• Nenhum resultado encontrado

G A B A R I T O SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Prova Anglo P-02. Tipo D7-05/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G A B A R I T O SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Prova Anglo P-02. Tipo D7-05/2016"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Resoluções Prova Anglo

Matemática e

Ciências Humanas

Ensino Fundamental II – 7°- ano – 2016

P

‐2

 

 

TIPO

 D

DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 7o ano das escolas

conveniadas.

Essa prova tem como objetivo proporcionar ao aluno que: • se familiarize com questões objetivas de múltipla escolha; • identifique os conteúdos aprendidos nas aulas;

• assinale a resposta correta entre as quatro alternativas apresentadas para cada questão; • preencha folha de respostas;

• administre o tempo estabelecido para esse trabalho.

No que diz respeito à prática docente, a prova poderá contribuir para que o professor:

• obtenha informações sobre o desempenho de seus alunos em relação às habilidades abordadas em cada questão;

• identifique quais são as dificuldades de seus alunos;

• organize intervenções que contribuam para a superação das dificuldades identificadas a partir dos resultados obtidos com a aplicação da prova.

A prova contém 22 questões de Matemática e 12 de Ciências Humanas, todas com quatro alternativas cada, das quais somente uma é a correta. Cada questão possui seu próprio descritor, as habilidades avaliadas, sua resolução e o nível de dificuldade.

Os descritores foram selecionados com base: • nos descritores de Matemática da Prova Brasil; • na matriz de Ciências Humanas do Saeb;

• nos conteúdos do material do Sistema Anglo de Ensino.

(3)

MATEMÁTICA

Resposta C

Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Se traçarmos um trajeto como o representado abaixo, utilizando apenas flechas na direção Norte-Sul ou Leste-Oeste, chegaremos a uma distância igual a 7 vezes o lado de um quadradinho. Como cada quadradinho possui lado medindo 10 metros, teremos 7 · 10 = 70 metros de distância.

A dificuldade do aluno pode surgir na interpretação do enunciado, que exige apenas movimentos horizontais ou verticais no mapa, ou na crença de que existiria apenas um caminho com a menor distância, o que pode fazer com que o aluno perca tempo procurando outros caminhos menores.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta B

Identificar a relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades. Pode-se observar facilmente na figura que os únicos segmentos paralelos (além das duas retas horizontais) são os segmentos BF e CG. O aluno poderá sentir dificuldade neste problema se não tiver familiaridade com os conceitos de paralelismo.

Nível de dificuldade: intermediário.

Questão 1

D1

Questão 2

(4)

Resposta B

Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

Observando o cubo desenhado no enunciado, percebemos que três das faces quadradas desse cubo devem ter perdido um de seus vértices, como corretamente acontece com as planificações das alternativas A, B e C. Porém, apenas em B esses vértices inexistentes coincidiriam após a montagem do cubo. Isso fica claro se considerarmos o quadrado central das planificações como a base do cubo, e subirmos os quadrados adjacentes como faces laterais.

Nível de dificuldade: difícil.

Resposta C

Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

Como a figura mudou de forma proporcional, todas as suas medidas devem aumentar ou diminuir (no caso, aumentar) seguindo a mesma proporção. Pelas informações do desenho, as medidas dos lados do retângulo duplicaram da primeira para a segunda figura, logo a diagonal deve, também, ter seu comprimento duplicado, chegando a 20 · 2 = 40 m.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta A

Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

O pentágono desenhado deve ajudar o aluno a descobrir o caminho para a resposta. Assim como o pentágono possui ângulo central valendo 72˚, que é

360 5

, o polígono de número de lados desconhecido deve ter um número de lados que, dividindo 360˚, resulte em 60˚. Para chegar à resposta, devemos então dividir 360˚ por 60˚, chegando a 6.

Nível de dificuldade: intermediário.

(5)

Resposta B

Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

O problema poderia ser resolvido facilmente com a utilização de uma equação, mas como nesta fase do ensino os alunos ainda não estão familiarizados com esse conceito, é esperado que eles utilizem as operações inversas que, posteriormente, os ajudarão na resolução de equações.

Se a última regra é "divida por 2" e Luana terminou com 36 casas, ela estava, antes deste passo final, com 72 casas. Como o penúltimo passo é "some 32", Luana estava com 40 casas, já que 40 + 32 = 72. Desta forma, como estes 40 pontos surgiram após o primeiro passo, "multiplique esse número por 10", sabemos que Luana tirou 4 no dado.

É possível que alguns alunos resolvam o problema por tentativas, testando cada uma das alternativas.

Nível de dificuldade: difícil.

Resposta A

Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Para dar uma volta na quadra, Bruno precisará correr 20 + 5 + 20 + 5 = 50 metros. Como ele pretende correr 1 000 metros, precisará dar 1000 20

50  voltas

na quadra. E já que ele demora 20 segundos para dar cada volta, precisará de 20 · 20 = 400 segundos.

Nível de dificuldade: difícil.

Resposta C

Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

O valor máximo atingido pela demanda por Etanol é igual a 17,9 bilhões de litros, como pode ser visto no gráfico de linha demarcado por losangos. Este valor aparece no ano de 2009.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta D

Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

Como todos os pontos da circunferência estão a uma distância de 10 cm do centro C, o ponto P, que é exterior à circunferência, deve estar a uma distância maior que 10 cm. Assim, a única alternativa que nos fornece um valor possível é a alternativa D, 18 cm.

Nível de dificuldade: fácil.

(6)

Resposta D

Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Contando o número de quadradinhos que ainda restam e também o número total de quadradinhos da barra original, temos:

Ou seja, sobraram 22 dos 32 quadradinhos, o que significa dizer que sobraram 22

32 da barra.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta D

Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de "ordens" como décimos, centésimos e milésimos.

Para melhor comparar os números, devemos escrevê-los todos com a mesma quantidade de casas decimais:

9,9080 (Ana)

9,8920 (Bia)

9,9100 (Caíque)

9,9890 (Diogo)

Desta maneira, podemos comparar os números casa decimal por casa decimal, chegando à conclusão de que Diogo foi o vencedor, por possuir a carta com o maior número.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta A

Resolver problema envolvendo porcentagem.

Segundo o texto, a produção destinada ao consumo humano é 6% do total. Como o total é dado por 317 milhões de toneladas, precisamos calcular 6% de 317 milhões, ou seja:

6

100  317 000 000 19 020 000 19,02 milhões de toneladas

Nível de dificuldade: intermediário.

(7)

Resposta D

Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

Para comparar os números, basta transformar todas as frações em números na sua representação decimal, dividindo o numerador pelo denominador:

: 2

3 0,666 …

: 3

4 0,75

Assim, fica claro que as cartas que possuem o mesmo número são aquelas que possuem as letras B e D.

Nível de dificuldade: fácil. 

Resposta A

Estabelecer relação entre unidades de medida de tempo.

Como cada ano possui 365 dias, o período citado (a cada 75 ou 76 anos) pode ser entendido como 75 · 365 = 27 375 dias ou 76 · 365 = 27 740 dias.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta D

Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Para chegar ao valor total, Mateus precisa multiplicar o preço por unidade pela quantidade de unidades de cada produto, e então somar os resultados:

2 · 3,20 + 2 · 1,50 + 1 · 5,50 + 3 · 8,20 = = 6,40 + 3,00 + 5,50 + 24,60 =

= 39,50

Ou seja, R$ 39,50.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta B

Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

A diferença é dada pela subtração entre os dois valores, ou seja: 12 – (–3) = 12 + 3 = 15

Nível de dificuldade: fácil.

(8)

Resposta C

Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.

A formiga-argentina operária possui, segundo o texto, 2,5 mm de

comprimento. Assim, se tivéssemos um milhão de formigas formando uma fila, o comprimento desta fila seria igual a 1000 000 · 2,5 = 2 500 000 mm = = 2 500 m = 2,5 km. É normal que os alunos sintam dificuldade em transformar as unidades de medida, ficando entre as alternativas C e D.

Nível de dificuldade: difícil.

Resposta B

Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

O único dos gráficos que mantém a proporção descrita é o representado em B. Isso pode ser claramente observado pela quantidade de polpa (0,8 litros), que deve ser realmente um quarto da mistura total (3,2 litros), ou seja, 25% do total.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta A

Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Resolvendo a expressão, teremos –3 + (5 – 6) – 2(7 + 12) – (12 + 5 – 9) = = –3 + (–1) – 2 · (19) – (8) =

= –3 –1 – 38 – 8 =

= –50

Apesar de ser possível o uso da propriedade distributiva logo no início da resolução, a existência de apenas números no interior dos parênteses permite que se resolvam suas expressões.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta D

Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.

A quantidade de água dentro da jarra não irá se alterar, pois Gustavo irá adicionar suco concentrado para corrigir a proporção. Assim, como devemos ter 4 vezes mais água do que suco concentrado, e a quantidade de água é igual a 800 mL, a proporção correta exige que a jarra contenha 200 mL de suco concentrado.

Como a jarra já possui 100 mL, basta que Gustavo adicione mais 100 mL de suco concentrado.

Nível de dificuldade: difícil.

(9)

Resposta C

Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

A dificuldade deste exercício está no fato de que a área de uma das figuras (a III) não contém apenas quadradinhos inteiros em seu interior. O aluno poderia chegar à resposta eliminando as outras alternativas. Ele também poderia ter completado um retângulo sobre a figura em questão (representação abaixo), percebendo que o mesmo possuiria 18 unidades como área; a figura III, portanto, teria área igual a 9.

  Nível de dificuldade: intermediário. 

Resposta B

Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Como a soma do gasto atual de todos os apartamentos é igual a 30 000 + 35 200 + 52 100 + 24 500 + 48 600 + 28 500 = 218 900

E a economia total proposta seria de 6 · 2 000 = 12 000 litros, o gasto no próximo mês seria de 206 900 litros.

O aluno que diminuir o gasto de cada apartamento em 2 000 litros não está incorreto, mas terá uma chance maior de errar, pela quantidade de contas que terá que fazer.

Nível de dificuldade: intermediário.

CIÊNCIAS HUMANAS 

Resposta D

Compreender conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre produção, circulação e trabalho.

Além de interpretar os dados apresentados na tabela, que envolvem conceitos básicos de Matemática, como porcentagem, o aluno deve aplicar os conhecimentos sobre a distribuição de terras no Brasil, onde uma pequena parcela de proprietários (0,9% dos estabelecimentos) controla uma larga parcela das terras (44,4% da área agrícola), gerando forte injustiça social.

Nível de dificuldade: intermediário.

(10)

Resposta C

Reconhecer conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre poder, Estado e instituições.

O Estado brasileiro, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), tem procurado incentivar o consumo de pescados por meio da capacitação de profissionais da área (merendeiras) e de acordo de cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O país não está entre os maiores produtores mundiais nem entre os maiores consumidores de pescados do mundo. Assim, o consumo atual ainda é considerado baixo, diante do potencial de crescimento que seu extenso litoral e parques aquícolas apresentam.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta C

Aplicar conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre Terra e universo.

O aluno deverá fazer um leitura e análise do mapa, aplicando o conceito de regiões geoeconômicas estudado no 6º ano, para chegar à resposta correta. Uma leitura pouco atenta poderá levá-lo a assinalar a alternativa A, que apresenta informações corretas sobre as características do solo amazônico, embora o uso de fertilizantes seja muito pequeno na região. Embora haja predomínio de propriedades familiares na região Sul, o uso de fertilizantes é elevado, eliminado a alternativa B. A maior parte da produção de soja se concentra atualmente na região Centro-Oeste, no entanto, o uso de fertilizantes é elevado não só ali, como afirma a alternativa D, mas em praticamente todos os estados do chamado Centro-Sul, sendo exceções Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Nível de dificuldade: difícil.

Resposta A

Reconhecer conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre natureza-sociedade: questões ambientais.

Para responder corretamente, o aluno deverá ler e interpretar os dados da tabela. A maior parte do desmatamento ocorreu antes de 2002 (mais de 890

mil km2), o que elimina as alternativas B e C. Apesar do ritmo do

desmatamento ter diminuído após 2002, a área total desmatada continuou aumentando, portanto, a alternativa D também está incorreta. O item A está correto, pois a ação humana foi responsável por 48,9% do desmatamento do bioma, conforme dados da última coluna da tabela.

Nível de dificuldade: intermediário.

(11)

Resposta C

Reconhecer conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre poder, Estado e instituições.

A questão exigirá que o aluno, a partir da descrição do comportamento das partes envolvidas na cerimônia, identifique socialmente cada personagem e busque na memória a função dessa formalidade.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta C

Aplicar conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre comunicação e tecnologia.

A questão aborda os conceitos de produção e produtividade relacionados à agropecuária. Para responder corretamente, o aluno deverá saber diferenciar as formas de produção extensiva e intensiva da terra, com menor e maior emprego de tecnologias, respectivamente. A leitura do texto permitirá ao aluno concluir que as alternativas A e B estão incorretas.

Nível de dificuldade: difícil.

Resposta D

Reconhecer conceitos, ideias e/ou sistemas sobre identidades, diversidades e direitos humanos.

A questão exigirá que o aluno interprete as informações e, a partir do seu conhecimento sobre as diferentes formas de marcar o tempo, reconheça os elementos característicos dos calendários cristão, islâmico e judaico.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta D

Compreender conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre produção, circulação e trabalho.

Dentro do processo de produção agropecuária, o aluno deve compreender a importância do uso de técnicas agrícolas apropriadas para a manutenção da qualidade e melhor aproveitamento dos solos. Diferentemente do que afirmam as alternativas A e B, em um sistema de rotação de culturas é necessário escolher espécies de valor comercial e também aquelas que formem biomassa para enriquecer o solo, como é colocado corretamente na alternativa D. O uso de adubos orgânicos, indicado no item C, é outra técnica utilizada pelos agricultores para manter ou melhorar a produtividade do solo, mas não se relaciona ao enunciado.

(12)

Resposta A

Aplicar conceitos, ideias e/ou sistemas sobre tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas.

A questão exigirá que o aluno, estabeleça uma relação entre o seu conhecimento sobre o Império Romano e o termo “bárbaro” e o fragmento escrito pelo historiador cristão Amiano Marcelino.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta C

Aplicar conceitos, ideias e/ou sistemas sobre poder, Estado e instituições. A questão exige que, a partir do seu conhecimento sobre o papel desempenhado pelos camponeses na sociedade feudal, o aluno faça uma leitura crítica do texto. Exigirá também que o aluno realize operações cognitivas complementares, como a de análise e associação de trechos do texto com as explicações dadas nas alternativas.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta A

Reconhecer conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre identidades, diversidades e direitos humanos.

A questão exige que o aluno identifique, na notícia, a prática do jejum como um dos pilares do islamismo.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta D

Reconhecer conceitos, ideias e/ou sistemas sobre tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas.

A questão exigirá que o aluno analise os apontamentos a partir do seu conhecimento sobre a expansão islâmica e as consequentes trocas culturais.

Nível de dificuldade: intermediário.

Referências

Documentos relacionados

ƒ Quando da avaliação da mobilização dos parâmetros de resistência ao cisalhamento ao longo de diferentes valores de deformação, evidenciou-se que a mobilização da coesão

Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes sig- nificados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e po- tenciação)..

(no prelo)- Os Navios de época Modernos de Lisboa: balanço e perspectivas de investigação", I Encontro de Arqueologia de Lisboa. Lisboa: CML, CAL... metade do século XVII

Num estudo aberto envolvendo crianças (n=108, escalão etário: crianças até aos 16 anos de idade) com tumores sólidos recorrentes ou progressivos, o topotecano foi administrado

(*) Os pré-requisitos, de qualquer natureza, exigidos em disciplinas, ficam suspensos para o 1º/2021, exceto os TCCs e Projetos Finais, que estão sendo avaliados

É importante observar que a mobilidade social é típica das sociedades modernas, já que outros modelos de estratificação (como o de castas, estamentos) não permitiam aos

Este artigo caracteriza-se pelo estado da arte, ou seja, pelo levantamento de pesquisas cientificas já efetuadas sobre temas como confirmação luterana e escolarização pomerana. Com

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reconheceu que faltam muitos votos para aprovar a reforma da Previdência (PEC 287/16) e que não há data para pautar a matéria em