• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ao 12º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ao 12º ANO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Objetivo Pedagógico e Metas de Ensino de uma Escola Waldorf - Tobias Richter

EDUCAÇÃO FÍSICA – 1º ao 12º ANO

ASPECTOS PRINCIPAIS E METAS PEDAGÓGICAS GERAIS

MOVIMENTO É O MEIO DA EVOLUÇÃO, É ELE QUE FAZ NASCER O TEMPO.

A musculatura arbitrária do homem é o órgão que torna possível a locomoção, o manuseio, o trabalho, a própria fala. A criança conquista a orientação espacial e a percepção do tempo por meio de seu sistema motor. Isso torna claro que a educação do movimento é, de um lado, um princípio presente em todas as matérias, e que, de outro lado, a euritmia e a educação física constituem elementos essenciais da educação como um todo. Estas matérias podem contribuir de muitas maneiras para o desenvolvimento geral da personalidade. Trata-se de estabelecer uma ponte entre o elemento corporal e o anímico-espiritual. Isso só ocorrerá se o currículo se basear na vivência do tempo, do espaço e das qualidades de movimento

adequadas à idade, além da atenção necessária dispensada ao corpo e à fisiologia. Para isso, contribui, principalmente, a ênfase e a vivência do ritmo do movimento. A intensificação da vivência estimula também diretamente a compensação de deficiências existentes e reforça a prevenção a lesões de órgãos e defeitos de postura. Os movimentos em grupo estimulam a cooperação, aumentam a interação e capacitam o jovem para uma crescente habilidade no uso de seu corpo e no manuseio firme de objetos e ferramentas. O aumento da capacidade física, em combinação com as vivências interiores, reflete sobre a estabilidade psíquica da criança.

Do ponto de vista social, as crianças aprendem a dar atenção aos outros e a respeitar suas particularidades. São principalmente os jogos que ensinam as crianças a se integrar em comunidades e sentir a

responsabilidade pelo todo e o próprio papel no todo. Para atingir essas metas, são necessários: o respeito às fases evolutivas, uma grande variedade de atividades e uma forma harmoniosa do ensino, que possam transmitir um sentimento básico de alegria e de "sinto uma força crescente em mim".

Na ginástica (por exemplo de Bothmer) a vivência do movimento e a orientação espacial são o mais

importante. No atletismo o jovem vive principalmente o reforço dos movimentos naturais do correr, saltar e arremessar. Em termos metodológicos, o esforço individual ganha importância. Isso vale também para a ginástica olímpica, que exige, sobretudo, a adaptação a objetos externos e o treino de determinadas

seqüências de movimento. No jogo, o aluno deve dominar perfeitamente as seqüências de movimento, para que possa dedicar toda a sua atenção às peripécias do próprio jogo. A estas disciplinas tradicionais

acrescentam-se modalidades que provêm das tradições de cada país e das condições locais. Na natação, o homem aprende a se manter num elemento totalmente diferente. Em todas essas atividades, o essencial é a experiência dos diversos movimentos.

(2)

Entre o 3° e o 5° ano começa a educação física de fato. Agora o tipo e a qualidade dos movimentos em si estão em primeiro plano. Mesmo assim, a criança ainda precisa, até o 12° ano, de vida, do estímulo por imagens ou por palavras rítmicas. Isso possibilita à alma a vivência do próprio movimento e estabelece vínculos emocionais cheios de imagens com os exercícios e aparelhos.

A partir do 6° ano, a criança evoluiu o suficiente para poder vivenciar a dinâmica dos membros em si (músculo, nervo, osso). (R. Kischnik, Leibesübung und Bewufitseinsschulung [Educação física e educação da consciência], Basiléia 1989)

1° E 2° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

As imagens dos contos ensinam à criança a capacidade de entrar em vários papéis. Além disso, ela se familiariza com muitas habilidades corpóreas.

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Cirandas, cantigas, saltos, brincadeiras, "pega-pega", pequenas encenações. O círculo é o elemento básico. Correr, pular, equilibrar-se, brincadeiras com bolas, pular corda, andar com pernas-de-pau e outras

habilidades.

3° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

É a leveza que caracteriza essa faixa etária. O lema é: "sair e conhecer o mundo". O acento está no "nós". Ainda não há, em um determinado exercício, um trabalho individual. A realidade e a fantasia são unidas por vivências anímicas cheias de imaginação.

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

(3)

4° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

Levar do "nós" ao "eu". O que a criança mais gosta é correr livremente. Conduzir cuidadosamente deste ponto para um exercitar mais individual. A palavra rítmica continua tendo uma importante função harmonizadora. O ser inteiro da criança deve participar dos seus movimentos.

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica em forma de cirandas, leves saltos rítmicos, exercícios com bola, corda e aro. Brincadeiras livres e nos aparelhos, cambalhotas (para frente e para trás), estrelas. Brincadeiras de pega-pega, correr e

brincadeiras dramatizadas.

5° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

O mundo espacial ainda não pode ser compreendido por meio de conceitos. Contudo, oferece a

oportunidade de formar e de desenvolver forças. A criança quer se mover como o sangue que corre nas veias. Não muito depressa, nem muito devagar. Ela tem uma clara preferência por movimentos giratórios.

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica: Levar gradualmente da ciranda à ginástica muda, à vivência do ritmo a partir do próprio movimento. Corridas e saltos rítmicos; primeiras corridas de estafetas, ainda baseadas na fantasia. Passar gradualmente das livres brincadeiras nos aparelhos a exercícios. Na natação passar de brincadeiras de adaptação à água ao ensino de natação, saltos simples, mergulhar (ainda brincando). Nas brincadeiras ainda se preferem brincadeiras baseadas na fantasia (vide R. Kischnik).

6° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

(4)

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica:

Tema principal: a vertical, em cima e em baixo

Ginástica olímpica: Oitavas, parada de mão, parada de cabeça; salto entre braços, salto afastado, roda,

peixinho.

Atletismo: Treino de corrida, salto em distância, lançamento de bolas Jogos: Queimada, jogo da bandeira, pique bandeira.

Natação: Ampliação das capacidades, prática de novos estilos, saltos. Artes circenses: Habilidades no malabarismo, diabolo etc.

7° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

O aluno percebe agora a elasticidade, obra dos tendões. O pular, o balançar, leva a experiências de movimentos típicos da idade. É preciso aprender a mover-se natural e habilmente. Artes circenses, no melhor sentido da palavra, devem ser praticadas.

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica: Centro e a periferia; dentro e fora; encontrar o ritmo no movimento. Ginástica olímpica: Oitavas, rodas, saltos-mortais, saltos com e sem mini-trampolim.

Atletismo: Salto em distância, salto em altura (salto entre braços, tesoura), melhorar o arremesso. Jogos: Queimada, beisebol, bola ao cesto de forma simples (Cf. R. Kischnik).

8° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

(5)

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica: Os exercícios voltam a ser mais simples. O aluno experimenta a função mecânica dos membros. A

luta contra a gravidade está sempre presente.

Ginástica olímpica: Forte diferenciação entre meninos e meninas. Meninos: exercícios de força e postura.

Meninas: a forma dos movimentos.

Atletismo: Continuar o treino dos saltos e da corrida. Ênfase nas técnicas de movimento.

Jogos: Da bola ao cesto ao basquetebol (desenvolver as regras conforme o progresso), handebol, rúgbi,

meninas também queimada. A luta como princípio, jogos de luta.

9° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

Com o despertar do anímico como experiência existencial individual, a atuação das forças anímicas deve ser descoberta também nos movimentos. Agora, o querer predomina. Superar os "pontos mortos" e passar do repouso a movimentos explosivos (lançamento do peso) são elementos que levam diretamente à

experiência do próprio querer. Nos meninos: força; nas meninas: forma.

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica: Com a superação da gravidade, da queda, com a forma e a compreensão consciente do elemento

rítmico, surge uma nova relação com o impulso.

Ginástica olímpica: Meninos: continuar insistindo na força e na postura, mas agora em forma de um

movimento consciente. Meninas: da forma do movimento ao movimento contínuo.

Atletismo: Corridas de resistência, exercícios de largada, técnicas de saltos, arremesso de peso.

Jogos: Conhecer e aplicar as regras mais importantes. Bola sobre a rede (também com uma bola pesada),

basquete, handebol, voleibol. Mais para meninos: bolas pesadas, rúgbi com regras rígidas, bola rolada. Mais para as meninas: competições poéticas e menos atléticas, queimada, pique-bandeira de defesa com todas as variações, bola ao caçador, "rouba-peão", "New Games", jogos de acentuado caráter social.

10° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

Uma vez superado, isto é, conquistado o peso do corpo, a vivência do movimento recebe um novo impulso. O elemento circular permite que se experimente a relação entre o movimento e o sentir. O domínio

(6)

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica: A distância, o impulso rítmico, circunferência-centro.

Ginástica olímpica: Oitavas, viravoltas, saltos-mortais, de impulso próprio e com ajuda do mini-trampolim,

cama elástica.

Atletismo: Intensificar as corridas de resistência, de curta distância e de barreiras. Salto com vara, salto em

altura (todos os estilos), melhorar as técnicas dos saltos. Lançamento de disco, técnicas de arremesso de bola.

Jogos: Pique-bandeira de defesa em variações, billardball, bola de dez, jogos sociais, criações próprias.

Meninos: lançamento de bola, tênis, basquete, bola pesada, hóquei, bola rolada. Meninas: Voleibol, tênis, badminton, tênis de aro, bola sobre a rede com várias bolas ou aros leves.

11° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

Depois de ter feito a experiência e a conquista do peso e do mundo exterior, o adolescente pode impor a si próprio a direção da sua atuação. "Propor a si próprio uma meta" pode revelar a ligação entre o movimento e o pensar. A compreensão das seqüências de movimento, a experiência consciente de forma, dinâmica e ritmo, devem capacitar o jovem, gradualmente, a assumir a plena responsabilidade pela sua atividade física e esportiva.

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Ginástica: Domínio consciente das forças de direção, vivenciar a meta.

Ginástica olímpica: Ampliar as capacidades com o enfoque na combinação de exercícios.

Atletismo: Aperfeiçoar as técnicas, salto triplo, lançamento de dardo, arremesso ao alvo, arco e flecha. Jogos: Basquete, handebol, bola rolada, hóquei, bola arremessada, voleibol, badminton, tênis de aro, todas

as variações de bola-sobre-a-rede. Dar importância à visão de jogo, fairplay e tática do jogo (prever lances).

12° ANO

CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO:

(7)

POSSÍVEIS CONTEÚDOS DE ENSINO:

Referências

Documentos relacionados

do solvente, transporte aquoso ou eólico de partículas, deposição e acumulação de compostos orgânicos em ambiente saturado por água. C) Precipitação mineral por

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

Apenas para entendermos, o antagonista no momento do confronto pode ter os seguintes três times dependendo do pokémon inicial que escolhemos começar o jogo: 1.

Apesar da vitória, a equipa de Lagos foi relegada para a Taça EHF de andebol, ficando privada de seguir para o segundo torneio de qualificação para a Liga dos Campeões da

Abílio José Borges Silva, Ana Isabel Faria Martins, Mariana dos Santos Vieira, Maria Isabel Pinho Ferreira, Maria Helena Pinho Ferreira, Sara Raquel Silva Maia: Literacia em saúde

Quanto à similaridade familiar, alguns trabalhos realizados no Brasil, as famílias mais representativas geralmente são sempre, Asteraceae e Poaceae, assim como foi

Palestrante: Ruy Madsen (SP) Mini Curso - Homeopatia Clássica..

A água flui desde o canal central do adaptador ao canal de água da ponta, evitando que entre água no canal do