• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Estágio

setembro de 2014 a junho de 2015

6º Ano do Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

Universidade NOVA de Lisboa

Ospedale San Gerardo di Monza Ospedale Niguarda Ca’ Granda – Milano Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja Hospital Dona Estefânia Hospital Beatriz Ângelo Hospital Egas Moniz

Ana Margarida Romão Franco

Aluna nº 2009117

(2)

Índice

1. Introdução ………3 2. Objetivos globais do estágio ……….………3, 4 3. Descrição sumária e objetivos por estágio parcelar ……….... 4 - 8

3.1. Medicina Interna ……….….4 3.2. Cirurgia ………...……. 5 3.3. Medicina Geral e Familiar ………..…….. 5, 6 3.4. Pediatria ………..… 6, 7 3.5. Ginecologia e Obstetrícia ……….… 7, 8 3.6. Saúde Mental ……….. 8

4. Análise Crítica ………... 8 - 10 5. Anexos ………..…… 11 - 15

Anexo I – Cronograma do ano lectivo 2014/2015 ……….. 12 Anexo II – Trabalhos realizados nos estágios parcelares ……….... 13 Anexo III – Certificado Programa de Mobilidade Erasmus + ……… 14 Anexo IV – Certificado do Curso de Direito Médico e Medicina Legal

Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa ….……….. 15

“No futuro como no passado, a Medicina foi e será, na sua verdadeira essência, o amor da Arte e o amor da Humanidade.”

(3)

1. Introdução

Com o culminar destes seis anos de curso relembro o que foi este percurso académico, desde os livros e dossiers com slides de aulas, apontamentos e artigos que se foram acumulando nas estantes, às memórias dos intercâmbios clínicos internacionais, programa Erasmus e Associativismo jovem que complementaram e fomentaram o meu crescimento nesta Faculdade. É neste sentido que o sexto ano representa a integração dos ciclos básico, pré-clínico e clínico, visando o ganho de competências fundamentais à prática médica. Para tal, este ano profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-NOVA) organiza-se sob a forma de três unidades curriculares (UC), nomeadamente UC Estágio, UC Opcional, e UC Preparação para a Prática Clínica.

Surge assim o presente relatório, que incide sobre a UC Estágio, nas suas vertentes de Medicina Interna, Cirurgia, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental. Apresento de forma sucinta e crítica o que foi o meu percurso de setembro de 2014 a maio de 2015, com uma descrição dos objetivos e trabalho desenvolvido durante os estágios, terminando com uma análise crítica geral.

O relatório está estruturado em três partes principais. Primeiro refiro os objectivos gerais que defini para este ano. Na segunda parte apresento os objectivos específicos e descrevo sucintamente o trabalho que desenvolvi em cada estágio parcelar, por ordem cronológica. Termino, com uma terceira parte, em que apresento uma análise crítica da globalidade do ano letivo, assim como do cumprimento ou não dos objetivos a que me propus no início deste percurso. O relatório é complementado com uma seção final de Anexos.

2. Objetivos globais do estágio

Quando delineei inicialmente os objetivos globais para este ano, defini como fundamental desafiar-me a sair do habitual ambiente de estágios e experimentar a formação médica

(4)

num outro país, dentro do Programa de Mobilidade Erasmus. Pareceu-me que este seria o ano ideal para ser capaz de aproveitar ao máximo um outro sistema de saúde, dado o caráter mais prático e profissionalizante subjacente a esta fase da nossa formação médica. Neste sentido, decidi iniciar o sexto ano do MIM em Milão, na Università degli studi di Milano Bicocca.

Defini ainda como objetivos globais: consolidação de conhecimentos e a sua adaptação prática; aperfeiçoamento e treino de técnicas médicas; aquisição de uma maior autonomia de forma sustentada e progressiva; desenvolvimento de capacidades de comunicação e de relação interpessoal com doentes e familiares; e ganho de ferramentas para trabalhar em equipa e num ambiente multidisciplinar.

3. Descrição sumária e objetivos por estágio parcelar 3.1. Medicina Interna

A UC de Medicina Interna foi-me creditada pela realização de dois estágios, em Programa de Mobilidade, no Ospedale San Gerardo di Monza e no Ospedale Niguarda Ca’Granda – Milano. Para este estágio defini como objetivos principais vivenciar outra realidade da prática médica em contexto sobretudo de enfermaria; a observação sistematizada dos doentes; e treino do raciocínio clínico e de prescrição terapêutica.

No Ospedale San Gerardo estagiei no serviço “Clinica Medica 2”, sob a tutela da Dra. Manuela Colombo, chefe de serviço. O estágio tinha início às 8 horas onde iniciávamos a visita dos doentes autonomamente ou com os internos da especialidade (specializzandi). No final da manhã os diários clínicos, ajustes terapêuticos, doentes entrados e altas eram discutidos minuciosamente com a Dra. Colombo. Completei o meu estágio de Medicina Interna no Ospedale Niguarda Ca’Granda, sob a tutela da Dra. Fabrizia Frascatani na enfermaria e da Dra. Patrizia Fraioli, com quem assisti a consultas, com ênfase em sarcoidose. Durante os dois estágios acompanhei em contexto de enfermaria 26 doentes e frequentei ainda o Serviço de Urgência de Medicina Interna por cinco vezes.

(5)

3.2. Cirurgia

A UC de Cirurgia foi me creditada pela realização de dois estágios, nomeadamente Cirurgia no Ospedale Niguarda Ca’Granda – Milano, incluída na “Trauma Team” e Urologia no Ospedale San Gerardo di Monza. Para este estágio defini como objetivos principais: observação e treino da técnica cirúrgica; praticar a avaliação pré e pós-operatória; e experienciar um outro método de triagem e abordagem cirúrgica.

Neste sentido, decidi realizar o estágio de Cirurgia no Ospedale Niguarda, dada a existência de um Centro de Trauma – “Trauma Team”, que é referência e único em Itália. Este serviço apresenta um caráter multidisciplinar, sendo formado por Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Anestesia, Ortopedia, Cirurgia Maxilo-Facial e equipa de Enfermagem especializada. Esta organização foi idealizada e estabelecida pelo Prof. Osvaldo Chiara, meu tutor.

A rotina diária tinha início às 7h30 com uma reunião com toda a equipa que compõe a “Trauma Team” e em que eram discutidos os doentes internados, as cirurgias do dia anterior e apresentados os doentes entrados pelo serviço de urgência. No fim da reunião o Prof.Chiara encaminhava-se, de acordo com as atividades planeadas para o dia, para a enfermaria, bloco cirúrgico ou serviço de urgência. No Bloco Operatório pude assistir a cirurgias das várias especialidades cirúrgicas citadas e acompanhar igualmente o trabalho dos Anestesistas que fazem parte do serviço, tendo a oportunidade de praticar técnicas simples anestésicas e cirúrgicas.

Para a creditação da UC Cirurgia estagiei ainda durante uma semana em Urologia, no Ospedale San Gerardo di Monza, sob a tutela do Dr. Salvattore Bianco, especializado em patologia renal. O estágio englobou momentos de consultas, enfermaria, exames e bloco operatório.

3.3. Medicina Geral e Familiar

O estágio de Medicina Geral e Familiar foi realizado na USF Alfa Beja, sob a tutela da Dra. Madalena Valente. No seguimento dos meus objetivos globais para este ano e de

(6)

forma a diversificar ao máximo a minha aprendizagem optei por Beja como local de estágio. Delineei como objetivos principais: a integração na equipa multidisciplinar que forma esta USF; vivenciar o funcionamento da medicina centrada no indivíduo num meio diferente de Lisboa; desenvolver a forma de condução da consulta e o raciocínio clínico; e o envolvimento em práticas de educação e promoção da saúde junto da população. Durante este estágio foi-me permitida uma grande autonomia e pude realizar, sob a forma tutelada, consultas de Saúde do Adulto, Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Saúde Materna e Consulta Aberta. Para além disto, participei ainda em visitas ao domicílio e na realização de processos administrativos e burocráticos fundamentais na prática clínica desta especialidade. Destaco igualmente a participação numa acção de promoção de saúde junto da população da extensão da USF em Baleizão, fomentada pelos enfermeiros e que visava a educação acerca de Diabetes Mellitus, da sua sintomatologia, prevenção e complicações. No final do estágio, apresentei o Diário de Exercício Orientado, que foi alvo de avaliação de acordo com os critérios da UC da disciplina.

3.4. Pediatria

Realizei o estágio de Pediatria no Hospital Dona Estefânia (HDE), sob a tutela da Dra. Rita Machado, no serviço de Pediatria 5.1. Considero Pediatria como hipótese futura de especialidade pelo que optei por estagiar no HDE por ser um hospital de referência em Pediatria, que permite uma abrangência multidisciplinar integrada desta especialidade. Neste sentido, durante o meu período de mobilidade, como complemento para esta UC, aproveitei a oportunidade de estagiar ainda durante duas semanas no serviço Pediátrico de Patologia Malformativa, no Ospedale San Gerardo di Monza, centro referência em Itália para esta área médica e onde são seguidas crianças de todo o país. Neste período estive sob a tutela do Dr. Angelo Selicorni, Pediatra especializado nesta área e autor principal do livro Le sindromi malformative: una guida per il pediatra. Assisti ao diagnóstico e seguimento de inúmeras crianças com patologias raras, com um maior ênfase na Cornelia de Lange, com um dia de consultas reservadas para esta patologia.

(7)

Defini como objetivos principais para este estágio: assistir a consultas de diferentes especialidades pediátricas tornando este estágio o mais diversificado e abrangente possível; e adquirir maior autonomia na abordagem clínica ao lactente, criança e adolescente.

Neste sentido, durante o estágio de Pediatria no HDE integrei-me nas atividades dos Serviços de Internamento de Pediatria 5.1 e Serviço de Urgência, mas também em Consultas de Medicina do Viajante, Nefrologia e Neurologia Pediátricas, de modo a ter um estágio mais abrangente e diversificado. Assisti ainda a Sessões Clínicas e Reuniões e apresentei, juntamente com três colegas um trabalho intitulado “Intolerância às proteínas do leite de vaca – reações não IgE mediadas”.

3.5. Ginecologia e Obstetrícia

Realizei este estágio no Hospital Beatriz Ângelo, sob a tutela da Dra. Naiegal Pereira. Estabeleci como objetivos principais para este estágio: aquisição de competências teóricas e práticas essenciais à boa prática clínica em qualquer especialidade médica; e vivenciar a prática clínica desta especialidade, observando e/ou realizando procedimentos básicos.

As minhas duas primeiras semanas de estágio foram dedicadas à Obstetrícia, na vertente de Consultas Externas, Enfermaria e Ecografia Obstétrica. As duas últimas semanas de estágio destinaram-se à Ginecologia, em que assisti a Consultas de Ginecologia Geral, de Senologia, Exames Ginecológicos e a Ecografia Ginecológica. Durante estas quatro semanas, pude treinar técnicas específicas, nomeadamente exame vaginal com colocação de espéculo, toque vaginal, realização de colpocitologia, Ecografia para avaliação da apresentação fetal e identificação de foco cardíaco. Fiz ainda quatro bancos de 12 horas no Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia (SUOG), onde pude assistir à avaliação de 48 mulheres na admissão e 7 partos eutócicos, 1 forceps e 2 cesarianas. Fui ao Bloco Operatório de Ginecologia por duas vezes, onde pude participar como segunda ajudante numa laqueação tubária. Assisti também a reuniões do serviço,

(8)

organizadas duas vezes por semana e numa das quais apresentei, juntamente com uma colega, uma comunicação oral referente a “Síndrome de Marfan na Gravidez”.

3.6. Saúde Mental

Realizei o estágio de Saúde Mental no Hospital Egas Moniz, tendo o mesmo sido dividido em duas semanas no serviço de Psiquiatria de Ligação, sob a tutela do Dr. António Neves, e outras duas semanas no Hospital de Dia, ao encargo da Dr.ª Paula Duarte. Delineei como objetivos principais: desempenhar um papel ativo no atendimento, observação e encaminhamento do doente mental; aprender capacidades técnicas para melhor realizar a entrevista clínica em Psiquiatria; aprender acerca do tratamento complementar não farmacológico das patologias psiquiátricas.

No serviço de Psiquiatria de Ligação pude assistir a consultas externas e à avaliação de doentes em Enfermarias de especialidades diversas que solicitaram apoio à Psiquiatria. Durante este período fiz juntamente com o meu colega uma pesquisa acerca de “Burnout em profissionais de saúde”, que foi posteriormente discutida com o Dr. António Neves. No Hospital de dia assisti a uma variedade de atividades desenvolvidas pelos vários profissionais, desde consultas individuais, sessões de grupo psico-educativas, psicoterapêuticas e de psicomotricidade. Pudemos ainda participar numa visita que o grupo terapêutico efectuou ao Museu da Electricidade para a Exposição World Press Photo, o que se revelou bastante interessante na avaliação da dinâmica dos doentes num ambiente não hospitalar.

4. Análise Crítica

No fim deste sexto ano, não consigo desligar a minha avaliação crítica do estágio final, daquilo que foi o meu percurso desde o primeiro ano em que iniciei o MIM na FCM-NOVA. Os objetivos que delineei no início deste ano refletiram o que foi sempre a minha vontade de um crescimento multidimensional e de uma formação que englobe não apenas a formação científica de qualidade, como tenha em conta a dimensão cultural, ética e

(9)

humana da educação académica. Foi neste sentido que, ao longo destes seis anos, me envolvi como colaboradora e participante no Projecto de intercâmbio académico e cultural “Twinning Project” com a Faculdade de Medicina de Istambul; fui membro da Direcção da Associação de Estudantes da FCM – NOVA como colaboradora do departamento Científico e como membro da Comissão Organizadora do iMed 5.0; coordenei a nível da FCM-NOVA os estágios de Verão CEMEF’s, em ligação com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM); e participei em inúmeros workshops, congressos e palestras.

Terminado este percurso e tendo o sexto ano como ponto central, considero que alcancei os objetivos a que me propus e que fui capaz de manter a uniformidade e a coerência que pretendi com os vários projetos em que me envolvi.

Atendendo à dimensão mais académica e científica da formação em Medicina, fui capaz de sedimentar conhecimentos, aperfeiçoar e praticar técnicas médicas, e melhorar a minha capacidade de comunicação com os doentes ao longo dos estágios parciais. Pude desenvolver aspetos fundamentais do exercício médico, nomeadamente a realização de história clínica e exame objetivo, o desenvolvimento de raciocínio e sentido crítico quanto à necessidade de exames complementares diagnósticos em cada caso específico e à decisão terapêutica.

Acredito que ganhei uma maior autonomia sustentada e progressiva, em estágios eminentemente mais práticos como Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna. No entanto, este parece-me talvez o parâmetro mais difícil de atingir no leque de objetivos que defini. Considero que tal seja resultado da formação pretendida no sexto ano ser um ensino tutorado e, sobretudo, da existência lógica de certos estágios parciais, de caráter mais observacional e especializado, como seja a Ginecologia e Obstetrícia e a Saúde Mental, mas fundamentais na diferenciação e diversificação da formação médica.

O meu estágio ao abrigo do programa Erasmus no Ospedale de San Gerardo di Monza e no Ospedale Niguarda Ca’Granda – Milano foi certamente uma experiência extremamente

(10)

enriquecedora e estruturante no meu percurso. Saliento como pontos fundamentais, que me muniram de ferramentas para trabalhar em equipa e num ambiente multidisciplinar, a integração na organização das equipas médicas e as competências comunicativas adquiridas da discussão de doentes em reuniões de equipa numa língua que não a minha. Tive ainda a oportunidade de alargar horizontes e diversificar a minha aprendizagem ao integrar serviços referência em Itália, nomeadamente a “Trauma Team”, durante o estágio de Cirurgia, e o Serviço de Patologia Malformativa Pediátrica, como complemento do estágio de Pediatria, especialidade que desperta o meu interesse como futura escolha.

Como complemento ao Estágio, na forma de elemento formativo extra-curricular, realizei um Curso de Direito Médico e Medicina Legal, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Considerei pertinente a frequência do mesmo ao abordar temas tão prementes face ao início da vida profissional que se avizinha.

Uma das lacunas que posso referir neste percurso foi a não publicação de um artigo científico, apesar de ter iniciado a colaboração num estudo clínico comparativo das diferentes abordagens terapêuticas na metastização hepática. Por motivos pessoais e organizacionais do projeto, não me foi possível continuar envolvida no mesmo. No entanto, foi uma experiência bastante enriquecedora e que me despertou vontade de vir a integrar uma oportunidade de investigação no futuro.

Em modo de conclusão, considero que termino o Estágio Profissionalizante dotada de conhecimentos e ferramentas fundamentais à prática médica, com uma base que assenta nos pilares que considero fundamentais à formação académica e que revejo na leitura do livro recomendado, O Licenciado médico em Portugal, “Requer cultura, (…); formação científica sólida, (…); impõe sentido ético e moral e interesse pelo próximo (…).”

Por fim, finalizo com um agradecimento sincero e profundo aos meus Familiares, aos meus Tutores e Professores, que tornaram esta experiência tão enriquecedora a nível pessoal e académico.

(11)

5. Anexos

Anexo I – Cronograma do ano lectivo 2014/2015

Anexo II – Trabalhos realizados nos estágios parcelares

Anexo III – Certificado Programa de Mobilidade Erasmus +

Anexo IV – Certificado Curso de Direito Médico e Medicina Legal Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

(12)

Anexo I - Cronograma do ano letivo 2014/2015

Unidade Curricular Período de estágio Local de estágio e tutor

Medicina Início: 15 de setembro 2014 Fim: 7 de novembro 2014

Estágio credenciado em mobilidade Erasmus

Cirurgia Início: 10 de novembro 2014 Fim: 16 de janeiro 2015

Estágio credenciado em mobilidade Erasmus

Medicina Geral e Familiar Início: 26 de janeiro 2015 Fim: 20 de fevereiro 2015

USF Alfa Beja

Dra. Madalena Valente

Pediatria Início: 23 de fevereiro 2015 Fim: 20 de março 2015

Hospital Dona Estefânia – Serviço 5.1

Dra. Rita Machado Ginecologia e Obstetrícia Início: 23 de março 2015

Fim: 24 de abril 2015

Hospital Beatriz Ângelo Dra. Naiegal Pereira

Saúde Mental Início: 27 de abril 2015 Fim: 22 de maio 2015

Hospital Egas Moniz Dr. António Neves (Psiquiatria de Ligação) Dra. Paula Duarte (Hospital de Dia)

Opcional Início: 25 de maio 2015

Fim: 5 de junho 2015

Estágio em Medicina Geral e Familiar no

Centro de Saúde de Mafra

Estágios realizados em Programa de Mobilidade Erasmus:

- Tirocinio Professionalizante Clinica Medica 1

- Tirocinio Professionalizante Clinica Medica 2 + Pronto socorso medicina

- Tirocinio Professionalizante Clinica Chirurgica + Pronto socorso chirurgia e anestesia - Tirocinio Urologia

(13)

Anexo II

Trabalhos realizados nos estágios parcelares

Unidade Curricular Tema do trabalho

Pediatria Comunicação oral:

“Intolerância às proteínas do leite de vaca reações não IgE Mediadas”

Ginecologia e Obstetrícia Comunicação oral:

“Síndrome de Marfan na gravidez”

Saúde Mental Pesquisa de artigos:

(14)

Anexo III

(15)

Anexo IV

Certificado Curso de Direito Médico e Medicina Legal Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

The similarity of the results obtained for mammalian viruses and bacteriophages show that they exhibit a similar behaviour when submitted to viral photoinactivation techniques:

O presente trabalho pretende contribuir para reduzir estas dificuldades, oferecendo expressões com o mesmo formato para a dependência em relação à temperatura de algumas

Os modelos de previsão desenvolvidos são compostos por parâmetros, cuja definição para cada central se realizou pela optimização da sigmóide, integrando informação relativa a

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

A Trigonometria Esférica é uma importante disciplina para a Geomática, pois dela advém diversos conceitos para a resolução dos problemas direto e indireto da Geodésia

ORIENTADOR: Christopher Bochmann Tese apresentada à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Doutor em Música e Musicologia Especialidade: Composição.. Djalma Farias Martins