• Nenhum resultado encontrado

Atletas Olímpicos Gaúchos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atletas Olímpicos Gaúchos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Definição Denomina-se olympian ou atleta olímpico, qualquer atleta que tenha participado de alguma edição dos Jogos Olímpicos, independentemente da colocação que este ficou. Neste capítulo, procuramos registrar todos os atletas olímpicos nascidos no estado do Rio Grande do Sul. Uma lista de memória segue adiante, sob o título “Relação geral de atletas olímpicos gaúchos por edição de jogos olímpicos de verão, 1920 – 2004”, completada por apreciação de resultados por Olimpíadas em que o Brasil participou. Origem Os Jogos Olímpicos são eventos quadrienais com origem na Grécia Antiga. Seus primeiros registros datam de 776 a.C. Foram re-criados pelo francês Barão Pierre de Coubertin e denominados Jogos Olímpicos da Era Moderna. Os Jogos são competições entre atletas em modalidades individuais ou em grupos (equipes) e não entre países. A primeira edição da Era Moderna aconteceu em 1896 na cidade de Atenas na Grécia. Os Jogos Olímpicos consistem nos Jogos da Olimpíada de Verão e de Inverno. O termo Olimpíada designa um período de quatro anos sucessivos. A Olimpíada começa com a abertura de uma edição dos Jogos da Olimpíada de Verão e acaba com a abertura da edição seguinte. As Olimpíadas são numeradas consecutivamente desde os primeiros Jogos Olímpicos (Verão) da Era Moderna, celebrados em Atenas 1896 (IOC, 2003). Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno foram celebrados 1924 e têm seus esportes praticados na neve e no gelo, porém até a edição XIX realizada em 2002, na cidade de Salt Lake City (Estados Unidos) não há registro de participação de gaúchos embora o Brasil participe desta versão. A primeira participação gaúcha nos Jogos Olímpicos de Verão coincide com a primeira participação brasileira que foi em 1920 na Antuérpia. O atleta Dario Barbosa foi o representante gaúcho, participando na modalidade de Tiro Esportivo. Dario Barbosa conquistou o terceiro lugar na categoria tiro livre por equipe, constituindo assim na primeira medalha gaúcha em Jogos Olímpicos. Desde então, já se somam 101 atletas gaúchos (89 homens e 12 mulheres) de diversas modalidades que participaram dos Jogos Olímpicos. Até a XXVIII edição dos Jogos da Era Moderna foram conquistadas 21 medalhas (3 ouros, 14 pratas e 4 bronzes). VII Jogos Olímpicos de Verão – Antuérpia 1920 A delegação brasileira foi composta por 21 atletas (sendo todos homens) e conquistou três medalhas no Tiro Esportivo (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze). A participação gaúcha em Jogos Olímpicos também começou nesta edição. Os gaúchos foram representados pelo atleta Dario Barbosa que fazia parte da equipe de Tiro Livre. Assim, a primeira medalha gaúcha em Jogos Olímpicos, foi o bronze conquistado por Dario Barbosa na categoria de pistola livre por equipe.

VII Jogos Olímpicos de Verão – Paris 1924 a delegação brasileira foi composta por 12 atletas homens e não conquistou medalhas. O atleta Willy Sewald foi o único representante gaúcho, resultando assim no primeiro atleta gaúcho do Atletismo. Willy Sewald participou no lançamento de dardo e conquistou o 6o lugar. XI Jogos Olímpicos de Verão – Berlim 1936 A delegação brasileira foi composta por 94 atletas (88 homens e 6 mulheres) e não conquistou medalhas. Após duas Olimpíadas, nove atletas representaram os gaúchos em uma edição olímpica. Alfredo de Bôer, Arno Franzen, Ernesto Sauter, Frederico Guilherme Tadewald, Henrique Kranen Filho, Lauro Franzen, Maximo Fava, Nilo Anselmo Franzen e Rodolph Maria Rath, foram os pioneiros da modalidade Remo e participaram na categoria oito com patrão.

XIV Jogos Olímpicos de Verão – Londres 1948 A delegação brasileira foi composta por 78 atletas (67 homens e 11 mulheres) e conquistou uma medalha bronze com o Basquete Masculino. Foram 4 atletas gaúchos que participaram, três do Remo (Arlindo da Cunha Cabral, Paulo Diebold e Pércio Zancani) e um do Atletismo (Ivan Zanoni Hausen).

XV Jogos Olímpicos de Verão – Helsinque 1952 A delegação brasileira foi composta por 108 atletas (103 homens e 5 mulheres) e conquistou 3 medalhas (um ouro e dois bronzes). O gaúcho Alfredo Jorge Ebling Bercht foi o único representante gaúcho, sendo o pioneiro na modalidade Vela (em Berlim – 1936 houve um concorrente na vela de dupla nacionalidade alemã e

Atletas olímpicos gaúchos

NELSON SCHNEIDER TODT, LUIS HENRIQUE ROLIM, JULIANA PERES, THIAGO INCHAUSPE PREUSSLERE DANI SCHULTZ

brasileira, não contando para o Brasil ao final das Olimpíadas). Alfredo Jorge Ebling Bercht participou na Classe Finn e conquistou o 9o lugar.

XVI Jogos Olímpicos de Verão – Melbourne 1956 A delegação brasileira foi composta por 48 atletas (47 homens e 1 mulher) e conquistou somente uma medalha de ouro no salto triplo com Adhemar Ferreira da Silva. Os gaúchos foram representados por 5 atletas homens das modalidades: Vela (Alfredo Jorge Ebling Bercht e Rolf Fernando Ebling Bercht), Remo (Nélson Guarda e Ruy Kopper) e pela primeira vez aparece o Pentatlo Moderno, com o atleta Breno Vignoli.

XVII Jogos Olímpicos de Verão – Roma 1960 A delegação brasileira foi composta por 81 atletas (80 homens e 1 mulher) e conquistou duas medalhas de bronze (Basquete Masculino e nos 100m livre com Manuel dos Santos Junior). Os gaúchos foram representados por Ernesto Neugebaur Endter, Francisco Todesco, Harry Edmundo Klein e Paulino Gonçalves Leite todos atletas do Remo.

XVII Jogos Olímpicos de Verão – Tóquio 1964 A delegação brasileira foi composta por 68 atletas (67 homens e 1 mulher) e conquistou uma medalha de bronze com o Basquete Masculino. Os gaúchos foram representados por Marco Antônio Volpi (Vôlei Masculino) e Mauri Fernandes Fonseca (Natação), sendo a primeira participação de atletas gaúchos nestas modalidades.

XIX Jogos Olímpicos de Verão – Cidade do México 1968 A delegação brasileira foi composta por 84 atletas (81 homens e 3 mulheres) e conquistou 3 medalhas (prata no salto triplo de Nelson Prudêncio e bronze no Boxe com Servílio de Oliveira e na Vela com Burkhard Cordes e Reinaldo Conrad). Pela primeira vez os gaúchos foram representados por modalidades diversas (Basquete, Pólo Aquático, Remo, Vôlei e Esgrima) chegando a um total de 7 atletas. Destaque para Celso Luis Scarpini (primeiro gaúcho no Basquete Masculino), Cláudio Rinaldi Câmara Lima (primeiro gaúcho no Pólo Aquático) e José Maria de Andrade Pereira (primeiro gaúcho na Esgrima).

XX Jogos Olímpicos de Verão – Munique 1972 A delegação brasileira foi composta por 89 atletas (84 homens e 5 mulheres) e conquistou 2 medalhas de bronze (no boxe com Nelson Prudêncio e no Judô com Chiaki Ishii). Os gaúchos foram representados por 4 atletas. Destaque para Bolívar Modualdo Guedes, Manoel da Silva Costa e Pedro Antonio Simeão (primeiros atletas gaúchos no Futebol Masculino) e para Harry Edmundo Klein representante gaúcho no Remo.

XXI Jogos Olímpicos de Verão – Montreal 1976 A delegação brasileira foi composta por 93 atletas (86 homens e 7 mulheres) e conquistou novamente duas medalhas de bronze (no salto triplo com João do Pulo e na vela com Peter Ficker, Reinaldo Conrad). Os gaúchos foram representados por 6 atletas (Natação, Remo e 2 atletas do Futebol Masculino e Vela), com destaque para João Batista da Silva e Francisco Fraga da Silva que conquistaram o 4° lugar com o Futebol Masculino.

XXII Jogos Olímpicos de Verão – Moscou 1980 A delegação brasileira foi composta por 109 atletas (94 homens e 15 mulheres), conquistando 2 medalhas de ouro e 2 de bronze. Os gaúchos foram representados pelo Remo com 3 atletas, Natação com 1 atleta e Vôlei Masculino com 1 atleta.

XXIII Jogos Olímpicos de Verão – Los Angeles 1984 A delegação brasileira era composta por 151 atletas (129 homens e 22 mulheres) e conquistou 8 medalhas (1 ouro, 5 prata e 2 bronze). A participação gaúcha contou com 14 atletas, tendo a primeira atleta gaúcha olímpica no Vôlei: Heloisa Helena Roese. O Futebol masculino conquistou a prata, contando com a base do clube gaúcho Sport Club Internacional, levando assim vários atletas gaúchos: André Luís dos Santos Ferreira, Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga), Gilmar Luiz Rinaldi, João Leihardt Neto (Kita), Jorge Luiz da Silva Brum (Pinga), Luís Carlos Coelho Winck, Mauro Geraldo Galvão e Paulo Santos. Outro destaque deve ser dado ao Vôlei Masculino que também conquistou a prata contando com a

participação de 2 gaúchos: Marcus Vinícius Simões Freire e Renan Dal Zotto. O gaúcho Gerson Klippel Gnoato marcou a primeira participação de um gaúcho na Ginástica Artística.

XXIV Jogos Olímpicos de Verão – Seul 1988 Nesta edição a delegação brasileira era composta por 170 atletas (135 homens e 35 mulheres) e conquistou 6 medalhas (1 ouro, 2 prata e 3 bronze). Os gaúchos foram representados por 10 atletas, destacando as medalhas de prata no Futebol Masculino com: Aloísio Pires Alves, Cláudio André Mergen Taffarel e Luís Carlos Coelho Winck. Cabe ressaltar a primeira participação gaúcha no Hipismo com André Bier Johannpeter. O Atletismo gaúcho foi representado pelos atletas Diamantino Silveira dos Santos e Jorge Luiz Teixeira da Silva. XXV Jogos Olímpicos de Verão – Barcelona 1992 A delegação brasileira foi composta por 197 atletas (146 homens e 51 mulheres) e conquistou 3 medalhas (2 ouro e 1 prata). Os gaúchos foram representados por 11 atletas, com destaque para Vôlei Masculino que teve a primeira medalha de ouro, com um atleta gaúcho: Paulo André Juroski da Silva (Paulão). Destaque também para a primeira participação de gaúchos nas modalidades: Canoagem (Álvaro Acco Koslowski, Gustavo Selbach e Leonardo Selbach), Ginástica Rítmica (Marta Cristina Schonhorst) e Handebol (Milton Fonseca Pelissari).

XXVI Jogos Olímpicos de Verão – Atlanta 1996 A delegação brasileira foi composta por 225 atletas (159 homens e 66 mulheres) e conquistou 15 medalhas (3 ouro, 3 prata e 9 bronze). Os gaúchos foram representados por 15 atletas, com destaques para o bronze de André Bier Johannpeter no Hipismo e para o bronze de Danrlei de Deus Hinterholz no Futebol. Destaque também para a primeira participação de gaúchos no Judô com Alexandre Garcia, no Tênis com Miriam D’Agostini e no Futebol Feminino com Márcia Taffarel. XXVII Jogos Olímpicos de Verão – Sydney 2000 A delegação brasileira foi composta por 205 atletas (111 homens e 94 mulheres) e conquistou 12 medalhas (6 prata e 6 bronze). Os gaúchos foram representados por 17 atletas (10 homens e 7 mulheres), sendo a maior participação feminina gaúcha em Jogos Olímpicos (Dilane Azambuja Roese no Hanbebol, Fernanda Ryff Moreira de Oliveira e Maria Krahe na Vela, Mariana Passos Martins no Judô, Marlisa Whalbrink e Raquel de Souza Noronha no Futebol e Natália Scherer Eidt na Ginástica Rítmica). Destaque para o segundo bronze consecutivo de André Bier Johannpeter no Hipismo (salto por equipe) e para a primeira participação do Triatlo com o atleta Leandro Corriere de Macedo.

XXVIII Jogos Olímpicos de Verão – Atenas 2004 A delegação brasileira foi composta por 247 atletas (125 homens e 122 mulheres) conquistando 10 medalhas (5 ouro, 2 prata e 3 bronze). Os gaúchos foram representados por 10 atletas (7 homens e 3 mulheres), com destaque para os medalhistas de ouro André Heller e Gustavo Endres no Vôlei e para a prata de Marlisa Whalbrink (Maravilha) no Futebol. Destaque também para a participação da primeira mulher na Ginástica Artística com a atleta Daiane Garcia dos Santos.

Situação Atual Na última década a participação gaúcha nas delegações olímpicas brasileiras obteve seu melhor desempenho, porém nos Jogos de Atenas apresentou um significativo decréscimo (ver gráficos ilustrativos adiante). As razões são as mais diversas e são temas para outras investigações, entretanto podem-se apontar de início questões históricas não apenas regionais como também nacionais, entre elas, a falta de uma política esportiva nacional, “monocultura” do futebol pelo menos na mídia e no patrocínio, poucas parcerias de patrocínio com investimento no esporte de base etc. Porém, a realização dos Jogos Panamericanos de 2007 no Rio Janeiro, pode se revelar em um novo impulso para o esporte olímpico brasileiro e conseqüentemente com impacto esperado no Rio Grande do Sul. Outra perspectiva positiva é o surgimento de atletas gaúchos em campeonatos do mundo em modalidades isoladas. Destacam-se na atualidade a ginasta Daiane Garcia dos Santos, 8 vezes campeã mundial na categoria “exercício de solo” e João Derly Nunes Júnior, o primeiro brasileiro campeão mundial de judô, título conquistado em 2005.

(2)

Fontes

AMARO JR, J. Almanaque Esportivo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tipografia Esperança, 1942.

CARDOSO, Maurício. Os arquivos das olimpíadas. São Paulo: Ed. Panda, 2000.

COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO – Departamento Técnico: Luciano Espindula Pinto

ERICH SEWALD. Entrevista concedida em 21/05/2001. São Leopoldo. In: MAZO, Janice. A Emergência e a Expansão do Associativismo Desportivo em Porto Alegre: espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira (1867-1945). Dissertação de Doutorado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto. Portugal, 2003.

FEDERAÇÃO DE VELA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – Secretária: Tanise Cristina Cortese

FEDERAÇÃO Gaúcha de Judô. Desenvolvido pela FGJ. Disponível em: <http://www.judors.com.br>. Acesso em: 18 set. 2005.

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE TÊNIS – Supervisor Técnico: Waldomiro Augusto Leonardi Filho

FÉDÉRATION Internationale de Gymnastique. Desenvolvido pela FIG – Communication Departement. Disponível em: <http:// www.fig-gymnastics.com/events/athletes/bio.jsp?ID=5132>. Acesso em: 18 set. 2005.

INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. Olympic Charter. Lausanne, 2003.

LANCELLOTTI, Silvio. Olimpíada – 100 anos. São Paulo: Círculo do Livro, 1996.

RUBIO, Kátia. Heróis olímpicos brasileiros. São Paulo: Zouk, 2004. Entrevistas

Alexandre Teixeira (Técnico de Esgrima do Clube Grêmio Náutico União) - 20/06/2005

Douglas Veronez Fonseca (Atleta de Esgrima) - 04/07/2005 Fernando Roese (Atleta de Tênis) - 17/06/2005

Gerson Klippel Gnoatto (Atleta de Ginástica Artística) - 20/06/2005 Giovani Della Valentina (Atleta de Remo do Clube Grêmio Náutico União) - 26/07/2005

Sr. Henrique Licht - 26/07/2005

Jarbas Trois de Avila (Atleta de Esgrima) - 21/07/2005

José Haroldo Loureiro Gomes (Técnico de Atletismo do Clube Sociedade Ginástica Porto Alegre) - 03/06/2005

José Ricardo Contieri (Técnico de Remo do Clube Grêmio Náutico União) - 26/07/2005

Leonardo Finco (Técnico de Ginástica Artística do Clube Grêmio Náutico União) - 12/06/05

Mosiah Brentano Rodrigues (Atleta de Ginástica Artística) - 13/05/05 Nilzo Maia (Atleta de Esgrima) - 17/05/2005

Paulo Taicher (Atleta de Tênis) - 16/06/2005 Régis Trois de Avila (Atleta de Esgrima) - 21/06/2005 Ricardo Menalda (Atleta de Esgrima) - 30/06/2005

(3)
(4)

Relação geral de atletas olímpicos gaúchos por edição de jogos olímpicos de verão, 1920 - 2004 NOME DO ATLETA ANO MODALIDADE CATEGORIA POSIÇÃO Dario Barbosa 1920 Tiro Esportivo Pistola Livre (Equipe) Bronze

Willy Sewald 1924 Atletismo Lançamento de dardo 6o lugar

Alfredo de Bôer 1936 Remo Oito com Patrão

Arno Franzen 1936 Remo Oito com Patrão

Ernesto Sauter 1936 Remo Oito com Patrão

Frederico Guilherme Tadewald 1936 Remo Oito com Patrão

Henrique Kranen Filho 1936 Remo Oito com Patrão

Lauro Franzen 1936 Remo Oito com Patrão

Maximo Fava 1936 Remo Oito com Patrão

Nilo Anselmo Franzen 1936 Remo Oito com Patrão

Rodolph Maria Rath 1936 Remo Oito com Patrão

Arlindo da Cunha Cabral 1948 Remo Dois com Patrão (timoneiro) Abandonou

1948 Atletismo 100m livre Não divulgado

1948 Atletismo 200m Não divulgado

Ivan Zanoni Hausen

1948 Atletismo 4x100m 8º lugar

1948 Remo Dois sem Patrão 2º semifinal

Paulo Diebold

1948 Remo Dois com Patrão Abandonou

1948 Remo Dois Sem 2º semifinal

Pércio Zancani

1948 Remo Dois com Abandonou

Alfredo Jorge Ebling Bercht 1952 Vela Classe Finn 9º lugar

Alfredo Jorge Ebling Bercht 1956 Vela Classe Sharpie – 12 metre 10º lugar

Breno Vignoli 1956 Pentatlo Moderno

Nélson Guarda 1956 Remo Quatro com Patrão 9º lugar

Rolf Fernando Ebling Bercht 1956 Vela Classe Sharpie - 12 metre 10º lugar

Ruy Kopper 1956 Remo Quatro com Patrão 9º lugar

Ernesto Neugebaur Endter 1960 Remo Quatro com Patrão 16º lugar

Francisco Todesco 1960 Remo Quatro com Patrão

Harry Edmundo Klein 1960 Remo Quatro com Patrão 16º lugar

Paulino Gonçalves Leite 1960 Remo Quatro com Patrão

Marco Antônio Volpi 1964 Vôlei Masculina 7º lugar

1964 Natação 100m livre 59º lugar

Mauri Fernandes Fonseca

1964 Natação 4x100 medley 13º lugar

Celso Luis Scarpini 1968 Basquete Masculina 4° lugar

Cláudio Rinaldi Câmara Lima 1968 Pólo Aquático Masculina 13º lugar

Edgar Gijsen 1968 Remo Double Sculls 7º lugar

Gérson Albino Schuc 1968 Vôlei Masculina 9º lugar

Harry Edmundo Klein 1968 Remo Double Sculls 7º lugar

José Maria de Andrade Pereira 1968 Esgrima Espada equipe Eliminado

Marco Antônio Volpi 1968 Vôlei Masculina 9º lugar

Bolívar Modualdo Guedes 1972 Futebol Masculina Eliminado

Harry Edmundo Klein 1972 Remo Dois sem Patrão

Manoel da Silva Costa 1972 Futebol Masculina Eliminado

Pedro Antonio Simeão (Pedrinho) 1972 Futebol Masculina Eliminado

Francisco Fraga da Silva (Chico Fraga) 1976 Futebol Masculina 4º lugar

Gilberto Gerhardt 1976 Remo 2x

João Batista da Silva (Batista) 1976 Futebol Masculina 4º lugar

Luiz Alberto Sonhi Aydos 1976 Vela Classe 470 Masculina

Marco Aurélio Paradeda 1976 Vela Classe 470 Masculina

1976 Natação 100m Peito Eliminado na primeira

fase

Sérgio Pinto Ribeiro

1976 Natação 200m Peito Eliminado na primeira

(5)

Henrique Gustavo Johenn 1980 Remo Quatro com Patrão 8º lugar

José Claúdio Geret Lazzarotto 1980 Remo Quadruple Sculls 11º lugar

Paulo César Dworakowski 1980 Remo Single Sculls 12º lugar

Renan Dal Zotto 1980 Vôlei Masculina 5º lugar

1980 Natação 100m Peito Eliminado na primeira

fase

Sérgio Pinto Ribeiro

1980 Natação 4x100 medley 8º lugar

André Luís dos Santos Ferreira 1984 Futebol Masculina Prata

Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga) 1984 Futebol Masculina Prata 1984 Ginástica Artística Exercícios Combinados (Individual) 70º lugar 1984 Ginástica Artística Barra Fixa 68º lugar 1984 Ginástica Artística Barras Paralelas 70º lugar 1984 Ginástica Artística Salto sobre Cavalo 70º lugar 1984 Ginástica Artística Cavalo com Alças 68º lugar

1984 Ginástica Artística Argolas 69º lugar

Gerson Klippel Gnoatto

1984 Ginástica Artística Solo 67º lugar

Gilmar Luiz Rinaldi 1984 Futebol Masculina Prata

Heloisa Helena Roese 1984 Vôlei Feminina 7º lugar

João Leihardt Neto (Kita) 1984 Futebol Masculina Prata

Jorge Luiz da Silva Brum (Pinga) 1984 Futebol Masculina Prata

Luís Carlos Coelho Winck 1984 Futebol Masculina Prata

Marco Aurélio Paradeda 1984 Vela Classe 470 Masculina

Marcus Vinícius Simões Freire 1984 Vôlei Masculina Prata

Mauro Geraldo Galvão 1984 Futebol Masculina Prata

Paulo Santos 1984 Futebol Masculina Prata

Renan Dal Zotto 1984 Vôlei Masculina Prata

Rolf Peter Nehm 1984 Vela Classe 470 Masculina

Aloísio Pires Alves 1988 Futebol Masculina Prata

1988 Hipismo Salto Individual 25º lugar

André Bier Johannpeter

1988 Hipismo Salto por Equipe 8º lugar

Cláudio André Mergen Taffarel 1988 Futebol Masculina Prata

Diamantino Silveira dos Santos 1988 Atletismo Maratona 48º lugar

1988 Esgrima Espada por Equipe 15º lugar

Douglas Veronez Fonseca

1988 Esgrima Florete Individual 59º lugar

Fernando Fantoni 1988 Remo Quatro sem Patrão

Jorge Luiz Teixeira da Silva 1988 Atletismo Salto Triplo 21º lugar

Luís Carlos Coelho Winck 1988 Futebol Masculina Prata

Paulo André Juroski da Silva (Paulão) 1988 Vôlei Masculina 4º lugar

1988 Esgrima Espada por Equipe 15º lugar

Régis Trois de Avila

1988 Esgrima Sabre Individual Eliminado na fase de classificação

1992 Canoagem K2 500 24º lugar

Álvaro Acco Koslowski

1992 Canoagem K2 1000 19º lugar

Diamantino Silveira dos Santos 1992 Atletismo Maratona Abandonou

Gustavo Selbach 1992 Canoagem Kayak Slalom Individual 29º lugar

Jorge Luiz Teixeira da Silva 1992 Atletismo Salto Triplo Eliminado na primeira fase

Leonardo Selbach 1992 Canoagem C1 Slalom 23º lugar

Luciano Finardi 1992 Esgrima Espada Individual 61º lugar

Marta Cristina Schonhorst 1992 Ginástica Rítmica Individual 41º lugar (semifinal)

Milton Fonseca Pelissari 1992 Handebol Masculina 12º lugar

Otávio D'Ávila Bandeira 1992 Remo Quatro com Patrão 6º lugar

Paulo André Juroski da Silva (Paulão) 1992 Vôlei Masculina Ouro

Ricardo Menalda 1992 Esgrima Sabre Individual 37º lugar

(6)

1996 Hipismo Salto Individual 18º lugar

André Bier Johannpeter

1996 Hipismo Salto por Equipe Bronze

André Vorraber Costa 1996 Remo Quatro com 14º lugar

Carlos Luciano Ertel (Menta) 1996 Handebol Masculina 11º lugar

Danrlei de Deus Hinterholz 1996 Futebol Masculina Bronze

Diamantino Silveira dos Santos 1996 Atletismo Maratona 73º lugar

Giovani Della Valentina 1996 Remo Four Skiff 5º/14º lugar

Gustavo Selbach 1996 Canoagem Kayak Slalom Individual 32º lugar

Leonardo Selbach 1996 Canoagem C1 Slalom 23º lugar

Marcelus Marcili dos Santos Silva 1996 Remo Double Skiff 15º lugar

Márcia Taffarel 1996 Futebol Feminina 4º lugar

Milton Fonseca Pelissari 1996 Handebol Masculina 11º lugar

Miriam D`Agostini 1996 Tênis Dupla fem. Eliminada na primeira rodada

Paulo André Juroski da Silva (Paulão) 1996 Vôlei Masculina 5º lugar

Rogério Klafke 1996 Basquete Masculina 6º lugar

Alexandre Dias Paradeda 2000 Vela Classe 470 26º lugar

2000 Hipismo Salto Individual 4º lugar

André Bier Johannpeter

2000 Hipismo Salto por Equipe Bronze

André Heller 2000 Vôlei Masculina 6º lugar

André Luís Garcia 2000 Futebol Masculina 7º lugar

Cássio Ramon Petry 2000 Canoagem Canoa C1 Slalom

Dilane Azambuja Roese 2000 Handebol Feminina 8º lugar

Fernanda Ryff Moreira de Oliveira 2000 Vela Classe 470 19º lugar

Gilmar Nascimento Teixeira (Kid) 2000 Vôlei Masculina 6º lugar

Gustavo Endres 2000 Vôlei Masculina 6º lugar

Leandro Corriere de Macedo 2000 Triatlo Masculina 14º lugar

Maria Krahe 2000 Vela Classe 470 19º lugar

Mariana Passos Martins 2000 Judô Ligeiro - 48kg Eliminada na repescagem

Marlisa Whalbrink (Maravilha) 2000 Futebol Feminina 4º lugar

Natália Scherer Eidt 2000 Ginástica Rítmica Conjunto 8º lugar

Raquel de Souza Noronha 2000 Futebol Feminina 4º lugar

2000 Canoagem K1 500 31º lugar

Roger Caumo

2000 Canoagem K1 1000 30º lugar

Ronaldo de Assis Moreira (Ronaldinho

Gaúcho) 2000 Futebol Masculina 7º lugar Alexandre Dias Paradeda 2004 Vela Classe 470 8º lugar

André Heller 2004 Vôlei Masculina Ouro 2004 Ginástica Artística Individual Geral 74º lugar

2004 Ginástica Artística Solo 5º lugar

Daiane Garcia dos Santos

2004 Ginástica Artística Equipe 9º lugar

Daniel Vargas dos Santos 2004 Pentatlo Moderno Masculina 29º lugar

Fernanda Ryff Moreira de Oliveira 2004 Vela Classe 470 17º lugar

Gustavo Endres 2004 Vôlei Masculina Ouro

Leandro Corriere de Macedo 2004 Triatlo Masculina 31º lugar

Marlisa Whalbrink (Maravilha) 2004 Futebol Feminina Prata

Mosiah Brentano Rodrigues 2004 Ginástica Artística Individual Geral 33º lugar

Referências

Documentos relacionados

“Ao avaliar as implicações na saúde pública pelo aumento da idade mínima para acessar os produtos do tabaco, este relatório tem como objetivo fornecer a orientação científica

ALUNO: PROVA DISCURSIVA 1ª SÉRIE 3º Bimestre DATA:04/09/15 Inglês Análise Textual Matemática.. É composta de um sistema de roldanas. A roldana fixa pode ser observada

Κι άκόμα παραπάνω γιατΙ μετριούνται στα δάχτυλα οσοι κάνουν ζωη όλότελα διαφορετικη άπ' αύτη που κάνουν κοπαδιαστα οί άλλοι άν(}ρωποι. Πα3αίνουν

O Diretor Regional do SENAC em Santa Catarina, com Departamento Regional localizado na Rua Felipe Schmidt, nº 785, CEP: 88010-002, Centro, Florianópolis – SC, no uso de

No Brasil, o termo letramento foi usado pela primeira vez por Mary Kato (1986) em uma obra intitulada “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”. Depois

Dentro desse contexto, o caráter multiforme da pragmática fez com que as possibilidades de interfaces com outras áreas da linguística – como morfologia, sintaxe e semântica – e

Contudo, apresentadas as barreiras, vejamos o quanto se pode se desenvolver tentativas de (re)construção do conhecimento e de atitudes éticas para o ensino. Deixado o

O curso visa iniciar os estudantes na Teoria do Crescimento Econômico tendo como questão central o estudo das causas que fazem alguns países serem mais ricos