• Nenhum resultado encontrado

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado Acadêmico e Doutorado 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado Acadêmico e Doutorado 2016"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 13

EDITAL – Nº 011/2015

Processo de Seleção para Ingresso no

Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado Acadêmico e Doutorado

2016

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura do processo de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) para o ano de 2016, seguindo as normas fixadas nos itens a seguir:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 Será admitida inscrição para o MESTRADO aos portadores de diploma de Cursos de Graduação reconhecidos pelo MEC.

1.2 Será permitida a inscrição de candidatos que estejam cursando, comprovadamente, o último semestre do Curso de Graduação. A efetivação da matrícula, porém, será condicionada à apresentação do diploma ou do Certificado de conclusão do respectivo curso.

1.3 Será admitida inscrição para o DOUTORADO aos portadores de diploma de Curso de Graduação reconhecidos pelo MEC e Cursos de Mestrado recomendados pela CAPES e reconhecidos pelo MEC.

1.4 Período de inscrição: 14 de setembro a 30 de outubro de 2015.

1.5 Documentos requeridos:

1.5.1 Formulário de inscrição disponível no site

http://www.pucpr.br/posgraduacao/educacao/inscricao.php (a taxa de inscrição será emitida eletronicamente, no valor de R$ 115,00 – cento e quinze reais).

1.5.2 1(uma) foto 3 x 4 recente.

1.5.3 Cópia autenticada da cédula de identidade.

1.5.4 Planilha para pontuação do currículo (Anexo I), devidamente preenchida e assinada e com os comprovantes anexados, conforme orientações constantes no Anexo II. Não serão aceitas as inscrições cujos comprovantes anexados do currículo não estiverem

(2)

Página 2 de 13 Anexo I.

1.5.5 Currículo Lattes (CNPq) atualizado, preenchido conforme orientações constantes no Anexo II.

1.5.6 Mestrado: cópia autenticada do diploma do curso de graduação ou documento comprobatório de estar cursando o último semestre do curso; cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação.

1.5.7 Doutorado: cópia autenticada do diploma do curso de graduação; cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação; cópia autenticada do diploma de Mestrado; cópia autenticada do histórico escolar.

1.5.8 Projeto de pesquisa elaborado conforme as indicações do Anexo III, vinculado às linhas e projetos de pesquisa citados a seguir:

Linha de Pesquisa: HISTÓRIA E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO

a. A Formação dos Gestores das Instituições de Educação do Paraná (MESTRADO) b. Avaliação de Políticas Educacionais (MESTRADO e DOUTORADO)

c. Circulação e Apropriação de Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário no Estado do Paraná (1903 – 1971) (MESTRADO e DOUTORADO)

d. Cultura Material Escolar e Disciplinas Escolares: Estudo Histórico de Ideário, Saberes e Apropriação na Formação e Atuação de Professores (MESTRADO e DOUTORADO)

e. Formação de Professores no Contexto das Políticas Públicas Nacionais e Internacionais (MESTRADO e DOUTORADO)

f. Formação de Professores para a Escola Primária, Ideário Educativo e Saberes no Paraná (1940 – 1970) (MESTRADO e DOUTORADO)

g. Fundamentos Históricos, Filosóficos e Políticos da Teoria e da Prática Pedagógica em Paulo Freire: o educador como intelectual (MESTRADO e DOUTORADO)

h. Gênero, Religiões e Culturas (MESTRADO)

i. História e Políticas do Sistema Educacional no Paraná e a Formação de Professores (MESTRADO e DOUTORADO)

j. História, Memória e Formação de Professores (MESTRADO)

k. Políticas de Avaliação, Currículo e Formação de Professores (MESTRADO e DOUTORADO)

l. Políticas de Formação de Professores: Representações Sociais sobre Inserção, Trabalho Docente e Profissionalização no Espaço Escolar (MESTRADO e DOUTORADO)

(3)

Página 3 de 13

m. Políticas Públicas, Direitos Humanos e Violências nas Escolas (MESTRADO e DOUTORADO)

n. Representações Sociais sobre Trabalho Docente: Elementos para se pensar a Profissionalização Docente e as Políticas Educacionais (MESTRADO e DOUTORADO)

o. Sociologia da Educação: da Prática de Ensino ao Estudo das Ações Educativas Formais e Informais no Âmbito das Desigualdades Sociais (DOUTORADO)

Linha de Pesquisa: TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

a. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada (MESTRADO e DOUTORADO)

b. Cenários Pedagógicos para a Integração das TICS na Formação de Professores - Cri@tividade (MESTRADO e DOUTORADO)

p. Formação Inicial de Professores: a Relação Universidade e Escola nos Cursos de Licenciatura (MESTRADO e DOUTORADO)

q. Formação Pedagógica de Professores em Diferentes Níveis e Contextos (MESTRADO e DOUTORADO)

r. Inserção Profissional do Professor da Educação Básica: da Formação do Professor à Profissionalização (MESTRADO e DOUTORADO)

s. Interlocução da Prática Pedagógica da Educação Básica com a Universidade no Processo de Formação Docente (MESTRADO e DOUTORADO)

t. Prática Pedagógica na Educação Presencial e à Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem (MESTRADO e DOUTORADO)

1.6 O candidato deverá indicar no Anexo I a 1.ª e a 2.ª opção do projeto de pesquisa ao qual pretende se vincular.

1.7 As descrições dos projetos podem ser consultadas na página do PPGE

http://www.pucpr.br/posgraduacao/educacao/projetospesquisa.php

1.8 Os documentos enviados para inscrição dos candidatos que não tenham sido aprovados no exame de seleção deverão ser retirados pelo candidato até três meses após o término do período de matrícula do Curso.

1.9 As inscrições poderão ser efetuadas diretamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação – Campus Curitiba ou através do correio, com envio de toda a documentação por SEDEX, sendo que, neste caso, para efeito de prazo, será considerada a data da postagem até 30 de outubro de 2015.

(4)

Página 4 de 13 2. DAS VAGAS

2.1. O número de vagas para ingresso no primeiro semestre de 2016 será definido pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, com base em parecer emitido pela Comissão de Seleção, após a análise de todas as inscrições e dependerá da disponibilidade de orientadores.

3. DA SELEÇÃO

3.1. O processo de seleção de candidatos para o ingresso será realizado em três etapas:

3.2 Primeira etapa – Prova Escrita, esta etapa é de caráter eliminatório: Dia: 16 de novembro de 2015 das 14:00h às 18:00h

3.2.1 As obras indicadas para o processo seletivo de ingresso ao Mestrado e Doutorado estão elencadas no Anexo IV.

3.2.3 A prova será realizada individualmente, sem consulta, no prazo máximo de 4 (quatro) horas, não sendo permitido o ingresso do candidato após a distribuição das provas.

3.2.4 Será reprovado na seleção, o candidato que obtiver na prova escrita nota inferior a 7,0 (sete).

3.2.5 Serão considerados aprovados para sequência no processo seletivo, os candidatos ao Mestrado e ao Doutorado que atendam os seguintes critérios:

a. Fidelidade ao pensamento do autor quando citado. b. Articulação do texto com a bibliografia indicada. c. Construção lógica do texto.

3.2.6 As provas não deverão conter identificação nominal no corpo do texto.

3.2.7 A prova escrita terá como referência a bibliografia indicada neste Edital. Haverá provas distintas para Mestrado e o Doutorado

3.2.8 A aprovação e classificação nesta fase constituem-se requisitos essenciais para que o candidato participe das etapas seguintes do processo seletivo

3.2.9 O candidato deverá se apresentar no local da prova escrita com 15 minutos de antecedência, munido de documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

3.2.10 Não será permitido o uso de celular, notebook, dicionários e outros materiais impressos e digitais.

(5)

Página 5 de 13 3.3 Segunda etapa - Análise do currículo e pré-projeto

3.3.1 A etapa é de caráter eliminatório e serão classificados os seguintes itens:

a. o Anexo I disponível no presente Edital com a devida comprovação e currículo lattes. b. compatibilidade entre a proposta de pesquisa que pretende desenvolver o projeto do

orientador pretendido;

c. análise do projeto apresentado pelo candidato, conforme Anexo III;

3.3.2 Os resultados destas etapas serão disponibilizados na página do PPGE

http://www.pucpr.br/posgraduacao/educacao/ a partir do dia 20 de novembro de 2015. NÃO haverá divulgação de resultado por telefone ou por correio eletrônico.

3.4 Terceira etapa – Entrevista

3.4.1 A defesa da proposta de pesquisa na entrevista tem caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa, serão analisados o projeto de pesquisa do candidato e a defesa da proposta durante a entrevista presencial.

a. Mestrado – Dia: 24 de novembro de 2015 b. Doutorado – Dia: 25 de novembro de 2015

3.4.2 O local, horário e ordem de candidato será divulgado na página

http://www.pucpr.br/posgraduacao/educacao/ e na Secretaria do PPGE. NÃO haverá divulgação do horário da entrevista por telefone ou por correio eletrônico.

3.4.3 A banca examinadora será composta de, no mínimo, 2 (dois) professores e terá o objetivo de avaliar o perfil acadêmico e científico do candidato e a proposta de pesquisa pretendida.

3.4.4 O resultado do processo de seleção será apreciado e homologado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

3.5 Divulgação do Resultado:

3.5.1 Resultados da primeira etapa: 20 de novembro de 2015, no mural da Secretaria e na página do PPGE http://www.pucpr.br/posgraduacao/educacao/.

3.5.2 Resultado final: 28 de novembro de 2015, no mural da Secretaria e na página do PPGE

http://www.pucpr.br/posgraduacao/educacao/.

4. DA CLASSIFICAÇÃO

4.1. O PPGE da PUCPR efetuará a classificação dos candidatos nas vagas, em ordem decrescente dos seus desempenhos, resultantes da média aritmética dos pontos obtidos na segunda etapa e na pontuação do currículo (pontuado conforme o Anexo I).

(6)

Página 6 de 13

4.2. Na ocorrência de candidatos com igual desempenho, far-se-á o desempate, para fins de classificação nas vagas, considerando-se, sucessivamente:

a. maior nota no julgamento da segunda etapa;

b. se persistir o empate, dar-se-á preferência ao candidato mais idoso.

5. DA CONFIRMAÇÃO DA VAGA

5.1. Os candidatos selecionados deverão entrar em contato com seus respectivos orientadores no período de 1.º a 10 dezembro de 2015 para, antes do período da matrícula elaborarem o Plano de Estudos e, consequentemente, preencherem o “Formulário de Autorização para Requerimento de Matrícula” para a efetivação da mesma.

6. DA MATRÍCULA

6.1. Os candidatos selecionados até o limite das vagas disponíveis e que confirmarem a vaga, terão direito a matricular-se no Programa e Pós-Graduação em Educação – Mestrado ou Doutorado, pretendido.

6.2. A matrícula deverá ser realizada na Secretaria do PPGE/PUCPR no período de 8 a 12 de fevereiro de 2016.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Informações complementares poderão ser obtidas das 8:30 às 17:30 horas pelo telefone (41) 3271-1655 ou por e-mail secretaria.ppge@pucpr.br

7.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção ou pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Curitiba, 21 de agosto de 2015.

Prof.ª Dr.ª Patrícia Lupion Torres

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação

(7)
(8)

Página 8 de 13 ANEXO I

Planilha para pontuação do currículo (formação, desempenho acadêmico e produção científica e técnica) dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. (Preenchimento obrigatório pelo candidato(1)).

1.ª Opção do Projeto de Pesquisa: ___________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2.ª Opção do Projeto de Pesquisa: ___________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

I – DESEMPENHO ACADÊMICO Critério Memória de

cálculo

Total Pontos a) Curso de Graduação concluído (será pontuado somente um curso de

graduação)(2)

1. Média geral obtida na graduação (todas as disciplinas) Média geral*5

b) Curso de Especialização concluído (será pontuado apensas um curso de especialização, sendo que este deverá ser na área de concentração ou afins)(3)

1. Média geral obtida nas disciplinas cursadas Média*2

c) Disciplinas de mestrado ou doutorado cursadas como aluno especial ou aluno regular em Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (na área de concentração ou afins)

1. Média geral obtida nas disciplinas cursadas ponderada com o total de créditos do curso(4)

Média*4* (nocréditos/24)

Total parcial I II – ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (na área de

concentração ou afins)

Critério Memória de

cálculo

Total Pontos a) Cursos ou estágios (pontuar, no máximo, 10 estágios e/ou cursos)(5)

1. Cursos ou estágios extracurriculares com menos de 20 horas presenciais No *0,5

2. Cursos ou estágios extracurriculares com 20 a 40 horas presenciais No *1

3. Cursos ou estágios extracurriculares com 41 a 120 horas presenciais No *2

4. Cursos ou estágios extracurriculares com 121 a 240 horas presenciais No *3

5. Cursos ou estágios extracurriculares com mais que 240 horas presenciais No *4

b) Bolsista (pontuar, no máximo, até 10 semestres de atividades)(6)

1. Atuação como Bolsista de Pesquisa ou Iniciação Científica voluntária No semestres*6

2. Atuação em outras modalidades de Bolsista ou voluntariado (Trabalho, Extensão ou Monitoria)

No semestres*3

c) Participação em eventos (pontuar, no máximo, até 10 eventos)

1. Congressos ou similares de âmbito internacional No eventos*2

2. Congressos ou similares de âmbito nacional No eventos*1,5

3. Congressos ou similares de âmbito regional ou local No eventos*0,5

Total parcial II

(1) As pontuações sem os respectivos comprovantes ou com preenchimento distorcido serão desconsideradas. Inserir nos

documentos comprobatórios somente os certificados dos itens pontuados.

(2) Caso a avaliação seja emitida por conceitos, considerar a seguinte correlação: A = 9,0; B = 8,0; C = 7,0; D = 6,0. (3) Caso a avaliação seja emitida por conceitos, considerar a seguinte correlação: A = 9,0; B = 8,0; C = 7,0; D = 6,0. (4) 1 crédito = 15 horas aula. Caso a avaliação seja emitida por conceitos, considerar a seguinte correlação: A = 9,0; B =

8,0; C = 7,0; D = 6,0.

(5) Estágios ou cursos sem carga horária definida são considerados como 8 atividade/dia ou 40

horas-atividade/semana.

(9)

Página 9 de 13

III – ATIVIDADES CIENTÍFICAS (Produção Científica) Critério Memória de

cálculo

Total Pontos a) Artigos publicados ou aceitos em periódicos científicos

1. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis A1 No artigos*50

2. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis A2 No artigos*45

3. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B1 No artigos*35

4. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B2 No artigos*30

5. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B3 No artigos*25

6. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B4 No artigos*20

7. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B5 No artigos*15

8. Artigo publicado ou aceito em periódico sem Qualis No artigos*2,5

b) Artigos submetidos a periódicos científicos com Qualis (pontuar até três artigo submetidos)(7)

1. Artigo submetido a periódico científico com Qualis No artigos*10

c) Livros e boletins técnicos publicados na área de conhecimento ou afins

1. Livro com ISBN (pontuar até cinco livros) No livros*40

2. Capítulo de livro com ISBN (pontuar até cinco capítulos) No capítulos*20

3. Livro sem ISBN (pontuar até cinco livros) No livro*5

4. Boletim técnico (pontuar até cinco boletins) No boletins*10

d) Trabalho completo publicado em anais de eventos científicos (mínimo de cinco páginas em tamanho A4. Pontuar, no máximo, cinco trabalhos completos em anais de eventos)

1. Trabalho completo em evento internacional No de trabalhos*8

2. Trabalho completo em evento nacional No de trabalhos*7

3. Trabalho completo em congresso regional ou local No de trabalhos*6

e) Resumos expandidos publicados em anais de eventos científicos (mínimo de duas páginas em tamanho A4. Pontuar, no máximo, cinco resumos expandidos em anais de eventos)

1. Resumo expandido em evento internacional No de resumos*6

2. Resumo expandido em evento nacional No de resumos*5

3. Resumo expandido em congresso regional ou local No de resumos*4

f) Resumos simples publicados em anais de eventos científicos (Pontuar, no máximo, cinco resumos simples em anais de eventos)(8)

1. Resumo simples em evento internacional No de resumos*4

2. Resumo simples em evento nacional No de resumos*3

3. Resumo simples em evento de âmbito regional ou local No de resumos*2

g) Artigos em jornal e revistas não científicas (Pontuar, no máximo, cinco artigos em jornais e revistas não científicas)

No de artigos*1

h) Palestras (pontuar até cinco palestras)

1. Palestras proferidas em evento internacional No palestras*10

2. Palestras proferidas em evento nacional No palestras*7

3. Palestras proferidas em evento regional ou local No palestras*3

Total parcial III

IV - ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS (com vínculo empregatício) Critério Memória de

cálculo

Total Pontos a) Tempo de Magistério Superior (9) (pontuar, no máximo, seis semestres)

1. Docência em Cursos de Graduação Nosemestres*10

2. Docência em Cursos de Pós-Graduação Nosemestres*15

3. Cursos extracurriculares ministrados na especialidade Nocursos*2

b) Orientação de alunos

(7) Para a comprovação desse item, inserir nos documentos comprobatórios, além do comprovante de submissão,

também o artigo impresso submetido.

(8) Cada trabalho de um mesmo congresso somente poderá ser pontuado uma vez como resumo (expandido ou simples). (9) O período deverá ser comprovado, por meio de contrato de trabalho, portaria de nomeação ou carteira de trabalho.

Deve ficar explicitado a data de início no cargo e data de término. Em caso de atividade ainda em exercício, anexar declaração da autoridade competente.

(10)

Página 10 de 13

especialização "Lato-Sensu" (pontuar até cinco orientações de monografia ou estágio de conclusão de curso)

2. Bolsista de Iniciação científica (pontuar até cinco orientações de iniciação científica)

No de orient.*5

c) Coordenação de projetos de pesquisa (pontuar até cinco coordenações) No projetos*3

d) Coordenação de projetos de extensão (pontuar até cinco coordenações) No projetos*2

e) Participação em bancas de Trabalhos de conclusão de Curso,

monografias e Banca de Concurso Público (pontuar até cinco participações em bancas)

No particip.*2

Total parcial IV

V - ATIVIDADES PROFISSIONAIS(9) (exceto magistério em ensino

superior)

Critério Memória de

cálculo

Total Pontos a) Magistério em ensino fundamental, médio ou profissionalizante (pontuar,

no máximo, seis semestres)

No semestres*3

b) Atividades profissionais com vínculo empregatício na área de

conhecimento (pontuar, no máximo, seis semestres) No semestres*2

c) Orientação de monografia ou estágios de conclusão de Curso profissionalizante (pontuar até cinco orientações)

No orient.*1

d) Participação em bancas de Trabalhos de conclusão de curso profissionalizante (pontuar até cinco participações em bancas)

No partic.*0,5

Total parcial V VI -OUTRAS FUNÇÕES E ATIVIDADES (na área de conhecimento ou

afins)

Critério Memória de

cálculo

Total Pontos a) Participação em funções administrativas de chefia em entidades públicas

ou privadas (pontuar, no máximo, três anos) No anos*4

b) Revisor de periódicos (pontuar, no máximo, cinco artigos revisados) No artigos*2

c) Desenvolvimento de softwares ou produtos (pontuar até cinco softwares ou produtos)

No produtos*5

d) Patente de produto ou processo (pontuar até cinco patentes) No patentes*10

e) Prêmios, distinções e láureas acadêmicas (pontuar até cinco prêmios, distinções ou láureas)

No prêmios*2

f) Organização de eventos científicos em nível nacional e internacional (pontuar até cinco organizações)

No eventos*3

g) Organização de eventos científicos em nível local ou regional (pontuar até cinco organizações)

No eventos*1

f) Membros de Colegiados Universitários (pontuar até cinco atividades) Nosemestres*1

Total parcial VI

_______________ , __ / ___ / _____, _______________________________________

Local Data Assinatura

Obs. As notas finais de títulos dos candidatos serão ponderadas pela Comissão de Seleção, atribuindo-se nota 10,0 para o candidato

(11)

Página 11 de 13 ANEXO II

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E COMPROVAÇÃO DO CURRÍCULO

a. Para avaliação do currículo, o candidato deve entregar os seguintes documentos: - Anexo I preenchido;

-Currículo Lattes gerado online pelo Aplicativo Plataforma Lattes, disponibilizado no site do CNPq

www.cnpq.br;

- Documentos comprobatórios da pontuação obtida conforme o Anexo I.

b. Orientações para elaboração e apresentação do currículo:

 O Anexo I preenchido e assinado, o Currículo Lattes impresso, e as cópias dos documentos comprobatórios deverão ser reunidos, nesta ordem, e encadernados em um único volume, em modelo espiral ou assemelhado, a ser entregue no momento da inscrição.

 Todas as informações registradas no Anexo I deverão ser comprovadas por meio de fotocópias (não serão consideradas as atividades e publicações que não estiverem acompanhadas de comprovação).

 Atividades que não constam no Anexo I não serão pontuadas, não sendo necessário anexar comprovantes dessas outras atividades.

IMPORTANTE: As fotocópias comprobatórias dos registros no Anexo I deverão estar sequencialmente organizadas e numeradas com lápis no canto superior direito da cópia, com a numeração correspondente ao item do Anexo I a que se referem e a pontuação referente.

Exemplo: o comprovante de um resumo expandido publicado em Congresso Internacional deverá conter, no alto da página e a direita, a seguinte anotação: III-e-1/6 pontos.

(12)

Página 12 de 13 ANEXO III

DIRETRIZ PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

O Pré-Projeto deverá ter no máximo 10 (dez) laudas, formatado em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5; com alinhamento justificado.

I. Identificação do projeto: a. Nome do aluno: b. Título do Projeto:

II. Apresentação: descrição do tema e suas implicações científicas na Educação.

III. Justificativa: relevância científica, explicitando a articulação entre a intenção de pesquisa e um Projeto desenvolvido por um professor da Linha de Pesquisa correspondente àquela na qual o candidato realiza sua inscrição.

IV. Problema: descrição clara do objeto de pesquisa a ser investigado.

V. Fundamentação teórica: indicação do principal aporte teórico e metodológico que fundamenta a pesquisa.

(13)

Página 13 de 13 ANEXO IV

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PROVA ESCRITA

1. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

2. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

3. MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; FERREIRA, Jacques de Lima (Org.). Formação de Professores: História, Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas. Curitiba: Ed. Apriss, 2015.

4. NÓVOA, Antonio (Org.) Profissão Professor. Porto: Ed. Porto, 2014. Coleção Ciências da Educação. Disponível em: www.minhateca.com.br

5. SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação (com o anexo). Campinas: Autores Associados, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Na aplicação a lanço em cobertura, M 3 , os índices fisiológicos máximos foram obtidos com maiores doses de N, indicando provavelmente a ocorrência de maiores perdas de N por

O resultado das acções de demonstração já realizadas permite verificar que uma estratégia planificada por objectivos parcelares; com uma forte componente de demonstração

Sua Escola agora, ao adquirir o PUZZLE ONLINE, pode oferecer esta ferramenta lúdica para todos os seus alunos, incrementando o processo de alfabetização matemática, com a

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

d) Alertar ao gestor que o não pagamento da multa aplicada implicará em comunicação à Procuradoria Geral do Estado – PGE, para ajuizamento da competente Ação de Execução.

Conselheiro Otávio Lessa de Geraldo Santos Conselheiro Anselmo Roberto de Almeida Brito Conselheiro Fernando Ribeiro Toledo Conselheiro Rodrigo Siqueira Cavalcante. Procurador

Portanto, devido a esse desconhecimento, o objetivo desta fase do estudo é investigar o entendimento dos professores da educação básica atuantes em sala de aula

ao espanhol, Sangre de amor correspondido, feita pelo próprio autor, que houve mudanças de efeitos de sentido no tocante à expressão das pessoas que foram