• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2021 EXCLUSIVA PARA ME/EPP PREÂMBULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2021 EXCLUSIVA PARA ME/EPP PREÂMBULO"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

1

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2021 EXCLUSIVA PARA ME/EPP

PREÂMBULO

O DAEP - Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, torna público que de acordo com a Lei 10.520 de 17 de julho de 2.002, Decreto Municipal 5031 de 17/02/2015 e subsidiariamente, no que couber as disposições contidas na Lei Federal 8.666/93 e suas alterações, Leis Complementares nº 123 de 14/12/2006, 147/2014, Decreto nº 8.538 de 06/10/2015 com suas alterações posteriores, Decreto nº 10.024, de 20 de setembro de 2019 demais normas regulamentares aplicáveis à espécie, que se acha aberto, o PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2021, Processo nº 26/2021 – Edital n° 26/2021, Tipo de Licitação: MENOR PREÇO GLOBAL ANUAL, - OBJETO: - Contratação de empresa especializada objetivando a locação de relógios de ponto eletrônico.

Este certame utiliza-se do aplicativo “licitações”, do Portal Eletrônico: www.bll.org.br, conforme convênio de cooperação técnica.

As propostas serão enviadas por meio eletrônico através de data estipulada neste edital e site da Bolsa de Licitações e Leilão do Brasil.

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS:

Das 08:00h do dia 19/04/2021 até as 08:30h do dia 30/04/2021.

TERMINO DO CADASTRO DAS PROPOSTAS 30/04/2021 às 08h:30min

ABERTURA DAS PROPOSTAS: 30/04/2021 às 09:00 h.

INÍCIO DA DISPUTA DE PREÇOS: 30/04/2021 às 09:30 h.

Referência de Tempo: Para todas as referências de tempo será observado o horário de Brasília (DF).

Local de acesso: www.bll.org.br – “acesso identificado”

Observação: Não havendo expediente no órgão licitante ou ocorrendo qualquer ato ou fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação do PREGOEIRO em sentido contrário.

(2)

2

FORMALIZAÇÃO DE CONSULTAS E MAIORES INFORMAÇÕES:

Informações por correspondência deverão ser endereçadas ao Setor de Compras e

Licitações do Daep, sito na Av. Adelino Peters, 217 – Vila São Vicente – Penapolis/SP, fone:

18-3654-6103, e-mail: compras@daep.com.br

Informações quanto ao cadastramento para participação do certame, diretamente através do site da Bolsa de licitações e leilões do Brasil, www.bll.org.br ou pelo telefone (41) 3097-4600 / 3097-4603 ou 41-99264-7677 / 99203-9595 ou pelo email contato@bll.org.br

1 – OBJETO

1.1 – Contratação de empresa especializada objetivando a locação de relógios de ponto eletrônico, com leitor biométrico e respectivo software de apontamentos para apuração de horas, gerenciamento e tratamento de ponto, a serem utilizados na sede do Departamento Autônomo de Água e Esgoto, nos Ecopontos, na Central de Tratamento de Resíduos, no Reservatório do Mutirão e no Centro de Educação Ambiental, conforme Termo de Referência no Anexo I.

1.2 A empresa deverá disponibilizar equipe técnica capacitada para dar suporte no processo de iiii instalação e durante a vigência da locação.

1.3 Os locais onde serão instalados os relógios de ponto serão informados pelo Serviço de Pessoal.

1.4 O proponente classificado em primeiro lugar na sessão de lances, após a avaliação dos documentos de habilitação e aprovação pelo Pregoeiro, deverá realizar, no prazo de até 07 (sete) dias úteis, demonstração do sistema, conforme disposto no item 11 do edital.

1.5 O valor máximo a ser pago para esses serviços será de R$ 66.085,68 (sessenta e seis mil, oitenta e cinco reais e sessenta e oito centavos) anuais.

1.6 Em caso de discordância existente entre as especificações deste objeto descritas na Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil “BLL” e as especificações constantes deste Edital, prevalecerão as últimas.

1.7 Os itens são reservados à participação de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) ou equiparadas, cujo objeto social seja pertinente e compatível com o desta licitação e que satisfaça todas as exigências constantes deste Edital e seus anexos, desde

(3)

3

que existam no mínimo 03 (três) empresas com esse perfil e credenciadas e aptas a participar da fase de lances.

1.7.1 Caso não existam 03 (três) Microempresas, Empresas de Pequeno Porte ou equiparadas ou não se credenciem 03 (três) empresas aptas a ofertar lances, poderão participar da presente licitação qualquer empresa, firma individual ou sociedade, regularmente estabelecida no País, cujo objeto social seja pertinente e compatível com o objeto desta licitação e que satisfaça todas as exigências deste Edital e seus Anexos.

2- DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR:

2.1 Poderão participar desta Licitação todas e quaisquer empresas ou sociedades, regularmente estabelecidas no País, que sejam especializadas e credenciadas no objeto desta licitação e que satisfaçam todas as exigências, especificações e normas contidas neste Edital e seus Anexos.

2.2 Poderão participar deste Pregão Eletrônico as empresas que apresentarem toda a documentação exigida para respectivo cadastramento junto à Bolsa de Licitações e Leilões.

2.3 -Qualquer dúvida em relação ao acesso no sistema operacional, poderá ser esclarecida ou através de uma empresa associada ou pelos telefones: Curitiba-PR (41) 3097-4600 / 3097-4603 / 41-99264-7677 / 41-99203-9595, ou através da Bolsa de Licitações do Brasil ou pelo e-mail contato@bll.org.br.

2.4. Não poderão participar desta licitação:

a) Empresas que estejam cumprindo suspensão do direito de licitar e contratar com o Daep ou que tenham sido declaradas inidôneas por qualquer órgão da Administração Pública Direta, Indireta, da União, do Distrito Federal, dos Estados ou Municípios.

b) Pessoas jurídicas reunidas em consórcio, empresas estrangeiras, nem empresas sob processo ou com falência decretada;

c) Empresas que incorrerem em outras vedações previstas em lei, sendo que a observância das vedações é de inteira responsabilidade da proponente que, pelo descumprimento, sujeitar-se-á às penalidades cabíveis.

2.5. A participação no certame implica na aceitação de todas as condições estabelecidas neste instrumento convocatório.

3- REGULAMENTO OPERACIONAL DO CERTAME

3.1 O certame será conduzido pelo Pregoeiro, com o auxílio da equipe de apoio, que terá, em especial, as seguintes atribuições:

(4)

4 a) acompanhar os trabalhos da equipe de apoio;

b) responder as questões formuladas pelos fornecedores, relativas ao certame;

c) abrir as propostas de preços;

d) analisar a aceitabilidade das propostas;

e) desclassificar propostas indicando os motivos;

f) conduzir os procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta do lance de menor preço;

g) verificar a habilitação do proponente classificado em primeiro lugar;

h) declarar o vencedor;

i) receber, examinar e decidir sobre a pertinência dos recursos;

j) elaborar a ata da sessão;

k) encaminhar o processo à autoridade superior para homologar e autorizar a contratação;

l) abrir processo administrativo para apuração de irregularidades visando a aplicação de penalidades previstas na legislação.

4. DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

4.1-Os licitantes encaminharão, exclusivamente por meio do sistema, concomitantemente com os documentos de habilitação exigidos no edital, proposta com a descrição do objeto ofertado e o preço, até a data e o horário estabelecidos para abertura da sessão pública, quando, então, encerrar-se-á automaticamente a etapa de envio dessa documentação.

4.2-O envio da proposta, acompanhada dos documentos de habilitação exigidos neste Edital, ocorrerá por meio de chave de acesso e senha.

4.3 A microempresa ou empresa de pequeno porte, além da apresentação da declaração constante no Anexo II para fins de habilitação, deverá, quando do cadastramento da proposta inicial de preço a ser digitado no sistema, informar no campo próprio da ficha técnica descritiva do objeto, o seu regime de tributação para fazer valer o direito de prioridade do desempate Art. 44 e 45 da LC 147/2014.

4.4 As microempresas, empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

4.4.1 Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério do PREGOEIRO, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

4.4.2 A não regularização da documentação implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei Federal n.º 8.666/93, sendo facultado ao Daep convocar os licitantes remanescentes, na ordem de

(5)

5

classificação, na forma dos incisos XVI e XXIII do art. 4º da Lei Federal n.º 10.520/02, c/c o art. 45, II, da Lei Complementar n.º 123/06, e suas alterações.

4.5-Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios, diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

4.6-Até a abertura da sessão pública, os licitantes poderão retirar ou substituir a proposta e os documentos de habilitação anteriormente inseridos no sistema;

4.7-Não será estabelecida, nessa etapa do certame, ordem de classificação entre as propostas apresentadas, o que somente ocorrerá após a realização dos procedimentos de negociação e julgamento da proposta.

4.8 -Os documentos que compõem a proposta e a habilitação do licitante melhor classificado somente serão disponibilizados para avaliação do pregoeiro e para acesso público após o encerramento do envio de lances.

5- DO PREENCHIMENTO DA PROPOSTA

5.1 -O licitante deverá enviar sua proposta mediante o preenchimento, no sistema eletrônico, dos seguintes campos:

5.1.1-Valor global anual incluso todos os serviço previstos, como instalação, manutenção, treinamento, etc, conforme descrito no Termo de Referência.

5.1.2-Marca dos relógios

5.2 - Nos preços propostos deverão estar inclusas todas e quaisquer despesas, tais como:

carga e descarga, IPI e demais impostos, encargos sociais, seguros, taxas, tributos diretos e indiretos incidentes sobre o fornecimento do produto, material utilizado para execução dos serviços. Quaisquer tributos omitidos na proposta ou incorretamente cotados serão considerados como incluso no preço proposto, não sendo considerados pleitos de acréscimos a esse ou qualquer título.

5.3. Serão desclassificadas as propostas que não atenderem às exigências do Edital e seus anexos.

5.4 - A proposta deverá ser cotada obrigatoriamente em Real (R$), com até duas casas decimais após a vírgula.

6. REFERÊNCIA DE TEMPO

6.1 - Todas as referências de tempo no Edital, no Aviso e durante a Sessão Pública, observarão obrigatoriamente o horário de Brasília – DF e, dessa forma, serão registradas no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

(6)

6

7- DA ABERTURA DA SESSÃO, CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS E FORMULAÇÃO DE LANCES

7.1- A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, na data, horário e local indicados neste Edital.

7.2- O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando desde logo aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital, contenham vícios insanáveis ou não apresentem as especificações técnicas exigidas no Termo de Referência.

7.3-Também será desclassificada a proposta que identifique o licitante.

7.4-A desclassificação será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

7.5-A não desclassificação da proposta não impede o seu julgamento definitivo em sentido contrário, levado a efeito na fase de aceitação.

7.5-O sistema ordenará automaticamente as propostas classificadas, sendo que somente estas participarão da fase de lances.

7.6 O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagens entre o Pregoeiro e os licitantes.

7.7- Iniciada a etapa competitiva, os licitantes deverão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do seu recebimento e do valor consignado no registro.

7.8-O lance deverá ser ofertado pelo valor unitário do item.

7.9-Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observando o horário fixado para abertura da sessão e as regras estabelecidas no Edital.

7.10-O licitante somente poderá oferecer lance de valor inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema.

7.11-O intervalo entre os lances enviados pelo mesmo licitante poderá variar conforme o pregão e objeto licitado, quando o pregoeiro definir uma margem de lance para esse lote.

7.12-Será adotado para o envio de lances no pregão eletrônico o modo de disputa “aberto”, em que os licitantes apresentarão lances públicos e sucessivos, com prorrogações.

7.13-A etapa de lances da sessão pública terá duração de dez minutos e, após isso, será prorrogada automaticamente pelo sistema quando houver lance ofertado nos últimos dois minutos do período de duração da sessão pública.

(7)

7

7.14-A prorrogação automática da etapa de lances, de que trata o item anterior, será de dois minutos e ocorrerá sucessivamente sempre que houver lances enviados nesse período de prorrogação, inclusive no caso de lances intermediários.

7.15-Não havendo novos lances na forma estabelecida nos itens anteriores, a sessão pública encerrar-se-á automaticamente.

7.16-Encerrada a fase competitiva sem que haja a prorrogação automática pelo sistema, poderá o pregoeiro, assessorado pela equipe de apoio, justificadamente, admitir o reinício da sessão pública de lances, em prol da consecução do melhor preço.

7.17-Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

7.18-Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante.

7.19-No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do Pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível aos licitantes para a recepção dos lances.

7.20-Quando a desconexão do sistema eletrônico para o pregoeiro persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão pública será suspensa e reiniciada somente após decorridas vinte e quatro horas da comunicação do fato pelo Pregoeiro aos participantes, no sítio eletrônico utilizado para divulgação.

7.21-O Critério de julgamento adotado será o menor preço, conforme definido neste Edital e seus anexos.

7.22-Caso o licitante não apresente lances, concorrerá com o valor de sua proposta.

7.23-Em relação a itens não exclusivos para participação de microempresas e empresas de pequeno porte, uma vez encerrada a etapa de lances, será efetivada a verificação automática, junto à Receita Federal, do porte da entidade empresarial. O sistema identificará em coluna própria as microempresas e empresas de pequeno porte participantes, procedendo à comparação com os valores da primeira colocada, se esta for empresa de maior porte, assim como das demais classificadas, para o fim de aplicar-se o disposto nos arts. 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, regulamentada pelo Decreto nº 8.538, de 2015.

7.24-Nessas condições, as propostas de microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrarem na faixa de até 5% (cinco por cento) acima da melhor proposta ou melhor lance serão consideradas empatadas com a primeira colocada.

7.24-A melhor classificada nos termos do item anterior terá o direito de encaminhar uma última oferta para desempate, obrigatoriamente em valor inferior ao da primeira colocada,

(8)

8

no prazo de 5 (cinco) minutos controlados pelo sistema, contados após a comunicação automática para tanto.

7.25-Caso a microempresa ou a empresa de pequeno porte melhor classificada desista ou não se manifeste no prazo estabelecido, serão convocadas as demais licitantes microempresa e empresa de pequeno porte que se encontrem naquele intervalo de 5%

(cinco por cento), na ordem de classificação, para o exercício do mesmo direito, no prazo estabelecido no subitem anterior.

7.26-No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem nos intervalos estabelecidos nos subitens anteriores, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

7.27-Quando houver propostas beneficiadas com as margens de preferência em relação ao produto estrangeiro, o critério de desempate será aplicado exclusivamente entre as propostas que fizerem jus às margens de preferência, conforme regulamento.

7.28-A ordem de apresentação pelos licitantes é utilizada como um dos critérios de classificação, de maneira que só poderá haver empate entre propostas iguais (não seguidas de lances), ou entre lances finais da fase fechada do modo de disputa aberto e fechado.

7.29-Havendo eventual empate entre propostas ou lances , o critério de desempate será aquele previsto no art. 3º, § 2º, da Lei nº 8.666, de 1993, assegurando-se a preferência, sucessivamente, aos bens produzidos:

7.29.1 -no pais;

7.29.2-por empresas brasileiras;

7.29.3-por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País;

7.29.4-por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

7.30-Persistindo o empate, a proposta vencedora será sorteada pelo sistema eletrônico dentre as propostas empatadas.

7.31-Encerrada a etapa de envio de lances da sessão pública, o pregoeiro deverá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta ao licitante que tenha apresentado o melhor preço, para que seja obtida melhor proposta, vedada a negociação em condições diferentes das previstas neste Edital.

(9)

9

7.32-A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

7.33-O pregoeiro solicitará ao licitante melhor classificado que, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, envie a proposta adequada ao último lance ofertado após a negociação realizada, acompanhada, se for o caso, dos documentos complementares, quando necessários à confirmação daqueles exigidos neste Edital e já apresentados.

7.34-Após a negociação do preço, o Pregoeiro iniciará a fase de aceitação e julgamento da proposta.

8 - DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA VENCEDORA.

8.1- Encerrada a etapa de negociação, o pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à adequação ao objeto e à compatibilidade do preço em relação ao máximo estipulado para contratação neste Edital e em seus anexos, observado o disposto no parágrafo único do art. 7º e no § 9º do art. 26 do Decreto n.º 10.024/2019.

8.2-Será desclassificada a proposta ou o lance vencedor, apresentar preço final superior ao preço máximo fixado (Acórdão nº 1455/2018 -TCU - Plenário), ou que apresentar preço manifestamente inexequível.

8.3-Considera-se inexequível a proposta que apresente preços global ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do próprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração.

8.4-Qualquer interessado poderá requerer que se realizem diligências para aferir a exequibilidade e a legalidade das propostas, devendo apresentar as provas ou os indícios que fundamentam a suspeita;

8.5-Na hipótese de necessidade de suspensão da sessão pública para a realização de diligências, com vistas ao saneamento das propostas, a sessão pública somente poderá ser reiniciada mediante aviso prévio no sistema com, no mínimo, vinte e quatro horas de antecedência, e a ocorrência será registrada em ata;

8.6-O Pregoeiro poderá convocar o licitante para enviar documento digital complementar, por meio de funcionalidade disponível no sistema, no prazo de 24 horas (vinte e quatro) ,sob pena de não aceitação da proposta.

(10)

10

8.7-O prazo estabelecido poderá ser prorrogado pelo Pregoeiro por solicitação escrita e justificada do licitante, formulada antes de findo o prazo, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

8.8-Dentre os documentos passíveis de solicitação pelo Pregoeiro, destacam-se os que contenham as características do material ofertado, tais como marca, modelo, tipo, fabricante e procedência, além de outras informações pertinentes, a exemplo de catálogos, folhetos ou propostas, encaminhados por meio eletrônico, ou, se for o caso, por outro meio e prazo indicados pelo Pregoeiro, sem prejuízo do seu ulterior envio pelo sistema eletrônico, sob pena de não aceitação da proposta.

8.9-Nos itens não exclusivos para a participação de microempresas e empresas de pequeno porte, sempre que a proposta não for aceita, e antes de o Pregoeiro passar à subsequente, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do empate ficto, previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida, se for o caso.

8.10-Encerrada a análise quanto à aceitação da proposta, o pregoeiro verificará a habilitação do licitante, observado o disposto neste Edital.

9-DA HABILITAÇÃO

9.1-Como condição prévia ao exame da documentação de habilitação do licitante detentor da proposta classificada em primeiro lugar, o Pregoeiro verificará o eventual descumprimento das condições de participação, especialmente quanto à existência de sanção que impeça a participação no certame ou a futura contratação, mediante a consulta aos seguintes cadastros:

(https://certidoes-apf.apps.tcu.gov.br/)

https://www.tce.sp.gov.br/pesquisa-na-relacao-de-apenados

http://www.portaltransparencia.gov.br/sancoes/ceis?ordenarPor=nome&direcao=asc 9.1.2-A consulta aos cadastros será realizada em nome da empresa licitante e também de seu sócio majoritário, por força do artigo 12 da Lei n° 8.429, de 1992, que prevê, dentre as sanções impostas ao responsável pela prática de ato de improbidade administrativa, a proibição de contratar com o Poder Público, inclusive por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

9.1.2.1-Caso conste na Consulta de Situação do Fornecedor a existência de Ocorrências Impeditivas Indiretas, o gestor diligenciará para verificar se houve fraude por parte das empresas apontadas no Relatório de Ocorrências Impeditivas Indiretas.

(11)

11

9.1.2.2 -A tentativa de burla será verificada por meio dos vínculos societários, linhas de fornecimento similares, dentre outros.

9.1.2.3-O licitante será convocado para manifestação previamente à sua desclassificação.

9.1.3-Constatada a existência de sanção, o Pregoeiro reputará o licitante inabilitado, por falta de condição de participação.

9.1.4-No caso de inabilitação, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do empate ficto, previsto nos arts. 44 e 45 da Lei Complementar nº 123, de 2006, seguindo- se a disciplina antes estabelecida para aceitação da proposta subsequente.

9.2-Havendo a necessidade de envio de documentos de habilitação complementares, necessários à confirmação daqueles exigidos neste Edital e já apresentados, o licitante será convocado a encaminhá-los, em formato digital, via e-mail, no prazo de 4 (quatro) horas, sob pena de inabilitação.

9.3-Não serão aceitos documentos de habilitação com indicação de CNPJ/CPF diferentes, salvo aqueles legalmente permitidos.

9.4-Se o licitante for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, e se o licitante for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz.

9.5-Serão aceitos registros de CNPJ de licitante matriz e filial com diferenças de números de documentos pertinentes ao CND e ao CRF/FGTS, quando for comprovada a centralização do recolhimento dessas contribuições.

9.6-Ressalvado o disposto no item 4.4, os licitantes deverão encaminhar, nos termos deste Edital, a documentação relacionada nos itens a seguir, para fins de habilitação:

9.7 DOCUMENTAÇÃO:

9.7.1- HABILITAÇÃO JURÍDICA

a) Registro comercial, no caso de empresa individual – Constituição e última alteração quando houver;

b) Ato constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, acompanhado da última alteração, no caso de inexistência de contrato consolidado, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por ações, além do estatuto e alterações subsequentes, a licitante deverá apresentar a documentação relativa à eleição de seus administradores;

(12)

12

c) Inscrição do Ato Constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova da Diretoria em exercício;

d) Decreto de Autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país e ato de registro ou autorização para funcionamento expedida pelo órgão competente quando a atividade assim o exigir;

9.7.2. REGULARIDADE FISCAL

a)- Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ;

b)- Prova de Inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto da licitação;

c)- Prova de regularidade com a Fazenda Estadual da sede da licitante ou outra prova equivalente, na forma da lei; OBSERVAÇÃO: caso a empresa não tenha ou seja isento da inscrição estadual, apresentar declaração firmada pelo responsável legal da empresa.

d)- Prova de regularidade com a fazenda municipal do domicilio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da Lei;

e)- Prova de Regularidade perante a Fazenda Nacional, mediante apresentação de certidão expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), referente a todos os créditos tributários federais e à Dívida Ativa da União (DAU) por elas administrados, inclusive os créditos tributários relativos às contribuições sociais (INSS) ou documento equivalente que comprove a regularidade.

** De acordo com a Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 1751, de 02/10/2014, será também válida e aceita a certidão única relativa aos créditos tributários federais.

f) Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais, instituídos por Lei.

g) Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho - CNDT - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (conforme Lei Federal nº 12440/2011, que veio dar nova redação aos artigos 27, inciso IV e 29, inciso V da Lei Federal nº 8666/93).

9.7.3 QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

a) Certidão Negativa de Pedido de Falência ou de recuperação judicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

Obs: Tal certidão é indispensável estar dentro do prazo a todos os licitantes, mesmo ME ou EPP.

(13)

13 9.7.4-QUALIFICAÇÃO TÉCNICA/OPERACIONAL:

a)Comprovação de capacidade técnica, compatível com o objeto desta licitação, através da apresentação de atestado ou certidão expedido por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, em nome da licitante, que indique:

Prestação de serviços de locação de relógios de ponto eletrônico, com leitor biométrico e software de apontamentos para apuração de horas, gerenciamento e tratamento de ponto.

a) Certidão de Registro da empresa e do(s) responsável(eis) técnico(s) no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, com habilitação no ramo de atividade de Engenharia/Técnico Eletrônica e/ou Engenharia/Técnico de Telecomunicações, ou correlato, em atendimento à Resolução do CONFEA nº 265 (15/12/1979) e Resolução nº 191 (20/03/1970).

a.1) Quando a empresa for registrada em outro estado, caso vencedora do certame, deverá apresentar o visto do CREA-SP, no ato da assinatura do contrato.

a.2) A comprovação do vínculo do profissional pode se dar mediante contrato social, registro na carteira profissional, ficha de empregado ou contrato de trabalho, sendo possível a contratação de profissional autônomo que preencha os requisitos e se responsabilize tecnicamente pela execução dos serviços, nos moldes da Súmula n.º 254 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

9.7.4 OUTROS DOCUMENTOS

a) Declaração, Anexo II, sob as penas da lei, de que cumprem os requisitos legais para a qualificação como microempresa ou empresa de pequeno porte, estando aptas a usufruir do tratamento favorecido estabelecido nos artigos 42 a 49 da Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006, devidamente assinado pelo responsável legal da empresa. A declaração solicitada deverá vir acompanhada de documento comprobatório por órgão competente demonstrando que a empresa se enquadra como ME ou EPP, sendo aceito a Certidão Simplificada ou a Declaração de enquadramento.

b) Declaração da licitante, elaborada em papel timbrado e subscrita pelo representante legal, assegurando a inexistência de impedimento legal para licitar ou contratar com a Administração, inclusive em virtude das disposições da Lei Estadual nº 10.218, de 12 de fevereiro de 1.999, conforme modelo do Anexo III;

c) Declaração do licitante elaborada em papel timbrado e subscrita pelo representante legal de que se encontra em situação regular perante o Ministério do trabalho, não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e também menor de dezesseis anos e que a empresa cumpre as normas de saúde e segurança de trabalho, conforme modelo Anexo IV;

g) Declaração de aceitação plena e total das condições deste Edital, conforme Anexo V;

(14)

14

10-DO ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA VENCEDORA

10.1-A proposta final do licitante declarado vencedor deverá ser encaminhada no prazo de 24. (vinte e quatro.) horas, a contar da solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico e deverá conter:

a) Razão social, endereço, CNPJ e inscrição estadual ou municipal da proponente;

b) Número deste Pregão;

c) Informar preço unitário, mensal e global anual, em moeda corrente nacional, incluindo todos tributos incidentes na prestação do serviço, podendo ser utilizado modelo de proposta no Anexo VI

d) Prazo de para instalação: Em até 30 (trinta) dias úteis, após emissão da Ordem de Serviço.

e) Condições de pagamento: Em 05 (cinco) dias úteis após o recebimento do objeto e apresentação da Nota Fiscal Eletrônica, mediante depósito bancário ou boleto.

f) Citar na Proposta dados bancários para depósito.

g) A licitante deverá informar dados pessoais (nome, cargo, RG e CPF), e-mail pessoal e institucional do responsável.

h) Validade da Proposta não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data de abertura dos envelopes, salvo se da mesma constar prazo superior, quando então prevalecerá este prazo;

c) Citar a Marca dos produtos ofertados

10.2- Ser redigida em língua portuguesa, datilografada ou digitada, em uma via, sem emendas, rasuras, entrelinhas ou ressalvas, devendo a última folha ser assinada e as demais rubricadas pelo licitante ou seu representante legal.

10.3-A proposta final deverá ser documentada nos autos e será levada em consideração no decorrer da execução da aquisição e aplicação de eventual sanção à Contratada, se for o caso.

11. DA PROVA DE CONCEITO

11.1. A proponente que for classificada em primeiro lugar na sessão de lances deverá realizar, em até 07 (sete) dias úteis contados do dia seguinte à solicitação do Pregoeiro via

(15)

15

sistema da BLL e/ou e-mail, demonstração do sistema, para a Comissão Avaliadora designada pelo Daep, de forma a comprovar os requisitos descritos no Termo de Referência.

11.1.1. O proponente que, convocado, deixar de comparecer na data marcada para demonstração da solução, será desclassificado automaticamente do certame, podendo, então, ocorrer à convocação do licitante classificado em segundo lugar e assim sucessivamente.

11.1.2. A Prova de Conceito será por amostragem de acordo com o Anexo I - Termo de Referência.

11.1.3. A Prova de Conceito será aplicada pela Comissão Avaliadora designada pelo Daep. As funcionalidades serão avaliadas pela Comissão designada, indicando seu atendimento ou não.

11.1.4. A Comissão Avaliadora emitirá o devido parecer técnico relativo à avaliação das Licitantes, aceitando ou rejeitando a solução.

11.1.5. A incompatibilidade da solução apresentada com as características especificadas no Edital e anexos implicará na rejeição desse, bem como na consequente desclassificação do licitante.

11.2. A prova de conceito terá duração máxima de 06 (seis) horas e será realizada nas instalações do Daep, que disponibilizará sala climatizada com mesas e cadeiras, projetor multimídia e ambiente com internet (ponto de rede ou wi-fi) de pelo menos 10 Mb.

Durante este período a licitante poderá proceder à adequação de parâmetros e correção de funcionalidades que, porventura, apresentem erros durante sua demonstração.

11.3. Para cada requisito e funcionalidade expressa nesta documentação, a licitante deverá realizar operações completas (entrada de dados, gravação e consulta) no Sistema e demonstrar se os registros foram efetivamente armazenados, na data e hora da realização da prova.

11.4. A licitante deverá disponibilizar representante técnico qualificado, comprovando seu vínculo empregatício para operar os aplicativos e realizar as operações demandadas pela Comissão Avaliadora, relativos à amostra.

11.5. A demonstração do Sistema deverá ser realizada em infraestrutura na nuvem ou em equipamentos da licitante, a qual deverá disponibilizar massa de dados necessárias ás comprovações dos atendimentos aos requisitos requeridos.

(16)

16

11.6 – Será aceito o Sistema em cuja demonstração fique evidenciado o atendimento a, no mínimo, 90% (noventa por cento) do Termo de Referência. Os itens eventualmente que não ficarem comprovados deverão ser implementados pela empresa vencedora sem ônus para o Daep, até a entrada em produção do Sistema.

11.7 – Caso o percentual mínimo de atendimento para aceitação não seja atingido (90%), a proposta será recusada e a licitante desclassificada, sendo convocada a segunda classificada no certame para a demonstração, e assim sucessivamente até que se conclua o final do processo de seleção, com a aceitação pela Comissão.

11.8. As demais licitantes participantes do procedimento licitatório, se julgar oportuno, poderão acompanhar a realização da prova de conceito, observando aos seguintes critérios:

11.8.1. Inscrição limitada a 02 (dois) representantes por licitante, designada para acompanhamento da prova de conceito;

11.8.2. O acompanhamento aos trabalhos permitirá a formulação de questionamento escrito e entregue ao Coordenador da Prova de Conceito.

11.9. Aplica-se à equipe da empresa vencedora e aos inscritos o disposto na legislação de licitações quanto à participação nos trabalhos, de modo a evitar tumultos ou atrasos na realização da prova de conceito.

11.10. A licitante deverá assumir os custos envolvidos com a elaboração de sua proposta para a participação no processo licitatório, inclusive para realização da prova de conceito, sem nenhum direito a indenização mesmo que venha a ser desclassificada do certame.

11.11. Será lavrada Ata dos atos relativos à Prova de Conceito, na qual todos os licitantes interessados poderão, ao final das apresentações, fazer os devidos apontamentos referentes á apresentação.

12-DOS RECURSOS

12.1-Declarado o vencedor e decorrida a fase de regularização fiscal e trabalhista da licitante qualificada como microempresa ou empresa de pequeno porte, se for o caso, será concedido o prazo de no mínimo trinta minutos, para que qualquer licitante manifeste a intenção de recorrer, de forma motivada, isto é, indicando contra qual(is) decisão(ões) pretende recorrer e por quais motivos, em campo próprio do sistema.

(17)

17

12.2-Havendo quem se manifeste, caberá ao Pregoeiro verificar a tempestividade e a existência de motivação da intenção de recorrer, para decidir se admite ou não o recurso, fundamentadamente.

12.3-Nesse momento o Pregoeiro não adentrará no mérito recursal, mas apenas verificará as condições de admissibilidade do recurso.

12.4-A falta de manifestação motivada do licitante quanto à intenção de recorrer importará a decadência desse direito.

12.5-Uma vez admitido o recurso, o recorrente terá, a partir de então, o prazo de três dias para apresentar as razões, pelo sistema eletrônico, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões também pelo sistema eletrônico, em outros três dias, que começarão a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa de seus interesses.

12.6-O acolhimento do recurso invalida tão somente os atos insuscetíveis de aproveitamento.

12.7-Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, no endereço constante neste Edital.

13-DA REABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA 13.1-A sessão pública poderá ser reaberta:

13.1.1-Nas hipóteses de provimento de recurso que leve à anulação de atos anteriores à realização da sessão pública precedente ou em que seja anulada a própria sessão pública, situação em que serão repetidos os atos anulados e os que dele dependam.

13.1.2-Quando houver erro na aceitação do preço melhor classificado ou quando o licitante declarado vencedor recusar a entregar os pneus, não retirar o instrumento equivalente ao contrato (empenho), ou não comprovar a regularização fiscal e trabalhista, nos termos do art. 43, §1º da LC nº 123/2006. Nessas hipóteses, serão adotados os procedimentos imediatamente posteriores ao encerramento da etapa de lances.

13.2-Todos os licitantes remanescentes deverão ser convocados para acompanhar a sessão reaberta.

13.3-A convocação se dará por meio do sistema eletrônico (“chat”), e-mail, ou, ainda, fac- símile, de acordo com a fase do procedimento licitatório.

(18)

18 14-DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

14.1-O objeto da licitação será adjudicado ao licitante declarado vencedor, por ato do Pregoeiro, caso não haja interposição de recurso, ou pela autoridade competente, após a regular decisão dos recursos apresentados.

14.2-Após a fase recursal, constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente homologará o procedimento licitatório.

15- MULTAS E SANÇÕES ADMINISTRATIVAS.

15.1 - A vencedora do certame que descumprir quaisquer das cláusulas ou condições do presente edital ficará sujeita às penalidades previstas no art. 7º da Lei Federal nº.

10.520/02, bem como aos artigos. 86 e 87 da Lei Federal n°. 8.666/93 e alterações posteriores.

15.2 - De conformidade com art. 86 da Lei Federal n°. 8.666/93, a Contratada, garantida a prévia defesa, ficará sujeita à multa de 1% (um por cento) sobre o valor contratado, por dia de atraso em que, sem justa causa, não cumprir as obrigações assumidas, até o máximo de 20 (vinte) dias, sem prejuízo das demais penalidades previstas na Lei Federal n°. 8.666/93.

15.3 - Nos termos do art. 87 da Lei Federal n°. 8.666/93, pela inexecução total ou parcial deste certame, a empresa, garantida a prévia defesa, ficará sujeita às seguintes sanções:

a) Advertência;

b) Multa de 10% (dez por cento) do valor contratado;

c) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com este órgão promotor do certame, pelo prazo de até 02 (dois) anos;

d) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública em geral, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida sua reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e depois de decorridos o prazo da sanção aplicada com base na alínea anterior.

15.4 - Se o valor da multa ou indenização devida não for recolhido, será automaticamente descontado da primeira parcela de preço a que a Contratada vier a fazer jus, acrescido de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, ou, quando for o caso, cobrado judicialmente.

15.5 - Após a aplicação de quaisquer das penalidades acima previstas, realizar-se-á comunicação escrita à empresa e publicação no órgão da imprensa oficial (excluídas as penalidades de advertência e multa de mora), constatando o fundamento legal da punição, informando ainda que o fato seja registrado no cadastro correspondente.

15.6 – O licitante que ensejar o retardamento da execução do certame, não mantiver a proposta, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal,

(19)

19

garantido o direito prévio da citação e ampla defesa, ficará : sujeito às sanções previstas em Lei e impedido de licitar e contratar com a Administração, pelo prazo de até 5 (cinco) anos ou enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

15.7 - Nenhuma sanção será aplicada sem o devido processo administrativo, que prevê defesa prévia do interessado e recurso nos prazos definidos em lei, sendo-lhe franqueada vista ao processo.

16- DOS PRAZOS, DAS CONDIÇÕES E DO LOCAL DE ENTREGA DO OBJETO DA LICITAÇÃO 16.1- A entrega será efetuada em até 30 (trinta) dias úteis, após a emissão da Ordem de Serviço.

16.2 Constatada qualquer irregularidade na entrega do objeto licitado, a empresa vencedora se obrigará a substituí-lo no prazo de 05 dias úteis da comunicação da recusa sob pena de sujeitar-se, não apenas à aplicação das multas e demais penalidades previstas neste Edital, más também às sanções constantes do Código de Defesa do Consumidor e demais legislações do gênero cabíveis na espécie;

16.3- O produto/serviço deverá ser entregue no prazo estabelecido no item 16.1, contados a partir do recebimento do respectivo pedido de confirmação.

16.4- Correrão por conta da contratada todas as despesas de embalagem, seguros, transporte, tributos, encargos trabalhistas e previdenciários, decorrentes da entrega e da própria aquisição dos produtos.

16.5- O Daep poderá, a seu critério, acrescer ou diminuir em 25% do produto licitado, de acordo com o artigo 65 parágrafo único, da lei 8.666/93 e alterações posteriores.

16.6 O licitante deverá garantir a qualidade dos produtos, respeitando os prazos estabelecidos, obrigando-se a trocar às suas expensas, o material que vier a ser recusado, sendo que o ato do recebimento não importará sua aceitação, ficando ainda a empresa suspensa de participar de futuras licitações, de acordo com a cláusula 15.6.

16.7. Os preços propostos deverão incluir taxas ou despesas adicionais, tais como: carga, descarga, e entrega do produto. Qualquer item não mencionado será considerado como incluído nos preços propostos.

16.8. Se houver divergência entre o preço unitário e o preço total indicado pelo proponente, apenas o preço unitário será considerado válido e o total será corrigido de forma a conferir com aquele. Igual procedimento será adotado, caso a soma dos preços totais divergirem do preço global da proposta.

16.9 O descumprimento pelos licitantes da parte da proposta que lhes for adjudicada acarretará as sanções previstas nos artigos 86 a 88 da lei federal nº 8.666/93 e alterações posteriores, ainda que compreendida a hipótese de dispensa de contrato, conforme o previsto no parágrafo 4º do artigo 62 da lei 8.666/93 e alterações posteriores.

(20)

20

16.10. O Daep poderá anular a presente licitação por ilegalidade, ou revogá-la por interesse público, sem que caiba aos licitados, qualquer direito à indenização;

17. DO RECEBIMENTO DO OBJETO

17.1- Os materiais/serviços serão recebidos provisoriamente em até 2 dias úteis, contados da data da entrega/finalização dos materiais/serviços, no local e endereço indicados pelo RH do DAEP.

17.2 - O recebimento definitivo dar-se-á definitivamente no prazo de 1 dia útil após o recebimento provisório, uma vez verificado o atendimento integral da quantidade e das especificações contratadas.

17.3. Por ocasião da entrega das notas fiscais eletrônicas, a (o) contratada (o) deverá colher no comprovante a data, o nome e assinatura do servidor responsável pelo recebimento.

17.4. Constatadas irregularidades no objeto contratual, o Daep poderá:

a) Se disser respeito à especificação, rejeitá-lo no todo ou em parte, determinando sua substituição ou rescindindo a contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis;

b) Na hipótese de substituição a contratada deverá fazê-la em conformidade com a indicação da Administração, no prazo máximo de 05 dias úteis, contados da notificação por escrito, mantido o preço inicialmente contratado;

c) Se disser respeito à diferença de quantidade ou de partes, determinar sua complementação ou rescindir a contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis;

d) Na hipótese de complementação, a contratada deverá fazê-la em conformidade com a indicação do contratante, no prazo máximo de 05 dias contados da notificação por escrito, mantido o preço inicialmente contratado.

18. DA FORMA DE PAGAMENTO

18.1– O pagamento será efetuado em 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da entrega dos pneus juntamente com a apresentação da nota fiscal eletrônica conforme Portaria CAT 162 de 29/12/2008, no setor de compras do Daep, sito na Avenida Adelino Peters, nº 217 – Penápolis/SP.

18.2- As notas fiscais eletrônicas que apresentarem incorreções serão devolvidas à contratada e seu vencimento ocorrerá em 5 (cinco) dias úteis após a data de sua apresentação válida.

18.3- O pagamento será efetuado através de boleto bancário e/ou crédito em conta corrente da contratada na qual a mesma deverá informar em sua proposta os dados bancários.

(21)

21

18.4 Nas notas fiscais apresentadas deverão constar as retenções dos tributos devidos (federais , estaduais e municipais).

19-DA VIGÊNCIA

19.1-O prazo de vigência contratual relacionado ao objeto da licitação será de 12 (doze) meses, contados a partir da Ordem de Serviço emitida pelo Daep, podendo a vigência contratual, ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos, nos termos do artigo 57, da Lei nº 8.666/93.

19.1 – Os preços permanecerão fixos e irreajustáveis durante a vigência do contrato.

19.1.1 - Em havendo renovação, o valor poderá ser reajustado, sendo levado em consideração o PREÇO BASE ofertado no dia do pregão e o índice INPC/IBGE, acumulado em 12 meses.

20- RECURSOS PARA ATENDER AS DESPESAS

20.1. Para atender as despesas oriundas desta aquisição serão utilizados recursos da dotação orçamentária Ficha 08 - Classificação Funcional Programática: 3.3.90.39.99 - 17.512.0051.2.051.04.11000

21-DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

21.1-Até 03 (três) dias úteis antes da data designada para a abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar este Edital.

21.2-A impugnação poderá ser realizada por forma eletrônica, pelo e-mail compras@daep.com.br, ou por petição dirigida ou protocolada no endereço do Daep, sito na Av. Adelino Peters, 217 – Vila São Vicente, Penápolis/SP.

21.3-Caberá ao Pregoeiro, auxiliado pelos responsáveis pela elaboração deste Edital e seus anexos, decidir sobre a impugnação no prazo de até 3 (três) dias úteis contados da data de recebimento da impugnação.

21.4-Acolhida a impugnação, será definida e publicada nova data para a realização do certame.

21.5-Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data designada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, ou endereço indicado no Edital.

(22)

22

21.5.1-O pregoeiro responderá aos pedidos de esclarecimentos no prazo de três dias úteis, contado da data de recebimento do pedido, e poderá requisitar subsídios formais aos responsáveis pela elaboração do edital e dos anexos.

21.6-As impugnações e pedidos de esclarecimentos não suspendem os prazos previstos no certame.

21.6.1-A concessão de efeito suspensivo à impugnação é medida excepcional e deverá ser motivada pelo pregoeiro, nos autos do processo de licitação.

21.7-As respostas aos pedidos de esclarecimentos serão divulgadas pelo sistema e vincularão os participantes e a administração.

22- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

22.1- Da sessão pública do Pregão divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico.

22.2-Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário, pelo Pregoeiro.

22.3-Todas as referências de tempo no Edital, no aviso e durante a sessão pública observarão o horário de Brasília – DF.

22.4-No julgamento das propostas e da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

22.5-A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

22.6-As normas disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, o princípio da isonomia, a finalidade e a segurança da contratação.

22.7-Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a Administração não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

22.8- Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na Administração.

(23)

23

22.9-O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará o afastamento do licitante, desde que seja possível o aproveitamento do ato, observados os princípios da isonomia e do interesse público.

22.10-Em caso de divergência entre disposições deste Edital e de seus anexos ou demais peças que compõem o processo, prevalecerá as deste Edital.

22.11-O Edital está disponibilizado, na íntegra, no endereço eletrônico www.bll.org.br, nos dias úteis, mesmo endereço e período no qual os autos do processo administrativo permanecerão com vista franqueada aos interessados.

22.12 - O resultado deste certame, compreendendo a sua homologação, será comunicado às licitantes mediante publicação no Sitio Oficial do Daep www.daep.com.br.

23-DO FORO

23.1-Para dirimir quaisquer questões decorrentes da licitação, não resolvidas na esfera administrativa, será competente o Foro da Comarca de Penápolis, excluído qualquer outro por mais privilegiado que seja.

Penápolis, 16 de abril de 2021.

Carlos Alberto Bachiega Presidente do Daep

(24)

24 ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

Objeto: Contratação de empresa especializada objetivando a locação de relógios de ponto eletrônico, com leitor biométrico e respectivo software de apontamentos para apuração de horas, gerenciamento e tratamento de ponto, a serem utilizados na sede do Departamento Autônomo de Água e Esgoto, nos Ecopontos, na Central de Tratamento de Resíduos, no Reservatório do Mutirão e no Centro de Educação Ambiental.

1. CARACTERÍSTICAS DO HARDWARE (RELÓGIO DE PONTO) O equipamento deve ter as seguintes características:

1.1. Equipamento Registrador de Ponto

 O equipamento deverá atender às especificações contidas na Portaria MTE nº 373/11;

 O equipamento ofertado deverá pertencer à linha atual de produção do fabricante e estar em fase normal de fabricação comprovado em site oficial do fabricante;

 Ser uma solução única, de um único fornecedor, e possuir integração nativa entre todos os módulos funcionais inclusive entre as ferramentas de tecnologia, sem necessidade de execução de rotinas (automáticas ou não) para compatibilização de dados e sem necessidade de redundância de processos.

 Possuir horário de verão automático sem ter que o usuário cadastrar início e fim. O equipamento deve receber a configuração diretamente do software que se auto atualiza para obter informação se haverá horário de verão no ano e configure sozinho o equipamento, a data e hora de início e fim sem programações manuais feitas por algum usuário;

 O equipamento deve utilizar comunicação TCP/IP como protocolo básico de comunicação entre as diversas camadas da aplicação nunca utilizando nenhuma outra forma de comunicação ou conversão de protocolos para garantirmos que seja sempre comunicação nativa em TCP/IP pelo motivo que o protocolo TCP realiza, além da multiplexação, uma série de funções para tornar a comunicação entre origem e destino mais confiável;

 O equipamento deve permitir cadastrar um HOST de destino (site

(25)

25

www.algumacoisa.com.br) para que comunique com este site em nuvem e seja totalmente gerenciado por este sistema, desde sua configuração de data, hora, backup das biometrias e cadastramento das mesmas, a partir do envio de comando deste site;

 Relógio de Ponto deve ser em gabinete de aço resistente com dispositivo para fixação em parede. Resistente em ambiente hostil e adequado às normas de acessibilidade NBR 9050 e posteriores. Utilizar o protocolo HTTPS criptografada em ambos os sentidos da comunicação;

 Utilizar Interface de comunicação ethernet, 100 Mbps ou superior, full-duplex, nativa e utilizando protocolo “TCP/IP” e DHCP;

 Sensor biométrico com rejeição de dedo falso (dedo de silicone) e alta tecnologia para leitura da impressão digital, permitindo a variação angular para posicionamento do dedo e reconhecimento da impressão digital de 360º possibilitando melhor conforto e comodidade para o usurário registrar seu ponto;

 Possui memória biométrica com capacidade de no mínimo 10.000 digitais cadastradas;

 Possuir 02 (duas) portas USBs laterais e/ou frontais com tecnologia full-speed, sendo uma porta para utilização de pen-drive universal e não proprietário e outra para o fiscal capturar os dados armazenados na MRP (Memória de Registro de Ponto) – porta exclusiva para Auditor Fiscal do Trabalho;

 Permitir o cadastro da impressão digital do funcionário diretamente no equipamento através do teclado do relógio ou no software via web sem a necessidade de ter alguém acessando o menu do relógio localmente para cadastrar a digital de um servidor, sendo enviado o comando pelo site do sistema de ponto, pelo cadastro de ponto do servidor e ainda exibindo a imagem da biometria cadastrada para analise do operador do sistema verificar se é uma imagem boa e assim evitar cadastro de biometria que possa dificultar leitura na hora do registro;

 Ter a capacidade de armazenar no mínimo 10 milhões de registros de ponto, por um período de 05 (cinco) anos, mesmo quando o equipamento for desligado;

 Comunicar com o software de gestão de ponto hospedado em nuvem (cloud) sem nenhum tipo de software fazendo a intermediação, ou hardware, sem ter que configurar endereço de IP em algum tipo de site destinados a fixar DNS, sem configuração de roteamento de portas, Firewall ou artifícios do tipo;

 Configurar via teclado a opção DHCP para o equipamento automaticamente obter um

(26)

26

endereço de IP na rede local e conectar-se no site, sem instalação de software ou acessar qualquer menu de configuração via computador utilizando apenas o teclado do equipamento;

 O equipamento deve utilizar uma simples porta 80 de internet para conectar no site indicado para efetuar as atualizações automáticas de registros, funcionários, biometrias etc., não é necessário utilizar a porta fiscal nem outro processo de extração ou coleta dos dados;

 Ser possível configurar a rede local como IP, Máscara, Gateway, DNS, e Proxy com usuário e senha;

 Possuir conexão via rede Ethernet TCP/IP 100 Mbps ou superior, opcional 3G ou 4G, WI-FI, para que o equipamento se conecte ao host cadastrado nele sem roteamento, sem configuração de porta, sem registro em sites de DNS, apenas uma conexão simples de internet se comunica com host de destino e seja gerenciado pelo site;

 O equipamento deve aceitar alimentação de 6v até 24v, para que seja flexível e versátil atendendo todas as demandas e necessidades desta administração, assim como não ficar dependente de uma fonte exclusiva e proprietária do seu fabricante;

 No-break interno com autonomia de até 04 horas ininterruptas;

 O equipamento deve informar ao sistema de gestão de ponto na nuvem qual a biometria mais nova cadastrada do servidor no momento em que se efetua o novo cadastro para o mesmo funcionário, para que assim, o sistema de ponto possa apagar as biometrias antigas e enviar a nova digital cadastrada aos demais relógios;

 O equipamento deve ser inteligente do modo que mantém somente as últimas biometrias do funcionário efetuado no último cadastro, sempre apagando a anterior para melhor performance e dinâmica de trabalho, para que não haja retrabalho do gestor de RH ter que ficar fazendo manutenção das biometrias manualmente onde torna dispendioso e oneroso para a administração atual;

 O equipamento deve possuir no mínimo 03 tipos de leitura pra identificação do funcionário: Cartão de Proximidade padrão Mifare ou 125mhz, biometria de digitais, autenticação por conta e senha para casos que não haja possibilidade de registrar via biometrias.

 Caso o equipamento de registro de ponto tenha mecanismo de bloqueio, independente da causa que leve a este bloqueio, o fornecedor deverá prover meio para o Departamento realize imediatamente o desbloqueio de maneira automatizada, sem custo adicional.

(27)

27 2. CARACTERÍSTICAS DO SOFTWARE

O Software deve ter as seguintes características:

2.1. Ponto

 Possuir integração nativa entre todos os módulos funcionais, inclusive, entre as ferramentas de tecnologia, sem necessidade de execução de rotinas (automáticas ou não) para compatibilização de dados e sem necessidade de redundância de processos;

 A solução deve ser compatível com os seguintes navegadores (browsers): Internet Explorer 6 SP1 (ou superior), Mozilla Firefox nas versões 1.0 / 2.0 / 3.0 ou 3.5 (ou superior), Chrome 2.0 (ou superior), Safari 3.2 (ou superior);

 Ser compatível com ambiente multiusuário e multiempresa, permitindo a realização de tarefas concorrentes;

 Possuir redundância de servidores permitindo a segurança da operação ininterrupta mesmo com a queda de um dos servidores;

 Permitir a visualização de documentos ou imagens armazenadas por meio de visualizador instalado ou via “browsers” de mercado;

 Permitir o armazenamento de informações históricas por tempo indeterminado;

 A empresa contratada deve ser responsável em manter o recurso de "help" sempre atualizado com as funções do sistema;

 Permitir o uso de ferramenta de gerador de informação “BI” que possibilite relacionar informações de dados não estruturados;

 O sistema deve permitir acessos ilimitados e simultâneos;

 O sistema deve permitir consultas a informações cadastrais pelos usuários. O usuário deve possuir uma senha especial de acesso que permita que ele visualize somente os seus dados;

 O sistema deve permitir possíveis customizações de acordo com a necessidade do contratante e leis vigentes no município;

 O sistema deve disponibilizar painel inicial com o seu layout customizável de acordo com dados que forem relevantes a Administração para melhor visualização de cada gestor;

 O sistema deve permitir a configuração de informações relevantes à administração para monitoramento em tempo real das informações a serem mostrada em painel exclusivo,

(28)

28

devendo ainda o sistema permanecer logado ao longo de toda sessão de uso, sem que haja necessidade de se efetuar login de tempos em tempos;

 O sistema deve controlar através de logs as alterações realizadas nos dados de forma seletiva, contendo, no mínimo, as seguintes informações: data, hora, usuário e dados antes e depois das alterações e uma opção de desfazer a alteração que foi feita;

 Permitir que as estruturas organizacionais sejam definidas de forma hierárquica;

 Suportar o armazenamento dos históricos mensais das estruturas, sem limites de tempo;

 Possibilitar a definição de critérios de segurança de acesso dos usuários a partir dos níveis de uma determinada estrutura organizacional;

 Suportar o armazenamento e tratamento de diferentes imagens associadas aos empregados como foto pessoal do funcionário, imagem digitalizada de cada documento, etc.;

 Permitir que as imagens sejam armazenadas no mesmo banco de dados onde estão os demais dados relativos aos empregados do contratante, simplificando o gerenciamento das cópias de segurança;

 Disponibilizar aplicativo para efetuar marcações de ponto no Computador, Celular ou outro dispositivo móvel, através de matricula e senha para computadores e Reconhecimento facial para dispositivos móveis, sendo possível registrar o ponto mesmo sem conexão de internet no momento;

 Controlar dias ou horas facultativos, sem desconto de horas para o servidor;

 Gerenciar pontes (troca de horários entre duas datas) e dias compensados;

 Tratar horas de sobreaviso e prontidão e horas paradas (produção);

 Fornecer informações gerenciais e operacionais referentes à frequência nas diversas unidades do contratante;

 Fornecer relatório de quadro de horários do período atual ou futuro;

 Fornecer gráficos e relatórios estatísticos da apuração (relatórios);

 Possibilitar o abono de forma descentralizada, disponibilizando ainda portal para que os servidores possam solicitar eventuais abonos mediante apresentação de justificativas, criando um “workflow” de aprovações, de forma que fique pendente de autorização de seu superior imediato a autorização ou não da justificativa;

 Gerar registro dos acertos realizados no ponto da equipe, exibindo os dados antes e depois das alterações;

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

As solicitações se rão expostas pontualmente e estruturadas nos eixos: condições de trabalho, expansão, gestão democrática, infraestrutura, qualidade de ensino,

A Escritura, obviamente, significa as palavras escritas; e a palavra para inspirada não é respirada, como se Deus respirasse na Bíblia, mas soprada.. Deus soprou as palavras