• Nenhum resultado encontrado

RETIFICAPOR MOD A FABRICANTE STEMAC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RETIFICAPOR MOD A FABRICANTE STEMAC"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

1 RETIFICAPOR – MOD. 2410-A – FABRICANTE STEMAC

Pelas suas características, o retificador monofásico modelo 2410-A, torna-se adequado ao emprego em flutuação, carga e/ou recarga automática de baterias para partida e comando de grupos geradores.

Através da chave seletora, (localizada no painel do equipamento) ele pode ser colocado em três condições: "Desligado", “Flutuação” e "Carga”.

Na condição "Flutuação" é inserido no sistema um circuito eletrônico que coloca automaticamente o retificador em carga, caso as condições das baterias o exigirem. Uma vez tenha chegado a um nível satisfatório de tensão nas baterias, o sistema se auto comutará para flutuação novamente, mantendo assim um nível de carga médio.

Na posição “carga” da chave seletora é aplicada uma carga profunda às baterias, mediante observação dos instrumentos do painel.

O sistema dispõe ainda de proteção contra sobretensão na saída, situação na qual o retificador será desligado.

O retificador 2410-A é um retificador monofásico, automático para bateria de partida de grupos Motor-Gerador e alimentação de quadros de supervisão e comando.

CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS DO EQUIPAMENTO

TENSÃO DE LIMENTAÇÃO: 220V±15%; FREQUÊNCIA: 60Hz±5%; CORRENTE DE SAÍDA NOMINAL 15ª;

TENSÃO DE SAIDA (CARGA DE FORMAÇÃO): 2,2V/elemento (bateria chumbo-ácida) 1,4V/elemento (bateria alcalina)

TENSÃO DE SAIDA (CARGA DE FORMAÇÃO): .2,4 V/elemento (bateria chumbo-ácida) 1,7 V/elemento (bateria alcalina)

TENSÃO CHUMBO-ACIDA

FLUTUAÇÃO CARGA

12V 13,2V 14,4V

24V 26,4V 28,8V

(5)

2

REGULAÇÃO ESTÁTICA:±1% para variação de ±15% de rede e carga de 0 a 100%.

ONDULAÇÃO (RIPLLE)

Apresenta-se menor que 500m VRMS com saída do retificador em paralelo com uma bateria de 100 A/h.

LIMITAÇÃO DA CORRENTE

É ajustável de 3A a 15A. O circuito de limitação evita que a corrente de saída ultrapasse a mais de 16,0A, mesmo que a saída seja levada a drenar uma corrente consideravelmente maior.

DESCRIÇÃO DOO EQUIPAMENTO

O Retificador 2410-A compõe-se basicamente de: FILTRO DE RADIO FREQUÊNCIA (CHRF)

Sendo sua função evitar que ruídos de rádio-fregüência se disseminem pela rede de Alimentação.

FILTRO DE SAÍDA

Formado por L2, C3, C4 e ainda pela bateria, elimina as componeni alternadas de 120 Hz e suas harmônicas entregue pela Ponte Retificadora.

TRANSFORMADORES:

Transformador de Força Tl:

Sua função é rebaixar a tensão da rede para um valor adequado e ao mesmo tempo isolar eletricamente a saída do retificador com a rede. Transformador de Força T2:

Rebaixa a tensão da rede a um valor adequado, para alimentar o cartão de controle do retificador e o cartão de controle automático – MCA 01.

Transformador de Corrente T3:

Eleva a queda de tensão em seu primário, que é proporcional à corrente de carga.

(6)

3

PONTE RETIFICADORA SEMI-CONTROLADA:

A Ponte Retificadora PTR1, retifica em onda completa a tensão entregue por Tl.

CIRCUITO DE LIMITAÇÃO DE CORRENTE E ESTABILIZAÇÃO DE TENSÃO (CIRCUITO DE CONTROLE) RT 02 B

ALIMENTAÇÃO:

A tensão de alimentação CA entregue pelo transformador T2 dos terminais (6) e (9), é retificada pela coluna retificadora CL2 filtrada por C4 que tem seu nível de massa tomado pelo diodo D4, o qual evita que C4 se descarregue pelo oscilador de relaxação formado por Tr3 e seus componentes associados.

ESTABILIZAÇÃO DE TENSÃO:

A tensão de amostragem é aplicada ao pino 1 da unidade e passa p< um divisor de tensão resistivo, formado pelos resistores RI, R2, R3 e R9.

O Trimpot Rl, serve para ajustar a tensão de flutuação com a chave seletora fechada, que mantém R2 em curto-circuito, permitindo uma maior admissão de corrente e consequentemente um menor chaveamento da coluna retificadora. Com a chave seletora aberta, R2 entra em série com Rl para proporcionar uma melhor admissão de corrente pelo circuito e consequentemente uma maior saída do retificador, tensão esta, que terá um nível de carga de formação ajustada através de R2. A amostragem DC, é tomada sobre R9 através de R8 e aplicada a de Trl, que se constitui em um estagio de ganho.

Tr2, que está na configuração coletor comum, irá determinar ume maior ou menor corrente de carga de C3 e consequentemente um maior número de pulsos em Tr3, que serão aplicados aos "GATES" dos SCRs pelo transformador de pulsos Tpl. A corrente no emissor de Tr3 é o somatório das correntes nas malhas: R13 e R14, e Tr2, D3 e R14. O diodo D3 evita o desvio da descarga de C3.

LIMITAÇÃO DE CORRENTE:

A amostra da corrente de consumo aplicada nos pinos (14 )e (15) proveniente do transformador de corrente T3 é retificada em onda completa pela coluna retificadora CLl. A amostra DC do consumo é obtida na malha R5-R6. 0 Trimpot R6 para fazer um pré-ajuste de limitação da corrente para o máximo de 15A e o trimpot R5 poderá ser ajustado de 3A a I5A.

O cursor de R5 tem o nível de tensão que através de R7, Dl e R8 passa a atuar no oscilador de relaxação, da mesma forma que a amostragem de

(7)

4

tensão, variando a condução de Trl e de Tr2 por sua vez varia a corrente de carga de C3.

PROCEDIMENTO DE AJUSTE: AJUSTE DE TENSÃO:

Flutuação: Com a chave seletora na posição "FLUTUAÇÃO" e a bateria desconectada, ajusta-se no trimpot Rl("FLUT") a tensão, nos bornes (BC3) (1) e acordo com a tabela abaixo para baterias chumbo-ácida.

Carga: Cora a chave seletora na posição "CARGA" e a bateria desconectada ajusta-se agora a tensão nos bornes (BC3) (1) e (2) através do trimpo R2 (carga), sem alterar o ajuste feito em RI„ de acordo com a tabela abaixo:

AJUSTE DE CORRENTE:

Com o retificador desligado e antes de se conectar a bateria, posicionar os trimpots R5 e R6, para um mínimo de corrente. Conec a bateria e liga-se o retificador com a chave seletora ajustada n; posição "CARGA ajustando R5, (“LTMIT"), para o máximo de corrente Através de R6 (posicionando através de R5), ajusta-se lentamente a corrente, até esta atingir 15A. Este Trimpot, ajusta o máximo d< corrente permitida, não devendo ser alterado. Para menores valore; de corrente, cabe a R5 ("LIMIT") esta função.

O Módulo de Comando Automático, modelo 01C é o dispositivo eletrônico que tem por objetivo comandar automaticamente a passagem do retificador de flutuação para carga quando o estado das baterias exigir que tal aconteça. Este circuito permite ainda o desligamento do retificador quando houver sobretensão na saída do mesmo.

O CIRCUITO É COMPOSTO DAS SEGUINTES ETAPAS: Etapa de Alimentação:

Um transformador rebaixador T28, aplica nos terminais (11) e (13) do MCA 01C uma tensão de 28 VAC que é retificada em onda completa CL1 e filtrada por C3, indo à entrada do regulador CI3, que a estabiliza em 12V.

Malha de Amostragem

É composta por RI, R2 e Cl. Esta malha entrega aos circuitos comparadores uma amostragem da tensão das baterias.

(8)

5

Etapa de Comando Automático "Carga-Flutuação"

Este circuito tem como componente ativo o ampop. pinos (8, 9,14) o qual neste caso atua como comparador de alto ganho.

Em condições normais da tensão de amostragem, este amplificador tem sua entrada não inversora (9) CIl com uma tensão fixa através de R3, R6 Trimpot R7, já que sua saída (14)CI1 está em nível alto o vai à entrada (6) CI1, invertendo-o, mantendo assim a saída (1)CI1 em nível baixo. A saída (14) CI1 vai também à entrada (5)CI1 mantendo a saída (2) CIl cortando e R4/R5 fora do circuito.

Quando a amostragem no pino (8) CIl cair a uma tensão inferior ao nível do pino (9) CIl, em (14) do CI1 vai o que cria uma histerese, de forma que este comparador não fique oscilando quando a tensão da entrada fica próxima do limiar.

A saída (14) CIl vai também â entrada (11) CIl levando a saída (13) CIl também a cortar, saturando Trl via Rll. Trl saturando opera RLl gue comuta seus contatos (15-14-12).

entrada (9) CIl agora apresenta um novo nível de referência, mais alto que a anterior, que antes se referia S tensão de comutação de flutuação para carga e agora se refere ã tensão de comutação de carga para flutuação. Quando a tensão das baterias atingir este nível de carga para flutuação a tensão em (8) CIl atinge o nive 3a entrada (9) CIl, levando a saída (14) CIl novamente a nível baix retornando o circuito ã condição inicial. A saída (13) CIl conduz ortando novamente Trl e desoperando RLl.

3.1,4 Circuito de proteção contra sobretensão:

2ste circuito tem como componente ativo o ampop CI2, em cuja entra :ião inversora (3) CI2 ê aplicada a amostragem de tensão das bateria e em sua entrada inversora (2) CI2 uma referência fixa por R14, R15 :U6 .

CI2, em condições normais estS com nivel baixo em seu pino (6) por' <;m (3) CI2 o nível é inferior ao de (2) CI2.

:Uj2 assim está desoperando.

Quando houver uma sobretensão nas baterias, o nivel em (3) CI2 ultrapassará (2) CI2 e a saída (6) CI'2 irá a nível alto saturando +r2 , operando RL2, que por sua vez desliga o retificador.

PROCEDIMENTO DE AJUSTE DO MCA 01C CIRCUITO CARGA/FLUTUAÇÃO

(9)

6

sentido horário,

b) Ajustar a tensão de saída do retificador no valor em que o retificador deve passar a carregar a bateria (cerca de 1.9V/ elemento).

c) Ajustar R5 no sentido horãrio até a operação de RL1.

d) Ajustar a tensão de saída no valor em que o retificador deve passar para "FLUTUAÇÃO11 (2 , 4V/elemento) .

e) Ajustar R7 no sentido anti-horãrio até a desoperação de RLL, f) Retocar.o ajuste se necessário.

6.1 CIRCUITO P/ SOBRETENSÃO NA SAlDA: a) Girar R16 totalmente no sentido horãrio.

b) Ajustar o retificador no valor de sobretensão

Referências

Documentos relacionados

Poderá, ainda, descontar do trabalhador quaisquer danos por este causado, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo (quando quis causar o dano)

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Figura 14 – Porcentagem acumulativa para função molecular dos genes induzidos e inibidos na condição experimental C_C-CS (frutos controle armazenados a frio mais

Efeito do DHA sobre o dano celular isquêmico: Apoptose neuronal, infiltração microglial e astrócitos reativos nas regiões corticais e subcorticais em ratos submetidos

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

We construct numerical ensembles composed of splittings for two distinct regimes, one which we call semiclassical for high quantum numbers and high energies where the whispering

Atualmente, os métodos objetivos mais utilizados para estudo do fluxo nasal são: Rinomanometria Computadorizada, Rinometria Acústica e o Pico de Fluxo

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo