• Nenhum resultado encontrado

SESAPI CONCURSO PÚBLICO Nº DE INSCRIÇÃO RASCUNHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SESAPI CONCURSO PÚBLICO Nº DE INSCRIÇÃO RASCUNHO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROVA ESCRITA OBJETIVA

CARGO: MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

DATA: 29/01/2012 – HORÁRIO: 8h30min às 12h30min (horário do Piauí)

LEIA AS INSTRUÇÕES:

1. Você deve receber do fiscal o material abaixo:

a) Este caderno com 50 questões objetivas sem repetição ou falha. b) Um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas objetivas da prova.

OBS.: Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hipótese alguma, papéis para rascunhos.

2. Verifique se este material está completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTÃO-RESPOSTA.

3. Após a conferência, você deverá assinar seu nome completo, no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA utilizando caneta esferográfica com tinta de cor preta ou azul.

4. Escreva o seu nome nos espaços indicados na capa deste CADERNO DE QUESTÕES, observando as condições para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado à informação de seu número de inscrição.

5. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita com o preenchimento de todo o espaço do campo reservado para tal fim.

6. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não dobrar, amassar ou manchar, pois este é personalizado e em hipótese alguma poderá ser substituído. 7. Para cada uma das questões são apresentadas cinco alternativas classificadas

com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas uma alternativa para cada questão; a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta; também serão nulas as marcações rasuradas. 8. As questões são identificadas pelo número que fica à esquerda de seu enunciado. 9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem a prestar esclarecimentos

sobre o conteúdo da Prova. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito.

10. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão levados em conta.

11. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUÊNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA, que deverão conter sua assinatura.

12. O tempo de duração para esta prova é de 4 horas.

13. Por motivos de segurança, você somente poderá ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu início.

Universidade Estadual do Piauí N Ú C L E O D E C O N C U R S O S E P R O M O Ç Ã O D E E V E N T O S N U C E P E C O N C U R S O P Ú B L IC O S E S A P I - 2 0 1 1 F O L H A D E A N O T A Ç Ã O D O G A B A R IT O A T E N Ç Ã O : E s ta p a rt e s o m e n te d e v e s e r d e s ta c a d a p e lo f is c a l d a s a la , a p ó s o t é rm in o d a p ro v a .

CONCURSO PÚBLICO

SESAPI - 2011

R

ASCUNHO

01 31 02 32 03 33 04 34 05 35 06 36 07 37 08 38 09 39 10 40 11 41 12 42 13 43 14 44 15 45 16 46 17 47 18 48 19 49 20 50 21 22 23 24

(2)

N

º

D

E

I

N

S

C

R

I

Ç

Ã

O

(3)

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

TEXTO 1

Algumas características do léxico do

português brasileiro

.

(1) O português do Brasil tem um léxico de uso corrente de cerca de sessenta e cinco mil palavras. É claro que esse número se refere aos usuários do português brasileiro em seu conjunto. O vocabulário que cada falante domina passivamente (isto é, que ele sabe interpretar, se for o caso) é apenas uma parte do léxico da língua, e o vocabulário que cada um utiliza, ativamente, em seus próprios enunciados, é ainda mais reduzido do que esse vocabulário passivo. Os estudos de natureza estatística vêm mostrando, já há algum tempo, que há grande variação na frequência de uso de vários itens do vocabulário. (2) Analisado do ponto de vista histórico, o léxico do português brasileiro aparece como resultado de um longo processo, no qual muitas palavras antigas se perdem ou só sobrevivem com novas funções e novos valores, ao mesmo tempo em que novas palavras vão sendo constantemente criadas. Para entender melhor esse processo, podemos distinguir no léxico do português do Brasil quatro grandes conjuntos de palavras e expressões: a) as que remontam ao latim vulgar, como resultado de seu desenvolvimento fonético; b) os empréstimos recebidos das línguas com que o português teve contato; c) palavras eruditas, tiradas diretamente do latim e do grego clássicos; d) criações vernáculas, isto é, palavras criadas no interior da própria língua com base em palavras preexistentes. (...)

(3) Detendo-nos no que se refere aos empréstimos, podemos lembrar que muitas palavras do português brasileiro que têm sua origem em línguas estrangeiras chegaram ao Brasil através do português europeu. Não poderia ter sido de outro modo, porque, durante todo o período colonial, os contatos do Brasil passavam obrigatoriamente por Portugal. Entrementes, na situação de multilinguismo que caracterizou o Brasil-Colônia, o português teve uma convivência estreita com as línguas indígenas e africanas, e seu vocabulário enriqueceu-se enormemente nesse contato. (...)

(4) A partir do século XIX, o fenômeno a ser observado, quanto aos empréstimos vocabulares, é a assimilação de vocábulos trazidos pelos imigrantes europeus e asiáticos. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias, pode-se reconhecer que, com a vinda da família real portuguesa e,

prestigiada, que fornece um número sem precedentes de empréstimos. De qualquer forma, podemos concluir que o estudo dos empréstimos, das condições em que são transmitidos, da maneira como são assimilados e das reações iradas que provocam em certas pessoas, é um dos capítulos mais fascinantes da história de qualquer língua.

(Rodolfo Ilari. Renato Basso. O português da gente – a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 134-141. Adaptado.)

01.

A compreensão do Texto 1, para ser bem-sucedida, exige que o entendamos como um texto:

A) do campo literário, calcado no imaginário e na excelência lingüística; por isso, escrito com erudição e segundo a norma culta.

B) do domínio jornalístico, em que fatos sobre a história do português no Brasil - Colônia são noticiados com precisão.

C) da esfera jurídica, no qual aspectos legais da influência europeia sobre a língua falada no Brasil são tratados.

D) de divulgação científica, cujas informações veiculadas são teoricamente consistentes e historicamente fundamentadas.

E) específico do campo gramatical, pois noções tipicamente linguísticas são analisadas com base em sua forma e função.

02.

O Texto 1 poderia fundamentar uma discussão que defendesse o seguinte ponto:

A) A vinda da família real portuguesa para terras brasileiras fortaleceu os laços de dependência linguística entre Portugal e Brasil.

B) Importar tecnologia e submeter-se a influências externas constitui risco de se anular uma economia de mercado local.

C) O mundo globalizado, que tem como língua de expressão o inglês, tem impedido a autonomia linguística dos países mais pobres.

D) O léxico de uma língua resulta de uma série de circunstâncias históricas, sociopolíticas e econômicas.

E) As línguas indígenas e africanas, no Brasil - Colônia, provocaram reações controversas em relação ao léxico do português europeu.

03.

Analisando a distribuição das ideias pelos parágrafos do Texto 1, podemos dizer que:

A) no primeiro parágrafo, o autor inicia o tema, numa perspectiva muito geral, sem o apoio de informações objetivas.

(4)

04.

Analise o conteúdo do seguinte trecho: “Analisado do ponto de vista histórico, o léxico do português brasileiro aparece como resultado de um longo processo, no qual muitas palavras antigas se perdem ou só sobrevivem com novas funções e novos valores, ao mesmo tempo em que novas palavras vão sendo constantemente criadas.” Nesse trecho, o autor pretende destacar:

A) a possibilidade que cada falante tem de criar novas palavras.

B) a existência de um léxico português tipicamente brasileiro.

C) o fato de existirem na língua palavras com múltiplas funções.

D) o caráter dinâmico e instável do léxico da língua. E) o teor ideológico da língua, que constantemente

adquire novos valores.

05.

De acordo com o texto, se poderia admitir que “os empréstimos linguísticos” constituem:

1) um ponto já superado linguisticamente, pois, nos dias atuais, cada língua prima por preservar a integridade de seu acervo lexical.

2) uma questão inevitável, uma vez que, forçosamente, as línguas estão em constante situação de mútuo contato.

3) uma decorrência natural de como as comunidades linguísticas viveram seus processos históricos de estabilização social e política. 4) uma questão periférica: todas as palavras que o

português recebeu de outras línguas foram assimiladas pacificamente.

Estão corretas as conclusões em: A) 2 e 3 apenas

B) 1, 2 e 3 apenas C) 1, 3 e 4 apenas D) 2 e 4 apenas E) 1, 2, 3 e 4

06.

Observe alguns trechos do Texto 1 e analise as conclusões a que se poderia chegar a partir de cada um deles.

1) “Os estudos de natureza estatística vêm mostrando, já há algum tempo, que há grande variação na frequência de uso de vários itens do vocabulário.” (Vários itens do vocabulário mantêm, há algum tempo, uma frequência regular de usos).

2) “na situação de multilinguismo que caracterizou o Brasil-Colônia, o português teve uma convivência estreita com as línguas indígenas e africanas e seu vocabulário enriqueceu-se enormemente nesse contato”. (A uniformidade do português

brasileiro, desde sua origem, é um mito.)

3) “com a vinda da família real portuguesa e, particularmente, com a independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos”.

(Acontecimentos histórico-políticos têm influência na história das línguas.)

4) “No século XX, o Brasil fez sua industrialização sob forte influência americana e, nas últimas décadas, aderiu cada vez mais a uma economia de mercado globalizada, cuja língua é o inglês”.

(A língua é um sistema autônomo, independente de fatores ligados à vida econômica do país).

5) “Brasil e Portugal começaram a divergir não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas”. (As

diferenças linguísticas entre Portugal e Brasil têm explicações históricas.)

Estão corretas as conclusões em: A) 1, 3, 4 e 5 apenas

B) 1, 2, 4 e 5 apenas C) 2, 3 e 5 apenas D) 2 e 4 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5

07.

A afirmação que é feita no seguinte trecho: “no Brasil -Colônia, o português teve uma convivência estreita com as línguas indígenas e africanas, e seu vocabulário enriqueceu enormemente nesse contato.” se manteve, sem alteração de sentido, na alternativa: A) O português teve, no Brasil-Colônia, uma

convivência estreita com as línguas indígenas e africanas, e o vocabulário dessas línguas se enriqueceu enormemente nesse contato.

B) As línguas indígenas e africanas conviveram, estreitamente entre si, e, com isso, o português do Brasil-Colônia se enriqueceu enormemente. C) No Brasil-Colônia, o português teve uma

convivência estreita com as línguas indígenas e africanas, e esse contato enriqueceu o seu vocabulário enormemente.

D) O português conviveu com as línguas indígenas e africanas do Brasil-Colônia, e essa convivência enriqueceu enormemente o vocabulário dessas línguas.

E) As línguas indígenas e africanas enriqueceram o vocabulário do português do Brasil-Colônia, apesar da convivência estreita e enorme que tiveram.

08.

Considere o valor semântico das expressões grifadas no seguinte trecho: “Assim, Brasil e Portugal começaram a divergir não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas”. Essas expressões estabelecem uma conexão que tem um valor semântico de:

A) oposição. B) concessão. C) comparação. D) adição. E) causa.

09.

Analise os sentidos do que é afirmado no seguinte trecho do texto em foco: “Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias, pode-se reconhecer que, com a vinda da família real portuguesa e, particularmente, com a independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos.” Os dois segmentos destacados, que são introduzidos pela preposição ‘com’, expressam um sentido de: A) concessão. B) comparação. C) conformidade. D) temporalidade. E) causalidade.

(5)

10.

Consideremos as normas da concordância verbal que foram observadas no seguinte enunciado: “Os estudos de natureza estatística vêm mostrando, já há algum tempo, que há grande variação na frequência de uso de vários itens do vocabulário.” Analise agora a correção gramatical das concordâncias feitas nas seguintes alternativas:

1) Qual dos estudos de natureza estatística vêm mostrando que há grande variação na frequência de uso de vários itens do vocabulário?

2) Os estudos de natureza estatística tem mostrado que, no Brasil-colônia, haviam grandes variações entre o português europeu e o português brasileiro.

3) Nenhum dos estudos de natureza estatística têm mostrado que houve grande variação na frequência de uso de vários itens do vocabulário. 4) Quais dos estudos de natureza estatística

mantêm a ideia de que houve grande variação na frequência de uso de vários itens do vocabulário? 5) Os estudos de natureza estatística haviam mostrado que houve grandes variações na frequência de uso de vários itens do vocabulário. Estão corretas: A) 1, 3, 4 e 5 apenas B) 1, 2 e 5 apenas C) 2, 3 e 4 apenas D) 4 e 5 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5

Legislação do SUS

11.

Na Constituição Federal de 1988, a garantia do direito à saúde pelo Estado:

A) está circunscrita ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.

B) demanda o desenvolvimento de políticas sociais e econômicas para reduzir o risco de doença e de outros agravos.

C) está limitada à prestação de serviços e ações de recuperação da saúde.

D) está focalizada no acesso dos excluídos sociais às ações e aos serviços de saúde.

E) prioriza as ações preventivas, em detrimento das curativas.

12.

A Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, denominada Lei Orgânica da Saúde, determina que: A) as ações e os serviços de alta complexidade no

SUS sejam executados, prioritariamente, por prestadores privados, conveniados ou contratados.

13.

Antes da criação do SUS em 1988, a segmentação do sistema de saúde no Brasil era partilhada entre o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), órgão responsável pela assistência curativa individual, e o Ministério da Saúde, encarregado das ações de promoção e proteção à saúde. Em relação ao Inamps, é correto afirmar que: A) esteve ausente da edição das Normas

Operacionais Básicas do SUS.

B) foi transferido para o Ministério da Saúde no mesmo ano da criação do SUS (1988).

C) editou todas as Normas Operacionais Básicas do SUS.

D) foi extinto em 1993.

E) foi extinto em 1990 pela Lei 8.080, denominada Lei Orgânica da Saúde.

14.

A Conferência de Saúde, que constitui uma das instâncias colegiadas do SUS:

A) consiste numa reunião da qual participam, somente, representantes de usuários e de trabalhadores de saúde.

B) avalia a situação de saúde e propõe diretrizes para formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e federal.

C) tem natureza deliberativa. D) deve-se reunir a cada dois anos.

E) deve ser convocada pelo Poder Legislativo.

15.

Segundo a Constituição Federal de 1988, a descentralização, constitui uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a habilitação dos municípios como gestores incipientes, parciais e semiplenos, compondo a terceira instância do SUS, só foi efetivada, pela primeira vez, do ponto de vista normativo:

A) pela Norma Operacional Básica de 1991. B) pela Norma Operacional Básica de 1993. C) pela Norma Operacional Básica de 1996.

D) pela Norma Operacional da Assistência à Saúde de 2001.

E) pelo Pacto de Gestão de 2006.

16.

A hierarquização das ações e dos serviços de saúde, vigente no SUS, fundamentada em níveis crescentes de “complexidades”: atenção básica, atenção de média e de alta complexidades, tem:

A) sobrevalorizado os níveis do sistema que utilizam tecnologias de menor densidade.

B) promovido efetivamente a cooperação entre vários atores, gestores e gerentes do sistema de saúde, no sentido de cumprir objetivos comuns

(6)

17.

Embora nos últimos 20 anos se percebam muitos avanços no SUS, esse sistema ainda se apresenta de forma fragmentada, limitando ou impossibilitando a operacionalização, na prática, da atenção integral à saúde. Entre as características de um sistema fragmentado de atenção à saúde, está:

A) a forma de ação que é proativa e contínua, baseada em busca ativa e em plano de cuidados para cada usuário, realizado de modo compartilhado pelos profissionais e pela pessoa. B) o modelo de atenção que pressupõe a

estratificação dos riscos e está dirigido não só para as condições de saúde estabelecidas, mas também para os determinantes intermediários e proximais da saúde.

C) no fato de que o foco principal de sua atuação é a atenção às condições e aos eventos agudos. D) o modelo de gestão que prevê a governança

sistêmica que integra a Atenção Primária em Saúde, os pontos de atenção à saúde, os sistemas de apoio e os sistemas logísticos da rede.

E) o alvo de suas ações, que se dirige a uma população adscrita e estratificada em subpopulações de risco.

18.

A Política Nacional de Promoção da Saúde, adotada pelo Ministério da Saúde:

A) configura uma intervenção transversal, integrada e intersetorial, cujo foco é a qualidade de vida da população.

B) reconhece que os modos de viver dos indivíduos e das comunidades são os únicos responsáveis pelas mudanças ocorridas, ao longo da vida, no processo de saúde-adoecimento.

C) concebe a saúde na dimensão biomédica, enfatizando, essencialmente, a ausência de doença.

D) trata os indivíduos como meros receptores de informações, sobre estilos e hábitos saudáveis de vida, repassadas pelos profissionais da área da saúde.

E) limita seu âmbito de atuação ao Sistema Único de Saúde.

19.

Com o propósito de promover a integração entre as ações de Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde, o Ministério da Saúde aprovou diretrizes no sentido de:

A) compatibilizar os territórios de atuação das equipes, com a gradativa inserção das ações de Vigilância em Saúde nas práticas das equipes de Saúde da Família.

B) igualar as competências dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

C) subordinar a Atenção Primária à Vigilância em Saúde.

D) substituir o nome de Vigilância Epidemiológica pelo de Vigilância em Saúde.

E) conceber a Vigilância em Saúde desvinculada das ações da Vigilância Sanitária.

20.

As Comissões Intergestores do SUS:

A) constituem instâncias, cuja participação dos usuários é paritária em relação aos demais segmentos.

B) representam as instâncias máximas de deliberação do SUS nos níveis federal, estadual e regional.

C) são formadas pelos gestores, representantes dos usuários e trabalhadores de saúde.

D) foram criadas inicialmente pela Norma Operacional Básica de 1993, como foros de negociação no processo de descentralização do SUS.

E) aprovam suas decisões por meio da maioria dos votos dos participantes.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Médico Otorrinolaringologista.

21.

Em relação ao câncer de laringe, assinale a alternativa correta.

A) Os sintomas indepedem a localização do sítio acometido pelo tumor.

B) Os tumores glóticos dão mais disfagia.

C) Os tumores podem ser divididos supraglóticos, glóticos e subglóticos.

D) Devido a rica drenagem linfática, os tumores glóticos são mais agressivos.

E) O tipo histológico mais frequente é o adenóide cístico.

22.

Na rinite vestibular não pode ocorrer: A) erisipela.

B) rinite crônica ozenosa. C) furúnculo de asa nasal. D) abscesso.

E) impetiginização.

23.

Na otite colesteatomatosa não é comum ocorrer: A) febre.

B) otorréia. C) odor fétido. D) hipoacusia.

E) destruição da cadeia ossicular.

24.

A papilomatose respiratória recorrente é mais agressiva em:

A) crianças.

B) mulheres em idade fértil. C) homens após 50 anos.

D) adolescentes entre 14 e 17 anos. E) mulheres gestantes.

25.

No câncer de laringe o que apresenta melhor prognóstico é o: A) supraglótico. B) glótico. C) subglótico . D) da banda ventricular. E) aritenóide.

(7)

26.

A neoplasia maligna nasossinusal mais comum é: A) melanoma mucoso malígno.

B) carcinoma de células escamosas. C) neuroblastoma olfatório.

D) rabdomiossarcoma.

E) carcinoma de células basais.

27.

O achado mais frequente na neuronite vestibular é a: A) perda auditiva sensorioneural em todas as

frequencias. B) anacusia súbita.

C) perda do reflexo vestíbulo ocular.

D) perda parcial ou total da resposta calórica. E) perda visual central.

28.

Sobre a otosclerose é correto afirmar que:

A) o sinal de Schwartze é encontrado em 50% dos casos.

B) em brancos e negros a incidência é a mesma. C) o entalhe de Carhart apresenta maior perda

condutiva na audiometria em 2KHz. D) 15% tem história familiar.

E) é sempre unilateral.

29.

O anel linfático de Waldeyer tem como função: A) fonação.

B) lubrificação. C) defesa.

D) controle esfincteriano .

E) aproximação das pregas vocais.

30.

São complicações de corpo estranho de faringe: 1) epistaxe. 2) pneumonia aspirativa. 3) febre. 4) abscesso retrofaríngeo. 5) mediastinite. Estão corretas: A) 2, 3,4 e 5 apenas B) 1, 2 e 4 apenas C) 1, 3 e 5 apenas D) 3, 4 e 5 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5

31.

Não é causa de perda auditiva condutiva: A) trauma acústico.

B) corpo estranho.

C) pólipo de conduto auditivo externo. D) otite externa.

33.

O sítio mais comumente acometido no câncer de hipofaringe é: A) a parede posterior. B) o seio piriforme. C) a base de língua. D) a valécula. E) a retrocricóide.

34.

A vertigem postural paroxística benigna melhora com as manobras de: A) Klippel. B) Turner. C) Epley. D) Carhart. E) Lopes.

35.

Múltiplas perfurações na membrana timpânica é sugestivo de:

A) otite média aguda. B) blastomicose. C) tuberculose. D) otosclerose. E) colesteatoma.

36.

Paracusia de Willis é sugestivo de: A) colesteatoma primário. B) otospongiose.

C) doença de Menière. D) síndrome de Turner. E) displasia de Mondini.

37.

As exostoses da orelha externa são decorrentes de: A) otite fúngica.

B) esclerose múltipla. C) pericondrites de repetição. D) megulho prolongado em água fria. E) colesteatoma.

38.

Em relação a doença de Menière, analise as afirmativas que se seguem.

1) Encontra-se o recrutamento de Metz na impedanciometria.

2) a audiometria tonal mostra perda em graves no início da doença.

3) No BERA há um alargamento no intervalo I - V. 4) A eletrococleografia apresenta alterações quando

da hidropsia.

5) Os sintomas geralmente são tonturas,zumbido e perda auditiva.

(8)

39.

Na rinossinusites fúngicas é correto afirmar que: A) o tratamento é realizado com antifúngicos tópicos

e sistêmicos.

B) só ocorre em imunodeprimidos.

C) na forma alégica a invasão óssea é regional. D) na forma fulminante não há necrose tecidual. E) na forma fulminante ocorre invasão óssea e é

geralmente pelo mucor e aspergillus.

40.

Qual a causa mais frequente de inflamação laríngea no adulto? A) Blastomicose. B) Sífiles. C) Tuberculose . D) Doença de Wegner. E) Refluxo laringofaríngeo.

41.

Qual o agente etiológico bacteriano mais comum é encontrado na rinossinusite aguda?

A) Moraxella catarrhalis.

B) Streptococus pyogenes.

C) Streptococus pneumoniae.

D) Staphylococus aureus.

E) Peptostretococus.

42.

Na epistaxe o sítio mais comumente acometido é: A) a artéria nasal lateral.

B) a artéria faríngea ascendente. C) a artéria palatina ascendente. D) a artéria etmoidal anterior. E) o plexo de kiesselbach.

43.

Epistaxe grave, sangramento digestivo e telangiectasia hemorrágica hereditária são decorrentes de:

A) púrpura trombocitopênica. B) nasoangiofibroma.

C) doença de Rendu-Osler-Weber. D) doença de Von Willebrand. E) síndrome de Tapia.

44.

Neoplasia mais comum da glândula parótida é: A) linfangioma.

B) schwanoma.

C) adenoma pleomórfico. D) rabdomiossarcoma. E) linfoeptelioma.

45.

No câncer nasossinusal o seio mais acometido é o: A) seio maxilar.

B) seio frontal. C) seio esfenoidal. D) seio etmoidal anterior . E) seio etmoidal posterior.

46.

Após uma gripe, paciente apresentou tonturas, náuseas e vômitos, ao exame orlnistágmo horizonto-rotatório, o diagnóstico mais provável é:

A) doença de Menière.

B) vertigem posicional paroxística benígna. C) pericardite adesiva.

D) enxaqueca vestibular . E) neurite vestibular.

47.

A fase do rinoscleroma em que apresentam-se lesões faciais estéticas mais evidentes é a:

A) nodular. B) granulomatosa. C) virchowiana. D) atrófica. E) cicatricial.

48.

Zumbido pulsátil, massa azulada na cavidade timpânica é sinal de:

A) schwanoma do acústico. B) bulbo jugular alto e deiscente. C) fístula perilinfática.

D) doença de Menière. E) granuloma de colesterol.

49.

Zumbido objetivo escutado durante a otoscopia é característico de: A) mioclonia palatal. B) otosclerose. C) fístula perilinfática. D) síndrome de Ucher. E) amiloidose.

50.

Nos traumas de face (fraturas dos maxilares), as lesões, geralmente, acometem:

A) a artéria etmoidal anterior. B) a artéria etmoidal posterior. C) a artéria maxilar.

D) o nervo infraorbitário. E) o nervo supraorbitário.

Referências

Documentos relacionados

A) oposição. Analise os sentidos do que é afirmado no seguinte trecho do texto em foco: “Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro

Prevalência de cárie e fluorose dentária em escolares de cidades com diferentes concentrações de flúor na água de abastecimento.. da;

(B) oito horas diárias com intervalo de duas horas para almoço ou seis horas diretas com intervalo de quinze minutos para o lanche, obedecendo à duração máxima de trabalho

Os voluntários foram questionados sobre o tipo de comida que ofereciam aos seus animais de estimação, a qualidade da água de bebida fornecida e quantas vezes por dia era

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de propor e testar um modelo de níveis

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA