• Nenhum resultado encontrado

G E S T Ã O D E P E S S O A S E M 7 P A S S O S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G E S T Ã O D E P E S S O A S E M 7 P A S S O S"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

E M 7 P A S S O S

Um guia que vai otimizar a gestão de pessoas no seu negócio.

(2)

houver pessoas engajadas. O sucesso de uma

organização depende das pessoas que a compõe!

Somente pessoas são capazes de gerar resultados

(3)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO... 4

2. ACERTE EM CHEIO NAS CONTRATAÇÕES...5

3. DESENVOLVA O PROTAGONISMO...7

4. PREPARE SEUS LÍDERES ...8

5. FEEDBACK: A FERRAMENTA QUE NÃO PODE FALTAR..9

6. ESTIMULE O TRABALHO EM EQUIPE...11

7. ENTENDENDO A CULTURA...12

8. PREPARE- SE...14

(4)

INTRODUÇÃO

A publicação desse e-book é uma iniciativa da Partner RH em compartilhar conhecimentos na área de recursos humanos e contribuir com empresários na gestão de seus negócios, em especial no que diz respeito às pessoas.

Já imaginou ter funcionários engajados, que tomam decisões assertivas, inovam, pensam e agem como se fossem os donos do negócio? Isso é totalmente possível! Para isso, as empresas

precisam mais do que nunca aperfeiçoar a forma de conduzir pessoas e processos, reinventando-se e voltando sua atenção para a performance de seus funcionários.

E essa primeira edição surge com esse fim, como um guia simplificado, que aborda desde os aspectos do recrutamento e seleção (a base da gestão de pessoas), finalizando com esclarecimentos objetivos sobre a importância de desenvolver a cultura organizacional.

Espero que a leitura dessa publicação desperte seu interesse pela gestão de pessoas e faça compreender o quanto a adequada gestão de pessoas pode impactar positivamente os resultados do seu negócio.

Esse e-book contou com a participação da fundadora Poliane Campos J. Tonini e de toda equipe PartnerRH, que está constantemente aperfeiçoando a forma de “ser” e “fazer” gestão de pessoas.

(5)

ACERTE EM CHEIO NAS CONTRATAÇÕES

Sem dúvida o primeiro passo para garantir a eficiência do seu negócio é contratar certo. É comum encontrar empresários com dificuldades na contratação de profissionais e com alta rotatividade (turnover) no seu negócio.

Escolher o profissional certo não é uma tarefa fácil, afinal, os resultados estão diretamente atrelados ao desempenho dos funcionários, e é com sua contribuição que iremos garantir o aumento de lucratividade, redução de custos e melhoria continua dos processos de trabalho.

Equívocos nesse processo podem custar muito

caro para a empresa, trazendo problemas como

baixa qualidade na execução do trabalho, prejuízos no atendimento ao cliente e altos custos com rescisões trabalhistas.

Contratar é muito mais do que simplesmente escolher alguém, é pensar estrategicamente sobre os objetivos da empresa, o tipo de trabalho a ser executado, as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias ao cargo e a diferença que esse profissional fará no futuro da organização.

(6)

ACERTE EM CHEIO NAS CONTRATAÇÕES

Então qual é o segredo para contratar o profissional

certo?

Trace o perfil ideal determinando todos os pré-requisitos necessários ao ocupante do cargo;

Saiba “vender” a sua empresa ao anunciar uma oportunidade. Faça o candidato se interessar pela sua empresa;

Realize entrevistas com base nas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) do cargo;

Analise minuciosamente os comportamentos do candidato.

E lembre-se: Não se pode contratar alguém simplesmente pensando no tempo presente! Um profissional deve ser contratado para fazer parte da história da organização, trazendo seu potencial para desenvolver, transformar, criar, inovar e renovar os processos da empresa. Cada profissional que chega à empresa é uma oportunidade de gerar valor.

A pressa pela contratação, a falta de definição de perfil e o despreparo dos recrutadores trazem prejuízos, altos custos e impactam negativamente no futuro e na estratégia do negócio.

(7)

DESENVOLVA O PROTAGONISMO

Depois de encontrar o profissional certo, o próximo passo é “educá-lo” para o seu negócio. E mais do que dizer o que ele tem que fazer, as empresas precisam permitir que ele desenvolva seu máximo potencial.

Sendo assim, enxergar os funcionários como atores principais do negócio é o que há de mais moderno e o que tem apresentado mais resultado para as empresas, tanto em termos de retenção de talentos como de lucratividade.

Há algum tempo os funcionários eram contratados somente para exercer determinadas tarefas, mas, hoje, além de executar eles devem pensar em novas formas de ser e fazer, de encantar o cliente e de melhor promover a marca da empresa. Desenvolver a autonomia dos colaboradores produz autoconfiança, comprometimento e favorece a inovação. E inovação só vem de gente! Somente pessoas são capazes de criar.

Inovar continuamente no atendimento e nos processos de trabalho é o segredo para encantar e fidelizar clientes. Para alcançar esse objetivo é preciso sair da zona de conforto e investir no treinamento e desenvolvimento.

(8)

PREPARE SEUS LÍDERES

O terceiro passo para uma

boa gestão de pessoas é

ter líderes preparados para

desenvolver as estratégias

do negócio .

Podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que o alcance de resultados de uma empresa está diretamente relacionado a performance do líder. É o líder quem atua diretamente com a equipe que traz o resultado, distribui as tarefas, favorece o clima organizacional e faz com que o local de trabalho seja um ambiente produtivo. Além disso, é dele a responsabilidade de incentivar positivamente os seus liderados, enxergar os pontos de melhoria e desenvolvê-los.

Para ter uma liderança eficaz, o líder precisa ter atitude e ousadia, desafiar a sua equipe, ser exemplo, oferecer

feedbacks, reconhecer talentos, se comunicar de forma

eficaz, saber escutar, resolver conflitos e buscar soluções. É responsabilidade da empresa oferecer recursos e desenvolver seus líderes para essa jornada. Não existe o líder pronto no mercado, é preciso prepará-lo para a cultura e as demandas da sua empresa.

(9)

FEEDBACK:

A FERRAMENTA QUE NÃO

PODE FALTAR

E se você é gestor ou líder de uma equipe certamente faz parte do seu trabalho oferecer aos seus colaboradores feedbacks a respeito de suas performances e, sem dúvida, essa não é uma tarefa simples! Por isso o feedback é o nosso quarto passo para a excelência em gestão de pessoas.

O feedback é uma importante ferramenta de comunicação nas empresas. Consiste em uma devolutiva verbal a respeito de um comportamento e funciona como um mecanismo de reforço, correção ou ajuste comportamental.

Um dos fatores que mais podem impulsionar as pessoas no ambiente de trabalho é o feedback. É através dele que conseguimos diminuir a distância entre o que se espera que alguém faça e o que este alguém faz efetivamente. Essa ferramenta contribui com o crescimento das pessoas e provoca melhoria do desempenho e dos relacionamentos interpessoais.

Quando se trata de reforçar comportamentos positivos, o feedback em forma de elogio contribui para que as boas práticas sejam repetidas com maior frequência, melhora a autoestima de quem recebe e faz com que a pessoa se sinta reconhecida.

(10)

PODE FALTAR

// MAS COMO FORNECER UM FEEDBACK ÚTIL E CONSTRUTIVO?

Podemos dizer que a tarefa de dar e receber feedback é uma arte na área dos processos gerenciais e de trabalho, contribuindo para o alinhamento de equipes e melhora dos resultados.

O feedback pressupõe uma relação de confiança, portanto, só ofereça feedbacks quando perceber que existe essa relação e que a pessoa que está recebendo irá considerar e refletir sobre o que foi dito;

O feedback deve manter sempre o foco no comportamento emitido;

Tem que ser específico e não geral. Sempre comente o momento em que tal atitude ocorreu;

É preciso levar em consideração as necessidades tanto daquele que recebe como daquele que o oferece. O feedback não é positivo quando só responde às necessidades de quem o fornece, sem levar em conta as da pessoa que estará ouvindo;

Dirigir-se somente àqueles comportamentos que podem ser modificados, e não àqueles que não dependem somente do esforço do indivíduo para serem alterados;

Deve-se manter a postura de não julgamento. É importante estar livre de preconceitos a respeito da pessoa a quem daremos o feedback e também aberto para ouvir o que esta tem a dizer.

(11)

ESTIMULE O TRABALHO EM EQUIPE

Podemos dizer que a tarefa de dar e receber feedback é uma arte na área dos processos gerenciais e de trabalho, contribuindo para o alinhamento de equipes e melhora dos resultados.

Para que o desenvolvimento, a autonomia e o feedback sejam processos que fazem parte do ambiente da sua empresa é preciso estimular o trabalho conjunto.

E o quinto passo desse guia consiste em reforçar a importância do estimulo ao trabalho em equipe, que acontece o quando todos os membros de uma organização atuam de forma conjunta e coordenada, em prol do crescimento, propósito e busca dos objetivos organizacionais.

Trabalhar em equipe parece simples, mas na verdade é uma das principais competências que deve ser desenvolvida dentro das organizações.

Agrupar funcionários dentro de uma sala não é sinônimo de trabalhar em equipe. Para que o trabalho conjunto seja efetivo a equipe precisa estar alinhada, entender o trabalho do outro, enxergar a empresa de forma sistêmica e reconhecer suas habilidades e melhorias.

Estimular e treinar essa competência, além de criar um ambiente favorável para o seu desenvolvimento é uma tarefa que precisa ser incorporada pelos gestores da empresa para garantir o alinhamento

(12)

ENTENDENDO A CULTURA

O sexto passo fala da importância de construir uma

cultura organizacional forte.

E sem dúvida alguma, a diferença entre uma empresa de sucesso e uma empresa mal sucedida é o alinhamento dos profissionais que lá estão por meio de sua cultura.

Por cultura organizacional entendemos o conjunto de valores, crenças, conhecimentos e hábitos que são difundidos ao longo da existência da empresa.

Nunca antes as empresas estiveram tão focadas em resgatar os seus valores, investir na sua essência e transformar os hábitos dos seus funcionários. A influência da cultura organizacional na estratégia dos negócios e nos resultados da empresa é uma realidade inquestionável.

Pesquisas revelam que apenas 63% do planejamento estratégico das empresas se concretiza, indicando que os 37% restantes são perdidos pelo negócio em função da má gestão da cultura organizacional.

(13)

ENTENDENDO A CULTURA

Esse número é traduzido pela falta de engajamento, motivação ou até mesmo a falta de foco do empregado nos objetivos organizacionais.

A cultura organizacional é o único meio capaz de promover o engajamento, motivação e alinhamento, além de fazer sua empresa se diferenciar no mercado, atribuindo uma identidade única para o seu negócio.

Promover uma cultura orientada para resultados é o sonho de todo empresário. Imagina ter todos os seus funcionários pensando nos resultados que podem agregar ao negócio, em como fazer a empresa crescer e em como fazer dela a queridinha dos clientes?

Desenvolver a cultura da organização não é uma tarefa simples, pois, prevê a transformação de hábitos, crenças e valores.

O empresário precisa saber identificar quais hábitos ele deseja ou não reforçar e, mais do que isso, ser o exemplo do que deseja para a sua empresa. Além disso, deve preparar os seus líderes e incentivar a participação dos demais funcionários nesse processo de mudança.

(14)

PREPARE-SE

Além de tudo isso, o que mais eu preciso fazer para ter prosperidade nos negócios? A resposta é: Prepare-se!

Este é o sétimo e mais importante passo que deve ser dado em gestão de pessoas. De nada adianta ter processos desenhados e pessoas em plena performance, se você empresário não está preparado para os desafios da gestão.

Não basta somente estar atento ao mercado, que está cada vez mais exigente e competitivo, mas no seu próprio desenvolvimento. Além da própria administração em si, gerenciar um negócio requer muitas habilidades, sendo as principais as competências comportamentais e de gestão, as quais precisam ser constantemente desenvolvidas e treinadas para que se obtenha êxito nas mais diversas áreas do seu negócio.

Foco no macro: O empresário precisa estar mais conectado

com as estratégias do seu negócio, focar no que é mais importante, o que influencia na lucratividade, nos resultados e no bom funcionamento do seu negócio;

Gestão do tempo: Gestão do tempo: O ditado popular diz que

“tempo é dinheiro”, portanto, o empresário deverá saber administrar seu tempo de maneira estratégica, não devendo desperdiçá-lo com afazeres do dia-a-dia que podem ser realizados por outras pessoas.

(15)

PREPARE-SE

Gestão de pessoas: O desenvolvimento de pessoas sempre

foi e continuará sendo um diferencial no negócio, afinal, somente pessoas são capazes de gerar resultados. Treinar a equipe, reorganizar processos, mapear competências são alguns exemplos para melhorar o desenvolvimento dos profissionais;

Networking: A rede de contatos é importante e estratégica no mundo dos negócios. O relacionamento gera oportunidades, trocas de experiências e fidelização de clientes.

Tomada de decisão: O segredo é decidir de forma rápida e

eficaz. O dinamismo do mercado não abre espaço para decisões lentas e pouco eficientes para o negócio.

Gestão de erros: O empresário deve enxergar nos erros

oportunidades de aprendizado e de rever modos de fazer

Melhoria contínua: Querer melhorar sempre, não se

conformar, focar em se superar é um dos segredos para se manter no mercado e ter muito sucesso.

Visão inovadora: É preciso analisar o negócio e verificar o que é preciso mudar e/ou melhorar. Implantar novas ferramentas, oferecer aos clientes novas opções de produto e serviços;

(16)

Há 18 meses a Partner RH se propõe a apoiar as

empresas que buscam desenvolvimento e

evolução contínua. Temos contribuindo com o

desenvolvimento em gestão de pessoas de

pequenas, médias e grandes empresas no

Espirito Santo e estados vizinhos.

Por meio de ferramentas de diagnóstico,

mapeamentos, avaliações, pesquisas, formações

e

treinamentos

tem

estimulado

o

desenvolvimento contínuo das pessoas, o que

contribui significativamente para os resultados

dos negócios.

Clique aqui e leia mais

Endereço: Rua José Penna Medina, 195- Praia

da Costa, Vila Velha/ES.

Contato: (27) 3299-8593 / (27) 99939-2113 Mídias: facebook/partnerrh /

(17)

GESTÃO DE PESSOAS

EM 7 PASSOS

Este e-book foi produzido com base em

estudos, artigos e entrevistas com a

Psicóloga, Coach e Especialista em Gestão

Estratégica de Pessoas, Poliane Campos J.

Tonini.

Referências

Documentos relacionados

REQUISITOS ALENQUER TORRES VEDRAS LOURINHÃ TORRES VEDRAS LOCALIDADE N.º OFERTA OFERTAS DE EMPREGO. Unidade Emissora: Data de Emissão N.º

E existe o perigo oposto que pode ser também, muito atrativo, especialmente, para a geração mais jovem, que despertou para a luta de classes depois da eleição de Lula em 2002:

SISTEMA DE JOGO: LUSITANO (Infantis e Juniores) MARCEL CORBILLON (Veteranos). DIRETOR DA PROVA:

Tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações, conforme Tavares (2000, p. 26), “A música é uma linguagem que possibilita ao ser humano

No entanto, para os três autores, apesar de a vírgula ser necessária para distinguir – separar – o texto em partes menores, essa separação parece ser justificada

Além da constatação de que o uso da “regra do octeto” como modelo explicativo para as Ligações Químicas é insuficiente e falho em diversos aspectos, a

aos cuidadores, que constou de dados sociodemográficos (sexo, idade, estado civil, escolaridade e renda ), tipo de cuidador (formal ou informal), tipo de vínculo com o idoso,

Em virtude da baixa ocorrência da afecção e da dificuldade de obtenção do diagnóstico definitivo, este artigo objetiva relatar e discutir os achados