• Nenhum resultado encontrado

DESENHO BITMAP EM COMPUTADOR COREL PHOTO-PAINT! 10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENHO BITMAP EM COMPUTADOR COREL PHOTO-PAINT! 10"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EM COMPUTADOR

COREL PHOTO-PAINT! 10

Textos de José Manuel Russo

Escola Secundária Padre Alberto Neto

(2)

Introdução e princípios básicos

O Corel Photo-Paint 7 (integrado numa Suite gráfica) é um programa de desenho bitmap adequado ao tratamento e transformação de imagens fotográficas ou de ilustração, ou mesmo à criação de imagens digitais de raiz.

Como em qualquer janela de Windows, observam-se alguns elementos comuns à que insere o programa, embora outros se vão adaptando às suas características de processador gráfico. Como se pode observar na imagem, abaixo da Barra de Menus existe uma Barra Padrão (Standard) que permite executar, de uma forma mais rápida, algumas das funções mais comuns:

• Iniciar, abrir, guardar ou imprimir um documento de imagem bitmap;

• Cortar (Cut), Copiar (Copy) e Colar (Paste);

• Anular (Undo) e Recuperar (Redo); Importar e Exportar uma imagem;

• Grau de ampliação da visualização da imagem e aumentar a área de trabalho;

• Exibir o contorno de máscara e o contorno de objecto, eliminar e inverter a máscara;

• Informações; Aplicações Corel; Corel on Line e “What’s this?”. A Barra de Propriedades varia conforme a ferramenta ou objecto seleccionado:

À esquerda encontra-se a Barra de Ferramentas que permite criar e manipular as figuras desenhadas:

• Seleccionar; Máscara; Path Tool; Crop; Zoom;

• Conta-gotas (Eyedropper); Borracha (Eraser);

• Figuras geométricas (Rectângulo, Elipse, Polígono, Linha); Texto;

• Preenchimento (Fill); Transparência; Sombra (Drop Shadow); Pintura (Efeito, Clone, Sprayer). Algumas ferramentas apresentam um triângulo no canto que pressionado fará surgir um “fly out” com outras ferramentas ou opções que poderão ser seleccionadas:

À direita encontra-se a barra de cores. Na zona inferior do écran salienta-se ainda a Barra de Informações ou de Estado que presta indicações relativas a ajudas, memória, cor de pintura, papel e preenchimento, e indicador de modo de máscara e objecto.

(3)

Iniciar uma Imagem

Para iniciar uma nova imagem podemos proceder de quatro modos:

• Seleccionar a opção New Image da janela “Welcome to Corel Photo-Paint”;

• Accionar o 1º botão da barra padrão;

Escolher no menu File (Ficheiro) a opção New (novo) ou CTRL+N;

• Escolher no menu File (Ficheiro) a opção New from Clipboard – o que nos permite activar uma imagem em memória.

Configurar o Programa

O primeiro passo consiste em configurar o programa: na janela Options, obtida no menu Tools Options, seleccione à esquerda a opção a configurar (General, Display, Text, Customization, Document, etc.) e active na área direita os valores pretendidos. Para iniciar, aconselham-se as seguintes configurações:

• Workspace

General: indique as unidades (milímetros ou píxeis);

• Workspace

Memory: active Enable undo

list e indique o número de níveis;

• Workspace

Customization

Command Bars: manter as cinco primeiras barras.

Abrir uma Imagem

Caso se deseje continuar ou consultar uma imagem já existente, deve-se accionar o 2º botão da Barra padrão ou no menu File Open ou CTRL+O. Preencher os elementos necessários da caixa de diálogo, como o nome do ficheiro, local de armazenamento e tipo de documento (todos ou tif, bmp, cpt, jpg, gif, etc.).

Se tiver dúvida do nome do ficheiro, note que ao seleccionar um, na janela Preview pode-se observar a imagem nele contida.

Gravar uma Imagem

Após realizar algumas funções, é conveniente salvar a imagem fazendo uma primeira gravação em disco, accionando o 3º botão da Barra padrão ou no menu File Save ou CTRL+S que fará surgir uma caixa de diálogo que preencheremos com o nome que se pretende dar ao ficheiro e local de armazenamento (drive e pasta) e tipo de ficheiro (CPT, TIF, BMP, JPG, etc.). Note-se que esta caixa só surge quando o documento é gravado pela primeira vez. Se pretender fazer uma gravação com outro nome, tem de se escolher a opção Save as no menu File.

(4)

Os “Dockers” (Janelas de Encaixe)

O Corel Photo-Paint incluiu os “Roll Up“ como forma rápida de definir determi-nadas propriedades às ferramentas e aos objectos criados (como aplicação de cor, tipo de letra ou de pincel, etc.). Com a Barra de Propriedades (exis-tente a partir da versão 6.0) alguns Roll-up desapareceram e outros evoluíram para os denominados “Dockers”.

Os Dockers podem ser exibidos a partir do menu Window Dockers ... e seleccionar qual o que se pretende visualizar, como: Objects (CTRL+F7), ChanneIs (CTRL+F9), Recorder (CTRL+F3), Artistic Media (CTRL+F10), Brush Settings (CTRL+F8), Color (CTRL+F2), Scrapbook (CTRL+F12). Na barra superior dos Dockers podemos observar três botões: à esquerda para “encolher” o docker, à direita/esquerda para fechar o docker e à direita/ direita para fechar todos os dockers.

Alguns Dockers são fundamentais para determinado tipo de operações, como Objects e Color, de entre outros.

Color Docker

Pode escolher uma cor de pintura na Barra de Cores (à direita) clicando com o rato sobre uma delas, ou ainda utilizando a ferramenta Conta-gotas

(Eye-dropper Tool) clicando sobre uma zona da imagem com o rato para capturar

determinada cor – note-se que na barra de estado surge essa cor no rectângulo

Paint. No entanto, se pretender criar uma cor ou escolher outra que não exista

na barra terá de recorrer ao Color Docker.

No Docker pode escolher um processo de cor (RGB, CMY, Palette, etc.), digi-tar os valores de cor ou ainda arrasdigi-tar o cursor da direita para seleccionar uma Matiz e clicar na zona da esquerda para escolher a Saturação. Esta cor afecta as ferramentas Paint, Texto, Linha, Rectângulo, Elipse e Polígono. Se pretender seleccionar uma cor de preenchimento (Fill) deverá clicar com o botão direito do rato na Barra de Cores ou seleccionar previamente o símbolo respectivo no canto superior esquerdo do Docker (o último) – afectando as ferramentas Fill, Rectângulo, Elipse

e Polígono – assim como para a cor de fundo (Paper), cujo ícone encontra-se no meio – afectando as ferramenta Eraser (borracha).

Objects Docker

Quando se criam imagens complexas, com montagens, objectos copiados, texto, etc. o Objects Docker é necessário para esconder ou bloquear determi-nado objecto (clicando no olho ou no clip), ordenar a sobreposição dos objectos (arrastando para cima ou para baixo), colar à página ou deitar fora, ou ainda aplicar uma percentagem de transparência.

Em versões anteriores, neste Roll-up é possível seleccionar o modo multi-objectos (Multi), objecto único (Single) ou em camadas (Layers), ficando esta informação indicada na Barra de Estado (à direita).

(5)

Desenhar Linhas Livres

As linhas livres e pontos constróiem-se utilizando a ferramenta Paint (F5):

inicie um desenho novo em File

New ou clique no botão New da barra padrão ou CTRL+N;

seleccione a Paint Tool;

• na Barra de Propriedades configure a ferramenta escolhendo:

− o material riscador – pincel, aerógrafo, spray, lápis, aparo, pastel, feltro, aguarela, etc.) – e seu tipo (Brush Type);

o modo de pintura (Paint Mode) Normal ou outro, como adicionar, subtrair, aclarar, escurecer, texturizar, etc.;

o tipo de ponta (Nib Shape) – normal, com ou sem esbatimento, texturado ou figurado;

a dimensão da ponta (Nib Size) – de 1 a 999 pontos;

− a transparência – de 0 a 99 % ;

a suavidade dos limites de traço (Soft Edge) – de 0 a 100;

o Anti-aliasing – que acrescenta pixeis de transição;

• na barra de cores seleccione uma cor clicando com o botão esquerdo na cor pretendida, ou utilize o Color Docker para utilizar uma tonalidade não existente na paleta;

• na área de desenho arraste o cursor do rato como se desenhasse à mão livre uma linha ou simplesmente clique para obter pontos. Pode utilizar a tecla CTRL ao mesmo tempo que arrasta o cursor para a linha ficar na horizontal ou na vertical.

Experimente várias configurações para conhecer o comportamento das várias ferramentas disponíveis, podendo ainda utilizar o Brush Settings Docker (CTRL+F8) e o Artistic

Media Docker (CTRL+

F10) para configurações mais avançadas.

Desenho obtido utilizando apenas a ferramenta Paint.

(6)

Cor de Preenchimento (Fill)

O Corel Photo-paint permite a utilização de quatro modos de coloração de figuras fechadas ou de fundo – cor uniforme, gradiente, padrão ou textura. Em versões anteriores, a coloração era configurada no Tool Settings Roll-up, sendo agora feita na Barra de Propriedades quando se activam as ferramentas (Rectângulo, Elipse, Polígono e Fill) que permitem a sua utilização. Seleccione uma destas ferramentas e observe a esquerda da Barra de Propriedades:

Cor Uniforme – clique no 1º botão (Uniform Fill) e em seguida no 5º para

editar a cor. Escolha o modo de cor (RGB, CMYK, Palettes, etc.) e seleccione uma cor ou introduza os valores nas áreas que o permitam. Clique em OK.

Gradientes – clique no 2º botão (Fountain Fill) e em seguida no 5º para

editar as cores. Escolha o tipo de esbatimento (linear, radial, cónico, quadrado ou rectangular) e as 2 cores; pode reduzir o espaço de esbatimento (Edge

pad), o ponto central (Mid-point), ou ainda acrescentar outras cores (Custom),

ou arraste o rato na janela de exemplo para alterar o ângulo ou o centro do efeito. Clique em OK.

Padrões – clique no 3º botão (Bitmap Fill) e em seguida no 5º para editar o

padrão. Escolha o modelo pretendido e a dimensão do módulo-padrão; pode rodar ou obliquar, alterar a origem e o alinhamento (offset) do módulo. Clique em OK.

Texturas – clique no 4º botão (Uniform Fill) e em seguida no 5º para editar a

textura. Escolha um conjunto de texturas (Styles ou Samples), outras cores, altere a densidade ou escolha um factor

matemático e na janela de exemplo clique em preview. Clique em OK.

• Se apenas pretende desenhar a figura geométrica sem preenchimento clique no 7º botão e em seguida no 6º para editar a cor do contorno (Outline).

Desenhar Rectângulos e Quadrados

Para desenhar um Rectângulo utilize a ferramenta Rectangle (F6):

seleccione a Rectangle Tool;

• na barra de propriedades configure o traço relativamente a:

espessura (Width), transparência, arredondar os vértices (Roundness) e Anti-aliasing;

tipo de preenchimento (Fill) – cor uniforme, gradiente, padrão, textura ou nenhum. Se clicar com o botão direito do rato na barra de cores seleccionará uma cor uniforme de preenchimento – observe a barra de informações;

• desactive, se o pretender, a conversão em objecto;

• na área de desenho arraste o cursor do rato – o rectângulo desenhar-se-á de um vértice ao oposto – ou arraste o cursor do rato segurando a tecla CTRL para desenhar um quadrado. Se utilizar a tecla SHIFT poderá desenhar estas figuras a partir do centro, podendo ainda combiná-la com a tecla CTRL.

(7)

Desenhar Elipses e Círculos

As Elipses e as Circunferências ou Círculos constróiem-se utilizando a ferramenta Ellipse (F7):

seleccione a Ellipse Tool, disponível no fly out da ferramenta rectângulo;

• na barra de propriedades, semelhante à do rectângulo, configure o traço relativamente a:

espessura (Width), transparência, modo, e Anti-aliasing;

tipo de preenchimento (Fill) – cor uniforme, gradiente, padrão, textura ou nenhum (pág. 6);

• desactive, se necessário, a conversão em objecto;

• na área de desenho arraste o cursor do rato – a elipse desenhar-se-á segundo a diagonal de num rectângulo – ou arraste o cursor do rato segurando a tecla CTRL para desenhar um círculo.

Desenhar Polígonos

Os Poligonos constróiem-se utilizando a ferramenta Polygon (Y):

seleccione a Polygon Tool, disponível no fly out da ferramenta rectângulo;

• na barra de propriedades, semelhante à do rectângulo, configure o traço relativamente a:

espessura (Width), transparência, modo, tipo de junção (Shape Joints) e Anti-aliasing;

tipo de preenchimento (Fill) – cor uniforme, gradiente, padrão, textura ou nenhum (pág. 6);

• poderá, se necessário, ainda desactivar a conversão em objecto;

• na área de desenho clique num ponto e, sucessivamente, noutros pontos – verificará que está um polígono – para terminar faça um duplo click. Utilize CTRL para as linhas ficarem em múltiplos de 45º.

Desenhar Linhas Rectas

As linhas rectas constróiem-se utilizando a ferramenta Line (L):

seleccione a Line Tool, disponível no fly out da ferramenta rectângulo;

• na barra de propriedades configure o traço relativamente a:

espessura (Width), transparência, modo, tipo de junção (Joints) e Anti-aliasing;

• poderá desactivar a conversão em objecto para não obter demasiados objectos;

• na barra de cores seleccione uma cor (com o botão esquerdo) ou utilize o botão de contorno (Shape Outline) da Barra de Propriedades;

• na área de desenho arraste o cursor do rato – ao largar o botão do rato ficará um segmento de recta – ou clique num ponto e, sucessivamente, noutros pontos para construir uma linha contínua – para terminar faça um duplo click. Utilize a tecla CTRL para manter a horizontal ou a vertical da linha.

(8)

Desenhar Texto

Para criar Texto é necessário utilizar a ferramenta de Texto (Text):

seleccione a ferramenta Text Tool (F8):

• na barra de propriedades configure:

tipo de letra (Font), tamanho (Size), espaço entre caracteres e linhas, estilo (Bold, Italic,

Underline), alinhamento e Anti-aliasing;

• na barra de cores, ou no Docker, seleccione uma cor;

• na área de desenho faça um click e digite o texto. Para terminar seleccione a Pick Tool – verificará que o texto fica como um objecto, podendo ser deslocado por arrasto ou transformado.

Para editar o texto (alterar a cor, tipo de letra, etc.) basta seleccionar a Text

Tool, clicar sobre o texto e realizar as alterações pretendidas. Durante a edição,

o botão Format Text da barra de propriedades permite formatações mais complexas.

Para criar texto com uma coloração não uniforme:

• crie uma superfície (textura, bitmap ou outra);

clique no botão Render Text To Mask para criar uma máscara do texto e digite o texto;

seleccione a Pick Tool e no Objects Docker (CTRL+F7) clique no botão Create Object From Mask, surgindo o texto como objecto e numa coloração correspondente ao fundo.

Colorir Superficies

Se pretender colorir uma superfície (de cor uniforme ou não), como o fundo ou o interior de uma elipse, pode-se utilizar a ferramenta de Preenchimento (Fill):

seleccione a Fill Tool (F);

• na barra de propriedades configure o preenchimento relativamente a:

transparência, modo, tolerância (normal ou HSB) e Anti-aliasing;

tipo de preenchimento (Fill) – cor uniforme, gradiente, padrão ou textura (pág. 6);

• na área de desenho clique na zona que pretende pintar – verificará que a tinta “espalhar-se-á” sobre a área de igual cor (até encontrar alteração no cromatismo).

Nesta ferramenta é importante definir o valor de tolerância (de 0 a 100) para controlar a capacidade de sobreposição da cor sobre outras – no modo normal apenas é tido em conta a cor, enquanto no modo HSB pode controlar a Cor ou Matiz (Hue), a Saturação da cor (Saturation) e a Luminosidade ou Brilho (Brightness).

(9)

Apagar elementos desenhados

Para eliminar uma linha, um rectângulo ou outra forma procede-se, nas mais recentes versões do Photo-paint, de duas maneiras – com a borracha (Eraser Tool), como sempre se procedeu em programas gráficos bitmap, ou com a selecção do objecto (Pick Tool).

Se criou formas “coladas” ao fundo (background), para apagar o desenho:

seleccione a Eraser Tool (X);

• na barra de propriedades configure a “borracha” relativamente a:

forma (Nib Shape), dimensão (Width), transparência, suavidade (Soft Edge), rotação (Rotation) e espessura (Flatten) e Anti-aliasing;

• na área de desenho arraste o cursor do rato para apagar as partes indesejáveis – note que, como na pintura real, os elementos desenhados por baixo também são eliminados;

se, após desenhar uma figura que “não saiu bem”, utilizar a função Undo (CTRL+Z), eliminará apenas a última operação, podendo utilizar esta função várias vezes seguidas para eliminar na ordem inversa que foi desenhando;

pode ainda recorrer ao Undo Docker (ALT+F9) para obter a lista de operações realizadas e eliminar apenas as não pretendidas – seleccione no docker a forma a recuperar. Por segurança, pode gravar em ficheiro a lista e recuperá--las mais tarde.

Se utilizou a função objecto (Renders the shape to an object or selection), para apagar o desenho:

seleccione a Object Pick Tool (O) e seleccione o objecto a eliminar, clicando nele;

utilize a tecla Delete para apagar a forma totalmente, ou no Objects Docker clique no objecto e Delete;

ou então:

seleccione a Object Pick Tool (O) e seleccione o objecto a eliminar;

seleccione a Eraser Tool (X) e configure-a;

• arraste o cursor sobre a forma para apagar parcialmente;

seleccione a Local Undo Tool (U), existente no fly out, para recuperar partes eliminadas (esta ferramenta tem de ser utilizada imediatamente após ter utilizado a borracha).

Sobretudo quando os elementos estão colados ao fundo, é também possível apagar selectivamente:

seleccione a Eyedropper Tool (E) e configure o seu tamanho;

• clique numa cor, a eliminar, no desenho;

seleccione a Color Replacer Tool (Q) e configure-a;

• arraste o cursor sobre o desenho e observará que apenas a cor seleccionada (Paint Color) será apagada ficando, no entanto, no seu lugar a cor definida na cor do papel (Paper Color).

Nota: o Conta-gotas (Eyedropper Tool) é extremamente útil para capturar cores num desenho – com o botão esquerdo

do rato captura as cores de pintura (Paint) enquanto que com o botão direito captura as cores de preenchimento (Fill).

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o experimento não alterou a área do citoplasma dos neurônios deste estudo, sugere-se que essa redução da área nuclear seja a principal responsável pela

No desenvolvemento deste proxecto realízase primeiro unha revisión da situación do turismo en España e en Galicia (cunha puntualización sobre o destino Ferrolterra - Rías Altas), a

SUBTITLE – Para acessar o menu do sistema referente ao idioma da legenda ZOOM – Amplia a imagem na tela da TV VOCAL – Permite escolher os canais de áudio ou os métodos de

no botão e comece a escrever para criar o primeiro item da lista ou seleccione o texto já escrito e clique no botão Marcas ou Numeração.  Estes dois botões "lembram-se"

object Figure object UIControl objects UIMenu objects Axes object Figure object Surface object Line objects Text objects UIControl objects UIMenu objects Axes object Figure

Graças à nova janela de encaixe Prep e ampliar do Corel PHOTO-PAINT, você pode preparar suas fotos e imagens para impressão em tela com três etapas simples e obter a

In: Psicologia Clínica, Rio de Janeiro: Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, v.12, n.. Logic and

O Processo Seletivo será regido por este Edital e executado pela comissão de Recrutamento e Seleção da ADRA com objetivo de selecionar candidatos para provimento de vagas em cargos