• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO FGV TEMA: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROFESSOR(A): ROCHELLY LIMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SIMULADO FGV TEMA: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROFESSOR(A): ROCHELLY LIMA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SIMULADO FGV

TEMA: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROFESSOR(A): ROCHELLY LIMA

(PREFEITURA DE NITERÓI/RJ-SMASDH 2019) A assistente social Isabel acompanha um adolescente que está em medida socioeducativa de internação. Após vários atendimentos, estudos e análises, ela deverá emitir um documento que subsidiará uma decisão do juiz a respeito da suspensão do regime de internação desse menor.

Trata-se do seguinte instrumento:

(A) estudo de caso;

(B) agenda de tratamento;

(C) diagnóstico social;

(D) análise situacional;

(E) laudo social.

(PREFEITURA DE NITERÓI/RJ-SMASDH 2019) A internação constitui medida privativa de liberdade, sujeita aos princípios da brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar da pessoa em desenvolvimento (Estatuto da Criança e do Adolescente). No trabalho com esses adolescentes, ao elaborar um estudo social, o assistente social deve considerar:

I. o estabelecimento de medidas de controle e fiscalização do adolescente pelos outros técnicos;

II. a execução de um plano de trabalho durante a permanência do adolescente na instituição;

III. o caráter pedagógico e ressocializador da pena.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

(A) somente I;

(B) somente II;

(C) somente I e II;

(D) somente II e III;

(E) I, II e III.

(PREFEITURA DE NITERÓI/RJ-SMASDH 2019) No que diz respeito à violência contra a criança e o adolescente, é correto afirmar que:

(2)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

(B) mediante a suspeita de abuso sexual, o assistente social deverá informar o caso imediatamente a um Conselho Tutelar, omitindo o fato da família, pois o abuso pode ter se originado lá;

(C) a caracterização da existência de negligência em relação à criança ou ao adolescente necessita dos critérios de cronicidade e omissão;

(D) em situações de exploração sexual de crianças e adolescentes, o assistente social deve limitar-se a informar ao Ministério Público a existência dessa prática;

(E) crianças e adolescentes em conflito com a lei estão impedidos do convívio familiar até que o ato delituoso seja julgado.

(CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA 2019) Mariana está prestes a dar à luz e solicita ao obstetra que sua prima Luci fique com ela durante o trabalho de parto. Todavia, Fábio, o companheiro de Mariana, não concorda, alegando ser seu direito permanecer junto a Mariana durante o trabalho de parto, uma vez que é o pai da criança que irá nascer. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

(A) a parturiente tem direito a um acompanhante de sua preferência;

(B) a equipe de saúde deverá designar quem acompanhará a parturiente;

(C) o pai da criança tem prioridade em acompanhar a parturiente;

(D) a avó materna tem permanência garantida junto à parturiente, devido à sua experiência;

(E) cabe ao obstetra decidir se e quem poderá acompanhar a parturiente.

(CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA 2019) Márcia tem 6 anos e repetidamente presencia seu pai agredir fisicamente sua mãe. Um dia, sua mãe foi tão espancada que precisou ser hospitalizada. A avó, não mais suportando ver sua filha e sua neta nessa situação, denunciou o genro com base na Lei Maria da Penha. O advogado encarregado da acusação arrolou Márcia como testemunha, mas sua avó não permitiu, temendo que sua neta, diante do pai e em um tribunal, ficasse intimidada e traumatizada. O advogado então explicou que Márcia seria ouvida por meio de um procedimento no qual profissionais especializados “conversariam”

com ela em um ambiente adaptado para a sua idade, sendo resguardada de qualquer contato com seu pai, uma vez que esta “conversa” seria transmitida para a sala de audiência em tempo real. Esse procedimento é chamado de:

(A) escuta especializada;

(B) oitiva infantil;

(C) depoimento sem dano;

(D) testemunho sigiloso;

(E) depoimento especial.

(3)

(CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA 2019) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente será realizada mediante um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais. Constituem linhas de ação da política de atendimento:

(A) as políticas sociais básicas;

(B) a colocação familiar;

(C) o acolhimento institucional;

(D) a internação;

(E) o atendimento psicossocial às famílias.

(CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA 2019) Alexandre tem 17 anos e cometeu um ato infracional que teve como consequência a privação de sua liberdade. Nessa situação, Alexandre:

(A) deve ressarcir as custas de sua internação mediante prestação de serviços comunitários;

(B) é obrigado a vestir o uniforme utilizado na unidade de internação;

(C) ficará incomunicável até que sua sentença seja exarada;

(D) responde como adulto, pois está perto de completar a maioridade legal;

(E) tem o direito de peticionar diretamente a qualquer autoridade.

(CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA 2019 8. A assistente social Heloisa, no plantão de um hospital particular, atende a Cacilda, e seu filho Antônio, com 8 anos. Pelo relato de Cacilda e comportamento de Antônio, Heloisa suspeita que o menino está sendo vítima de maus-tratos. Diante disso, Heloisa deve: (A) confirmar, através de exames clínicos, se realmente houve maus-tratos, e só então chamar o Conselho Tutelar;

(B) comunicar suas suspeitas ao médico que atenderá a criança, a fim de que este faça a denúncia, se for o caso; (C) reunir a equipe de saúde a fim de que, juntos, cheguem à conclusão de como agir; (D) obrigatoriamente comunicar ao Conselho Tutelar da localidade; (E) conversar com a mãe da criança, buscando extrair a verdade dela.

(CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA 2019) Em uma creche em Ilhéus, a cuidadora ouve uma das crianças dizer que seu pai é muito mau e que não gosta dela, pois a abandonou sozinha com sua mãe. Imediatamente essa cuidadora relata o ocorrido à Diretora da creche, que vai conversar com a criança e constata ser ela vítima de alienação parental que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é tipificada como:

(A) violência psicológica;

(4)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

(D) maus-tratos;

(E) abuso infantil.

(Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso – AL‐MT – 2013) O direito à convivência familiar, prevista no ECA, para todas as crianças e adolescentes, baseia‐se nos pressupostos a seguir, à exceção de um. Assinale‐

o.

(A) A intervenção do Estado será prioritariamente voltada para a orientação e o apoio de promoção social da família natural.

(B) A reintegração da criança e do adolescente à sua família terá preferência em relação a qualquer outra providência de atendimento.

(C) Na impossibilidade de permanência na família de origem, a criança e o adolescente serão colocados sob adoção, tutela ou guarda.

(D) A inclusão de criança ou adolescente em programas de acolhimento institucional terá preferência no caso da ausência da família natural.

(E) A adoção internacional de criança ou adolescente domiciliado no Brasil somente terá lugar quando se esgotarem todas as possibilidades no Brasil.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Direção: Shawn Levy Gênero: Comédia Duração: 122 min.. CM:

O Cupom Fiscal ou a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor, modelo 2, são documentos hábeis para acobertar o transporte de mercadorias, para entrega em domicílio de pessoa natural

A cada dia mais sinto uma energia interior me dando forças

O handebol é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos, praticado entre duas

A sonoridade dos livros do Lobato foi conseguida através do uso de onomatopeias, maiúsculas, sinais de exclamação, interrogação e reticências (Novaes Coelho,

Os espaldares encurvados para trás eram mais raros que os retos,.. sendo os assentos

A publicação “Elementos para a avaliação do impacto da racionalização e da Coordenação Modu- lar na indústria de materiais de construção”, de ju- lho de 1978,

No caso da maçã ‘Fuji’, minimamente processada, a melhor coloração da polpa foi obtida com frutos processados a partir dos lotes de frutos inteiros armazenados até 78 dias