• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ensino. METODOLOGIA GERAL: Consultorias com o Professor Orientador, pesquisas de campo e reuniões com a empresa e pesquisa bibliográfica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Ensino. METODOLOGIA GERAL: Consultorias com o Professor Orientador, pesquisas de campo e reuniões com a empresa e pesquisa bibliográfica."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CURSO: MBA em GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: PLANO DE TI – PROJETO FINAL

Última revisão: Junho/2014

Horas-aula - Orientação ao projeto: 30

Horas-aula - Desenvolvimento do

projeto: 60

Horas-aula - preparação prévia: 15

Coordenador: Calixto Silva Neto

Professor: Valdinei Castelan

Plano de Ensino

OBJETIVO DA DISCIPLINA: Ao final desta disciplina o aluno deve ser capar de:

Elaborar um plano de projeto de Tecnologia da Informação focado objetivamente com estratégias do negócio visando melhores resultados organizacionais.

METODOLOGIA GERAL: Consultorias com o Professor Orientador, pesquisas de campo e reuniões com a empresa e pesquisa bibliográfica.

OBSERVAÇÃO: O aluno deve vir a 100% das aulas preparado, ou seja, com as leituras prévias realizadas, com dúvidas e questionamentos anotados e com questões sobre a contextualização dos assuntos abordados nesta disciplina para a sua realidade profissional. Lembre-se sempre que o seu papel deve ser ativo e que o MBA exige uma elevada parcela de dedicação e de corresponsabilidade do aluno no processo ensino-aprendizagem. A escolha da empresa é o principal desafio desse trabalho. Não é recomendável empresas de pequeno porte, para e aplicação do trabalho. A empresa escolhida deve ter a prévia aprovação do professor orientador.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

- O projeto final será apresentado a uma banca de 2 A 3 professores, incluindo o orientador do módulo. A nota final será a média das 2 (ou 3) notas.

- Os critérios de avaliação são detalhados em formulário específico (anexo). CONCEPÇÃO E OBJETIVOS

O projeto final é o momento em que o participante assume uma responsabilidade maior sobre seu aprendizado. Ao articular as diferentes dimensões da realidade, ele demonstra ser capaz de produzir, com o suporte do repertório conceitual, teórico e metodológico, utilizando as habilidades técnicas e comportamentais que conseguiu desenvolver ao longo do curso, que o levará a pensar e agir orientado para o Plano de Recursos Humanos. Para tanto, desenvolve-se, durante o projeto, as capacidades de compreensão, aplicação, análise e síntese.

(2)

OBJETIVO

O Projeto é realizado através da formulação de um PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO, a partir de um embasamento consistente, de acordo com os seguintes objetivos pedagógicos:

 Estimular a visão gerencial, com ênfase na orientação para resultados, raciocínio estratégico e capacidade de tomar decisões à base de dados e opiniões de especialistas das áreas envolvidas;

O foco do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO é estimular a busca de soluções eficientes e eficazes para a gestão da empresa, buscando a sua excelência competitiva para seu crescimento e perpetuação.

A construção de um PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO de uma necessidade real, possibilitando a prática dos conceitos desenvolvidos no curso.

No projeto final deve prevalecer a preocupação com o rigor do processo de localização, coleta, tratamento e análise das informações, indispensáveis para o exercício de julgamentos fundamentados, e que possam dar credibilidade às descrições, análises e conclusões apresentadas.

(3)

IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA AS EMPRESAS

Os benefícios às empresas que se dispõem a fornecer as informações aos alunos são os seguintes:

 Diagnóstico aprofundado da organização, considerando as etapas e os passos a serem seguidos para alcançar os resultados desejados;

 Elaboração de objetivos, metas e estratégias empresariais convergentes com as atividades e/ou programas de Recursos Humanos;

 Confiabilidade técnica e estratégica, através de assessoria entre alunos e professores, com avaliação crítica de banca examinadora.

Desta forma, a empresa terá benefícios na realização do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Isso deve ser enfatizado em uma eventual reunião sobre o mesmo em uma determinada organização.

O PROJETO DEVE COLABORAR INTENSIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO CONTRIBUINDO PARA QUE COMPLETE SEU PERFIL DE COMPETÊNCIAS.

O Aluno

Perfil de competências do egresso do MBA ESAMC:

 Possuir visão genérica da empresa e do ambiente de negócios;  Possuir uma noção do mercado da livre iniciativa;

 Possuir entendimento abrangente da função de estrategista;

 Ter capacidade de comunicação com profissionais de outras áreas (multi- disciplinar);

 Ser gestor de pessoas e ter capacidade de aprender constantemente;  Comunicação interpessoal (oral e escrita);

 Atuação em equipes multifuncionais;

(4)

Normas gerais do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

1 O PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO tem a duração de 30h/aula

2 O PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO é realizado preferencialmente em trio ou em grupo maior de acordo com o número de alunos da classe e da empresa a ser pesquisada, com a devida aprovação do professor orientador.

3 A definição deve ocorrer no primeiro encontro com o orientador e no início das disciplinas específicas.

4 A escolha da empresa e todos os seus contatos para obtenção de informações são de total responsabilidade dos alunos;

4.1 A empresa objeto deste projeto deve estar aprovada pelo professor orientador até a conclusão da primeira disciplina do conjunto das especificas.

4.2 Não são permitidas:

4.2.1 Alteração na composição de alunos, após a aprovação do caso; 4.2.2 Mudança de empresa já aprovada pelo orientador.

4.3 Os alunos que, por quaisquer problemas, não participarem do que for inicialmente definido, estarão automaticamente desligados do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO, tendo que refazê-lo no semestre seguinte; e,

4.4 Todos os casos excepcionais, como a relação com à empresa escolhida, serão examinados individualmente pelo professor orientador e pela Coordenação do MBA.

5 Caso a empresa objeto do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO assim o deseje, os dados e o Trabalho Final poderão ter acesso restrito e não estarão disponíveis para consultas na Biblioteca ESAMC.

6 A Orientação ocorrerá durante o período de aula, conforme grade horária do semestre, podendo variar a critério do Professor Orientador, em função do andamento do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

6.1 Esta orientação só será realizada com a presença dos envolvidos e no horário fixado.

6.2 Em toda orientação, haverá registro de presença e o registro de orientação em seu respectivo Diário de Classe, que ficará de posse do Orientador.

6.3 Demais controles, como registros de visitas a empresas e outros levantamentos ficarão a critério do Orientador, junto aos alunos.

(5)

7 Durante a elaboração do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO, os alunos necessitarão dos conceitos das disciplinas específicas que já foram ministradas durante o curso e de preferência irem desenvolvendo partes do trabalho junto a essas disciplinas.

8 A nota média mínima exigida é 7 (sete), obedecendo aos mesmos critérios acadêmicos instituídos pela ESAMC. Caso a média final fique abaixo de 7 (sete), o aluno será considerado reprovado, devendo cursar novamente a disciplina.

9 Forma de entrega – impressa e em arquivo digital salvo em Unidade de CD-RW em caixa plástica devidamente identificada. 9.1 Tamanho referencial A4

9.2 O Projeto pode ser entregue em encadernação provisória (Espiral) 10 A não entrega do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO dentro

dos prazos definidos pelo orientador e das especificações acima, implica na reprovação automática dos alunos.

11 Todos os Orientadores deverão comunicar aos alunos a existência deste regulamento e deverão assinar ata confirmando o recebimento e conhecimento deste regulamento.

12 Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Coordenação do Curso, em conjunto com o professor orientador.

* Caso você não consiga ter acesso ao livro ou à edição recomendada, faça a leitura de uma edição anterior, de outro livro ou, em última hipótese, faça uma busca na internet sobre o assunto da aula e se prepare. O importante é NUNCA ir para a aula sem ter feito nenhum tipo de preparação.

Após a elaboração dos conteúdos MÍNIMOS previstos no roteiro, os alunos deverão providenciar:

- A Entrega de 01 (uma) cópia impressa (capa dura e 01 (uma) em CD (cópia digital) do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO; 02 cópias (duas) impressas (Espiral) e 1 (um) em Unidade de CD-RW (cópia digital) do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO à Secretaria da ESAMC, até 2 semanas antes da apresentação, que se destinam aos professores da banca.

- Preparação e apresentação do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO com os slides sendo apresentados na penúltima aula do curso, junto ao professor orientador. A Entrega do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO será feita em dia a ser definido pelo orientador.

(6)

Para o professor orientador, sua cópia deve conter o mesmo conteúdo da cópia entregue ao colega da banca.

Os alunos devem entregar as cópias encadernadas em conformidade com as normas deste manual.

Após a entrega, somente serão aceitas indicações de erratas, não sendo permitida qualquer modificação pela adição ou eliminação de páginas anexas.

Não será aceito nenhum PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO após as datas estabelecidas

As 2 vias do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO e o CD-RW (cópia digital) não serão devolvidas aos alunos; caso este seja aprovado e não sofra restrições, serão encaminhadas à biblioteca ESAMC.

A não entrega do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO dentro dos prazos e especificações orientados, implica na reprovação automática dos alunos.

O orientador divulgará a data da realização da Banca Examinadora. O Papel do Professor Orientador:

Função no Projeto:

 Contribuir na escolha de empresa para que seja viável aplicar a metodologia do projeto.  Ser um facilitador e aglutinador, com responsabilidade de supervisão global do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO (através da presença constante nos horários pré-determinados de atendimento e pela leitura, indicações, correções, sugestões, críticas, etc.)  Orientador de Projeto tem a função de orientar e acompanhar o PROJETO DE

CONCLUSÃO DE CURSO durante seu início, desenvolvimento e conclusão, ficando responsável pelo cumprimento das atividades administrativas e pedagógicas no âmbito do projeto que orienta.

 O orientador é o professor especialista responsável de apoiar o Projeto, em assuntos de sua especialidade acadêmica e profissional, compartilhando informações, recomendações, críticas ou estabelecendo diretrizes que concretizem o desenvolvimento do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

(7)

 Apenas professores vinculados à ESAMC e cumprindo carga horária em sala de aula, poderão assumir as responsabilidades de professor orientador do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

 Fixar cronograma de PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO e estabelecer os controles regulares para cada grupo, além de orientar e supervisionar, nas dependências da ESAMC, as atividades acadêmicas de execução do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO a serem realizadas pelo grupo.

 Autorizar os grupos a se submeter à avaliação da Banca Examinadora, dar suporte para os membros que comporão a Banca e comparecer na data, horário e local de sua realização, de acordo com o Calendário da ESAMC.

 O orientador não é membro do grupo e não irá interferir nas formulações estratégicas do grupo.

O papel do aluno:

 Cumprir as atividades previstas pelo PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO, com apoio do professor orientador.

 Cumprir os prazos estabelecidos pelo Calendário Escolar da ESAMC.

 Participar, das atividades de orientação, sabendo que a inobservância a este item poderá acarretar sua reprovação no PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.  Dedicação total no desenvolvimento do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

 Administrar suas emoções – Q.E. – e limitações na elaboração do PROJETO DE

CONCLUSÃO DE CURSO.

Caracterização da Banca Examinadora do PROJETO:

 A defesa oral das Considerações do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO em Banca Examinadora é obrigatória.

(8)

 A Banca Examinadora será composta por no mínimo de dois (02) e no máximo de três (03) avaliadores. O professor orientador coordenará as atividades. Os demais avaliadores devem ser vinculados à ESAMC.

 É indispensável que os examinadores convidados tenham conhecimentos acadêmicos e/ou profissionais com os aspectos conceituais, técnicos e operacionais envolvidos no PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

No dia e horário marcados, os alunos, a Banca Examinadora e demais pessoas interessadas em assistir a defesa, irão se reunir na ESAMC e a apresentação se realizará na seguinte seqüência:

 O Professor Orientador, na condição de mediador da Banca Examinadora, abrirá a sessão apresentando os alunos e os membros da banca e os procedimentos da atividade.

 Os alunos farão uma apresentação de no máximo 30 minutos do conteúdo do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO, priorizando aos objetivos, estratégias desenvolvidas, análises e conclusões que fundamentaram as ações propostas e considerações finais.

 Os dois avaliadores farão, um após outro, a argüição, envolvendo, no máximo, quinze (15) minutos, fazendo perguntas sobre o PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO ou propondo sugestões aos integrantes do grupo.

 O aluno terá tempo equivalente para responder as perguntas formuladas pelos avaliadores.

 Os participantes da Banca Examinadora, reservadamente, definirão a nota a ser atribuída ao PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO apresentado pelos alunos, de tal forma que o Professor Orientador e os outros avaliadores sejam os responsáveis pelo preenchimento do formulário de registro da avaliação.

 O Professor Orientador, na condição de coordenador da Banca Examinadora, divulgará o resultado da avaliação – a média alcançada – e as recomendações e as justificativas da nota atribuída.

Sobre a avaliação dos resultados do PROJETO:

 O PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO será avaliado com base em notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora.

(9)

 A média final atingida pelo PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO pode variar de zero (0) a dez (10,0), fracionadas em décimos de meio ponto (0,5).

 Na banca não será permitida qualquer alteração nestes pesos de avaliação.

 Os comentários da banca devem ser anotados e registrados no formulário de registro de avaliação de forma clara e concisa.

 A ausência dos alunos nas apresentações à Banca examinadora, implica na reprovação automática. No decorrer da apresentação à Banca o aluno deve apresentar o PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO de forma satisfatória. Correndo o risco de ter que refazer o PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.  As notas finais serão divulgadas após a apresentação do projeto. A Banca divulgará a

aprovação ou reprovação dos alunos após se reunirem na seqüência da apresentação.

 A média final que aprovará os alunos no PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO não poderá ser inferior a sete pontos (7,0).

 Veja no anexo as considerações adotadas pelos avaliadores. Atenção:

 Não deixem de analisar detalhadamente o regulamento do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO antes de entregar o mesmo ao Professor Orientador.

 Vejam se o projeto está dentro das normas estabelecidas pela escola quanto a forma e conteúdo (encadernação, bibliografia, etc.).

 Verificar a correção ortográfica.

 Caso seja necessário recursos especiais, providenciem junto ao professor orientador com antecedência mínima de duas (02) semanas.

(10)

ROTEIRO DO PLANO

O PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO deverá ser elaborado sob a visão e orientação de aspectos práticos, considerando sua rápida e real aplicação em situações do cotidiano profissional.

Sendo assim, os alunos devem pesquisar, estudar e redigir um trabalho que contemple um projeto que sirva para a implantação e/ou melhoria de uma solução de Tecnologia Informação – que explore questões do mercado atuais mas que efetivamente implemente um diferencial estratégico ao negócio da empresa.

Inicialmente é fundamental que o grupo desenvolva rapidamente um cronograma de trabalho junto a uma descrição detalhada do Plano de Ação, para facilitar a visualização e o monitoramento do PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Deve ser viável e factível para aplicar na organização.

Já quanto ao formato para entrega, temos uma sugestão de capítulos e/ou itens, conforme abaixo.

Além dos componentes usuais de um trabalho dessa natureza (elementos Pré-textuais e pós-textuais) em linhas gerais o projeto deverá conter:

Introdução

1. Tema (o que é, evolução, importância e foco)

2. Objetivos do Trabalho (o que pretende fazer e como fará) 3. Justificativa (por que o grupo escolheu aquele tema)

4. Metodologia (tipos de pesquisa utilizados e razões que levaram a optar por esses tipos)

5. Escopo ou Limitações do Trabalho (Ambiente, Período e Foco, descrição da empresa em questão)

Revisão Bibliográfica (embasamento teórico)

Conceitos e Definições utilizadas no Trabalho. Fundamentação teórica do trabalho. Este item tem como base autores destacados das áreas de Gestão e TI do Brasil e do

(11)

Apresentação do Problema

Aqui temos a contribuição efetiva do grupo no levantamento e definição do problema em questão.

Apresentação da Solução

Aqui temos a contribuição efetiva do grupo na apresentação da solução do problema, tecnologias, processos e ou serviços envolvidos, orçamentos, demonstrações, etc..

Análises

Considerações como se o TI agrega valor à organização, o que o grupo entende como sucesso ou fracasso no projeto, a importância do planejamento e realização de um plano estratégico de TI nas empresas, abordagem de forma incisiva e ousada de recomendações necessárias para a empresa objeto do projeto, elaboração de visão crítica do diagnóstico realizado e fundamentação com base no referencial teórico (analisar com a aplicação ou não da metodologia).

Conclusões

Considerações finais do grupo, descrevendo as conclusões sobre o projeto, suas vantagens e desvantagens, e propostas para trabalhos futuros.

Referências Bibliográficas

Seguir normas ABNT (ordem alfabética, citações de livros, internet, etc) Anexos

Anexar todas as informações disponíveis e que foram utilizadas para fundamentar análises e propostas.

(12)

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O TRABALHO ESCRITO:

 Fazer revisão ortográfica.

 Citar todas as fontes de dados utilizados no PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

 Utilizar índice de Tabelas e Figuras ( se necessário).

 O aluno não deve, em hipótese alguma, transcrever textos integralmente ou parcialmente de sites ou qualquer outra fonte, partes e citações são permitidas, desde que citadas as fontes.

 Não há um limite de páginas, mas o bom senso e a capacidade de síntese também serão avaliados.

 Verificar os trabalhos realizados por outras turmas junto à Biblioteca, como referência.  O presente roteiro deve servir como guia, sendo adaptado se necessário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A APRESENTAÇÃO:  No máximo 20 slides e priorizar os itens 10, 11,12,15,16.

 Buscar orientações com o professor orientador sobre a postura e técnicas de apresentação junto à Banca.

 Checar toda a infra-estrutura antes da apresentação ( desenvolver um Plano B);

 Atenção ao tempo. Ensaiar a apresentação na penúltima aula da disciplina junto com o Professor Orientador (simulação da apresentação do curso por 30 minutos - OBRIGATÓRIO).

 Expor o que está no trabalho e não complementar com dados não descritos.  Lembrem-se que a Banca fará o papel de acionista e/ou proprietário da empresa.

* Os casos omissos deverão ser encaminhados, analisados e resolvidos com o Professor Orientador e o coordenador do curso, e se necessário a direção da unidade.

(13)

CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMA DE AVALIAÇÃO:

CRITÉRIO DEFINIÇÃO

AP

RESENTA

ÇÃO

Obediência aos critérios de apresentação do trabalho

O professor avaliará em que medida o trabalho apresentado obedece às prescrições formais estabelecidas.

Clareza na estruturação do texto

O professor avaliará em que medida o aluno desenvolve um texto coerente, que faz uso adequado dos mecanismos de coesão referencial e seqüencial da língua.

Adequação à norma padrão da língua portuguesa

O professor avaliará em que medida o aluno respeita as regras ortográficas e gramaticais que caracterizam a norma-padrão da língua portuguesa.

Adequação ao gênero científico

O professor avaliará em que medida o aluno produz um texto efetivamente científico, objetivo, argumentativo, com a justificação detalhada de cada movimento realizado, farta

exemplificação para as afirmações e uso controlado do vocabulário técnico. FU NDAME NT AÇÃO TE ÓRICA

Análise O professor avaliará a qualidade do recenseamento bibliográfico desenvolvido pelo aluno, ou seja, a representatividade dos autores e obras pesquisados e a qualidade da leitura (analítica) por ele empreendida.

Síntese O professor avaliará em que medida o aluno, a partir das leituras realizadas, desenvolve uma síntese que venha a caracterizar, efetivamente, o estado da arte em relação ao problema por ele escolhido, contextualizando a sua prática investigativa.

TR

ATAMENTO

DOS DA

DO

S

Compilação O professor avaliará a qualidade da compilação do corpus

empreendida pelo aluno, ou seja, em que medida o aluno reúne, de forma sistemática e planejada, um conjunto de dados que lhe possa servir de corpus para a análise, justificando todas as escolhas realizadas na delimitação das constantes e variáveis controladas. Análise O professor avaliará a qualidade da análise dos dados empreendida

pelo aluno, ou seja, em que medida os dados foram efetivamente trabalhados, tabulados, comparados entre si e com outros dados, obtidos por outros autores, para que pudesse ser encaminhada sua interpretação.

Interpretação O professor avaliará a qualidade do ponto de chegada do aluno, ou seja, em que medida as conclusões por ele alcançadas podem ser efetivamente derivadas das premissas por ele pressupostas e do método por ele adotado.

RELEVÂNCIA O professor avaliará em que medida o trabalho do aluno acrescenta efetivamente elementos pertinentes para a caracterização ou superação do problema escolhido, sem repetir o óbvio.

(14)

AP RESENTA ÇÃO APRESENTAÇÃO E QUALIDADES ORAIS Aparência profissional; Volume e inflexão de voz; Contato visual;

Uso de anotações;

Uso do tempo de cada orador. EFICÁCIA DA

APRESENTAÇÃO

Pontos claros e concisos; Despertou interesse da Plateia; Manutenção do interesse da plateia; Controle do tempo total.

RECURSOS VISUAIS

Claros, compreensíveis; Informações úteis transmitidas.

OUTRAS DIMENSÕES

Relação com o conteúdo do curso; Demonstrou estar bem preparado; Respostas às perguntas:

capacidade de argumentação; discussão;

correlação;

(15)

TERMO DE INSCRIÇÃO

EMPRESA: __________________________________________________

O(s) aluno(s) abaixo relacionados declaram conhecer as regras apresentadas no programa e no contrato pedagógico da disciplina.

__________________, _______ de _______________________ de _______________ Membros NOME ASSINATURA 1- 2 – 3- 4 – 5– Dados cadastrais:

NOME E-MAIL TELEFONE

1- 2 – 3 – 4– 5-

Referências

Documentos relacionados

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação