• Nenhum resultado encontrado

VERSÃO GUIA DO USUÁRIO PARA WINDOWS 32 BITS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VERSÃO GUIA DO USUÁRIO PARA WINDOWS 32 BITS"

Copied!
361
0
0

Texto

(1)

G U I A D O U S U Á R I O P A R A W I N D O W S 3 2 B I T S

®

(2)

ÌQGLFH1 A Novell, Inc. não faz representações ou garantias quanto ao conteúdo ou à utilização deste manual e,

especificamente, isenta-se de quaisquer garantias de comerciabilidade explícitas ou implícitas ou adequação a qualquer propósito específico. A Novell, Inc. também reserva-se o direito de revisar esta publicação e fazer mudanças em seu conteúdo a qualquer momento, sem obrigação de notificar qualquer pessoa ou entidade sobre essas revisões ou mudanças.

Além disso, a Novell, Inc. não faz representações ou garantias quanto a qualquer software Novell, e

especificamente, isenta-se de quaisquer garantias de comerciabilidade explícitas ou implícitas ou adequação a qualquer propósito específico. A Novell, Inc. também reserva-se o direito de fazer mudanças parciais ou totais no software Novell, a qualquer momento, sem a obrigação de notificar qualquer pessoa ou entidade sobre essas mudanças.

Novell e GroupWise são marcas registradas da Novell, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. C3P0, Client 32 e Envoy são marcas registradas da Novell, Inc.

Quattro Pro, WordPerfect e WordPerfect Office são marcas registradas, Presentations e QuickMenu são marcas comerciais da Corel Corporation Limited. Franklin Day Planner é uma marca comercial da Franklin Covey Co. Word Pro é uma marca comercial da Lotus Development Corporation. PowerPoint e Windows são marcas registradas, Excel e Windows são marcas comerciais da Microsoft Corporation. Xerox é uma marca registrada da Xerox Corporation.

©1998 Novell, Inc. Todos os Direitos Reservados. Impresso nos Estados Unidos.

A Novell, pelo presente, concede a você os direitos de usar a documentação acima e distribuí-la livremente para fins não-comerciais desde que (a) a documentação seja distribuída em sua íntegra sem quaisquer alterações, (b) nenhuma taxa seja cobrada para sua distribuição e (c) este aviso de copyright seja incluído em cada distribuição.

Novell, Inc.

(3)

2ÌQGLFH

Índice

(UURU%RRNPDUNQRWGHILQHG %HPYLQGRDR*URXS:LVH  8P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH  )D]HUORJLQQR*URXS:LVH  (QYLDUH5HFHEHU,WHQV   $QH[DU$UTXLYRV   *HUHQFLDU,WHQV(QYLDGRV  *HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV  $JHQGDU&RPSURPLVVRV7DUHIDVH/HPEUHWHV  $JHQGDU&RPSURPLVVRV3HULyGLFRV  8WLOL]DUR&DOHQGiULR'LiULR   $FHUWDU$ODUPHVSDUD,WHQVGH&DOHQGiULR  8WLOL]DUD/LVWDGH3DVWDV   8WLOL]DU3DVWDV&RPSDUWLOKDGDV  ([HFXWDUR1RWLI\  $UPD]HQDURV,WHQVQD&DL[DGH&RUUHLR  ,PSULPLU,WHQVQD&DL[DGH&RUUHLR   &ULDU5HJUDV   &RQFHGHU$FHVVRDRXWUDV3HVVRDVj&DL[DGH&RUUHLR  *UDYDU,WHQVQD&DL[DGH&RUUHLR  3RVVXLU5HFXUVRV  $EULUH(VYD]LDUR/L[R  $SDJDU,WHQVGD&DL[DGH&RUUHLR   8WLOL]DUR%ORFRGH(QGHUHoRV9LVmR*HUDO   3URFXUDU8VXiULRVH5HFXUVRV  8WLOL]DUR/'$3QR%ORFRGH(QGHUHoRV   8WLOL]DU*UXSRVSDUD(QGHUHoDU,WHQV  0RYHU(QGHUHoRVGHXP%ORFRGH(QGHUHoRVSDUD2XWUR  9HU,QIRUPDo}HV'LIHUHQWHVQR%ORFRGH(QGHUHoRV   8WLOL]DUR%ORFRGH(QGHUHoRVSDUD(QYLDU0HQVDJHQV  Como Iniciar Fazer Login no GroupWise

Trabalhar com Itens da Caixa de Correio Agendar Itens Publicados e de Grupo Utilizar o Calendário Gerenciar a Caixa de Correio Utilizar o Bloco de Endereços

(4)

ÌQGLFH3 8WLOL]DU&RQWDWRV)UHTHQWHV  &ULDU%ORFRVGH(QGHUHoRV3HVVRDLV 'HILQLU3URSULHGDGHVGR%ORFRGH(QGHUHoRV3HVVRDO 9HU*UXSRV2UJDQL]Do}HVRX5HFXUVRVQR%ORFRGH(QGHUHoRV (QFRQWUDU,WHQV  (QFRQWUDU7H[WRHP,WHQV )LOWUDU  *HUHQFLDURV'RFXPHQWRVQR*URXS:LVH  &ULDU'RFXPHQWRV 2UJDQL]DU'RFXPHQWRV  ,PSRUWDU'RFXPHQWRVSDUDXPD%LEOLRWHFDGR*URXS:LVH &RPSDUWLOKDU'RFXPHQWRV  9HUR+LVWyULFRGHXP'RFXPHQWR 5HJLVWUDUD6DtGDGH'RFXPHQWRV  5HJLVWUDUD(QWUDGDGH'RFXPHQWRV $SDJDU'RFXPHQWRV &RSLDU'RFXPHQWRV *UDYDU'RFXPHQWRV  $EULU'RFXPHQWRV $UPD]HQDU'LYHUVDV9HUV}HVGHXP'RFXPHQWR  *HUHQFLDU*UXSRVGH'RFXPHQWRV  9HU'RFXPHQWRVTXDQGRD5HGHRXR*URXS:LVH1mR(VWLYHU'LVSRQtYHO ,QWHJUDUR*URXS:LVHFRPVHXV$SOLFDWLYRV  5HWRUQDU'RFXPHQWRVSDUDD%LEOLRWHFD 6XEVWLWXLUXP'RFXPHQWRSRUXP$UTXLYRGR%DFNXS 8WLOL]DUR*URXS:LVH5HPRWR9LVmR*HUDO 3UHSDUDUSDUD8WLOL]DUR5HPRWR (QYLDUH5HFXSHUDU,WHQVQR5HPRWR  &RQILJXUDUDV&RQH[}HV5HPRWDV  8WLOL]DUR3KRQH$FFHVV  8WLOL]DUR5HPHWHQWHGH'LVFDJHP 8WLOL]DUR/RFDOGH&RQYHUVDomR 'HILQLU2So}HVSDUDR*URXS:LVH 'HVLJQDU6HQKDVSDUDDVXD&DL[DGH&RUUHLR 3HUVRQDOL]DUD%DUUDGH)HUUDPHQWDV  3HUVRQDOL]DUDV&RQILJXUDo}HVGD%LEOLRWHFD 8WLOL]DU2So}HVGH,QLFLDOL]DomR Encontrar Itens na Caixa de Correio Criar e Trabalhar com Documentos Utilizar o GroupWise fora do Escritório Utilizar o Telefone com o GroupWise Personalizar o GroupWise

(5)

4  8WLOL]DUR'HVNWRSGR*URXS:LVH   $o}HVTXHYRFr3RGH&RPSOHWDUGR'HVNWRSGR*:   8WLOL]DUR1DYHJDGRUGH'DWDV   9HUR&DOHQGiULRGR'HVNWRSGR*:   8WLOL]DUR0DUTXHHGR*URXS:LVH   8WLOL]DUR,PDJLQJ9LVmR*HUDO  8WLOL]DU$QRWDo}HV  'LJLWDOL]DomR   $EULUXPD,PDJHP([LVWHQWH  (QYLDUXPD,PDJHPSRU(PDLO  8WLOL]DUR:RUN)ORZ9LVmR*HUDO   ºQGLFH5HPLVVLYR   Utilizar a Área de Trabalho do GroupWise Utilizar o GroupWise Imaging

Enviar e Receber Itens com o WorkFlow Índice Remissivo

(6)

5

Como Iniciar

(7)

6%HPYLQGRDR*URXS:LVH

Bem-vindo ao GroupWise

O GroupWise® é um software que tem como objetivo satisfazer todas as suas necessidades de gerenciamento de documentos, organização de calendário, agendamento de compromissos e troca de mensagens.



Antes de começar a utilizar o GroupWise, execute o Programa de Configuração do GroupWise. O assistente do Programa de Configuração o guiará durante todo o processo de configuração.

Executar o Programa de Configuração

1 Entre em contato com o administrador do sistema para obter a localização do Programa de Configuração do GroupWise, SETUP.EXE. Para prosseguir, você precisa saber onde o programa se encontra.

2 Verifique se você fez login no computador corretamente. 3 Clique em IniciarExecutar.

4 Digite o caminho para o programa SETUP.EXE do GroupWise clique em OK.

5 Siga as instruções no Programa de Configuração. Iniciar o GroupWise

1 Clique duas vezes em do Desktop.

2 A Janela Principal do GroupWise aparece. Consulte Um Breve Tour pelo

GroupWise em Como Iniciar para obter maiores informações sobre a Janela

Principal.



Se precisar de ajuda ao utilizar o GroupWise, você poderá obtê-la a partir de diversas fontes. A Ajuda online pode ser acessada de qualquer local do

GroupWise. Além da Ajuda online, você pode encontrar as respostas para as suas perguntas na Comunidade da Web do Cool Solutions disponível na Web em www.gwmag.com.

Utilizar a Ajuda Online

A maior parte da documentação do Cliente do GroupWise está disponível online. Vários métodos de acesso à Ajuda online são oferecidos para você escolher o que melhor satisfaz as suas necessidades.

Como Fazer x Lista tópicos da ajuda organizados por tarefas relacionadas. Iniciar o GroupWise

(8)

%HPYLQGRDR*URXS:LVH7 1 Clique em Ajuda Tópicos da Ajuda na guia Conteúdo  clique

duas vezes em Como Fazer.

Índice x Mostra as palavras-chave para ajudá-lo a encontrar informações, como um índice de um livro.

1 Clique em Ajuda Tópicos da Ajuda na guia Índice.

Guias x Guia você em uma tarefa ou conjunto de tarefas para ajudá-lo a aprender os recursos do GroupWise. Apenas leia as instruções nos guias se não desejar executar os passos.

(9)

8%HPYLQGRDR*URXS:LVH

1 Clique em Ajuda Guias.

Ajuda Contextual x Explica concisamente qualquer opção em um quadro de diálogo.

1 Em um quadro de diálogo, clique em  clique em uma opção.

Localizar x Permite a você digitar palavras ou expressões específicas e mostra os tópicos da ajuda em que elas aparecem.

(10)

%HPYLQGRDR*URXS:LVH9 1 Clique em Ajuda Tópicos da Ajuda na guia Localizar.

Utilizar o Cool Solutions

O Cool Solutions é um site na web que tem como objetivo ajudá-lo a conhecer tudo sobre o GroupWise. No Cool Solutions, há dicas úteis e artigos periódicos sobre recursos que fornecem a você todos os detalhes sobre a utilização do GroupWise. Há também recursos como os Guias de Informações Iniciais, dos quais se pode fazer download, e demonstrações que o ajudarão a começar. Observe um exemplo do que você encontrará.

Abrir a Cool Solutions x

1 No seu browser, digite www.gwmag.com.

Enviar Perguntas para os Especialistas do GroupWise x Ask the Experts (Perguntar aos Especialistas) é o seu fórum para fazer perguntas sobre o GroupWise. Se você desejar fazer algo no GroupWise, como compartilhar pastas, imprimir um calendário etc., e não encontrar instruções na documentação ou no Vault, envie as suas perguntas para os especialistas.

&OLTXHHP%DVLFVWR SDUDFRQKHFHURV IXQGDPHQWRVGR *URXS:LVH &OLTXHHP7KH9DXOW SDUDRFRQWH~GR DUTXLYDGR &OLTXHHP)$4SDUD YHUVHDVXDSHUJXQWD pFRPXP &OLTXHHP7DONWR8V HHQYLHRXP IHHGEDFNVREUHR *URXS:LVH

(11)

10%HPYLQGRDR*URXS:LVH

1 No seu browser, digite www.gwmag.com.

2 Clique em Ask the Experts (Perguntar aos Especialistas) Ask Us (Pergunte-nos).

3 Clique em Ask the Cool Solutions Experts (Perguntar aos Especialistas do Cool Solutions).

Dependendo do tamanho do seu monitor, talvez você precise rolar a tela para encontrar o vínculo Ask the Cool Solutions Experts (Perguntar aos Especialistas do Cool Solutions).

4 Digite as suas informações e a pergunta. 5 Clique em Send (Enviar).

Fazer Download de Recursos do Cool Solutions x Na página

Downloadables (Carregáveis), há inúmeros recursos dos quais você pode fazer download e utilizar em sua organização. Há demonstrações que ensinam a utilizar o GroupWise, artigos do site na web, Guias do Usuário, Guias de Informações Iniciais etc.

1 No browser da Web, digite www.gwmag.com. 2 Clique em Downloadables.

3 Clique no item do qual deseja fazer download e, em seguida, siga as instruções.

(12)

8P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH11

Um Breve Tour pelo GroupWise

O GroupWise reúne todas as suas necessidades de gerenciamento de documentos, organização de calendário, agendamento de compromissos e troca de mensagens.



A Janela Principal é a base do GroupWise. Da Janela Principal, você pode ler mensagens, agendar compromissos, ver o Calendário, abrir documentos e muito mais.

Você pode abrir mais de uma Janela Principal no GroupWise. Isso é útil quando você atua como proxy para outro usuário. Você pode ver tanto a sua Janela Principal como a que pertence à pessoa para a qual está atuando como proxy. E também pode abrir uma determinada pasta em uma janela e ver o Calendário em outra. Você pode abrir quantas Janelas Principais a memória do seu computador permitir.

Os componentes básicos da Janela Principal são explicados a seguir. Barra de Ferramentas

A barra de ferramentas permite que você realize rapidamente tarefas comuns do GroupWise, como abrir o Bloco de Endereços, enviar mensagens de correio e mostrar seu Calendário. Aponte o seu mouse para qualquer botão da barra de ferramentas e uma dica de ferramenta mostra o nome do recurso. A lista drop-down de configurações de tela permite que você mude rapidamente a tela da sua Lista de Itens. A Janela Principal /LVWDGURSGRZQGH FRQILJXUDo}HVGH WHODQDEDUUDGH IHUUDPHQWDV /LVWDGH3DVWDV /LVWDGH,WHQV 24XLFN9LHZHUSHUPLWH TXHYRFrOHLDPHQVDJHQVH DQH[RVHPVXD&DL[DGH &RUUHLRVHPDEULODVHP XPDMDQHODVHSDUDGD

(13)

128P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH

Lista de Pastas

A Lista de Pastas à esquerda da Janela Principal permite a você organizar os itens que envia, recebe, publica e compartilha. Você também pode criar novas pastas para armazenar itens. As pastas default contêm os seguintes elementos:

A pasta do usuário (indicada pelo seu nome) representa o seu banco de dados no GroupWise. Ela contém outras pastas e itens. A Caixa de Correio inclui todos os itens enviados e recebidos. Utilize os botões da barra de ferramentas para ver somente os itens enviados ou recebidos.

O Gabinete é um container para todas as suas pastas pessoais e compartilhadas.

A pasta Documentos contém referências a documentos que você criou ou abriu. Se assim for especificado, quaisquer documentos que você vê ou importa também será adicionado a esta pasta. Consulte Organizar Documentos em Criar e Trabalhar com

Documentos para obter maiores informações.

Trabalho em Andamento contém mensagens não concluídas. Você pode concluir a mensagem e enviá-la depois.

O Lixo contém todos os itens e documentos apagados. Lista de Itens

A Lista de Itens à direita da Janela Principal mostra mensagens e recados, compromissos, lembretes, tarefas e referências de documentos. Utilize a lista drop-down de configurações de tela da barra de ferramentas para mostrar os itens recebidos, enviados e publicados.

QuickViewer

O QuickViewer aparece abaixo do quadro Lista de Itens. Você pode examinar rapidamente os itens e os seus anexos no QuickViewer em vez de abrir cada item em uma outra janela.



Todos os itens enviados ou recebidos são armazenados na Caixa de Correio do GroupWise na rede. Para mostrar os itens recebidos, enviados, pessoais ou de rascunho, clique nos botões na lista drop-down de configurações de tela. Você pode limitar depois os itens a serem mostrados na Caixa de Correio, utilizando o Filtro. Consulte Filtrar em Encontrar Itens na Caixa de Correio para obter maiores informações.

Você pode organizar as suas mensagens, movendo-as para pastas dentro do seu Gabinete.

Itens Não Lidos na Caixa de Correio

Todos os itens não abertos da sua Caixa de Correio ficam em negrito para ajudá-lo a identificar facilmente quais itens e documentos ainda não foram lidos. Noções Básicas sobre a

(14)

8P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH13 Os processos de discussão comprimidos também são marcados com texto em negrito para mostrar que existem itens no processo que ainda não foram lidos. Isso poupa o seu tempo de expandir cada processo para verificar se existem itens publicados recentemente.

Ícones que Aparecem ao Lado de Itens na Caixa de Correio

Ao lado de cada item recebido há um ícone que ajuda você a saber um pouco mais sobre o item antes mesmo de lê-lo. Por exemplo, você pode determinar o tipo de item (correio, compromisso, e assim por diante) e a sua prioridade. Você também pode ver se o item possui um arquivo anexado, se um item enviado não chegou a alguns destinatários etc.

Ícone Descrição

Aparece ao lado de um item enviado. Indica que o GroupWise não pôde entregar o item a um ou mais destinatários.

Aparece ao lado de uma tarefa ou compromisso enviado. Ao lado de uma tarefa, indica que pelo menos um destinatário apagou a tarefa sem marcá-la como Completada. Ao lado de um compromisso, indica que pelo menos um destinatário apagou ou recusou o compromisso sem aceitá-lo.

Aparece ao lado de um item enviado. Ao lado de um compromisso, indica que nem todos os destinatários o aceitaram. Ao lado de uma tarefa, indica que nem todos os destinatários a completaram. Ao lado de outros tipos de item, indica que nem todos os destinatários abriram o item ou o apagaram.

Um ou mais anexos foram incluídos no item.

Uma ou mais anotações musicais foram incluídas no item ou o item é uma mensagem de correio de voz. Item de rascunho.

Aparece ao lado de um item enviado. Indica que o GroupWise entregou ou transferiu com êxito o item para todos os destinatários.

Item publicado.

(15)

148P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH

Versão oficial de um documento.

Tópico de discussão não aberto publicado em uma pasta compartilhada.

Tópico de discussão aberto publicado em uma pasta compartilhada.

Item de fluxo de trabalho não aberto. Item de fluxo de trabalho aberto. Mensagem de correio não aberta com uma prioridade baixa, normal ou alta. Mensagem de correio aberta com uma prioridade baixa, normal ou alta. Compromisso não aberto com uma prioridade baixa, normal ou alta. Compromisso aberto com uma prioridade baixa, normal ou alta. Tarefa não aberta com uma prioridade baixa, normal ou alta.

Tarefa aberta com uma prioridade baixa, normal ou alta.

Lembrete não aberto com uma propriedade baixa, normal ou alta. Lembrete aberto com uma prioridade baixa, normal ou alta.

Recado não aberto com uma prioridade baixa, normal ou alta.

Recado aberto com uma prioridade baixa, normal ou alta.

O remetente solicitou que você

respondesse a esse item. O item pode ser de prioridade baixa, normal ou alta. Opções de exibição da Caixa de Correio

Você pode ver os itens na Caixa de Correio de três formas diferentes, dependendo de como deseja organizar as informações. Detalhes, Processos de Discussão e Como Calendário aparecem no menu Ver.

Detalhes x Detalhes mostra uma lista de itens e informações sobre os mesmos em colunas, como Assunto, Data, CC, Prioridade, Tipo de Documento, Data de Vencimento, Tamanho, Número da Versão e muitas outras categorias. Detalhes será a tela default da Caixa de Correio, caso você não tenha mudado as propriedades da sua Caixa de Correio.

(16)

8P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH15 1 Clique em na barra de ferramentas para ver os itens por Detalhes.

Processos de Discussão x Processos de Discussão mostra a discussão por e-mail sobre um item original e todas as respostas agrupadas em ordem hierárquica.

1 Clique em na barra de ferramentas para ver os itens por Processos de Discussão.

(17)

168P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH

Como Calendário x Como Calendário mostra todos os itens agendados gravados em uma determinada pasta. Isso é útil se você organiza todos os seus compromissos e outros itens de um projeto específico em uma pasta manual ou com regras.

1 Clique em na barra de ferramentas para ver os itens Como Calendário.



A Lista de Itens na Janela Principal está dividida em colunas. Cada coluna mostra informações sobre os itens na lista. Por exemplo, colunas diferentes mostram o assunto dos itens, a data dos mesmos, entre outros. Você pode personalizar a tela da coluna para cada pasta na Janela Principal, mudando a largura das colunas, adicionando-as ou apagando-as e trocando a ordem das mesmas. Você pode até mesmo definir uma configuração diferente de tela da coluna para cada pasta pessoal na Lista de Pastas.

Utilizar as Colunas na Caixa de Correio

(18)

8P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH17 Adicionar Colunas à Caixa de Correio

1 Na Janela Principal, abra a pasta à qual deseja adicionar colunas.

2 Clique o botão direito do mouse em um título de coluna clique em um título de coluna.

ou

Clique o botão direito do mouse em um título de coluna clique em Mais Colunas em uma coluna quadro de listagem Colunas Disponíveis Adicionar.

Dicas

 i Você pode adicionar várias colunas, pressionando Ctrl ao clicar nas mesmas.

Mudar a Ordem de Colunas

1 Na Janela Principal, abra a pasta na qual deseja mudar as configurações de coluna.

2 Clique o botão direito do mouse em um título de coluna clique em Mais Colunas.

3 Clique em um nome de coluna no quadro Colunas Selecionadas. 4 Clique em Abaixo ou Acima.

5 Clique em OK. Dicas

 i Você também pode arrastar colunas para novas posições na Janela Principal.  i Você pode definir diferentes configurações de coluna para cada pasta na

(19)

188P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH

Redimensionar as Colunas na Caixa de Correio

1 Na Janela Principal, clique na pasta na qual deseja redimensionar colunas. 2 Coloque o ponteiro do mouse sobre a extremidade de um título de coluna até

uma seta de duas pontas ser mostrada arraste para redimensionar a coluna. Ordenar Itens da Coluna na Caixa de Correio

1 Clique na pasta que contém os itens que deseja ordenar. 2 Clique em Ver Configurações de Tela Ordenar.

3 Clique na categoria pela qual deseja ordenar no quadro de listagem. 4 Clique em Crescente para ordenar de A a Z.

ou

Clique em Decrescente para ordenar de Z a A. 5 Clique em OK.

Remover Colunas da Caixa de Correio

1 Na Janela Principal, abra a pasta da qual deseja remover colunas. 2 Remova o título de coluna da barra da coluna, arrastando-o.



Utilize a barra de ferramentas para acessar os inúmeros recursos e opções do GroupWise. Ao utilizar certos recursos (quando estiver no Calendário, por exemplo), a barra de ferramentas desse recurso aparecerá.

Para descobrir a função de um botão da barra de ferramentas, mova o ponteiro do mouse sobre o botão e leia a dica da ferramenta que aparece.

Você pode personalizar cada barra de ferramentas, adicionando e apagando os botões, escolhendo a ordem dos mesmos e colocando separadores entre eles. Consulte Personalizar a Barra de Ferramentas em Personalizar o GroupWise. Utilizar a Barra de

(20)

8P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH19 Mudar a Apresentação da Barra de Ferramentas

1 Se a barra de ferramentas não aparecer na tela, clique em, clique em Ver Barra de Ferramentas.

2 Clique o botão direito do mouse na barra de ferramentas clique em Propriedades.

3 Clique na guia Mostrar.

4 Escolha a forma como deseja mostrar a barra de ferramentas clique em OK.

(21)

208P%UHYH7RXUSHOR*URXS:LVH

Fazer Login no

GroupWise

(22)

)D]HUORJLQQR*URXS:LVH21

Fazer login no GroupWise

Ao iniciar o GroupWise®, um quadro de diálogo permitirá que você faça login no GroupWise. O quadro de diálogo Inicialização mudará, dependendo das

informações que o GroupWise precisar para abrir a Caixa de Correio. Por exemplo, se tiver uma senha na Caixa de Correio, fizer login na rede e iniciar o GroupWise da sua própria máquina, um quadro de diálogo poderá solicitar a sua senha.

No entanto, se o GroupWise não encontrar a agência postal (por exemplo, se a localização da agência postal tiver mudado ou se o servidor que contiver a agência postal estiver fora do ar no momento), um quadro de diálogo permitirá a você especificar o caminho para a agência postal ou o endereço TCP/IP do agente postal, o seu nome do usuário e a sua senha.

Você pode utilizar uma opção de inicialização para fazer com que o quadro de diálogo Inicialização seja mostrado quando inicia o GroupWise.



1 Verifique se você está logado na rede. 2 Inicie o GroupWise.

Se não tiver especificado uma senha para a Caixa de Correio e o GroupWise não precisar mais de nenhuma informação, você não passará pelo quadro de diálogo Inicialização e o GroupWise será mostrado.

3 Se uma senha ou outras informações forem solicitadas, digite a senha ou as informações solicitadas no quadro apropriado clique em OK.

Dicas

 i O GroupWise também pode solicitar outras informações como o endereço TCP/IP e a porta do agente postal da rede ou o caminho para o banco de dados remoto. Se não souber as informações solicitadas, entre em contato com o administrador do sistema.

Fazer login na Caixa de Correio

(23)

22)D]HUORJLQQR*URXS:LVH



1 Faça login na rede com o seu próprio ID de usuário.

ou

Para mostrar o quadro de diálogo Inicialização do GroupWise, clique o botão direito do mouse no ícone do GroupWise no do desktop  clique em Propriedades clique na guia Atalho no quadro de diálogo Destino, depois do GroupWise executável, digite um espaço digite /@u-? clique em OK.

2 Inicie o GroupWise.

3 Digite o seu ID de usuário se ele não for mostrado no quadro ID do Usuário (necessário).

4 Clique no quadro Senha digite a sua senha clique em OK. Dicas

 i É necessário que você esteja na mesma agência postal que o outro usuário para fazer login na sua própria Caixa de Correio a partir da estação de trabalho dele.

Fazer Login em sua Caixa de Correio da Estação de Trabalho de outro Usuário

(24)

)D]HUORJLQQR*URXS:LVH23



1 Inicie o GroupWise.

2 Clique no quadro Senha digite a sua senha.

3 Clique no quadro de seleção Lembrar Minha Senha clique em OK. Dicas

 i O administrador do sistema pode optar por desabilitar o recurso Lembrar Minha Senha para usuários no sistema.

 i Essa opção varia de acordo com a máquina, o que significa que se você instruir o GroupWise a lembrá-lo da sua senha na estação de trabalho de uma outra pessoa, e fazer login, dessa forma, nessa estação de trabalho, a senha poderá ser solicitada novamente. Se você selecionar o quadro de seleção Lembrar Minha Senha na nova estação de trabalho, o GroupWise também lembrará a sua senha.

 i Você também pode selecionar Lembrar Minha Senha em Opções de Segurança.

 i Se você mudar de idéia e quiser que a sua senha seja solicitada, clique em Ferramentas Opções clique duas vezes em Segurança clique na guia Senha desselecione Lembrar Minha Senha.

 i Você pode fazer o NDS lembrar a sua senha usando o recurso Segurança em Opções. Clique em Nenhuma Senha Necessária com NDS. Se você tiver selecionado essa opção, a sua senha do GroupWise não será solicitada em nenhuma máquina, desde que você tenha logado primeiro no NDS como você mesmo. A sua senha ainda será solicitada quando você estiver usando o Remoto.

Aplicar a sua Senha a Outros Somente

(25)

24)D]HUORJLQQR*URXS:LVH



1 Inicie o GroupWise remotamente.

2 No quadro de diálogo Inicialização, digite a sua senha.

3 Clique no quadro de texto Caminho do Banco de Dados Remoto digite ou procure o caminho para o banco de dados remoto. Por exemplo, você pode digitar C:\REMOTE.

ou

Se não tiver um banco de dados remoto, digite um caminho para onde deseja ter um banco de dados remoto. Ao clicar em OK, você receberá uma solicitação para criar o banco de dados remoto.

4 Clique em OK. Dicas

 i O GroupWise iniciará remotamente se você não tiver conexão de rede, se o GroupWise falhar depois de várias tentativas de conectar-se com a Caixa de Correio Master (por exemplo, se o servidor, que contém a agência postal estiver fora do ar no momento) ou se você utilizar a opção de inicialização /ps<CAMINHO>.



1 Inicie o GroupWise.

2 No quadro de diálogo Inicialização, clique na guia Endereço TCP/IP.

3 Digite o endereço TCP/IP do agente postal.

Se você não souber o endereço TCP/IP ou a porta para o agente postal, entre em contato com o administrador do sistema.

4 Especifique a porta do agente postal. Especificar o Caminho

para o Banco de Dados Remoto

Especificar o Endereço TCP/IP do Agente Postal

(26)

)D]HUORJLQQR*URXS:LVH25 5 Clique em OK.

Dicas

 i Você pode especificar o caminho para o agente postal da rede ou o endereço TCP/IP do agente postal. Se especificar ambos, GroupWise verificará o endereço TCP/IP primeiro. Se não for possível para o GroupWise se conectar ao endereço TCP/IP especificado, ele tentará se conectar com o agente postal da rede com o caminho especificado.



1 Inicie o GroupWise.

2 No quadro de diálogo Inicialização, clique na guia Agência Postal da Rede.

3 Digite ou procure o caminho para o agente postal da rede. Por exemplo, você pode digitar X:\PO.

Se não souber o caminho para o agente postal da rede, entre em contato com o administrador do sistema.

4 Clique em OK. Dicas

 i Você pode especificar o caminho para o agente postal da rede ou o endereço TCP/IP do agente postal. Se especificar ambos, o GroupWise verificará o endereço TCP/IP primeiro. Se não for possível para o GroupWise se conectar com o endereço TCP/IP especificado, ele tentará

se conectar com o agente postal da rede com o caminho especificado.  i Você também pode utilizar a opção de inicialização /ph- para especificar

o caminho para a agência postal. Mudar o Caminho para o

(27)

26)D]HUORJLQQR*URXS:LVH

Trabalhar com

Itens da Caixa

de Correio

(28)

(QYLDUH5HFHEHU,WHQV27

Enviar e Receber Itens

Todo dia você se comunica de diversas maneiras. Para atender a essas

necessidades, o GroupWise® entrega os seus itens utilizando diferentes tipos de item. Cada tipo de item é explicado a seguir.

Correio

As mensagens de correio são utilizadas para correspondência básica. Você pode utilizá-las para enviar, por exemplo, um memorando ou uma carta.

Recado

Os recados o ajudam a informar outras pessoas de uma chamada ou de uma visita. Você pode incluir informações, como quem ligou, telefone, empresa, urgência da chamada e assim por diante.

Compromisso

Os compromissos permitem que você convide pessoas e agende recursos para reuniões ou eventos. Você pode agendar a data, o horário e o local da reunião. Você pode utilizar compromissos publicados para agendar eventos pessoais, como uma consulta médica, um lembrete para fazer uma chamada em determinado horário e assim por diante. Consulte Agendar Compromissos, Tarefas e Lembretes em Agendar Itens Publicados e de Grupo.

Tarefa

As tarefas permitem que você inclua um item de tarefa pendente em sua Lista de Tarefas pessoal ou na de outra pessoa. Você pode agendar uma data de término para a tarefa e incluir uma prioridade (como A1). As tarefas não-completadas são transportadas para o dia seguinte. Consulte Agendar Compromissos, Tarefas e

Lembretes em Agendar Itens Publicados e de Grupo.

Lembrete

Os lembretes são publicados em uma data específica no seu próprio Calendário ou no de outra pessoa. Utilize lembretes para lembrar você mesmo ou outras pessoas de prazos, feriados, dias de folga etc. Os lembretes publicados são úteis para ajudar a lembrar de aniversários, férias, dias de pagamento etc. Consulte

Agendar Compromissos, Tarefas e Lembretes em Agendar Itens Publicados e de Grupo.



As mensagens de correio assemelham-se a um memorando interno; elas possuem um destinatário primário, uma linha de assunto, uma data, e podem ser enviadas com uma cópia carbono ou uma cópia oculta para outros usuários. Você também pode anexar arquivos, referências de documentos, sons, filmes e objetos OLE às mensagens de correio.

CC (Cópia Carbono)

Envia cópias de um item para os usuários que se beneficiariam das informações, mas que não são os responsáveis diretos pelas informações nem pelas instruções Enviar Mensagens

(29)

28(QYLDUH5HFHEHU,WHQV

contidas no item. Todos os destinatários podem ver que uma cópia carbono foi enviada.

CO (Cópia Oculta)

Envia uma cópia do item para um destinatário sem o conhecimento dos outros destinatários. Apenas o remetente e o destinatário da cópia oculta sabem que a mesma foi enviada. Quando um destinatário responde e escolhe Resposta a Todos, o destinatário da cópia oculta não recebe a resposta.

1 Clique em na barra de ferramentas.

2 No quadro Para, digite um nome de usuário pressione Enter. Repita esta etapa para usuários adicionais.

Para selecionar nomes de usuário em uma lista, clique em Endereço clique duas vezes em cada usuário clique em OK.

3 Digite um assunto. 4 Digite uma mensagem. 5 Clique em Enviar.

Dicas

 i Você pode especificar uma tela de correio default diferente em Opções de Telas Default. Consulte Definir Opções para o GroupWise em Personalizar o

GroupWise.

 i Você pode especificar várias opções, como atribuir alta prioridade a uma mensagem, solicitar uma resposta dos destinatários e muito mais. Consulte

(30)

(QYLDUH5HFHEHU,WHQV29



Um recado é um lembrete que você pode enviar para notificar outros usuários do GroupWise de chamadas que receberam enquanto estavam fora do escritório ou não disponíveis. Os recados são armazenados na Caixa de Correio do

destinatário. Se a sua organização tiver o PhoneAccess, você também poderá colocar recados de áudio na Caixa de Correio do usuário. O PhoneAccess está disponível apenas na versão em Inglês-E.U.A. do GroupWise. Consulte Utilizar o

PhoneAccess em Utilizar o Telefone com o GroupWise.

Recado é simplesmente uma tela, como uma tela de tarefa ou de correio. Você não pode atender uma chamada a partir de um recado. Utilize Local de

Conversação para gerenciar seu telefone diretamente do desktop do GroupWise. Consulte Utilizar o Local de Conversação em Utilizar o Telefone com o GroupWise. Você pode mudar os recados que receber para tarefas, lembretes ou outras telas de itens publicados. Dessa maneira, você poderá deixar um registro da conversa na data em que foi mantida (lembrete) ou criar um item de tarefa pendente para ser completado em uma data posterior (tarefa). Consulte Mudar os Tipos de Item em Trabalhar com Itens da Caixa de Correio.

1 Clique em Arquivo Novo Recado.

2 No quadro Para, digite o nome do usuário pressione Enter. 3 Digite o nome, a empresa e o telefone de quem ligou.

4 Selecione os quadros de seleção que se aplicam a esse recado. 5 Digite a mensagem no quadro Mensagem.

(31)

30(QYLDUH5HFHEHU,WHQV

6 Clique em Enviar. Dicas

 i Você pode colocar um botão Novo Recado na barra de ferramentas. Consulte Personalizar a Barra de Ferramentas em Personalizar o GroupWise.



Utilize o Corretor Ortográfico para verificar o texto e corrigir palavras com erros de ortografia, palavras duplicadas e certos erros no uso de maiúsculas/minúsculas. Você pode verificar a ortografia de palavras selecionadas ou da mensagem inteira. Ao verificar a ortografia, escolha uma das opções a seguir:

Substituir

Substitui a palavra com erro de ortografia por outra sugerida pelo Corretor Ortográfico. Para substituir uma palavra errada, clique duas vezes na palavra ou clique na palavra Substituir. Para fazer suas próprias correções, edite a palavra no quadro Substituir Por clique em Substituir.

Pular uma Vez

Ignora a palavra uma vez. O Corretor Ortográfico parará da próxima vez que encontrar a palavra.

Pular Sempre

Ignora todas as ocorrências da palavra no documento. O Corretor Ortográfico ignorará a palavra até que você execute novamente a correção ortográfica. Adicionar

Adiciona a palavra ao dicionário atual do usuário, que armazena palavras suplementares, de modo que o Corretor Ortográfico a reconheça em correções ortográficas futuras.

CorreçãoRápida

Define uma substituição automática para uma palavra ou expressão. Quando o Corretor Ortográfico parar em uma palavra, clique em CorreçãoRápida para substituí-la pelo texto contido no quadro Substituir Por e adicione a substituição à lista de palavras do usuário utilizada pela CorreçãoRápida. Da próxima vez que você digitar a palavra, a CorreçãoRápida a substituirá automaticamente.

Verificar a Ortografia dos Itens Enviados

(32)

(QYLDUH5HFHEHU,WHQV31 Sugerir

Mostra palavras ou expressões adicionais no quadro de listagem Substituições. Verificar a Ortografia de um Item x

1 Clique no quadro Assunto ou Mensagem.

ou

Selecione o texto cuja ortografia você deseja verificar. 2 Clique em Ferramentas Corretor Ortográfico.

3 Clique em Sim quando a correção ortográfica terminar.



Você poderá verificar a ortografia dos itens automaticamente toda vez que clicar em Enviar.

1 Clique em Ferramentas Opções clique duas vezes em Ambiente. 2 Clique em Verificar Ortografia antes de Enviar OK.

Verificar a Ortografia dos Itens

(33)

32$QH[DU$UTXLYRV

Anexar Arquivos

Você pode anexar arquivos e referências de documentos a mensagens de correio, compromissos, lembretes, tarefas e recados. Utilize Anexar para enviar um ou mais arquivos ou referências de documentos a outros usuários. Por exemplo, talvez você deseje enviar um relatório de despesas a outro usuário. Você pode anexar um arquivo existente em seu disco rígido, disquete ou drive de rede. Os destinatários podem abrir o arquivo anexado, gravá-lo, vê-lo ou imprimi-lo. Se você mudar o arquivo anexado após enviá-lo, os destinatários não verão as mudanças.

Se o arquivo que deseja anexar for um documento armazenado na Biblioteca do GroupWise, você poderá anexar uma referência do documento. Quando um destinatário abrir o anexo, o documento da biblioteca será aberto se o destinatário tiver direitos para abrir ou ver o documento e se a biblioteca estiver disponível. Se os destinatários não tiverem direitos suficientes para o documento ou se não estiverem utilizando um produto de e-mail que suporte a Biblioteca do

GroupWise ou, ainda, se a biblioteca não estiver disponível, apenas uma cópia do documento será aberta. Se o destinatário editar a cópia, as mudanças não afetarão o documento real na biblioteca. Para obter maiores informações sobre direitos de documentos, consulte Compartilhar Documentos em Criar e Trabalhar com

Documentos.

Se você tentar abrir ou ver um arquivo anexado que seja protegido por senha, digite a senha do arquivo. Se não souber a senha, você não poderá abrir nem ver o arquivo anexado.



1 Clique em na barra de ferramentas. 2 Preencha os quadros Para, Assunto e Mensagem. 3 Clique em Anexar.

Anexar um Arquivo a um Item

(34)

$QH[DU$UTXLYRV33 4 Clique no arquivo que você deseja enviar OK.

Para anexar vários arquivos, Ctrl+clique em outros arquivos antes de clicar em OK.

5 Clique em Enviar. Dicas

 i Os destinatários verão um pequeno ícone no formato de clipe ao lado do item em suas Caixas de Correio, indicando que o item possui um anexo.  i Quando você move ou apaga um arquivo em um disco ou drive de rede, os

arquivos anexados a um item e enviados não são afetados.



1 Clique em na barra de ferramentas. 2 Preencha os quadros Para, Assunto e Mensagem. 3 Clique em Anexar Referência de Documento.

4 Clique na biblioteca em que o documento está armazenado.

5 No quadro Documento Nº, digite o número do documento. Se você não souber o número do documento, clique em Encontrar para localizar o documento na biblioteca.

6 Na lista drop-down Versão, clique na versão (atual, oficial ou específica) que você deseja anexar. Se você selecionar Versão Específica, digite o número da versão no quadro Versão No.

7 Clique em OK Enviar. Anexar uma Referência

de Documento a um Item

(35)

34$QH[DU$UTXLYRV



1 Clique o botão direito do mouse no anexo que você deseja apagar clique em Apagar.

Dicas

 i Se você apagar um arquivo anexado, ele não será apagado do disco nem do drive de rede; ele será removido apenas da lista de anexos.

 i Você poderá apagar um arquivo anexado se for o remetente, mas não se for o destinatário.



Se desejar apenas examinar rapidamente um anexo, você poderá vê-lo, em vez de abri-lo. Quando você vê um anexo, ele não é aberto em um aplicativo separado. Ele é mostrado em um viewer. Esse procedimento geralmente é mais rápido que abrir o anexo; entretanto, o anexo talvez não seja formatado adequadamente. 1 Clique o botão direito do mouse no anexo clique em Ver Anexo.

Dicas

 i Se você não vir um ícone representando o anexo na tela, clique em ArquivoAnexosVer.

 i Se o item que você estiver lendo contiver vários anexos, eles aparecerão como ícones no alto da Janela de Anexo. Para ver os outros anexos, clique nos mesmos.



Quando você abre um arquivo anexado, o GroupWise determina o aplicativo correto para abri-lo. Você pode aceitar a sugestão ou digitar o caminho e o nome de arquivo para outro aplicativo. Se desejar apenas examinar o conteúdo do anexo, você poderá vê-lo, em vez de abri-lo. Consulte Ver Arquivos Anexados. 1 Abra o item que contém o anexo.

2 Clique o botão direito do mouse no anexo clique em Abrir.

3 Se desejar abrir o anexo em outro aplicativo, digite o caminho e o nome do arquivo executável.

Essa etapa talvez não seja necessária se o aplicativo correto já estiver listado. 4 Clique em OK.

Dicas

 i Se você não vir um ícone representando o anexo na tela, clique em ArquivoAnexosAbrir.

Apagar um Arquivo Anexado de um Item

Ver Arquivos Anexados

Abrir Arquivos Anexados

(36)

*HUHQFLDU,WHQV(QYLDGRV35



Você pode adicionar arquivos de som gravado digitalmente ou voz a um item. Por exemplo, você pode ditar uma carta e fazer com que o destinatário ouça o texto ditado e digite a carta. Entretanto, para anotar um item com som, é necessário ter os drivers de hardware e software apropriados instalados.

1 Em uma tela de item, arraste da barra de status para qualquer área da tela fora dos quadros.

2 Clique no círculo para começar a gravar o som. 3 Clique no quadrado para interromper a gravação. 4 Clique em Arquivo Sair e Retornar ao GroupWise.

Gerenciar Itens Enviados

Você pode mostrar os itens de sua Caixa de Correio enviados anteriormente. Algumas das razões para que você mostre os itens enviados são listadas abaixo: Ler

Você pode ler uma mensagem enviada para verificar se incluiu as informações corretas ou para lembrar-se do que escreveu.

Reenviar

Você pode reenviar um item uma segunda vez com correções ou para outros usuários que não o receberam inicialmente.

Monitorar o Status (Propriedades)

Você pode ver quem recebeu o item, quem o abriu, quem o apagou e muito mais.

Recolher

Se perceber que cometeu um erro após enviar o item, você poderá recolhê-lo antes de os destinatários o lerem.



1 Se a barra de ferramentas ainda não estiver sendo mostrada, clique em Ver Barra de Ferramentas.

2 Clique em Itens Enviados na lista drop-down de configurações de tela. Dicas

 i Para mostrar tanto os itens recebidos como enviados, clique em Todos os Itens na lista drop-down de configurações de tela.

Anexar Arquivos de Som a um Item

(37)

36*HUHQFLDU,WHQV(QYLDGRV



O GroupWise fornece várias maneiras para você confirmar a entrega de um item. Monitorar um Item Enviado

Você pode verificar o status na janela Propriedades de qualquer item enviado. Clique o botão direito do mouse no item clique em Propriedades. A janela Propriedades mostra quando o item foi entregue e aberto, além de outras informações.

Receber Notificação quando o Item é Aberto ou Apagado

Você pode receber uma notificação quando o destinatário abre ou apaga uma mensagem, recusa um compromisso ou completa uma tarefa. Ao compor uma mensagem, clique em Arquivo Propriedades guia Monitoramento do Status lista pop-up Notificação de Retorno Quando Aberto ou Quando Apagado selecione como você deseja receber a notificação.

Solicitar uma Resposta

Você pode informar o destinatário de um item de que você precisa de uma resposta. O GroupWise adiciona uma frase ao item, indicando que uma resposta é solicitada e muda o ícone para uma seta dupla na Caixa de Correio do

destinatário. Ao compor um item, clique em Arquivo Propriedades

Resposta Solicitada selecione quando você deseja receber a resposta no quadro Resposta Solicitada.



Utilize Reenviar para enviar um item uma segunda vez, talvez com correções. Reenviar permite que você envie um item sem digitar novamente todas as informações.

Ao reenviar um item, você pode recolher o original. As mensagens de correio e os recados não poderão ser recolhidos se já tiverem sido abertos. Compromissos, lembretes e tarefas podem ser recolhidos a qualquer momento.

Confirmar a Entrega dos Itens Enviados

(38)

*HUHQFLDU,WHQV(QYLDGRV37 1 Clique em Itens Enviados na lista drop-down de configurações de tela na

barra de ferramentas.

2 Clique o botão direito do mouse no item que você deseja reenviar clique em Reenviar.

3 Faça quaisquer mudanças no item, se necessário clique em Enviar. 4 Clique em Sim para recolher o item original.

ou

Clique em Não para manter o item original. Dicas

 i Você pode verificar as Propriedades do item original para ver se o GroupWise conseguiu recolhê-lo. Se Propriedades não listar Recolhido, o item já terá sido aberto.

(39)

38*HUHQFLDU,WHQV(QYLDGRV



Utilize Apagar para recolher um item enviado. Por exemplo, se perceber que cometeu um erro após enviar um item, você poderá apagá-lo antes de os destinatários o lerem.

1 Para mostrar os itens enviados da Caixa de Correio, clique em Itens Enviados na lista drop-down de configurações de tela na barra de ferramentas.

2 Clique no item da Caixa de Correio que você deseja recolher. 3 Clique em Editar Apagar.

4 Clique na opção apropriada. 5 Clique em OK.

Dicas

 i Você pode recolher uma mensagem de correio ou um recado dos destinatários que ainda não abriram o item. Você pode recolher um compromisso, um lembrete ou uma tarefa mesmo que ele já tenha sido aberto. As mensagens da Internet não podem ser recolhidas.

 i Para ver os destinatários que abriram sua mensagem, clique o botão direito do mouse no item da Caixa de Correio clique em Propriedades.



A janela Propriedades permite que você verifique o status de qualquer item enviado. Por exemplo, você pode ver quando um item foi entregue e quando o destinatário o abriu ou o apagou. Se um destinatário tiver aceito ou recusado um compromisso e incluído um comentário, você verá esse comentário na janela Propriedades. Você também verá se um destinatário marcou uma tarefa como Completada.

A janela Propriedades também mostra informações sobre os itens recebidos. Você pode ver quem mais recebeu o item (exceto no caso de destinatários de cópia oculta), o tamanho e a data de criação dos arquivos anexados e muito mais. Para obter informações sobre um documento, utilize o Registro de Atividades em Propriedades. Consulte Ver o Histórico de um Documento em Criar e Trabalhar

com Documentos.

Recolher Itens Enviados

Verificar o Status dos Itens

(40)

*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV39 1 Clique ou abra o item cujo status você deseja verificar.

2 Clique em Arquivo Propriedades. Dicas

 i Você também pode clicar o botão direito do mouse em um item da Caixa de Correio e, em seguida, clicar em Propriedades para ver as informações de status.

 i Os ícones ao lado de um item também fornecem informações úteis de status. Consulte Um Breve Tour pelo GroupWise em Como Iniciar.

Gerenciar Itens Recebidos

O GroupWise armazena todos os itens, mensagens de correio, compromissos etc. que você recebe em sua Caixa de Correio.

Na Caixa de Correio, você pode ler itens, responder a itens e encaminhar itens recebidos. Além disso, você pode delegar tarefas e compromissos a outros usuários. Você pode até mesmo mudar um item, como uma mensagem de correio, para outro tipo de item, como um compromisso.

&OLTXHHP,WHQV 5HFHELGRVQDOLVWD GURSGRZQGH FRQILJXUDo}HVGHWHOD

(41)

40*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV



Você pode ler os itens recebidos em sua Caixa de Correio ou Calendário. A Caixa de Correio mostra uma lista de todos os itens que você recebeu de outros

usuários. Os compromissos, os lembretes e as tarefas publicados aparecem no Calendário e não na Caixa de Correio.

Você pode abrir e ler todos os tipos de novos itens na Caixa de Correio. Entretanto, talvez você deseje ler os compromissos, as tarefas e os lembretes de seu Calendário de modo que possa ver as novas mensagens enquanto examina seu horário. Os recados e as mensagens de correio permanecem na Caixa de Correio até que você os apague. Os compromissos, os lembretes e as tarefas permanecem na Caixa de Correio até que você os aceite, recuse ou apague. Quando você aceita um compromisso, um lembrete ou uma tarefa, ele não aparece mais na Caixa de Correio; ele aparece apenas no Calendário.

Todos os itens da Caixa de Correio são marcados com um ícone. A tabela a seguir indica cada ícone que aparece na Caixa de Correio. Os ícones mudam dependendo de o item ter ou não sido aberto.

Tipo de Item Não-Aberto Aberto Mensagem de Correio Recado Tarefa Compromisso Lembrete

Além disso, todos os itens não-abertos na Caixa de Correio ficam em negrito para ajudá-lo a identificar com facilidade que itens e documentos você ainda não leu. Isso é útil especialmente para processos de discussão comprimidos, pois

economiza o tempo gasto para expandir cada processo e verificar se há itens publicados recentemente.

Ler Itens na Caixa de Correio

1 Clique duas vezes no item que você deseja ler. Dicas

 i Se a sua Caixa de Correio não for mostrada, clique em em sua Lista de Pastas.

(42)

*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV41 Ler Itens no QuickViewer

Utilize o QuickViewer para examinar o conteúdo de seus itens. O QuickViewer economiza tempo, pois você não precisa abrir cada item; basta clicar em um item ou pressionar a seta Abaixo para ler os itens. Se você clicar em uma referência de documento, o mesmo será mostrado no QuickViewer. Você pode mostrar o anexo de um item clicando no anexo na lista drop-down na barra de ferramentas do QuickViewer. Os anexos OLE não aparecem no QuickViewer.

Quando você lê um item no QuickViewer, o ícone muda para o status aberto. Por exemplo, o envelope fechado que representa uma mensagem de correio muda para um envelope aberto.

1 Clique em na barra de ferramentas.

2 Dimensione o QuickViewer arrastando um canto da janela ou arrastando a linha divisória horizontal para cima ou para baixo.

Se você dimensionar e fechar o QuickViewer, ele terá o mesmo tamanho quando for aberto novamente. Para dimensioná-lo, arraste um canto da janela em vez de clicar no botão que o maximiza.

3 Na Caixa de Correio, clique em cada item que você deseja ler. Dicas

 i Para fechar o QuickViewer, repita a etapa 1 acima.

 i Clique o botão direito do mouse na janela do QuickViewer para escolher outras opções, como Imprimir.

 i Abra o QuickViewer e maximize o GroupWise para aumentar o tamanho de um item.

(43)

42*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV

Marcar um Item como Não-lido

Se abrir um item para lê-lo, mas decidir lê-lo mais tarde, você poderá marcá-lo como não-lido. Quando você marca o item como não-lido, o mesmo muda para negrito e o seu ícone muda para não-aberto, de modo que você saberá que ainda precisa lê-lo.

1 Na Janela Principal, clique no item na Lista de Itens. 2 Clique em Ações Ler Mais Tarde.

Dicas

 i Quando você marca um item aberto como não-lido, o status do mesmo não muda na janela Propriedades. Por exemplo, se você abrir um item e, em seguida, marcá-lo como não-lido, o remetente do item ainda verá o status do mesmo como aberto na janela Propriedades.



Utilize Responder para responder a um item. Você pode responder a todos que receberam o item original ou apenas ao remetente, sem precisar criar e endereçar uma nova mensagem. Você também pode incluir uma cópia da mensagem original em sua resposta. Sua resposta incluirá Re: antes do texto do assunto original. Você poderá modificar esse texto se desejar.

Responder a um Item

1 Abra ou clique no item ao qual você deseja responder. 2 Clique em Ações Resposta.

Responder a Itens Recebidos

(44)

*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV43 3 Clique em Responder ao remetente.

ou

Clique em Responder a todos (remetente e destinatários). 4 Clique em OK.

5 Digite sua mensagem clique em Enviar. Dicas

 i Se você responder a todos os destinatários de um item e a mensagem original incluir destinatários CO ou CC, sua resposta incluirá os destinatários CC, mas não os CO.

Incluir o Texto da Mensagem na Resposta 1 Abra o item ao qual você deseja responder. 2 Clique em Responder.

3 Clique em Incluir mensagem recebida do remetente OK. 4 Digite sua mensagem clique em Enviar.

Dicas

 i Algumas vezes, você desejará inserir comentários no texto incluído para manter um fluxo de conversa. Nesse caso, você poderá colocar o seu texto em negrito, itálico ou sublinhá-lo para diferenciá-lo do texto original. Selecione o seu texto clique em Editar Fonte em uma opção. Responder a um Item em uma Pasta Compartilhada

Quando você responde a um item em uma pasta compartilhada, tem duas opções de resposta adicionais. Se estiver lendo a resposta de outra pessoa, você poderá responder ao tópico de discussão original, em vez de ao item que estiver lendo. Ou poderá responder a qualquer item que você estiver lendo, seja o tópico de discussão original ou a resposta de outra pessoa. Em ambos os casos, essas respostas são publicadas na pasta compartilhada em vez de enviadas às pessoas.

(45)

44*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV

1 Abra ou selecione um item na pasta compartilhada. 2 Clique em Ações Resposta.

3 Clique em uma opção de resposta OK.

Para obter uma descrição de cada opção de resposta, clique em  na opção.

4 Digite sua resposta OK. Dicas

 i A menos que você escolha a opção Responder em particular, sua resposta será publicada na pasta compartilhada em vez de enviada às pessoas.



Ao receber uma mensagem, um compromisso ou uma tarefa, você poderá encaminhá-la a outros usuários. Você também poderá encaminhar uma referência de documento. Por exemplo, se você não for mais o presidente de um comitê, mas ainda estiver recebendo mensagens de correio relacionadas ao negócio do comitê, poderá encaminhar os itens recebidos para o novo presidente. Quando você encaminha um item, ele é enviado como um anexo a uma

mensagem de correio. A mensagem de correio inclui seu nome e quaisquer comentários adicionais que você tenha feito.

Se você receber um compromisso, um lembrete ou uma tarefa que deseje designar para outro usuário, utilize Delegar. Quando você delega um item, o remetente do mesmo recebe uma notificação de que a responsabilidade do item foi designada a outro usuário.

Encaminhar Itens a Outros Usuários

(46)

*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV45 1 Clique no item que você deseja encaminhar em sua Caixa de Correio. 2 Clique em Ações Encaminhar.

3 Digite um nome de usuário no quadro Para pressione Enter.

Clique em Endereço se você desejar procurar um nome de usuário no Bloco de Endereços. Clique duas vezes no nome do usuário clique em OK. 4 Clique no quadro Mensagem e, em seguida, digite uma mensagem

(opcional). 5 Clique em Enviar.

Dicas

 i Se não puder aceitar um compromisso, uma tarefa ou um lembrete, você poderá delegar o item em vez de encaminhá-lo. Quando você delega um item, o status delegado é colocado na janela Propriedades do remetente, de modo que ele saberá que você transferiu a responsabilidade do item para outra pessoa.



Você pode utilizar Mudar Para para converter um item de sua Caixa de Correio para outro tipo de item. Por exemplo, você pode mudar uma mensagem de correio da Caixa de Correio para um compromisso do Calendário. O novo compromisso contém todas as informações da mensagem de correio (como listas Para, CC e CO, assunto e texto da mensagem) que se aplicam a ele. Por default, todos os novos itens criados com Mudar Para são itens publicados; entretanto, você pode mudar um item publicado para um item de grupo no quadro de diálogo Mudar Para.

(47)

46*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV

Quando você mudar uma mensagem de correio ou um recado para outro tipo de item (como um compromisso ou uma tarefa), o item original é removido da Caixa de Correio e o novo item é adicionado ao local apropriado, como o Calendário.

Quando você muda um item, o GroupWise mostra a tela de item default selecionada em Opções de Ambiente.

Mudar um Item da Caixa de Correio para Outro Tipo de Item

1 Em sua Caixa de Correio, clique no item que você deseja mudar. 2 Clique em Editar Mudar Para.

3 Clique em um tipo de item. 4 Digite as informações necessárias. 5 Clique em Publicar.

Dicas

 i Você pode clicar o botão direito do mouse no item clique em Mudar Para para mudar o item selecionado de um item publicado para um item de grupo ou vice-versa.

(48)

*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV47 Mudar um Item do Calendário para Outro Tipo de Item

1 Clique em Janela Calendário para abrir o seu Calendário.

2 Clique no item que você deseja mudar na Lista de Compromissos, Tarefas ou Lembretes.

3 Arraste o item para a lista correspondente ao tipo de item para o qual você deseja mudá-lo.

Por exemplo, arraste uma tarefa para a Lista de Compromissos para mudá-la para um compromisso.

4 Especifique quaisquer informações adicionais na tela do item clique em Publicar.

Dicas

 i Você também pode pressionar Ctrl enquanto arrasta o item para copiá-lo.

Mudar um Item Publicado para um Item de Grupo

1 Em seu Calendário, clique em um item publicado. 2 Clique em Editar Mudar Para Mais.

3 Clique em Grupo OK.

(49)

48*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV



Utilize Delegar se você receber compromissos, tarefas etc. que não pode aceitar. Por exemplo, você pode receber um compromisso para uma reunião sobre um assunto pelo qual não é mais responsável. Em vez de recusar o compromisso, você pode delegá-lo. Você pode delegar compromissos, tarefas ou lembretes. O remetente poderá saber a quem você delegou o item na janela Propriedades do mesmo.

1 Na Janela Principal ou no Calendário, clique em uma tarefa, um lembrete ou um compromisso.

2 Clique em Ações Delegar.

3 Digite um nome de usuário pressione Enter clique em Endereço se desejar procurar um nome de usuário no Bloco de Endereços clique duas vezes no nome do usuário clique em OK.

4 Digite quaisquer comentários adicionais para o destinatário. 5 Clique em Enviar.

6 Clique em Sim se desejar que esse item permaneça no seu Calendário.

ou

Clique em Não se desejar que o item seja apagado do Calendário.



Ao abrir um item que tenha sido escrito em HTML, você estará abrindo um browser ativo. Embora não seja possível realizar uma procura independente na web, você poderá clicar em quaisquer vínculos incluídos na mensagem e pular para os sites da web vinculados.

Mover-se em uma Mensagem HTML

1 Para voltar à página mostrada anteriormente, clique em HTML Voltar.

ou

Para avançar para a próxima página mostrada anteriormente, clique em HTML Avançar.

ou

Para ir para a primeira página da mensagem, clique em HTML Início da Mensagem.

Delegar Itens

Receber Itens Escritos em HTML

(50)

*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV49 Abrir o Browser em uma Mensagem HTML

1 Clique em HTML Pesquisar esta Página. Dicas

 i Se você estiver vendo uma mensagem ou um anexo que seja uma página da Web, o seu browser default abrirá na mesma página que você está vendo atualmente no GroupWise. Após abrir a página no browser, você poderá marcá-la ou adicioná-la a sua lista de sites favoritos da web. Se a página não estiver na Web, essa opção não estará disponível.

Executar um Script

Uma mensagem HTML poderá conter um script como, por exemplo, um script escrito em JavaScript ou VBScript. Antes de o script ser executado, você receberá um aviso para confirmar se realmente deseja executá-lo. Nunca execute um script de alguém que você não conheça ou que não seja de sua confiança. Um script mal-intencionado poderá danificar suas mensagens ou assumir seu papel e enviar mensagens em seu nome.

Ao executar um script, você poderá adicionar o nome de usuários conhecidos a uma Lista de Usuários de Confiança. Se receber um script de um usuário que esteja nessa lista, você não receberá nenhum aviso antes de o script ser executado. Para ver os usuários cujos scripts você selecionou para executar,

1 Em uma mensagem HTML, clique em HTML Segurança. Desativar o Suporte a HTML em uma Mensagem HTML

(51)

50*HUHQFLDU,WHQV5HFHELGRV

Agendar Itens

Publicados e

de Grupo

(52)

$JHQGDU&RPSURPLVVRV7DUHIDVH/HPEUHWHV51

Agendar Compromissos, Tarefas e Lembretes

Agendar compromissos, tarefas e lembretes com o GroupWise® é conveniente. Você pode utilizar a Procura para verificar o horário em que todas as pessoas e recursos desejados para uma reunião estarão disponíveis. Utilize a Data Automática para agendar compromissos, tarefas ou lembretes periódicos de forma simples e rápida. Consulte Agendar Compromissos Periódicos em Agendar

Itens Publicados e de Grupo para obter informações sobre Data Automática. Você

também pode reservar um período de tempo com um compromisso publicado. Se desejar saber se alguém aceitou uma tarefa ou se comparecerá à sua reunião, verifique o status aceito ou recusado.



1 Clique em na barra de ferramentas.

2 Nos quadros Para, CC e CO, digite os nomes das pessoas que você deseja convidar. Além disso, inclua IDs de recursos no quadro Para. Se você não souber o ID de um recurso, clique em Endereço clique duas vezes no recurso clique em OK.

3 Digite a descrição do local no quadro Local.

4 Especifique a data de início, o horário de início e a duração. 5 Digite um assunto e uma mensagem.

Agendar um Compromisso

Referências

Documentos relacionados

Nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos. Itens

Segundo Dias (2005), a previsão de demanda estabelece estimativas futuras para a aquisição de produto, pois prevê quais produtos, quanto desse produto e

BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO Bacharelado Praia Vermelha Vespertino CARLOS GABRIEL FELICIO DA SILVA 191053023450 581.19 4 9.. CURSO FORMAÇÃO CAMPUS TURNO

Vemos que, da mesma forma que as mulheres tinham de seguir certos protocolos, também os homens se viam a braços com caminhos já predefinidos para eles de nascença (eu era criança e

[r]

Nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.. Itens

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO.. DIRETORIA DE MATERIAL

Da mesma maneira que as normas mundiais de telefonia permitiram aos sistemas de telecomunicações cruzar fronteiras e tornar-se acessíveis globalmente, a coordenação harmonizada