• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA REFAZ BARRAGEM QUE ÁGUA LEVOU Técnicos da Prefeitura não encontram explicações, da Sabesp se negam a comentar o caso, mas engenheiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA REFAZ BARRAGEM QUE ÁGUA LEVOU Técnicos da Prefeitura não encontram explicações, da Sabesp se negam a comentar o caso, mas engenheiros"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA REFAZ

BARRAGEM QUE ÁGUA LEVOU

T

écnicos da

P

refeiTura não enconTramexPlicações

,

da

s

abesP senegam acomenTar ocaso

,

mas engenheiros

dizemque o verTedouro foimal dimensionado

,

deveriaPermiTir a saídada mesmaquanTidadede águaque a barragemrecebia

,

manTendo

-

a esTável

. o

brasProsseguem nessefimdesemana enão há

Previsão dequandoo abasTecimenTo seránormalizado

. l

eia na Página

11.

A barragem rompeu no lado oposto ao vertedouro, no ponto onde a contenção era mais baixa.

MÉDICO DE IGARATÁ USA

INTERNET

PARA RECEITAR

TRABALHADORES FICAM

SEM TRANSPORTE

Pai foi a Tribuna da Câmara denunciar caso ocorrido no Posto de Saúde de Igaratá e diz que médico sequer tocou no paciente. Leia na página 8.

Redução nas linhas e horários de ônibus em Igaratá prejudica trabalhadores que necessitam do transporte coletivo para irem de casa ao trabalho e vice versa. Leia na página 06

SITE DE O OUVIDOR

SUPERA AS EXPECTATIVAS

Atualizado diariamente, o site do jornal O Ou-vidor tornou-se uma referencia de noticiário regional. Acesse: www.jornalouvidor.com.br LANÇAMENTO – Haverá hoje, no

Santa Isabel Esporte Clube (SIEC), às 19h, o lançamento das candidaturas de Márcio Alvino para Dep. Federal e André do Prado para Dep. Estadual, ambos do Partido da República. FESTA - Amanhã, dia 07, tem fes-ta no Bairro Alto, em Igaratá, no Sítio do Zé Cunha na Igreja de Nossa Senhora do Livramento. Às 9h café com pão; 11h missa e pro-cissão; às 12h almoço com barrea-do; 13h30 Cavalhada; 15h leilão de prendas e show com Vitor Viola e Vinícius. Participe!

ECONOMIA - A partir da próxima segunda-feira, o Sebrae-SP em Gua-rulhos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arujá, realiza a IV Semana do Em-preendedor de Arujá, com atendimen-tos, palestras, talk show e fórum vol-tados aos empreendedores da região. Info.: (11) 4655-4500.

FESTA 2 – Nos próximos dias 13 e 14, no Bairro Parque Rodrigo Barre-to, em Arujá, acontece a II Festa Nor-destina promovida pela secretaria de Cultura e Turismo. Haverá shows gratuitos do Trio Lazer do Forró e da banda Bonde do Renan. Info.: 11 4652-1623.

SERTANEJO - Entre os dias 19 e 21 de setembro, acontece o “II Festival de Música Sertaneja Raiz” de Igaratá, na Praça 30 de Dezembro.

(2)

VEZ DO

(E)LEITOR

Um eleitor isabelense que se identifica como W.L.(*) é um

contumaz acompanhante das sessões da Câmara Municipal. Nas

últimas semanas não resistiu às cenas que viu e decidiu entregar a

O Ouvidor suas observações. Diz ele:

“No tocante à sessão que tratou do empréstimo do BNDES, o

vereador José Alencar, que votou a favor do empréstimo, fez

algumas considerações sobre a sua vida empresarial. Contou que

possuía duas empresas de paisagismo em Arujá e depois de ter

adquirido oito caminhões, uma Kombi e uma saveiro com

em-préstimo pelo BNDES conseguiu expandir as empresas e está

atendendo a 22 municípios.

Gostaria que ele respondesse como consegue fazer isso

tendo apenas um empregado registrado como vendedor? Será

que ele terceiriza a mão de obra, como quer fazer com a

cole-ta de lixo? Outro ponto é que ele, como vereador de Sancole-ta

Isabel que luta pela cidade, por que não tem instaladas as suas

empresas nesta cidade?

Na última sessão o mesmo vereador parabenizou o prefeito e

alguns secretários, entre eles o da Secretaria de Turismo, pela

ati-tude de terem aberto mão de seus salários como Secretários e

fica-rem apenas como diretores. Me causa estranheza é que só agora

em que ele deixou de ser Secretário em razão de ter sido

condena-do por improbidade administrativa, vem a público dizer que é

con-tra o Município ter 15 Secretarias.

Nessa situação ficou claro que foi um remanejo político, pois o

Zico tendo sido nomeado Secretário de Serviços, entregou a sua

cadeira na Câmara a José Alencar. E nem se diga que ele foi eleito

pelo povo, pois se o fosse teria assumido o cargo desde o início e

não agora na condição de suplente.

No caso da terceirização da coleta de lixo acho um absurdo,

pois uma empresa só entra em um negócio para ter lucro. Por que

esse lucro não pode ficar com o município? A terceirização

acar-retará a demissão de funcionários que se encontram atualmente

empregados trazendo, ainda, empresas e funcionários de outros

municípios, o que ocasionará mais desemprego na nossa cidade.

Outro ponto que ele sempre rebate nas sessões é sobre a

cor-rupção que existe nas Secretarias do Município. Ora, quem é ele

para falar em corrupção, pois foi condenado juntamente com os

vereadores Jamir e Maurício Platz, por improbidade

administrati-va em sentença proferida por um colegiado com voto unânime. Ou

seja: nas próximas eleições os três estarão fora.

Gostaria que essas considerações fossem colocadas a público e

mais, se possível, fossem levadas para a sessão da Câmara para

que o vereador José Alencar se explique”.

NR: A redação se reserva o direito de não informar a

identida-de do leitor.

CONTADOR - A Prefeitura de Igaratá contratou um contador para assinar algumas alterações em estatutos de APM (Associação de Pais e Mestres) de algumas escolas municipais. Como compa-nheirismo começa em casa, o Prefeito pagou e muito bem por sinal para o seu próprio genro rea-lizar o serviço. É o malfadado nepotismo na maior cara de pau!

CONTADOR 2 - Detalhe a contratação do genro do Prefeito foi direta, sem licitação nem nada. Tudo na base da camaradagem, mesmo contra-riando todas as regras que condenam o nepotismo no serviço público. O nepotismo é a prática de contratações de parentes do membro do Poder para empregos temporários, cargos comissiona-dos, função gratificada ou até mesmo prestação de serviços, como no caso, apenas por causa do laço de parentesco.

TRANSPARÊNCIA - Sinal de que a Prefeitura é para o povo (povo lá de casa). Todas estas infor-mações estão disponíveis no Portal do Cidadão do Tribunal de Contas.

TRANSPORTE - Agora é oficial: a empresa que já fazia o transporte de alunos da rede pública em kombis e vans assumiu o transporte coletivo de Igaratá no lugar da Transcooper (Ponthal) . O contrato com foi extinto de comum acordo e um contrato emergencial foi assinado com a outra empresa, cuja representação é feita pelo ex-chefe de transportes da Prefeitura, o Élcio.

TRANSPORTE 2 - O fato é o seguinte: a própria Prefeitura terminou um contrato e depois com a justificativa de que o contrato anterior já não exis-tia, celebrou um novo sem licitação. Isto é a fa-mosa emergência fabricada, ou para melhor en-tendimento, uma espécie de fraude. É bom a Câmara ficar de olho, se bem que tem vereador da situação que insiste em ser cego.

TRANSPORTE 3 - Sobre a nova empresa que prestará o serviço de transporte coletivo também pe-sam muitas dúvidas. Uma delas é que para realizar o serviço de transporte de alunos em kombis e vans, nenhum veículo pertence à empresa, que simples-mente subcontrata todos os perueiros e seus respec-tivos veículos, que já trabalhavam anteriormente no serviço. Só entrou no negócio com o nome! CONCURSO - Eleitores mais desinformados es-palham que vão votar em determinado candidato a deputado em troca da promessa feita por alguns de que seriam “encaixados no próximo concur-so”. O discurso não é novo, aliás bem batido. O que assusta é ainda ter espertalhão ou melhor ban-dido que apregoa este tipo de sacanagem e o que é pior, que ainda haja eleitor trouxa que acredite neste tipo de enganação.

COBRANÇA - A Prefeitura de Igaratá pretende negativar, ou “deixar sujo” o nome de

contribuin-tes que não pagarem em dias os seus tributos. Para cobrar a ordem é rugir como um verdadeiro leão. Pena que para prestar um serviço público de quali-dade está mais para gatinho recém nascido miando. SAMU – Das três Ambulâncias do SAMU (Servi-ço de Atendimento Médico de Urgência) existen-tes em Santa Isabel, apenas uma está em funcio-namento. É falta de pessoal. A Prefeitura se recusa a contratar auxiliares para substituir os que pedi-ram demissão depois do corte das horas extras. AMBULÂNCIA – Apenas uma ambulância está permanecendo de plantão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) assim mesmo somente de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana não tem plantão de ambulância. É o corte das horas extras. ÁGUA - Na Vila Guilherme os moradores fica-ram sem água durante quase todo mês de agosto. Agora estão recebendo as contas: em geral mais altas do que as do mês de julho. Dá para entender? ENTULHO – Ao sair da prefeitura na noite de segunda-feira passada o Padre Gabriel Bina cru-zou com uma caminhonete carregada de entulho trafegando em direção à zona rural do município. Não teve dúvida, com seu carro passou a seguir a caminhonete. Seguiu até que o veículo com carga irregular percebeu e acelerou, distanciando-se de seu seguidor. O Prefeito sequer teve tempo de anotar a placa do infrator.

DISPUTA – Depois que o nível do Jaguari se es-tabilizou no enrocamento, dando a impressão de que o problema da água estava equacionado em Santa Isabel, o diretor de trânsito Paulo Maduro pediu demissão da Prefeitura, irritado com o re-pentino sucesso alcançado por outros funcioná-rios que se arvoraram em dizer terem sido os au-tores da obra.

DISPUTA 2 – Agora que o enrocamento rompeu com o peso das águas nenhum quer assumir a res-ponsabilidade. A esse respeito diz o secretário de serviços, Zico: “Estamos mandando água para o Rio de Janeiro, agora mandamos pedra, manda-mos os aguapés, o mau cheiro e vamanda-mos continuar mandando até esgoto”.

TRANSBORDO – A mesma disputa de poder e vaidade é que está atrapalhando o funcionamento do transbordo do lixo. Há 60 dias, para que a con-clusão dos trabalhos fosse mais rápida decidiu-se improvisar a plataforma de operação com toras de eucaliptos. Inúmeras árvores foram sacrificadas até que se decidiu fazer a obra com blocos de con-creto, que exigiria apenas 21 dias de trabalho. Passados dois meses discute-se ainda se a obra deve ser feita de concreto e ferragens, o que exigi-rá pelo menos mais três meses.

ACIDENTE – Na última terça-feira um funcio-nário do setor de coleta de lixo teve o pé esma-gado pela prensa do caminhão coletor. Atendi-do na Upa e removiAtendi-do para a Santa Casa foi operado e o quadro clínico é estável. Segundo se comenta no setor, em nenhum momento o pessoal da CIPA (Comissão Interna de Preven-ção de Acidentes) apareceu.

(3)
(4)

4

Fala Sério

Paulo Sérgio Berto

EDITAL DE PROCLAMAS

Olavo Pires de Camargo Filho, Oficial. Registrador do Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito sede do

mu-nicípio e comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

APARECIDO ANTONIO DE MORAIS E DE MA-RIA APARECIDA DA COSTA, ambos brasileiros, ele divorciado, natural de Arujá – SP, filho de Manoel Anto-nio de Morais e de Maria Benedita de Morais, e ela sol-teira, natural de Mogi das Cruzes – SP, filha de José da Costa Filho e de Maria Laureana Lucia, residentes e domiciliados nesta cidade à Washington Luiz, nº523 – Bairro Vila Guilherme

FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES FERREIRA e GLASIELI GOMES DE CAMPOS, ambos brasileiros, divorciados, ele natural de Goiânia – GO, filho de João Ro-drigues Ferreira e de Luiza Maria de Jesus Ferreira, e ela natural de Rolim de Moura – RO, filha de Pedro Gomes de Campos e de Amélia Máximo Mesquita de Campos, resi-dentes e domiciliados nesta cidade à Rua Hiroshima, nº64 – Bairro Vila Guilherme

DORIVAL JOSÉ DE ANDRADE e MARIA LUCIA FERNANDES, ambos brasileiros, naturais desta cidade, ele solteiro, filho de José Andrade Filho e de Teresinha Silvestre Andrade, e ela divorciada, filha de José Fernan-des e de Aurora Maria de Paula FernanFernan-des, residentes e domiciliados nesta cidade à Rua Barão do Rio Branco, nº39 – Bairro Cruzeiro

OSWALDO GONÇALVES MACHADO JUNIOR e SIRLENE DOS SANTOS SOUZA, ambos brasileiros, ele solteiro, natural de Guarulhos – SP, filho de Oswaldo Gonçalves Machado e de Anna Thereza Vieira Machado, e ela divorciada, natural desta cidade, filha de Olídio Teodo-ro de Souza e de Anedina Pereira dos Santos Souza, resi-dentes e domiciliados nesta cidade à Rua Ismael Correa, nº83 – Bairro Jardim Eldorado

VLADEMIR FERNANDES BARBOSA e ROSEANE LÚCIA DA SILVA, ambos brasileiros, divorciados, na-turais desta cidade, ele filho de Manoel Benedito Barbosa e de Alice Fernandes Barbosa, residente e domiciliado nesta cidade à Rua Sebastião Claudiano, nº573 – Bairro Vila Nova, e ela filha de Sebastião Alves da Silva e de Marta Vera Lúcia da Silva, residente e domiciliada nesta cidade à Rua Ademar de Barros, nº270 – Bairro Jardim Monte Serrat

LINDOMAR SILVA DE LIMA e KÉTERLY DE OLIVEIRA, ambos brasileiros, solteiros, naturais des-ta cidade, ele filho de Sebastião Vito de Lima e de Elza

Maria Silva de Lima, e ela filha de Benedito Carlos de Oliveira e de Dirce da Silva Oliveira, residentes e do-miciliados nesta cidade à Rua Augusto Corrêa Leite, nº277 – Bairro Vila Guilherme

RICARDO JOSÉ DOS SANTOS e AMANDA ALVA-RENGA VASCOCELOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de João Roberto dos Santos e de Sônia Maria dos Santos, e ela natural de Suzano – SP, filha de Uzi Samuel Vasconcelos e de Silvana Theodoro Alvarenga, residentes e domiciliados nesta cidade à Rua Ulisses Guimarães, nº49 – Bairro Jardim Eldorado TIAGO DE OLIVEIRA e ALINE DOS OUROS, am-bos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Antonio de Oliveira e de Brasília de Morais Oliveira, e ela natural de Caraguatatuba – SP, filha e Albino An-tonio dos Ouros e de Rosa Barbosa dos Ouros, residen-tes e domiciliados nesta cidade à Rua Ariovaldo Saul, nº187 – Bairro Monte Serrat

VANDERLEI CARDOSO e ANA ROSA ALVES, am-bos brasileiros, ele divorciado, natural desta cidade, filho de Manoel Cardoso e de Benedita Maria Cardoso, residen-te e domiciliado nesta cidade à Avenida Brasil, nº1027 – Bairro Cruzeiro, e ela solteira, natural de São Paulo – SP, filha de Jorge Alves e de Lindalva de Jesus Alves, residen-te e domiciliada nesta cidade à Avenida Brasil, nº1237 – Bairro Cruzeiro

LUIZ FERNANDO DE SIQUEIRA e PRISCILA FER-NANDES HONORATO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá – SP, filho de Vicente Lopes de Siqueira e de Maria de Lourdes Corrêa de Siqueira, residente e do-miciliado nesta cidade à Rua Mario Mendes de Camargo, nº78 – Bairro Centro, e ela natural desta cidade, filha de Antonio Honorato Rodrigues e de Gilda Aparecida Fer-nandes Honorato, residente e domiciliada nesta cidade à Rua Washington Luiz, nº623 – Bairro Vila Guilherme LUCAS DA SILVA LELIS e TAYNÁ SANTOS DE SOUZA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Paulo – SP, filho de Rosinaldo do Nascimento Lelis e de Marinalva Maria da Silva, e ela natural de Mogi das Cruzes – SP, filha de Lourival de Souza e de Benedita dos Santos Benedito, residentes e domiciliados nesta cidade à Rua Estrada Municipal João Beneton, km 65 – Bairro Pouso Alegre

NEIDE DOS SANTOS TINAJERO, 73 anos, morava no Bairro Pouso Alegre

ALZIRA GOMES PRIANTI, 86 anos, morava no Bairro Cruzeiro GERALDO DE SOUZA FERNANDES, 72 anos, mora-va no Bairro Parque Santa Tereza

PEDRA DE ANDRADE RODRIGUES, 81 anos, mora-va no Bairro Cruzeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL

Comunicado Saúde

A Presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel, Dra. Michele Valmir dos Santos, con-vida as pessoas interessadas para participarem da 175ª Reunião Ordinária que acontecerá no próximo dia 12 de setembro de 2014, sexta-feira, à 9h, nas dependências do Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Guilherme Alfieri, nº. 332, Parque São Benedito, neste município.

AVISO DE LICITAÇÕES NA MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL:

A Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, torna público que se acham abertas lici-tações que serão realizadas na Sala de Reunião de Licilici-tações, situada na Av. da República, 530 - 3º andar - Centro, neste Município, conforme segue:

PREGÃO PRESENCIAL nº 73/2014, cujo objeto é registro de preço para aquisição de C.B.U.Q.,

com encerramento para entrega de envelopes no dia 24/09/14 às 14 horas.

PREGÃO PRESENCIAL nº 74/2014, cujo objeto é registro de preços para aquisição de piso de

concreto intertravado, com encerramento para entrega de envelopes no dia 25/09/14 às 09 horas. Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Licitação, das 8 às 17 horas, ou através do tele-fone (11) 4656-8772,sendo R$ 5,00 o custo de cada edital, disponível no Setor de Protocolo, situado no mesmo endereço, térreo, ou gratuitamente no site oficial da Prefeitura no endereço eletrônico: www.san-taisabel.sp.gov.br.

AVISO DE LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO:

A Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, torna público que se acham abertas lici-tações que será realizada no endereço eletrônico: www.bll.org.br, conforme segue:

PREGÃO ELETRÕNICO nº 33/2014, cujo objeto é registro de preço para aquisição de papel sulfite

e material de papelaria. Data de abertura da sessão: dia 22/09/14 às 9 horas.

PREGÃO ELETRÕNICO nº 34/2014, cujo objeto é registro de preço para aquisição de material de

limpeza e descartáveis. Data de abertura da sessão: dia 22/09/14 às 14 horas.

PREGÃO ELETRÕNICO nº 35/2014, cujo objeto é registro de preço para aquisição de sapato de

segurança. Data de abertura da sessão: dia 23/09/14 às 9 horas.

PREGÃO ELETRÕNICO nº 36/2014, cujo objeto é registro de preço para aquisição de refil para

bebedouro. Data de abertura da sessão: dia 23/09/14 às 14 horas.

PREGÃO ELETRÕNICO nº 37/2014, cujo objeto é registro de preço para aquisição de inseticidas

diversos e raticidas. Data de abertura da sessão: dia 24/09/14 às 9 horas.

Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Licitação, das 8 às 17 horas, ou através do tele-fone (11) 4656-8772,sendo R$ 5,00 o custo do edital, disponível no Setor de Protocolo, situado no Setor de Protocolo desta Prefeitura, ou gratuitamente no site oficial da Prefeitura no endereço eletrônico: www. santaisabel.sp.gov.br ou no site: www.bll.org.br

Érica Alcantara

EDUCAÇÃO INTEGRAL

“Na semana passada

participei de uma reunião

na escola e fui informado

que meu filho não vai mais

poder estudar em período

integral, pois a secretaria de

Educação de Santa Isabel

decidiu fechar algumas

tur-mas de período integral

para abrir mais vagas de

meio período. Disseram

que é para atender a um

acordo feito com a justiça”,

relata o pai José Maria,

acrescentando: “Como eu e

minha esposa vamos

traba-lhar se não temos com

quem deixar nosso filho no

meio da tarde?”, questiona.

A secretaria de

Educa-ção não confirma o número

de vagas que será fechada a

partir do ano que vem,

des-taca que vários municípios

já deixaram de atender pré

de período integral e

infor-ma que estuda uinfor-ma nova

organização dos espaços e

da demanda da Educação

Infantil. “Nosso objetivo é

atender mais vagas de

cre-che (0 a 3 anos) em período

integral, sem deixar de

cumprir o atendimento de

pré-escola (nível I e II) em

período parcial”, explica.

A secretaria de Educação

Yone Simões afirma que o

município assumiu o

com-promisso em Termo de

Ajus-te de Conduta (TAC) de criar

150 novas vagas, mas

so-mente em 2013 abriu mais

256 vagas e em 2014 mais

314, já com a previsão para

aumentar ainda mais o

nú-mero de vagas em 2015.

“Quero deixar claro que mais

crianças serão atendidas em

2015 sem deixar de cumprir

o que é obrigatório para o

município”, destaca Yone.

Mais educação

Esta semana, na Emef.

Teiji Kita, a secretaria de

Educação Yone Simões e o

prefeito Padre Gabriel Bina

acompanharam as

apresen-tações de judô, teatro,

dan-ça e circo realizadas pelos

estudantes e monitores do

projeto “Mais Educação”.

“Através deste

progra-ma do Governo Federal as

crianças permanecem na

escola em período

inte-gral, além do reforço, elas

participam de atividades

que auxiliam no

desen-volvimento infantil”,

ex-plica Yone,

acrescentan-do: “Os estudantes já

tiveram um aumento

sig-nificativo no rendimento

das disciplinas inclusas

na grade curricular”.

TEIMOSIA –O pre-feito foi avisado que a criação das 4 secreta-rias, os cargos de con-fiança e os gastos ex-cessivos iriam quebrar os cofres da prefeitura devido a previsão de queda de arrecadação, inclusive do FPM (fundo de participação dos municípios). Mas sua teimosia e desconheci-mento na administração pública falaram mais alto, colocando como cúmplice nessa irres-ponsabilidade a Câmara municipal que deu carta branca ao prefeito, quando deveria ter impedido de fazê-lo.

TEIMOSIA II – Essa conduta do prefeito em gastar milhões com nada apenas mostrou a sua incompetência administrativa, desmo-ralizou os seus fiéis soldados e mostrou como não se deve administrar uma cidade, fazendo com que as pessoas se arrependam e reconhe-çam quem realmente deveria estar adminis-trando o município, ou seja: cada um no seu quadrado.

MILHÕES DE PREJUIZO – Em um ano de novas secretarias foram gastos mais de 1 milhão de reais, sem nenhuma obra para San-ta Isabel, milhões foram jogados ao lixo, o pior de tudo é saber que a cidade necessita de creches, quadras poliesportivas, áreas de la-zer em diversos bairros, coleta de lixo, trans-porte público entre outras necessidadesbási-cas que não estão sendo atendidas, como óleo diesel para abastecer máquinas e caminhões.

O que temos hoje é um prefeito perdido sem equipe competente e uma população esperan-çosa na incerteza de uma mudança.

TRANSPORTE – O Transporte municipal nunca foi tão ruim como nos dias de hoje, so-mente quem usa sabe do que estou falando, moradores da zona rural com horários reduzi-dos. Em outros bairros foram tiradas as linhas forçando adultos e crianças a andar quilôme-tros a pé e sem providencias nenhuma até ao momento. A empresa responsável vem agindo como quer e o prefeito assiste tudo isso no seu luxuoso veiculo. Fala sério !

VICE – A exoneração do Vice Prefeito da Se-cretaria de Promoção Social é a maior prova de que o Prefeito Padre não quer mesmo o seu Vice dentro do Governo. Queiram ou não, a única Secretaria que não estava dando dor de cabeça era exatamente essa. Soldados do Pas-tor David estão indignados e se sentindo traí-dos pelo Prefeito.

FALSOS- A prova do desespero e da falta de coragem de encarar os problemas da cidade de frente, é a ordem dada pelo líder do governo, vereador Alencar, de criar Fakes (perfil falso) nas redes sociais para rebater as críticas que o governo vem sofrendo. Não seria mais fácil as-sumir e admitir que a coisa tá feia ? Fala sério ! SOLUÇÃO- Como a prefeitura está sem di-nheiro e a cobrança por parte dos pais para conseguirem vagas nas creches está crescen-do, o prefeito achou a saída para esse proble-ma. A partir do ano que vem as crianças fica-rão somente meio período nas creches duplicando assim o número de vagas, só se esqueceu que os pais não trabalham meio pe-ríodo e que teremos mais crianças nas ruas aprendendo o que não presta.

(5)
(6)

6

Érica Alcantara

TRANSPORTE VIRA TRANSTORNO

Esta semana os usuários de

transporte público em Igaratá

so-freram a tensão de não saber se

conseguiriam chegar a seus

traba-lhos ou a seus lares pela falta de

informações. “É muito difícil sair

de casa para trabalhar e não saber

se haverá transporte para ir ou

voltar, não tenho mais idade para

andar cerca de 14 quilômetros do

centro até a Boa Vista”, reclama

G.C., 52 anos. A prefeitura

infor-ma que, desde o anúncio da saída

da empresa Ponthall Transporte e

Logística, trabalha intensamente

na adequação do serviço.

Até quarta-feira, dia 03, os

passageiros reclamavam que

nem mesmo um informativo foi

afixado no Terminal Rodoviário

para esclarecer qual será a nova

empresa a assumir o serviço, ou

mesmo qual a secretaria

respon-sável pelo transporte público no

município e se itinerários e

tari-fas permanecerão as mesmas.

A assessoria de imprensa da

prefeitura informa que, a partir

da próxima segunda-feira, dia

08/09, os horários de ônibus da

linha: Bairro Alto – Boa Vista –

Água Branca serão:

Segunda a sexta-feira –

05h30, 08h30, 11h30, 12h, 13h,

14h40, 17h10, 18h, 19h, 21h30,

23h.

Sábado, domingo e feriado –

06h, 08h30, 11h30, 13h, 14h40,

17h30, 21h30.

De acordo com os usuários

de transporte público, o novo

ho-rário prejudicará, por exemplo,

as diaristas que trabalham no

Bairro Vale das Montanhas e os

trabalhadores do SPA Igaratá

que residem no Centro. “Nós

tí-nhamos quatro opções a mais, às

8h saia do Centro para o Bairro

Alto e às 9h fazia a linha para a

Água Branca, agora reunirão

tudo no horário das 8h40, o

ôni-bus ficará muito cheio e

demora-rá bem mais para fazer o

percur-so para cobrir os três bairros”,

lamenta G..

Para esta Cidadã, o retorno

também ficará mais complicado,

ela conta que no retorno tinha

dois horários como opção das

14h e das 15h sentido bairro ao

Centro, mas com a mudança dos

itinerários não terá condições de

chegar ao seu outro trabalho a

tempo. “Não estou sozinha nesta

situação, tem mais gente

deses-perada porque vai perder

oportu-nidade de emprego por falta de

condução”, reclama G..

A prefeitura de Igaratá

infor-ma que a nova empresa

respon-sável pelo transporte público no

município chama-se CLC

Trans-portes, e que a mesma não

au-mentará o valor das passagens.

Embora não explique o motivo

da redução de horários, destaca

que oficialmente na prefeitura

não houve nenhum registro de

reclamação.

Érica Alcantara

OBRAS PARADAS NA BOA VISTA

Atletas do Bairro Boa Vista

em Igaratá estão procurando

al-ternativas para jogar futebol. Na

última quinzena de julho a

pre-feitura iniciou a reforma do

Es-tádio Municipal da Boa Vista,

mas parou as atividades no local

antes de finalizar os trabalhos.

Além da falta de alambrado e

o abandono dos vestiários, o

cór-rego que recebe parte do esgoto

das casas do bairro, quando

cho-via, inundava o campo de futebol

com sua água fétida e insalubre.

A prefeitura iniciou a canalização

do córrego, o nivelamento do

solo e fixou os mourões, onde

possivelmente será amarrado o

alambrado. “Mas há três semanas

ninguém voltou para dar

conti-nuidade aos trabalhos, quando

chove vira um lamaçal”,

recla-mam os moradores do bairro.

O vereador Benjamim de

Lima esteve no local nesta

quar-ta-feira, dia 03, os jogadores

contaram para o edil que os

ras-tros de grama que começaram a

surgir no campo são da

vegeta-ção que já havia anteriormente,

pois nada novo foi plantado.

Para os atletas os riscos para

a saúde das crianças é eminente.

“Pois elas não se importam com

a lama ou o pó e sem o

alambra-do as bolas caem direto no

córre-go infectado pelo escórre-goto e elas

vão buscar sem se darem conta

dos perigos”, contam.

A situação dos vestiários

também continua precária, há

vazamentos e infiltrações no

en-torno de todas as torneiras e

como as portas estão quebradas

ou tortas eles não ficam

tranca-dos. Então o local é usado como

motel e camisinhas usadas ficam

espalhadas no chão do vestiário

da única área de lazer do Bairro

Boa Vista. “Por isso muitas

mães, para protegerem seus

fi-lhos, os proíbe de praticar

espor-tes aqui, isso é um absurdo!”,

reclama Benjamim.

O Vereador diz que

solicita-rá explicações e providências

do executivo via ofício na

se-gunda-feira.

Até o fechamento desta

edi-ção a assessoria de imprensa da

prefeitura não retornou os

questionamentos

encaminha-dos pela reportagem.

MEDALHISTA NA

OLIMPÍADA

Hugo Saraiva do

Nas-cimento, 17 anos,

estu-dante da Escola Estadual

Cel. Benedito Ramos

Arantes, ganhou a

meda-lha de prata na edição

2013 da Olimpíada

Brasi-leira de Matemática

(OB-MEP) e a medalha de

bronze na Olimpíada

Pau-lista de Matemática.

O Estudante já é

refe-rência no município, pois

desde 2011, o ano do

bronze, arremata

meda-lhas nestas olimpíadas do

conhecimento.

Tímido, mas orgulhoso

com o resultado de seu

es-forço, Hugo revela que

pre-tende estudar Engenharia

Aero-náutica e que estas medalhas

provam que sua dedicação aos

es-tudos não é em vão. “Agradeço o

apoio de minha família e do grupo

Olímpicos de Santa Isabel (OSI)”.

(7)
(8)

8

Bruno Martins

REFORMAS EM ESF’S

PODEM DESAFOGAR UPA

a

o Todo serão invesTidos cercade

700

mil reais em reformasdeoiTo unidadesdesaúde

,

além da amPliação da

esf

do

J

d

. e

ldorado

A secretaria de Saúde de

San-ta Isabel iniciou nesSan-ta semana a

reforma de oito unidades de

saú-de do município. As obras que

terão um custo total de R$

752.809,14 serão realizadas por

três empresas contratadas pela

Prefeitura pelo método tomada

de preço, onde venceram aquelas

que apresentaram o menor valor.

O secretário de Saúde,

Leo-nardo Aquino Diniz, explica que

com as unidades mais

prepara-das para o atendimento à

popula-ção estima diminuir o número de

procura na Unidade de Pronto

Atendimento – UPA, que atende

uma média de sete mil pacientes

por mês, de acordo com os dados

da própria unidade.

Por intermédio de uma verba

do programa do Governo do

Es-tado de São Paulo, Qualis –

UBS, R$96 mil serão investidos

na ampliação de uma sala de

45,5m² da unidade Estratégia e

Saúde da Família – ESF do

Bairro Jd. Eldorado. O

Ministé-rio da Saúde por meio do

Re-qualifica UBS investirá R$

294.010,00 nas reformas das

unidades de ESF do Jd.

Eldora-do, Cachoeira, Novo Éden, Vila

Guilherme e Vila Nova.

O ESF do Ouro Fino e os

PACS (Programa de Agentes

Comunitários da Saúde) dos

bairros Pouso Alegre e Jaguari,

serão reformados com o

superá-vit de parte do pagamento

reali-zado a organização social Santa

Marcelina, responsável pela

ges-tão das ESFs de Santa Isabel. Ao

todo a Prefeitura paga R$420

mil por mês pelos serviços

pres-tado pelo Santa Marcelina.

Por não conseguir contratar

médicos no início de sua gestão,

o Secretário informa que a

enti-dade devolveu aos cofres

públi-cos R$362.799,14. “Deste total

R$38.827,28 serão utilizados na

reforma do PACS Jaguari,

R$32.588,69 no PACS Pouso

Alegre e R$ 115.870,83 na

re-forma da ESF Ouro Fino”,

des-creve Leonardo.

De acordo com o Secretário

de Saúde, que na última

quinta--feira visitou as unidades junto

com o prefeito Pe. Gabriel Bina,

as reformas visam adaptar as

es-trutura dos postos de saúde para

que eles tenham mais

resolutivi-dade. “Hoje os medicamentos

injetáveis são encaminhados à

UPA, pois as unidades de saúde

não possuem salas de

observa-ção e equipamentos para

qual-quer reação adversa, com as

re-formas teremos condições de

oferecer este atendimento à

co-munidade e isso deve se refletir

na UPA, que certamente deixará

de ficar sobrecarregada”, conta.

A diretora Financeira da

se-cretaria de Saúde, Michele

Mo-reira Mendonça, garante que as

obras serão concluídas até

no-vembro deste ano. As empresas

contratadas foram a Compacto

Engenharia, Repintec e EG

Be-zerra Engenharia: “Outra

melho-ria prevista para os PACS no

início de 2015, é criar na ESF do

Ouro Fino mais uma equipe

composta por médico,

enfermei-ro e técnico de enfermagem, que

irá revezar o atendimento no

Pouso Alegre e no Jaguari”,

fina-liza Michele.

VOTO

CONSCIENTE

Embora muitos eleitores costumem deixar para as últimas semanas a decisão do voto a ser lançado na urna eleitoral, creio que seria muito útil uma reflexão mais profunda com boa antecedência. Na verdade, em razão da

natural polarização da eleição para presidente da república - em especial nesta, em que duas candidatas concorrem com emocionantes chances de vitória – o eleitor tende a deixar para segundo plano as outras eleições igualmente importantes que também serão realizadas. Talvez até mais importantes para as cidades, que são as eleições para governador, para senador, deputados estaduais e federais.

Sim, porque serão estes os governantes que realmente poderão tomar decisões que de forma mais imediata afetarão o nosso dia a dia, seja na área da segurança, da saúde, da educação, dos transportes e outras que afetam o dia a dia dos cidadãos.

Assim, deve o eleitor buscar com muito cuidado informações sobre a vida política de cada um dos candidatos que pleiteiam o seu voto. A ex-periência nos demonstra que nesse período, ao lado de lideranças que realmente participam da vida das comunidades, aparecem verdadeiros pescadores de votos, sem nenhuma identificação com os problemas dos municípios. São os turistas eleitorais, que montam esquemas de captação de votos, como se eleitores fossem peixes a serem capturados.

As placas que são diariamente colocadas nas ruas, procedimento que constitui direito de cada um dos concorrentes, trazem nomes de pessoas absolutamente desconhecidas, algumas que nunca foram citadas sequer como visitantes das cidades. Seria injusto dirigir o voto somente para aqueles que, já tendo mandato, conseguiram benefícios para a comuni-dade porque se estaria impedindo o surgimento de novas lideranças, mas mesmo os estreantes precisam demonstrar algum vínculo com o eleitora-do que o escolherá.

Uma cidade séria não pode se transformar em curral eleitoral em que candidatos contratam pessoas para a empreitada de obter votos.

Voto é o mais importante direito do cidadão. Através desse direito é que medidas de real interesse da população são tomadas pelos governan-tes. Populações que se deixam levar como rebanhos de asnos não podem depois reclamar dos governos. Aliás, não há um só político corrupto ou incompetente que não tenha sido eleito pelo povo.

E os mapas eleitorais de apuração demonstram que, infelizmente, boa parte dos eleitores não pratica o voto consciente. Prova disso são esses candidatos caricatos, que obtém mais de um milhão de votos. Que me perdoem, mas caricatos são os eleitores.

Por isso, é preciso que desde já o eleitor busque informações, lembre--se dos nomes daqueles que durante os últimos quatro anos buscaram resultados em favor da sua cidade, ou apresentaram projetos de interesse do estado e da nação.

Nada de votar no cantor famoso, no jogador de futebol, na liderança esportiva ou religiosa. Se tais pessoas, a par destas condições, também têm relevância política, certamente merecem o voto, porque não se tem conhecimento de que a bola rola no congresso, ou que a tribuna seja utilizada para cantar.

Mas, principalmente, não deixe que pessoas espertas façam de seu voto uma mercadoria. Como bem afirmado, voto não tem preço, voto tem consequência.

LUÍS CARLOS CORRÊA LEITE

MÉDICO CONSULTA INTERNET

PARA ATENDER BEBÊ NO PS

Ao final da última sessão de

Câmara de Igaratá, realizada na

quarta-feira, dia 03, o cidadão

Paulo Clemente da Silva Junior

usou a tribuna para exigir dos

vereadores que façam uma

fisca-lização do uso dos recursos

pú-blicos na saúde.

Paulo denunciou o descaso do

médico que atendeu seu filho no

Pronto Socorro que, sem

exami-nar o paciente de um ano e meio

de idade, disse que precisava

con-sultar a internet do celular para

avaliar se a criança podia tomar

certo medicamento. “Minha

es-posa ficou revoltada, depois de

esperar duas horas pelo pronto

atendimento, teve que aguentar o

médico ignorar o quadro clínico

do meu filho”, relata.

De acordo com Paulo, após

consultar seu celular, o médico

constatou que a criança, mesmo

vomitando a mais de cinco

ho-ras, deveria ser liberada para

voltar para casa. “Ele ainda disse

que, se não melhorasse, nós

de-veríamos retornar para aplicar o

soro. Isso é um desrespeito a

vida”, lastima.

Na tribuna, Paulo falou com

maestria e com uma educação

exemplar questionou se

atual-mente o legislativo tem ciência

de como a saúde de Igaratá

in-veste no atendimento a

popula-ção. “Investiguem, pois o

di-nheiro entra, mas a instituição

que recebe é incapaz, pelo modo

como vem atendendo a

popula-ção, de fornecer um serviço

dig-no”, reclama.

Segundo Paulo, o próprio

pe-diatra que atendeu seu filho na

quinta-feira, no ambulatório,

afirma que faltou competência.

“Agora ele está medicado e

pas-sa bem”, conta o Pai aliviado.

A secretária de Saúde,

Ta-tiany Peoli, informa que já abriu

uma sindicância para avaliar o

caso. “Nós cobramos

providên-cias do Instituto Vale Saúde,

res-ponsável pela prestação do

ser-viço, e o médico já foi afastado

da escala”, finaliza.

c

idadão usa TribunaParaexigirque vereadores cobrem a PresTaçãodeconTasda

s

aúde em

i

garaTá

(9)

9

06/09/2014

Foto: Bruno Martins

Bruno Martins

PREFEITURA CONSERTA E EM DUAS HORAS

CAMINHÃO QUEBRA NOVAMENTE

c

omlixeiras Transbordando

,

moradores uTilizamaTé árvoresPara Pendurarlixo

. c

oleToresdesabafam

:

“T

rabalhamoshorasa maise mesmoassim nosso

d

ireTorainda diz que fazemos corPomole

A coleta de lixo em bairros de Santa Isabel como o Jd. Eldorado tem sido prejudicada constante-mente, devido aos caminhões que estão quebrados. Nesta semana li-xeiras comunitárias amanheceram transbordando e quando as das ca-sas já não suportavam o acumulo, moradores improvisaram pendu-rando o lixo em galhos de árvores e troncos de madeiras: “Assim evita-mos que os cachorros revirem tudo e a rua vire um mar de resíduos fe-dorentos”, disse Maria Santos, 43.

De acordo com a escala de tra-balhos da secretaria de Serviços Municipais, os dias de coleta no Jd. Eldorado são: segunda, quarta e sexta-feira. Contudo, na terça-feira as lixeiras superlotadas comprova-ram que o lixeiro não passou por lá: “Quando não sofremos com a falta de água, ficamos assim cercados pelo lixo que atraem ratos e outros bichos prejudiciais a nossa saúde”,

desabafou Maria.

Segundo informações de um profissional que trabalha na coleta, um caminhão que estava quebrado foi enviado para Guarulhos onde realiza-ram os reparos necessários. Após o conserto o veículo re-tornou para Santa Isabel e foi utilizado pela primeira vez ontem, dia 05, para fazer a coleta no Jd. Eldorado, mas em duas horas de serviço o veículo quebrou retornando novamente para a oficina: “Ao que indica o motor que-brou de novo, com isso nos-sos colegas não conseguiram realizar a coleta no bairro, já é o terceiro caminhão que está quebrado”, diz.

O profissional, que por medo de represálias prefere não se iden-tificar, desabafa em relação às ho-ras excessivas de trabalha ao qual diz ser submetido: “Entro às 7h e devo sair às 17h, mas fico sempre

uma ou duas horas a mais, outro dia estava fazendo compra com minha esposa no mercado, quando pediram para que eu ajudasse na coleta de um bairro fui para a Se-cretaria às 19h e só parei às 1h da manhã”, relata.

Ao todo cinco caminhões são utilizados na coleta, destes um é alugado por um valor ain-da não revelado pela Prefeitura. O Coletor diz que o diretor do setor, Brigagão, retirou um ca-minhão de apoio que auxiliava na coleta das rodovias Joaquim Simão e Vereador Albino Ro-drigues Neves, além da Estrada do Monte Negro: “Essas estra-das fazíamos aos domingos, para que durante a semana só nos preocupássemos com os bairros e a região central. Mas o Diretor escalou a equipe de do-mingo para fazer só o centro, assim o resto da semana somos sobrecarregados, pois temos que fazer também as rodovias”, desabafou e completa: “Quando fo-mos explicar isso para o Brigagão ele nos afrontou e disse que faze-mos corpo mole”.

Por meio da assessoria de im-prensa da Prefeitura o diretor Bri-gagão disse que as acusações são

falsas e que retirou o caminhão de apoio da coleta das rodovias que eram realizadas nos domingos a pedido dos próprios coletores: “A maioria disse que seria melhor fa-zer a coleta das rodovias na se-gunda-feira, pois as pessoas que vivem nestes locais são sitiantes que deixam suas propriedades e voltam para a cidade por volta das 16h, nossos profissionais não trabalham nas rodovias no perío-do noturno por motivos de segu-rança”, disse.

O mesmo confessou que o veí-culo que havia acabado de chegar de Guarulhos, após receber repa-ros quebrou na manhã de ontem: “O defeito não foi no reparo con-tratado e sim na bomba injetora”, explicou. Os outros dois veículos que estão na oficina estão com problemas na prensa.

A Prefeitura não se posicionou sobre quais atitudes serão tomadas em relação às acusações dos cole-tores contra o Diretor.

“Carregamos lixeiras pesadas nos braços para garantir a limpeza de toda a cidade só

(10)

10

SECA FOMENTA A FUGA

A chuva da última terça-feira contribuiu para o aumento do ní-vel do Ribeirão Ara-raquara, responsável por 70% do abasteci-mento da cidade de Santa Isabel. Mas quem vive na parte alta de bairros como Vila Guilherme, Vila Gumercindo e Pq. São Benedito continuam sem água. Imigrantes já pensam em voltar para sua terra natal se a seca continuar.

Os irmãos Arlindo Albino dos Santos, 43, e Adalberto, 33, saíram de Pernambuco para morar em Santa Isabel há cerca de um ano. Moradores da Vila Guilherme, os irmãos se depa-ram diariamente com as tornei-ras secas e o nível do reservató-rio do bairro, que fica em frente as suas casas, permanentemente no zero. “Em Pernambuco não falta água como aqui, estamos a 30 dias na secura. Nossa família depende da água que coletamos da chuva para o banho e para o preparo dos alimentos, é humi-lhante”, desabafa Adalberto.

Arlindo confessa que já de-sistiu dos políticos: “No início

da estiagem, muitos vereado-res vieram até o bairro, prome-teram ajudar, mas depois desa-pareceram. Hoje conto apenas com meu próprio esforço de buscar água nas bicas espalha-das pela cidade”, ressalta.

Leonardo Barros, 59, há quatro anos veio de São Paulo para o interior com a ideia de viver numa cidade mais tran-quila e com menos problemas. Mas decepcionado admite que venderá tudo para voltar a capi-tal. “Me arrependi de ter vindo, a cidade é bela cidade, mas aqui não se desenvolve nada porque está tudo nas mãos de uma pés-sima administração”, conclui.

“As contas de água

continu-am chegando com a recomendação de que não atrasemos o paga-mento para evitar o corte do abastecimen-to. Isso é ridículo, das nossas torneiras só dá para cortar o vento”, ironizam.

Na casa de José Claudio Pinto, 46, tam-bém faz um mês que não chega água. Ele in-vestiu cerca de R$500 na compra de cisternas. “O caminhão pipa pas-sa a cada 15 dias, armazeno nes-tes recipiennes-tes e economizo para aguentar a seca. Minha sogra tem 80 anos e minha esposa faz sua higiene com canequinha, pois ela não consegue ficar em pé sozinha”, revela.

Celso Pinheiro, coordena-dor do Departamento de Água afirma que o rodízio continua nestes bairros: “Hoje temos três caminhões pipas para auxiliar no abastecimento, e o convênio com a empresa Paramount Têx-teis que fornece mil metros cú-bicos de água à Vila Guilher-me. Infelizmente para chegar água na parte alta precisamos de mais economia de quem vive na parte baixa”, finaliza. Adalberto e Arlindo mostram a torneira do cavalete

que recebe direto água da rua: “Há meses ela esta seca”, revelam

(11)

11

06/09/2014

Érica Alcantara

PREFEITURA REFAZ BARRAGEM

v

isTa comosolução Para afalTa deáguaem

s

anTa

i

sabela barragemconsTruída na foz do rio

J

aguari seromPeu essasemanaTrazendo de volTao fanTasma da seca

Na manhã de quinta-feira, dia 04, os funcionários da prefeitura de Santa Isabel se depararam com uma cena desoladora, desbarran-cou a barragem (enrocamento) construída na semana passada com a finalidade de garantir o abasteci-mento de água de aproximadamen-te 50% da cidade.

Dentro da própria prefeitura há divergências, diretores e secretários que antes digladiavam pela autoria da obra, agora debatem de quem su-postamente é a responsabilidade por sua destruição.

O arquiteto Paulo Maduro, di-retor de trânsito, foi designado pelo prefeito Padre Gabriel Bina para acompanhar e gerir os traba-lhos na barragem. De acordo com ele, os cálculos estavam corretos. “Mas deve ter ruído alguma barra-gem a montante do Rio Jaguari que provocou sobrecarga na nossa contenção, levando ao seu desbar-rancamento”, afirma.

Com a barragem estourada o ní-vel do bolsão de água voltado para o abastecimento de Santa Isabel tam-bém caiu, próximo ao enrocamento a régua de quatro metros de compri-mento, que na terça feira estava sub-mersa, mediu 1,5 metros até o início da tarde de quinta-feira.

De acordo com Celso Pinheiro, coordenador do Departamento de

Água, o reservatório da ETA2 tem capacidade de armazenar um milhão e duzentos mil litros de água e até o início da noite do dia 04 mantinha--se com cerca de 600 mil litros. “O terreno na represa é irregular, no lo-cal onde se encontra a balsa que cap-ta a água do Jaguari ainda há condi-ções de funcionamento da bomba, pois a profundidade está em cerca de 2,5 metros”, conta.

Segundo informações, com a ETA 1 fornecendo metade da água esperada a ETA 2, até então res-ponsável pelo abastecimento de somente 30% do município, pas-sou a abastecer os caminhões pipa que distribuem água em bairros

como Jardim Eldorado, Jd. das Acácias e Vila Guilherme. “Gra-ças a chuva de terça-feira, a capta-ção de água no Araraquara melho-rou um pouco, de 20cm de profundidade o ribeirão passou a 80, mas a população deve continu-ar economizando”, destaca Celso.

A Prefeitura Municipal trabalha com dois telefones para denunciar desperdício de água: (11) 9.6498-0997 e 9.9781-6941.

Causas dos danos

Enquanto para Maduro é um mistério as causas que levaram ao desbarrancamento da barragem, funcionários do departamento de serviços municipais informam que o

Arquiteto não seguiu as recomenda-ções dos engenheiros da Sabesp e da própria prefeitura.

Funcionários da Sabesp confir-mam que suas recomendações não foram seguidas a fio, mas até o fe-chamento desta edição a prefeitura não informou as causas reais do in-cidente nem o custo da obra antes e depois de desbarrancar.

Oficialmente a Sabesp esclare-ce que ainda não foi assinado con-trato com a Prefeitura de Santa Isabel e, portanto, atualmente ofe-rece apoio, mas os trabalhos no enrocamento são de responsabili-dade da municipaliresponsabili-dade.

Em nota, a assessoria de

impren-sa esclarece que a prefeitura está construindo um novo enrocamento, para garantir o abastecimento de água à cidade. “Porém antes do tér-mino, parte da obra cedeu devido à força e a velocidade da água, causa-da pela forte chuva que caiu na noite de quarta-feira”, explica.

Sobre a falta de cumprimento às recomendações dos engenheiros, a prefeitura destaca que esta informa-ção não procede e que está traba-lhando dentro dos parâmetros. “O material utilizado no enrocamento foi doado, a prefeitura arcou apenas com a mão de obra e o consumo de combustível, valores ainda não en-cerrados”, finaliza.

Vertedouro aberto na terça-feira, provam que a barragem necessita de um sistema

(12)

12

“Entre Aspas

**MUSICAL... cantando na Choperia Portal, a dupla Pela noite deste sábado Sergio & Yves...

**AGENDA... Se a semana iniciou festivamente, este sábado e domingo não serão diferentes; brindaremos com

Renato Tossato e Angela Ruiz...

**MADEIXAS... A cantora dos rodeios, hoje, vereadora na bela Guararema, Vanessa Martins em visita e retoques

com Duda de Latorre... **CONGRESSO... Em evento pela Costa do Sauipe, na Bahia,

o ex craque são-paulino Raí e Cláudia Métne,

produtora de moda...

**CHECK IN.. Retornaram de terras lusitanas, os queridos José Braz, Lucinda e Bianca Bote-lho; buscando nova inspiração, Maura G. Cardoso seguiu para

as ruínas de Machu Pichu, no Peru; rumo à América do Norte, a

Drª Ilda de Brito Simão embar-ca neste sábado para Vancouver, o lado francês do Canadá, onde visita o filhão; Marília Nery está

nos EUA e na torcida do mari-dão, o craque Everton Ribeiro convocado para os amistosos da

seleção brasileira...

**PARABÉNS... Aos amigos que festejam nova idade: Maria Aparecida Pires; Flávia Pires Garcia Franco; Aline Eger; a Drª Cida Pasqualin, de S.J.Rio Preto; Ana Paula Cardoso Benitez; o Dr. Antonio Barreto de Siqueira; Vera Lucia Silva; Almir Macha-do; Alessandra Sabino; Muller Roberto; Mara Regina; Henrique Marcondes; Daniela Butterby; Yoshime Igarasi Jr.; Maria de Fatima Manoel; Andre Luis Latorre; Maria Lucia Saes Nunes

Vaquiani; José Eduardo; Rose Silva; Andrea Guerra Costa; Aparecido João Brito; Tamires Fernandes; Alexsandro Machado;

Nina Rock; Debora Nunes e Andreia Oliveira,

FELICIDADES...

**CRISTAL...

Varieda-de Varieda-de quartzo-verVarieda-de, a

Aventurina simboliza

as bodas de casamento

do casal, muito querido,

Ademar Porto e

Rose-lene Barbosa em seus

37 anos de feliz união...

**SEGUNDA-FEIRA... Assim começou a semana, bem ao ritmo de Zé Roberto e o Parabéns a Você! para Cidinha Rodrigues, em flash com a irmã Aline, reunindo um monte de gente no Anita’s... **TERÇA-FEIRA...

Em festa surpresa e cheia de animação na noite de Lívia Santana Beraldo; a mamis Mary Santana con-vocou a trupe e os balões

voaram... Viva!!! ...Marys, a aniversariante Lívia e o amado Gabriel... ...com Sérgio Barbosa e

Muller Roberto...

...e mais queridos são os filhos Helton, Luiz Fernando, Henrique... **COMEMORAÇÃO...

Em seus 80 anos cheio de vida, comemorados com a família e muitos amigos... Assim foi a festa preparada por Patrícia Buffet para dona Amélia Borsos... Viva!!!

Foto: Juliana Prado

Foto: Divulgação

Fotos: Divulgação

***BRDAY NEW YORK 2014...

Nem a forte chuva atrapalhou a energia intensa que tomou conta de Manhattan, Nova Iorque, no domingo, 31. A imagem do cantor Daniel entregando a imagem de Nossa Senhora da Aparecida a João de Matos (idealizador e presidente do even-to), Cauã Reymond emocionado em altos brados “Viva Nova Iorque, Viva o Brasil”; o suingue de Carlinhos Brawn muito inspirado de terno fashion e chapéu e a desenvoltura no palco de Tiago Abravanel. Saulo Fernandes também foi muito aplaudi-do. Ivete Sangalo participou, em destaque domingo (31), do BR Day New York 2014, como o evento Brazilian Day passou a ser chamado a partir deste ano. Ivete, grande estrela do show, mesmo acostumada a arrastar multidões, se emocionou com a quantidade de brasileiros que se aglomeraram para vê-la cantar. Para João de

Matos, presidente e idealizador do evento este evento come-morativo dos 30 anos foi um marco “para os brasileiros –eles que fizeram a grande festa - e para a cidade de Nova Iorque”,

concluiu emocionado. Por Ovadia Saadia - São Paulo

(13)

13

06/09/2014

(14)

14

Jornal ouvidor adverTe: nãofaçanegóciosPorTelefone. exiJagaranTias. osanúnciossãoderesPonsabilidadedosanuncianTes

diversos

VENDO

Casa R$130mil. 99580-6419

ALUGO SALÃO

No Lanifício, adaptável p/ vários negó-cios. 97153-7447

VENDO APTO

SJC próx ao shopping vale sul c/ 70m² reformado, 3dorms (1suíte), sl, coz, lav, 1vaga, R$250mil. 98141-8718/4656-2348

VENDO CHÁCARA

1.340m² c/ 1cômodo falta acabamen-to, escrit registrada, chácaras Eldora-do, R$45mil. 4656-7206/97281-9106

VENDO 2 CASAS

2dorm, sl, coz, wc, lav, garagem, cada um, final da Av Brasil. Tr: 96406-6482

VENDO

Chácara 1400m² próx² vale do giras-sol no asfalto R$190mil. 97198-8769

VENDO 2 CASAS

R Açucena,13 Jd Novo Édem, 1 c/ 5cômodos e outra 3cômodos 4x4 po-rão e garag. 99534-3479 Rodival

VENDO/TROCO

Chácara Ouro Fino c/ 3dorm, sl, coz, lavan, garagem 4 autos por casa sta Isabel.99697-1646/97507-0198

VENDO

Poltrona do papai corino preta R$300,00 e Tv led 22’ R$250,00. 99825-2425

VENDO CHÁCARA

C/ casa, piscina no Jd São Bento – Sta Isabel, R$130mil. Tratar c/ Wilson 98498-3307

VENDE-SE

Kombi carroceria 1994, branca, impe-cável, R$15.500,00. 99844-1208

VENDO

Casa na Vila Guilherme c/ 4 cômodos, R$95.000,00. 96419-3642 Marcelo

VENDO

Loja de informática Centro – San-ta Isabel, topo negociar. 97256-0119/97098-9084

VENDO CHÁCARA

1.200m² próx a igreja São Benedito, cercado c/ tela, poço e luz c/ casa 3 cômodos R$100mil 97365-9788

PAPEL DE PAREDE

Nacional e importado, orçamentos, vendas e instalações. (11) 95636-4686 Renan

ALUGO CASAS

2dorms, sl, coz, wc, garagem, valores R$500,00 R$600,00 R$700,00. 4657-2316/97229-3516

VENDO CASA

2dorms, sl, coz, wc, c/ 250m² terre-no, falta acabamento, Monte Negro km8,5. Tr: 96406-6482

VENDO 2 CASAS

Novas 1 Jd Édem outra Jd Monte Ser-rat, R$160mil cada NÃO FINANCIA. 97193-8743/99591-3937

VENDO CASA

3dorms, sl, coz, copa, wc, gar p/ 2au-tos, cozinha grande nos fundos e la-vanderia + casa c/ dorm, sl, wc, coz, lav e gar p/ 3autos, Bº Torre, doc ok, R$250mil. Tratar c/ Junior 99515-0099

COMPUTADOR

Manutenção, instalação de progra-mas, formatação, montagem e limpe-za, orçamento s/ compromisso 97214-6117 Virgílio

VENDO 2TERRENOS

1 Pq Sta Teresa 300m² murado R$150mil outro Eldorado 250m² R$35mil. 97193-8743/99591-3937

CASA R$20MIL

Terreno c/ 200m², 1cômodo semi--acabado, aceito auto. 7003-5163 ID 112*55089 Reginaldo

VENDO

Vectra elegance, ano 09, prata, com-pleto, único dono, doc ok, R$30mil. 4657-3315/99549-8330

VENDO CASA

3côm, 333m² terreno, gar, R$120mil, escrit, R Vitoria Re-gia,302 Jd Novo Edem 4657-8208/97387-0671

ESTETICISTA

Depilação c/ linha e cera de abelha, materiais totalmente descartáveis 97489-5163 Nélia

VENDO

3 terrenos c/ 640m² cada, plano no km 73 estr igaratá a 2km do asfalto, R$27mil cada 95020-3940

ALUGO SALÃO

No Centro c/ coz, 2 escritorios, 2 salas e 3 banheiros. 97509-2431

VENDO TERRENO

250m² no Jd Eldorado na antiga rua 27, escritura, aceito auto. 99573-8484

VENDO TERRENO

250m², murado, Estância Kennedy à 1km da cidade, R$45mil aceito auto e facilito. 97340-4531

VENDO CHÁCARA

1.500m², casa 80m², coz america-na, suíte, Alpina a 4km da cidade, R$150mil ac auto. 97340-4531

VENDO CASA

Em Igaratá, 2dorms, sl, coz, lav, gar p/ 2autos, próx ao mercado arantes R$140mil 98527-3759

VENDO 9 CASAS

De aluguel c/ 2 cômodos e wc cada, no Eldorado próx. ao pátio, doc ok. 4657-8499

(15)

15

06/09/2014

(16)

16

TJ CONDENA ESCOLAS QUE

OFERECEM FALSAS BOLSAS

A Defensoria Pública de SP obteve, em ação civil pú-blica no TJ-SP, uma decisão que confirmou a condena-ção de uma escola de infor-mática e uma fornecedora de livros devido a práticas abusivas na venda de cursos e materiais didáticos.

A decisão determina que cursos e materiais sejam co-mercializados conjuntamente num único contrato, com li-vros a serem entregues e co-brados conforme o aluno avance no curso – assim como é feito com as aulas.

O TJ-SP também

autori-zou a rescisão de contratos sem multa e ressarcimento pela devolução de livros não usados.

Segundo a ação, as em-presas procuravam potenciais alunos informando-lhes que teriam sido contemplados com bolsas de estudos na es-cola, que seriam financiadas por órgãos públicos e empre-sas – mas que na verdade nunca existiram. Também praticavam propaganda enga-nosa ao afirmarem, inveridi-camente, que os cursos eram realizados em parceria com a Microsoft, Editora Viena e

University of Cambridge. Ao se matricular, o consu-midor devia celebrar dois con-tratos: um sobre o curso, ven-dido por módulos; e outro sobre o material didático, co-mercializado e entregue ape-nas em sua coleção completa, referente a dois anos de curso.

Porém, o valor do mate-rial era quatro vezes superior ao das aulas, e deveria ser pago na íntegra mesmo que o aluno desistisse do curso. Além disso, este também de-veria pagar multa rescisória relativa às aulas de 15% das parcelas pendentes.

AMÓS É CRAQUE

DO CAMPEONATO

Domingo passado, dia 31, o Campeonato Geraldo Barreto come-çou com a premiação do craque da primeira ro-dada: Amós da equipe Bad Boys. Acompanhe os resultados das últi-mas partidas: CRUZEIRO 0 X 1 BAD BOYS MADRUGADA 3 X 0 CRICIÚMA B CERVEJETARIA-NOS 1 X 0 ELDORA-DO

REAL MADRI 2 X 0

CRI-CIÚMA A son Zica agradeceu a dedica-Um dos organizadores,

Ed-ção de todos os jogadores. “Vocês estão proporcio-nando um verdadeiro es-petáculo”, ressaltou.

Amanhã, dia 07/09, tem mais futebol no 1° Campeonato Geraldo Barreto:

8h50 - Chave A - La-nifício X Eldorado ;

10h20 - Chave A - Real Madrid X Cervejeta-rianos 11h50 - Chave B - Madrugada Guarulhos X Bad Boys 13h20 - Chave B - Criciú-ma B X Manchester City

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

The American figure most associated with the twentieth century outdoor advertising spectacular is Douglas Leigh, the so-called Boy Sign King of Broadway (in 1955 The New Yorker

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o