• Nenhum resultado encontrado

Prof. Victor Dalton. Informática para Policial Legislativo - Senado Federal. 1 de 97 Prof. Victor Dalton Aula 07

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Prof. Victor Dalton. Informática para Policial Legislativo - Senado Federal. 1 de 97 Prof. Victor Dalton Aula 07"

Copied!
97
0
0

Texto

(1)

Aula 07

Informática para Policial Legislativo - Senado Federal

Prof. Victor Dalton

(2)

Sumário

SUMÁRIO ...2

MICROSOFT POWERPOINT ... 3

CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 3

GLOSSÁRIO ... 4

PRINCIPAIS NOVIDADES DA VERSÃO 2019/2016 DO POWERPOINT ... 7

EM RELAÇÃO AO POWERPOINT 2013 ... 7

EM RELAÇÃO AO POWERPOINT 2010 ... 7

EM RELAÇÃO AO POWERPOINT 2007 ... 7

COMANDOS BÁSICOS EM APRESENTAÇÕES ... 8

CRIANDO/ABRINDO UMA APRESENTAÇÃO ... 8

SALVANDO UMA APRESENTAÇÃO... 8

IMPRIMINDO UMA APRESENTAÇÃO ... 11

PROTEGENDO E INSPECIONANDO UMA APRESENTAÇÃO ... 12

OS MODOS DE EXIBIÇÃO DE APRESENTAÇÃO DO POWERPOINT ... 12

NORMAL ... 13

CLASSIFICAÇÃO DE SLIDES ... 13

MODO DE EXIBIÇÃO DE LEITURA ... 14

MODO DE APRESENTAÇÃO ... 14

EXIBIÇÃO DE ESTRUTURA DE TÓPICOS ... 15

ANOTAÇÕES ... 16

OS MODOS DE EXIBIÇÃO MESTRES ... 17

CONHECENDO AS FUNCIONALIDADES DA FAIXA DE OPÇÕES ... 18

GUIA PÁGINA INICIAL ... 18

GUIA INSERIR ... 26

GUIA DESIGN ... 26

GUIA TRANSIÇÕES ... 27

GUIA ANIMAÇÕES ... 27

GUIA APRESENTAÇÃO DE SLIDES ... 29

GUIA REVISÃO ... 30

GUIA EXIBIR (ANTIGA GUIA EXIBIÇÃO) ... 30

GUIA FORMATAR (TEXTO) ... 31

GUIA FORMATAR (FERRAMENTAS DE IMAGEM) ... 31

QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR ... 31

CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 70

LISTA DE QUESTÕES ... 71

GABARITO ... 96

RESUMO DIRECIONADO ... 97

(3)

Olá amigos e amigas!

Para esta aula, saiba que o Microsoft Powerpoint é a ferramenta da “tríade Office” que menos cai em provas.

Mesmo assim, o nosso estudo possuirá a mesma qualidade das demais ferramentas Office já estudadas, não se preocupe.

Aos estudos!

Microsoft PowerPoint

Considerações iniciais

O Microsoft PowerPoint (doravante chamado apenas de PowerPoint) é um criador de apresentações em slides, que podem ser enriquecidos com uma série de recursos e efeitos, tais como diagramas, gráficos, tabelas, vídeos, sons e outros elementos audiovisuais. Reconhecidamente, é software pioneiro e referência no mercado, de utilização comercial e acadêmica. É desenvolvido pela Microsoft.

Em sua versão 2019, o PowerPoint pode ser vendido isoladamente, ou como peça integrante da suíte Microsoft Office. É compatível com a família Windows e Mac OS, além das plataformas móveis Android, Windows Phone e iOS. O PowerPoint não é disponibilizado para o Linux.

Para computadores, existe o PowerPoint 2019 Desktop Edition; para celulares, existe o aplicativo do PowerPoint; por fim, a Microsoft disponibilizou na nuvem o PowerPoint Online, para ser utilizado online, a partir do navegador de Internet.

O Microsoft Office sempre foi uma suíte de elevado custo de aquisição. Em um esforço para “popularizar” o Office, com o lançamento do Office 2013, a Microsoft adotou um modelo de assinatura mensal para a aquisição do Office, ao invés de se pagar o preço cheio por uma única licença do produto. E assim surgiu o Office 365.

(4)

Com o Microsoft Office 365, ao invés de o usuário pagar 700 reais pela suíte do Office 2013, uma única vez, ele pode adquirir essa mesma suíte por 30 reais mensais, por exemplo, com garantias de atualização.

Isso quer dizer que, quando, por exemplo, o Office 2019 foi lançado, os assinantes do Office 365 que estavam com o Office 2016 instalado puderam fazer o upgrade para a versão 2019 sem custos adicionais, bastando manter a assinatura do Office 365.

O modelo de assinatura do Office 365 é um excelente caminho também para você, concurseiro, pois não precisa mais gastar uma fortuna para adquirir o Microsoft Office. Sendo assinante do serviço Office 365, basta você assinar o serviço pelo período de meses que você precisar estudar a ferramenta. Fica bem mais em conta! 

Portanto, agora você não confunde mais: versão de Office é 2019, 2016, 2013... e Office 365 é um serviço de assinatura que ter permite utilizar o Microsoft Office de forma mensal, com direito a usufruir da versão mais recente do Microsoft Office. Combinado?

A partir desse momento, não é indispensável, mas é extremamente recomendável que você acompanhe esta aula com o PowerPoint aberto em um computador. Se você puder imprimir este PDF e mantiver apenas o PowerPoint na tela do computador, melhor ainda.

Glossário

Antes de conhecermos as funcionalidades do PowerPoint, é interessante destrincharmos alguns conceitos que serão essenciais para o nosso estudo. É aquela parte burocrática, necessária para o nosso bom entendimento da ferramenta, .

APRESENTAÇÃO

É o arquivo que o PowerPoint trabalha e manipula. Seus principais formatos são o *.pptx e o *ppt (formato PowerPoint 97 - 2003). É o arquivo que você salva, e o mesmo que você “dá um clique duplo” quando deseja modificá-lo.

Ao abrir uma apresentação em branco no PowerPoint, ele recebe automaticamente o nome de Apresentação1, até que o usuário opte por salvá-la com outro nome. À medida que novas apresentações são abertas, o PowerPoint automaticamente segue a sequência numérica, chamando-o de Apresentação2, Apresentação3, e assim sucessivamente.

SLIDE

É a unidade básica da apresentação. Uma apresentação é um conjunto de slides. Nos slides é que os dados e elementos audiovisuais são inseridos, de maneira lógica e organizada.

FAIXA DE OPÇÕES

A Faixa de Opções é a estrutura do PowerPoint que substitui a tradicional estrutura de Menu dos aplicativos.

Por meio dela, os usuários interagem com as funcionalidades que o PowerPoint disponibiliza.

A Faixa de Opções é mais vantajosa que a estrutura convencional de Menu. Ela é personalizável, e dotada de inteligência. Por exemplo, a Faixa de Opções se adapta ao tamanho disponível para a janela do aplicativo, e procura mostrar as funcionalidades mais importantes de acordo com o tamanho disponível. Além disso, a Faixa de

(5)

Opções organiza suas ferramentas em Guias, que podem ser alternadas por meio do clique com o mouse sobre elas.

Figura 1. Faixas de Opções em destaque. Perceba, na figura acima e abaixo, que os diferentes tamanhos de tela fazem a Faixa se ajustar automaticamente.

Figura 2. Página Inicial, Inserir e Design, assim como os outros, são Guias.

BACKSTAGE

O Backstage, representado pela Guia Arquivo, não é considerado elemento da Faixa de Opções. É uma Guia diferenciada que serve para a utilização de funções rotineiras, como Abrir novo arquivo, Salvar, Imprimir, além de funções como a Conta do usuário ativa e a aba Opções, importantíssima para a configuração de vários aspectos do PowerPoint, de forma geral.

Figura 3. “Backstage: aba Informações.”

(6)

Figura 4. “Backstage: aba Opções”

O Backstage é “mutante”, uma vez que a aplicação apenas mostra as funcionalidades que são necessárias para o usuário naquele momento.

GRUPO DE COMANDO

O Grupo de Comando é um subconjunto de itens, dentro de alguma Guia, que organiza os comandos segundo algum critério lógico.

FERRAMENTAS DE ACESSO RÁPIDO

Situada acima da Faixa de Opções, oferece atalhos como Salvar (CTRL + B), Desfazer(CTRL + Z), Refazer(CTRL + Y), e pode ser personalizada, por meio do último botão à direita.

Figura 5. Ferramentas de acesso rápido.

BARRA DE STATUS

Localizada na parte inferior do aplicativo. No canto esquerdo, informa o slide da apresentação que está sendo exibido, e o idioma padão do aplicativo. Na parte inferior direita, oferece formas de visualização e zoom da apresentação.

(7)

Figura 6. Barra de Status: ilustração.

Principais novidades da versão 2019/2016 do Powerpoint

Em relação ao PowerPoint 2013

Guia Exibir: A Guia Exibição, no PowerPoint 2013 e anteriores, agora é chamada de Guia Exibir.

Em relação ao Powerpoint 2010

OneDrive: é possível utilizar o armazenamento em nuvem do OneDrive, que é da própria Microsoft, baixando e salvando arquivos na nuvem.

Em relação ao PowerPoint 2007

Guia Página Inicial: A Guia Início, do PowerPoint 2007, agora é chamada de Guia Página Inicial.

Guia Arquivo: O Botão Office, presente no PowerPoint 2007, foi substituído pela Guia Arquivo.

Guia Animações: Provavelmente a observação mais importante do PowerPoint 2007. Nele, as animações e transições ficavam em uma única Guia chamada Animações.

Do PowerPoint 2010 em diante, existe uma Guia Animações e uma Guia Transições.

Esta é a forma mais objetiva que tenho de te passar as diferenças em relação ás versões anteriores do PowerPoint. Passe por aqui pelo menos uma primeira vez. Quando você entrar em ritmo de revisão, provavelmente não precisará voltar nesta parte inicial. Vamos juntos?

(8)

Comandos básicos em apresentações

Criando/abrindo uma apresentação

Para criar uma nova apresentação, clique na Guia Arquivo, e, em seguida, no item Novo. Lá serão sugeridos diversos modelos de apresentações, além da tradicional Apresentação em branco.

Figura 7. Criando uma apresentação nova, em branco.

Para abrir uma apresentação existente, escolha a opção Abrir, também na Guia Arquivo. O PowerPoint oferecerá algumas apresentações recentes, mas também há opções para pesquisar no computador e na nuvem.

O comando CTRl + A, no teclado, conduz diretamente à opção Abrir.

Figura 8. Abrindo um arquivo existente.

Salvando uma apresentação

São múltiplas as formas de salvar uma apresentação.

(9)

CTRL + B é o atalho de teclado. Nas ferramentas de acesso rápido, o botão Salvar ( ). No backstage, o item Salvar.

Interessante destacar que, quando do primeiro salvamento de uma apresentação, o usuário é automaticamente conduzido para o item Salvar como, do backstage.

No Salvar como, você selecionará um local para o arquivo (podendo inclusive ser na nuvem).

Selecionará um nome para o arquivo, e um Tipo de formato. O formato tradicional para o PowerPoint é o PPTX, mas existe um rol extenso de formatos alternativos, passando pelo formato PowerPoint 97-2003 – PPT, PDF, XPS (padrão alternativo ao PDF criado pela Microsoft), MPEG e WMV (formatos em vídeo), PPTM (apresentação habilitada para macro), ODP (Open Document – padrão aberto), XML, dentre outros.

É interessante também saber que o PowerPoint permite que você salve também modelos de apresentações (assim como os modelos que o PowerPoint já oferece). Modelos sem macros utilizam o formato POTX, e modelos habilitados para macros utilizam o POTM.

Figura 9. Item Salvar Como. Você escolherá um local e um nome para o arquivo.

(AOCP – ITEP/RN – Perito Criminal – 2018)

Um arquivo com a extensão .pptx pode ser editado por qual aplicativo?

(A) Microsoft PowerPoint 2013.

(B) Microsoft PowerPoint 2003.

(C) LibreOffice Writer.

(D) Microsoft Edge.

(E) LibreOffice Draw.

____________

Comentários: A extensão PPTX é a extensão nativa para apresentações do PowerPoint, de 2007 em diante. Também pode ser manipulada pelo LibreOffice Impress.

Resposta certa, alternativa a).

Ah, e não podemos nos esquecer do formato PPSX, que é muito útil quando desejamos gerar um arquivo auto apresentável. No PPSX, o arquivo é aberto diretamente no formato de apresentação, e pode ser executado até mesmo em computadores que não possuam o PowerPoint instalado.

(10)

Ainda, por ocasião do salvamento, algumas ferramentas podem ser utilizadas.

Destaque para a inserção de senhas para proteção (leitura) e gravação (modificação) do arquivo.

Figura 10. Uma das formas de se proteger a apresentação.

Por fim, no que tange a salvamento, o PowerPoint também grava o documento de tempos em tempos, o chamado Salvamento automático.

No backstage, item Opções, existe uma opção chamada Salvar. Lá, é possível pré-configurar o formato padrão de salvamento, o local do arquivo de AutoRecuperação e o período de salvamento automático (pré- configurado para 10 minutos).

Figura 11. Opções do PowerPoint: item salvar.

(11)

Para Fechar uma apresentação, pode-se utilizar CTRL + W ou CTRL + F4, além da Opção Fechar, no backstage.

Perceba que os tradicionais clique com o mouse no canto superior da tela sobre o botão “X” ( ) e o ALT + F4 (comando do Windows, válido para qualquer aplicativo), são comandos para fechar a janela do PowerPoint (e a apresentação dentro dela, naturalmente). Os comandos citados no parágrafo anterior fecham a apresentação, sem fechar a aplicação. Experimente em um computador!

Caso alguma modificação tenha ocorrido na apresentação desde o último salvamento, o PowerPoint oferecerá a opção para que novo salvamento ocorra, antes do fechamento.

Imprimindo uma apresentação

Para Imprimir uma apresentação, pode- se utilizar CTRL + P. Esta tecla de atalho acionará o comando Imprimir, presente no backstage.

O PowerPoint permite múltiplas formas de impressão. Dentre vários recursos, é possível selecionar intervalos de slides para impressão (utilizando vírgulas para separar os slides, e traços para definir intervalos).

Também é possível definir o layout de impressão, optando por imprimir somente o slide, o slide e suas anotações ou mesmo imprimir somente a estrutura de tópicos.

Por fim, destaco a impressão de múltiplos slides por folha, possibilitando que até 9 slides sejam impressos em uma única folha (miniaturizados, naturalmente).

Além disso, o PowerPoint exibe um

“preview” de como o conteúdo será impresso, facilitando o trabalho de quem precisa escolher dentre diversas formas de impressão.

(12)

Protegendo e inspecionando uma apresentação

O PowerPoint permite que o usuário aplique algumas formas de proteção em uma apresentação. Esses recursos podem ser visualizados na Guia Arquivo, opção Informações. Variam desde um simples Marcar Como Final, para tornar a apresentação somente leitura, passando por proteger com senha, ou até mesmo adicionar uma assinatura digital, para garantir a integridade do documento.

Além disso, outro recurso muito interessante é o Inspecione a Apresentação, para checar se não existe nenhum problema com a apresentação.

Nele, o usuário pode:

Inspecionar Documento: verifica se não existem informações pessoais ou ocultas na apresentação. Muito útil quando se utiliza uma apresentação anterior como “inspiração” para fazer uma nova;

Verificar Acessibilidade: o PPT checa se existe conteúdo ilegível para pessoas com deficiência; e

Verificar Compatibilidade: verifica se não existem recursos na apresentação que são incompatíveis com versões anteriores do PowerPoint.

Creio que até este tópico, estávamos fazendo o nosso “nivelamento”. A partir de agora, a sua atenção vai redobrar, pois começaremos a ver peculiaridades da ferramenta que são exigidas com bastante frequência em prova.

Os modos de exibição de apresentação do PowerPoint

Os modos de exibição do PowerPoint são as várias formas pelas quais a aplicação se apresenta ao usuário, para que ele possa interagir com a mesma. E desde já fica a dica: por ser uma característica bem peculiar do PowerPoint, estes modos de exibição caem em prova! Então preste bastante atenção nesta parte!

(13)

Normal

O modo normal é o modo clássico de utilização do PowerPoint quando se está editando uma apresentação.

Os slides são exibidos à esquerda, no chamado Painel de Miniaturas, ordenados de cima para baixo, enquanto o slide em evidência ocupa a maior parte da tela, no Painel de Slide. Também inclui um Painel de Anotações, abaixo, para que o apresentador insira anotações que o auxiliem em sua apresentação.

Figura 12. Modo de exibição normal.

Classificação de Slides

Neste modo, os slides são expostos em miniaturas, o que é ideal quando deseja-se apenas reorganizar a sequência dos slides.

Figura 13. Modo classificação de slides.

(14)

Modo de Exibição de Leitura

Nesse modo, o slide preenche a tela. Porém, diferencia-se do modo de apresentação propriamente dito por manter uma pequena Faixa no canto superior da tela, e manter a Barra de Status visível. Além disso, não oculta a Barra de Tarefas do Computador.

O objetivo é mostrar ao apresentador como a apresentação irá ocorrer, mas sem entrar nesse modo propriamente dito.

Figura 14. Modo de Exibição de Leitura. Intencionalmente, incluí a Barra de Tarefas no PrintScreen.

Modo de Apresentação

Esse é o modo no qual o slide preenche a tela inteira, e a apresentação flui segundo os comandos do apresentador. Pode ser acionado pelo tradicional comando F5, no teclado, ou pelo botão Apresentação de Slides na barra de status. Shift + F5, por sua vez, inicia uma apresentação a partir do slide atualmente selecionado.

Detalhe: os quatro modos de exibição retratados até agora encontram-se em sequência nesta barra.

Figura 15. PrintScreen da Barra de Status. Ao centro desta imagem, da esquerda pra direita, temos: modo normal (selecionado), modo classificação de slides, modo de exibição de leitura e apresentação de slides.

Interessante é destacar uma variação desse modo, chamado de Modo de Exibição do Apresentador.

Quando um computador ou dispositivo de apresentação possui mais de uma tela, o PowerPoint projeta a apresentação no dispositivo de projeção, e mantém na outra tela um formato amigável para o apresentador, expondo suas anotações, miniatura do próximo slide e outros recursos que podem ser configurados pelo apresentador.

(15)

Figura 16. Modo de Exibição do Apresentador: enquanto o público vê apenas a apresentação (à direita), o apresentador enxerga anotações, próximo slide e outros(à esquerda).

Dicas de apresentação

Teclas de atalho que podem ajudar ao longo de uma apresentação:

. (ponto) ou E – exibe uma tela preta , (vírgula) ou C – exibe uma tela branca N e P – próximo slide, slide anterior

# do slide + ENTER – ir para o slide # Esc – interromper apresentação

(AOCP – Prefeitura de Valença – Técnico Ambiental - 2016)

Considerando o MS-PowerPoint 2007, versão português, em sua configuração padrão, assinale a alternativa que apresenta a forma correta para iniciar uma apresentação a partir do primeiro slide.

a) Pressionar a tecla F1.

b) Executar a tecla de atalho Ctrl + X.

c) Pressionar a tecla F5.

d) Executar a tecla de atalho Ctrl + esc.

e) Executar a tecla de atalho Ctrl + Enter.

____________

Comentários: F5 é o comando que inicia a apresentação de slides a partir do primeiro slide.

Resposta certa, alternativa c).

Exibição de Estrutura de Tópicos

No modo de Exibição de Estrutura de Tópicos, o painel de Miniaturas é substituído pelo Painel de Estrutura de Tópicos. Neste modo, é possível inserir texto diretamente na estrutura de tópicos, além do próprio slide.

(16)

Figura 17. Modo de exibição de estrutura de tópicos.

Anotações

O modo Anotações coloca os slides em folhas de papel, individualmente, e destina a parte inferior da folha para as anotações do usuário (as mesmas anotações que aparecem nos outros modos). Mostra-se adequado quando o apresentador pretende imprimir os slides, e suas anotações são importantes.

Figura 18. Modo Anotações.

(17)

Os modos de exibição Mestres

Quando você cria uma apresentação, os slides adquirem as características do modelo de design utilizado como base para a apresentação. Os modelos do PowerPoint utilizam mestres para determinar o design básico dos slides.

Por padrão, cada apresentação do PowerPoint tem três tipos de mestres:

Slide Mestre (importante!)

O slide mestre, e seus layouts associados, controla a aparência de todos os slides de uma apresentação, incluindo o tema, o posicionamento dos textos, os elementos gráficos do plano de fundo e outros elementos dos slides.

Ao escolher o modo de exibição Slide Mestre, a Faixa de Opções se transforma, colocando a Guia Slide Mestre em primeiro plano. Esta é a forma de exibição adequada para configurar todos esses aspectos de aparência e layout, antes mesmo de começar a montar a apresentação.

Figura 19. Modo de Exibição Slide Mestre.

Folheto Mestre e Anotações Mestras

Esses outros dois modos permitem a edição da aparência da apresentação quando impressa.

Caso, ao imprimir, você escolha algum tipo de formato folheto (os que incluem múltiplos slides por folha), o modo de exibição Folheto Mestre é o adequado para ajustar a aparência deste formato de impressão.

Contudo, se a impressão for no formato anotações, incluindo os apontamentos do orador, o modo Anotações Mestras permite fazer o ajuste padrão da página.

(AOCP – TCE/PA – Técnico de Informática - 2012)

Sobre o slide mestre do MS-PowerPoint em português, é correto afirmar que

a) proporciona um lugar para exibir os slides da apresentação na forma de imagens miniaturizadas à medida que você realiza a edição.

b) armazena todas as informações sobre o tema e os leiautes dos slides de uma apresentação.

(18)

c) refere-se ao primeiro slide da apresentação que contém informações como título, autor, data e hora, por exemplo.

d) refere-se ao modo de execução dos slides em máquinas que não tenham instalado o Power Point Viewer.

e) refere-se a um painel para exibir uma imagem ampla do slide atual e todos os demais slides

____________

Comentários: Um slide mestre é o slide principal em uma hierarquia de slides que armazena informações sobre o tema e os layouts dos slides de uma apresentação, incluindo o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os tamanhos dos espaços reservados e o posicionamento.

Cada apresentação contém, pelo menos, um slide mestre. O principal benefício de modificar e usar slides mestres é que você pode fazer alterações de estilo universal em todos os slides de sua apresentação, inclusive naqueles adicionados posteriormente a ela. Ao usar um slide mestre, você poupa tempo, pois não precisa digitar as mesmas informações em mais de um slide. O slide mestre é prático principalmente quando você tem apresentações longas demais com muitos slides.

Como os slides mestres afetam a aparência de toda a apresentação, ao criar e editar um slide mestre ou os layouts correspondentes, você trabalha no modo de exibição Slide Mestre.

Resposta certa, alternativa b).

Conhecendo as funcionalidades da Faixa de Opções

É hora, então, de conhecer os diversos recursos que o PowerPoint oferece em sua Faixa de Opções. A Guia Página Inicial, mais importante, receberá atenção especial, e também veremos os principais recursos existentes nas demais abas. Lembre-se que, ao parar o mouse sobre qualquer ícone da Faixa de Opções, o próprio PowerPoint exibe uma descrição sumária da funcionalidade. Isso pode ajudar no seu estudo!

Guia Página Inicial

A Guia Página Inicial é a mais utilizada pelos usuários, e, como tal, merece uma atenção especial em todos os seus Grupos de Comandos. Vamos passar por todos eles!

GRUPO ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

Este grupo trata das ferramentas clássicas da Área de Transferência.

Aqui, você pode:

Recortar (CTRL + X);

Copiar(CTRL + C);e Colar(CTRL + V) o conteúdo que eventualmente o usuário selecionar.

(19)

Interessante saber que, no PowerPoint, existem comandos de teclado alternativos aos citados acima.

Conheça:

Recortar - (CTRL + X) - Shift + Delete Copiar - (CTRL + C) - CTRL + Insert Colar - (CTRL + V) - Shift + Insert

Ainda, o Pincel de Formatação permite que você copie configurações de Fonte, Alinhamento, Número e Estilo de um caractere ou texto para aplicar em outro trecho da apresentação.

Dica: para utilizar o Pincel de Formatação, selecione o caractere ou texto e clique sobre o Pincel. Ao selecionar outro trecho de texto, as configurações (não o conteúdo!) serão aplicados a esse trecho.

Se você clicar duas vezes sobre o Pincel, a aplicação das configurações se repete sucessivamente, até que você pressione Esc no teclado. Experimente!

Devemos prestar atenção ao Colar do PowerPoint, pois, a depender do que está sendo copiado, existem opções diferentes de colagem.

Figura 20. Ao armazenar um texto na área de transferência, surgem diversas opções de colagem, quando acionado o botão direito do mouse.

Quando um texto é colado dentro de uma apresentação, o PowerPoint procura oferecer a opção de Manter a Formatação Original do texto de origem, Mesclar Formatação (utilizando a fonte do destino, mas preservando algumas propriedades da origem, tais como o negrito, itálico ou sublinhado) ou Manter Somente Texto, que cola o texto de origem aplicando todas as formatações do parágrafo de destino.

GRUPO SLIDES

(20)

O grupo de comando anterior é um grupo que você certamente se lembra do Excel e do Word. Já o grupo Slides é exclusivo do PowerPoint! E se é exclusivo... vai chamar maior atenção do examinador na hora de montar as questões de prova! Este grupo oferece alguns recursos importantes, tais como:

 Inserção de um Novo Slide (CTRL + M): caso o botão seja acionado diretamente, automaticamente um novo slide é inserido imediatamente abaixo do slide de trabalho, com o mesmo layout deste. Caso o usuário acione o menu imediatamente abaixo, outras opções aparecem, como uma galeria de Layouts, Duplicar Slides Selecionados, Slides da Estrutura de Tópicos (importando conteúdo de arquivos texto diretamente para a apresentação) e Reutilizar Slides (de uma biblioteca de slides ou de outros arquivos PowerPoint). Detalhe: a exclusão de um slide (Delete) não aparece neste grupo;

Figura 21. Menu Novo Slide, quando acionado.

 A opção Layout mostra apenas a galeria de Layouts mostrada também na imagem acima. É útil para modificar o Layout de um slide já existente;

Redefinir exclui todo o conteúdo de um slide, para que o usuário o refaça;e

Seção aciona um menu para que o usuário possa manipular as seções de uma apresentação.

O uso de seções, de forma parecida com o Word, é muito útil para melhor organização e formatação de apresentações muito longas. Tanto no Modo de Exibição Normal quanto no Modo de Classificação de Slides, as

(21)

seções são designadas por títulos acima de seus slides. As seções não aparecem em outros modos de exibição e nem interrompem o fluxo da apresentação.

Figura 22. Modo Classificação de Slides mostrando diferentes seções com diferentes formatações.

Boa parte desses recursos será encontrada também ao clicar com o botão direito do mouse em cima de um slide, no Painel de Miniaturas.

Figura 23. Menu exposto com o clique do botão direito do mouse sobre um slide no Painel de Miniaturas.

(22)

No menu acima ainda quero destacar dois recursos:

Duplicar slide (CTRL+D) – Rapidamente duplica o(s) slide(s) selecionado(s). Muito útil quando queremos fazer um slide que é muito parecido com o anterior.

Ocultar slide – Ocultar slide é um recurso interessantíssimo, pois permite que o slide continue no arquivo, mas seja ignorado durante uma apresentação. Pode ser muito útil quando o apresentador possui uma versão mais longa e uma versão mais curta de uma apresentação em um único arquivo, bastando ocultar os slides da versão maior.

GRUPO FONTE

Neste grupo, o estilo e tamanho da fonte podem ser selecionados e aplicados a células ou intervalos. Os botões “As”, grande e pequeno, aumentam e diminuem a fonte consecutivamente, de acordo com a escala padronizada pelo PowerPoint. O botão Aa oferece múltiplas formas de alternância de letras minúsculas e maiúsculas, além das já oferecidas pelo comando Shift + F3. A borrachinha à direita apaga toda a formatação do texto selecionado, deixando-o sem formatação.

Abaixo da seleção da Fonte, são oferecidos cinco recursos adicionais para estilizar a fonte. Os tradicionais :

Negrito – CTRL + N Itálico – CTRL + I

Sublinhado – CTRL + S

O botão Sombra de Texto adiciona uma sombra aos caracteres, criando um efeito estético interessante, de forma rápida.

Também temos o estilo TACHADO (tachado) , que coloca um traço no meio do texto, indicando que o texto foi rasurado modificado ou aperfeiçoado.

Ainda, é possível ajustar o espaçamento entre os caracteres, por meio do botão .

Não custa lembrar que boa parte do Grupo Fonte aparece quando clicamos com o botão direito do mouse sobre qualquer trecho de texto.

(23)

Figura 24. Quando clicamos com o botão direito do mouse sobre um texto, as opções mais comuns são disponibilizadas para o usuário. A sua maioria são itens oriundos dos Grupos de Comando Área de Transferência, Fonte e Parágrafo.

Além disso, clicar sobre a seta no canto inferior direito do grupo Fonte abre uma janela com ferramentas para a formatação de Fonte.

GRUPO PARÁGRAFO

O Grupo Parágrafo oferece uma série de recursos interessantes.

Nele podemos inserir:

 Marcadores 1. Numeração

a. Definir como será a hierarquia da numeração

Também existem botões para ajustar ou diminuir automaticamente o recuo do parágrafo.

(24)

Também não podemos nos esquecer das tradicionais ferramentas de alinhamento que:

alinham à esquerda,

alinham ao centro,

alinham à direita, e Justificado, que assegura que todas as linhas de um parágrafo terão o mesmo tamanho, independentemente do número de palavras que cada linha contenha.

O espaçamento de linhas e parágrafos permite configurar a distância entre as linhas de texto, sendo possível aproximar ou afastar as linhas, dentro de um parágrafo.

O botão Inserir Coluna permite que múltiplas colunas de texto sejam criadas em um mesmo slide.

Embora não esteja no Grupo Parágrafo, a Régua é importante recurso, que permite a definição de margens de escrita no slide, bem como a margem para a primeira linha de um parágrafo. Ela aparece imediatamente acima do slide.

Figura 25. Régua e sua finalidade: ilustração. Perceba que a terceira coluna desse slide (selecionada) pode ter seus recuos ajustados pela régua.

Direção do Texto e Alinhar Texto permitem a escolha da direção do texto (hotizontal, vertical, empilhado) e o posicionamento no slide (em cima, em baixo, ao centro), respectivamente.

Por fim, Converter em SmartArt aplica elementos gráficos no texto.

GRUPO DESENHO

(25)

O grupo desenho, como a própria imagem mostra, serve para que o usuário faça desenhos na apresentação, como setas, elipses, retângulos e outros, aplicando cores, efeitos e contornos. Ele também é um grupo que existe apenas no PowerPoint.

Destaque para o comando “Organizar”, muito útil para rearranjar objetos em um slide:

No “Organizar”, é possível ordenar os objetos em diversas camadas no slides, Agrupar ou Desagrupar objetos (juntar os objetos em um só ou separá-los) bem como fazer ajustes no posicionamento deles.

GRUPO EDIÇÃO

O grupo Edição, embora pequeno, possui dois recursos muito úteis e utilizado pelos usuários.

Localizar (CTRL + L) abre uma janela e permite a busca por palavras-chave ou “pedaços” de palavras. A busca funciona até mesmo com a inserção de um único caracter.

Substituir é o botão que permite a localização de uma palavra e substituição por outra escolhida pelo usuário. Detalhe: o PowerPoint possui o recurso Substituir Fontes, para que o usuário substitua fontes na apresentação. Excelente recurso para quem quer fazer modificações rápidas em uma apresentação antiga, para dar “cara de nova”.

(26)

Guia Inserir

A Guia Inserir traz consigo muitos recursos úteis para o usuário.

Essencialmente, tudo relativo à inclusão de conteúdo pode ser encontrado nessa aba. Novo Slide, Tabelas (aos mesmos moldes do Word), Imagens, Gráficos, Comentários, Cabeçalho e Rodapé, Áudio, Vídeo, enfim.... tudo relativo a inclusão se encontra nessa aba.

Cabe destacar, no grupo Ilustrações, que o botão Formas oferece um rol extenso de objetos, incluindo Linhas, Fluxogramas, Setas, e Botões de Ação, dentre outros.

Os botões de ação permitem que ocorram deslocamentos dentro da apresentação, pulando ou voltando vários slides, bem como o acionamento de arquivos de som, vídeo, dentre várias outras possibilidades.

Guia Design

A Guia Design oferece uma série de estilos de texto (temas) pré-definidos pelo Powerpoint, além de permitir que o usuário realize personalizações. Detalhe para o ajuste do tamanho do slide (4:3 ou 16:9 - widescreen), que é realizado aqui.

(27)

Guia Transições

Um grande charme do PowerPoint é a possibilidade de escolher dezenas de efeitos para a transição dos slides, ou seja, qual o efeito visual que se observa quando se passa de um slide para o outro.

É nesta guia que esses ajustes são feitos. E mais: é possível ajustar o intervalo de tempo de duração da transição, bem como quando a transição deve ocorrer. Normalmente, a transição ocorre com o clique do mouse (ou da caneta do apresentador), mas pode-se estabelecer transições cronometradas no relógio. Ótimo para apresentações narradas, ou que serão salvas em vídeo.

Guia Animações

Enquanto a transição cuida do efeito entre slides, a animação é intra-slide, pois cuida dos efeitos visuais dos objetos dentro do slide. E desde já enfatizo: você não pode confundir transição com apresentação! É onde o examinador vai deitar e rolar em cima de você!

TRANSIÇÃO -> transição lembra mudança, mudança de slide;

ANIMAÇÃO -> animação lembra animadora, lembre da cheerleader pulando no mesmo lugar!

TRANSIÇÃO

ANIMAÇÃO

X

(28)

Aos mesmos moldes da transição, a animação também pode ter seus intervalos ajustados.

O PowerPoint classifica as animações em três grandes tipos:

Entrada – para objetos que irão aparecer no slide;

Ênfase – para um objeto que já está no slide ter algum destaque especial;

Saída – para um objeto que já está no slide ir embora.

Ainda, não chega a ser um tipo, mas os caminhos de animação permitem que o usuário crie trajetos para um objeto movimentar-se por um slide.

Ainda, gostaria de chamar a atenção para o Grupo de Comandos Animação Avançada. Nele, o usuário tem acesso ao Painel de Animação.

No Painel de Animação, o usuário visualiza todas as animações incluindo a linha do tempo avançada. Veja que, de forma resumida, é possível saber muitas informações a respeito das animações.

Exemplo: A primeira animação ocorrerá com o clique de mouse, durará meio segundo e é um efeito de entrada. A terceira animação possui dois objetos. Um entra com o clique de mouse, e o outro é enfatizado após o anterior, começando em 0,5 segundos e indo até 2,5 segundos.

(29)

Por fim, destaco também o Pincel de Animação que, aos mesmos moldes do Pincel de Formatação, pode copiar ajustes de animação e colar rapidamente em outros objetos. O que é muito bom, já que é possível realizar muitos ajustes em animações.

Guia Apresentação de Slides

A Guia Apresentação de Slides é a guia na qual o usuário pode iniciar a apresentação dos slides (seja do começo ou do slide atual), apresentar online, ou mesmo realizar algumas configurações.

Destaque para Gravar Apresentação de Slides, no qual o usuário grava a apresentação em vídeo, e para Ocultar Slide, que possibilita a omissão daquele slide na apresentação, sem excluir o slide da mesma.

Ainda, na guia Monitores, é possível habilitar o Modo de Exibição do Apresentador, caso haja mais de um monitor no computador.

(AOCP – ITEP/RN – Agente – 2018)

Na guia “Apresentação de Slides” do Microsoft PowerPoint 2010 (versão padrão em português do Brasil), existem ícones que podem ser utilizados para funções específicas. Assinale a alternativa que apresenta a função de cada ícone a seguir.

(A)O ícone 1 inicia a apresentação de slides a partir do slide atual; o ícone 2 permite configurar a apresentação de slides; o ícone 3 permite gravar a apresentação de slides.

(B) O ícone 1 inicia a apresentação de slides a partir do slide atual; o ícone 2 permite ocultar o slide atual; o ícone 3 permite cronometrar a apresentação de slides.

(C) O ícone 1 inicia a apresentação de slides a partir do slide atual; o ícone 2 permite configurar a apresentação de slides; o ícone 3 permite cronometrar a apresentação de slides.

(D) O ícone 1 inicia a Apresentação de slides a partir do primeiro slide; o ícone 2 permite configurar a apresentação de slides; o ícone 3 permite gravar a apresentação de slides.

(E) O ícone 1 inicia a apresentação de slides a partir do primeiro slide; o ícone 2 permite ocultar a apresentação de slides; o ícone 3 permite gravar a apresentação de slides.

____________

Comentários: Os ícones 1, 2 e 3, respectivamente, representam:

1 – Reproduzir apresentação do início 2 – Configurar apresentação de slides 3 – Gravar apresentação de slides Resposta certa, alternativa d).

(30)

Guia Revisão

A Guia Revisão vai bem além do que sugere seu nome.

Além da tradicional Revisão Ortográfica, aqui temos um Dicionário de Sinônimos, que pode auxiliar o usuário a substituir alguns termos que ele utiliza regularmente, com frequência, habitualmente, usualmente, comumente, rsrsrsrsrs.

O PowerPoint também oferece serviços de tradução, inclusive oferecendo interface para utilizar algum outro serviço de tradução online. Ainda, é possível sugerir que o Word revise o texto utilizando algum outro idioma como referência, desde que o usuário tenha instalado esse idioma.

O Grupo de Comando Comentários é útil para o usuário inserir comentários à apresentação. Podem ser lembretes para o próprio usuário ou para uma apresentação compartilhada.

Ainda, cabe destacar toda a estrutura de comparação que o PowerPoint oferece.

O grupo Comparar permite que versões diferentes de uma apresentação sejam comparadas, e as alterações feitas sejam aceitas ou não.

(AOCP – TCE/PA – Técnico de Informática - 2012)

O objetivo da tecla “C", durante uma apresentação do MS-Power Point em português, é a) finalizar a apresentação e voltar para o editor de slides.

b) exibir um slide em branco sem conteúdo algum.

c) capturar uma tela para utilizá-la como figura em um outro documento.

d) copiar um slide para colar em um outro documento após a apresentação.

e) levar o usuário para a tela com um número digitado após pressionar “C".

____________

Comentários: Existem vários comandos de atalho que podem ser utilizados durante uma apresentação no PowerPoint.

“C”, quando pressionado, exibe um slide em branco “por cima” do slide atual.

Confira outros atalhos em: https://support.office.com/pt-br/article/Atalhos-de-teclado-para-uso-durante-uma-apresenta%C3%A7%C3%A3o-no- PowerPoint-2010-12f0ef03-d3f4-4901-8392-e6185d1ef8d6

Resposta certa, alternativa b).

Guia Exibir (antiga Guia Exibição)

A guia Exibição, essencialmente, permite que o usuário permute entre todos os modos de apresentação estudados no capítulo anterior, além de oferecer ferramentas de zoom e cores.

Para o usuário que visualiza múltiplas apresentações ao mesmo tempo, o grupo Janela oferece algumas formas de organização das mesmas.

(31)

Figura 26. Por exemplo, ao pressionar “Em Cascata”, o PPT coloca todas as apresentações abertas cascateadas, facilitando o controle das apresentações pelo usuário.

Guia Formatar (texto)

Esta Guia somente aparece quando o cursor do mouse é posicionado sobre texto.

Essencialmente, repete os recursos inseridos no grupo Desenho da guia Página Inicial, bem como oferece mais recursos de estilo, como o WordArt, e ainda organiza o posicionamento do texto em relação a outros objetos no slide (atrás, à frente, girar...).

Guia Formatar (ferramentas de imagem)

Esta Guia somente aparece quando uma imagem é selecionada. Apresenta uma série de recursos para manipular imagens.

Questões comentadas pelo professor

1.

(CESGRANRIO – LIQUIGÁS – Cargos 11 a 14 - 2018)

Os efeitos de animação do Power Point 2010 podem ser classificados, de acordo com os efeitos que produzem, em quatro tipos. Os efeitos de ênfase são aqueles que fazem, por exemplo, um objeto

(A) aparecer gradualmente, surgir no slide de uma borda ou saltar para a exibição.

(B) separar-se do slide, desaparecer da exibição ou espiralar para fora do slide.

(32)

(C) diminuir ou aumentar de tamanho, alterar a cor ou girar.

(D) ser movimentado para cima ou para baixo, para a esquerda ou para a direita ou em um padrão circular.

(E) animar a maneira de como um slide é passado para o slide seguinte.

Comentários:

No PowerPoint, temos efeitos de Entrada, Ênfase e Saída, além da Trajetória de Animação, que permite movimentar os objetos dentro do slide (alternativa d).

Analisando as alternativas:

a) Efeito de Entrada;

b) Efeito de Saída;

c) Efeito de Ênfase;

d) Trajetória de Animação;

e) Este efeito não é de animação, é efeito de Transição entre Slides.

Resposta certa, alternativa c).

2.

(CESGRANRIO – LIQUIGÁS – Cargos 11 a 14 - 2018)

Considere a versão do Power Point 2010. Durante a confecção de um slide, o usuário apaga a primeira letra de uma palavra e, em seguida, resolve apagar a seguinte também. Uma das formas de executar essa ação é clicar a(s) tecla(s)

(A) Shift+F3 (B) Shift+F4 (C) Ctrl + F4 (D) F3 (E) F4

Comentários:

No PowerPoint, para refazer uma ação, além do CTRL + Y, temos o botão F4.

Resposta certa, alternativa e).

3.

(CESGRANRIO – TRANSPETRO – Técnico de Administração e Controle Júnior - 2018)

Um usuário do MS PowerPoint 2016 em português, ao criar uma apresentação, precisa mostrar o modo de exibição de leitura. Para isso, deve clicar no seguinte ícone:

(33)

Comentários:

Analisando os itens:

a) Modo Exibição de Leitura (na barra de status) b) Modo Classificador de Slides (na barra de status) c) Modo de Apresentação de Slides (na barra de status)

d) Ícone incompleto, que não deixa claro se é o modo normal ou o de Estrutura de Tópicos e) Slide Mestre

Resposta certa, alternativa a).

4.

(CESGRANRIO – Petrobrás – Técnico de Administração e Controle Júnior - 2018)

Um usuário do MS PowerPoint 2016 em português, ao criar um slide para uma apresentação, clicou no

ícone

Esse ícone tem por função

(A) adicionar uma anotação associada ao slide.

(B) adicionar um comentário ao slide.

(C) ajustar o slide à janela atual.

(D) classificar o slide.

(E) mostrar o modo de exibição de leitura.

Comentários:

O botão Anotações torna visível a janela de anotações, para que o usuário possa adicionar alguma ao slide.

Resposta certa, alternativa a).

5.

(CESGRANRIO – Petrobrás – Técnico de Administração e Controle Júnior - 2018)

(34)

Uma das formas para inserir logomarcas ou textos em um slide do MS PowerPoint 2016 em português, de modo que eles possam ser exibidos automaticamente em todos os outros slides da apresentação, é o uso do recurso de (A) Folheto Mestre

(B) Slide Mestre (C) Guias (D) Macros

(E) Estrutura de Tópicos.

Comentários:

O Slide Mestre é o modelo que serve de parâmetro para todos os slides da apresentação. Se uma logomarca for inserida nos slides mestres, ela aparecerá automaticamente nos slides que forem adicionados à apresentação.

Resposta certa, alternativa b).

6.

(CESGRANRIO – Petrobrás – Técnico de Comercialização e Logística Júnior - 2018)

Ao montar um slide para sua apresentação, um usuário do PowerPoint 2016 em português deseja incluir um hiperlink associado a um texto, de modo que esse hiperlink aponte para uma página na web. Uma forma de o usuário fazer isso é

(A) marcar o texto, copiá-lo e inseri-lo em um depositário, que vai ser associado à página web através de configuração.

(B) marcar o texto em que deseja incluir o hiperlink, clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção Link e vincular à página web desejada.

(C) inserir um objeto que vai representar o hiperlink, e configurar esse objeto com as características da página web que se deseja alcançar.

(D) incluir entre o texto que vai possuir o hiperlink as tags e , inserindo o nome da página web que se deseja alcançar.

(E) copiar e colar a página web que se deseja alcançar e inseri-la ao lado do texto que se deseja associar a esse hiperlink.

Comentários:

A alternativa b), sem dúvidas, oferece um procedimento rápido e viável. Os demais oferecem procedimentos inexistentes.

Resposta certa, alternativa b).

7.

(CESGRANRIO – Petrobrás – Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - 2018)

Ao criar um slide para uma apresentação, um usuário do MS PowerPoint 2016 em português incluiu um objeto e deseja que esse objeto apareça de acordo com a animação do tipo “Surgir”. Uma maneira de o usuário fazer isso é marcar o objeto, acessar a guia Animações e clicar no seguinte ícone:

(35)

Comentários:

Os ícones são, respectivamente:

a) Aparecer b) Dividir c) Surgir

d) Zoom (efeito de saída) e) Rotação Básica

Acho um decoreba desnecessário, que infelizmente foi cobrado em prova.

Resposta certa, alternativa c).

8.

(CESGRANRIO – Petrobrás – Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - 2018)

Um usuário do MS PowerPoint 2016 em português deseja inserir um objeto que corresponda a um elemento gráfico, como, por exemplo, um tipo de diagrama estruturado, ou um organograma, ou um modelo de processo contínuo. Para inserir tal objeto, o usuário pode utilizar um recurso denominado

(A) Ação (B) Tabelas (C) WordArt (D) SmartArt

(E) Painel de Animação Comentários:

Os objetos SmartArt permitem a inserção de objetos complexos, como Diagramas, organogramas e outros.

(36)

Resposta certa, alternativa d).

9.

(CESGRANRIO – Banco da Amazônia – Técnico Científico - 2015)

O canto inferior direito da janela do Microsoft Powerpoint tem a seguinte aparência:

O botão da interface indicado pela seta tem a função de:

a) iniciar uma apresentação, a partir do slide atual selecionado.

b) iniciar uma apresentação, a partir do primeiro slide do arquivo.

c) colocar o powerpoint em “modo de leitura”.

d) colocar o powerpoint em “modo normal de edição”.

e) colocar o powerpoint em um modo de exibição de pequenas amostras dos slides lado a lado.

Comentários:

Este botão seria o correspondente ao comando SHIFT + F5, que inicia a apresentação a partir do slide atual.

Resposta certa, alternativa a).

10.

(CESGRANRIO – Liquigás – Profissional Júnior: Direito - 2015)

A Figura abaixo exibe um slide MS PowerPoint com um comentário, exibido em um retângulo no canto superior esquerdo da Figura.

(37)

Em qual menu de uma instalação padrão do MS PowerPoint 2010, em português, encontra-se o comando para inserir comentários em slides?

a) Página Inicial b) Inserir c) Design d) Revisão e) Exibição

Comentários:

Toda a parte de comentários encontra-se na Guia Revisão.

Resposta certa, alternativa d).

11.

(CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário - 2015)

Ao ajudar a preparar uma apresentação no software PowerPoint, com os resultados obtidos por uma agência de um banco, um escriturário sugeriu o uso do recurso de animação.

Esse recurso nos slides é voltado fundamentalmente para a) utilizar filmes como recurso de multimídia.

b) permitir a inserção de histórias.

(38)

c) criar novas cores e estilos rápidos.

d) incluir efeitos de entradas e saídas.

e) criar slides mestres para processos.

Comentários:

Animações incluem efeitos de entrada/ênfase/saída intraslide, ou seja, dentro do mesmo slide.

Resposta certa, alternativa d).

12.

(CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário - 2015)

Todo início de mês, a gerência de investimentos de um banco realiza uma palestra aos seus investidores mais importantes para lhes apresentar os resultados alcançados no mês anterior. Durante a palestra, é normalmente feita uma apresentação, usando o MS PowerPoint 2010, em que são exibidos gráficos que mostram a evolução dos principais produtos do banco ao longo do último mês.

Para a próxima palestra, um analista de investimentos solicitou que fossem adicionados efeitos de saída aos slides que contêm gráficos. Para tal, ele pediu ao responsável pela elaboração da apresentação uma lista com três efeitos de saída disponíveis em uma instalação padrão do MS PowerPoint 2010, em português, para que ele escolha o efeito que achar mais adequado à apresentação.

Qual lista atende ao pedido desse analista de investimentos?

a) Desaparecer, dissolver e esmaecer.

b) Desaparecer, esmaecer e surgir.

c) Revelar, sair e surgir.

d) Aparecer, caixa e reduzir.

e) Esmaecer, persianas e revelar.

Comentários:

Questão TOTALMENTE DESNECESSÁRIA. Até parece que se mede conhecimento cobrando nomes de transições de slides. Enfim, caiu em prova...

Analisando:

a) O item Desaparecer é um efeito de Animação.

b) Os itens Desaparecer e Surgir são efeitos de Animação.

c) Os itens Surgir e Sair são efeitos de Animação.

d) O item Aparecer é um efeito de Animação. Reduzir não é um efeito de transição.

Resposta certa, alternativa e).

13.

(CESGRANRIO – Petrobrás – Técnico:Informática - 2014)

Uma funcionalidade comum aos aplicativos Word, Excel e PowerPoint 2010 permite que seja realizada a revisão do material por colegas de trabalho.

(39)

Para isso, os envolvidos deverão utilizar um recurso chamado a) Anotação

b) Classificação c) Comentário d) Modelo e) Orientação

Comentários:

é um recurso útil, pois permite que usuários vejam os comentários uns dos outros, colaborando com a versão final da apresentação, planilha ou documento.

Resposta certa, alternativa c).

14.

(CESGRANRIO – Liquigás – Engenheiro Júnior - 2014)

Durante a confecção de um slide de uma apresentação em PowerPoint, o autor ficou na dúvida quanto ao uso de um botão e resolveu consultar a AJUDA.

Qual é a tecla de atalho adequada para o autor abrir a janela AJUDA?

a) F1 b) F4 c) F5 d) F7 e) F12

Comentários:

F1 é botão clássico para ativar a Ajuda em muitos aplicativos.

Resposta certa, alternativa a).

15.

(CESGRANRIO – Banco da Amazônia – Técnico Científico - 2014)

Durante a exibição de uma apresentação realizada com o MS PowerPoint, o palestrante, ao exibir o slide de número 11, é questionado pela plateia sobre um aspecto que se encontra representado no slide 18.

Para poder saltar diretamente (sem passar pelos slides 12, 13, ..., 17) ao slide 18 e depois retornar diretamente ao slide 11, tudo isso sem sair do modo de apresentação, o palestrante deverá usar

a) as teclas TAB+7 para ir ao 18 e, depois, SHIFT+TAB+7 para retornar

b) as teclas ENTER, sete vezes seguidas, para ir ao 18 e, depois, BACKSPACE, sete vezes seguidas, para retornar.

c) as teclas +, seguida do número 7, para ir ao 18 e, depois, –, seguida do número 7, para retornar

d) o número 18, seguido da tecla ENTER, para ir ao 18 e, depois, o número 11, seguido da tecla ENTER, para retornar.

(40)

e) o botão direito do mouse, 7 vezes seguidas, para ir ao 18 e, depois, o botão esquerdo do mouse, 7 vezes seguidas, para retornar.

Comentários:

Dica do PowerPoint! Ao digitar um número e pressionar Enter, você vai direto para o slide correspondente.

Você também pode:

 segurar CTRL + botão esquerdo - a partir da versão 2010 do PowerPoint, mostra um ponteiro laser na apresentação.

 pressionar C - a tela fica em branco, clara.

 pressionar E - a tela fica negra, escura.

Resposta certa, alternativa d)

16.

(CESGRANRIO – EPE – Assistente Administrativo - 2014)

Suponha que o 8º slide de uma apresentação MS Power- Point 2010, composta por 25 slides, esteja sendo editado.

Após completar a formatação de uma caixa de texto, o usuário resolveu iniciar a apresentação dos slides para que ele pudesse avaliar o resultado do seu trabalho.

Nas condições descritas acima, o slide que será apresentado após a execução do comando F5 será o a) 1º

b) 7º c) 8º d) 9º e) 25º

Comentários:

Quando se aperta a tecla F5, a apresentação é retomada ao primeiro slide.

Quando se aperta SHIFT + F5, a apresentação é retomada ao slide que está sendo visualizado.

Resposta certa, alternativa a).

17.

(CESGRANRIO – Petrobrás – Técnico Júnior - 2014)

Considere a versão do Power Point 2010. Há teclas de função ou combinação de teclas de função que repetem, quando possível e quando acionadas adequadamente, o último comando ou ação utilizados na confecção de um slide.

Um exemplo dessas teclas é a a) F3 + SHIFT

b) F4 c) F4 + CTRL

(41)

d) F5

e) F5 + SHIFT Comentários:

F4, além de CTRL + Y, também é tecla de atalho que repete o último comando ou ação realizada.

Resposta certa, alternativa b).

18.

(FGV – SEDUC/AM – Assistente Técnico – 2014)

Com relação aos recursos que podem ser utilizados no Powerpoint 2010 BR, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O procedimento para salvar uma apresentação de slides no Powerpoint 2010 BR resulta na geração de um arquivo no formato padrão PPTX.

( ) O acionamento da tecla de função F2 resulta na apresentação de slides desde o começo, ou seja, a partir do primeiro slide.

( ) O acionamento da tecla de função F1 tem por objetivo realizar a verificação e a correção ortográfica da apresentação de slides.

As afirmativas são, respectivamente, (A) F, V e F.

(B) F, V e V.

(C) V, F e F.

(D) V, V e F.

(E) F, F e V.

Comentários:

Analisando as assertivas:

(V) – PPTX é o formato padrão de apresentação do PowerPoint 2010.

(F) – F5 é o comando para iniciar uma apresentação desde o começo.

(F) – F1 aciona a Ajuda do PowerPoint. A verificação ortográfica é acionada por F7.

Resposta certa, alternativa c).

19.

(FGV – COMPESA – Analista – 2014)

A figura a seguir ilustra uma janela que é exibida na tela, quando se aciona uma da guias da barra de menus, na Faixa de Opções do Powerpoint 2010 BR.

(42)

A janela mostra tipos de um recurso disponível no software conhecido como (A) Animações.

(B) Transições.

(C) Design.

(D) ClipArt.

(E) SmartArt.

Comentários:

A imagem acima mostra ícones que remetem a slides sofrendo efeitos. São as Transições.

Resposta certa, alternativa b).

20.

(FGV – FBN – Assistente Administrativo – 2013)

A figura a seguir mostra uma janela com diversos recursos que podem ser empregados em uma apresentação de slides no PowerPoint 2007 BR.

Essa Guia é denominada (A) Início.

(B) Inserir.

(C) Design.

(D) Exibição.

(43)

Comentários:

Esta ilustração mostra a Guia Inserir.

Resposta certa, alternativa b).

21.

(FGV – FBN – Assistente Administrativo – 2013)

Um funcionário da Biblioteca Nacional criou uma apresentação no PowerPoint 2007 BR, com 23 slides e, no momento, o slide exibido em modo de edição é o de número 7.

Nessas condições, para iniciar essa apresentação a partir do slide atual (7), ele deve executar o seguinte atalho de teclado:

(A) Ctrl + F7 (B) Ctrl + F5 (C) Shift + F5 (D) Shift + F7

Comentários:

Se F5 inicia uma apresentação do início, Shift + F5 inicia uma apresentação a partir do slide atual, independentemente do número do slide. As alternativas tentam induzir o usuário a marcar algo com F7, insistentemente mostrando o número do slide. Maldade da banca...

Resposta certa, alternativa c).

22.

(VUNESP – Câmara de Indaiatuba – Controlador Interno - 2018)

As três formas a seguir (quadrado, círculo e triângulo) estão sendo formatadas em um slide no MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão. Entre os momentos ANTES e DEPOIS, o usuário utilizou o recurso _______ , de modo que as formas sejam tratadas como um único objeto.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado. Considere que o recurso utilizado pode ser acessado no grupo Organizar, da guia Ferramentas de Desenho > Formatar.

(A) Avançar.

(44)

(B) Alinhar.

(C) Girar.

(D) Desagrupar.

(E) Agrupar.

Comentários:

Se você deseja pegar três objetos soltos e trata-los como um único objeto, o melhor procedimento é Agrupar os objetos.

Resposta certa, alternativa e).

23.

(VUNESP – Câmara de Indaiatuba – Auxiliar Administrativo - 2018)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente quantas vezes a tecla ENTER precisa ser pressionada, no Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, para que, a partir do primeiro slide sendo apresentado no modo de exibição, seja exibido o slide número 6.

(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

Comentários:

O importante aqui é ser observador!

Perceba que os slides de 2 a 5 estão todos ocultos, uma vez que há traços sobre os números. Desta forma, ao pressionar Enter, no slide 1, iremos diretamente ao slide 6.

Resposta certa, alternativa a).

24.

(VUNESP – ARSESP – Especialista - 2018)

Observe o Painel de Animação a seguir, extraído do MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão. O slide em edição contém apenas uma forma, o Retângulo 3.

(45)

Assinale a alternativa que contém a duração da animação (em segundos) aplicada ao Retângulo 3 no segundo clique, após o usuário iniciar o modo de apresentação de slides.

(A) 0 (B) 4 (C) 8 (D) 6 (E) 2

Comentários:

Questão que exige observação do Painel de Animações!

O retângulo 3 sofrerá cinco animações, mas apenas a terceira e a quarta serão comandadas pelo clique do mouse.

No segundo clique, a animação durará do segundo 2 ao segundo 4. Logo, dois segundos.

Resposta certa, alternativa e).

25.

(VUNESP – PAULIPREV – Analista Previdenciário - 2018)

A imagem a seguir foi retirada de uma apresentação de slides sendo preparada por meio do MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão.

Pela imagem, é possível compreender que o número de slides contidos na apresentação é (A) 1.

(B) 3.

(46)

(C) 4.

(D) 5.

(E) 7.

Comentários:

Que questão maldosa da banca!

O que temos aí são duas Seções de slides. Uma chamada “Slides 1-4”e outra chamada “Slides 5-7”. O nome da Seção em nada se relaciona ao número de slides!

A quantidade de slides em cada Seção está nos parênteses. Três na primeira Seção e um na segunda. 3 + 1 = 4 slides.

Percebeu a maldade? O objetivo da banca era fazer o candidato se enrolar com o nome da seção, que pode ser definido livremente pelo usuário!

Resposta certa, alternativa c).

26.

(VUNESP – Câmara de Dois Córregos – Diretor Contábil Legislativo - 2018)

Observe o grupo Ajustar, ilustrado a seguir, extraído do MS-PowerPoint 2010, na sua configuração padrão.

O grupo Ajustar pertence à guia ______, que fica disponível para o usuário quando uma __________ é selecionada na apresentação.

Assinale a alternativa contendo as informações que preenchem corretamente as lacunas, na ordem em que são apresentadas.

(A) Ferramentas de Imagem ... forma geométrica (B) Exibição ... caixa de texto


(C) Animações ... forma geométrica
 (D) Ferramentas de Desenho ... imagem (E) Ferramentas de Imagem ... imagem

Comentários:

Visivelmente a Guia abaixo é uma guia que manipula Imagens, apresentando algumas Ferramentas de Imagem.

Resposta certa, alternativa e).

27.

(VUNESP – Câmara de Dois Córregos – Oficial de Atendimento e Administração - 2018) Considere o slide do MS-PowerPoint 2010, na sua configuração padrão, exibido na figura a seguir.

(47)

Estão distribuídas na área de edição do slide 10 formas variadas e numeradas.

Assinale a alternativa que contém a quantidade de formas que serão exibidas quando o slide estiver em modo de apresentação de slides.

(A) 10 (B) 9 (C) 6 (D) 5 (E) 4

Comentários:

Quando no modo de apresentação de slides, objetos posicionados fora dele não aparecem.

Portanto, os objetos 1, 4, 5 e 6 ficarão de fora da apresentação, e os seis objetos restantes aparecerão no slide.

Resposta certa, alternativa c).

28.

(VUNESP – Câmara de Dois Córregos – Oficial de Atendimento e Administração - 2018) Considere o slide a seguir, acompanhado do seu respectivo Painel de Animação, extraídos do MS-PowerPoint 2010 na sua configuração padrão.

(48)

Assinale a alternativa que contém a forma configurada com uma animação do tipo Caminhos de Animação (conhecida também como Trajetórias de Animação).

(A) Triângulo retângulo.

(B) Elipse.

(C) Hexágono.

(D) Círculo.

(E) Cilindro.

Comentários:

Pra início de conversa, os objetos 2,3 e 5 possuem a mesma animação, logo, por múltipla escolha, precisam ser eliminadas. O objeto 1 possui a animação “Aparecer”, uma das mais famosas, e o Cilindro está com uma trajetória de animação.

Resposta certa, alternativa e).

29.

(VUNESP – Pref. Mogi das Cruzes – Apoio Administrativo – 2018)

Referências

Documentos relacionados

(FCC – TRT/1ª Região – Analista Judiciário – Execução de Mandados - 2013) Alexus digitou a planilha abaixo no Microsoft Excel 2010 em português. Seu chefe solicitou que

para celulares, existe o aplicativo do Excel; por fim, a Microsoft disponibilzou na nuvem o Excel Online, para ser utilizado online, a partir do navegador de Internet.

Questão um pouco confusa. Na verdade, o usuário deve reconhecer os passos para a exibição de pastas e arquivos ocultos e perceber que uma das alternativas possui um passo

Ferramenta de correio eletrônico, o Outlook Express permite baixar todos os emails do usuário para a máquina local, sendo desnecessária a conexão à Internet para

Embora seja uma questão difícil, por se tratar de uma prática pouco usual, é possível resolver esta questão com raciocínio. Está bem evidente que, na célula selecionada,

O destaque final fica para o Grupo de Comando Dados. Ele oferece alguns recursos de inteligência semelhantes aos encontrados no Excel, como a opção de Classificar

Prof Victor Dalton Aula 07 Nos arquivos indexados, a inserção de arquivos é muito mais eficiente do que nos métodos anteriores, por não haver “preocupação” em ordenar

Observe a figura a seguir, que representa uma planilha criada no Excel 2007 BR.. Dado um intervalo, ele verifica uma condição: para as células do intervalo em que a condição