• Nenhum resultado encontrado

Programa Bolsa Família, proteção social e políticas públicas: e garantia de direitos nos municípios baianos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Programa Bolsa Família, proteção social e políticas públicas: e garantia de direitos nos municípios baianos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Resum o: O objetivo deste artigo é apresentar

análise de dados coletados referentes ao acom-pan h am en t o e cu m pr im en t o das con di-cionalidades da educação, saúde e assistência social do Programa Bolsa Família (PBF) em 96 municípios baianos. Para uma melhor organiza-ção, definimos os municípios pelo elemento de proximidade territorial, estipulando como crité-rios de seleção os índices de condicionalidade inferiores a 0,6 – média adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) com o ideal para o Í ndice Gestão de Descentralização (I GD) através de questioná-rios semiestruturados respondidos por gestores do PBF e representantes das áreas investigadas, com o secretários, assistentes sociais, enfer-meiras, diretores e professores. Como ponto de partida para nosso estudo, fazemos o se-guinte questionamento: até que ponto o Pro-grama Bolsa Família como política pública prioriza a família como unidade de intervenção social tendo em vista a atuação do registro, oferta e envio de informações sobre os serviços da Edu-cação, Saúde e Assistência Social?

Pa la v r a s- ch a v e : Program a Bolsa Fam ília,

Polít icas Públicas, Prot eção Social.

Abst r a ct : The purpose of t his paper is t o present t he analysis of dat a collect ed for t he m onit or ing and com pliance w it h t he condit ions of educat ion, healt h and welfare of t he Bolsa Fam ilia Program ( PBF) in 96 m u n i ci p a l i t i e s i n Ba h i a . Fo r a b e t t e r or g an izat ion , w e set t h e m u n icip alit ies accor d in g t o t h eir t er r it or ial p r ox im it y, st ipulat ing crit eria for select ion as t he rat es of cross less t han 0.6 - Average adopt ed by the Ministry of Social Developm ent and Fight Against Hunger ( MDS) as ideal for t he I ndex Managem ent Decentralization (I GD) through sem i- structured questionnaires answered by m anagers of t he PBF and represent at ives of t he areas invest igat ed, such as secret aries, soci al w or k er s, n u r ses, p r i n ci p al s an d t eachers. As a st art ing point for our st udy we ask the following question: to what extent the Bolsa Fam ilia program as public policy prioritizes the fam ily as a social intervention aim ed at the actions of the registry, supply and transmission of information on the services of the Education, Health and Social Welfare?

Ke y w or ds: Bolsa Fam ília Program , Public

Policy, Social Prot ect ion.

Programa Bolsa Família, proteção social e políticas públicas:

condicionalidades e garantia de direitos nos municípios baianos

1

Bolsa Família

program, social welfare and public policy:

conditionality and guarantee of rights in the municipalities of Bahia

Programa

Bolsa Fam ília

, el bienestar social y políticas públicas:

la condicionalidad y la garantía de los derechos en los

municipios de Bahía

Programme Bolsa Fam ília, la protection sociale et les politiques

publiques: la conditionnalité et la garantie des droits dans les

municipalités de Bahia

Vanessa Ribeir o Sim on Cavalcant i2

I zabel Cr ist ina Fir m o Foglia3

(2)

I ntrodução

O Programa Bol-sa Família, implan-tado em outubro de 2003 e prom ulgado em 2004, através da criação da Lei nº 10.836 de 09 de j aneiro de 2004, pela atual gestão do presidente Luis I nácio Lula da Silva que tem por princípio norteador o com bate à fom e e à pobreza no país obtida através da unificação dos Pro-gram as de Garantia de Renda Mínim a (PGRM) – Bolsa Alim entação, Bolsa Escola e Progra-m a Auxílio-Gás coProgra-m a pretensão de uProgra-m a ges-t ão descenges-t ralizada, com desges-t aque para a intersetorialidade entre os entes federados e tendo, com o suporte, a participação com uni-tária e o controle social. I sto significa que o m odelo e os princípios que orientam o dese-nho desse program a referem -se a “ proteção contra riscos; com bate à m iséria; desenvol-vim ento de capacidades que possibilitem a superação das desigualdades e o exercício pleno da cidadania; redistribuição de rique-zas; etc”. ( I vo, 2004, p.57) .

As três dim ensões que pautam o program a estão articuladas de form a a que prom ovam o “ alívio im ediat o da pobreza” at ravés da t ransferência diret a da renda às fam ílias beneficiárias: reforcem ação dos direitos bá-sicos nas áreas da Saúde e Educação utili-zando as condicionalidades (ferram entas cria-das para controlar e “ garantir” o acesso aos serviços m édicos e a presença de crianças e adolescentes nas escolas), “ o que contribui para que as fam ílias consigam rom per o ciclo da pobreza entre gerações”. ( MDS, 2004) .

De fat o, a prim eira avaliação de âm bit o nacional que traça o perfil das fam ílias bene-ficiárias do PBF, realizada em m arço de 2007 e publicada em 21 de agost o de 2007 pelo Ministério do Desenvolvim ento Social e Com -bat e à Fom e ( MDS) , t raz um a fot ografia e não um diagnóstico de com o o program a está sendo desenvolvido e acom panhado nos m u-nicípios, haj a vist a as invest igações recen-t es sobre a recen-t em árecen-t ica nos m unicípios baianos ( Caldeira, 2008; Foglia, 2007) .

As condicionalidades criadas pelo Progra-m a Bolsa FaProgra-m ília visaProgra-m o acesso a direit os básicos das fam ílias, assum indo o papel de elem ento fundam ental para a inclusão social desses grupos at ravés da garant ia aos ser-viços de educação, saúde e assist ência

so-cial. As condicionalidades t êm com o prem is-sa a associação da t ransferência de renda diret a aos direit os sociais básicos, prom o-vendo e qualificando o acesso à educação e aos serviços básicos de saúde. Para t ant o, est ão focalizadas na fam ília e não apenas em alg u n s d e seu s m em b r os, seg u n d o norm ativa do ( MDS) .

O obj et ivo dest e t rabalho é analisar os dados colet ados por quest ionár ios sem iestruturados sobre os instrum entos de acom -panham ent o das condicionalidades do pro-gram a ( regist ro e envio de inform ações) em 96 m unicípios baianos que apresent aram , para o ano de 2006, o índice de avaliação inferior a 0,6, levant ando e ident ificando ações das gest ões locais que apont em se a polít ica est á cont ribuindo ou não para a grant ia de direit os das fam ílias e para a m a-nut enção da rede de prot eção social defini-da pelo governo federal.

Nos lim it es dest e art igo, nos propom os a responder duas quest ões cent rais: de que form a o conceito de fam ília determ inado pelo Program a Bolsa Fam ília, obj et o de nossa in-vest igação, responde às necessidades dos m odelos fam iliares nos m unicípios baianos t endo em vist a o obj et ivo dessa polít ica pú-blica? As gest ões locais do program a est ão priorizando as fam ílias com o unidade de in-t ervenção social considerando os m ecanis-m os de acoecanis-m panhaecanis-m ent o e fiscalização das condicionalidades da educação, saúde e as-sist ência social?

(3)

A relação entre a dim ensão

institucional e a reprodução

social das fam ílias

beneficiárias

Nessa perspect iva, a análise de Bourdieu ( 2001) que se debruça sobre a dim ensão social da fam ília aliada à reprodução social das classes pode auxiliar no ent endim ent o analít ico da dim ensão da reprodução. Sem dúvida, o aut or nos leva a pensar sobre a int erseção que há ent re a fam ília ( papel) cent ral e a est rat ificação social at ravés da const rução do habit us de classe e na m

u-dança de direção que os diferent es t ipos de capit al podem cont ribuir para a form ação de um a “ herança social, ou sej a, a t ransm issão da posição de classe dos pais aos filhos”, com o abor da a socióloga Nat h alie Reis I t aboraí ( 2005) em um art igo que versa so-bre a proteção social da fam ília brasileira con-tem porânea.

Dent ro do expost o, pode- se afirm ar que as t eorias sociais vêm encont rando na “ fa-m ília o cent ro do processo de reprodução social e, port ant o, um lugar decisivo para int ervir em realidades sociais indesej áveis, com o a pobreza e o baixo capit al hum ano”. Sobret udo, conclui I t aboraí, há um a focali-zação na “ reflexão sobre os dest inos das gerações fut uras, pensando a organização e os recursos fam iliares em suas conseqüên-cias para a socialização dos filhos”. ( I taboraí, 2005, p.02) .

Ao falarm os sobre o capit al cult ural, por exem plo, Carlos Hasenbalg advoga que o m esm o, m ensurado pelo grau de escolarida-de dos pais e escolarida-dem ais resiescolarida-dent es escolarida-de 15 anos ou m ais, é um com plicador fundam ental para com preenderm os a distribuição diferenciada dos recursos fam iliares na hierarquia social dos grupos, o que leva o aut or a concluir que “ fam ílias cuj os chefes são t rabalhado-res m anuais urbanos e rurais de cor pret a e parda cont am com sérias desvant agens na apropriação e acum ulação de recursos, con-figurando assim cont ext os m ais desfavorá-veis para a socialização das novas gerações”. ( Hasenbalg, 2003, p.81) .

Após quase cinco anos de im plantação, o Program a Bolsa Fam ília desde o ano de 2006 vem sofrendo pequenas alterações no que concerne aos valores dos benefícios recebi-dos pelas fam ílias que com põem o program a. Em relação às m udanças institucionais que dispõem sobre a política em si, identificam os no quadro histórico dois m arcos im portantes: a Medida Provisória nº 132, de 20 de outubro de 2003, que precede a Lei nº 10.836 de 2004 e a Medida Provisória nº 411 que vem a ser até então a últim a ação que antecede a criação da Lei atual nº 11.692 que dispõe sobre a inserção Program a Nacional de I nclu-são de Jovens - ProJovem , instituído pela Lei no 11.129, de 30 de j unho de 2005 e revo-gam alguns dispositivos da lei anterior.

Durant e o período com preendido ent re a prom ulgação da prim eira lei que regulam en-t ou a organização esen-t ruen-t ural, norm aen-t ivas e inst ruções, sobret udo no que diz respeit o à caract erização das sit uações de pobreza e extrem a pobreza no âm bito do Bolsa Fam ília, é possível const ruir um quadro de análises relacionado ao carát er principal do progra-m a, ou sej a, a sua propost a de inclusão so-cial e fazer algum as considerações sobre o âm bit o socioadm inist rat ivo nos m unicípios, ainda que diant e de t ais m odificações.

Lim ites do program a

encontrados pela literatura de

polít icas sociais

Algum as considerações críticas no m eio acadêm ico já questionam os cam inhos da po-lítica entre um projeto social ou de m arketing político (Moura, 2007), assim com o o enfoque nas condicionalidades do program a e no con-trole social questionando se o m esm o é um a “ nova institucionalidade no cam po da política social brasileira” (Senna et al, 2007). Entre-tanto, as produções ainda são restritas às pesquisas t eóricas, ident ificando- se ent ão um a lacuna na produção em pírica.

(4)

com o apont a I t aboraí, t ais relações “ não garant em um a redist ribuição equânim e de recursos, o que t orna fant asiosa a expres-são renda per capit a, acena para a necessi-dade de pensar a t ensão indivíduo - fam ília e o papel que o Est ado pode t er para asse-gurar o bem est ar individual e fam iliar ”. ( I taboraí, 2005, p.04) .

Ao lado de m acro- polít icas orient adas para o com bate à pobreza e à exclusão social, propuseram a im plantação de pro-gram as de geração ou com plem entação de em prego e renda e de um a rede de serviços com unitários, incluindo progra-m as de renda progra-m íniprogra-m a para as faprogra-m ílias carentes, com a condicionalidade da per-m anência de seus filhos na escola. Esse reconhecim ent o da cent ralidade da fa-m ília tornou-se praticafa-m ente consensual, apesar da absoluta insuficiência das po-líticas e dos program as sociais do país. (Carvalho & Alm eida, 2003, p.03).

O que querem os dest acar é que, diant e de t al sit uação, há um excesso de respon-sabilidades delegadas às fam ílias quando o Est ado e o m ercado não conseguem cont ro-lar socialm ent e os im pact os provocados por m udanças relat ivas ao t rabalho, à educa-ção, a saúde e a própria assist ência social traduzindo um a realidade perversa com o ca-ract eriza Ana Maria Goldani ( 2005, p.03) vi-vida pelo processo de “ passagem da m obi-lização de recursos da pobreza para a po-breza de recursos”, problem a identificado em pesquisas de âm bit o local sobre o em po-deram ent o das m ulheres beneficiárias e so-bre o controle social. (Caldeira, 2008; Foglia, 2007).

Fam ília, políticas públicas e

proteção social: breve revisão

t eórica

Os pesquisadores da Universidade Aut ô-nom a de Barcelona, Quim Brugué e Ricard Gom á (1998) desenvolvem um a reflexão so-bre as polít icas públicas locais e suas res-pect ivas agendas com plexas, respost as aos

elem ent os- chave para um debat e qualificado: a efet ivação de um a ofert a m ais com -plexa de polít icas, a adoção de novos ins-t rum enins-t os esins-t rains-t égicos e o em ergenins-t e nas-cim ent o de novos est ilos de governo.

Brugué e Gom á ( 1998, p.26) m ost ram de que form a o cam po t eórico dessas polít icas foi delineado a part ir da m et ade do século XX: “ por um lado, configurou- se um enfoque racional, prescrit ivo, com fort es t endências à form alização e de carát er dedut ivo”, des-crição do m odelo est adunidense. Por out ro, “ foi- se crist alizando um enfoque pós- racio-nal, crít ico, m enos m odelador e m uit o m ais indut ivo”. Est e segundo enfoque t em

cons-t ruído um quadro conceicons-t ual que perm icons-t a de m aneira crescent e análises acerca de ques-t ões cenques-t rais para a ciência políques-t ica ( esques-t ru-t ura de recursos, disru-t ribuição social de ga-nhadores e perdedores, relações de poder, hegem onias cult urais e sim bólicas) que se art iculam na avaliação dessas polít icas.

Tipologicam ent e, as polít icas são classifi-cadas de acordo com os seguint es m odelos: grupo t eórico que part ilham das ideias de Lowi: dist ribut ivas, reguladoras, redist ribu-t ivas e consribu-t iribu-t ucionais. O ouribu-t ro grupo é ca-r act eca-r izado poca-r m odelos dica-r ecionados ao cr escim ent o e ger ação de r iquezas e da redistribuição baseados no segundo enfoque descrit o acim a. ( Souza, 2006) .

Podem os ent ender nesse quadro delinea-do pelos program as sociais brasileiros que polít icas públicas são com o a ação do Est a-do, ou m elhor, o exercício de im plant ação de novos proj et os, sej a por m eio de program as ou ações volt adas para set ores e grupos det erm inados da sociedade. Devem os levar em conta, dentro dessa perspectiva, que não pode haver um a redução do Est ado à m era burocracia pública, aos seus organism os que seriam os responsáveis pela const rução e aplicação dessas polít icas. Pensam os ent ão que polít icas públicas são responsabilidades do Est ado e, dessa form a, um “ processo de t om ada de decisões que envolvem órgãos públicos e diferent es organism os e agent es da sociedade relacionados à polít ica im plan-t ada. Nesplan-t e senplan-t ido, políplan-t icas públicas não podem ser reduzidas a polít icas est at ais”. ( Höfling, 2001, p.31) .

(5)

pre-endidas com o inst rum ent os que avaliam a rede de prot eção social do Est ado, a princí-pio debruçadas no trabalho de redistribuição de serviços que beneficiem socialm ent e os suj eit os, dim inuindo as desigualdades pro-m ovidas pela econopro-m ia do país.

Nesse sent ido, as const ant es crít icas de-claradas ao Program a Bolsa Fam ília e ao pre-sident e Luís I nácio Lula da Silva1 acerca do

discurso elaborado por am bos sobre essa ins-t iins-t uição desperins-t am ains-t enção para o signifi-cado sim bólico dessa inst it uição à m edida em que, ao falarm os sobre fam ília, est am os diant e de um conceit o que assum e sent idos variáveis e com o t al possui diversos pont os de vist a, sej am eles cient íficos ou pert en-cent es ao senso com um .

Cam inhando pela t rilha dos t rabalhos sobre fam ília com o fator de proteção social lem -bram os que Goldani defende o “ reconheci-m ent o de que as fareconheci-m ílias se reconheci-m ant êreconheci-m coreconheci-m o im portante instituição form adora de valores, at it udes e padrões de condut a dos indivídu-os” e, com o t al, “ com um a im ensa flexibili-dade e capaciflexibili-dade de ger ar est r at égias adapt at ivas” com o um dos sent idos que de-senham a m esm a com o “ lócus” privilegiado para o apoio às polít icas públicas e progra-m as sociais. Dessa forprogra-m a, reafirprogra-m a-se a ideia da fam ília com o espaço prom ot or das rela-ções de gênero, da planificação do cont rat o social ent re as gerações, abrigando, con-form e a autora, a sua “im portância com o fon-t e de suporfon-t e m afon-t erial e afefon-t iva para seus m em bros”. (Goldani, 2002, pp.30-33).

Nessa m esm a linha de argum ent ação, as pesquisadoras Ana Roj as Acost a e Maria Am ália Faller Vit ale na apresent ação do livro

Fam ília: Laços, Redes e Polít icas Públicas

( 2005) , frut o de um sem inário com m esm o título realizado em São Paulo, no ano de 2002, m ost ram a ação do “ pensar e repensar” a fam ília com o um a “ exigência” social, vist o que a m esm a tem sido percebida com o “ base est r at égica par a a condução de polít icas públicas”, questão levantada por Goldani em t rabalho j á cit ado.

A tipologia construída por Thomas Humphrey Marshall (1967) acerca da garantia de direi-tos, que a organizou em blocos específicos, a citar, direitos civis (para o século XVI I I o au-tor aponta as liberdades individuais), políticos

(determ inados pela participação na esfera pú-blica, válida para o século XI X) e sociais (a segurança e o bem -estar tão desejado pelo século XX) seguem um a linha de argum enta-ção que, à exceenta-ção do “evolucionism o linear” – adjetivado de equivocado, inegavelm ente garante o lugar central para debaterm os a definição de cidadania e seu espaço no m un-do contem porâneo.

Para a sociedade m oderna, a t eoria de Marshall segue ideias at reladas à conform i-dade da polít ica e das necessii-dades sociais dos Est ados- nações, t endo com o est rut ura para sua legit im ação e norm alização, o apa-rat o est at al. A “ conquist a de direit os” em épocas que se debruçam sobre a lut a por post os de poder na esfera pública vem so-frendo m odificações frent e ao enfraqueci-m ent o do papel do Est ado coenfraqueci-m o garant ia de direit os, com o observa List z Vieira ( 2001) .

A fam ília, no ent ant o, não pode ser vist a apenas com o est rat égia dessas m et as. Nes-t e senNes-t ido, Nes-t em - se quesNes-t ionado se essas ini-ciat ivas são eficient ese eficazes para o for-t alecim enfor-t o das com pefor-t ências fam iliares, se respondem às necessidades das próprias fa-m ílias atendidas e se contribuefa-m para o pro-cesso de inclusão e prot eção social desses grupos. Por est as razões, as redes de socia-bilidade passam a ser cent rais no t rat o das polít icas sociais. ( Acost a & Vit ale, 2005) .

(6)

Program a Bolsa Fam ília nos

m unicípios baianos e a gestão

de cum prim ento e

acom panham ento das

condicionalidades

Para a et apa quant it at iva, t rabalhou- se com banco de dados – resultado da tabulação das inform ações colet adas por quest ionári-os e análise de docum ent ionári-os inst it ucionais disponibilizados pelo MDS e dem ais Minist é-rios da Educação ( ME) e Saúde ( hist órico do Í ndice de Gestão Descentralizada - I GD para as dim ensões avaliadas – educação, saúde e assist ência social) .

A prim eira etapa foi encarregada da reali-zação de Oficinas de I nst ância de Cont role Social com 387 m unicípios baianos e part ici-pação de m ais de seiscent os e cinquent a e oito ( 658) entre gestores m unicipais e socie-dade civil – onde verificam os os problem as m ais frequent es e os principais desafios do program a, em que pudem os traçar um m apa das questões essenciais que queríam os abor-dar com o desej o de conhecer e analisar a realidade relativa ao cum prim ento das condi-cionalidades em âm bito local, o que nos apon-t ou que m enos da m eapon-t ade dos m unicípios possui o Cent ro de Referência da Assist ên-cia Soên-cial ( CRAS) , o que t orna ainda m ais fraca a at uação desse set or nos m unicípios, j á que para receber alguns benefícios e pro-gram as sociais ofert ados por est es, devem est ar habilit ados nesse conselho, inclusive os próprios recursos do I GD que só é repas-sado àqueles nessa condição. Esse fat or foi um dos problem as que im pulsionaram a ela-boração dos inst rum ent os de pesquisa, es-t endidos às oues-t ras áreas.

Para a segunda et apa foram confeccio-nados questionários que abordaram questões que indicassem , ou não, se havia int erfe-rência sensível dos problem as de com unica-ção e organizaunica-ção social enfrent ados pelo PBF na ofert a, regist ro e envio de inform a-ções sobre os serviços prest ados às fam íli-as, conform e descrição abaixo:

1. Ações: Escola/ Fam ília/ Secret aria de Educação. Essa ação exist e no m u-nicípio?

• Frequência dos Alunos Beneficiários; • Pr een ch i m en t o d o s Rel at ó r i o s d e

Frequência Escolar;

• Recebim ent o dos Relat órios das Es-colas;

• Regist ro dessa Frequência;

• Com preensão dos Procedim ent os pela Secr et ar ia;

• Encam inham ent o dos relat órios para o Gest or;

• Encam inham ent o dos relat órios para o MEC/ CAI XA;

2. Essas ações são cum pridas pelo m u-nicípio ( Saúde) ?:

• Regist ro do Acom panham ent o às Fa-m ílias beneficiárias pelo PBF;

• Encam inham ent o dos Relat órios para o Gest or;

• Encam inham ent o dos Relat órios para o Sist em a de Vigilância Alim ent ar e Nut ricional ( SI SVAN) ;

3. Essas ações são realizadas pelo m u-nicípio ( Assist ência Social) ?

• Possui inst rum ent os para acom panhar as condicionalidades?

• Há algum plano de aplicação do I GD? • No Plano há int egração ent re a

As-sist ência Social e o PBF?

• O m unicípio t em o Cent ro de Refe-rência da Assist ência Social ( CRAS) ? • O Recurso do I GD é aplicado nas at

i-vidades do CRAS?

(7)

(segun-do fonte I BGE para o ano de 2004) de duzen-tas e trinta e três m il e oitocenduzen-tas (233.800) pessoas, com estim ativa de fam ílias pobres (perfil Bolsa Fam ília) de vinte e três m il, oito-cen t os e d ezesseis ( 2 3 . 8 1 6 ) e, p ar a o Cadastram ento Único, de trinta e um m il, no-vecentas e treze (31.913).

I lhéus assinou o term o de adesão em 07/ 10/ 2005 e está habilitado no CRAS, condição para que o m unicípio receba a política. As in-form ações fornecidas pelo MDS para o ano de 2007 traçam o seguinte perfil: até 28/ 02/ 2007, vinte e duas m il, cento e um a (22.101) fam íli-as foram cadíli-astradíli-as. Desse total, vinte e um m il, oitocentas e noventa e oito (21.898) pos-suem o perfil Cadastro Único, ou seja, renda per capita fam iliar até cento e setenta e cin-co reais (R$175,00).

Desse universo, vinte mil, novecentas e vin-te e duas fam ílias declararam renda per capita inferior até cento e vinte reais (R$ 120,00). Para a m esm a data, foram atualizados a partir de m arço de 2005, doze m il, trezentos e no-venta e um cadastros. Cadastros válidos so-m aso-m treze so-m il e oitocentos e oito, resultando em um índice de validade dos Cadastros igual a 0,43 e 0,98 para o índice de atualização de cadastro. Para a educação, o valor do índice é de 0,59 e para a saúde 0,29.

Depois de realizado o cálculo pelo MDS, o m unicípio de I lhéus apresenta para o m ês de m arço desse ano I GD equivalente a 0,58, va-lor abaixo da m édia estabelecida pelo progra-m a para uprogra-m a boa avaliação: 0,6. os recursos transferidos a gestão Bolsa Fam ília para a re-ferida data foi de vinte oito m il, duzentos e set ent a reais e sessent a e cinco cent avos (R$ 28.270, 65), sendo que o teto m áxim o que a gestão pode alcançar é o m ontante de sessenta m il e quarenta reais (R$ 60.040,00). Para atingir essa m eta, I lhéus precisa buscar a avaliação m áxim a do I GD, igual a 1,0. Com o ponto de partida para nosso estudo fazem os o seguinte questionam ento: até que ponto o Program a Bolsa Fam ília com o política pública prioriza a família como unidade de intervenção social tendo em vista a atuação do registro, oferta e envio de inform ações sobre os servi-ços na Educação, Saúde e Assistência Social dos m unicípios baianos avaliados?

Para nossas considerações, a prim eira área avaliada foi a educação, ou m elhor, ressaltan-do, a presença das crianças e adolescentes

nas escolas: há intersetorialidade, isto é, arti-culação entre a gestão PBF, escolas e Secre-tarias de Educação? 76,18% dos questionári-os mquestionári-ostram que a frequência escolar está sendo realizada; 75,38% preenchem os relatórios de frequência escolar; 72,76% afirm am que re-cebem das escolas os r elat ór ios com a frequência, enquanto 67,70% confirmam o re-gistro da mesma. Apenas 25,70% afirmam com-preender os procedimentos referentes aos itens anteriores. Do total, 38,76% encam inham os relatórios aos gestores do program a contra a declaração de envio de relatórios diretam ente ao MEC/ CAI XA de 75,21% .

Os dados aqui descritos possuem um a re-ferência numérica importante para colocarmos as im ediatas ponderações: apesar de superar em quase m ais de 70% as ações que form am o conj unt o da educação, as parcelas que correspondem à negativa das perguntas de-senham um quadro preocupante em relação à situação do acom panham ento da educação. Garantir a presença das crianças e adoles-centes nas escolas por um período do dia pode ser caracterizado com o prim eiro passo no pro-cesso de apro-cesso à educação dessas m eninas, m eninos e adolescentes. Todavia, esse ele-m ento não se caracteriza coele-m o ele-m etas no cur-to prazo e sim no longo prazo, haja vista a com plexidade do processo educacional. Signi-fica, portanto, que o programa não possui uma visão de futuro para que se interrom pa o ciclo intergeracional da pobreza, situação que con-firm a os problem as apontados pela prim eira etapa da nossa pesquisa.

Entretanto, percebem os que não há coe-rência entre as ações desenvolvidas pelas gestões, secretarias e escolas: se existe a garantia do controle sobre o cum prim ento do Í ndice da Condicionalidade da Educação (I CE), o m esm o não se pode dizer sobre a qualidade desses relatórios enviados ao MEC. Com o es-tão sendo preenchidos esses relatórios, se apenas um quarto (¼ ) dos m unicípios entre-vistados possuem inform ações e orientações corretas que formam o conhecimento ideal para essa atividade?

(8)

secre-tarias e escolas. Nesse caso, a gestão acaba por não ter acesso aos documentos antes do envio, impedindo uma possível avaliação e fis-calização de informações incorretas e um co-nhecimento do trabalho que está sendo de-senvolvido. Um número considerável de muni-cípios alega falta de funcionários e contribui-ção entre essas instituições, o que prejudica a intersetorialidade prevista pela política.

Para a saúde, encontram os um contexto que legitim a os índices para essa condicio-nalidade que não apresentou m elhorias entre o m ês de julho de 2006 e m arço de 2007. Som ente registram o acom panham ento reali-zado nos postos de saúde (PSFs) e outros pontos de atendim ento 58,96% dos entrevis-tados. Dessa parcela, apenas 6,37% apresen-tam os relatórios à gestão do program a e 78,52% enviam diretam ente ao Sistem a de Vigilância Alim entar e Nutricional (SI SVAN). Todavia, os índices nulos relacionados ao I CS (Í ndice Condicionalidade Saúde), ou seja, o não recebim ento do acom panham ento pelas equipes de saúde com o m ostram os dados do Ministério da Saúde alertam para um proble-m a: coproble-m o poderia ao proble-m enos garantir que as fam ílias estivessem recebendo serviços bási-cos com o pré-natal, vacinação, acom panha-m ento de peso e panha-m edida das crianças e orien-tações acerca do aleitam ento m aterno?

Porém , a situação da Assistência Social (A.S.) ofertada às fam ílias nesses m unicípios talvez seja o problem a m ais grave enfrentado pelo program a na atividade de priorizar esse grupo social com o unidade interventora da política. Devem os, antes de qualquer crítica, apontar que essa área é a única que não pos-sui valor num érico que participe e interfira di-retam ente no cálculo do I GD e, portanto, na avaliação do program a e das gestões locais. I sso significa que a Assistência Social possui um a função de suporte às ações com plem en-tares à saúde e à educação, para não esque-cerm os o CadÚnico. Só 6,38% do universo pesquisado possuem instrumentos para acom-panhar as condicionalidades.

Ressaltamos também, o fato de que em mui-tos casos, a Secretaria de Assistência Social é a responsável pela gestão do programa. 25,21% informam que possuem algum plano de aplica-ção do recurso repassado de acordo com os valores alcançados pelo IGD, o que traduz uma frágil atuação no que tange à proposta de apli-cação dos recursos disponibilizados pelo MDS à

melhoria da política através da promoção de programas complementares de geração de renda e de educação de jovens e adultos, símbolos da porta de saída do PBF, por exem plo. Desses 25,21% , somente 19,43% constroem ativida-des que integrem a A.S. e o PBF.

E, por fim , um núm ero gritante: só 3,24% das gestões PBF aplicavam para o período es-tudado os recursos do I GD nos planos de ação do CRAS. A partir desse quadro, percebem os que as ferramentas de controle social que com-põem o m ecanism o de gestão dos benefícios ainda precisam colocar as pedras ordenadas que form em a longa estrada da Bolsa Fam ília. Por trás desses índices estão os m esm os pro-blem as e desafios listados pelas oficinas que usam os com o am ostra na prim eira etapa da investigação. Falta de inform ações corretas, or ien t ações acer ca de pr ocedim en t os e norm ativas da política, a ausência de com uni-cação entre as instituições (MDS, CAI XA, MS, MEC, Gestões Municipais e Estaduais do PBF, sociedade civil e principalm ente as fam ílias beneficiárias). Contam os tam bém com a pre-cária estrutura ( com putadores, transporte, espaços físicos e internet) para não esque-cerm os o pouco contingente de profissionais ligados de form a direta ou indireta na oferta dos serviços básicos.

(9)

ACOSTA, Ana Rojas; VI TALE, Maria Amália Faller (Orgs.). Fam ília. Redes, Laços e Políticas Públicas.

São Paulo, Cortez, 2005.

BOURDIEU, Pierre. O poder sim bólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001.

BRUGUÉ, Quim; GOMÀ, Ricard. Las políticas públicas locales: agendas complejas, roles estratégicos y estilo relacional. I n: Gobiernos locales y políticas públicas. Bienest ar social, prom oción económ ica y território. Barcelona, Ariel, 1998. pp.25-38.

CALDEI RA, Bárbara Maria Santos. A dimensão do enfoque de gênero no Programa Bolsa Família: ranços e avanços na promoção do empoderamento das mulheres nos municípios baianos. In: Prêm io Construindo a I gualdade de Gênero. Redações e artigos científicos prem iados - 2008.

Brasília: Presidência da República, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2008. GOLDANI , Ana Maria. Família, gênero e políticas: famílias brasileiras nos anos 90 e seus desafios

como fator de proteção. Revista Brasileira de Estudos de População. São Paulo: Universidade

Estadual de Campinas, 2002.

______ Las famílias brasileñas y sus desafios como factor de protección al final del siglo XX. I n: GOMES, Cristina. Procesos sociales, pobración y fam ília: alternativas teóricas y em píricas en las investigaciones sobre la vida dom éstica. México, FLACSO, 2005.

HASENBALG, Carlos. A distribuição de recursos familiares. In: HASENBALG, Carlos & SILVA, Nelson do Valle. Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro, Topbooks,

2003.

HÖFLI NG, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cad. CEDES, Nov 2001, vol.21, no.

55, pp.30-41.

ITABORAÍ , Nathalie Reis. A proteção social da família brasileira contemporânea: reflexões sobre a dimensão simbólica das políticas públicas. Porto Alegre. In: Anais do Seminário Famílias e Políti-cas PúbliPolíti-cas - ABEP, 2005.

I VO, Anete B. L. A Reconversão do Social - dilemas da redistribuição no tratamento focalizado. São Paulo em Perspectiva.São Paulo, n. 18, v.2, 2004, p.57-67.

MARSHAL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de janeiro, Zahar, 1967.

MEDEI ROS, Marcelo, BRI TTO, Tatiana; SOARES, Fábio. Programas Focalizados de Transferência de Renda no Brasil: contribuições para o debate. Brasília: I PEA – Texto para Discussão, junho de

2007.

Minist ério da Saúde. “ I nform e Bolsa Fam ília na Saúde”. Março de 2006. disponível em < www.mds.gov.br>

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Lei 10.836, de 09 de janeiro de 2004”. Disponível através de < www.mds.gov.br>

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008. Disponível em < www.mds.gov.br>

MOURA, Paulo Gabriel Martins de. Bolsa Família: projeto social ou marketing político?. I n: Rev. Katálysis. Florianópolis v. 10 n. 1 p. 115-122 jan./ jun. 2007.

RITTEL, Horst; WEBBER, Melvin. Dilemas de una teoria general de planeación. In: VILLANUEVA, Luiz F. Problem as públicos y agenda de gobierno. México: Miguel Angel Porrua Editorial, 2000.

pp.161-188.

SENNA, Mônica de Castro Maia et al. Programa Bolsa Família: nova institucionalidade no campo da política social brasileira?. I n: Rev. Katálysis Florianópolis v. 10 n. 1 p. 86-94 jan./ jun. 2007.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. In: Sociologias. Porto Alegre, ano 8, nº

16, jul/ dez 2006, pp. 20-45.

(10)

Re su m é : Le but de ce docum ent est de

présent er des données recueillies pour le su i v i e t l e r e sp e ct d e s co n d i t i o n s d e l’éducat ion, la sant é et le bien- êt re de la

Bolsa Fam ilia ( PBF) dans 96 com m unes de la

province de Bahia. Pour le m eilleur organism e, nous avons m is les m unicipalités par l’élém ent de proxim it é t errit oriale, en précisant les crit ères de sélect ion que les t aux de croix ci- dessous 0,6 - Moy enne adopt é par le Ministère du développem ent social et de lutte cont re la faim ( MDS) com m e idéal pour la gest ion indicielle Décent ralisat ion ( I GD) par le biais de sem i- st ruct uré quest ionnaires rem plis par les gest ionnaires et les repré-sent ant s de la PBF enquêt e des dom aines t els que les secr ét air es, les t r av ailleur s sociaux, infirm ières, enseignant s et direc-t eurs. Com m e poindirec-t de dépardirec-t pour nodirec-t re ét ude nous nous la quest ion suivant e: dans quelle m esure la Bolsa Fam ília program e

com m e la priorité des politiques publiques de la fam ille com m e une int ervent ion sociale visant à les act ions du regist re, l’offre et la transm ission des inform ations sur les services de l’éducation, de la santé et de la protection sociale?

M ot s clé s: Program m e Bolsa Fam ília, La

polit ique publique, De la prot ect ion sociale.

Re su m e n : El obj et ivo de ese art ículo es

present ar análisis de dat os recolect ados re-ferentes al acom pañam iento y cum plim iento de las condicionalidades de la educación, salud y asist encia social del Program a Bolsa Fam ilia (PBF) en 96 m unicipalidades de Bahia.

Para una m ej or organización, definim os los m unicipios por el elem ent o de proxim idad t er r i t o r i al , el eg i n d o co m o cr i t er i o s d e selección los índices de condicionalidad in-fer ior es a 0 , 6 – m edia adopt ada por el Minist erio del Desarrollo Social y Com bat e el Ham bre ( MDS) com o ideal para el Í ndice Gest ión de Descent ralización ( I GD) a t ravés de cuestionarios sem i-estructurados respon-didos por gest ores del PBF y represent ant es de las áreas invest igadas, com o secret arios, asist ent es sociales, enferm eras, direct ores y profesores. Com o punt o de part ida para n u est r o est u d i o h a cem o s el si g u i en t e cuest ionam ient o: hast a que punt o el Pro-gram a Bolsa Fam ilia com o polít ica pública

prioriza la fam ilia com o unidad de intervención social con m iras a la act uación del regist ro, ofert a y envío de inform aciones sobre los servicios de la Educación, Salud y Asist encia Social?

Pa la br a s- cla v e : Program a Bolsa Fam ília,

Polít icas Públicas, Prot ección Social.

Not as

1 O pr esiden t e Lu la, assim m ais con h ecido en t r e a popu lação br asileir a, apoia seu discu r so polít ico n a definição de fam ília est abelecida pelo MDS que t r abalha com o m odelo nuclear de fam ília que pode adapt ar seu conceit o aos núcleos est endidos, ut ilizando os dem ais m odelos par a car act er izar quadr os fam iliares que event ualm ent e fuj am “ a norm alidade” brasileira o que cont raria, em part e, os est udos e t e o r i a s d e se n v o l v i d o s d e sd e a d é ca d a d e 1 9 8 0 e m â m b i t o n a ci o n a l , p o r e x e m p l o , o s m o d e l o s m onopar ent ais e as fam ílias chefiadas por m ulher es.

2 Hist or iador a, pós- dout or a pela Univer sidad de Salam anca- Espanha. Dout or a em Hist ór ia pela Univer sidad de León, m est re em Hist ória pela Pont ifícia Universidade Cat ólica de São Paulo PUC – SP. Professora e I n v est igadora n os Pr ogram as de Pós- Gradu ação, Mest r ado em Fam ília n a Sociedade Con t em por ân ea ( Univ er sidade Cat ólica do Salv ador ) e Mest r ado em Polít icas Públicas, Gest ão do Conhecim ent o e De-senv olvim ent o Regional ( Universidade do Est ado da Bahia- UNEB) . E- m ail: vanessa.cav alcant i@uol.com .br. 3 Socióloga, m est re em Fam ília na Sociedade Cont em porânea ( Universidade Cat ólica do Salvador) . Diret ora de I nclusão e Prom oção Social da Secret aria Municipal de Assist ência Social de Alagoinhas – BA. Em ail: cr ist inaffoglia@t er ra. com . br.

4 Hist oriadora, m est randa em Polít icas Públicas, Gest ão do Conhecim ent o e Desenvolvim ent o Regional ( Uni-v er sidade do Est ado da Bahia- UNEB) . E- m ail: bar baracaldeira@yahoo. com . br.

VI EI RA, L. Os ar gonaut as da cidadania: a sociedade civil na globalização. Rio de Janeiro:

Record, 2001.

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

mais generalistas. Constatei que, sendo a Medicina Geral e Familiar o pilar da prestação de cuidados primários de saúde, engloba uma enorme abrangência de abordagens, que vão desde

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Art. Os produtos e substâncias permitidos para o uso na sanitização de instalações e equipamentos utilizados na aquicultura orgânica constam do disposto no Anexo II desta