• Nenhum resultado encontrado

MatrigraniCF-RelPadCE240ListEx2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MatrigraniCF-RelPadCE240ListEx2"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

RELATO PADRONIZADO LISTEX2 CE-240

CIRO FERNANADES MATRIGRANI

PROFESSORES ADILSON CUNHA E VIEIRA DIAS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2011

(2)

1

INTRODUÇÃO

A Seção 1.1 deste Capítulo exibe a motivação para o desenvolvimento desta lista e a seção 1.2 o objetivo.

1.1

Motivação

É na Fase Inicial de Pré-Análise que se estabelecem os “o quês” que os Aplicativos de um Projeto de Sistema de BD devem realizar. A aplicação dessas 6 primeiras Técnicas representa uma seqüência lógica e natural de desenvolvimento que, se seguidas fielmente, facilitarão o trabalho de construção, tanto de Projetos de Sistemas de BD, como de Projetos de Pesquisa, envolvendo diferentes graus de conhecimento e níveis complexidade.

A aplicação seqüencial e consciente dessas 6 Técnicas permite especificar, de maneira consistente, “o quê” um Sistema de Informações Computadorizadas deverá ser capaz de realizar, “quando” ele estiver pronto.Portanto, se um Protótipo de Sistema de BD for capaz de realizar tudo aquilo que foi especificado, pode-se afirmar que ele será “Um Protótipo de Sistema com Qualidade, pois terá Conformidade com os seus Requisitos”.

1.2

Objetivo

Esta ListEx 2 tem por objetivo Aplicar a Heurística do Objetivo na sua Proposta de Protótipo de Projeto de Aplicativo de BD para a Matéria CE-240; na sua Proposta de Pesquisa em nível de Trabalho de Graduação (TG), Dissertação de Mestrado (DM) ou Tese de Doutorado (TD); e pesquisar 3 (três) diferentes assuntos na Internet, visando aumentar a eficácia e diminuir o desperdício de recursos durante o desenvolvimento de Trabalhos de Pesquisa no ITA.

O Capítulo 2 mostra o Conteúdo e o Capítulo 3 a Conclusão.

2

CONTEÚDO

A seção 2.1 e 2.2 apresentarão das o desenvolvimento das Versões 2.0 da Definição do Problema, da Definição da Solução e da Redefinição do Título do Protótipo de Projeto de Aplicativo de Banco de Dados e do Trabalho de Pesquisa SONaR – Sistema de Operação e Navegação de Aeronaves Agrícolas respectivamente. A Seção 2.3 mostra o processo das três pesquisas na Internet.

2.1

Elaboração das Versões 2.0 da Definição do Problema, da

Definição da Solução e da Redefinição do Título do Protótipo de

Projeto de Aplicativo de Banco de Dados.

Esta seção detalhara o processo de redefinição do Problema, da Solução e do Título do protótipo de Projeto de Aplicativo de Banco de Dados do Projeto Acadêmico do Sistema Smart Grids a seguir:

(3)

Este Aplicativo de Banco de Dados de ILUminação INdustrial (ABD-ILU-IN) deverá ser capaz de propiciar pelo menos as seguintes funcionalidades: Monitoramento de Luzes de Emergência, Controle de Alarmes e Gerenciamento Operacional.

2.1.1 Definição do Problema.

Esta subseção detalhara o processo de redefinição da Versão 2.0 do Problema do Protótipo de Projeto de Aplicativo de Banco de Dados ABD-ILU-IN:

2.1.1.1 Identificação do Problema.

Esta subseção mostrará o processo de definição dos Elementos Essenciais: • EA(s) - Efeitos Adversos (O que está errado?):

O projeto Smart Grids precisa incluir o gerenciamento operacional e monitoramento do uso de luzes de emergência e alarmes do setor industrial visando redução do consumo de energia elétrica.

• C(s) - Causas (Porque está errado?)

O setor industrial não possui um sistema que monitore e gerencie operacionalmente o uso de luzes de emergência e alarmes no setor industrial visando economia de energia elétrica. • T - Tarefa (O que, quem, onde e quando se deseja realizar?)

 (O quê?) Desenvolver um sistema de banco de dados que monitore e gerencie operacionalmente o uso de luzes de emergência e alarmes;

 (Em que âmbito?) No setor industrial, no módulo do projeto Smart Grid;  (Quando?) Até o final do primeiro semestre de 2011.

• P – Propósito (Para quem se deseja realizar tal tarefa?) Para reduzir o consumo de energia elétrica.

2.1.1.2 Enunciado do Problema.

Desenvolver (O que?) um sistema de banco de dados que monitore e gerencie operacionalmente o uso de luzes de emergência e alarmes (em que âmbito?), no setor industrial, como módulo do projeto Smart Grid, (Quando?) até o final do primeiro semestre de 2011, (Para que?) para reduzir o consumo de energia elétrica.

2.1.2 Definição da Solução.

Esta subseção detalhara o processo de redefinição da Versão 2.0 da Solução do Protótipo de Projeto de Aplicativo de Banco de Dados ABD-ILU-IN:

(4)

 ASP1: Não incluir o aplicativo de banco de dados para o gerenciamento operacional e monitoramento do uso de luzes de emergência e alarmes do setor industrial no sistema Smart Grids.

 ASP2: Contratar uma empresa especializada para realizar o gerenciamento operacional e monitoramento do uso de luzes de emergência e alarmes do setor industrial visando redução do consumo de energia elétrica.

 ASP3: Desenvolver e implementar um módulo de aplicativo de banco de dados para o sistema Smart Grids que propicie o gerenciamento operacional e monitoramento do uso de luzes de emergência e alarmes do setor industrial visando redução do consumo de energia elétrica.

 ASP4: Fazer uma campanha para a redução do consumo de energia elétrica no uso de luzes de emergência e alarmes do setor industrial sem necessidade gerenciamento operacional e monitoramento.

• Análise APA - Adequabilidade + Praticabilidade + Aceitabilidade

 Adequabilidade: A solução ASP1 é Inadequada porque vai de encontro direto com o (O Quê?) da Tarefa, por tanto falha no quesito “Integridade” da Adequabilidade tonando-se definitivamente Inadequada. A solução ASP2 e ASP 4 falham no fator Âmbito pois não são direcionadas ao projeto Smart Grids, são Inadequada. A solução ASP3 é considerada adequada em todos os fatores.

 Praticabilidade: A ASP1 é torna-se praticável por não utilizar recurso nenhum e nem exigir experiência, mas torna-se Impraticável por não trazer resultados. As soluções ASP2 e ASP3 são Impraticáveis, pois carecem de recursos financeiros e humanos que não estão disponíveis ao autor. A solução ASP3 é Praticável, pois exige conhecimento técnico disponível para execução desta, e nenhum recurso financeiro extravagante.

 Aceitabilidade: A ASP1 foi considerada Inaceitável porque a alternativa de solução “não convém”, os resultados são nulos de acordo com o problema. A solução ASP2 tem um “risco” alto e o resultado pode não “compensar” os custos assim como a solução ASP$4, ambas Inaceitáveis. A solução ASP3 foi considerada Aceitável porque convém e não possui riscos.

• ASE - Alternativa de Solução Escolhida

A solução escolhida foi a ASP3 “Desenvolver e implementar um Aplicativo de Banco de Dados de aplicativo de banco de dados para o sistema Smart Grids que propicie o gerenciamento operacional e monitoramento do uso de luzes de emergência e alarmes do setor industrial visando redução do consumo de energia elétrica”.

(5)

A versão 1.0 do título é Aplicativo de Banco de Dados de ILUminação INdustrial (ABD-ILU-IN). Para se adequar mais a solução é proposta uma redefinição do titulo para Aplicativo de Banco de Dados (ABD-) Sistema Industrial de Monitoramento do Uso de Luzes e Alarmes (SIMULA).

2.2

Elaboração das Versões 2.0 da Definição do Problema, da

Definição da Solução e da Redefinição do Título do Trabalho de

Pesquisa no ITA em nível de TG, DM ou TD.

A proposta selecionada para aquisição de Versões 2.0 nas definições de Problema, da Solução e do Título foi o tema do segundo artigo publicado pelo autor: SONaR – Sistema Brasileiro de Operação Navegação e Rastreamento para Aeronave Agrícolas.

Esta escolha foi feita pela falta de uma definição formal de uma linha de pesquisa ao nível de DM ou TD ainda nesta instituição, e esta publicação se apresenta como uma das alternativas de áreas que o autor tem afinidade para seguir na sua produção acadêmica. O trabalho possui um titulo, e foi executado e concluído como solução de um problema obtendo todos os requisitos para servir como tema e contexto para esta lista de exercício. O artigo na integra pode ser visto na url: https://sites.google.com/site/cmatripgita/publicac/sonar.

2.2.1 Motivação.

Esta subseção mostra a motivação tal qual está presente no artigo: SONaR – Sistema Brasileiro de Operação Navegação e Rastreamento para Aeronave Agrícolas.

A aplicação de agrodefensivos através da aviação agrícola é uma prática comum no Brasil. Quanto maior a automação em todo o processo, a aplicação se torna mais precisa e homogênea, reduzindo o consumo e o desperdício de agrodefensivos. Para o agricultor os custos com agrodefensivos representam em média 40% dos custos totais [4].

100% das 1017 aeronaves registradas no Brasil possuem algum tipo de equipamento básico de navegação [1]. Duas fabricantes estrangeiras destes equipamentos cobrem a demanda com mais de 90% de participação no mercado [2]. Sem o desenvolvimento destes equipamentos de navegação no Brasil, estes chegam mais caros do exterior. Porém, a customização destes aparelhos às características do mercado agrícola brasileiro se torna reduzida, e sua manutenção, custosa e demorada. Menos de 20% destas aeronaves possuem algum tipo de sistema de controle automático integrado e adequado à realidade nacional [4].

2.2.2 Definição do Problema.

Esta subseção detalhara o processo de redefinição da Versão 2.0 do Problema do Projeto SONaR:

2.2.2.1 Identificação do Problema.

Esta subseção mostrará o processo de definição dos Elementos Essenciais: 2.2.2.1.1 EA(s) - Efeitos Adversos (O que está errado?)

(6)

 EA1: A falta de automação no processo de aplicação de agrodefensivos através da aviação agrícola no Brasil torna o processo de aplicação menos preciso e homogêneo, aumentando o consumo e o desperdício de agrodefensivos.

 EA2: Para o agricultor os custos com agrodefensivos representam em média 40% dos custos totais.

 EA3: Menos de 20% das aeronaves brasileiras possuem algum tipo de sistema de controle automático integrado e adequado à realidade nacional.

 EA4: Com a distância das sedes dos fabricantes internacionais, a manutenção dos aparelhos de navegação para aplicação de agrodefencivos em aeronaves brasileiras é custosa e demorada.

2.2.2.1.2 C(s) - Causas (Porque está errado?)

 C1: Duas fabricantes estrangeiras destes equipamentos cobrem a demanda com mais de 90% de participação no mercado.

 C2: Sem o desenvolvimento destes equipamentos de navegação no Brasil, estes chegam mais caros do exterior.

 C3: A demanda por equipamentos mais baratos faz com que as fabricantes disponibilizem versões mais simples e com menos recursos e menos automação. 2.2.2.1.3 T - Tarefa (O que, quem, onde e quando se deseja realizar?)

 (O que?) Desenvolver um software de navegação operação e rastreamento que automatize a aplicação de insumos agrícolas;

 (Em que âmbito ?) no mercado nacional;

 (Quando?) Até o final do segundo semestre de 2010. 2.2.2.1.4 P – Propósito (Para quem se deseja realizar tal tarefa?)

Para reduzir o custo e aumentar a automação das aplicações de insumos agrícolas na agroindústria nacional.

2.2.2.2 Enunciado do Problema (Objetivo + Finalidade)

Desenvolver (O que?) um software de navegação operação e rastreamento que automatize a aplicação de insumos agrícolas, (Em que âmbito?) no mercado nacional, (Quando?) Até o final do segundo semestre de 2010, (Para que?) para reduzir o custo e aumentar a automação das aplicações de insumos agrícolas na agroindústria nacional.

2.2.3 Definição da Solução.

Esta subseção detalhara o processo de redefinição da Versão 2.0 da Solução do projeto SONaR – Sistema Brasileiro de Operação Navegação e Rastreamento para Aeronave Agrícolas. 2.2.3.1.1 ASP(s) - Alternativas de Soluções Possíveis

(7)

 ASP1: Manter a situação atual no setor da agroindústria nacional permitindo que as empresas internacionais continuem com a liderança e domínio do mercado de sistemas de navegação para aplicação de agrodefensivos.

 ASP2: Elaborar, junto com os fabricantes internacionais atuais, uma versão simplificada com recursos básicos visando diminuição dos custos para o mercado nacional.

 ASP3: Desenvolver e implementar uma versão nacional de um sistemas de navegação para aplicação de agrodefensivos.

 ASP4: Adquirir recursos e subsídios governamentais para redução dos custos e desperdício de agrodefencivos para os agricultores nacionais.

2.2.3.1.2 Análise APA - Adequabilidade + Praticabilidade + Aceitabilidade

 Adequabilidade: A solução ASP1 é Inadequada porque vai de encontro direto com o (O Que?) da Tarefa, por tanto falha no quesito Integridade da adequabilidade. A solução ASP2 é Parcialmente Adequada porque resolve o problema dos custos, mas não da automação, torna-se Inadequada na fator Âmbito porque não se dirige ao mercado nacional. A solução ASP3 é Adequada nos aspectos das tarefas, a solução ASP4 é Inadequada por falta de Afinidade, pois não é da mesma natureza das Tarefas.

 Praticabilidade: A ASP1 é Praticável na questão dos custos e recursos, mas Impraticável no fator Qualidade. As soluções ASP2 é Parcialmente Praticável por que resolve a questão dos custos, mas também falha no fator Qualidade pela falta de automação. A ASP3 é Praticável considerando os recursos e a experiência dos autores originais do projeto. A ASP4 é Praticável, mas não possui recursos garantidos, dependendo de negociação, assim como a ASP2, o que as tornam Parcialmente Praticáveis.

 Aceitabilidade: Na ASP1, a alternativa de solução “não convém” porque os resultados são nulos de acordo com o problema, foi considerada Inaceitável. A solução ASP2 não foi considerada Inaceitável porque não tem um resultado compatível com o esforço. A solução ASP3 foi considerada Aceitável porque convém, possui riscos e custos, mas trará um resultado equivalente. A ASP4 foi considerada Inaceitável, pois foi vista como uma atenuante e não uma solução ao problema. 2.2.3.1.3 ASE - Alternativa de Solução Escolhida.

Desenvolver e implementar uma versão nacional de um sistemas de navegação para aplicação de agrodefensivos.

(8)

Para se adequar melhor a Alternativa de Solução Escolhia “Desenvolver e implementar uma versão nacional de um sistemas de navegação para aplicação de agrodefensivos” poderia ser proposto o título “2N4A” – Navegador Nacional para Aplicações de Agrodefensivos por Aeronaves Agrícolas.

2.3

Pesquisas na Internet sobre 3 (três) assuntos diferentes, a fim de

otimizar recuperações de informações armazenadas nos útimos

dois anos.

Esta seção mostra o processo do exercício de pesquisas na Internet sobre 3 (três) assuntos diferentes, a fim de otimizar recuperações de informações recentemente armazenadas nos últimos dois anos, sobre os seguintes assuntos:

2.3.1 Pesquisa sobre Temática de Protótipo de Projeto de Aplicativo de BD;

Periódico

o Revista Exame: O impacto de Smart Grids nas Cidades;

o http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0988/noticias/as-cidades-serao-assim.

Artigo

o Patrick McDaniel, Stephen McLaughlin, "Security and Privacy Challenges in the Smart Grid," IEEE Security and Privacy, vol. 7, no. 3, pp. 75-77, May/June 2009, doi:10.1109/MSP.2009.76;

o http://www.computer.org/portal/web/csdl/doi/10.1109/MSP.2009.76

2.3.2 Pesquisa sobre Temática de TG, DM ou TD; e

Blog

o O Pulverizador;

o http://www.pulverizador.blogspot.com/.

Tese

o Desempenho de um Controlador de Fluxo com DGPS para Máquinas de Pulverização;

o http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bla/33004064021 P7/2003/carvalho_wpa_dr_botfca.pdf.

2.3.3 Pesquisa sobre Hobby ou Passatempo Preferido.

Repositório

o API Google Gadgets;

(9)

Canal Youtube

o Documentários e Curiosidades;

o http://www.youtube.com/user/HomensRacionais#g/p.

3

CONCLUSÃO

Na área acadêmica é imprescindível o uso de técnicas de analise e validação, como citado na durante as aulas expositivas: “Nem tudo aquilo que é realizado apenas intuitivamente poderá resistir às verificações e validações de uma Banca Examinadora” e “Se Heurísticas, Métodos ou Técnicas de auto-verificação e auto-validação existem, por que não utilizá-las, de forma eficaz ?”. Estas duas frases deixam bem claras a necessidade do aprendizado e aplicação de heurísticas em um trabalho acadêmico sério e comprometido.

A pesquisa na Internet, cobrando recursos recentes, mostra que um trabalho sempre deve estar atualizado, e que a Internet possui inúmeras fontes que devem ser consultadas principalmente em relação ao que já está sendo executado no campo de pesquisa escolhido, para não haver redundância, e adquirir suporte nos estudos recentes.

REFERÊNCIAS

[1]ANAC. RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro, 2010. Disponível em: www.anac.gov.br

[2]ARAÚJO. DGPS – Uma revolução tecnológica na Aviação Agrícola Brasileira - completará 15 anos, 2009.

[3]MOLIN. Orientação de Aeronave Agrícola por DGPS Comparada com Sistema Convencional por Bandeiras, 1998.

[4]PULVERIZADOR - Consultoria em Tecnologia de Aplicação, 2010. Disponível em: pulverizador.blogspot.com

[5]SILVEIRA. Cenário atual da Aviação Agrícola no Brasil, São José dos Campos, SP – Brasil, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Field Studies on the Ecology of the Sand Fly Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychod- idae) at an Endemic Focus of American Visceral Leishmaniasis in Colombia. Bionomía de los

Este presente artigo é o resultado de um estudo de caso que buscou apresentar o surgimento da atividade turística dentro da favela de Paraisópolis, uma

Ambos os colaboradores concordam com as dificuldades encontradas durante (desenvolvimento do produto) e após o processo de incubação (estabelecimento das empresas no

seria usada para o parafuso M6, foram utilizadas as equações 14 e 15, referentes aos parafusos de 8 mm de diâmetro e folga entre parafuso e furo de 0,5 mm, que definem,

No entanto, os resultados apresentados pelo --linalol não foram semelhantes, em parte, aos do linalol racêmico, uma vez que este apresenta um efeito vasorelaxante em anéis de

Resumo: O presente trabalho corresponde a um estudo empírico descritivo e exploratório que aborda comportamentos e falas de atores políticos que participaram do processo legislativo

As micotoxinas são compostos químicos tóxicos provenientes do metabolismo secundário de fungos filamentosos e conhecidas pelos danos causados à saúde humana e

onde Qe são as forças de origem externa ao sistema e Qc são as forças de reação. Estas equações não podem ser utilizadas diretamente, pois as forças de