• Nenhum resultado encontrado

ConaEnd&IEV 2018 está ficando cada vez melhor!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ConaEnd&IEV 2018 está ficando cada vez melhor!"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

Edição 83 | Ano IX | Fevereiro de 2018

Na Seção Técnica, leia:

Operação de Movimentação de Carga

Metodologia para avaliação do

envelhecimento de material compósito de plástico reforçado com fibra de vidro pela técnica de Ultrassom

ConaEnd&IEV 2018 está ficando cada vez melhor!

(2)
(3)

ConselhoEditorial Pedro Paiva – Magnaflux Jan Smid – Radiolab Wagner Romano – GE

Oswaldo Rossi Júnior – Intermetro Carlos Madureira – BBL

Comitê Científico Prof. Sérgio Brandi – USP Prof. Sérgio Barra – UFRN Prof. Thomas Clarke – UFRGS Prof. Armando Albertazzi – UFSC Prof. Américo Scotti - UFU

Profa. Raquel Gonçalves – Unicamp Prof. Armando Shinohara – UFPE Prof. Francisco Ilo – UPE Equipe

Supervisora de comunicação:

Grazielle Paiva

Jornalista responsável: Alexandra Alves (MTB 26660)

Comercial: Bruno Munhoz Designer: Henrique Leal Revisor: Paulo Ranieri

Projeto Gráfico e Diagramação:

Giovana Garofalo Capa/Foto: Canstock Ed. Gráfica: Giovana Garofalo Gráfica: Duo Graf

Tiragem 7.000 exemplares Público leitor

Profissionais especializados (enge- nheiros, gerentes, administradores) de empresas de END e Inspeção, usuários dessa tecnologia, técnicos (supervi- sores, inspetores e operadores) que estão diretamente envolvidos com o tema e instituições de ensino.

ISSN: 1980-1599

A Abendi não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressam apenas o pensa- mento dos autores, não representando neces- sariamente a opinião da revista. À publicação reserva-se o direito de, por motivo de espaço e clareza, resumir cartas e artigos.

Se você tiver ideias, sugestões ou críticas a fazer, envie para: comunicacao@abendi.org.br A Área de Segurança da Abendi, compreendida pelos segmentos de Acesso por Corda, Atmosferas Explosivas e Içamento e Movimentação de Cargas, é a principal reportagem da nossa revista nesta primeira edição do ano. Aproveitando o gancho, de um assunto de tamanha importância à perfeita realização de qualquer projeto, convido você, leitor, a fazer uma analogia em torno desse tema, con- siderando o campo profissional como um todo. Inicio essa reflexão a partir da seguinte pergunta:

como sentir-se seguro profissionalmente?

No meu ponto de vista, a resposta vai muito além do cumprimento de requisitos legais contra acidentes de trabalho. A questão é muito mais complexa, considera valores morais que devem estar inseridos no caráter das pessoas em geral, certamente capazes de elevar as atividades, sejam elas quais forem, ao nível de excelência. Modestamente, proponho-me a discorrer sobre esses padrões:

A honestidade é o primeiro deles. A palavra tem origem no latim honos, que remete à dignidade e honra. Significa ser verdadeiro e jamais mentir ou enganar. Trata-se de uma das mais importantes virtudes que podemos ter. No ambiente corporativo, assume especial relevância, tanto para o empre- gador quanto para o contratado, sendo fundamental a uma carreira de sucesso. Pelo simples fato de que no determinado momento em que prestamos um serviço, devemos extrair o máximo do nosso potencial e receber a recompensa. Além disso, ser honesto permite um bom relacionamento com os colegas, refletindo na facilidade do trabalho em equipe. O resultado é a satisfação pessoal e a cons- trução da própria credibilidade no mercado.

Na sequência, abordo a perseverança, tão necessária quanto à qualidade anterior, sobretudo, em tempos apreensivos como os atuais, em que as instabilidades políticas e financeiras prejudicam o desempenho das empresas e enfraquecem a nossa capacidade de acreditar em dias melhores. In- felizmente, nessas horas, muitas pessoas perdem o controle e se revoltam contra tudo e todos. É preciso dar um voto de confiança si mesmo e à sua organização. Seguir à risca a tradução grega desse substantivo, que significa: a resiliência em manter-se firme face às dificuldades. Lembrando que a tribulação sempre oferece a chance de evoluir.

Igualmente importante é a objetividade. Refere-se a uma das principais competências do uni- verso empresarial, onde qualquer falha pode representar desvantagem em termos competitivos.

Em reuniões muito longas, por exemplo, quando há muito falatório, o resultado é, inevitavelmen- te, nenhuma conclusão. E pior: nessas situações sempre estão pessoas dispostas a agregar valor ao conteúdo proposto, mas que não sabem se comunicar bem, com precisão e assertividade. Por isso, ser objetivo é apresentar ideias com clareza e coerência, dispensando informações que não tenham qualquer relação com o negócio em questão. Essa postura transmite confiança, sabedoria e familia- ridade aos anseios da empresa.

Por último, menciono o entusiasmo. Considere esse conselho com a dose diária de otimismo a ser ingerida no dia a dia profissional. O bom astral sempre foi um forte aliado das grandes conquistas, pois aumenta o rendimento e ajuda a concretizar aquilo que, para muitos, parecia impossível. Coaches e especialistas comportamentais em geral afirmam que o pensamento positivo traz segurança e eli- mina o medo de enfrentar desafios. E mais: tal conduta contagia quem estiver ao seu redor.

Bem, finalizo esse editorial com gratidão. Sim, agradeço a chance de poder escrever sobre qualida- des tão essenciais à felicidade. Que este ano seja melhor para todos nós.

Boa leitura João Gabriel Hargreaves Ribeiro - Presidente

E d i t o r i a l

E x p e d i e n t e

(4)

Sede Abendi

Av. Onze de Junho, 1317 – Vila Clementino - CEP: 04041-054 São Paulo (SP). Tel.: (11) 5586-3199 – Fax: (11) 3302-5850 Site: www.abendi.org.br

Biblioteca

Lançamentos de livros, apostilas, anais e produtos Abendimania.

biblioteca@abendi.org.br (11) 5586-3196 Certificação

Bureau de Certificação Abendi. (11) 5586-3181 Eventos

Feiras, eventos, simpósios e encontros do setor.

eventos@abendi.org.br (11) 5586-3197 Área Técnica da Abendi

normalizacao@abendi.org.br (11) 5586-3195 Sócios

Seja um sócio ou sócio patrocinador da Abendi.

socios@abendi.org.br (11) 5586-3190 ou 3146 Treinamentos

Treinamentos e Ensino a Distância (EaD) - treinamentos@abendi.org.br Informações Gerais

(11) 5586-3141 ou 3175 abendi@abendi.org.br Para anunciar nos Veículos Abendi bruno.munhoz@abendi.org.br (11) 5586-3161 Comunicação

comunicacao@abendi.org.br Representante Regional (AL)

Jarbas Cabral Fagundes - jarbas@abendi.org.br - (82) 9-9911-7619 Representante Regional (BA)

Antonio Luiz de Melo Vieira Leite - antonio.leite@abendi.org.br (71) 99964-8636

Representante Regional(AM, CE, MA e PA)

Antonio Noca Freire - antonionocafreire@abendi.org.br (85) 99932-9159 ou (12)99644-8477

Representante Regional (SE)

Carlos Otávio Damas Martins - carlos.martins@abendi.org.br (79) 99679-2747

Representante Regional (PB, PE e PI)

Marco Antonio Souza Brito - marcobrito@abendi.org.br (81) 9961-5110 e ID 97 * 34748 (Nextel)

Representante Regional (RN)

Sérgio Rodrigues Barra - sergio@abendi.org.br - (84) 98828-1266 Representante Regional(SC)

Jean Eduardo Lima - jean@abendi.org.br - (47) 99729-3786

Sócios recebem gratuitamente a revista. Para assinar, envie um e-mail para: comunicacao@abendi.org.br.

Acompanhe a Abendi nas mídias sociais

F a l e C o n o s c o

06

Notícias

• Abendi realiza palestras em universidades

• Entidades Certificadoras se reúnem para ações conjuntas

• Profissional SNQC para inspeção na Marinha é meta da associação

• Palestras da Petrobras abordaram regras contratuais

• Reunião na Anpei ensina a vencer obstáculos

• Abendi realiza treinamento de US em Trilhos na Vale

Área técnica

Ajude a desenvolver normas de qualidade

Sócios

Solenidade Abendi

Treinamentos

Dê um salto na carreira: seja um inspetor de equipamentos

Eventos

ConaEnd&IEV 2018 se aproxima: mais que um participante, seja um pioneiro de inovação

Certificação

• Atenção, N3 certificados!

• Novos representantes dos profissionais

• Ações da Abendi voltadas a estimular o mercado de trabalho

37

Seção técnica

• Operação de movimentação de carga

• Metodologia para avaliação do envelhecimento de material compósito de plástico reforçado com fibra devidro pela técnica de Ultrassom

10

14 16 18

23

18

Está chegando o

abendi.org.br

abendi_end

associacao.abendi abendinews.org.br Abendi Associação

Abendi

(5)

06

37 10

14 16 18

23

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que os números de acidentes de trabalho continuam excessivos e alarmantes

Evite riscos e conheça a Área de Segurança da Abendi

26

18

(6)

N o t í c i a s

6

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

UniSant’Anna

Durante a Semana Nacional de Enge- nharia, no fim de 2017, o coordenador de Sistemas de Gestão da Abendi, Raphael Semaan, realizou a palestra ‘’Ensaios Não Destrutivos e Certificação de Pessoas’’ na UniSant’Anna, a convite da instituição, e cerca de cem alunos estiveram presentes e atentos. Na oportunidade, a universi- dade foi presenteada, pela Abendi, com um livro sobre Líquido Penetrante (LP).

USP

O gerente do Centro de Exames de Qualificação da Abendi (CEQ), Marcelo Neris, também apresentou as ativida- des da associação em outra instituição, a Universidade de São Paulo (USP), em pa- lestra realizada durante o Workshop de Ensaios Não Destrutivos. O evento, reali- zado em dezembro de 2017 com a parti- cipação de 50 pessoas, abordou estudos de caso e também de tecnologias apli- cáveis na construção civil, discutidos por professores, alunos da USP e Unicamp, além de representantes de entidades e empresas. Os principais temas foram: Ul- trassom Phased Array, GPR, Termografia e Radiografia Digital.

Lembrando que os eventos fizeram parte do ‘’Programa Difusão de ENDs em Instituições de Ensino’’, voltado à disse- minação das técnicas de END e Inspeção por meio de ações focadas no aprimora- mento da tecnologia e qualificação de pessoas.

Abendi realiza palestras em universidades

a

O auditório ficou lotado na UniSant’Anna. Na USP, Marcelo Neris destacou as tec- nologias de END na Construção Civil

(7)

abendi.org.br

7

Entidades Certificadoras se reúnem para ações conjuntas

R

epresentantes da Abendi, Abraco, FBTS, Inmetro, Senai, Ibracon e Sis- tema Firjan se reuniram, em novembro de 2017, na sede da FBTS, no Rio de Ja- neiro, para discutir ações conjuntas no sentido de resolver problemas comuns e estimular a empregabilidade dos pro- fissionais certificados. O encontro re- sultou numa agenda de responsabili- dades para cada instituição, descrita a seguir:

• Automatizar, com programas mo- dernos e aplicativos, os sistemas de

certificação para obter alta queda nos custos (Todos);

• Articulação, junto ao INMETRO, para a reimplantação da Comissão Técnica de Pessoas (ABRACO);

• Buscar aproximação junto à ANP (Se- nai), para:

- Exigência de certificação de pessoas para fins de segurança dos empreendi- mentos;

- Linha de fomento para apoiar o pa- gamento de valores de certificação de pessoas.

- Implementar o Portal de Certificação para divulgação de vagas pelas empre- sas (Abendi), bem como melhorar a co- municação com os profissionais;

- Reivindicar junto ao MTE a inclusão da exigência de certificação de pessoas em normas regulamentadoras (Aben- di).

A próxima reunião será marcada no primeiro semestre deste ano, quando os representantes de cada entidade devem apresentar o que foi conquista- do até aquele momento.

Profissional SNQC para inspeção na Marinha é meta da associação

R

epresentantes da Abendi visitaram o Centro Tecnoló- gico da Marinha, em São Paulo, e foram recebidos pelo diretor da instituição, o vice-almirante Sidney dos Santos Neves. O objetivo foi estreitar as relações para definir ações conjuntas, como a intermediação de contatos com a dire- toria de portos e capitanias da Marinha, que editam as cha- madas ‘’normas da Marinha’’ de inspeção de manutenção das embarcações. ‘’Isso é importante porque essas normas determinam a contratação de profissionais certificados para a realização dessas atividades, notadamente em Medição de Espessura (ME). Queremos prever a exigência do pro- fissional certificado pelo SNQC/END e exigir mais rigor na fiscalização’’, ressaltou o diretor executivo da Abendi, João Conte. Participaram do encontro, além de Conte, o gerente de Relações Institucionais da associação, Antonio Aulicino, e o membro da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército (Abore) e colaborador da entidade, o coronel da

Reserva, Cláudio Forjaz. a

a

(8)

N o t í c i a s

8

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

Reunião na Anpei ensina a vencer obstáculos

Uma reunião na Associação Nacional de Pesquisa e Desenvol- vimento das Empresas Inovadoras (Anpei), voltada a revelar ferramentas de Gestão do Conhecimento para superar desafios enfrentados pelas organizações, contou com a presença da ge- rente executiva da Área Técnica da Abendi, Alessandra Alves. Os participantes assistiram a apresentações do presidente da Socie- dade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), André Saito, e da Gerente de Conhecimento e Inovação da Itaguaí Construções Navais, Taciana Leon.

Palestras

da Petrobras

abordaram regras contratuais

P

rofissionais da Petrobras apresentaram na Abendi, em dezembro, palestras sobre dois temas: ‘’Impactos da lei 13.303/2016 – as novas regras de licitações e contratos para estatais’’ e ‘’Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras.’’ As discussões sobre a lei abordaram linha do tem- po para implantação, vigência e eficácia, impactos e gestão de mudança. Já o segundo assunto reforçou, entre outros itens, o uso de cadastro como principal ferramenta de seleção de for- necedores para os processos de contratação da companhia, vantagens e desmistificou conceitos e impressões em relação a esse processo. O público, de aproximadamente 30 pessoas, entre profissionais de END e representantes de empresa, inte-

ragiu com perguntas. a

Muitas dúvidas surgiram, entre os participantes, durante as apresentações

Um dos palestrantes foi o presidente da Sociedade Brasi- leira de Gestão do Conhecimento (SBGC), André Saito

Nota de falecimento

U

m importante colaborador da área de END&Inspeção, no cenário internacional, o senhor Baldev Raj, morreu, aos 71 anos, no dia 5 de janeiro, vítima de uma parada cardíaca, na Índia. Raj participava ativamente das atividades do Comitê Interna- cional de Ensaios Não Destrutivos (ICNDT).

‘’Em nome da ICNDT, expresso minhas sinceras condolências à família. Foi uma grande perda para todos nós’’, lamentou o chairman da entidade, Sajeesh K Babu. Em nome de todos os colaboradores, a Abendi presta condolências à família de Raj.

(9)

abendi.org.br

9

Abendi realiza treinamento de US em Trilhos na Vale

A

Abendi realizou, pela primeira vez, no fim do ano passado, um treinamento na mineradora Va- le, no Maranhão, com o tema: ‘’Aplica- ção do Ensaio de Ultrassom para Fer- rovia – Trilhos e Soldas.’’ Com 40 horas de duração, as aulas reciclam técnicos de US com, no mínimo, cinco anos de experiência no processo de diagnósti- co. O conteúdo é apresentado de forma teórica e prática, incluindo importância, propósito e impactos do processo de US (com exemplos de acidentes ferro- viários ocorridos no mundo), defeitos internos típicos, normas, legislações, re- ponsabilidades, preparação do teste de US, verificação e calibração, medição de descontinuidades, distinção de falsos positivos, entre outros itens. Vale des- tacar que o treinamento é fruto de uma parceria entre a associação e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educa- ção do Maranhão (IFMA).

Nova parceria

Em visita técnica ao setor de Vagões e Material Rodante da Vale em São Luís, no Maranhão, o membro do Comitê Téc- nico Metroferroviário da Abendi, pro- fessor Marcelo Cabeça, conheceu as atividades desenvolvidas pelas áreas de Rodas, Eixos, Mandíbulas/Engates, Supe- restrutura e Truques. ‘“Inteirei-me um um pouco sobre a rotina da empresa:

volume transportado, tamanho de frota e desafios vigentes’’, destacou.

O professor foi recebido pelos enge- nheiros Giovanni Dias, Ivanildo Nasci- mento, Ronan Moreira e Francisco Nas- cimento, quando teve a oportunidade de apresentar as atividades da associa-

As aulas promoveram a reciclagem de conhecimentos dos técnicos de US da Vale

ção, abordando o Projeto Piloto desen- volvido em conjunto, entre a entidade e a Vale, que resultou num curso de nive- lamento de Ultrassom (US) para Trilhos e Soldas, com os profissionais do Setor de

Manutenção Preditiva de Via Permanente.

Finalizando, o próximo passo da Abendi será a realização de um projeto de END para a Área de Materiais Rodan-

tes da mineradora. a

(10)

10

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

Á r e a T é c n i c a

Participe das reuniões da Abendi de forma presencial ou a distância

Entre em contato, agora mesmo, com Claudia Raza e faça parte de uma CE: claudia@abendi.org.br.

Ajude a desenvolver normas de qualidade

C

onscientes ou não, as pessoas, de maneira geral, desempe- nham suas atividades diárias a partir da concepção de normas. Num ambiente industrial, essa tendência as- sume um papel de mais importância ain-

da, sob o termo normalização. Em linhas gerais, trata-se do processo de adequar, seja qual for o projeto, às regras técni- cas exigidas como padrão de qualidade, definindo características e níveis de de- sempenho. Isso é fundamental à manu-

Os profissionais da Comissão de Estudos de Partículas Magnéticas também se reuniram em novembro

Reunião dos profissionais de metrologia e calibração realizada em novembro

tenção da empresa, já que o descumpri- mento de uma regulamentação pode impedir a conquista de uma certificação ou de títulos similares.

Além disso, a norma é uma aliada à competitividade, por aperfeiçoar as ca- racterísticas e o funcionamento do pro- duto/serviço, agregando valor e, conse- quentemente, aumentando os lucros. Na Abendi, as atividades de normalização deste ano já estão a todo vapor. Acom- panhe, a seguir, a programação de traba- lhos para os meses de março e abril:

• No dia 13 de março, acontece a reu- nião de Metrologista de Calibração, quando a Comissão de Estudos (CE) con- tinuará a análise do texto-base da norma de Qualificação e Certificação de Metro- logista em Calibração;

• Já a CE de Radiografia também se reu- nirá no mês de março, no dia 23, para ini- ciar os trabalhos de desenvolvimento do documento ABNT NBR 15783-2 - Medi- ção de espessura em tubulações e aces- sórios com uso de matriz de detectores digitais (DDA).

Participe do desenvolvimento de nor- mas de Ensaios Não Destrutivos (ENDs) na Abendi e contribua com o crescimento do seu país! Todo o conteúdo dos nossos do- cumentos é baseado em sua experiência e formação. Lembrando que as discus- sões podem acontecer de forma presen- cial ou a distância, por meio de ferramen- tas disponibilizadas pela Abendi e ABNT.a

(11)
(12)

12

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

S ó c i o s

ABR Engenharia Ltda

ACINOR Inspeções e Serviços Técnicos Ltda

ALTIPLANO Serviços em Altura e Treinamentos Ltda

ASP Serviços Industriais Ltda ATSG - Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão Ltda

Araújo Engª e Integridade em Equipamentos Ltda

Arctest Serviços Tec. Insp. e Manut. Indl. Ltda

Armenio End. Inspeção de Soldas Ltda.

Arotec S/A Indústria e Comércio Ass. Bras. Tecnologia para Construção e Mineração - SOBRATEMA

Átomo Radiop. e Segurança Nuclear S/C Ltda Awi service LTDA

Aços F. Sacchelli Ltda

BRITO E KERCHE Inspeções e Serviços Ltda ME

Belov Engenharia Ltda Bently do Brasil Ltda.

Bruke Do Brasil Ltda

C.I.C Certificação em Equipamentos Industriais e Cabos Ltda

CARVALHO & CARVALHO Engenharia LTA - EPP CBC Indústrias Pesadas S/A CETI Treinamentos e Serviços Empresariais Ltda ME

CG. GEO Sensoriamento Remoto e Topografia Ltda - EPP

CIA - Centro Nacional de Tecnologia e Com. Ltda

CONSINSP - Insp. Equips. e Manut.

Indl. Ltda

Carestream do Brasil Com. e Serv.

de Prod. Med. Ltda

Carlos Alberto Arruda Salles Marques & Cia Ltda

Centro de Pesquisa de Energia Elétrica - CEPEL

Cieme Engenharia Eireli Concremat - Engenharia e Tecnologia S/A

Concremat - Engenharia e Tecnologia S/A

Confab Industrial S/A

Cooperativa dos Insp. Equip.

Autônomos do Estado Bahia Ltda Cyberia

DMCJ Inspeções Ltda

Diagnostic Imagind Automação Ltda END Oliveira Fiscalização Técnica em Montagem Ltda - EPP

END-Check Consult. e Serv. Espec.

de Peças e Equip. Ltda

ENDI - Ensaios Não Destrutivos, Inspeção e Soldagem Ltda - ME Engisa Insp. e Pesquisa Aplicada à Indústria Ltda

Extende

FASC - Serviços em Segurança do Trabalho LTDA

FMC Technologies do Brasil Ltda Flir Systems Brasil Com. de Câmeras Infravermelhas Ltda Fugro Brasil Serviços Submarinos e Levantamentos Ltda

Furnas Centrais Elétricas S/A German Engenharia e Serviços de Manutenção Ltda

Guided Ultrasonics Ltda HCG Equipamentos Ltda Helling GmbH

INSPETEC - Inspeções Técnicas IRM Services Ltda

ISQ Brasil - Instituto de Soldadura e Qualidade Ltda

IT - Elétrica Comercial e Serviços- EIRELI - EPP

Íntegra Coop. de Trabalho Profis. de Engª Integ. Equip. Ltda

ITW Chemical Products Ltda Inoservice Serviços de Inspeção Ltda

Inspek Serviços Técnicos Ltda - ME Instrumental Inst. de Medição Ltda Intermetro Serviços Especiais Ltda Intertek Industry Services

Brasil Ltda.

JBS Inspeção e Ensaios Ltda K2 do Brasil Serviços Ltda Kroma Produtos Fotográficos e Representação Ltda

Kubika Comercial Ltda Lenco - Centro de Controle Tecnológico Ltda

Lifting Assitência Técnica Elétrica e Comercial Ltda

Lloyds Register do Brasil Ltda Lottici & Lottici Ltda Me

Luiz Fernandes Prolungatti - ME M2M do Brasil - Serviços e Representação em END Ltda.

METRÔ SP - Cia do Metropolitano de São Paulo

MKS Serviços Especiais de Engenharia Ltda

Moriza Cristina Merenda EPP Maex Engenharia Ltda

Marcelo de Carvalho Salomão EPP Mattos & Grimaldi Rio Comercio e Representação

Maxim Comércio e Consultoria Industrial Ltda

Megasteam Instrumentação &

Mecânica Ltda

Meta Servicos De Engenharia Ltda - Epp

Metal-Chek do Brasil Indústria e Comércio Ltda

Metaltec Não Destrutivos Ltda NDT do Brasil

NR Treinamentos Ltda. EPP News Inspeções Ltda

Empresas sócias da Abendi

(13)

abendi.org.br

13

Novarum Sky Tecnologia Ltda.

- ME

Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A - NUCLEP

Núcleo Serviços de Inspeção de Equipamentos Ltda

O.S Inspeções e Reparos em Equipamentos Industriais Ltda - EPPOceânica Engenharia e

Consultoria Ltda

Olympus Scientific Solutions Americas Corp

Panamerican Technology Group S.A.

PECTRON - P S Inspeção ME PRO-ENGENHARIA

Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS

Photonita Ltda - Epp Physical Acoustics South America Ltda - PASA Polimeter Comércio e Representações Ltda

Polotest Consultoria, Controle de Qualidade e Serviços Ltda Polyteste Inspeções Proaqt Empreendimentos Tecnológicos

Qualitec Engenharia da Qualidade Ltda

Qualitech Inspeção, Reparo e Manutenção Ltda.

Qualy End Inspeções Ltda R.R.V.M. Comércio e Assessoria Técnica Ltda

Rufino Teles Engenharia SALT Serviços Técnicos Especializados Ltda- EPP SANTEC - Tecnologia de Soldagem

SENAT Group do Brasil -

Serviços Marítimos e Terrestres Ltda.

SGS do Brasil Ltda SISTAC - Sistemas de Acesso Ltda

SKE Inspeção e Consultoria Ltda

Safety Engenharia e Treinamentos Ltda

Saipem do Brasil Serviços de Petróleo

Sanesi Engenharia e Saneamento Ltda Serv-End Indústria e Comércio Ltda

SÓCIOS PATROCINADORES

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Serviços Marítimos Continental S/A Siemens Ltda

Starnort Comércio e Serviços Técnicos Ltda

System Asses., Insp. e Controle da Qualidade Ltda

T&D Inspeções e Consultorias Ltda Task - Polygon

Tech-Insp Treinamentos e Serviços Ltda

Technotest Serviços de Inspeções Técnicas Ltda

Tecnomedição Sistemas de Medição Ltda

Trac Oil And Gas Ltda

Tracerco do Brasil Diagnósticos de Processos Industriais Ltda

VTECH CONSULTING Ltda Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A

Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S/A.

Victória Qualidade Industrial Ltda Villar Manutenção de Máquinas Ltda Villares Metals S/A

Voith Hydro Ltda

XD4SOLUTIONS EIRELE-ME

(14)

14

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

S ó c i o s

Tradicionalmente, durante o evento, são apresentadas as principais realizações da associação

Solenidade Abendi

“É

uma honra estar aqui, nes- ta celebração, e fazer parte desta família. ’’ Com essas palavras, e tomada pela emoção, a só- cia da Metal-Chek, Maria Izabel Laczko Gebrael, protagonizou uma das cenas mais marcantes da tradicional Solenida- de Anual de Confraternização da Aben- di, realizada em dezembro, com partici- pação de associados, colaboradores e convidados em geral. A declaração de Maria Izabel foi uma forma de agrade- cer o recebimento do Prêmio Abendi 2017, criado em 1999 para reverenciar as pessoas que contribuíram com o desen- volvimento dos Ensaios Não Destruti- vos, da tecnologia nacional e da própria associação.

Muito aplaudida, a homenageada já realizou, entre outras atividades, a tra- dução de boletins técnicos, especifi-

cações e normas relativas a Líquido Penetrante (LP). Além desse momento, outros acontecimentos elevaram o nível do evento. Um deles foi a apresentação das principais realizações da Abendi em 2017, pelo presidente da entidade, João Gabriel Hargreaves Ribeiro, quando destacou indicadores e fatos importan- tes, como:

• Convênio com Abratt para o desen- volvimento de pessoas, qualificação e certificação de empresas e profissionais e realização de eventos técnicos na área de Métodos Não Destrutivos;

• Abendi se torna representante regio- nal de Comitê de Qualidade da ABNT;

• Reunião da associação com Petro- bras, Shell, Rosen, Saipem, GE e Sísme- ros para discussão do tema ‘’Internet das Coisas.’’;

• Encontro entre Abendi e MTE (Minis-

tério do Trabalho e Emprego) para a dis- seminação dos Ensaios Não Destrutivos;

• Representantes da Abendi, Abraco, FBTS, Inmetro, Senai, Ibracon e Sistema Firjan definem ações conjuntas para so- lucionar problemas comuns e estimular a empregabilidade dos profissionais certificados;

• 11 eventos realizados;

• 1.719 pessoas capacitadas, 278 trei- namentos realizados, novas praças atendidas: Rio de Janeiro e Bahia;

• 174 reuniões de comitês e comissões técnicas

Ao lado de João Gabriel, compuseram a mesa diretora o vice-presidente da Abendi, Pedro Feres Filho, e o capitão de fragata do Centro Industrial Nuclear de Aramar, Paulo Henrique da Rocha.

Acompanhe, a seguir, os principais acontecimentos da noite:

A vencedora do Prêmio Abendi 2017, a sócia da Metal-Chek, Maria Izabel Laczko Gebrael, entre as filhas

A tradicional solenidade anual da Abendi é um momento de confraternização

(15)

O evento propicia o encontro entre colaboradores e associados

O presidente da Abendi, João Gabriel Hargreaves Ribeiro (à direita), fez as entregas dos jubileus associativos

(16)

16

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

T r e i n a m e n t o s

Faça já a sua inscrição, as aulas começam no dia 19 de março

Dê um salto na carreira:

seja um inspetor de equipamentos

U

m dos mais tradicionais treinamentos da Abendi, a for- mação em Inspeção de Equipamentos, capacita pro- fissionais para as mais diversas áreas da indústria. De forma geral, as aulas abordam realização/fiscalização de inspe- ções, testes, exames, aplicações de ensaios e medições para ava- liação das condições físicas dos equipamentos. Na entrevista a se- guir, o professor Leonardo Silva, instrutor do treinamento, explica melhor o assunto. Confira!

1. De forma geral, fale sobre o conteúdo do treinamento de Inspeção de Equipamentos?

O curso de formação para inspetores de equipamentos tem dura- ção de 562 horas e é dividido em seis módulos: i. Conhecimentos básicos; ii. Conhecimentos específicos; iii. Técnicas de proteção contra deterioração; iv. Técnicas de inspeção I; v. Técnicas de inspe- ção II e vi. Especialização.

Normalização técnica, metrologia, desenho técnico, metalurgia, soldagem, causas da deterioração de equipamentos, corrosão, pintura, ENDs convencionais e não convencionais, caldeiras, va- sos de pressão, trocadores de calor, tanques de armazenamento e tubulações são exemplos de conteúdos estudados no curso.

Quem desejar conhecer, na íntegra, o programa pode acessá-lo no site da Abendi ou acessar a portaria 537/2015 do INMETRO (tabelas B1 e B2).

2. São aulas práticas e teóricas? Na prática, como são as ati- vidades?

As aulas são essencialmente teóricas. O aluno pode participar pre- sencialmente ou a partir da sua residência, em webconferência.

Apesar de o curso ser teórico, os professores trazem para a sala de aula diversos estudos de caso e situações práticas que fazem parte do dia-a-dia dos inspetores de equipamentos, possibili- tando aos alunos tomar contato antecipadamente com os desa- fios que enfrentarão.

Trocadores de calor e tubulações em planta industrial, exemplos de equipamentos estudados no curso de forma- ção para inspetores de equipamentos

Tanques de armazenamento também são tema de discus- são nas aulas

Programe o seu treinamento de acordo com a sua necessidade

Está sem tempo para frequentar um treinamento com data e horário fixos? Na Abendi, você, que busca uma especialização ou é um empresário interessado em capacitar a sua equipe, tem a opção de assistir aulas “in company”, para atender as suas necessidades específicas, e ainda economizar tempo e dinheiro. Entre em contato agora mesmo e faça a sua proposta: treinamentos@abendi.org.br

(17)

abendi.org.br

17

3. Quais são as opções de trabalho nes- sa área?

As opções de trabalho são inúmeras podendo, por simplificação, ser classi- ficadas por setor: alguns inspetores de equipamentos atuam no setor de fabri- cação mecânica, controlando a qualida- de em todas as etapas compreendidas entre o recebimento da matéria-prima e a expedição de produtos acabados ou semiacabados; Outros atuam no setor de construção e montagem, contribuin- do para a instalação de novas plantas in- dustriais, ampliação e reforma de plan- tas existentes e obras de infraestrutura;

Outros, como é meu caso, dedicam-se ao setor de integridade, conduzindo inspeções em serviço e em regime de parada, com a finalidade de assegurar a confiabilidade operacional e segurança de equipamentos e instalações.

Convém salientar que essa classifica- ção simplista passa longe de esgotar o universo de oportunidades de atuação:

Não raramente, inspetores de equipa- mentos atuam nas áreas de ensaios não destrutivos, investigação de acidentes, gestão de sistemas da qualidade, elabo- ração de documentação técnica, plane- jamento de paradas de manutenção e supervisão de obras, entre outras.

4. Qual o perfil ideal para realizar esse treinamento?

A portaria 537/2015 do INMETRO que, no seu anexo B, trata da formação de inspetores de equipamentos, especifica que o candidato a inspetor de equipa- mentos deve apresentar certificado de conclusão do ensino médio. No entanto, para o melhor aproveitamento, ter reali- zado curso técnico ou superior em mo- dalidade industrial e possuir experiência profissional prévia relacionada a equipa- mentos industriais (projeto, fabricação, montagem ou manutenção) ajudam, mas não são imprescindíveis.

Mais importante que a formação acadê- mica e experiência profissional, quem de- seja atuar como inspetor de equipamen- tos deve gostar de trabalhar em equipe e estudar, pois a diversidade de situações a que o profissional é submetido exige disposição contínua para aprender.

5. Como está o mercado de trabalho no segmento?

Não se pode negar que o nível de de- semprego e a redução do salário médio são realidades que afetam a categoria.

No entanto, o mercado de trabalho dá os primeiros (ainda tímidos) sinais de re- cuperação após o longo período de cri- se econômica e política pelo qual passa nosso país.

Os profissionais que atuam na área de inspeção de equipamentos devem sa- ber que, como em outros segmentos

’Após concluir o treinamento de IEQ, passei a olhar com mais cuidado e criti- cidade cada detalhe dos equipamentos, tendo em vista as técnicas que posso aplicar para identificar algumas descon- tinuidades ou falhas. Em princípio, achei que era tudo exagero e que aqueles de- talhes que me passavam eram detalhes apenas, mas, com o passar do tempo, vi que faziam muita diferença, e hoje vejo a real importância de cada técnica nas

suas devidas aplicações nos mínimos Para mais informações, acesse: http://comunicacao.abendi.org.br/ieq-2018

profissionais, não se pode perder de vis- ta as três colunas da carreira profissional bem estruturada: a formação acadêmi- ca, a educação profissional continuada e o networking. Quem não descuidar desses pilares, terá boas oportunidades profissionais mesmo em tempo de crise.

6. Qual o seu conselho a quem preten- de ingressar na área?

Aos aspirantes à carreira de inspetor de equipamentos e aos inspetores já atu- antes, convido a se manterem atentos e receptivos às tendências, para que sejam profissionais atualizados e com capa- cidade de inovar, desempenhando sua função de forma cada vez melhor e agre- gando valor para si e para as companhias em que atuam.

Depoimento de quem já fez o treinamento

detalhes que diferenciam um simples profissional de um bom profissional.

Isso me ajudou muito. Hoje sou o res- ponsável por aplicar e inspecionar os equipamentos onde eu trabalho, bus- cando sempre me basear em normas e técnicas que aprendi no curso para re- forçar o conceito de um ponto de vista

técnico com su- porte baseado em técnicas e normas concei- tuadas.’’

André Santana, profissional da Natura

(18)

18

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

E v e n t o s

18

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

E v e n t o s

ConaEnd&IEV 2018 se aproxima:

mais que participante, seja pioneiro

de inovação

(19)

abendi.org.br abendi.org.br

19 19

V

ocê acha importante apre- sentar ideias e projetos a quem está relacionado com o seu seu círculo profissio- nal? Certamente, a resposta é sim, pois isso representa uma oportunidade de trocar informações, compartilhar expe- riências e encontrar as melhores solu- ções operacionais às empresas. Durante o Congresso Anual de Ensaios Não Des- trutivos e Inspeção (ConaEnd&IEV 2018), de 27 a 29 de agosto, em São Pau- lo, sinta-se capaz de fazer a diferença nesse cenário e apresente um trabalho técnico no evento, enviado, até 28 de fe- vereiro, a sinopse, que poderá ser em português ou inglês.

Mas, se ainda está na dúvida para aceitar o convite, veja quais são as ou- tras vantagens de ser o protagonista dessa cena:

• O seu trabalho técnico será publica- do na mais conceituada publicação do segmento, a Revista Abendi;

• Todos os títulos selecionados ficam disponíveis no acervo do evento;

• A apresentação de artigo técnico no evento também soma pontos para fins de recertificação, pelo sistema de crédi- to estruturado.

• Análise de Falha

• Análise de Tensão Teórica e Experimental

• Aplicações de RPAS (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) em Inspeção

• Aplicações específicas de redes neurais na interpretação de dados de inspeção.

• Automação dos END

• Avaliação de Integridade

• Confiabilidade dos END

• Confiabilidade dos Equipamentos

• Contribuição dos END na Proteção e Conservação do Meio Ambiente

• Custo versus Benefício da Inovação na Inspeção e na Aplicação dos END

• END na Indústria 4.0 e Internet das Coisas

• END no Controle da Qualidade de Produtos

• Fundamentos e Tecnologias dos END

• Gerenciamento da Inspeção

• Informática em END

• Inspeção de Dutos e Tubulações

• Inspeção de Estruturas de Concreto

• Inspeção e Caracterização de Materiais de Construção Civil.

• Inspeção em Materiais Compósitos

• Inspeção em Estruturas Metálicas

• Inspeção baseada em risco

• Inspeção Não Intrusiva

• Inspeção Subaquática

• Integridade e Extensão de Vida de Equipamentos

• Novas Tecnologias e Aplicações para Inspeção por END

• Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos END

• Treinamento, Qualificação e Certificação de Pessoas

A programação está ficando cada vez melhor, acompanhe:

Temário

Acesse e confira o regulamento:

www.conaend.org.br.

De 27 a 29 de agosto em São Paulo

(20)

20

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

E v e n t o s

(21)

abendi.org.br

21

A ExpoEND está repaginada! Já garantiu seu estande?

Ter um espaço personalizado com a sua marca, pronto para atrair novos clientes, ampliar a rede de contatos, fechar negócios e permitir atualização quanto às tendências de mercado. A efetividade da EXPOEND (Exposição Técnica de Equipamentos,

Produtos e Serviços de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), na 21ª edição, todo mundo já conhece. Porém, uma novidade ainda está se espalhando: o novo formato da feira, com um layout dinâmico, totalmente pensado em promover mais interatividade entre empresas e público visitante.

Lembrando que os estandes contarão com empresas, nacionais e internacionais, fabricantes de produtos e prestadoras de serviços. Conheça este novo formato e faça já a sua reserva da área. Faça parte desse grupo

de relacionamento da comunidade de END.

Entre em contato: eventos@abendi.org.br

(22)

22

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

E v e n t o s

EVENTO DATA LOCAL

Fórum de Análise de Falhas de 2018 23 de março de 2018 Rio de Janeiro/RJ

CONAEND & IEV 27 a 29 de agosto de 2018 São Paulo/SP

Encontro NDT AEROSPACE (ASNT) 27 de agosto de 2018 São Paulo/SP Campeonato de END e Inspeção 27 a 29 de agosto de 2018 São Paulo/SP 4º Encontro Anual Abendi sobre Certificação de 28 e 29 de agosto de 2018 São Paulo/SP Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas

13º Encontro Regional de END e Inspeção 17 e 18 de outubro de 2018 Salvador/BA 8° Encontro de Profissionais Certificados Nível 3 30 de novembro de 2018 Guarujá/SP

AGENDA DE EVENTOS 2018 DA ABENDI JÁ ESTÁ PRONTA, CONFIRA!

De forma inédita, neste ano será incluída a etapa regional no Campeonato de END e Inspeção, que será realizada em São Paulo, Salvador e no Rio de Janeiro, cidades com maior número de profissionais certificados. As fases preliminares acontecem, em junho e julho, nas instalações dos patrocina- dores da disputa ou parceiros da Abendi. Já a final ocorre pa- ralelamente ao Conaend&IEV, nos dias 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista. Serão premiados os melhores inspetores nos seguintes métodos:

Partículas Magnéticas e Ultrassom Início

O Campeonato de END e Inspeção estreou em 2014, a com- petição envolveu uma disputa prática entre os profissionais certificados pelo SNQC em Ultrassom N2 (US), realizada pa- ralelamente ao Conaend, durante dois dias. Em 2016, as pro- vas foram ampliadas e com a inclusão de mais um método:

Partículas Magnéticas (PM). Voltado aos profissionais do SNQC END-N2, o concurso representa uma ótima oportunidade de exposição da marca e de relacionamento.

Competição ultrapassa fronteira

Acesse o link e saiba mais:

www.abendieventos.org.br/campeonato/.

Os vencedores da competição recebem premiações em dinheiro!

Lembrando que o método de

Partículas Magnéticas é patrocinado pela Metal-Chek. Faça como eles e entre, você também, nessa disputa!

A sua empresa pode acrescentar provas. Mande uma proposta à organização do evento:

eventos@abendi.org.br.

a

Marcelo Vigneron©

(23)

abendi.org.br

23 C e r t i f i c a ç ã o

Atenção, N3 certificados! O

documento que define a pontuação para a Recertificação por meio da sistemática de crédito estruturado (DC-007- -Documento Complementar) foi revisado.

Agora, a participação em seminários, sim- pósios, conferências e/ou cursos relativos a END equivale a três pontos, sendo que o máximo de pontos anuais para esse item é 6 e, para o período de cinco anos, 15. En- tão, aproveite que o ConaEnd&IEV 2018 está se aproximando, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo, e garanta já a sua participa- ção (saiba mais em Eventos, pág 20). Lem- brando que, para dar andamento ao pro- cesso, o profissional deve encaminhar, à Abendi, as evidências de atividade em fun- ções de Nível 3. Além disso, deve atingir 70 pontos, conforme sistemática definida no DC-007. Fique atento ao prazo de validade da sua certificação!

Qualquer dúvida, entre em contato: abendi@abendi.org.br

a

Novos representantes dos profissionais C

om aproximadamente 700 in-

dicações, foi encerrada em 30 de novembro a votação para a elei- ção dos novos representantes dos profissionais no Conselho de Cer- tificação e representantes regio- nais dos profissionais certificados.

Vale destacar que eles são eleitos para apresentar as propostas dos profissionais, sugerir melhorias e acompanhar as atividades da associação. Ao lado, conheça os vencedores.

Representantes dos Profissionais no Conselho de Certificação:

Titular: Rafael Macaroff Kaszas Suplente: Luciano Ferrer Santiago

Representantes Regionais dos Profissionais:

Região/Estado Nome

Bahia Ícaro Martins dos Santos

Espírito Santo Cristiano Rosa da Silva

Minas Gerais Kleber Oziel Rodrigues

Paraná Rogel Adriano de Morais

Rio de Janeiro José Carlos Stellet Ferreira Rio Grande do Sul Marcelo Medeiros Borchert

São Paulo Renato Bulhões da Silva

Santa Catarina Marco Antônio Silva

Nordeste Wladimer Schapowal Júnior

Lembrando que o

mandato tem validade de dois anos

a

(24)

24

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

C e r t i f i c a ç ã o

Ações da Abendi voltadas a

estimular o mercado de trabalho

D

esde os últimos meses, a Aben- di vem intensificando as ativida- des de apoio aos profissionais certificados nas resoluções dos proble-

mas que prejudicam a categoria e, inclu- sive, impactando diretamente a Abendi.

Entre as metas, destaca-se a criação de uma tabela salarial, já que, em função do caráter da associação, não é possível es- tabelecer um piso salarial. A seguir, con- fira as ações priorizadas:

• Foram mantidos inalterados os va- lores da manutenção;

• Oferecido o parcelamento em 12 vezes, via cartão de crédito, de todos os produtos de certificação;

• Está em estudo a possível redução

dos valores de produtos de certifica- ção, em função de uma reanálise dos nossos processos;

• A comprovação da atividade de exercício profissional pode ser feita nos CEQs SP e RJ, por meio da inspeção de corpos de prova, sem custo para o pro- fissional;

• A Abendi segue, em seu sistema, uma norma internacional: a ISO 9712. Além disso, com base nessa norma, o Inmetro acredita a Abendi como OPC (Organis- mo de Certificação de Pessoas). A 9712

(25)

abendi.org.br

25

Lembrando que a Abendi está aberta a sugestões. Os comentários podem ser enviados por email: abendi@abendi.org.br.

a As informações completas de cada profissional certificado nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018 estão disponí- veis no site da Abendi, em consultas/profissionais certificados.

Profissionais certificados - Nível1 Ricardo Aroche de Melo

Profissionais certificados - Nível2 Jean Silva dos Santos

Gerson José Pinheiro Vinicius Ranhel Pignatti Jean Carlos Zacharias da Silva

Lista de profissionais certificados pela Abendi

exige a manutenção e a recertificação a cada cinco e dez anos, respectivamente;

• Foram eleitos representantes regio- nais dos profissionais certificados;

• Estão sendo feitas várias ações para a exigência de certificação de profissionais em outros setores industriais, como Me- troferroviário, Eólico, e Papel e Celulose;

• Promovidas reuniões com o INME- TRO e a ANP para discutir exigências de certificação de profissionais para empre- sas estrangeiras que investirem no Brasil.

A Abendi será posicionada sobre as con- quistas nesse sentido;

• Realizados encontros com opera- doras que já estão trabalhando no país, como Shell, Statoil, Chevron, entre outras; para verificar se estão contra- tando profissionais certificados no Brasil, como foi acordado;

• Encontros periódicos com o Ministé- rio do Trabalho e Emprego (MTE) para

discutir a exigência de profissionais certificados nas normas regulamenta- doras;

• Definidas alternativas para a manu- tenção da qualificação de profissionais de inspeção de fabricação e testes por pontos;

• Estabelecendo contatos com o IBP para discutir a fiscalização, por parte do Profissional Habilitado (PH), em relação à exigência de profissionais certificado nas indústrias, como determina a norma regulamentadora NR-13;

• Concessão de bolsas de Certificação e Treinamento para profissionais de- sempregados e que, comprovadamen-

te, estão em situação de risco;

• Promovidos encontros regionais com os profissionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia;

• Ações para registrar a profissão de END no Cadastro Brasileiro de Ocupa- ções – CBO. Já aconteceram dois encon- tros no CBO em Brasília;

• Formação de uma Comissão com as demais Certificadoras (Abraco, Abra- man, Ibracon, FBTS, Senai e Abendi) para a discussão e a busca de soluções para os problemas comuns. O encontro resultou numa agenda de responsabi- lidades para cada instituição, conforme divulgado anteriormente. a

(26)

26

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

C a p a

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que os números de acidentes de trabalho continuam excessivos e alarmantes, exigindo mais atenção do poder público e da sociedade para a resolução do problema

26

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

C a p a

(27)

abendi.org.br

27

S

e até um funcionário adminis- trativo corre o risco de sofrer um acidente de trabalho, ao tropeçar num fio telefônico e cair, por exemplo, imagine quem realiza atividades altamente arriscadas, como a de Movimentação de Cargas, aquelas desenvolvidas em grandes alturas ou em ambientes de atmosferas explosivas.

Mais do que cumprir as salvaguardas legais em termos de segurança, os pro- fissionais desses segmentos devem ter qualificação exemplar, que combine ca- pacitação, conhecimentos técnicos e ex- periência. A área de Segurança da Abendi atesta essas competências em proces- sos de certificações nas três modalida- des.

Acesso por Corda

Começando pelo Processo de Certifi- cação em Acesso por Corda, o sistema reflete todas as medidas de segurança para quem realiza o chamado ‘’trabalho em altura’’, principalmente no segmen- to de exploração e produção de petró- leo em instalações marítimas, onde as estruturas são muito verticalizadas e a demanda por esse tipo de atividades é intensa, seja para intervenções de ma- nutenção e inspeção ou realização de obras em geral. Pode ser empregado também na montagem de coberturas de estádios de futebol. Há também ambi-

Evite riscos

e conheça a Área de Segurança da Abend i

entes muito peculiares, que são os tan- ques de armazenamento, esferas e ou- tros tipos de espaços confinados, nos quais o profissional ainda deve estar pre- parado para uma correta análise de risco.

Vale destacar que a principal vanta- gem deste trabalho é a rapidez e facili- dade de chegar aos locais de difícil aces- so. Além disso, a atividade é mais segu- ra e econômica quando comparada aos métodos convencionais, como andai- mes, balancins, escadas gigantes e pla- taformas elevatórias.

Além de ser compulsória (NR 35), a certificação em acesso por corda prevê

O acesso por corda tem como principal vantagem a facilidade de chegar aos locais de difícil acesso sem montagem de andaimes

Alexandra Alves

(28)

28

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

C a p a

a formação em três níveis (N1, N2 e N3).

O sistema define regras claras quanto ao treinamento e experiência, com pro- vas teóricas e práticas, e exige Atestado de Saúde Ocupacional. “O profissional que atende a esse processo pode exer- cer legalmente a atividade, com uma evidência de que possui a capacitação para executar o Acesso por Corda no nível no qual obteve a certificação. Um ponto importante a ser destacado é que a autorização de trabalho deve ser dada pelo empregador, uma vez que existem várias particularidades para cada em- presa/cenário, e que devem ser avalia- das pelos responsáveis pela segurança’’, alerta o gerente do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) da Abendi, Mar- celo Neris.

Segundo ele, não existe perfil ideal para exercer essa atividade. “Desde que sejam respeitados os requisitos de ap- tidão física e experiência profissional, a prioridade é ter disciplina, pois esse tipo de trabalho envolve muitas manobras associadas a vários equipamentos de segurança, além dos próprios locais, ge- ralmente muito altos e de difícil acesso’’, acrescenta.

Tão importante quanto a certificação é o treinamento na área (veja entrevista no box abaixo). Para o gerente do CEQ, muitas pessoas tratam as duas questões

O treinamento em AC é um dos principais requisitos de segurança de forma isolada, porém, ambos fazem

parte do mesmo processo. ‘’Primeiro, um profissional é capacitado, aprende as técnicas e atividades, verifica os riscos envolvidos e se prepara para lidar com as situações de rotina. Averiguamos se conhecimentos foram devidamente en- tendidos nos exames teóricos e práti- cos. Periodicamente, essas habilidades devem ser checadas e, para isso, é es- sencial que o profissional seja continu- amente treinado e participe de cursos

1. Ao realizar contratações para prestação de serviços, a Cerro exige profissionais cer- tificados. Por quê?

A Cerro busca contratar profissionais de acesso por corda certificados, porque, além de exigência da legislação, estes profissio- nais já possuem o perfil/características para executar atividades em planos elevados.

A seguir, confira uma entrevista com o proprietário da Cerro, uma instalação autorizada da Abendi para treinamentos com foco em Acesso por Cordas (NR-35) e resgate em altura e espaço confinado,

o engenheiro de segurança do trabalho, Tobias Carvalho.

2. Dê exemplos de atividades que o escala- dor industrial pode realizar.

Manutenção industrial, limpeza e conserva- ção predial, montagem e desmontagem de estruturas.

3. Qual o perfil ideal desse profissional?

Bom condicionamento físico, destreza ma-

nual, capacidade de trabalho em equipe, disponibilidade para aprendizado contínuo.

4. O trabalho em altura é um segmento for- te? Como está esse mercado atualmente?

Sim, é um mercado forte e está em cresci- mento, e a tendência é de expansão com a implementação e criação de novas normas.

de aprimoramento. Um treinamento só cumpre seu objetivo quando prevê os seguintes itens: bom conteúdo progra- mático, recursos que facilitem o apren- dizado, estrutura capaz de simulações, conscientização quanto à preservação da vida. ’’

Saiba mais sobre o sistema em www.abendicorda.org.br

(29)

abendi.org.br

29

Atmosferas Explosivas

Outro segmento de atividade que apresenta risco iminente é o ambiente que pode conter atmosfera explosiva.

Em locais com esta condição, como refi- narias e petroquímicas, uma única falha pode provocar a perda de vidas, além de impactos ambientais. Também...

imagine colocar um equipamento elé- trico inadequado em operação num es- paço tomado por gás inflamável ou po- eira combustível. Qualquer faísca pode- rá provocar uma explosão. Por isso, além de Equipamentos de Proteção In- dividual ( EPI’s) e inspeção industrial cons- tante, a Abendi acredita que qualificar profissionais para trabalhar nessas áreas é determinante como fator de segurança.

Ao oferecer, em parceria com a ABPEx (Associação Brasileira de Prevenção de Explosão) o processo de certificação pa- ra quem trabalha nessas condições, a en- tidade apresenta um padrão profissio- nal alinhado a uma sistemática interna- cional que considera 11 unidades de competências, abrangendo as diversas atividades realizadas em áreas sujeitas a explosão (veja no box ao lado).

Para exemplificar, o consultor técnico da Abendi, Hélio Rodrigues, afirma que a Unidade de Competência Ex001 é a que

Além da Cerro, a Abendi tem outras instalações autorizadas para treinamentos em Acesso por Corda, confira no site: www.abendicorda.org.br

5. Fale sobre os treinamentos da Cerro?

Os treinamentos da Cerro são realizados por profissionais com alto nível de conhe- cimento e experiência prática. Os instruto- res têm formação de nível superior e téc- nico, os treinamentos são desenvolvidos com uma metodologia ativa, para que os alunos tenham mais facilidade para apren- der a aplicação do assunto abordado, ob- jetivando o aprendizado. Vemos que esta metodologia traz os melhores resultados para assimilar a técnica e para se realizar

o exame de certificação ou aprovação.

6. Faça qualquer comentário que conside- rar relevante.

O cenário atual nos apresenta uma evo- lução dentro das normas aplicáveis ao trabalho em altura, mas ainda necessita-

mos melhor interpretação destas normas.

Também há uma carência por normas que orientem quanto aos requisitos de estru- tura e perfil das escolas de treinamento, visando criar um nivelamento das escolas e dos profissionais que atuam como ins- trutores.

define a maioria dos conhecimentos básicos necessários aos profissionais do segmento. “Esse é um pré-requisito que será exigido no processo de certificação de várias outras Unidades de Competência, tais como a Ex003, aplicável à Instalação de Equipamentos com Tipos de Proteção Ex e os respectivos sistemas de fiação, e a Ex004, que aborda a Manutenção de Equipamentos em Atmosferas Explosivas.

Com ampla experiência no assunto, o presidente da ABPEX, Nelson Lopez, reforça que um local é entendido como classificado quando existe nele o risco potencial de explosões. “Isso significa que nesse ambiente há produtos com- bustíveis/inflamáveis em forma de ga- ses, vapores, poeiras ou fibras presentes e misturados com o ar em quantidades e concentrações tais que, no caso do

Unidades de Competência:

Ex 000 | Conhecimentos e percepções mínimas para adentrar uma instalação con- tendo áreas classificadas;

Ex 001 | Aplicação dos princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas;

Ex 002 | Execução de classificação de áreas;

Ex 003 | Instalação de equipamentos com tipos de proteção Ex e respectivos siste- mas de fiação;

Ex 004 | Manutenção de equipamentos em Atmosferas Explosivas;

Ex 005 | Reparo e revisão de equipamentos com tipos de proteção Ex.;

Ex 006 | Ensaios de equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas;

Ex 007 | Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos e instalações em Atmosferas Explosivas;

Ex 008 | Execução de inspeções detalhadas de equipamentos ou instalações elétri- cas em Atmosferas Explosivas;

Ex 009 | Projeto de instalações elétricas em Atmosferas Explosivas;

Ex 010 | Execução de inspeções de auditoria ou de avaliação das instalações elétri- cas em Atmosferas Explosivas.

(30)

30

Revista Abendi no 83 Fevereiro de 2018

C a p a

1. Qual é a realidade de uma área com at- mosfera explosiva (riscos, atividades, siste- mas de proteção, horários de trabalho com menos riscos, etc.)?

As áreas classificadas são assim denomi- nadas em função do seu elevado risco de ocorrência de atmosferas explosivas e de explosões, em casos de existência de fontes de ignição.

Estas áreas classificadas podem ser encon- tradas em instalações tais como refinarias de petróleo, plataformas offshore de perfu- ração e de produção de petróleo, plantas pe- troquímicas, indústrias farmacêuticas, indús- tria sucroalcooleira e indústria de alimentos.

O que torna estas áreas classificadas envol- vidas com especial atenção são as consequ- ências catastróficas de eventuais acidentes e explosões, que geralmente causam uma grande quantidade de vítimas fatais, além de grandes destruições de instalações e de patrimônio e impactos negativos ao meio ambiente.

Podem ser citados como exemplos de ati- vidades que são normalmente realizadas em áreas classificadas, o processamento e armazenamento de substâncias inflamáveis ou combustíveis, tais como petróleo, nafta, querosene, gasolina, gás natural, GLP (gás liquefeito de petróleo) e hidrogênio.

Estas áreas classificadas apresentam fre- quentemente o processamento, transporte ou armazenamento de substâncias contendo poeiras combustíveis, tais como silos e estei- ras transportadoras de soja, milho, farinha de trigo, açúcar ou materiais particulados.

Na sequência, confira uma entrevista com o consultor técnico da Petrobras e coorde- nador do Subcomitê de Atmos- feras Explosivas (SC-31) do Comitê Brasileiro Eletricidade Eletrônica Iluminação (Cobei), Roberval Bulgarelli, traçando um panorama sobre o tema

aparecimento de uma fonte de igni- ção, haverá explosão. Destacando que o acidente pode acontecer a partir de uma chama, fagulha, arco, brasa, etc...

podendo ser de origem mecânica, elé- trica, eletrônica, eletrostática, entre ou- tras. Essa situação normalmente existe em ambientes de processo e de mani- pulação de inflamáveis, como áreas de carregamento ou descarregamento, de bombeamento ou compressão, reação, acabamento, enchimento e envase de produtos. Por isso, é fundamental co- nhecer essa realidade, verificando onde está localizada e qual a sua extensão.

Esse trabalho é fundamental para defi- nir as ações necessárias de segurança. ’’

De forma geral, esse sistema de cer- tificação surgiu após empresas com

instalações elétricas e mecânicas, de instrumentação, automação e teleco- municações instaladas em indústrias petroquímicas e de alimentos, em plata- formas de petróleo, em usinas de açúcar e álcool mostrarem interesse em qualifi- car e certificar seus empregados. Entre- tanto, só é possível garantir os padrões de segurança e eficiência se os profis- sionais estiverem comprovadamente preparados para projetar, inspecionar, reparar, instalar, operar e auditar tais equipamentos.

Vale destacar que as onze Unidades de Competências Ex são baseadas nos requisitos das normas da Série NBR IEC 60079 - Atmosferas Explosivas, elabora- das pelo Subcomitê SC-31 do Cobei e publicadas pela ABNT.

(31)

abendi.org.br

31

Em função dos elevados riscos de explosões existentes, nestas áreas classificadas existe a necessidade do pessoal envolvido com as atividades de operação, manutenção, inspeção, supervisão, montagem e reparo possuírem treinamentos e qualificações es- pecíficas, de forma a terem a devida percep- ção dos riscos existentes, bem como conhe- cimento dos procedimentos de trabalhos aplicáveis, específicos para as atividades a serem executadas.

Além disto, existe a necessidade de que os equipamentos elétricos, de instrumentação, automação, telecomunicações e mecânicos a serem instalados ou utilizados em tais áreas classificadas sejam devidamente certificados, de forma a evidenciarem que foram submeti- dos a processos de avaliação e de certificação, assegurando que eles não irão representar fontes de ignição capazes de causar uma ig- nição de uma atmosfera explosiva que esteja presente em tais áreas classificadas.

2. Por que a certificação profissional é tão importante à segurança do setor?

A certificação das competências pessoais em atmosferas explosivas é uma das me- lhores formas de se elevar os níveis de con- formidade normativa e segurança industrial em instalações contendo atmosferas explo- sivas.

Isto se deve ao fato de que em muitos casos de acidentes e explosões que são verifica- dos em áreas classificadas, tais como explo- sões que ocorrem em refinarias de petróleo, navios petroleiros e em plantas petroquími- cas, a fonte de ignição são equipamentos

“Ex” que, apesar de terem sido certificados, não foram devidamente montados ou man- tidos ou inspecionados ou reparados.

Somente a existência de um sistema de certificação das competências pessoais dos profissionais que estejam envolvidos com a execução ou a supervisão dos serviços que são realizados em atmosferas explosi- vas faz com que haja a confiança de que tais

profissionais, de fato, conhecem e aplicam os requisitos indicados nas respectivas Normas Técnicas da Série ABNT NBR IEC 60079 (At- mosferas explosivas), possibilitando aos servi- ços executados serem considerados seguros.

3. Qual o perfil ideal desse profissional “Ex”?

Os profissionais que executam atividades em áreas classificadas são geralmente téc- nicos envolvidos com operação, montagem, inspeção, manutenção, reparos ou audito- rias em áreas classificadas.

Podem ser citados como exemplos destes profissionais, os técnicos e engenheiros das áreas de eletricidade, eletrônica, automação, telecomunicações, mecânica, soldagem, pin- tura, movimentação de cargas, soldadores, operadores, supervisores e pessoal da área de segurança industrial e saúde ocupacional.

O perfil “ideal” dos profissionais “Ex” certi- ficados é que tenham uma experiência mí- nima de três anos em atividades industriais relacionadas com atmosferas explosivas, além de conhecer os requisitos e saber como aplicar as respectivas Normas Técnicas da Série ABNT NBR IEC 60079 relacionadas com as atividades nas quais estão envolvidos, tais como classificação de áreas, projeto, mon- tagem, inspeção, manutenção ou reparo de equipamentos e instalações “Ex”.

A necessidade do conhecimento das respec- tivas Normas Técnicas da Série ABNT NBR IEC 60079 é tão importante no “perfil” dos profissionais “Ex” a ponto de as Unidades de Competências Pessoais sobre atmos- feras explosivas (Ex 000 a Ex 001) serem baseadas em conhecimentos, experiências, habilidades, qualificações e competências indicados nestas Normas Técnicas.

Podem ser destacadas, em especial, para- esta área de perfil dos profissionais “Ex”

as Normas ABNT NBR IEC 60079-10-1 (Classificação de áreas contendo gases inflamáveis), ABNT NBR IEC 60079-10-2 (Classificação de áreas contendo poeiras combustíveis), ABNT NBR IEC 60079-14

(Projeto e montagem de instalações “Ex”), ABNT NBR IEC 60079-17 (Inspeção e ma- nutenção de instalações “Ex”) e ABNT NBR IEC 60079-19 (Reparo e recuperação de equipamentos “Ex”).

4. Existe lei regulamentando esse tipo de atividade em atmosferas explosivas?

Até o presente momento, no Brasil, existe um regulamento estabelecido pelo Inmetro em 1991, modificado ao longo do tempo, que torna obrigatória (compulsória) a certi- ficação de equipamentos elétricos para ins- talação ou utilização em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

Ainda não existe no Brasil, sob o ponto de vista requisito legal, a obrigatoriedade de certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas ou de certificação de empresas de prestação de serviços “Ex”.

No entanto, o que pode ser verificado no Brasil e em diversos outros países do mun- do, em função da importância deste assunto e das “lacunas” nos regulamentos nacio- nais de diversos países, é a inclusão nos contratos com as empresas de prestação de serviços de requisitos relacionados com a necessidade de qualificação ou certificação das pessoas que executam serviços em áre- as classificadas.

Além disto, a partir de 2016, as Normas Téc- nicas Brasileiras ABNT NBR IEC 60079-14 (Projeto e montagem de instalações elétri- cas em atmosferas explosivas), ABNT NBR IEC 60079-17 (Inspeção e manutenção de instalações elétricas em atmosferas explo- sivas) e a ABNT NBR IEC 60079-19 (Repa- ro, revisão e recuperação de equipamentos

“Ex”) já apresentam anexos normativos que estabelecem os requisitos de conheci- mentos, experiências, qualificações e com- petências pessoais para os profissionais envolvidos com as atividades de execução e de supervisão destes tipos de serviços “Ex”.

Estes requisitos ganharam ainda mais força

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

[r]

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir dos fatores citados como predisponentes e determinantes criam-se perturbações hemodinâmicas locais que podem desencadear os fatores condicionantes,

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Brasil Seguros e Previdência S/A), apresentou os trabalhos da Comissão de Inteligência de Mercado – CIM em 2017, que foram divididos em três projetos: 1) Insurtechs e