• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE BOLSAS DE ESTUDO 2011/2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE BOLSAS DE ESTUDO 2011/2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE BOLSAS DE ESTUDO 2011/2

Dispõe sobre a Concessão e Renovação de Bolsas de Estudo aos alunos dos cursos de graduação do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

O Reitor do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) faz saber, por meio do presente Edital, que estarão abertas no período de 2 a 31 de maio de 2011 as inscrições para Concessão e Renovação de Bolsas de Estudo para o período letivo 2011/2.

1 CALENDÁRIO

EVENTOS PERÍODOS/DATAS

INSCRIÇÕES E ENTREGA DE DOCUMENTOS 2 a 31 de maio de 2011 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 Acadêmicas, Convênio, Chancelaria, Estágio e Especiais;  Bolsas Legais, Comunidades e Carência;

 Alunos matriculados em uma ou duas disciplinas para conclusão do curso (vide observações).

15 de julho de 2011 1º de agosto de 2011

5 de agosto de 2011

OBSERVAÇÕES

a) Os alunos reprovados em uma ou duas disciplinas no 1º semestre de 2011 e que perderam a condição de formandos poderão, excepcionalmente, realizar suas inscrições para Concessão de Bolsas de Estudo para o período letivo 2011/2 até o dia 12 de julho de 2011.

b) Os alunos vestibulandos poderão solicitar a concessão de Bolsas de Estudo até 15 dias após a realização da sua matrícula e a efetivação do pagamento referente à 1ª mensalidade do semestre, sendo a solicitação analisada no prazo máximo de 30 dias.

c) As bolsas convênio só serão válidas para os alunos que fizerem sua solicitação no 1º período letivo do curso.

d) Os alunos de reabertura de matrícula poderão efetuar sua solicitação, de acordo com o calendário acadêmico (observar prazo final para alteração de registros acadêmicos), presencialmente nos postos de atendimento de sua Unidade.

e) Locais de atendimento presencial de bolsas nas Unidades:

UNIDADE LOCAL

Bonsucesso Central de Informações – Bolsas

Campo Grande, Bangu, Jacarepaguá e Vila da Penha. Coordenação Administrativa

2 DOS TIPOS DE BOLSAS DE ESTUDO

A UNISUAM oferece vários tipos de Bolsas de Estudo:

TIPOS DE BOLSA FINALIDADES/ORIGENS

Bolsa Acadêmica e Bolsa Estágio

São aquelas concedidas através de procedimentos instituídos pela Coordenação de Esporte Universitário, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão e pela Pró-Reitoria de Ensino.

(2)

Bolsa Carência São aquelas destinadas a brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até 1 (um) salário-mínimo e 1/2 (meio) ou até 3 (três) salários-mínimos, conforme legislação.

Bolsa Comunidade São aquelas destinadas a suprir a necessidade da demanda social. Bolsa Chancelaria e

Bolsa Especial

São aquelas concedidas pela Chancelaria / Reitoria, em atendimento aos interesses do Centro Universitário.

Bolsa Convênio Concedidas para atender aos convênios firmados com entidades empresariais públicas, privadas ou associações de classe.

Bolsas Legais Concedidas por força da legislação aos colaboradores do Centro Universitário e/ou seus dependentes.

3 DAS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO

3.1 Para ingresso no Programa de Bolsas de Estudo, o aluno deverá atender às condições abaixo: 3.1.1 Estar regularmente matriculado a partir do 1º período letivo do curso e em dia com suas

mensalidades;

3.1.2 Não possuir anotações que desabonem sua conduta e não estar com nenhuma pendência na biblioteca;

3.1.3 Acessar o site www.unisuam.edu.br, no link Ambiente do Aluno, (acesso mediante login e senha);

3.1.4 Estar ciente e de acordo com o Edital vigente;

3.1.5 Imprimir e efetuar o pagamento da taxa de solicitação, conforme Tabela de Taxas e Emolumentos divulgada pelo Centro Universitário.

3.1.6 A concessão de bolsas destinadas à carência integral (100% - cem por cento), não se vincula ao pagamento de matrícula e taxas de renovação.

3.2 O aluno interessado e habilitado deverá, respeitando o calendário estabelecido neste Edital, preencher formulário próprio pelo Ambiente do Aluno ou na Unidade e anexar os documentos necessários, conforme relação a seguir:

3.2.1 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO

BOLSAS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Bolsa Acadêmica e Bolsa Estágio

Solicitação feita pela Coordenação de Esporte Universitário, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão e pela Pró-Reitoria de Ensino.

Solicitação feita pelo Setor onde há disponibilidade de oportunidade de estágio.

Bolsa Chancelaria e

Bolsa Especial Comprovante da condição que gera o direito à bolsa. Bolsa Convênio

(Empresas, Instituições, Sindicatos, Associações, Órgãos Municipais, Estaduais ou Federais).

Próprio: cópia do contracheque ou da declaração da Empresa e/ou Instituição comprovando sua vinculação.

Dependente: cópia do contracheque e da declaração do Imposto de Renda do responsável. Nos casos de isenção de IR deverá apresentar documento legal que comprove a dependência.

(3)

No caso do convênio Comunidades, os alunos deverão anexar Carta de Encaminhamento assinada.

Bolsas Legais Solicitação feita pelo e-mail bolsas@unisuam.edu.br, fornecendo o nome completo do funcionário (no caso de dependentes também) e matrícula acadêmica.

Bolsa Carência e Bolsa Comunidade

Preenchimento da ficha socioeconômica pelo Ambiente do Aluno;

Documento de identificação com foto (ex: carteira de identidade ou carteira de motorista);

CPF;

Comprovante de residência (ex.: conta de luz, água ou telefone);

Comprovante de rendimento (ex.: o último contracheque ou contribuição à Previdência Social atualizada etc.);

Comprovante de despesas (pagas ou a pagar, atualizadas, relativas ao último mês), (ex.: comprovante de pagamento de aluguel, carnê de IPTU);

Comprovante de propriedade de bens (ex.: veículo utilizado para passeio, táxi, carreto), quando for o caso;

Carteiras de Trabalho, dos que não trabalham atualmente ou nunca trabalharam: páginas de foto, identificação e contratos de trabalho, lembrando que quando houver saída/baixa é necessária também a Cópia da próxima página, pois confirma não haver vínculo;

Certidão de casamento do aluno, dos pais ou responsáveis (casados ou separados);

Certidão de nascimento de irmãos, filhos e outros menores de 18 anos (quando da ausência de documentos de identidade ou similar);

Certidão de óbito de pais ou responsáveis, quando for o caso; Contrato de sociedade/firmas, quando for o caso;

Atestado médico atualizado, referente a doenças crônicas, quando for o caso. Todos os documentos deverão ser entregues em cópias legíveis para comprovar as informações fornecidas, podendo ser apresentado qualquer outro documento que o aluno julgue necessário para comprovar a situação socioeconômica relatada.

No caso de Comunidade anexar também original do Encaminhamento da ONG, devidamente assinado pelo Presidente/Responsável.

O aluno deverá entregar cópia dos documentos solicitados referentes a todo grupo familiar, conforme preenchido e identificado por ele no formulário de solicitação (ficha socioeconômica).

3.2.2 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA RENOVAÇÃO

BOLSAS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Bolsa Acadêmica e Bolsa Estágio

Renovação feita pela Coordenação de Esporte Universitário, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão e pela Pró-Reitoria de Ensino.

(4)

Renovação feita pelo Setor responsável pelo estagiário. Bolsa Chancelaria, Bolsa

Especial e Bolsa Convênio

Verificar conforme mensagem disponibilizada pelo Ambiente do Aluno online 3 dias úteis após a confirmação do pagamento da taxa de solicitação.

Bolsas Legais Renovação efetuada automaticamente pela Comissão de Bolsas. Bolsa Carência e

Bolsa Comunidade

Preenchimento da ficha socioeconômica pelo Ambiente do Aluno;

Comprovante de rendimento (ex.: o último contracheque ou contribuição à Previdência Social atualizada etc.);

Carteiras de Trabalho, dos que não trabalham atualmente ou nunca trabalharam: páginas de foto, identificação e contratos de trabalho, lembrando que quando houver saída/baixa é necessária também a Cópia da próxima página, pois confirma não haver vínculo;

Original do Encaminhamento da ONG, devidamente assinada pelo Presidente/Responsável.

O aluno deverá entregar cópia dos documentos solicitados referentes a todo grupo familiar, conforme preenchido e identificado por ele no formulário de solicitação (ficha socioeconômica).

Apenas deverá ser entregue documentação complementar se existir algum tipo de alteração dos documentos ou grupo familiar que foi informado no semestre letivo anterior. Devendo ser entregues em cópias legíveis para comprovar as informações fornecidas, podendo ser apresentado qualquer outro documento que o aluno julgue necessário.

OBSERVAÇÕES

 Os processos não preenchidos totalmente, com documentação incompleta ou ainda fora do prazo estabelecido em Edital não terão garantia de deferimento.

3.3 Os processos serão recebidos pela Reitoria e distribuídos aos membros da Comissão Permanente de Bolsas de Estudo para análise e parecer.

3.3.1 Não haverá recurso para solicitar revisão de análise, uma vez que o resultado apresentado pela Comissão tem caráter definitivo;

3.3.2 O resultado será divulgado no site, no Ambiente do Aluno (consulta mediante login e senha), conforme estabelecido no item 1.

4 DAS CONDIÇÕES GERAIS

4.1 As Bolsas de Estudo por Carência serão concedidas sob a forma de percentuais de 50% (cinquenta por cento) e 100% (cem por cento) sobre a mensalidade, respeitando as vagas disponíveis;

4.1.1 As bolsas incidirão sobre o valor total previsto para pagamento, não acumulando qualquer desconto adicional.

4.1.2 Em geral a oferta de bolsa carência é para todo o curso, exceto se houver alteração da condição socioeconômica do aluno.

(5)

4.2 As demais Bolsas de Estudo serão concedidas sob a forma de percentual sobre a mensalidade, variando de 40% (quarenta por cento) a 100% (cem por cento), respeitando as vagas disponíveis;

4.2.1 As Bolsas incidirão sobre o valor da mensalidade previsto para pagamento no 6º dia útil de cada mês, não acumulando qualquer desconto adicional.

4.3 As Bolsas de Estudo não são cumulativas, ou seja, o aluno só poderá ser beneficiado por um tipo de Bolsa;

4.4 Alunos bolsistas não poderão ser beneficiados com o desconto especial para pagamento da semestralidade;

4.5 Toda e qualquer Bolsa de Estudo só será válida para pagamento até o 6º dia útil de cada mês; 4.6 No caso de troca de opção (curso, turno e/ou unidade) não é garantida a manutenção da bolsa

existente ou concessão de novo percentual, serão avaliados os critérios estabelecidos no ano/período de ingresso do aluno, conforme oferta, tabela de valores ou percentual, de acordo com o contrato firmado, observados os critérios anteriormente estabelecidos neste e as vagas disponíveis para atendimento;

4.7 As Bolsas deferidas neste regulamento serão válidas a partir do mês de agosto de 2011, não havendo qualquer desconto na primeira mensalidade do semestre.

5 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1 As Bolsas de Estudo serão concedidas para um semestre letivo, devendo os alunos interessados e habilitados solicitar a renovação da mesma a cada semestre, de acordo com o Edital de Renovação da Concessão de Bolsas de Estudo;

5.2 Será considerado classificado o aluno que cumprir todas as etapas do presente edital;

5.3 Em caso de empate de IC (índice de carência), o desempate será determinado de acordo com o critério estabelecido no item 5.3.1 abaixo. Persistindo o empate, serão apreciados os demais critérios respectivamente dos itens 5.3.2 a 5.3.7;

5.3.1 Maior coeficiente de rendimento acadêmico; 5.3.2 Menor renda bruta mensal familiar;

5.3.3 Despesa com doença crônica no grupo familiar;

5.3.4 Despesa com pessoa portadora de deficiência física, mental ou sensorial no grupo familiar; 5.3.5 Mais de um membro da família estudando, sem bolsa, em IE paga;

5.3.6 Não ter curso superior; 5.3.7 Residência não própria.

Em casos omissos ou de persistência de empate, ou ainda, quando o desempate permitir um caso de flagrante injustiça, caberá à Comissão de Bolsas aprofundar o exame das condições sociais dos alunos envolvidos e opinar por uma solução.

5.4 O aluno será desclassificado do processo de concessão/renovação de bolsa quando: 5.4.1 Descumprir os prazos estabelecidos neste regulamento;

5.4.2 A inexistência de matrícula do estudante beneficiado no período definido para as matrículas após a divulgação da seleção final dos bolsistas, uma vez que a bolsa não

(6)

utilizada pelo beneficiado poderá ser concedida a outro candidato que contemple os termos deste edital;

5.4.3Quando o estudante concluir o curso no qual é beneficiado da bolsa; 5.4.4 Rendimento acadêmico do aluno insuficiente;

5.4.5 A qualquer tempo por inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informação prestada pelo bolsista;

5.4.6 Esgotamento do prazo máximo para conclusão de seu curso;

5.4.7 Substancial mudança de condição socioeconômica do bolsista, que comprometa a observância dos requisitos estabelecidos por este regulamento;

5.4.8 Solicitação ou evasão (abandono do curso) do bolsista; 5.4.9 Decisão ou ordem judicial.

5.5 Definição de conceitos utilizados neste processo seletivo e Edital:

5.5.1 Grupo familiar: grupo de pessoas relacionadas até o 3º grau de parentesco civil, consanguíneo ou por afinidade, em linha reta ou colateral, que contribuam para a renda familiar ou usufruam dela, na condição de dependentes do responsável pelo grupo perante a Secretaria da Receita Federal. Exemplo: pai, mãe, avô (ó), irmão (ã), tio (a), primo (a), sobrinho (a), cunhado (a), nora, genro, enteado (a), marido, esposa;

5.5.2 Renda: somatório de todos os rendimentos recebidos por todos os membros do grupo familiar, composto pelo valor bruto de salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labores, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, e quaisquer outros, de todos os membros do grupo familiar, incluindo o candidato;

5.5.3 Renda familiar per capita: a renda per capita é obtida com a soma dos rendimentos brutos de todos os membros do grupo familiar e dividindo este resultado pela quantidade de pessoas que compõem o grupo, como por exemplo:

RENDA = R$2000,00 (dois mil reais)

QTD. DE PESSOAS NO GRUPO FAMILIAR = 4 RENDA PER CAPITA = R$500,00 (quinhentos reais) 5.5.4 Bolsa de estudo: semestralidade escolar fixada na forma da lei; 5.5.5 IC: índice de carência do aluno;

5.6 Os casos omissos no presente Edital serão avaliados e decididos pela Comissão Permanente de Bolsas de Estudo.

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2011.

Prof. Arapuan Netto Reitor

Referências

Documentos relacionados

Em seguida, identifica um conjunto de Unidades de Convergências que são elementos elaborados para determinar a convergência dos fatores relevantes dentro da Acessibilidade

Quando não ocorreu adaptação, o espaço existente entre a margem coronária da membrana e a superfície radicular na região da bifurcação, foi avaliado através de

Processo por tarefa Processos em fluxo contínuo Processos intermediários Volumes baixos, baixa padronização, alta variedade Volumes altos, alta padronização, baixa variedade T ec

Depois, nos anos 1960-70, quando ele estava no exí- lio, nota-se em sua produção que era como se a economia fosse uma moldura muito estreita para o que ele queria pensar.. Três

Foram registrados casos de dengue na região do Curimataú Paraibano (Baraúnas, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira,

Diante da importância da prevalência das DAI e de suas consequências, é essencial e de extrema importância que os profissionais da saúde, em específico da atenção

Em análise realizada com dados de usuários atendidos por laboratório de análises clínicas público da cidade de Conde – PB durante o período de 2009 e 2010, contatou-se que 42,1%

O diagnóstico sorológico da hepatite B é feito com base na detecção sorológica de dois antígenos HBsAg (Antígeno de superfície do vírus da hepatite B) e HBeAg