• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

R

ELATÓRIO

F

INAL

Mestrado Integrado em

Medicina

6º ano – Estágio Profissionalizante

Ano Letivo 2016/2017

Joana Rita Soutinho Lopes Pereira

Número de aluna - 2011529

(2)

Índice

1.Introdução ... 2

2.Atividades Desenvolvidas ... 3

2.1. Estágio Parcelar de Pediatria ... 3

2.2. Estágio Parcelar de Ginecologia e obstetrícia ... 3

2.3. Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 4

2.4. Estágio Parcelar de Medicina Geral Familiar (MGF) ... 4

2.5. Estágio Parcelar de Medicina Interna ... 5

2.6. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral ... 6

2.7. Estágio Opcional ... 6

3.Reflexão Crítica ... 7

4.Anexos ... 10

Anexo I - Cronograma ano letivo 2016/17 ... 11

(3)

1.Introdução

O presente relatório foi realizado no âmbito do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e tem como objetivo principal apresentar de forma sumária o trabalho por mim realizado ao longo deste ano letivo. Encontra-se dividido em quatros partes: a introdução, onde explico a organização do relatório e exponho os objetivos que pretendia alcançar; o corpo de trabalho, onde apresento uma descrição sumária das atividades e trabalhos que realizei em cada estágio parcelar; a reflexão crítica, onde farei uma análise sobre o trabalho realizado; e por último os anexos, onde incluo o cronograma deste ano letivo (anexo I) e alguns certificados de atividades extracurriculares em que participei (anexo II).

O 6º ano do MIM é composto por seis estágios parcelares realizados em regime de rotação: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Cirurgia Geral, permitindo desta forma que os alunos contatem com diferentes áreas de especialização. Os objetivos a que me propus neste ano profissionalizante foram: (1) Consolidar conhecimentos teóricos previamente adquiridos e aplicá-los na prática médica; (2) Desenvolver o raciocínio clínico, reconhecendo as patologias mais prevalentes e urgentes, bem como a sua abordagem diagnóstica e terapêutica; (3) Integrar-me de forma participativa nas equipas médicas, adquirindo dessa forma maior autonomia na realização das atividades médicas diárias; (4) Aperfeiçoar competências na colheita da anamnese e realização do exame objetivo; (5) Praticar as técnicas e procedimentos práticos essenciais de cada especialidade; (6) Melhorar a capacidade de estabelecer uma boa relação médico-doente, particularmente alcançando a sua confiança.

(4)

2.Atividades Desenvolvidas

2.1. Estágio Parcelar de Pediatria

O estágio de Pediatria decorreu no Hospital Dona Estefânia (HDE), entre os dias 12 de Setembro e 7 de Outubro de 2016, na área da reumatologia pediátrica, tutorada pela Dr. Cristina Henriques. Durante o estágio acompanhei e participei de forma ativa nas atividades da minha tutora, nomeadamente, na Consulta Externa, onde tive a possibilidade de praticar a realização do exame objetivo da criança, com especial enfoque na reumatologia. Diariamente assisti às reuniões do departamento de Pediatria Médica e estive presente nas sessões clínicas e formativas que decorreram no HDE durante as quatro semanas de estágio. Estive também presente no Serviço de Urgência, contactando assim com quadros de patologia aguda mais frequentes em idade pediátrica e onde tive a oportunidade de observar de forma autónoma algumas crianças. Complementarmente tive a oportunidade de conhecer os serviços de imunoalergologia, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Serviço de adolescentes. No final do estágio apresentei um seminário sobre o tema “Medicinas Alternativas em Idade Pediátrica”, uma área de interesse crescente na pediatria, embora pouco explorada em Portugal.

2.2. Estágio Parcelar de Ginecologia e obstetrícia

Realizei o estágio de Ginecologia e Obstetrícia (GO) no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) entre 10 de Outubro e 4 de Novembro de 2016, sob a orientação do Dr. Gustavo Mendinhos. Durante as quatro semanas de estágio pude contactar com as várias valências desta especialidade: na vertente de ginecologia assisti maioritariamente a consultas de ginecologia oncológica, mas também de ginecologia geral, e estive presente no bloco operatório onde observei cirurgias variadas: histerectomias, anexetomias, miomectomias, quistectomias e laqueações tubárias; na vertente da obstetrícia assisti a consultas de seguimento de grávidas de alto risco, ou de baixo

(5)

risco em final de tempo gestacional e à realização de ecografias obstétricas, particularmente do primeiro trimestre. Participei também nas atividades do Serviço de Urgência e Bloco de partos, onde tive a possibilidade de, por um lado, contactar com a patologia aguda do foro ginecológico e, por outro, assistir a vários partos e cesarianas, incluindo uma cesariana urgente. Duas vezes por semana, decorriam as reuniões de serviço, a que assisti durante o período de estágio, e onde tive a oportunidade de apresentar um journal club de um artigo publicado em Julho de 2016 na revista

Gynecology Oncology com o título “Endometriosis and risks for ovarian, endometrial

and breast cancers: A nationwide cohort study”.

2.3. Estágio Parcelar de Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental foi realizado no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF), de 7 de Novembro a 2 de Dezembro, orientada pela Dra. Alexandra Lourenço. Os dois primeiros dias de estágio consistiram em seminários teórico-práticos lecionados pelo Prof. Dr. Miguel Xavier na Nova Medical School. Posteriormente, fui integrada na equipa Comunitária da Damaia, onde acompanhei as atividades da minha tutora, que consistiram essencialmente em consultas de psiquiatria, onde pude contactar com patologias diversas, nomeadamente, perturbações depressivas, bipolares e esquizofrénicas. Assisti também às reuniões do Serviço no Hospital, em que se integravam as sessões clínicas e onde se reuniam as várias equipas comunitárias com a equipa hospitalar. Tive ainda a oportunidade de acompanhar a enfermeira e assistente social da equipa comunitária em quatro visitas ao domicílio essencialmente para administração de medicação depôt.

2.4. Estágio Parcelar de Medicina Geral Familiar (MGF)

O estágio de MGF decorreu na USF da Baixa, sob a orientação da Dra. Ana Cebola, entre os dias 5 a 16 de Dezembro de 2016 e 2 a 13 de Janeiro de 2017. Durante este estágio tive a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada as atividades

(6)

desenvolvidas a nível dos cuidados de saúde primários, uma vez que assisti e participei nas consultas das várias vertentes da MGF – Saúde de Adulto, Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Diabetes e Consulta Aberta. Tive oportunidade de realizar exame objetivo a todos os doentes que observei, e participar na elaboração de diagnósticos, requisição de meios complementares de diagnóstico e prescrição de terapêutica. Realizei de forma tutorada vários procedimentos inerentes aos vários tipos de consulta como auscultação do foco fetal e medição da altura uterina em todas as grávidas que observei, realização de várias colpocitologias, colocação de um implante contracetivo e remoção de outro, realização de várias otoscopias no contexto de saúde infantil e consulta aberta, entre outros. Para conclusão do estágio elaborei um Diário de Exercício Orientado que foi depois discutido com um júri de avaliação.

2.5. Estágio Parcelar de Medicina Interna

O estágio de Medicina Interna foi realizado no serviço de Medicina 2.1 do Hospital Santo António dos Capuchos sob a orientação do Dr. Miguel Valente, entre os dias 23 de Janeiro e 17 de Março. Neste estágio participei nas atividades diárias do Serviço, nomeadamente, pela observação dos doentes da enfermaria que me eram atribuídos, realização dos respetivos diários clínicos, requisição de exames necessários, discussão da terapêutica com os médicos da equipa, e posterior apresentação dos doentes observados nas visitas clínicas dirigidas pela Diretora do Serviço. Acompanhei também o meu tutor na Consulta Externa de Diabetes, bem como no Serviço de Urgência, em especial na Reanimação e Serviço de Observação. Durante o estágio tive a oportunidade de praticar algumas técnicas como punções venosas e arteriais e observar a realização de outras como a colocação de cateteres venosos centrais e entubação orotraqueal. Assisti ainda a várias sessões clínicas apresentadas pelos

(7)

internos do Serviço e elaborei uma história clínica de um doente que acompanhei durante o seu internamento.

2.6. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral

Realizei o estágio de Cirurgia Geral no Hospital das Forças Armadas (HFAR), entre 20 de Março e 19 de Maio de 2017, tutorada pelo Dr. Pedro Campos. Na primeira semana estive presente nos seminários teórico-práticos lecionados no HBA e realizei o curso prático TEAM – “Trauma, Evaluation and Management”, que está inserido no programa curricular deste estágio. Durante a permanência no HFAR integrei a equipa cirúrgica do meu tutor, contactando dessa forma com as várias vertentes da Cirurgia Geral. Durante o estágio, observei os doentes na enfermaria, assisti a várias cirurgias no bloco operatório, entrando como primeira ou segunda ajudante em algumas delas, nomeadamente, duas hernioplastias umbilicais e uma inguinal, e acompanhei os vários médicos da equipa na realização de consultas externas e nas chamadas ao Serviço de Urgência, o que me permitiu observar doentes nas várias fases cirúrgicas (pré, intra e pós-operatória). Uma vez por semana realizavam-se as sessões clínicas do hospital a que tive oportunidade de assistir. No final do estágio, realizou-se no HBA um Mini-Congresso, onde apresentei um caso clínico de uma hérnia incisional gigante com perda de domicílio e respetiva revisão teórica.

2.7. Estágio Opcional

Relativamente ao Estágio Opcional, optei por realiza-lo na USF da Baixa sob orientação da Dra. Ana Cebola, onde tinha realizado o Estágio Parcelar de MGF, uma vez que é uma área não muito abrangida pelo Plano Curricular do MIM, e pela qual tenho interesse. Isto permitiu-me complementar as atividades do Estágio Parcelar, realizando alguns procedimentos extra e contactar com algumas situações clínicas que não tinha contactado ainda.

(8)

3.Reflexão Crítica

Concluído o presente ano letivo, faço um balanço global bastante positivo, com a certeza de que contribuiu muito, tanto para a minha formação médica, como desenvolvimento pessoal. Em cada um dos estágios tive a oportunidade de aprender coisas novas, e consolidar e pôr em prática os conhecimentos que tinha adquirido previamente, através da participação de forma tutorada, mas muitas vezes autónoma, nas atividades de cada Serviço/Unidade. Desta forma, contactei com situações clínicas diversas, permitindo-me treinar o raciocínio clínico, nomeadamente pelo reconhecimento das patologias mais frequentes e importantes de cada especialidade e sua abordagem. Em suma, o estágio profissionalizante permitiu-me alcançar os objetivos que tinha no início deste ano, através do contributo particular de cada estágio parcelar, cuja apreciação individualizada apresento de seguida.

O estágio parcelar de Pediatria foi o primeiro que realizei no presente ano letivo e, sendo uma das minhas áreas de interesse, superou bastante as minhas expetativas. O facto de grande parte do meu estágio ter sido na área da reumatologia tornou-se uma mais-valia e não um aspeto limitativo da minha aprendizagem, apesar de esta ser uma área bastante específica da Pediatria. Desta forma tive possibilidade de contactar com patologias das quais não tinha tanto conhecimento teórico, nem experiência prática, aprender e praticar o exame objetivo reumatológico e simultaneamente treinar aptidões comuns à pediatria geral. Além disso, tive também a oportunidade de conhecer outros serviços e de no Serviço de Urgência, contactar simultaneamente com a Pediatria Médica. No estágio de Ginecologia e Obstetrícia a sua grande abrangência foi o principal ponto positivo que destaco. Nas duas primeiras semanas tive um maior contacto com a ginecologia e nas duas últimas com a obstetrícia, o que tornou o estágio muito vasto e me permitiu contactar com as várias vertentes da especialidade - vários tipos de consultas, bloco operatório, realização de exames

(9)

complementares, serviço de urgência e enfermaria. Pude assistir a vários partos eutócicos, algumas cesarianas eletivas e ainda uma cesariana de urgência, durante a permanência no serviço de urgência, que foi a valência que mais suscitou o meu interesse neste estágio. Gostei também de assistir às consultas do rastreio combinado, com realização da ecografia do primeiro trimestre e posterior cálculo do risco de trissomias, algo que não é feito a nível dos cuidados de saúde primários. O estágio de Saúde Mental foi também muito enriquecedor, uma vez que me permitiu conhecer uma vertente da psiquiatria diferente do habitual contexto hospitalar. A organização do Serviço do HFF é bastante particular, uma vez que integra unidades comunitárias, cujo objetivo é estar mais perto das populações e diminuir o estigma associado à doença mental. Conhecer e assistir ao trabalho desenvolvido nestas circunstâncias, foi um aspeto muito positivo na minha formação durante este ano, uma vez que permitiu que eu própria desmistificasse ideias pré-concebidas e ganhasse mais confiança na abordagem e comunicação com o doente com patologia do foro mental. O estágio parcelar de MGF destacou-se pelo facto de me possibilitar adquirir maior sensibilidade para a abordagem do doente como um todo, integrando os seus problemas de saúde no contexto psicossocial, o que foi particularmente interessante pelo facto de realizar o estágio na USF da Baixa, que abrange uma população com um grande número de imigrantes de culturas muito diferentes. Com a participação diária e muito prática que tive ao acompanhar as atividades da minha tutora, consegui perceber a importância da relação de proximidade entre o médico de família e os utentes, onde a empatia e a confiança são importantes armas terapêuticas, mesmo nos doentes mais céticos e pouco cumpridores, em que a persistência e dedicação, permitem uma boa prestação de cuidados. O estágio de Medicina Interna foi também um grande contributo para a minha formação profissional, tanto pelo seu caráter mais generalista essencial na

(10)

formação médica, como pela autonomia e responsabilidade que me foi exigida diariamente. Fui progressivamente integrando-me nas rotinas da equipa, ganhando mais segurança na realização das tarefas que me eram propostas. O facto de ter maior autonomia na observação dos doentes e de estar a par da sua situação clínica desde a admissão até ao momento da alta, foi um ponto muito positivo, que me permitiu melhorar as minhas competências de trabalho numa enfermaria. A apresentação e discussão diária dos doentes observados nas visitas médicas foi também um ponto enriquecedor do estágio, que me possibilitou melhorar as minhas capacidades de comunicação e simultaneamente estimular o raciocínio médico. O último estágio que realizei foi de Cirurgia Geral no HFAR, onde tive a oportunidade de contactar com patologia cirúrgica variada, nas várias vertentes desta especialidade: enfermaria, consulta externa, bloco operatório e serviço de urgência. Foi na minha opinião um estágio bastante completo e proveitoso, que me permitiu conhecer melhor a abordagem de inúmeras patologias, desde benignas a malignas, e inclusive participar em algumas cirurgias como 1ª ou 2ª ajudante. Uma particularidade inerente ao estágio no HFAR foi a oportunidade de visitar e conhecer algumas das unidades e serviços específicos deste hospital, que foi também uma experiência muito interessante.

Concluo destacando que este ano profissionalizante me permite seguir para a próxima etapa de formação médica de forma muito mais segura e confiante, contudo ciente de que a necessidade de aprendizagem e atualização será constante na minha carreira profissional. Sem dúvida que de todos os estágios retirei ensinamentos importantes para o meu enriquecimento pessoal e profissional, tornando-me mais consciente da importância de estabelecer uma boa relação médico-doente, independentemente da especialidade médica por que optar no futuro.

(11)
(12)

Anexo I - Cronograma ano letivo 2016/17

Estágio Parcelar Período de estágio Local de Estágio Regente e Tutor

Pediatria 12.09 a 07.10.2016 (4 semanas)

Hospital Dona Estefânia

(Reumatologia Pediátrica)

Regente: Prof. Dr. Luis Varandas Tutora: Dra. Cristina

Henriques

Ginecologia e Obstetrícia

10.10 a 04.11.2016

(4 semanas) Hospital Beatriz Ângelo

Regente: Prof. Dra. Teresa Ventura

Tutor: Dr. Gustavo Mendinhos

Saúde Mental 07.11 a 02.12.2016 (4 semanas)

Hospital Prof. Fernando Fonseca

(Unidade Comunitária da Damaia)

Regente: Prof. Dr. Miguel Xavier

Tutora: Dra. Alexandra Lourenço Medicina Geral e Familiar 05.12 a 16.12.2016 e 02.01 a 13.01.2017 (4 semanas) USF da Baixa

Regente: Prof. Dra. Isabel Santos

Tutora: Dra. Ana Cebola

Medicina Interna

23.01 a 17.03.2017

(8 semanas)

Hospital Sto. António dos Capuchos

(Serviço de Medicina 2.1)

Regente: Prof. Dr. Fernando Nolasco Tutor: Dr. Miguel Valente

Cirurgia Geral 20.03 a 19.05.2017 (8 semanas) Hospital das Forças Armadas

Regente: Prof. Dr. Rui Maio

Tutor: Dr. Pedro Campos

Estágio opcional

22.05 a 02.06.2017

(2 semanas) USF da Baixa

Regente: Prof. Dr. José Alves

(13)

Anexo II – Atividades extracurriculares

(14)
(15)
(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

Na formulação curricular, definida pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), as propostas de currículos, a serem

The matter of genetic classification is particularly complex when dealing with high- contact varieties, as their typological traits are likely to unveil the influ- ence of a number

Existem motores específicos para trabalharem em atmosferas explosivas e conforme afirma a Associação Brasileira Para Prevenções de Explosões (2011), essa área tem

This work presents a framework for the improvement of railway cabin interiors based on the assessment of the impact biomechanics. The use of these for crash scenarios, in which

Este estudo buscou aprofundar os conhecimentos referentes ao Planejamento Estratégico (PE) na esfera municipal, cujo objetivo principal foi de compreender como a equipe gestora

Após o ensaio da resistência à compressão realizado para o projeto do heat shield, é possível concluir que a tensão de compressão máxima que se pode aplicar aos aglomerados

Da análise da Figura 4.6 pode-se inferir que o revestimento copolimérico atribui efeitos antagónicos aos substratos em estudo. Em condições a seco, verifica- se que

Os atributos de valorização e as estratégias de proteção e reabilitação do patrimônio agroindustrial cafeeiro em Santiago de Cuba estão ligados ao conceito