• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE TRABALHO DOCENTE. Ciências - 3º ano. Professor: Vitor Cordeiro TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE TRABALHO DOCENTE. Ciências - 3º ano. Professor: Vitor Cordeiro TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ciências - 3º ano

Professor: Vitor Cordeiro CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA 2.1. Esferas (camadas) da Terra: - Hidrosfera (camada de água da Terra): quantidade ¾ da superfície da Terra coberta de água;

- Litosfera (camada sólida da Terra) as rochas e o solo propriamente dito; - Atmosfera (camada gasosa da Terra) – ar; - Biosfera: camadas inorgânicas (água, solo e ar) e orgânicas (microorganismos, vegetais, animais e seres humanos) da Terra. 1.3. Sistemas brutos – fatores abióticos como mistura de materiais ou substâncias:

- Sol (energia solar): gases;

- água: sais minerais e ar; - solo: água, sais minerais e ar;

- ar: gases (oxigênio, carbônico, nitrogênio,...), (vapor de água, fumaça, poeira,...);

2. Sistemas vivos – fatores bióticos (microorganismos, vegetais, animais e “seres humanos”);

2. Solo meio ambiente e saúde:

2.1. Poluição e contaminação do solo:

- Origem: lixo doméstico, da escola, dos hospitais, industrial urbano, dejetos humanos (fezes, urina), aterros sanitários;

- Lixão e aterros sanitários - podem poluir e contaminar águas superficiais e os lençóis freáticos com “chorume”;

- Uso de agrotóxicos: veneno para matar “pragas”, polue o solo, a água, os alimentos – cadeia alimentar – alimentos mais baratos que os

orgânicos – incentivo para vender mais veneno.

Objetivos

Reconhecer os sistemas brutos – abióticos (energia solar, água, solo e ar), como mistura de materiais ou substâncias, resultantes de processos naturais e prático – sociais (industrialização, lixo e separação do lixo,...)

Reconhecer que os sistemas vivos – bióticos (microrganismos, vegetais, animais e seres humanos) são constituídos por células que apresentam substâncias como: água, sais minerais, gases oxigênio, carbônico e nitrogênio e outras produzidas pelos próprios seres vivos gorduras, proteínas, DNA,...

Critérios de avaliação

Identifica os sistemas brutos – abióticos (energia solar, água, solo e ar), como mistura de materiais ou substâncias, resultantes de processos naturais e prático – sociais (industrialização, lixo e separação do lixo,...)

Identifica que os sistemas vivos – bióticos (microrganismos, vegetais, animais e seres humanos) são constituídos por células que apresentam substâncias como: água, sais

(2)

minerais, gases oxigênio, carbônico e nitrogênio e outras produzidas pelos próprios seres vivos gorduras, proteínas, DNA,...

RECURSOS: Atividades impressas, imagens, TV, livros de recorte, tesoura, cola,... Atividades avaliativas: 05, 10, 13,15.

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO E ENCAMINHAMENTOS

METODOLÓGICOS:

Fazer um terrário representando um mini ecossistema, com matéria viva e não viva em constante interação.

1. Vamos pegar um vidro com bocal largo e colocar no fundo uma camada de pedriscos, uma de areia e por último a de terra fértil. Em seguida vamos espalhar algumassementes e colocar mais uma camada de terra fértil, depois vamos umedecer um pouco a terra e colocar pequenos animais. Devemos deixar o terrário em um lugar da sala onde ele receba luz solar, e cobrir a boca do vidro com plástico.

2. Agora observando o terrário vamos responder as questões abaixo.

a) O terrário representa um mini ecossistema, então quais componentes do sistema biótico e abiótico encontramos no terrário. Represente com desenho e escrita;

SISTEMA ABIÓTICO SISTEMA BIÓTICO

b) Observamos que as paredes do terrário e o filme plástico ficaram embaçados. Por que esse fenômeno ocorreu?

c) E na natureza esse fenômeno também ocorre? Quando?

d) Em sua opinião o solo contribui com o processo de evaporação da água na natureza? Como?

e) Que componentes da natureza estão presentes no fenômeno chuva?

f) Esses componentes formam um sistema (conjunto). É um sistema (conjunto) vivo ou bruto?

g) A minhoca é um ser vivo, porém necessita de seres brutos para sobreviver. Vocês sabem do que a minhoca se alimenta? (Explicar para os estudantes que As minhocas são animais e que estão distribuídas pelos solos úmidos de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com um a dois metros de comprimento. São ainda conhecidas por serem animais com vários corações, no total são sete. Apesar de não serem corações "verdadeiros", desempenham a mesma função. Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escavam galerias e canais, buscando abrigo e facilitando a circulação de ar no solo, restos vegetais é seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Nesse processo ela consome restos de matéria que está se decompondo e devolve para o solo suas fezes que é uma terra preta e nutritiva para as plantas).

h) Ela é importante para o solo? Por quê?

i) E o tatuzinho vocês sabem do que ele se alimenta? Ele é importante para o solo? E o solo é importante para ele? Por quê?

(3)

k) Para que serve o solo? Ele é sempre igual em todos os lugares? O que faz ele se modificar?

l) Os seres vivos presentes no terrário utilizam o solo direta ou indiretamente para sobreviver?

m) Anote em seu caderno de que maneira cada ser vivo do terrário utiliza o solo para sobreviver.

n) O solo faz parte de uma das esferas (camadas) da Terra. Você já ouviu falar nas esferas da Terra? Quais?

o) De qual esfera o solo faz parte?

p) O solo faz parte do sistema vivo ou bruto?Por quê?

q) E a minhoca e o tatuzinho fazem parte de uma das esferas da Terra? Qual?

r) E o ar que circula nas galerias que as minhocas escavam no solo, faz parte de alguma das esferas da Terra? Qual?

s) O ar faz parte do sistema vivo ou bruto do nosso planeta?

t) A água que evaporou do solo, das plantas e da respiração dos animais presentes no terrário também faz parte de uma das esferas (camadas) da Terra? Qual?

Relembrar a importância do solo para os seres vivos. E explorar seus componentes;

- Pesquisar sobre camadas do solo e seus componentes. Relacionar com o terrário, que apresenta três camadas.

3. Vamos ler o texto abaixo que mostra a formação do solo e representar com desenho cada parágrafo;

PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SOLO

A formação do solo é um lento processo de transformação das rochas e dos restos de seres vivos. A rocha fica exposta à ação da chuva, do vento e das mudanças de temperatura, aos longos dos anos, essas ações começam a danificar a rocha.

(4)

Alguns seres vivos conseguem viver sobre as rochas fragmentadas. Os seres vivos e a água ajudam a alterar ainda mais a rocha. Além disso, restos desses seres vivos vão se acumulando, formando a matéria orgânica do solo. Com o tempo, mais plantas começam a habitar o solo. Isso lhe acrescenta mais matéria orgânica, ajudando a degradar ainda mais a rocha, o que aumenta a profundidade do solo.

Questionar os alunos sobre a matéria orgânica;

4. Vamos observar a imagem abaixo e em seguida responder as questões:

a) O solo apresenta algumas camadas e a camada mais superficial contém mais matéria orgânica, por que isso acontece?

b) Ligue os termos que têm relação com a matéria orgânica: MATÉRIA

ORGÂNICA

SERES VIVOS - ROCHA - FEZES - MADEIRA

Experimento de observação do solo;

5. Neste experimento vamos coletar amostras do solo para fazer análise e poder completar a tabela, para isto vamos precisar de:

- Pá de jardim; - 2 saquinhos plásticos; - Palito de madeira; - Etiquetas e canetas; - Lupa de mão; - Folhas de jornal;

-Vamos à horta, e com uma pá coletar um pouco da terra da superfície e colocar no saquinho, em seguida cavar um buraco de mais ou menos 2 palmos de profundidade e

(5)

coletar um pouco desta terra também, em seguida na sala vamos abrir os jornais e colocar as amostras sobre eles sem misturá-las e com a lupa cada aluno irá visualizar melhor essas amostras e preencher a tabela abaixo:

SOLO DA SUPERFÍCIE SOLO A DOIS PALMOS DE PROFUNDIDADE COR TEXTURA CHEIRO UMIDADE

Ler para os alunos o livro “Lindo e Azul – Planeta Terra nossa Casa” – Ruth Rocha, mostrando as esferas abióticas do planeta Terra (hidrosfera, litosfera e atmosfera), bem como a camada viva do planeta (biosfera) e o que fazer para impedir que os solos se tornem desertos, que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas, bem como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade.

6. Agora o professor irá fazer a leitura do livro “Lindo e Azul – Planeta Terra nossa Casa”;

7. Agora representem com desenho o que vocês compreenderam sobre o livro e as camadas da Terra;

- Charges que explorem diferentes formas de poluição do solo (erosão, queimada, lixo...).

Leitura do texto sobre a poluição do solo;

8. Vamos realizar a leitura do texto abaixo para compreender melhor sobre a poluição do solo;

(6)

9. Vamos fazer um experimento com esponja de lavar louça (nova) e um copo de água, onde teremos uma idéia de como se formam os lençóis subterrâneos, freáticos ou aqüíferos. A parte de cima da esponja onde a água será colocada representa o solo, o restante da esponja que irá absorver a água representa as rochas permeáveis, como arenito que é formado por grãos de areia, por isso é uma rocha porosa que absorve e “segura” a água como uma “esponja”. A parte verde da esponja representa as rochas impermeáveis, que não deixam a água passar, formando assim o lençol subterrâneo ou freático. (Destacar que assim como o tipo de solo, a quantidade de vegetação presente na área de manancial é um fator importante na manutenção desta. Durante o dia a água que evapora do solo, dos rios, dos lagos e dos seres vivos ao invés de ir direto para atmosfera, fixa nos troncos e folhas dos vegetais e ao entardecer quando a temperatura abaixa, esta se condensa e retorna para o local de origem).

(7)

Na parte de cima da esponja que está representando o solo, vamos colocar um pouco de casca, folhas, restos de verduras e alimentos (matéria orgânica) e pedaços de plástico, vidro, jornal picado e metal (matéria inorgânica). Em seguida despejaremos a água do copo simulando uma chuva.

a) Em sua opinião o que vai acontecer com a água ao interagir com a matéria orgânica e a inorgânica? Por quê?

b) Quando jogamos lixo e produtos químicos (restos de medicamentos, fertilizantes, pesticidas,...) em terrenos baldios, esse material interage com o solo? Por quê?

c) Como vimos na natureza tudo está em constante interação entre si, a água, o solo, o ar, a energia solar e os seres vivos. Em sua opinião qual a diferença entre poluição e contaminação?

d) Que atitudes devemos adotar para evitarmos que os recursos naturais (solo, água e ar) se tornem poluídos ou contaminados? Registre-as em seu caderno.

Questionar a separação do lixo orgânico e inorgânico com os alunos.

11. Para ajudar o nosso solo, precisamos separar o nosso lixo orgânico, como é feito aqui na escola as tias separam o lixo orgânico e colocam na compoteira que depois vai uma camada de terra em cima, assim vira adubo. Vamos lá à horta observar e conhecer a composteira;

Questionamentos sobre a composteira;

a) Na casa de vocês é separado o lixo orgânico? b) O que precisamos para fazer uma composteira? c) O que é lixo orgânico?

12. Agora represente com desenho como é a composteira?

13. Para que serve o adubo produzido na composteira?

14. O que é melhor para o solo, usar a terra da composteira para adubar as plantas ou usar adubo químico?

15. Os agrotóxicos poluem o solo e vão para o lençol freático poluindo também a água, então crie um cartaz incentivando a agricultura orgânica, ou seja, sem uso de adubo químico e agrotóxico. Será que devemos separar somente o lixo orgânico?

Conversa e pesquisa sobre os tipos de lixo; a) Quais os tipos de lixo que existem?

b) Quem já ouviu falar em reciclagem? O que é? c) O que podemos reciclar?

(8)

16. Na tabela abaixo organize os materiais que são recicláveis e não recicláveis. LIXO DE BANHEIRO – PAPEL - RESTO DE COMIDA - PLÁSTICO - VIDRO – METAL – FOLHAS DO QUINTAL – RESTOS DE FRUTAS E VERDURAS

RECICLÁVEIS NÃO RECICLÁVEIS

Realizar o jogo dos recicláveis que há na biblioteca;

17. Vamos realizar o jogo dos materiais recicláveis e não recicláveis que o professor trouxe.

Criar um cartaz com o que pode ser reciclado.

18. Agora procure nos livros e revistas e recorte o que pode ser reciclado e em seguida vamos colar no cartaz separando estes materiais.

Observação e debate a partir de imagens representando as diversas formas de destino e reaproveitamento do lixo.

19. Observem algumas imagens representando as diversas formas de destino e reaproveitamento do lixo.

(9)

Produção individual de texto:

20. Escolha uma das formas de destino e reaproveitamento do lixo e produza um texto a respeito.

Elaboração de folder em duplas a partir das informações obtidas durante a aula de campo sobre a importância da compostagem na manutenção do solo.

21. Em duplas façam um folder sobre a importância de separarmos o lixo para a manutenção do solo.

Referências

Documentos relacionados

Av. As propostas deverão obedecer às especificações deste instrumento convocatório e seus Anexos e serão encaminhadas por meio eletrônico, após o registro dos

Analisar o perfil clínico dos pacientes com DNM que iniciaram tratamento no Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares (SIDNM), quanto ao tempo, em meses, entre início

Especificar   Carta  Sim        X  X  X  X  X  X  X    X     X  X  X  dos D Não  R       •      G •   G Hum • U    Acta do R    Ver  Con         Tem envi   

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

10- A audiência de conciliação designada pela ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber durou cerca de três horas e reuniu representantes do governo federal, do governo

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

17 – A RECAM recebe com satisfação a notícia da realização do Espacio Audiovisual para los Niños em Novembro próximo, em Buenos Aires (Anexo VIII), e do 1º Festival de