG, M. A. A.; SOUZA, C. P. Avaliação de programas educacionais. São Paulo: Ed. EPU, p.38-45, 1983.

LABORD C.; CAPPONI, B. Cabri-Géomètre constituant d‟un milieu pour I‟apprentissage de la notion de figure géométrique, Rechrches em didatique dês Mathématiques, v 14 (1.2), p 65-210, 1994.

LIMA, E. L. Isometrias. Publicação da SBM. 1996.

LOVE, E. & PIMM, D., „This is so‟ a text on texts. In Bishop, A. J. et al (eds), International Hanbook of Mathematics Education, 371-409, The Netherlands Kluwer Academic Publisher, 1996.

(10)

10 Ministério da Educação. Departamento de Políticas de Ensino Fundamental. PNLD, 2010.

Molina, O. Quem engana quem? Professor x livro didático. Vol. 2. ed. Campinas, SP: Ed. Papirus, 1988.

MORAES, R. Análise do conteúdo. Educação, 22(37):7-31, 1999.

PARZYSZ, B. “Knowing” vs “seeing”: problems of the plane representartion of space geometry figures. Educational Studies in Mathematics, v. 19, n. 1, p 79-92, 1988.

ROJO, R. Recomendações para uma política e materiais didáticos. MEC: Brasil, 2005.

Referências

Documentos relacionados

No que diz respeito à introdução do conceito de função, afirma que alguns autores de livros didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental ou Médio, optam por

Percebemos, assim, que os autores Souza e Pataro (2015) utilizam a História da Matemática na coleção de livros destinada aos anos finais do Ensino Fundamental,

O presente trabalho tem como objetivo apresenta o modelo de levantamento histórico e arquitetônico desenvolvido dentro do projeto de pesquisa A Casa Cearense como Documento e

Comédia em tom menor destaca-se das duas obras mencionadas, em princípio, pela narrativa em terceira pessoa e pela maior distinção entre o personagem Nico e o próprio

Mais outros 34% de Imposto de Renda e de Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), um imposto que também foi criado para ser revertido em saúde, previdência e

Discurso teórico tecnológico: aplicação da ideia de dividir em partes iguais por meio da contagem de pães ilustrados e representar a divisão por meio de desenho

Neste sentido, pesquisei os livros didáticos trabalhados no ensino de Matemática do Curso Fundamental do Atheneu Sergipense por meio dos Livros de frequência dos leitores

Preparamos para essa semana algumas atividades e momentos especiais..  Matemática: Atividade de simetria