• Nenhum resultado encontrado

Questões de Bacteriologia Específica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questões de Bacteriologia Específica"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Questões de Bacteriologia Específica

1. A respeito das seguintes bactérias, marque 1 para enterobactéria, 2 para não-enterobactéria e 3, caso a bactéria NÃO seja um bacilo gram negativo:

( ) Bordetella pertussis ( ) Edwardisella tarda ( ) Escherichia coli ( ) Salmonella typhi ( ) Bacillus anthracis ( ) Acinetobacter baumannii ( ) Yersínia pestis ( ) Haemophilus influenzae ( ) Providencia rettgeri

2. O gênero da bactéria causadora de coqueluche é _________, que é um ___________. O que completa as lacunas na sentença acima, respectivamente, é:

a) Acinetobacter – bacilo gram negativo. b) Neisseria – coco gram negativo.

c) Neisseria – coco gram positivo. d) Bordetella – bacilo gram negativo. e) Francisella – bacilo gram negativo.

3. Complete a coluna da direita conforme as características das bactérias da coluna da esquerda, ignorando as bactérias que não possuem correspondência:

a- Salmonella typhi ( ) patógeno zoonótico altamente virulento. b- Haemophilus ducreyi ( ) classificado como grupo D por Lancefield. c- Corynebacterium jeikeium ( ) causador de DST do tipo cancro pélvico.

d- Staphylococcus aureus ( ) cepas específicas podem causar impetigo bolhoso. e- Neisseria meningitidis ( ) bacilo gram negativo fermentador e produtor de oxidase. f- Helycobacter pylori ( ) patógeno estrito em humanos.

g- Vibrio cholerae ( ) bacilo espiralado, produz urease. h- Stenotrophomonas maltophilia

(2)

4. Analise o fluxograma abaixo sobre conduta laboratorial de diferenciação de cocos gram positivos e, no espaço apropriado, escreva o que deve estar em A, B, C, D, E e F.

*YES=SIM; NO=NÃO; A: _______________________________________________________. B: _______________________________________________________. C: _______________________________________________________. D: _______________________________________________________. E: _______________________________________________________. F: _______________________________________________________.

5. Francisco, menino de 5 anos, chega ao seu consultório com infecções purulentas localizadas principalmente no rosto e mãos. Após analisar o caso, você conclui que é um caso de impetigo. A respeito da doença e de suas possíveis condutas para o caso...

(3)

II. Você prescreve um antibiótico de amplo espectro, pois, apesar de haver outras bactérias capazes de causar impetigo, o Staphylococcus aureus é a mais comum e é uma espécie pouco resistente a antibióticos em geral.

III. Você solicita um exame cultural com posterior prova de coagulase, pois um exame bacterioscópico (mais simples) não teria utilidade.

IV. Você solicita um exame bacterioscópico.

É/São conduta(s) coerente(s) com a doença em questão:

a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas IV. e) II e III.

6. Sobre a bactéria Listeria monocytogenes: I. É um bacilo gram positivo esporulado.

II. Pouco virulenta, porém muito resistente. III. É anaeróbia estrita.

Está/estão correta(s):

a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) II e III. e) nenhuma está correta.

7. Silvia de Lourdes Teixeira, 31 anos, vem à UBS para consulta ginecológica, desejando iniciar o uso de DIU. Durante o processo de implantação do mesmo, executado pelo médico preceptor, o segundo-anista que acompanhava o procedimento, acidentalmente, contamina o dispositivo. A paciente retorna na semana seguinte queixando-se de dor pélvica e, ao exame bacterioscópico de uma amostra da região afetada, observam-se hifas. Opta-se por tratar a paciente com antifúngico. Quatro dias depois, a paciente volta à UBS com os mesmos sintomas, referindo que o tratamento parece ineficaz. Sobre o caso apresentado:

a) pode ser uma contaminação bacteriana por Actinomyces sp. b) pode ser uma contaminação bacteriana por Gardnerella vaginalis.

c) pode ser uma contaminação bacteriana por Corynebacterium urealyticum. d) pode ser uma contaminação bacteriana por Neisseria gonorrheae.

8. Sobre as bactérias gram negativas do gênero Neisseria... I. Entre elas estão a Neisseria gonorrheae e a Neisseria meningitidis. II. São todas encapsuladas.

III. São sensíveis a baixas temperaturas. Está/estão correta(s):

(4)

9. Sobre o gênero Clostridium... I. São bacilos gram positivos.

II. Classificados como esporulados.

III. C. perfringens produz toxinas que podem causar casos de necrose tecidual conhecidos como gangrena gasosa.

Está/estão correta(s):

a) apenas I. b) I e II. c) II e III. d) nenhuma está correta. e) todas estão corretas.

10. Sobre a bactéria causadora de tularemia:

a) é um bacilo gram positivo não esporulado do gênero Nocardia.

b) é um bacilo gram negativo não-enterobactéria do gênero Francisella. c) é um estafilococo coagulase negativo.

d) é um estreptococo não classificado por Lancefield.

e) é um coco gram negativo encapsulado do gênero Eikenella.

11. O vírus Zyka assustou muito a população mundial, principalmente as gestantes, devido ao relato de nascimentos de bebês microcefálicos. Alguns estudos também indicaram uma relação desse vírus com a Síndrome de Guillian-Barré. Uma bactéria também relacionada a essa síndrome é a: a) Pasteurella multocida. b) Escherichia coli. c) Campylobacter jejuni. d) Neisseria meningitidis. e) Bacillus cereus.

12. “Bacilo gram negativo não fermentador, muito virulento e multirresistente a antibióticos, possui poucas exigências nutricionais e preferência por ambientes úmidos”. Essa descrição corresponde a:

a) Bacillus anthraz.

(5)

13. São bacilos gram positivos de arranjo irregular, EXCETO: a) Corynebacterium sp. b) Propionibacterium sp. c) Gardnerella vaginais. d) Mobiluncus sp. e)Erysipelothrix sp.

14. “Bacilo de parede celular complexa, aeróbio, não capsulado, causador de tuberculose”. Essa descrição corresponde a:

a) Bacillus tuberculosis.

b) Mycobacterium tuberculosis. c) Eikenella tuberculosis.

d) Mycoplasma tuberculosis. e) Corynebacterium sp.

15. A respeito das seguintes espécies... I. Bordetella pertussis.

II. Acinetobacter baumannii. III. Pasteurella multocita. São cocobacilos:

a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) II e II. e) I, II e III.

(6)

GABARITO: 1)2-1-1-1-3-2-1-2-1; 2D;

3)J-I-B-D-G-A-F;

4)A: prova da catalase; B: Estafilococo; C: Estreptococo; D: prova da coagulase; E: Staphylococcus aureus;

F: Estafilococo coagulase negativo;

5D; 6E; 7A; 8D; 9E; 10B; 11C; 12C; 13E; 14B; 15E;

Referências

Documentos relacionados

A atividade está organizada para os cursos de graduação como os cursos de Comunicação e Jornalismo, Pedagogia e cursos de licenciaturas das diferentes áreas, tem como apoio o

Sempre nas condições apropriadas ao mais rigoroso exame, aconteceu, por mais de uma vez, que um corpo sólido, fosforescente, cristalino fosse colocado em minha mão por outra

Alguns dos equipamentos visualizados ou descritos são equipamentos opcionais fornecidos com acréscimo de preço. Para informações mais detalhadas sobre o equipamento de série e

O licitante que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o Contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame,

Ao refletir sobre suas experiências, muitas mulheres perceberam que há uma enorme desvalorização do seu traba- lho por parte dos maridos e também da própria comunidade, que

• Lista de argumentos tipados como uma função; • Resposta tipada declarada ou inferida;. • Captura de contexto no escopo onde foi declarado; • Modificar o contexto no escopo

São duas anedotas em tudo idênticas, excepto no respeitante às personagens, e o que está em questão é o mesmo: mestre e discípulo acordaram as condições de pagamento

O presente artigo tem como objetivos relatar e discutir a experiência docente do exercício da mentoria para uma turma de graduação em Medicina durante o período de seis anos (de