• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - Plim Produções (Guarda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - Plim Produções (Guarda)"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

TPG

folitécnico

(IaGuarda

IS(OI, Silinriur de diitçio. Cni,itinicuçoe I)tsjiurIi L

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Curso Técnico Superior Profissional

em Repórter de Som e Imagem

Jéssica Alexandra Matos Carreira setembro

1

2019

(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

R E L A T Ó R I O D E E S T Á G I O

P L I M P R O D U Ç Õ E S

JÉSSICA ALEXANDRA MATOS CARREIRA

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM REPÓRTER DE SOM E IMAGEM

(3)

Relatório de Estágio – PLIM

I

Ficha de Identificação

Nome do Aluno Jéssica Alexandra Matos Carreira Número 1700043

Instituição Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Curso Repórter de Som e Imagem

Telemóvel 927127479

Endereço Eletrónico jessicacarreira14@gmail.com

Local de Estágio Plim

Empresa Plim Produções

Morada Rua António Sérgio, nº16, R/ch Código Postal 6300-665

Localidade Guarda

Telemóvel 966361750 ; 271023135 Endereço Eletrónico plimproducoes@icloud.com

Web www.plimproducoes.pt

Supervisora Estágio Ana Almeida Gau Académico 12º ano

Início de Estágio 04 de março de 2019 Conclusão de Estágio 03 de julho de 2019

Duração em Horas 750 Horas

(4)

Relatório de Estágio – PLIM

II

Agradecimentos

Agradeço ao Instituto Politécnico da Guarda, nomeadamente à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto e particularmente ao corpo docente do CTeSP em Repórter de Som e Imagem, pelos ensinamentos e ajuda, que foram cruciais em todo o meu processo de estágio. Sem dúvida que a instrução dos docentes é a chave para o sucesso dos alunos, quer no estágio, quer num futuro emprego.

Agradeço também ao meu orientador de estágio, Professor António Pissarra, por toda ajuda e apoio durante o meu período de estágio.

Agradeço à Plim Produções por me ter acolhido tão bem. Toda a equipa me recebeu com um carinho imenso e rapidamente me senti à vontade. O profissionalismo e carisma da equipa foram notórios desde o meu primeiro dia como estagiária. Foi um prazer enorme estagiar na Plim Produções e sentir-me parte da excelente equipa que a compõe.

Quero dar um enorme agradecimento à Ana Almeida, que apesar de gerente da empresa, é também uma pessoa amiga e inspiradora. Agradeço por todo o apoio e carinho, que foram muito importantes para a minha inserção na equipa.

Outro enorme agradecimento é dedicado à Paula Catarino, uma pessoa carinhosa e conselheira, que me ajudou imenso no período do meu estágio. Quero agradecer por todo o incentivo e ensinamento, que foi também muito significativo para o meu progresso. Por fim, agradeço à minha família e amigos pelo constante incentivo e apoio, que foi essencial para o meu sucesso. O apoio de quem nos é chegado é crucial para qualquer pessoa.

(5)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

III

Resumo

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo das 750 horas do estágio que decorreu no estúdio de fotografia Plim Produções, situado na Guarda.

As atividades realizadas constituíram em captação e edição de fotografia e captação edição de vídeo, com material profissional da empresa. Também foi realizada restauração de fotografias antigas, edição de fotografias, realização de álbuns de finalistas, auxílio em sessões fotográficas realizadas no interior e no exterior, e atendimento ao público.

Este relatório está dividido em dois capítulos, o capítulo I que contém a introdução e caracterização da organização de acolhimento e no capítulo II a descrição completa de todos os objetivos e atividades desenvolvidas ao longo do estágio, finalizando com uma reflexão final acerca desta experiência.

(6)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES IV Ficha de Identificação ... I Agradecimentos ... II Resumo ... III Lista de siglas ... VI

Glossário de Termos Técnicos ... VII

Introdução ... 1

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA ... 2

1. A empresa ... 3 1.1 Plim Produções ... 3 1.2 Estrutura organizacional ... 5 1.3 Serviços prestados ... 5 1.4 Identidade Visual ... 6 1.4.1 Marca e logótipo ... 6 2. Análise SWOT ... 6 CAPÍTULO II - O ESTÁGIO ... 3 1. Plano de Estágio ... 9 1.1. Objetivos ... 9

2. Enquadramento das atividades desenvolvidas ... 9

2.1. Reportagens fotográficas e videográficas ... 10

2.2. Reproduções ... 12

2.3. Edição em Adobe Lightroom ... 13

2.4. Realização de álbuns ... 15

2.5. Realização de caixas de madeira ... 16

2.6. Atendimento ao público ... 17

Reflexão final ... 18

Bibliografia ... 19

(7)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

V

Índice de Figuras

Figura 1- Aspeto da loja ... 3

Figura 2- Espaço comum ... 4

Figura 3- Estúdio ... 4

Figura 4- Estrutura Organizacional ... 5

Figura 5- Logótipo ... 6

Figura 6- Velocidade do obturador ... 11

Figura 7- Abertura do diafragma ... 11

Figura 8- Sensibilidade do ISO ... 12

Figura 9- Imagem por reconstruir ... 13

Figura 10- Imagem reconstruida ... 13

Figura 11- Albúm de finalista ... 15

Figura 12- Album de finalista ... 16

(8)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

VI

Lista de siglas e acrónimos

CTeSP- Curso Técnico e Superior Profissional IPG- Instituto Politécnico da Guarda

SWOT- strentghs, weaknesses, opportunities, threats (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças)

(9)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

VII

Glossário de Termos Técnicos

ISO (sensibilidade ISO) – medidor de sensibilidade do sensor de imagem. Quanto maior o número representante do ISO, maior é a quantidade de luz que entra na máquina fotográfica. Obturador – equipamento mecânico que faz abrir o diafragma, controlando a quantidade de luz que entra na máquina fotográfica.

RAW – formato de ficheiros de imagem digital que contém a totalidade dos dados captados pelo sensor da câmara fotográfica.

Tempo de exposição – quantidade de tempo que leva o obturador da câmara fotográfica a completar um ciclo entre abrir e fechar.

(10)

Relatório de Estágio – Plim Produções

1

Introdução

No âmbito do 2º ano do curso Repórter de Som e Imagem (RSI), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), foi proposta a realização dum estágio numa empresa à escolha do aluno.

A minha escolha de empresa para a realização do estágio foi a Plim Produções, um estúdio de fotografia e vídeo localizado na cidade da Guarda, sendo o mesmo bastante reconhecido pelas suas reportagens de casamentos, baptizados e diversos eventos, edição e tratamento de fotografia e vídeo, sessões fotográficas de diversos tipos, retoque e edição de imagem, entre outros. Este estágio decorreu entre 4 de março e 3 de julho de 2019.

Assim, a realização deste estágio teve como principal objetivo colocar em prática tudo o que me foi ensinado pelos excelentes professores do IPG.

Deste modo, a criação deste relatório de estágio tem como objetivo apresentar e descrever todas as actividades realizadas na empresa.

A minha escolha de local de estágio baseou-se no meu gosto e interesse na área e por anterior conhecimento do trabalho profissional realizado na Plim Produções.

Tal como foi proposto no plano de estágio (Anexo I), durante as 750 horas de estágio, foram várias as actividades realizadas. Tais como, reconstrução de fotos antigas, captação e edição de fotografia e captação e edição de vídeo, com material profissional da empresa. Realizei também edição de fotografias, realização de álbuns de finalistas, edições para caixas de madeira, edições para telas, auxílio em sessões fotográficas realizadas no interior e no exterior, e atendimento ao público.

(11)

CAPÍTULO I

(12)

Relatório de Estágio – Plim Produções

3

Neste capítulo é feita a apresentação da Plim Produções, referindo os seus serviços, a sua história e a sua localização.

1. A empresa

1.1 Plim Produções

A Plim Produções está localizada na Rua António Sérgio, nº16, Rés-do-chão direito, na Guarda. Este estúdio está aberto há cinco anos e destaca-se pela sua originalidade e profissionalismo. A Plim Produções é constituída por duas funcionárias, sendo elas, a gerente Ana Almeida e a colaboradora Paula Catarino.

O espaço está dividido por quatro secções. A entrada, o estúdio, o escritório e uma zona dedicada a reuniões. Na entrada é realizado o atendimento ao público e também se encontram vários produtos disponíveis para compra, como podemos verificar na Figura 1.

Figura 1- Aspeto da loja

Fonte: Elaboração própria

Na secção adjacente encontram-se cadeiras e mesas para reuniões com clientes, com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pela empresa para formalizar possíveis contratos de serviços, como podemos verificar na Figura 2.

(13)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

4

Figura 2- Espaço comum

Fonte: Elaboração própria

Na outra secção existe também o estúdio equipado com diverso material profissional para realização de sessões fotográficas, tais como softboxes, rolos de fundo de várias cores e bastantes adereços para realização de cenários.

Figura 3- Estúdio

Fonte: Elaboração própria

Por fim, existe também o escritório onde é realizada a pós-produção, a administração e gestão da imprensa. Neste espaço estão todos os computadores para uso dos colaboradores e estagiários. A Plim Produções dispõe de material profissional como equipamento de

(14)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

5

iluminação móvel e estático, máquinas fotográficas full-frame, diversas objectivas e acessórios, tais como, tripés e monopés, entre outros.

1.2 Estrutura organizacional

Entende-se por estrutura organizacional toda a hierarquização dos recursos humanos de uma empresa. A estrutura organizacional da Plim Produções é constituída pela gerente e fotógrafa Ana Almeida e pela colaboradora e fotógrafa Paula Catarino.

Figura 4- Estrutura Organizacional Fonte: Elaboração própria

1.3 Serviços prestados

A Plim Produções é um estúdio de fotografia e vídeo, situado na cidade da Guarda, diferenciado pelo seu registo fotográfico e videográfico irreverente e inovador!

A Plim Produções disponibiliza variados serviços, tais como, fotografia de estúdio com vastas opções de cenários e acessórios para todas as etapas de idade: bebés, jovens e famílias. Dispõe também de sessões fotográficas ao ar livre e em estúdio e elabora books fotográficos para agências.

Este estúdio realiza reportagem de fotografia e vídeo em casamentos, aniversários, baptizados, eventos empresariais e sócio-culturais.

Na loja física também existem várias propostas para os clientes, tais como, personalização de objetos, álbuns digitais, álbuns fotográficos de diversos tamanhos, calendários, agendas, impressão de telas de variados tamanhos, impressão de pósteres de vários tamanhos, ampliação de fotografias e revelação de fotografias em todos os formatos.

(15)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

6

Também realiza tratamento digital de restauração e recuperação de fotografias antigas. É igualmente no espaço físico que é feita toda a pós-edição dos serviços realizados. Por fim, mas não menos importante, a Plim Produções também personaliza prendas para diferentes festividades, tais como, o Dia da Mãe, o Dia do Pai, o Dia dos Namorados, o Natal, aniversários e Halloween.

1.4 Identidade Visual

A identidade visual duma empresa está associada a imagens, logótipos, o slogan, o

website e até o próprio nome da empresa. Todos estes fatores representam a mensagem que

a mesma pretende transmitir.

1.4.1 Marca e logótipo

Apesar de possível confusão, a marca e o logótipo são conceitos distintos.

A marca é o nome da empresa, do produto ou do serviço que se oferece ao público. É o elemento principal da identidade visual duma empresa, sendo que, é a partir dela que a mesma será reconhecida em qualquer lugar.

O logótipo é a forma de representação gráfica do nome de uma empresa em que são utilizados símbolos e tipografias.

No caso da Plim Produções a marca é constituída pelo logótipo e slogan “Let me tell

you a story”, sendo que traduzido em português significa: “Deixe-me contar-lhe uma

história”.

Figura 5- Logótipo

Fonte: Plim Produções

(16)

Relatório de Estágio – PLIM PRODUÇÕES

7

A análise SWOT é utilizada como método de gestão para o estudo do ambiente interno e externo duma empresa, através da identificação de pontos fortes e pontos fracos da mesma (Lindon, 1992).

Tabela 1- Análise SWOT

Fonte: própria

Pontos fortes: Pontos fracos:

Equipa experiente e profissional Equipa pequena

Diversidade de serviços Qualidade de serviço

Oportunidades: Ameaças:

Reconhecimento na cidade e fora da cidade Concorrência na região

Um dos pontos mais fortes da Plim Produções é, sem dúvida, a equipa experiente e profissional que a constitui. Essa experiência e profissionalismo é notório no trabalho realizado. A diversidade e qualidade de serviço também são dois pontos fortes da empresa.

Nas oportunidades pode considerar-se o reconhecimento existente na cidade da Guarda e fora da cidade, sendo que este estúdio é bastante reconhecido em várias zonas.

Os pontos fracos evidenciam-se por ser uma equipa pequena, que pode se tornar numa dificuldade quando existe muito trabalho.

As ameaças deste estúdio radicam, principalmente, na concorrência existente na região.

(17)

CAPÍTULO II

(18)

Relatório de Estágio – PLIM

9

Neste capítulo apresento as atividades realizadas no estágio, bem como os processos para as realizar.

1. Plano de Estágio

Durante o meu período de estágio foram diversas as atividades realizadas, tais como:

reconstrução de fotos antigas/danificadas;

edição de imagem;

 reportagem fotográfica e videográfica (ex: casamentos, sessões; baile de finalistas);

elaboração de álbuns digitais de finalistas, em SmartAlbum;

montagem de telas e caixas;

envios de trabalhos a clientes;

auxílio em sessões de estúdio;

atendimento ao público. 1.1. Objetivos

Os meus objetivos na realização do estágio na Plim Produções foram aprender o máximo possível com todos os colaboradores da empresa e ser o mais útil possível. Sinto que esses objetivos foram concretizados sendo que muito do trabalho feito por mim foi aproveitado para os clientes. Um objetivo fundamental passou por aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

2. Enquadramento das atividades desenvolvidas

Toda a aprendizagem durante o TeSP foi essencial para o sucesso no meu trabalho realizado durante o estágio. Esses conhecimentos incluíram compreender e trabalhar em

Adobe Photoshop; conhecer técnicas de captação de vídeo e fotografia e vários outros que

(19)

Relatório de Estágio – PLIM

10

2.1. Reportagens fotográficas

Para uma boa realização de qualquer reportagem é necessário compreender os factores influenciadores, sendo eles a luz, a composição e o meio envolvente. O elemento mais importante é a luz, sem ela não existe nenhum tipo de imagem.

É a partir da luz, e do controlo da mesma, que é possível concretizar fotografias. Existem vários tipos de luz: a luz natural que é necessário entendê-la e utilizá-la para a concretização de uma fotografia. Também é importante ter noção de que a luz difere de situação para situação, por exemplo, a luz existente de manhã é diferente da luz ao fim do dia; a luz existente no Verão é diferente da luz do Inverno, etc..

Existe também a luz artificial que é essencial para quando não existe luz natural. Para isso, existem vários tipos de iluminação, tais como, flashes, difusores ou até mesmo os candeeiros duma cidade.

Existe um processo denominado de exposição que representa a quantidade de luz atingida numa fotografia, a partir do controlo da abertura do diafragma, a velocidade de obturação e a sensibilidade ISO.

Esse controlo tem variantes, tais como: a velocidade do obturador que controla o tempo que está aberto e a luz que entra no mesmo; a abertura do diafragma que controla a quantidade de luz que entra no mesmo. (Santos, Joel, 2015)

Em fotografia de desporto, por exemplo, ajustamos a velocidade do obturador para congelar o movimento ou para dar a sensação de arrastamento, dependendo do pretendido. Em relação à abertura do obturador, esta implica com profundidade de campo. Ou seja, quanto menor for o valor de f (símbolo representativo da abertura do obturador) maior será a abertura do mesmo, o que significa que o plano de fundo fica muito mais desfocado.

Apesar destes dois factores, existe também o ISO e a focagem. A focagem pode ser feita automaticamente ou manualmente e o ISO controla também a luz, sendo que quanto maior o valor do ISO, mais luz entra na máquina. Todas estas variantes são indispensáveis para uma boa captação da fotografia, assim como uma boa edição pode melhorar uma fotografia. Para isso é necessário fotografar sempre no formato RAW, no qual é guardada toda a informação da fotografia e não só a informação básica, o que acontece com o formato JPEG.

(20)

Relatório de Estágio – PLIM

11

Nas figuras seguintes mostro como estas variantes mudam o resultado duma fotografia.

Figura 6- Velocidade do obturador

Fonte: Google Imagens

Como se pode observar na Figura 6 a velocidade de obturação permite obter diferentes registos de um mesmo assunto.

Figura 7- Abertura do diafragma

Fonte: https://ringophoto.wordpress.com/2010/11/23/profundidade-de-campo/

A Figura 7 mostra como aberturas grandes (f pequeno) retiram profundidade de campo e, em sentido inverso, aberturas pequenas nos proporcionam nitidez ao longo do plano.

(21)

Relatório de Estágio – PLIM

12

Figura 8- Sensibilidade do ISO

Fonte: Google Imagens

A sensibilidade ISO permite alguma flexibilidade, mas tem como consequência o aumento do ruído cromático.

A assistência nas mais diversas reportagens fotográficas foi um dos pontos mais altos no meu período de estágio. Tive oportunidade de ver e praticar a arte da fotografia, com o ensinamento dos profissionais da Plim Produções. A equipa sempre me deu toda a liberdade para poder experimentar e treinar fotografia, para maior abrangência do meu conhecimento e experiência. Para isso foi-me disponibilizado o equipamento da empresa.

2.2. Reproduções

As reproduções são um serviço disponibilizado na empresa. Este serviço consiste em compor fotografias antigas e/ou danificadas. Para isso é necessária uma avaliação do retoque necessário da reprodução, sendo que poderão ser só necessários pequenos retoques de cor ou de rasgões e dobras. Poderá ser também ser necessário recriar zonas específicas por causa do desgaste.

Depois de feita a avaliação, é realizada a digitalização e importação no programa

Adobe Photoshop, com as dimensões requeridas por parte do cliente. São, então, feitos os

(22)

Relatório de Estágio – PLIM

13

Finalmente, é feita a impressão com as medidas requeridas e entregue ao cliente. Nas Figuras 5 e 6mostro o antes e o depois de uma reprodução feita por mim.

Figura 9- Imagem por reconstruir

Fonte: Elaboração própria

Figura 10- Imagem reconstruida

Fonte: Elaboração própria

2.3. Edição em Adobe Lightroom

Na Plim Produções é sempre realizada a edição de todas as fotografias. Essa edição é realizada no programa Adobe Lightroom e, se necessário, no Adobe Photoshop. Para um

(23)

Relatório de Estágio – PLIM

14

aproveitamento total da edição da fotografia é necessário estar no formato RAW, como referido anteriormente. A edição é sempre adequada a cada fotografia, sendo que se pode modificar a exposição da fotografia (clarear), pode-se modificar as tonalidades das cores, pode-se escurecer ou clarear as sombras, os pretos, os brancos, etc.. Pode-se também aumentar a nitidez duma fotografia, pode-se colocar granulado, etc..

É possível também reenquadrar e alinhar uma fotografia, tal como modificar a disposição de uma imagem, invertendo-a vertical ou horizontalmente.

Outra ferramenta importante é o ajuste do equilíbrio de brancos, apesar de as máquinas fotográficas já terem essas opção nem sempre fica como pretendido. Este ajuste é necessário porque as máquinas fotográficas registam a luz reflectida pelas superfícies. Por exemplo, se existe uma fonte de luz alaranjada a fotografia fica com esse tom alaranjado e é necessário fazer esse ajuste do equilíbrio de brancos.

O ajuste da exposição também é uma componente a ter em conta. Como referido anteriormente, a exposição é controlada pela abertura do diafragma, a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO. Para uma melhor percepção da exposição de cada fotografia o programa dispõe de histogramas que representam graficamente a exposição obtida pela máquina fotográfica. Ao analisar o histograma podemos verificar se a imagem está subexposta (escura), sobreexposta (clara) ou se está equilibradamente exposta. A partir daí pode-se ajustar a exposição da fotografia, dependendo do pretendido.

O ajuste da nitidez também é uma ferramenta importante, que na maioria dos casos, aumenta o contraste nos contornos ou arestas de uma imagem, dando a ilusão de maior nitidez da imagem. Apesar de que facilmente se confunde uma imagem desfocada com uma imagem tremida e com uma imagem com arrasto por movimento. Para evitar essa confusão é necessário saber que uma imagem desfocada resulta duma focagem incorrecta, seja ela automática ou manual, que coloca os motivos fora de foco, sem nitidez. Uma imagem tremida resulta duma oscilação no momento em que a fotografia foi tirada, o que deixa os motivos tremidos e, consequentemente, sem nitidez. Por fim, a imagem com arrasto por movimento resulta de uma baixa velocidade de obturação que não é suficiente para congelar a imagem.

Outra ferramenta muito útil é a redução do ruído digital, sendo que existe o ruído de luminância (conhecido por grão) e o ruído de cor (pontos coloridos). Pode-se ajustar essa opção, dependendo do pretendido.

(24)

Relatório de Estágio – PLIM

15

Estes são alguns exemplos das variadas componentes que é possível modificar no

AdobeLightroom para a edição duma fotografia.

2.4. Realização de álbuns

Depois dos bailes de finalistas existe a opção dos mesmos comprarem os seus álbuns de finalistas. Para isso é necessário os finalistas escolherem as fotografias pretendidas para o álbum, capa e contracapa do mesmo.

Na Plim Produções existem duas opções para álbuns de finalistas, sendo eles o álbum de capa mole com o tamanho de 20x25, com 10 folhas e 35 fotografias ou o álbum de capa rígida com o tamanho de 25x25, com 12 folhas e 45 fotografias.

Depois do pedido feito pelo finalista é realizado o álbum no programa SmartAlbum, onde são importadas as fotografias e colocadas numa ordem lógica, sendo primeiro a valsa, depois o jantar e depois as fotos do cenário. Depois disso é realizada a capa e contracapa do álbum no programa Adobe Photoshop, onde são colocadas as fotos escolhidas pelo finalista, o nome do mesmo e a data do baile.

Nas Figuras 7 e 8 mostro um exemplo dum álbum realizado por mim.

Figura 11- Albúm de finalista

(25)

Relatório de Estágio – PLIM

16

Figura 12- Album de finalista

Fonte: Elaboração própria

2.5. Realização de caixas de madeira

Tal como os finalistas têm opção de escolher o álbum, também têm a opção das caixas de madeira. Estas caixas não se aplicam apenas a finalistas, pois qualquer cliente pode adquirir uma.

Para isso, o cliente escolhe a fotografia que quer que fique na caixa. Depois da escolha, a fotografia é editada e retocada, se necessário.

No Adobe Photoshop faz-se uma página com as medidas necessárias, sendo que é necessário sempre uma margem de 5 centímetros para cada lado. Insere-se a fotografia na página e é colocado o nome dos finalistas e a data do baile de finalistas. Depois disso, a fotografia é exportada e enviada para o fornecedor para a realização da caixa em si. Na Figura 9 mostro um exemplo de uma caixa de madeira feita por mim.

(26)

Relatório de Estágio – PLIM

17

Figura 13- Elaboração de caixa de madeira

Fonte: Elaboração própria

2.6. Atendimento ao público

O atendimento ao público também foi uma actividade bastante importante, sendo que lidei com várias pessoas com diferentes personalidades. Para um bom atendimento é necessário simpatia, entender bem os pedidos dos clientes e saber responder a questões dos mesmos. Penso que tenha atingido esses pontos necessários e ter ajudado bastante.

No meu ponto de vista, o atendimento ao público é bom a nível profissional mas também a nível pessoal. Com o contacto com o público aprendi a ter calma em situações de maior stress, e saber ouvir e conseguir concretizar o que nos é pedido.

(27)

Relatório de Estágio – PLIM

18

Reflexão final

Em retrospetiva posso dizer que todo o período de estágio na Plim Produções foi muito produtivo e gratificante. Quando fiz a escolha do meu local de estágio não imaginei que iria ser como foi. Receberam-me de braços abertos e de sorriso no rosto. Deram-me todo o ensinamento e apoio possível. Fizeram-me crescer enquanto profissional e enquanto pessoa.

Desde o início do estágio senti-me confortável na empresa porque a equipa da mesma é bastante acolhedora e profissional e logo se criou uma boa relação entre mim e a equipa, o que foi fundamental para o meu sucesso.

O principal objetivo do estágio é por em prática tudo o que o aluno aprendeu, onde o mesmo se depara com situações reais de trabalho e é essencial saber cumpri-las.

No meu ponto de vista, sinto que atingi os objetivos propostos pela empresa e os meus objetivos pessoais. Esforcei-me ao máximo para aprender tudo o que a equipa me explicou, para maior assistência e cooperação com a mesma.

O contacto com o mercado de trabalho foi crucial para ter uma noção de como será quando tiver um emprego, seja esse nesta área ou não.

Esta etapa do estágio foi muito recompensadora porque me fez crescer enquanto pessoa e enquanto profissional.

Foram várias as coisas que aprendi sobre o mundo da fotografia, o que me fez apaixonar ainda mais pela mesma. Para mim, a fotografia é muito mais que carregar num botão. A fotografia é perpetuar momentos, para mais tarde poder revê-los e lembrarmo-nos do quanto fomos felizes. Lembrarmo-nos das pessoas que estiveram connosco nos momentos mais felizes ou até mesmo nos momentos mais comuns.

A fotografia é uma forma de podermos voltar atrás no tempo, pelo simples facto de olhar para ela. A fotografia é arte!

Mais uma vez, quero dar um enorme agradecimento à instituição que me acolheu, o Instituto Politécnico da Guarda, e à empresa que me recebeu de braços abertos, a Plim Produções.

(28)

Relatório de Estágio – PLIM Bibliografia http://blog.penseavanti.com.br/logo-logotipo-marca-e-logomarca-qual-a-diferenca/ https://blog.wedologos.com.br/design-grafico/identidade-visual/o-que-e-identidade-visual/

Lindon, Denis et al (1992). Mercartor XXI. Lisboa. Dom Quixote

Santos, Joel (2013)- FOTOedição- O Guia Essencial de pós-Produção com Photoshop Lightroom e Adobe Camera Raw. 2ª edição, Coleção: Tecnologia, Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico

Santos, Joel (2015)- Fotografia- Luz, Exposição, Composição, Equipamento e Dicas para fotografar em Portugal. 8ª edição, Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico

(29)

Relatório de Estágio – PLIM

(30)

Relatório de Estágio – PLIM

(31)

Referências

Documentos relacionados

Partindo dos "axiomas" fixados pelo doutrinador, é possível fazer uma relação com as prerrogativas concedidas pelo legislador à Fazenda Pública em Juízo, já que o

[...] o ressarcimento de quaisquer danos derivados diretamente da prestação de serviços de empregado e empregador, ainda que definidos e tutelados pela legislação

A caracterização de ambientes aquáticos por meio da verificação da diversidade de organismos como os de vida livre e patogênicos apresenta uma possibilidade para

6 CONCLUSÃO Os resultados deste estudo mostram que o extrato bruto metanólico de Condalia buxifolia, administrado pela via intragástrica, apresentou os seguintes efeitos: -

Com um número tão grande de faculdades privadas que existem no Brasil atualmente, ter uma desvalorização de discussões críticas e pouca produção científica – o

These studies have shown the importance to evaluate polymer or lipid-based nanocarrier systems in relation the phytotoxic effects on seed germination and seedling

Para fins de incidencia do direito processual do trabalho, o artigo 114 da CF, com nova redagao dada pela EC n° 45/2004, alargou a competencia da justiga do trabalho para processar

Em 1973 há a elaboração do Plano de Ação Cultural, pelo Ministro Jarbas Passarinho que traz um calendário cultural do governo e, posteriormente, há a abertura