• Nenhum resultado encontrado

LEIA NESTA EDIÇÃO NEWS. marcondes mesqueu BLAS RIVERA. Caros tangueras tangueros. VIRALAPA News 10 de agosto de 2016 Pág 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEIA NESTA EDIÇÃO NEWS. marcondes mesqueu BLAS RIVERA. Caros tangueras tangueros. VIRALAPA News 10 de agosto de 2016 Pág 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NEWS

Edição 60 Ano V l 10 de agosto de 2016

Informativo de Dança exclusivo do IBT e Espaço VIRALAPA

M e n s a g e m d o E d i t o r

PERCY RODRIGUES

LEIA NESTA EDIÇÃO

2

Este Informativo é distribuído gratuitamente por meio eletrônico. Para recebê-lo, atualize seu-email na secretaria do Espaço VIRALAPA. Esta e todas as edições passadas podem ser acessadas

no www.tangoporsisolo.com.br ou www.viralapa.com.br

6 5

Caros

tangueras e

tangueros

ENTREVISTA

elza morei RA

Entrevista de Sandra Santos

PROSA

marcondes mesqueu

GLOSÁRIO

BLAS RIVERA

No último número do sexto ano da existência deste Informativo, temos a satisfação de publicar mais uma edição que, esperamos, seja do agra- do de todos os leitores.

A pedidos, reeditamos a entrevista de Sandra Santos com Elza Morei- ra, importante protagonista do am- biente de tango no Rio de Janeiro, com novas fotos da entrevistada.

Excepcionalmente, ausente nesta edição, Sandra Santos continuará a nos brindar com a cobertura das SegundAlternativas, que acontecem no Espaço Viralapa todas as últimas segundas-feiras do mês.

Com a habitual inspiração, Marcon- des Mesqueu extrapola o convencio- nal elaborando prosa com conteudo poético de Aldir Blanc e João Bosco.

Blas Rivera destelha seu denso ar- quivo, generosamente, comparti- lhando seu glosário de odes sobre o tema corazón.

PR

(2)

ELZA MOREIRA DE MELO, natural da cidade de Inhumas, Goiás, é gra- duada em Ciências Econô- micas, tem como atividade profissional a administra- ção de imóveis, em especial, apartamentos para tem- porada. Com o olhar de sua câmera, Elza Moreira registra os momentos do tango ocorridos no ambien- te das milongas do Rio de Janeiro e de Buenos Aires, eternizando seus protago- nistas, transformando o lú- dico em realidade

Texto: SANDRA SANTOS Fotos: MOMENTOS DE TANGO

Ela nos conta que sempre gostou de dança. “Cresci vendo minha irmã mais velha dançando com seu na- morado, treinando tango, e eu ficava fascinada pela dança. Quando ainda usava meias curtas, às vezes ia para a janela do clube na cidade de Inhumas, onde nasci, para ver o pessoal dançar.

E muitas vezes os amigos de minha irmã me levavam para dançar. Todos diziam que eu bailava bem. Aos 12 anos de idade um formando me con- vidou para bailar a valsa de formatura com ele. Era uma garotinha que ainda usava meias curtas bailando no meio de gente grande. Iniciei meu apren- dizado na dança de salão, fiz dança de ventre, dança cigana, mas o meu sonho era o Tango, porém não queria arriscar, pois o imaginava muito difí- cil aquele tango-show, onde se baila- va com par marcado. Quando entrei numa Milonga pela primeira vez, no aniversário do mestre Marcio Carrei- ro, com o qual estava iniciando o meu aprendizado do Tango, vi dançarinos

bailando trocando de pares, numa dança que não parecia muito com- plicada, fui desafiada a aprender depressa aquela dança para estar no meio daquelas pessoas tão in- teressantes. Foi aí o meu início

nessa trajetória no tango. Destaco aqui o meu primeiro professor, o grande mestre Márcio Carreiro, com ele aprendi os pri- meiros passos e muito sobre a história do tango, a musicalidade e muito mais. Foi em suas Milongas que comecei a bailar

ENTREVISTA Elza Moreira

“Passei a olhar o mundo e tudo que me rodeia com mais amor”

(3)

e foi onde fiz muitas amizades. Ela se lembra que era no Beco da Boemia onde ele organizava uma Milonga. E foi lá que comemorou o seu primeiro aniversário no Tango. Nesta noite era tanta alegria que ela fala que ficou “ex- tasiada em bailar com todos os dança- rinos. Que lindo e inesquecível presen- te!”

A paixão pelo tango foi crescendo.

Segundo Elza era “um mundo novo de magia e encantamento, e a cada evo- lução no tango era como um degrau ao céu. Queria aprender logo para bailar bem com todos os dançarinos.”

Nesta época nos conta que começou fazer aulas de tango “com a magnífica Neuza Abbes, na Academia do Mar- quinhos, onde treinava com o Mestre Osvaldo.”

Durante a sua trajetória, fez aulas com vários professores no Brasil. Se lem- bra de Marcos Cayres, André e Alice,

Valdeci de Sou- za, Paulo Araújo, Álvaro Reis, Bob Cunha, Joelson, Jorginho e outros mais. Atualmen- te faz aulas com dançarino Fernan- do Decampos.

Em Buenos Ai- res, frequentou as classes de grandes bailarinos porte- nhos. Se lembra do Adrian Vere- dice e Alejandra Hobert, Fernando Gracia, Rober- to Herrera, John Hernan, Aurora Lubiz, Osvaldo Soto, e muitos ou- tros. Elza afirma que sempre que pode não dispen- sa as oportunida- des para aprender um pouco mais.

“Cada um desses mestres contri- buíram, cada um com seu estilo, para a minha evolução e devo muito a todos eles. Todos são muito especiais.”

“Comecei a frequentar as práticas de Tango do mestre Paulo Araújo no Lu- gar Comum, onde pude desenvolver um pouquinho mais a minha dança.”

Depois de um tempo, “já me achava apta a frequentar o Café Xangô na Rua da Passagem, onde só frequenta- vam as “feras” do Tango. No início foi difícil bailar.”

Elza nos conta que “naquela época, para estar nas pistas, tinha que bailar muito bem, e eu era apenas uma prin- cipiante. Foi aí que comecei a fotogra- far as pessoas, para me distrair e aca- bou virando um hábito de colecionar fotos. Um dia, até Percy me disse que gostaria de saber o que eu faria com essas fotos. Logo depois, Ribamar Galiza me convidou para um projeto na internet, juntamente com Ângela

Vega, aí nasceu o primeiro blog Fotos de Tango Rio. Foi com Ribamar que aprendi os primeiros passos na inter- net.” Começou a postagem das fotos.

“Um ano depois, criei o site Mo- mentos de Tango, com ajuda de um megaweb, onde eu postava as fotos dos eventos de Tango. Mas eu queria mais... Queria um blog feito por mim.

Fui aprendendo os mecanismos para que eu pudesse divulgar os nossos en- contros tangueros, exaltando todo o glamour dos eventos do Tango.”

Com o entusiasmo que lhe é peculiar, Elza fala que sua trajetória no tango foi recheada de muito carinho, ami- zade, consideração, “sou muito pres- tigiada e incentivada por todos.” Com profunda emoção, ela fala: - “Foi atra- vés do Tango que encontrei o caminho para descobrir dentro de meu coração a extensão dos meus sentimentos. O que posso dizer é que percebi que o Tango fez de mim um ser humano mais feliz, com mais afeto, mais sen- timento e com uma capacidade maior de doar e dividir os meus momentos.

Foi a partir do momento que percebi isso, que o Tango passou a fazer parte de minha vida. Notei que comecei a amá-lo e esse sentimento despertou em mim a vontade de expandi-lo, fa- zê-lo atingir um maior número de pes- soas. Com esse espírito voltado para o Movimento Tanguístico tive um gran- de desejo de evoluir ainda mais, para ter a habilidade de mostrar ao mun- do os belos momentos que o Tango proporciona, dividindo com todos os sentimentos românticos e as emoções que o Tango inspira. Foi daí, a partir dessa paixão, que nasceu a ideia da criação do site Momentos de Tango.

Um projeto através do qual me man- tenho ligada ao mundo do Tango, com o intuito de fortalecer ainda mais esse Movimento, aumentando a integração de toda a Comunidade Tanguera. Faço isso porque, assim, vou transmitindo a todos a felicidade e a paixão que me arrebata. Através das imagens e semblantes captados pelas lentes nos olhares dos amantes do Tango vou ex- pandindo essa arte, que não é apenas uma dança apaixonante ou uma músi- ca envolvente, é também um estilo de

(4)

\Continuação da Pág 3

vida, uma magia. Faço isso para que outras pessoas possam conhecer a maravilha que é viver esses Momen- tos de Tango. Com esse trabalho ten- to alimentar essa paixão pelo Tango, cuja emoção ajuda a manter-me mais viva e a criar um elo mais forte e mais próximo com toda a comunidade.

Elza faz questão de nos contar que foram tantas as alegrias que o site Momentos de Tango proporcionou a ela, que é impossível mencionar tudo aqui. Pra vocês terem a ideia da importância, “foi através do site que surgiu a ideia da Caminhada do Tan- go, cujo evento levamos adiante e que foi um grande sucesso. A Caminhada do Tango, vocês se lembram? Foi um evento inédito, reuniu na Atlântica, orla de Copacabana-Rio de Janeiro um grande número de simpatizantes e amantes do Tango numa grande integração, alegria e divertimento.

Através desse site, surgiu um convi- te da Rede Globo, Programa de Ana Maria Braga, que fizeram uma repor- tagem na Prática de Tango Valdeci de Souza. A equipe deles visitou o site Momentos de Tango e me procurou para marcar um encontro para uma reportagem sobre o Tango. Outra coi- sa que quero contar, que acho rele- vante, é que o site Momentos de Tan- go foi vencedor pela segunda vez do concurso As SETE MARAVILHAS DA BLOGOSFERA, promovido por um Site Gaúcho, DADO.PAG, ago- ra detentor do Título de PRIMEIRA MARAVILHA DA WEB. O meu foi escolhido como primeiro lugar entre mais de 200 blogueiros e mais de 400 sites e blogs que votaram neste Por- tal. Foi uma surpresa emocionante, pois nem sabia que site Momentos de Tango estava entre os Sites indica- dos. É muito gratificante o reconhe- cimento, me senti honrada e presti- giada pelo meu trabalho. Momentos de Tango também realizou algumas Milongas com muito sucesso no ex- tinto Top Beer, Casa do Minho, e em alguns salões de festas. Tenho ricas vivências no mundo do Tango, desde que iniciei me dedico à divulgação e expansão dele através de meus sites,

blogs, vídeos, fotografias, a cada dia aprendo as artes virtuais.

Dedico-me ao Tango como divulga- dora participante e criadora do site Momentos de Tango. Dedico grande parte de meus momentos simples- mente por prazer, como se fosse um filho que necessita ser alimentado.

Vivendo todos esses momentos, fui aprendendo muitas coisas, estou co- nhecendo um universo de encantos e um mundo novo, que modificou mi- nha alma e minha maneira de viver.

Passei a olhar o mundo e tudo que me rodeia com mais amor. Com essa paixão e todas as experiências, duran- te esse tempo, fui me transformando em uma pessoa mais feliz. Conquistei amizades tanto aqui quanto nas belas viagens que fiz a Buenos Aires. Faço

isso a mais de 15 anos, viajo duas ve- zes por ano para o berço do tango para cada vez mais adquirir prática bailan- do nas milongas portenhas. Comemo- rei vários aniversários nas milongas de Buenos Aires, onde sempre fui muito bem recebida e prestigiada, inclusive sendo agraciada com um Diploma do Clube do Tango Argentino, em home- nagem ao site Momentos de Tango, numa comemoração de meu aniversá- rio na Milonga Sueño Porteño.”

SS

Contato

ELZA MOREIRA

momentosdetango@gmail.com

(5)

Marcondes Mesqueu

jornalistammmesqueu@gmail.com

Aldir Blanc e João Bosco resumiram o mais simples e complicado passo da dança da vida “ao som de um

bolero”, dizendo assim:

“Sentindo o frio Em minha alma

Te convidei prá dançar A tua voz me acalmava São dois prá lá

dois prá cá...”

Ruas, praças e univer- so se transformam em salão de festa. Encon- tros e desencontros, frutas da árvore do talvez te goste, talvez te encontre, talvez repulsa ou, quem sabe, talvez sorte. E a orquestra toca, porém o bêbado solitário bebe a última gota da cerveja que já acabou cantando a música que terminou, mas não se toca.

Os profetas Aldir Blanc e João Bosco, na voz de Elis Regina, me fizeram entender que na troca de suor do baile e na seção de Achados e Perdidos da gafieira tudo não passa de “dois prá lá / dois prá cá”

mm

Achados e Perdidos

(6)

CORAZÓN (…para amar)

(Alfabéticamente, por random, con sentido, sin sentido, al acaso, por rima, por temas, por el absurdo, a la suerte por nú- mero de letras, por rítmo, aleatoriamente, premeditado, por asociación libre, por sorteo, por apariencia, por sílabas, por

favor, por las dudas, etc.)

Batidas de corazón de Jesus Del sagrado corazón vagabundo

Meu corazón de león Ataque de corazón roto Lo digo de corazón de melón Te entrego el corazón gastado Le falla el corazón hecho pedazos

Me parte el corazón pirata Le explotó el corazón de Boca Directo al corazón de campeones

As de corazón hinchado Mi corazón de rey De mi corazón vos me engañaste

Boca corazón valiente Soplo de corazón partido Canta con el corazón de estudiante

Te extraño corazón americano Santísimo corazón contento Le arranco el corazón en llamas

Balazo en el corazón apretado Transplante de corazón solitario Le robó el corazón satánico Escuchame corazón en la boca

Perdoname corazón cansado Aguantá corazón latino En el corazón de la sandía Le tiembla el corazón que no siente

Secretos del corazón y mente Le arañaron el corazón de Manhatan

Se le vació el corazón arrítmico Clínica del corazón grabado Una llaga en el corazón de María 6 puñaladas en el corazón tatuado Se queja el corazón palpitando

Te maldigo corazón del barrio Lastima bandoneón, mi corazón de la manzana

Hace mal al corazón mi corazón Desde el fondo del corazón flojo Llora corazón resistiendo

Con un nudo en el corazón paró Oi corazón de gitano Llamados del corazón en otro lugar

Se lamenta el corazón latiendo Bombeando el corazón abençoado

Cerca del corazón a 1000

BR

blas rivera

blasrivera@blasrivera.com

Referências

Documentos relacionados

Chama- mos sua atenção para mais uma distinção entre os verbos latinos: o grupo formado pela primeira e pela segunda conjugação, e o grupo formado pela terceira e pela

Na dança de salão eu per- cebi que, quanto mais aulas eu fiz- esse, com diferentes professores, mais você aprendia.. Depois do André e Alice, e do Paulo Araujo, fiz

Control Positivo > Calibrador Cut-Off Las absorbancias para los Controles y Calibrador Cut-Off fueron obtenidas después de la diminución de la absorbancia del Blanco.. Caso

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos