• Nenhum resultado encontrado

Sobre os autores. Mariângela Spotti Lopes Fujita Roberta Caroline Vesu Alves Carlos Cândido de Almeida (orgs.)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sobre os autores. Mariângela Spotti Lopes Fujita Roberta Caroline Vesu Alves Carlos Cândido de Almeida (orgs.)"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros

FUJITA, M. S. L., ALVES, R. C. V., and ALMEIDA, C. C., eds. Sobre os autores. In.: Modelos de

leitura documentária para indexação: abordagens teóricas interdisciplinares e aplicações em

diferentes tipos de documentos [online]. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020, pp. 446-460. ISBN: 978-65-8654-607-1. Available from:

http://books.scielo.org/id/96v3r. https://doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-07-1.

All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.

Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença

Creative Commons Atribição 4.0.

Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento 4.0.

Sobre os autores

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Roberta Caroline Vesu Alves

Carlos Cândido de Almeida

(2)
(3)

anacarolinaf2004c@gmal.com

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/ECI/UFMG). Bibliotecária do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

A

nA

c

lArA

g

Atto anac.gatto@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP de Marília e interessada pelas diversas formas de comunicação, teve sua pesquisa fomentada pela FAPESP, em que busca traçar um parâmetro entre a semiótica, a análise e descrição de fotografias.

(4)

b

enIldes

c

ourA

m

oreIrAdos

s

Antos

m

AculAn

benildes@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia pela ECI/ UFMG. Doutora e Mestre em Ciência da Informação – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ ECI/UFMG). Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI/UFMG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em

Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG), e integrante do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, no Grupo de Pesquisa RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e no Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal.

c

AmIlA

m

onteIrode

b

Arros

camila.c.m.b@ufsc.br

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGIN/UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

(5)

c

Arlos

c

ândIdode

A

lmeIdA

carlos.c.almeida@unesp.br

Bacharel em Biblioteconomia pela

Universidade Estadual de Londrina – UEL, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista

– UNESP de Marília. Livre-docente em Semiótica e Ciência da Informação e Pós-Doutor pela Universidade de Zaragoza, Espanha. Atua como docente junto ao Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília.

Daniela Majorie Akama dos Reis

danielamajorie@yahoo.com.br

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília, com bolsa de iniciação científica CNPq/PIBIC. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela UNESP de Marília, com bolsa FAPESP no mestrado. Pesquisas nos temas: estrutura textual, catalogação de assuntos, livros científicos, protocolo verbal, leitura documentária, doutrina jurídica.

(6)

d

eIse

m

ArIA

A

ntonIo

s

AbbAg

deisesabbag@usp.br

Bacharel em Biblioteconomia pela

Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. É docente permanente na Pós-Graduação, linha de pesquisa Produção e Organização da Informação, do Programa de Ciência da Informação da Unesp de Marília.

d

ulce

A

mélIAde

b

rIto

n

eves

damelia1@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB. Mestre em Biblioteconomia pela UFPB. Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB. Coordena os Grupos de Pesquisa: Leitura, organização, representação, produção e uso da

informação e Representação temática da informação em Arquivística.

(7)

g

ercInA

A

ngelAde

l

ImA

limagercina@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG. Mestre em Science in Library Service - Clark

Atlanta University. Doutora em Ciência da

Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-ECI/ UFMG). Pós-Doutora pela Faculdad de

Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha,

e pela ECA - USP. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, da UFMG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ ECI/UFMG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, do CNPq desde 2004.

j

eAn

m

Arcel

c

Aum

c

Amoleze jean.camoleze@unesp.br

Graduação em História pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP. Mestre e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atuou como Professor da rede pública do Estado de São Paulo. Leciona no Ensino Superior do Centro Universitário Anchieta. Foi Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Jundiaí, Diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, do Centro de Memória de Jundiaí e Diretor de Cultura de Jundiaí. Coordenou os Programas de Projetos e Ações Sociais da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista.

(8)

j

oão

b

AtIstA

e

rnestode

m

orAes

joao.batista@unesp.br

Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

l

ArIssAde

m

ello

l

ImA

larissalima.unesp@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília. (2015).Mestre e Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Integrante do grupo de pesquisa “Linguagem, Discurso e Organização do Conhecimento”.

(9)

l

ígIA

m

ArIA

A

rrudA

c

Afé

ligia.cafe@ufsc.br

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Linguística - Université Laval Canadá (1999). Pós-doutorado na Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (2016-2017). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

m

ArIA

c

rIstIAne

b

ArbosA

g

Alvão

dra.cristiane.galvao@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo –USP. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB com doutorado sanduíche na Université de Montreal, Canadá. Pós-Doutorado pela McGill University, Canadá. Professora Doutora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

(10)

m

ArIA

e

lIzAbeth

b

AltAr

c

ArneIro de

A

lbuQuerQue

ebaltar@gmail.com

Graduação em Letras e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Biblioteconomia E Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Leitura, organização, representação, produção e uso da informação.

m

ArIAnAdA

s

IlvA

c

AprIolI

mariana.caprioli@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia, Mestre e Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Bibliotecária da Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” – Marília-SP. Membro do grupo de pesquisa “Linguagem, Discurso e Organização do Conhecimento”.

(11)

m

ArIângelA

s

potI

l

opes

f

ujItA

mariangela.fujita@unesp.br

Bacharel em Biblioteconomia pela

Fundação Municipal de São Carlos. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Livre Docente em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas, Professora Titular da UNESP. Docente Permanente Programa de Pós-Graduação

em Ciência da Informação da Universidade

Estadual Paulista – UNESP de Marília.

Líder do Grupo de Pesquisa “Representação

Temática da Informação”. Professora aposentada da UNESP de Marília.

m

IlenA

p

olsInellI

r

ubI

milena.rubi@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP de Marília. Mestre e Doutora em Ciência

da Informação pela Universidade Estadual

Paulista – UNESP de Marília. Atuou como professora substituta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Atualmente, é bibliotecária na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba.

(12)

n

AIr

y

umIKo

K

obAshI

nairkobashi@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia e Jornalismo (ECA-USP). Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Livre-docente em Análise documentária (ECA-USP). Professor Sênior (ECA-USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – USP.

r

AImundA

f

ernAndAdos

s

Antos

nandaflorania@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/ UFPB). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento (LOGIC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

(13)

r

obertA

c

ArolIne

v

esu

A

lves

robertavesu@gmail.com

Bacharel em Biblioteconomia. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atualmente, é Pós-Doutoranda do PPGCI da UNESP de Marília-SP, com bolsa CNPq. Foi professora substituta nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia na UNESP de Marília, bibliotecária em escritório de advocacia, e bibliotecária escolar de rede SESI-SP em Guararapes-SP.

r

obertA

c

rIstInA

d

Al

’e

vedove

t

ArtArottI

roberta_tartarotti@yahoo.com.br

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFScar e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atualmente é Coordenadora de Serviço da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

(14)

s

IlvAnA

A

pArecIdA

f

Agundes

silvana.fagundes@unesp.br

Bacharel em Biblioteconomia e Mestre em Ciência da Informação pela

Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atualmente é bibliotecária na Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP e responsável pelo Grupo de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Pesquisas nos temas: indexação, estratégias de leitura, formação e desenvolvimento de coleções, leitura em Análise Documentaria, artigos de jornais, e modelo de leitura.

s

onIA

t

roItIño

sonia.troitino@unesp.br

Graduação em História. Formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória/Ministério de Cultura de España e em Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz/Universidad de Valladolid (Espanha)Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília.

(15)

c

Telma Jaqueline Dias Silveira CRB 8/7867

normAlIzAção

Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino CRB - 8/8292

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro

CRB - 8/7963 cApAedIAgrAmAção

Gláucio Rogério de Morais produçãográfIcA

Giancarlo Malheiro Silva Gláucio Rogério de Morais AssessorIA técnIcA Renato Geraldi ofIcInA unIversItárIA Laboratório Editorial labeditorial.marilia@unesp.br f 16X23cm tIpologIA

Adobe Garamond Pro Papel

Polén soft 75g/m2 (miolo) Cartão Supremo 250g/m2 (capa) tIrAgem

100

I

mpressãoeAcAbAmento

(16)

O

s modelos de leitura documentá-ria para indexação atualmente são estuda-dos nas perspectivas de diferentes tipolo-gias documentais, o que motivou o interes-se da elaboração desta obra. As contribui-ções oriundas das reflexões científicas, teóricas e práticas sobre este tema consti-tuem avanço para a área de Ciência da Informação. A preocupação dos pesquisa-dores, Mariângela Spotti Lopes Fujita, Carlos Cândido de Almeida do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informa-ção (PPGCI), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, Campus de Marília, e Roberta Caroline Vesu Alves, Pós-Doutoranda em Ciência da Informação do PPGCI, também da Unesp de Marília e financiamento CNPq, está em demonstrar os avanços científicos relacionados com os modelos de leitura documentária para diferentes documen-tos, que necessitam de indexação e elaboração de resumos.

O resultado desta obra proporciona ao leitor uma reflexão profícua acerca do tema e um modo de atualização aos profissionais, pesquisadores, professores e estudantes da área de Ciência da Informa-ção sobre aspectos teóricos e práticos da indexação e, principalmente, os modelos de leitura documentária para diferentes documentos.

Os estudos relacionados com o proces-so de leitura pelo indexador foram aborda-dos e indicaram as bases teóricas e metodo-lógicas da leitura documentária para identificação e seleção de conceitos, diante de variáveis sobre leitor, texto e contexto. Também, apontam a expertise do indexa-dor na leitura profissional.

A leitura documentária para indexa-ção e resumos, bem como suas abordagens teóricas interdisciplinares foram explora-das para demonstrar os subsídios teóricos necessários na fundamentação dos modelos de leitura documentária. Os aportes teóricos e metodológicos voltados para da Análise Documentária, que foram abordados de modo mais contundente

abrangeram: o aboutness, conhecido também como tematicidade, em relação aos textos narrativos ficcionais; o conceito de texto, seus tipos e estruturas que permitiram a representação e recuperação em indexação e resumos; a Semântica Discursiva e Linguística para a indexação e recuperação de informação; o apoio da leitura documentária, indexação e aborda-gens sobre conceitos na conversão de textos em hipertextos na Web; o processo de leitura documentária e a influência da área de Saúde para tratamento de documentos desta área; aspectos da temati-cidade para o indexador; e elementos da Semiótica peirceana na identificação e representação de assuntos da música.

Os modelos de leitura documentária apresentados nesta obra elucidam princi-palmente as metodologias que fundamen-tam procedimentos de indexação e resumos de diferentes tipos documentos, consequentemente, apresentam aspectos teóricos e aplicados para identificação, seleção de conceitos e representação. Os procedimentos de leitura documentária para diferentes tipos de documentos, que foram esmiuçados, analisados e descritos em procedimentos metodológicos de modelos de leitura documentária estão relacionados com aspectos da: indexação de texto científico; indexação de Doutrina jurídica; indexação de textos narrativos de ficção; indexação de artigos de jornal; elaboração de resumos da literatura infantojuvenil em prosa; análise de assunto de acórdãos de Tribunais de Contas; indexação dos documentos populares de arquivo; e indexação de fotografias apoiada por modelo semiótico.

O

s modelos de leitura documentária

para indexação, tema desta obra, ganham diferentes enfoques em face aos diversos documentos que necessi-tam de representação temática. Os estu-dos apresentaestu-dos nesta obra contem-plam abordagens teóricas e interdiscipli-nares no âmbito da leitura documentária e indexação, bem como as aplicações de modelos de leitura em diferentes tipos de documentos. Por isso, mostram a preo-cupação atual de pesquisadores da área de Ciência da Informação no Brasil nos aspectos voltados para o processo de indexação e modelos de leitura documen-tária. A indexação inicia-se com a análise do documento por meio da leitura docu-mentária. Assim, se apresenta complexa e dependente de variáveis que expres-sam um fazer profissional e seu contexto, além de influenciar os resultados na recuperação da informação. Os modelos de leitura documentária ganham notorie-dade no âmbito da indexação, porque orientam e clareiam seus processos validados por teorias e práticas relacio-nadas aos diferentes documentos indexados, aspectos esses importantes na identificação e seleção de assuntos para fins de representação e recupera-ção da informarecupera-ção.

Roberta Caroline Vesu Alves.

Modelos de Leitura

Documentária para Indexação:

abordagens teóricas interdisciplinares e aplicações em

diferentes �pos de documentos

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Roberta Caroline Vesu Alves

Carlos Cândido de Almeida

(Organizadores)

Mariângela Spotti Lopes Fujita,

Roberta Caroline V esu Alves & Carlos Cândido de Almeida ( Org .)

Referências

Documentos relacionados

r esumo : Desencadeados pela leitura documentária, os resultados da análise e da representação documental são a identificação e seleção de termos, que serão correspondentes

Paralelamente, vamos pleitear aumento de repasses estaduais para as universidades, principalmente a UNESP; procuraremos encaminhar as discussões para as contratações

Através da 2ª Alteração Contratual da LBASPE Empreendimentos e Participações Ltda., foi aprovada a alteração de sua denominação social para Top Center Empreendimentos e

Doutoranda em Ciência da Informação, vinculada à linha de pesquisa Produ- ção e Organização da Informação do PPGCI da Universidade Estadual Paulista – UNESP, com o tema

Nº INSC.. b) Faculta-se aos candidatos solicitar espelho de sua prova de redação conforme instruções e prazos constantes no item 9.10 do edital de abertura do

Para activar o sistema quando este se encontra no modo STD utilize o botão de alimentação (como se estivesse a ligar o PC Portátil). Poupança

II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do

Uma alternativa interessante para esse processo de produção é a obtenção dessas olefinas a partir de alcoóis inferiores, como o metanol e o etanol, ou até mesmo