• Nenhum resultado encontrado

TGE EXERCÍCIOSDEREVISÃO Aulas07,08E09

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TGE EXERCÍCIOSDEREVISÃO Aulas07,08E09"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

- UNICESP

- TGE e Ciência Política - Prof. Leandro Nunes - Aulas 07, 08 E 09;

AULA 07

1) O Governo pode variar em diversos aspectos, origem, o

desenvolvimento e a extensão do poder. Comente cada aspecto

.

R: ORIGEM DO GOVERNO: - DE DIREITO: é o governo que não tem como fundamento a arbitrariedade. É constituído de acordo com a lei. - DE FATO: Que tem como marcas garantidoras da sua implementação a violência ou a fraude. Temos como exemplo a França, Polônia e outros Estados ocupados pelos nazistas na segunda guerra mundial.

DESENVOLVIMENTO: - LEGALMENTE: Presume-se que todo governo legal seja também legitimo, ou seja, reconhecido pela maioria da população do país. A fim de garantir a paz social o Governo Legal, é aquele que se desenvolve obedecendo ao ordenamento jurídico vigente. DESPÓTICO: é aquele que se conduz pelo arbítrio dos governantes. O que os move são interesses pessoais. Nesse caso, a lei não é parâmetro do governante e não há garantia de que esta será aplicada. No Despotismo, segundo Montesquieu, apenas um só governa, sem leis e sem regras, arrebata tudo sob a sua vontade e seu capricho.

QUANTO A EXTENSÃO DO PODER:

- GOVERNO CONSTITUCIONAL: É aquele que se desenvolve a luz de uma lei maior que assegure o exercicio do poder em tres funçoes distintas (executiva, judiciaria e legislativa) alem de garantir direitos fundamentais ao povo. É aquele formado pela Constituição e assegura aos cidadãos os seus direitos. - GOVERNO ABSOLUTISTA: é o governo que concentra o poder em um só órgão. Sua fundamentação, na maioria das vezes é divina e garante uma legitimidade plena para o governante ditar normas que devem ser obedecidas pelos governados

.

(2)

2) Segundo Aristóteles, qual a classificação das formas de governo?

Explique.

CLASSIFICAÇÃO DAS FORMAS DE GOVERNO – ARISTÓTELES - PURAS:

* REALEZA: quando um só indivíduo governa.

*ARISTOCRACIA: que é o governo exercido por um grupo de pessoas.

*DEMOCRACIA: que é o governo exercido pela própria multidão no interesse geral.

- IMPURAS:

*TIRANIA: A realeza degenera em Tirania. Forma política utilizada por pessoas sem limites de poder. Normalmente utilizam-se ameaças e violência como formas de reprimir a sociedade e fazer com que as imposições sejam aceitas.

*OLIGARQUIA: A aristocracia degenera em Oligarquia. Forma política utilizada por alguns grupos que dominam a cultura, a política e a sociedade do país. Normalmente dominam tais fatores em prol de seus próprios interesses.

*DEMAGOGIA: a democracia degenera em Demagogia. Forma política que consiste em levar o povo a confiar em falsas promessas e situações que na realidade não podem ser postas em prática.

3) Explique o que é Monarquia e República.

A Monarquia: é aquele em que um só governa, mas de acordo com as leis fixas e estabelecidas. VITALICIO: O monarca não governa por um tempo certo e limitado, podendo governar enquanto viver ou enquanto tiver condições para continuar governando;

HEREDITARIO: a escolha do monarca se faz pela simples verificação da linha de sucessão. Quando morre o monarca ou deixa o governo por qualquer motivo, é imediatamente substituído pelo herdeiro da coroa.

IRRESPONSAVEL: o monarca não tem responsabilidade política, isto é, não deve explicações ao povo ou a qualquer órgão sobre os motivos pelos quais adotou certa orientação política. República:a forma de governo que se opõe á Monarquia, tem um sentido muito próximo do significado de democracia, uma vez que indica a possibilidade de participação do povo no governo .

-TEMPORARIEDADE: Chefe do governo investido de um mandato com prazo de duração, por exemplo, 4 anos com direito a uma reeleição como no caso brasileliro.

(3)

-ELETIVIDADE: na República o chefe do governo é eleito pelo povo, não se admite a sucessão hereditária.

-RESPONSABILIDADE: o chefe do governo deve prestar contas de sua orientação política, ou ao povo diretamente ou a um órgão de representação popular.

4) Quais são os argumentos favoráveis e desfavoráveis em relação à

Monarquia?

1) sendo vitalício e hereditário, o monarca está acima das disputas políticas, podendo assim intervir com grande autoridade nos momentos de crise política.

2) o monarca é um fator de unidade do Estado, pois todas as correntes políticas tem nele um elemento superior, comum.

3) o monarca é alguém que desde o nascimento, recebe uma educação especial, preparando-se para governar.

AULA 08

1) Quais são as formas de Sitstemas de Governo? Explique

detalhadamente.

CARACTERISTICAS DO PARLAMENTO:

a) DISTINÇÃO ENTRE O CHEFE DO ESTADO(REPRESENTAÇÃO) E O CHEFE DO

GOVERNO(ADMINISTRAÇÃO):

* O parlamentarismo é o sistema de governo em que a chefia de governo (administração) é confiada ao próprio parlamento – daí a expressão parlamentarismo -, sendo exercida por um Primeiro Ministro que comanda um gabinete formado por ministros auxiliares, ao passo que a chefia do Estado (representação do Estado perante outros Estados e escolha do Primeiro Ministro) é confiada ao Presidente da República ou, se a forma de governo for a monárquica, ao rei.

* Quem indica o Primeiro Ministro é o Chefe de Estado (Presidente ou monarca) , mediante aprovação da maioria do parlamento; os demais ministros são nomeados pelo próprio Primeiro Ministro.

(4)

*O Estado Inglês atual – Monarquia Parlamentar, Suíça, Romênia, Hungria, Polônia e Bulgária.

b) INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO :

* O Chefe de Governo (Primeiro-ministro) e seus Ministros exercem o Poder Executivo (Gabinete). Não há que se falar, assim, em separação de poderes no sistema parlamentarista, na medida em que o Poder Legislativo (câmara) assume funções político-governamentais mais amplas, e se transforma em parlamento, assumindo ainda, o Poder Executivo através do gabinete de ministros.

c) CHEFE DO GOVERNO COM RESPONSABILIDADE POLÍTICA:

*Há fatores que determinam a demissão do Primeiro Ministro: a) perda da maioria parlamentar; b) voto de desconfiança.

*Outro fator de determina a demissão do Primeiro Ministro é a aprovação de um voto de desconfiança pelo parlamento. Se um parlamentar desaprova, no todo ou num importante aspecto, a política desenvolvida pelo Primeiro Ministro, propõe um voto de desconfica.

d)MANDATO DO PRIMEIRO MINISTRO POR PRAZO INDETERMINADO:

*Possibilidade de dissolução do Parlamento, com a convocação de eleições gerais, por injunção (situação criada por circunstâncias) do Chefe de Estado.

CARACTERISTICAS DO PRESIDENCIALISMO:

- O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É CHEFE DO ESTADO E CHEFE DO GOVERNO:

* o mesmo órgão unipessoal acumula as duas atribuições, exercendo o papel de vínculo moral do Estado e desempenhando as funções de representação, ao mesmo tempo em que exerce a chefia do poder executivo. O presidente, além das funções estritamente executivas, desempenha a atribuições políticas de grande relevância, numa autêntica função governativa.

- A CHEFIA DO EXECUTIVO É UNIPESSOAL:

* a responsabilidade pela fixação das diretrizes do poder executivo cabe exclusivamente ao Presidente da República. O vice-presidente, escolhido juntamente com o presidente, não tem qualquer atribuição, só podendo tomar conhecimentos dos assuntos do governo quando são públicos, ou quando o Presidente da República o permite.

- O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É ESCOLHIDO PELO VOTO:

* acentuam-se dois pontos básicos: a) é essencial que semelhante governo derive do grande conjunto da sociedade, não de uma parte inapreciável, nem de uma classe privilegiada

(5)

dela; b) é suficiente para esse governo que as pessoas que o administrem sejam designadas direta ou indiretamente pelo povo.

- O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É ESCOLHIDO POR UM PRAZO DETERMINADO:

* para assegurar o caráter democrático do governo foi estabelecida a escolha por eleições. O chefe do executivo, no regime presidencial, é eleito por um prazo fixo pré-determinado, findo o qual o povo é novamente chamado a escolher um novo governante. - O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TEM PODER DE VETO:

*os projetos aprovados pelo legislativo, a não ser que se trate de uma das raras hipóteses de competência exclusiva do poder legislativo, devem ser remetidos ao Presidente da República para receberem sua sanção, que é a manifestação de concordância.

- OS MINISTROS DE ESTADO SÃO ESCOLHIDOS PELO PRESIDENTE:

* Os ministros de Estado são escolhidos pelo presidente, e não tem tantas responsabilidades ou tanta autonomia como teriam em um sistema parlamentarista, eles cumprem apenas o papel de auxiliares do Presidente da República, o qual tem a liberdade de nomeá-los e de exonerá-los a qualquer tempo, dependendo de sua própria decisão.

2) Onde e como surgiu o sistema democrático moderno? Explique.

A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.

- Os Estados Unidos da América foram a primeira nação a criar um sistema democrático moderno, definitivamente consolidado em decorrência de sua vitória na guerra de independência contra a monarquia britânica

.

3) Segundo Dallari, quais as formas de Democracia Semidireta? Explique.

- REFERENDUM: O referendo é uma consulta popular. Porém, é importante destacar que o referendo é a consulta ao povo feita DEPOIS da aprovação de uma lei, seja ela complementar, ordinária ou emenda à Constituição. No plebiscito, ao contrário, a consulta é feita ANTES da elaboração da lei.

(6)

- O "referendum" também importa na participação do povo, mediante voto, mas com o fim específico de confirmar, ou não, um ato governamental. A decisão do referendo, assim como a do plebiscito, tem eficácia vinculativa, não podendo ser desrespeitada pelo administrador.

- Aqui sim concordamos que a participação se dá de forma semidireta, pois o ato já existe e deve apenas ser confirmado. Logo, a participação popular não é direta como ocorre no plebiscito, quando o próprio povo decidirá sobre a realização ou não do ato.

- PLEBISCITO: Atualmente, plebiscito é a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para o país. Ou seja, o plebiscito é um mecanismo democrático de consulta popular, antes da lei ser promulgada (passar a valer).

-No Brasil, o último plebiscito ocorreu em 21 de abril de 1993. Nesta ocasião, o povo foi consultado sobre a forma e o sistema de governo (Monarquia, República, Presidencialismo, Parlamentarismo). Através da consulta popular, o povo brasileiro decidiu manter a República Presidencialista.

-o plebiscito é um instrumento da chamada democracia semidireta, que procura corrigir o caráter indireto da democracia representativa pela participação popular na tomada de determinadas decisões;

-Segundo a Constituição brasileira de 1988 é permitido a apresentação de projetos de lei pelos poderes Legislativo, Executivo e pela iniciativa popular. Para esse último caso, a constituição exige como procedimento a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos 5 unidades federativas e no mínimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades.

Um fato importante até hoje, nenhuma proposta de iniciativa popular chegou a ser protocolada na Câmara dos Deputados devido a dificuldade e burocratização do processo. Apesar de inúmeras mobilizações terem acontecido, os projetos encaminhados pela iniciativa popular são adotados por um parlamentar ou pelas comissões, que garante sua tramitação no Congresso Nacional, assumindo assim a autoria do projeto.

-Veto popular é um instituto de forma de governo da democracia semi-direta, no qual dá-se aos eleitores, após a aprovação de um projeto pelo Legislativo, um prazo, geralmente de 60 a 90 dias, para que requeiram a aprovação popular. A lei não entra em vigor antes de decorrido este prazo e, desde que não haja a solicitação por um certo número de eleitores, ela

(7)

continuará suspensa até as próximas eleições, quando então o eleitorado decidirá se ela deve ser posta em vigor ou não.

4) Qual o tipo de Democracia é utilizada no Brasil? Explique.

DEMOCRACIA REPRESNTATIVA

:

-A impossibilidade prática de utilização dos processos da democracia direta,

bem como as limitações inerentes aos institutos de democracia semidireta, tornaram

inevitável o recurso à democracia representativa, onde, o povo concede um mandato a

alguns cidadãos, para, na condição de representantes, externarem a vontade popular e

tomarem decisões em seu nome, como se o próprio povo estivesse governando.

AULA 09

1) Explique o que é partido político?

O que vem a ser a mais importante instituição para o funcionamento de governos

democráticos, qual, seja, um partido político. O partido político é uma associação de

cidadão, chamados membros do partido, que se reúnem em torno de uma mesmo

ideal na condução do governo ou doutrina, visando alcançá-lo por meio de um plano

de ação governamental ou programa, mediante o apoio da população, seja como

militantes auxiliares na propagando do partido, seja simplesmente como simpatizantes

ou apoiadores morais, econômicos ou intelectuais, seja como eleitores, e que tem por

função exprimir e organizar as vontades populares na busca do poder.

- Definição jurídica: Organização de direito privado que, no sentido moderno da

palavra, pode ser definido como uma "união voluntária de

cidadãos

com afinidades

ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do poder

político".

(8)

2) Quais sao os princípios que regem a organização partidária no Brasil?

Explique.

A LIBERDADE DE ORGANIZAÇAO PARTIDÁRIA: conciste, como dispoe o art. 17 da C.F. como sendo livre a fusão, a incoporação ou a criaçao de partidos politicos. Entretanto tal liberdade possui condicionamentos, como por exemplo, a vedaçao de craçao de partidos políticos que nao tenham carater nacional, ou ainda que recebam recursos de empresas ou governos estrangeiros.

- AUTONOMIA OU DEMOCRACIA: o mesmo art. 17 da C.F. em seu primeiro paragrafo dispoe que os partidos políticos possuem AUTONOMIA para definir sua estrutura interna, organização e funiconamento, devendo seus estatutos estabelecer normas de FIDELIDADE PARTIDARIA. Não pode existir nenhuma interferencia externa na organizaçao de uma partido, bem como todos os seus membros devem ser fieis e disceplinar-se a seguir os princípios despostos no programa e objetivos do partido.

3) Quanto à organização externa dos partidos políticos, explique.

- SISTEMA DE PARTIDO ÚNICO OU UNIPARTIDARISMO:

* Unipartidarismo, Sistema Unipartidário ou Sistema de Partido Único é um sistema partidário próprio dos regimes autoritários em que um único partido político é legal, confundindo-se com o próprio Estado, sendo que legalmente não podem existir outros partidos. Às vezes o termo unipartidarismo é utilizado para descrever um sistema de partido dominante, em que existem outros partidos, mais as leis impedem a oposição de obter legalmente poder. Um regime unipartidário não deve ser confundido com uma democracia não-partidária que proíbe os partidos políticos. Este sistema pode surgir de ideologias comunistas, fascistas ou nacionalistas, ou senão do processo de descolonização, porque este partido teve um papel importante nas lutas de independência. Ex: china, cuba e coréia do norte.

- SISTEMA BIPARTIDÁRIO OU BIPARTIDARISMO:

* O bipartidarismo é uma situação política em que apenas dois partidos dividem o poder, ou constitucionalmente ou de facto, sucedendo-se em vitórias eleitorais em que um deles conquista o governo do país e o outro ocupa o segundo lugar nas preferências de voto,

(9)

passando a ser a oposição oficial e institucionalizada. Esta situação depende de estes dois partidos atraírem quase exclusivamente a atenção da mídia e da opinião pública, passando os demais partidos despercebidos pela maior parte da população.

* O Brasil teve um período bipartidarista durante 12 anos, entre 1966 e 1979, quando havia apenas a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Oficialmente, o Ato Institucional Número Dois (AI-2), decretado em 1965, permitia a fundação de outros partidos políticos, mas criava pré-requisitos (como a exigência de 20 senadores e 120 deputados federais para se fundar um novo partido), o que na prática impedia a existência de mais do que duas agremiações.

- SISTEMA PLURIPARTIDARIO OU PLURIPARTIDARISMO:

* Pluripartidarismo, também conhecido como sistema pluripartidário ou multipartidário, é um sistema político no qual três ou mais partidos políticos podem assumir o controle de um governo, de maneira independente. Pluripartidários, que são a maioria,

caracterizando-se pela existência de vários partidos igualmente dotados da possibilidade de predominar sobre os demais. O pluripartidarismo tem várias causas, ente elas o fracionamento interior das correntes de opinião e a superposição de dualismos.

* Verifica-se também que num mesmo povo é comum a existência concomitante de várias opiniões quanto ao fator social preponderante. E relativamente a cada um desses fatores existe um dualismo, havendo sempre duas posições fundamentais e opostas quanto a cada um deles. Se houver absoluta predominância de um dualismo, forma-se um sistema bipartidário. Entretanto, quando coexistem vários dualismos com significação política semelhante, todos eles darão margem ao aparecimento de dois partidos, havendo, portanto, a pluralidade partidária. Essa tendência à multiplicação de partidos, quando exagerada, pode levar a uma excessiva divisão do eleitorado, sendo impossível a qualquer partido obter sozinho o governo, donde resulta a necessidade de acordos eleitorais e de outros artifícios destinados a compor maiorias, quase sempre em dano de interesse público.

4) Explique o sistema majoritário e exemplifique.

SISTEMA MAJORITÁRIO: Elege-se o candidato que obtiver maior número de votos que

seu competidor, ou competidores. No Brasil a eleição para Presidente da República, Governador e Prefeito, exige a maioria absoluta dos votos, ou seja a "metade mais um". Não

(10)

havendo no primeiro turno a obtenção da maioria absoluta dos votos válidos, haverá 2º turno com os dois candidatos mais votados. Observe-se que só o partido que obtiver a maioria dos votos elegerão representantes, por isso diz-se sistema majoritário.

- Quanto ao problema da maioria apenas relativa, que é inferior à soma dos votos obtidos por todos os demais partidos, inúmeros sistemas procuram resolve-lo exigindo a maioria absoluta, isto é, só se considera eleito aquele que obtém mais da metade dos votos que compõe o colégio eleitoral, ou mais da metade dos votos depositados nas urnas. A experiência com tal sistema demonstrou, porém, que, não raro, nenhum dos candidatos obtém a maioria absoluta se houver mais de dois candidatos. Para superar essa dificuldade criou-se, então, o sistema de turno duplo, que consiste numa segunda votação, concorrendo apenas os dois candidatos mais votados na primeira

Referências

Documentos relacionados

Esta nova visão sugere, ainda, que se o mercado entende que o ajustamento fiscal vai tornar as finanças públicas sustentáveis, o prémio de taxa de juro (devido à inflação ou

• Os instrumentos da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) são realmente capazes de garantir renda ao produtor. • A globalização dos mercados permite o funcionamento

NÃO CONSIGO ESCREVER um TCC ISTO É apenas um ensaio Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Graduação.. Universidade Federal do Rio Grande

Ainda segundo Cardim, para Justiniano no período da transação o Judiciário devia ter força, ideia que não vingou porque o Executivo não abriu mão de suas

A vítima de assédio sexual também pode denunciar o ofensor imediatamente, procurando um policial militar mais próximo ou a segurança do local - caso esteja em um ambiente privado ou

a terra de Israel a fim de traçarmos a estratégia de Deus para alcançar o proposto pelo Senhor Jesus, em Atos 1:8 (“Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e

Mais do que um campo para sediar a Copa do Mundo, o projeto de construção de um estádio no Rio de Janeiro gestado em 1943 por imprensa, clubes, FMF e governos municipal e

Nos critérios do Canada refere-se que as interacções medicamentosas e as interacções de medicamentos com certas doenças deve ser enfatizada quando se aborda a prescrição