• Nenhum resultado encontrado

Prelúdio Projeto Pedagógico Litúrgico Musical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prelúdio Projeto Pedagógico Litúrgico Musical"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CULTO 1º Domingo após PENTECOSTES - TRINDADE FACULDADES EST - Dia 29/05/2013

Tema: “O Espírito sopra onde quer”

Oficiantes: P. Martin Volkmann, Est. Teol. Felipe e Juliana Prelúdio – Projeto Pedagógico Litúrgico Musical

Acolhida

L. Salmo 8.1-2,9.

“1Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade. 2

Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

9

Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra o teu nome!”.

Magnífico o teu nome, pois podemos ver, tocar e sentir a beleza de sua criação. Assim como água que é tanto líquida, sólida e gasosa, o amor de Deus também é triuno, Pai, Filho e Espírito Santo.

Bom dia a todos e todas, sintam-se acolhidos e acolhidas nesta manhã de quarta-feira, 29 de maio de 2013.

Nesta semana, de acordo com o calendário litúrgico, lembramos o domingo da Trindade, primeiro domingo após

Pentecostes. O Filho do Homem subiu aos céus, está junto ao seu Pai, e nos enviou seu Espírito Consolador e vivificador. Nesta celebração, convidamos a todas e todos, para juntos e juntas, vermos, tocarmos e sentirmos o que representa para a igreja Cristã, esta ação.

Este culto será oficiado pelo Prof. P. Secretário Executivo da OGA Martin Volkmann, estudantes de teologia Juliana e Felipe, bem como pelo Projeto Pedagógico Litúrgico Musical.

Convido a cantarmos o hino 85. Hino: 85 – Vem, Espírito Divino L. Saudação Trinitária

Nós estamos aqui reunidos e reunidas não apenas em nosso próprio nome, mas em nome e na presença do Trino Deus que é Pai/Mãe, Filho e Espírito Santo (+) Amém.

Convidamos aqueles e aquelas que puderem se colocar de pé. Queremos agora confessar os nossos pecados diante de Deus orando:

“Amado e bondoso Deus, chegamos diante de tua presença e confessamos que somos falhos quando omitimos a nossa fé por medo, por angústia, por egoísmo, quando não demonstramos amor ao nosso próximo, quando nos calamos diante das injustiças que nos cercam.

Amado e Trino Deus, tu cumpriste tuas promessas, enviaste teu Filho nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e através

(2)

dele, nos mostrastes o caminho a verdade e a vida crendo em ti e em tuas palavras. Perdoa-nos por muitas vezes duvidarmos de tuas promessas, duvidarmos de teus ensinamentos. Perdoanos Senhor quando juntos e juntas cantamos o hino 150, Se sofrimento te causei Senhor:

Hino: 150 – Se sofrimento te causei

L. Pela nossa confissão, e pela confiança na promessa da graça de Deus, anuncio-vos o perdão dos pecados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (+) Amém.

Comunidade queira sentar-se. Kyrie

L. Há tantas pessoas no mundo, em nosso país, em nossa cidade, nos bairros, que clamam por auxílio, que clamam e pedem ajuda, sofrendo as mais diversas dores, as mais diversas dificuldades. Não têm abrigo para repousar sua cabeça, não têm cobertor para se aquecer do frio, não têm alimento para saciar a sua fome, não têm água para saciar a sua sede. Por estes e tantos outros é que clamamos a Deus cantado Pelas dores deste mundo:

Hino: Pelas dores deste mundo Oração do dia

L. Convido aqueles e aquelas que puderem para se colocar de pé para orarmos.

“Deus da vida e da Paz. Louvamos-te e agradecemos-te por podermos estar reunidos e reunidas nesta celebração.

Agradecemos-te por esta semana, pelas pessoas que estiveram presentes conosco ao longo destes dias. Envia o teu Espírito de amor e de paz e nos capacita na vivência deste teu amor, no convívio e na solidariedade com nossos semelhantes, com os nossos familiares, com nossos colegas, com aqueles e aquelas que nos auxiliam em nossas necessidades físicas, mentais, materiais e até mesmo espirituais. Esteja conosco nos orientando na reflexão de tua Palavra. Rogamos-te em nome de Jesus Cristo. AMÉM.

LITURGIA DA PALAVRA

L. Preparando-nos para ouvirmos a Sagrada Escritura, cantemos do hino 130 as estrofes 1 até 4.

Hino: 130 – Senhor, tu nos chamas-te, portanto estou aqui 1º Leitura: Provérbios 8.22-32

L. Para aclamarmos o Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, convido a quem puder para se colocar de pé. (pausa) e Cantemos Aleluia:

Hino: Aleluia Milanez 2º Leitura João 16.12-15 Pregação

Ofertas

(3)

Enquanto serão recolhidas as ofertas, cantemos o hino 181. Hino: 181 – Viver com Jesus é Cantar (Como resposta a palavra ouvida cantemos o hino 181 e recolhemos as ofertas)

Oração geral da Igreja

L. Convido aos que puderem, para que se coloquem de pé. Oremos:

“Amado e misericordioso Deus, nós te somos gratos por cumprires com tua promessa e nos enviar teu filho Jesus Cristo, que nos mostrou com suas ações como podemos contribuir em nossas ações diárias em benefício do nosso próximo. Somos gratos por nos enviar o teu Santo Espírito consolodor, que nos capacita, nos dás força e ânimo quando nos encontramos em situações difíceis de dor, angústia, tristeza, desesperança.

(Juliana) Amado Deus, intercedemos por todas as pessoas que sofrem, vítimas das mais diversas violações. Intercedemos pelo mundo, que, em lugar da cobiça e do preconceito tomem lugar o respeito, o diálogo, o crescimento mútuo. Intercedemos pelo nosso país, para que nossos representantes valorizem entre a população brasileira a solidariedade e o amor, apoiando com ações efetivas nas políticas públicas.

Intercedemos pela Igreja, que ela possa acolher as pessoas da melhor forma. Intercedemos por esta comunidade, a comunidade da EST, pelos nossos colegas, professores e professoras, funcionários e funcionárias.

Tu sabes, ó Deus, o que tudo se passa dentro de nossos corações e mentes. A ti intercedemos em oração. Por Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

Preparo da mesa e ofertório

L. Deus sempre é fiel. Por isto é que confiamos na sua presença em nossa vida. Ele está entre nós, nos congrega, nos reconcilia, nos conforta. Experimentamos essa presença de Deus na Ceia do Senhor. Por isto, preparemos a mesa da comunhão.

Enquanto o pão, o suco da videira e as ofertas são trazidos, cantemos:

♪ (Em Tua Casa, n.26) Nosso Pai nos põe a mesa Oração do ofertório L. Oremos:

Nós te louvamos, Deus fiel, por tua generosidade: pela terra, pelo trabalho e pelos dons para te servir. Em gratidão a ti colocamos em tuas mãos parte do que nos deste. Que estas ofertas sirvam para o bem-estar das pessoas que as receberem.

Eternamente sejas louvado Deus fiel, pelo pão e pelo fruto da videira, produtos da ampla e generosa natureza que alimenta teus filhos e tuas filhas. Que estes alimentos sejam recebidos,

(4)

nesta Ceia, como comida e bebida da salvação em Cristo Jesus.

Oração eucarística

Prefácio

L. Convidamos aqueles e aquelas que puderem, a se colocar de pé.

Porque tu estás conosco, Senhor, a nossa existência humana encontra em ti refúgio na oração. Porque tu és em todos os momentos o nosso amparo e consolo, nós te rendemos graças em todos os tempos e em todos os lugares.

Pai Eterno e Todo Poderoso, gratos te somos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Que levou o teu amor até as últimas consequências, libertando-nos das amarras da morte através de sua ressurreição. Por isso, com toda a tua Igreja e os coros celestiais, louvamos e adoramos teu glorioso nome, cantando o sempiterno hino:

Sanctus

Hino: 125 – 1ª Estrofe

Anamnese

L. Graças te damos, ó Deus, pois nos enviaste teu Filho Jesus Cristo, por meio do qual fizeste todas as coisas, nascido pelo Espírito Santo e concebido pela humanidade de Maria. Ele viveu entre pessoas simples e marginalizadas, anunciando-lhes o teu Evangelho.

Graças te damos, pois no mistério do infinito amor de teu filho venceste a morte e esmagaste os poderes do mal.

Narrativa da instituição

L. Graças te damos, pois nosso Senhor Jesus Cristo, na noite de sua entrega, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

Epiclese

L. Deus fiel, que teu Espírito vivificador, que nos concede a alegria pela ressurreição de Jesus Cristo, nos una como corpo teu. Dá que, partilhando este pão e bebendo do cálice, possamos viver a partir de tua promessa em nossa vida diária e dar testemunho de tua fidelidade.

Mementos

L.Guia-nos Senhor até a festa da alegria plena, preparado e vivenciado com todas as pessoas que deram testemunho do teu amor e que se entregaram na firme confiança da ressurreição. Com todas elas cantamos o teu louvor e esperamos a felicidade do teu Reino, onde poderemos, te glorificar.

Doxologia

♪ C Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai Todo-Poderoso,

(5)

na unidade do Espírito Santo,

toda honra e toda glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém.

PAI NOSSO

L. Em sinal de Paz e amor para com o próximo nos demos as mãos e oremos a oração que Jesus Cristo nos ensinou a orar: Pai-Nosso...

Fração

L. (elevando o pão) O pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo.

(elevando o cálice) O cálice pelo qual damos graça é a comunhão do sangue de Cristo.

♪ C. Nós, embora muitos, somos um só corpo.

L.Venham, pois tudo já esta preparado, quem convida é o próprio Senhor.

A comunhão será feita em um grande círculo incluindo o grupo musical.

Momento reflexivo

Oração pós-comunhão

L. Graças te rendemos, bondoso e fiel Senhor, que nos restauraste a vida por meio da comunhão em teu corpo e sangue. Ajuda-nos para que esta ceia fortaleça a nossa fé em ti, no amor fraternal entre nós irmãos e irmãs. Amém.

A comunidade pode sentar.

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos

BÊNÇÃO e ENVIO

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho teve como objetivo identificar e fazer uma caracterização de consórcios públicos atuantes no setor de resíduos sólidos no Brasil, ressaltando aspectos

Dar vida ao Dia Mundial da Paz como forma de fazer Natal todos os dias, salientando nas Eucaristias deste dia a mensagem do Papa para o 44º Dia Mundial da Paz, que este ano tem

155 Figura 89 - Diagrama de refração para ondas de S destacando o foco de convergência de onda mencionado no texto – trecho costeiro entre Enseada do Batel e foz do rio

Analisou-se a assistência pré-natal (PN) de uma unidade com Estratégia Saúde da Fa- mília do Município de São Paulo, conforme os indicadores do Programa de Humaniza- ção

educação em saúde; vigilância em saúde; sistemas de Informação em saúde; doenças e agravos não transmissíveis; doenças transmissíveis; enfermagem em

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras combinadas acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira

Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria,

Imposto diferido: O imposto de renda e a contribuição social diferidos (“impostos diferidos”) são reconhecidos sobre as diferenças temporárias entre os saldos de ativos e