• Nenhum resultado encontrado

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 22 DE JANEIRO NO MÊS DE D. BOSCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 22 DE JANEIRO NO MÊS DE D. BOSCO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA |22 DE JANEIRO |…NO MÊS DE D.BOSCO

Introdução

Bom dia a todos e boa semana!

Esta semana continuamos a conhecer melhor alguns dos lugares de Dom Bosco. Hoje iremos ver algumas imagens da casa onde João Bosco passou parte da sua infância e que de momento está transformada num museu dedicado à sua vida. Desta vez é o Pe. Juan, dos Salesianos do Estoril que nos apresenta este local.

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=lT77hAdQj1g

(Podem visualizar também na pasta “Bom_Dia_Semanal”)

Comentário

 A casa que acolheu Dom Bosco desde os 2 anos ficou bem vincada na sua memória, sobretudo porque foi aqui que viveu após a morte do seu pai, teve o sonho dos 9 anos e teve algumas brigas com os seus irmãos.  Nesta casa, hoje transformada em museu, podemos conhecer mais alguns pormenores engraçados como

os muitos provérbios que Mãe Margarida costumava dizer aos seus filhos.

 O desafio é recordarmos também a história da nossa infância e como ela é importante para aquilo que somos hoje.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, hoje agradecemos-te por todas as pessoas que nos ajudaram durante a nossa infância. Pai-Nosso

São João Bosco…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NOTA: Os animadores da Sala da Alegria esperam por ti, pelas 14h, para uma verdadeira caça ao tesouro! Pelas 14h, na Capela, o grupo dos Acólitos tem reunião, não faltes!

(2)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 3ª FEIRA |23 DE JANEIRO |…NO MÊS DE D.BOSCO

Introdução

Bom dia a todos!

Ontem vimos o museu na casa de São João Bosco. Hoje continuamos a visitar a casa e vamos conhecer mais um espaço: a cozinha. Também aqui Dom Bosco passou muitos momentos que recordava nas suas memórias. Há até uma história caricata que aconteceu neste lugar e que ele gostava de contar aos seus rapazes.

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=MUoBRtBTlxA

(Podem visualizar também na pasta “Bom_Dia_Semanal”)

Comentário

 Alguém sabe de que história se fala no vídeo? Dom Bosco contava-a assim:

“Quando eu era criança um dia fiquei sozinho em casa e vi que estavam umas bolachas num pote em cima do armário. Então, pendurei-me no armário para tentar chegar lá. Mas desequilibrei-me e fiz cair ao chão a garrafa de azeite que estava ao lado das bolachas.

Naquela época, cada garrafa de azeite valia muito dinheiro e como sabia que éramos muito pobres fiquei muito arrependido e preocupado pelo que aconteceu.

Quando a mãe chegou a casa eu já estava com uma vara na mão para que ela me pudesse castigar, pois tinha feito uma grande asneira. No entanto, quando a mãe chegou disse-me:

- Estás arrependido, João?

Eu disse que sim e a mãe respondeu:

- Eu não te vou castigar mas para a próxima toma mais cuidado.”

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Na nossa oração de hoje, pedimos a Jesus que nos ajude a dar sempre o nosso melhor naquilo que fazemos. Rezamos como Dom Bosco fazia:

Ave-Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NOTA: Hoje, pelas 14h, há ensaio do Coro na Sala da Alegria. Não te atrases!

(3)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 4ª FEIRA |24 DE JANEIRO |…NO MÊS DE D.BOSCO

Introdução

Bom dia a todos!

Desde bem cedo que a vida do jovem João Bosco se regeu pelo estudo e pelo trabalho. Teria cerca de 18 anos quando, em troca de pensão, trabalhou no café Pianta. Diz nas suas memórias que passados poucos meses de começar a trabalhar já era capaz “de preparar café, chocolate, fazer todo o género de doces, licores, gelados e refrescos”.

Hoje é o Nuno Quaresma, de Lisboa, que nos apresenta este lugar.

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=TQqhrdlXwbE

(Podem visualizar também na pasta “Bom_Dia_Semanal”)

Comentário

 Mesmo trabalhando no café até tarde, antes de dormir João Bosco ainda dedicava algum tempo para estudar. Será que também tu sabes equilibrar bem todas as atividades que tens para além da escola com o tempo que dedicas ao estudo?

 Diz Dom Bosco que por ser tão bom como empregado de café, o patrão até lhe ofereceu esse emprego a tempo inteiro, mas na sua cabeça o objetivo de estudar era o principal e por isso recusou a oferta.  Consegues definir bem os teus objetivos e trabalhar para os alcançar?

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Jesus, nosso amigo, hoje agradecemos-te por todas as oportunidades que através dos nossos pais nos concedeste para podermos estudar.

Pai-Nosso…

São João Bosco…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(4)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 5ª FEIRA |25 DE JANEIRO |…NO MÊS DE D.BOSCO

Introdução

Bom Dia!

Hoje continuamos a conhecer mais um local que foi tão importante na infância de D. Bosco: o espaço onde brincava na sua aldeia, em pequenino.

.

Vídeo

https://youtu.be/NsIPQgRxF-s

(Podem visualizar também na pasta “Bom_Dia_Semanal”)

Comentário

 Já em criança, D. Bosco revelava ser determinado, corajoso e alegre. Através de um sonho, foi guiado por Deus para seguir a sua verdadeira vocação: viver para os jovens.

 Um sonho guiou a sua vida. E tu? Quais são os teus sonhos?

 O que fazes diariamente para concretizar os teus sonhos e atingir os teus objetivos?

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Jesus, continua a chamar jovens com o Teu olhar de amor.

Abre os nossos ouvidos para escutarmos a Tua voz, mesmo nas dificuldades. Reaviva o nosso entusiasmo para sabermos dizer “sim” ao teu chamamento. Pai-Nosso…

São João Bosco…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(5)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 6ª FEIRA |26 DE JANEIRO |…NO MÊS DE D.BOSCO

Introdução

Bom dia a todos!

Na eucaristia do próximo domingo o evangelho que vais escutar relata a ida de Jesus à sinagoga e a forma como todos ficaram maravilhados com a sua Palavra.

Evangelho

Do Evangelho segundo São Marcos (Mc 1, 21-28)

Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas.

Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus».

Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem».

O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele.

Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!»

E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Comentário

 Este é mais um dos episódios em que vemos que Jesus não fica indiferente ao sofrimento daqueles que estão à sua volta. E tu? Costumas perceber quando alguém precisa da tua ajuda, procurando ajudá-lo?  Jesus mostra o seu grande poder, não só através da palavra, mas também através das obras. Procura ser

exemplo de Jesus, através dos teus gestos para com os outros.

 Da próxima vez que vires alguém triste, ajuda-o e reza com confiança a Jesus, para que Ele o conforte.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor dos olhos abertos e olhar atento…

Tu passaste pela vida observando o sofrimento, partilhando tristezas e curando o coração. Dá-nos um olhar como o Teu, capaz de descobrir a dor;

Capaz de escutar os desabafos de quem precisa de ajuda. Pai-Nosso…

S. Timóteo e S. Tito…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NOTA: Os animadores da Sala da Alegria esperam por ti, pelas 14h, para várias atividades!

À mesma hora, na Biblioteca, reúne-se o Clube de Leitura. Participa nas atividades propostas! Pelas 14h, na Capela, o grupo dos Acólitos tem reunião. Não faltes!

Referências

Documentos relacionados

A principal manifestação ocular do hipoparatireoidismo (presente em aproximadamente 50% dos casos)(2) é a formação de catarata, cuja progres­ são cessa com o

Incidência de catarata estelar, por faixa etária, em pacientes em uso prolongado de clorpromazina, do Hospital Psiquiátrico Prof... Estudo da incidência de catarata estelar

Atua1mente, além da Secretaria de Saúde dei Estado de São Paulo estar desenvolvendo uma investigação epidemiol6gica sobre o tracoma no Município de Franco da

Considera-se que o campo social deva ser melhor conhecido, para a execução de programas de saúde ocular que envolvam conduta humana e apontam-se requisitos metodológicos

Quanto à ESC;LERA, ao estudar­ mos suas alterações como esclerite, estaf'Iloma e corneoscleral roIl, nota­ se que a literatura também conside­ rou como sendo

Resultados preliminares obtidos com o ilJIpIa1lle de Schocket modificado em 12 olhos portadores de glaucoma neovascuJar. M odified Schocket implant may prove worthwhile in

Given the great demand for dental rehabilitation presented by the Brazilian population, a longitudinal study on the execution of dental prostheses at the PHC become an

This study was carried out at Istanbul Mehmet Akif Ersoy Thoracic and Cardiovascular Surgery Training and Research Hospital, Istanbul, Turkey.. Abbreviations, acronyms