• Nenhum resultado encontrado

PG[e]C: NOVO ANO DE COMUNICAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS SOBRE GESTÃO E CONHECIMENTO :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "PG[e]C: NOVO ANO DE COMUNICAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS SOBRE GESTÃO E CONHECIMENTO :: Brapci ::"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

EDITORIAL

Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 1-2, jan./jun. 2012. http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X. Publicação sob Licença .

PG&C:

NOVO ANO DE COMUNICAÇÃO DE SABERES E

PRÁTICAS SOBRE GESTÃO E CONHECIMENTO

Com muito entusiasmo, apresentamos o número 1 do segundo volume da revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C), cientes da responsabilidade e contributo deste canal eletrônico de comunicação de saberes produzidos e práticas vivenciadas sobre as diversas relações entre Gestão e Conhecimento.

Nessa perspectiva, este número é composto por seis Artigos de Revisão, seis Relatos de Pesquisa e um Relato de Experiência, contando com autores vinculados a instituições do Brasil, Portugal e Espanha.

Descerrando o número, com a Seção Artigos de Revisão, o artigo Gerenciamento de Informações em Cadeias Produtivas, de Fábio Favaretto, traz uma proposta de framework para a gerência do fluxo de informações em cadeias de prestação de serviços.

Ricardo Alves Rabelo, Helio Aisenberg Ferenhof, Gregório Varvakis Rados e Paulo Mauricio Selig discorrem no artigo a Gestão do Conhecimento em Processos de Transformação Organizacional: o desenvolvimento da intimidade como fator facilitador acerca da ligação entre o compartilhamento de conhecimento em um grupo de trabalho e o desenvolvimento da intimidade entre seus membros num ambiente organizacional.

O artigo Planejamento Criativo em Instituições de Longa Permanência para Idosos: estudo de caso em Foz do Iguaçu – PR, de Maria Luisa Trindade Bestetti e Tássia Monique Chiarelli, verifica as práticas gerenciais de instituições para idosos a fim de propor a elaboração de um planejamento gerontológico pautado na qualidade local.

Alessandro Marco Rosini e Adilaurinda Ribeiro de Oliveira se debruçam no artigo Las nuevas tecnologías y reencuadramiento de paradigmas educativos sobre a noção de utilização das tecnologias no âmbito da organização da educação.

Em El Cuadro de Mando Integral como Herramienta de Gestión Estratégica del Conocimiento, Patricia Rodrigues Quesado, Beatriz Aibar Guzmán e Lúcia Maria Portela Lima Rodrigues discutem a importância desta conhecida ferramenta de gestão em programas de formação de recursos humanos.

Finalizando a Seção Artigos de Revisão, o artigo intitulado A Representação do Arquivista em Obras de Ficção: perspectivas do profissional sob o olhar do cinema e da televisão, de Alessandro Ferreira Costa e Eliane Bezerra Lima, analisa a forma como as produções audiovisuais nacionais e internacionais retratam o profissional que atua em arquivos.

A Seção Relatos de Pesquisa se inicia com o artigo de Odilardo Viana Avelar Jr. intitulado Reorganização Burocrática, Institucionalização e Governança Corporativa: um estudo em uma empresa de economia mista, dedicado ao relato de uma pesquisa desenvolvida sobre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará na relação das mencionadas temáticas.

José Geraldo Pereira Barbosa, Lucila Siqueira Incerti Monteiro e Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, no artigo Compartilhamento de Conhecimento: um estudo de caso em uma instituição financeira investigaram se a etodologia Fazer e Apre der ocorre e conformidade com o Modelo de Compartilhamento do Conhecimento.

(2)

Luciana Ferreira da Costa; Jorge de Oliveira Gomes;

Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 1-2, jan./jun. 2012.

2

do Estado do Espírito Santo apresenta ações para qualidade nos campos estratégico, estrutural, comportamental e operacional.

Claudia Abramczuk, Marcel Dilly, Ricardo Engelbert, Alexandre Reis Graemldiscutem, em Metodologia Científica: análise e reflexão sobre a eficácia dos resumos de artigos acadêmicos, se resumos de artigos de fato comunicam os aspectos essenciais do texto principal de forma autônoma. Para tanto, os autores relatam a análise de 173 artigos publicados nos anais da área de Administração da Informação do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EnAnpad).

Em Inteligência Estratégica Antecipativa: oportunidades para uma nova empresa de tecnologia da informação, Priscila Coelho Silva e Edson Rodrigues Bicca apresentam um caso de aplicação dos conceitos de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) para uma empresa do setor de Tecnologia da Informação.

Contamos, por fim desta seção, com o artigo A gestão e a Engenharia do Conhecimento Aliadas na Modelagem do Conhecimento: análise sistêmica CESM e contextual commonkads de um repositório na web, de Cássio Frederico Moreira Druziani, Vinicius Medina Kern e Araci Hack Catapan, no qual se avaliou o contexto de um repositório educacional na web identificando requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica.

Encerrando este número, a Seção Relato de Experiência traz o artigo A Emergência da Gestão do Conhecimento para Ancorar a Excelência Organizacional, de Rosane de Fátima Antunes Obregon, Gisele Vasconcelos Dziekaniak e Tarcisio Vanzin, apresentando relações entre os principais pressupostos conceituais do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e as bases do modelo de excelência da gestão proposto pela Fundação Nacional de Qualidade.

Ademais, não podemos deixar de mencionar a preparação do segundo Número Especial da PG&C, com lançamento previsto ainda no segundo semestre do ano de 2012. Tal número tem como Editora responsável a nossa estimada Conselheira Sueli Angélica do Amaral1, e como conteúdo contará com a publicação dos trabalhos de maior pontuação apresentados no GT 4 - Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações no último Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), realizado em Brasília-DF.

Convidamos todos a conhecer mais detalhadamente os itens de interesse deste número, desejando uma profícua leitura.

João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, 26 de junho de 2012.

Os Editores

Luciana Ferreira da Costa e Jorge de Oliveira Gomes

1 Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Associada desta

mesma universidade, onde lidera o Grupo de Pesquisa Marketing da Informação. Coordenadora do GT 4

- Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações da Associação Nacional de Pesquisa e

Referências

Documentos relacionados

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem