• Nenhum resultado encontrado

Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /03/ Efetivo: Rev. Carlos Aranha Neto Fones:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /03/ Efetivo: Rev. Carlos Aranha Neto Fones:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4635

26/08/1900 IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Efésios Da Riqueza da Graça Divina Flui a Riqueza da Vida Cristã - 2.7

Cultos Dominicais 11h e 19h

Escola Dominical

09h30

Reuniões de Oração

2ª a 6ª - 12h sábado - 07h

Estudo Bíblico

5ª feira - 20h

01/03/2015

Pastores

1. Efetivo:

Rev. Carlos Aranha Neto Fones: 3256-8595 98447-8556

2. Auxiliares:

Rev. Célio G. de Azevedo Fones: 3822-1665 98456-3798 Rev. Flávio Viola Machado Fones: 3628-5370 98456-3660

Presbíteros Eméritos

Jovino Pereira Filho Salim Amed Ali

Diáconos Eméritos

Jairo Moraes Pereira Joaquim de Aguiar Nelson Ramalho

(Estudo Bíblico para ser usado nas Reuniões dos Pequenos Grupos) A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

Lucas 10.25-37

Um intérprete da lei procurou Jesus: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”. A partir desta pergunta é estabelecido um diálogo, quando Jesus conta a parábola do BOM SAMARITANO. Vamos destacar os principais ensinamentos, baseando-nos no comportamento dos envolvidos:

INTÉRPRETE DA LEI. Aquele homem queria acusar a Jesus. Ele conhecia a Lei de Deus. Porém, o que talvez não entendesse, era que a vida eterna não seria “herdada” por nenhuma ação humana. Ou seja, nada do que fizesse poderia torná-lo merecedor de receber o favor de Deus. O cristianismo não é baseado no mérito do ser humano, mas sim na graça de Deus, que nos torna Seus filhos e consequentemente, herdeiros e co-herdeiros em Cristo Jesus (Rm.8.15-17). “Qualquer tentativa de auto-justificação está fadada ao fracasso... a vida eterna não pode ser adquirida pelo esforço próprio”. SACERDOTE E LEVITA. Dois homens religiosos que tinham responsabilidades a serem cumpridas. Estavam tão preocupados com isso, que mesmo diante do sofrimento daquele homem caído e machucado, “passaram de largo”. É certo que conheciam a Lei de Deus que apontava para a missão de “Amar ao Senhor sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, no entanto, não consideraram a possibilidade de praticarem o amor diante daquele homem caído. Ambos foram negligentes.

O BOM SAMARITANO. Um homem simples, tido como inimigo declarado, pois “... os judeus não se dão com os samaritanos” (Jo. 4.9) foi quem viu e cuidou daquele homem ferido, foi quem não perdeu a visão do caído. Movido pela compaixão amou ao próximo, agindo com misericórdia. Cumpriu o ensinamento de Jesus (Mt. 5. 43-48). Sejamos sempre gratos a Deus pela Sua graça em nós que nos habilita à Vida Eterna. Consequentemente, que em todo nosso viver possamos evidenciar que pertencemos a Ele, agindo com graça e misericórdia, sendo instrumentos do Senhor para abençoar aqueles que estiverem pelo nosso caminho, amando verdadeiramente ao nosso próximo através das nossas ações (I Jo. 3.18).

(Estudo elaborado pelo Rev. Flávio Viola Machado)

(2)

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que possamos honrar e demonstrar nosso amor à Igreja através de nosso trabalho e de nossas orações.

02. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – Vamos orar por Neide Kerr Müzel e toda sua família, pedindo ao Senhor que ela continue a ser serva fiel e dedicada no trabalho junto às Missões.

03. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Que a missionária Olga e os membros da Congregação andem sempre na dependência de Deus buscando crescimento espiritual.

04. OFICIAIS DA IGREJA – Missionária Olga Rodrigues, Presbítero Emérito Salim Amed Ali e Diáconos em Disponibilidade André Francisco Penna e Bráulio Moraes Lessa.

05. MISSÕES NACIONAIS – Oremos pelo Rev. Claudimir Geraldo da Silva que serve o Senhor no Campo de Ararangua, Santa Catarina. Oremos igualmente pela esposa Ester e pelo filho Natan.

06. PEQUENOS GRUPOS – Vamos pedir por aqueles que ainda não fazem parte de um Pequeno Grupo. Que eles se sintam motivados com a oportunidade de aprender mais sobre os ensinamentos bíblicos e a estreitar as relações com os irmãos em Cristo.

07. SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA – Que o Senhor abençoe as sócias da SAF em sua Reunião Plenária no dia 10 de março e que tudo o que ali for decidido seja para a honra e glória de nosso Deus.

08. BRASIL – Oremos pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

09. ENFERMOS – Presb. Ivan Edson Ribeiro Gomes, Rachel R. Michel e Mateus Michel Gualberto (conhecidos do Rev. Célio).

INFORMATIVO MISSIONÁRIO

BRASIL - PA - TRIBOS INDÍGENAS – O missionário Onésimo e sua esposa Mariana, da APMT, durante anos trabalharam na evangelização em diversas tribos indígenas. Proibidos dessa prática, mudaram a forma de atuar e agora preparam material pedagógico, assessoram missionários, preparam seminários e treinam líderes indígenas, já convertidos, para pregação do evangelho nas aldeias.

REUNIÃO DE ORAÇÃO – No próximo sábado, dia 07, às 07h00, a ênfase da reunião de oração será a intercessão por aqueles que coordenam o Ministério de Oração. FALECIMENTO – No último dia 24 de fevereiro, faleceu nesta cidade a Sra. Maria José Saraiva Brust, com 57 anos de idade. Era mãe do Diác.Saulo Saraiva Brust. Oremos pela família enlutada, a fim de que o consolo do Espírito Santo possa inundar seus corações. “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos” (Salmo 116.5). AGRADECIMENTO – “Pelo serviço cristão que os irmãos prestaram para minha família desde a doença de minha mãe Deise Corrêa, que se manifestou em outubro de 1999, e da minha irmã Roseli, até o falecimento do meu cunhado Hugo Anibal agora em fevereiro. O meu muito obrigada!” Greice Pereira Corrêa.

ANIVERSARIANTES – Dia 01: Eduardo Marinho dos Santos, Paula Nehemy Siani e Saulo Portela Parreira; Dia 02: Darcy Capote Pigatto; Dia 03: Diác. Izaias Ferreira da Silva e Renata Panaia Bentes; Dia 04: Heitor Valêncio Guedes, Luana Oliveira de Santana e Márcia Quadros Gouvêa; Dia 05: Antonio Leandro Silva, Maria Oneida de Oliveira e Tiago de Oliveira Záccaro; Dia 06: Neide Rodrigues Coelho; Dia 07: Beatriz Rabelo de Almeida, Laurita Carmelita Gadioli Siqueira e Natália Aurea Araújo.

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “A RIQUEZA DA VIDA CRISTÔ Redigidas por Rev. Flávio Viola Machado

Disse Jesus: “Vós sois a Luz do Mundo” – Mateus 5.14

Dia 02 – SOMOS LUZ LOUVANDO O DEUS CRIADOR – Salmo 104 O Salmo 104 é um hino de louvor ao Deus Criador: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade, coberto de luz como de um manto” (Sl. 104.1-2). Em todo Salmo encontramos expressões que evidenciam o poder criador do Senhor. Ao contemplarmos a perfeita criação de Deus, cada lindo detalhe e a maneira harmoniosa como tudo se encaixa, só podemos louvar ao Senhor pelos Seus feitos! Nós somos parte desta criação, Seus filhos amados! Evidenciamos que somos luz, quando louvamos ao Deus Criador, reconhecendo Sua Glória e Majestade! Que todo nosso viver seja marcado por uma postura de louvor e adoração: “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida” (Sl. 104.33). Que o nosso louvor, apesar de imperfeito, possa alcançar os céus e servir de testemunho a todos que nos cercam! Dia 03 – SOMOS LUZ CONTANDO AS MARAVILHAS DE DEUS – Salmos 107 e 111

“Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre” (Sl. 107.1). O Salmo 107 é um convite de louvor ao Senhor pela ação misericordiosa de Deus, pois apesar do povo de Israel “andar errante pelo deserto”, Deus sempre ouvia o clamor do Seu povo. Creio que da mesma forma Ele age hoje conosco. Pertencemos a Deus que constantemente derrama Sua graça e misericórdia sobre nós e que sempre nos abençoa. Devemos proclamar isso, contando Suas maravilhas. Agindo desta forma, seremos luz! Peço a Deus que nos desperte cada vez mais, para uma vida de gratidão e louvor, reconhecendo o Seu agir e anunciando ao mundo o que Ele fez, faz e ainda fará: “Aleluia! De todo o coração renderei graças ao Senhor, na companhia dos justos e na assembleia. Grandes são as obras do Senhor, consideradas por todos os que nelas se comprazem” (Sl. 111.01-02).

Dia 04 – SOMOS LUZ PORQUE SOMOS JUSTOS EM CRISTO – Salmo 112

“Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos... Ao justo, nasce luz nas trevas” (Sl. 112.1 e 4). Nossa luz deve brilhar intensamente, porque em Cristo Jesus somos justificados. Ele pagou o preço do nosso resgate. Nele fomos declarados justos. Por isso devemos “brilhar a luz de Jesus”, afinal Ele é tudo em nós! Como consequência desta ação Divina, o nosso viver deve ser pautado pelo senso de justiça, bondade e compaixão. Vivemos num país em que corrupção, injustiça e falta de honestidade, infelizmente são palavras comuns. Precisamos seguir na contra-mão desta situação, mostrando um caráter integro, fruto de um coração transformado pela graça de Deus! É necessário combater as trevas, afinal, nós fazemos parte do grupo dos “bem-aventurados que temem ao Senhor”.

Dia 05 – SOMOS LUZ HONRANDO AO SENHOR COM LOUVOR – Salmos 113 e 115

“Aleluia! Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre. Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor” (Sl. 113.1-3). Esta última frase que nos ensina que o louvor a Deus não deve ser limitado ao tempo e ao espaço, como por exemplo, num Culto Público. É claro que louvamos ao Senhor na companhia dos santos quando estamos no Culto. Mas o que fazemos na Igreja é apenas parte do que deve ser feito diariamente, do acordar ao deitar. O nosso culto particular deve continuar todos os dias da semana. Somos luz, honrando ao Senhor com louvor, reconhecendo que tudo vem Dele! Não percamos oportunidades de louvar ao Senhor, afinal “Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio. Nós, porém, bendiremos o Senhor, desde agora e para sempre. Aleluia!” (Sl. 115.17-18).

(4)

B E R Ç Á R IO: D an iela e Fern a n da

O RG A N IS T A : M essia s (1 1 h ) e (1 9 h )

D iáconos em Plantão: R ica rdo M artin s, E liel, Lester, M a uro, Pa ulo, R ica rdo D eguti e R ica rdo Lun ghin

B E R Ç Á R IO: D ébora e Letícia

O RG A N IS T A : Lilian (1 1 h ) e (1 9 h )

D iáconos em Plantão: Sa ulo, A rtur, D an iel, D omin gos, E dson , G etúlio e R icardo G a la n te (1 1 h) - R esp onsáveis: R odrigo e Flá via (1 9 h) - Resp onsável: Leila R E C E P Ç Ã O A O S VIS IT A N T E S :

E SC A LA D E T R A B A LH O - H oje: 0 1 /0 3 C U L T O IN FA N T IL

(1 1 h) - R esp onsáveis: Leon ardo e R odrigo (1 9 h) - Resp onsável: R a quel R E C E P Ç Ã O A O S VIS IT A N T E S :

C U L T O IN FA N T IL E SC A LA D E T R A B A LH O - Próxim o D om ingo: 0 8 /03

Dia 06 – SOMOS LUZ AMANDO O SENHOR – Salmo 116; Mateus 22.36-38

“Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver” (Sl 116.1-2). Talvez um de nossos maiores desafios, seja “amar ao Senhor Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt. 22.37). Não podemos negar nossa imperfeição que nos atrapalha nesta missão...mas quando somos alcançados pela graça de Deus, quando nossa história é transformada por Ele e nosso coração de pedra é transformado em um coração de carne, podemos e devemos amar ao Senhor! Isso só é possível porque “Ele nos amou primeiro” (I Jo. 4.19). Sejamos luz amando ao Senhor! Buscando-O em primeiro lugar, consagrando a Ele os nossos dons e talentos, o nosso tempo e disposição! Que cada dia vivido seja uma oportunidade de expressarmos o nosso amor ao Senhor!

Dia 07 – SOMOS LUZ PORQUE DEUS É A NOSSA LUZ – Salmos 118

“O Senhor é Deus, ele é a nossa luz...” (Sl. 118.27). Deus é a fonte de todo bem, de todo amor, de toda graça e misericórdia. Não conseguimos, por nossas próprias forças produzir qualquer tipo de bondade ou virtude. Somos totalmente dependentes de Deus, que agindo em nós, capacita-nos para trilhar os Seus caminhos. Neste sentido, somos luz, apenas porque Ele é a nossa luz! Porque Dele vem a nossa luz! Sendo assim, o nosso dever é brilhar cada vez mais, para honra e glória Dele! Isto acontece no nosso dia a dia, nas escolhas que fazemos, nas conversas que temos, no modo como usamos o nosso tempo e no testemunho que damos. Devemos proclamar as verdades de Deus, através das nossas palavras e ações. Hoje é o dia que Ele nos dá para agirmos assim: “Este é o dia que o Senhor fez; regozigemo-nos e alegremo-nos nele” (Sl. 118.24).

Dia 08 – SOMOS LUZ SENDO IRREPREENSÍVEIS – Salmo 119.1-8; Filipenses 2.14-16

“Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor” (Sl.119.1). Ser irrepreensível é não precisar de censuras ou correções. Assim deve proceder o filho de Deus guiado por Sua Palavra! Por mais dificuldades e tentações que venhamos a sofrer, Deus sempre nos capacitará para vencermos, afinal: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Co. 10.13). Devemos seguir os caminhos do Senhor e não os caminhos do nosso coração, “...para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo...” (I Ts. 2.15). Sejamos servos e servas irrepreensíveis!

(5)

SANTA CEIA NO CULTO MATUTINO – Aproximemo-nos hoje da Mesa do Senhor para reverentemente anunciarmos Sua morte sacrificial, Sua vitória na ressurreição e Sua volta triunfante. “Fazei isto em memória de mim” ordenou Jesus Cristo.

ALMOÇO DOMINICAL – Hoje, teremos nosso almoço de confraternização. Programe-se com sua família, para participar desse momento tão especial!

REUNIÃO DA JUNTA DIACONAL – A Junta Diaconal convoca seus membros para se reunirem hoje, dia 01 de março, às 18h00, na Sala do Conselho.

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - SAF – Será comemorado no dia 06 de março às 14h30 o Dia Nacional de Oração das SAFs. Todas as irmãs estão convidadas para esta reunião de oração.

REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF – Excepcionalmente a reunião que costuma ser na primeira terça-feira do mês, vai acontecer na segunda terça-feira, dia 10, às 14h30, no salão social. Todas as suas sócias estão convocadas!

CORO INFANTIL – O Coro Infantil retornará as suas atividades em novo dia e horário, às sextas-feiras, das 19h/20h20. Os pais que puderem, devem trazer seus filhos. Daremos início aos ensaios do repertório de Páscoa e Culto das Sete Palavras da Cruz, na próxima sexta-feira, dia 06 de março.

ESCOLA BÍBLIA DOMINICAL – Conforme divulgado anteriormente, a partir do próximo domingo dia 08 de março, as duas classes de adultos passam a se reunir separadamente. Os temas que serão tratados ao longo deste ano, foram escolhidos nesta manhã através de consulta feita aos alunos. Participe da Escola Dominical, aproveitando esta excelente oportunidade de crescer espiritualmente.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO – A Igreja cumprimenta, com carinho, o casal Reginaldo Oliveira Almeida e Águeda Corrêa Almeida que no dia 04, comemora 20 anos de união conjugal.

O DIA DA VITÓRIA Assim como a noite aguarda o sol

Como a brisa sonha um dia soprar Como a terra seca espera a chuva Como o rio anseia pelo mar Eu desejo tanto ver o dia chegar

O dia da vitória em que virá meu Salvador Sim, Jesus Cristo, o Senhor

Virá nas nuvens para me levar Se tornará verdade

Tudo o que sempre sonhei Tristezas eu não mais terei E toda lágrima do meu olhar Ele enxugará

Braços levantados livres do mal Igualdade e justiça haverá Já não mais terá morte ou guerra Novo céu e uma nova terra Eu desejo tanto ver o dia chegar

(6)

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Flávio Viola Machado; Culto Noturno (19h00) - Rev. Célio Gomes de Azevedo; Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Presb. Décio de Oliveira Bernini.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Matutino: Presbs. Paulo Ricardo de Barros Mendes, Silas Ferreira de Souza, Vademilson de Souza Lins, Ernesto de Jesus Herrera, Wilson Roberto Munhoz Lisboa, João Francisco Simões, Marcos Rodrigues de Freitas, Humberto Arantes de Carvalho, Décio de Oliveira Bernini e Samuel Macarenco Beloti.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) - Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes; Culto Noturno (19h00) - Presb. Esdras Teixeira Coelho.

CULTO MATUTINO - 11h00 Prelúdio

Adoração * Salmo 63.1-3

Hino 17 - “Deus Seja Louvado” * Oração

Hino - Coro Geral Contrição * I João 1.5-2.6

Hino 71 - “Perdão” * Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Ação de Graças * Tito 2.11-14

Hino 334 - “A Conversão” Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado Santa Ceia

Hino 266 - “Rude Cruz” Instituição do Sacramento Distribuição dos Elementos

Cântico - “O Dia da Vitória” (pág. 05) * Bênção Apostólica

* Amém Tríplice Poslúdio

CULTO NOTURNO - 19h00 Prelúdio

Adoração

Cântico - “Ele é Exaltado” * Salmo 33.1-5

Cântico - “Comunhão e Adoração” * Oração

Hino - Coro Geral Contrição

* Salmo 139 (Responsivamente) * Oração Silenciosa

Cântico - “Sonda-Me” * Oração Pastoral

Louvor

* Romanos 5.1-11 Cântico - “Nas Estrelas”

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo Consagração

* Oração Hino

* Bênção Apostólica * Amém Tríplice

Poslúdio

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto

Referências

Documentos relacionados

Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) Campus Universitário, Rua Professora Maria Flora Pausewang, s/nº, Trindade1. Florianópolis

Durante a fase compreendida entre 1960 e fins da década de 1990, analisamos como ocorreu a experiência religiosa-política do padre Luigi Pescarmona, por meio de

S ELEÇÃO DE CANAIS Menu TV Imagem Som Funções Instalação Brilho Cor Imagem Nitidez Matiz Menu TV Imagem Som Funções Instalação Idioma Sistema Cor Modo Auto Seleção Seleção

Aos 18 meses observa-se o fato das crian‚as n•o efetuarem bom contato visual com os pais; n•o responder de imediato ou simplesmente n•o responder quando … chamado

Objetivamos, a partir da noção de mulher, construída pelo imaginário social brasileiro, identificar a construção sócio-religiosa, política e cultural desta mulher na história

Este artigo apresenta uma proposta de ferramenta, chamada JMatching, para correspondˆ encia entre esquemas atrav´ es de amostras, destinada a usu´ arios especialistas na aplica¸ c˜

Enquanto o novo programa pode ajudar na retenção de clientes que a Smiles tem risco de perder com a mudança recente, ainda vemos o novo cenário como bem menos atrativo para os

O objetivo deste trabalho foi verificar a acuracidade das técnicas de vibração transversal e ultra-som comparativamente aos valores obtidos em ensaios estáticos e a obtenção de