• Nenhum resultado encontrado

NA02BP GrupodeContas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "NA02BP GrupodeContas"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

1 Cursos: Administração/ Ciências Contábeis/ Economia Disciplina: Contabilidade Empresarial

Prof. Aloisio Teti

E-Mail: prof.teti@yahoo.com.br NA 07

Regimes da Contabilidade

Regimes são aqueles princípios que são considerados de profunda validade, e que tem conseguido ultrapassar a análise de estudos feitos em atendimento ao processo evolutivo, transformaram-se em utilidades perenes, de uso constante e até obrigatório, passando a se constituir Regime.

Defini-se Regime contábil, são normas que orientam o controle e o registro dos fatos patrimoniais.. Pressupõe-se, portanto, que os regimes contábeis de escrituração tenham sido considerados úteis pelo consenso profissional, de tal sorte que seja constante e até obrigatório.

Existem três tipos de regimes contábeis, que são: i) Regime de Competência;

ii) Regime de Caixa; iii) Regime Misto.

O Regime de Competência. São consideradas as despesas incorridas ou realizada as receitas, quando ocorrer o fato gerador, independentemente do pagamento das despesas ou recebimento das vendas ou serviços. Este Regime deve ser utilizado nas Demonstrações Contábeis das empresas comerciais, industriais e de serviços.

Em razão do Regime de Competência dos exercícios (princípio básico), a contabilidade considera a receita gerada em determinado exercício social, não importando o recebimento do mesmo. Importa, portanto, o período em que a receita foi realizada (fator gerador) e não o seu efetivo recebimento.

Exemplo:

(2)

2 No que tange à DESPESAS, o raciocínio é similar, ou seja, importa o período contábil em que foi realizada (incorrida), sendo irrelevante o período de pagamento.

Exemplos:

Uma entidade realizou uma despesa no mês de Setembro cujo pagamento só será efetuado em Dezembro. Caso seja realizada uma apuração mensal, a referida despesa será alocada (apropriada) no mês de setembro e não no mês de Dezembro. A despesa compete a SETEMBRO, mês em que ocorreu o fato gerador (aquisição) e não o mês do pagamento.

Uma indústria adquire matéria-prima em Junho, para efetuar o pagamento no mês de Novembro. Porém transforma matéria-prima em produto acabado e também é realizada a venda em Agosto, do mesmo ano. Caso seja realizada uma apuração mensal, qual o mês de competência do custo da matéria-prima ?

Temos:

Aquisição da matéria-prima – Junho.

Consumo e vendas da matéria-prima – Agosto. (mês competência do custo) Pagamento da matéria-prima – Novembro.

O Regime de Caixa. Onde são consideradas como Receitas e Despesas do exercício aquelas efetivamente recebidas e pagas dentro deste período.

É comum nas empresas sem fins lucrativos (Associações religiosas, filantrópicas) e nos condomínios.

Exemplo:

Uma empresa teve no mês de Março de X7 a receita de $10 milhões no período – sendo que apenas 60% foram recebidos - e a despesa totalizou $8 milhões – sendo que 6 milhões já foram pagos- teremos os seguintes resultados pelos dois regimes.

Itens Regime de Competência Regime de Caixa

Receita (-) Despesas = Lucros

10 milhões (8) milhões 2 milhões

6 milhões (recebido) 6 milhões (pago)

(3)

3 Existe um regime também o Regime Misto. Este é utilizado pela administração pública, que adota o regime de caixa para a arrecadação das receitas e o regime de competência para realização das despesas.

Exercícios de Fixação.

1º) Uma ONG adota o regime de caixa, sabendo que recebeu no mês de Fevereiro de X0 $ 35.000, teve um gasto para sua manutenção de $ 15.000. Porém deste valor efetivamente só pagou $ 10.000, o restante ficou para 30 e 60 dias.

Pergunta-se: Qual superávit financeiro da ONG? a) ( ) $ 20.000

b) ( ) $ 25.000 c) ( ) $ 30.000 d) ( ) $ 35.000

2º) A ITU SA tem uma despesa de aluguel de fevereiro de X3 foi paga em Dezembro X2. Em que mês tal valor deverá ser contabilizado como despesa?

a) ( ) Dezembro de X2 b) ( ) Janeiro de X3 c) ( ) fevereiro de X3 d) ( ) Março de X3

3º) Uma Característica do regime de competência é: a) ( ) Receita Recebida

b) ( ) Aquisição de Despesa c) ( ) Pagamento da Despesa d) ( ) Consumo da Despesa

4º) Material de escritório adquirido em X1 consumido em X2, pago em X3, será despesa em:

(4)

4 4 º) Coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

1- Os funcionários da ABC Ltda. trabalharam normalmente no mês de Março X1. Eles receberam o seu pagamento no dia 05 de Abril de X1. Qual a conseqüência de a empresa registrar esse fato no regime de caixa ao invés do regime de competência, nas demonstrações contábeis elaboradas em Março X1?

____ Aumento do passivo ____ Aumento do ativo ____ Redução do passivo.

____ Aumento das despesas. _____Redução das despesas.

_____Aumento no lucro ou redução do prejuízo.

Seja a tua benignidade, Senhor, sobre nós,assim como em ti esperamos.

Referências

Documentos relacionados

Tecle SHIFT TAB, utilize a seta para baixo e para cima para localizar a pasta em que o arquivo está gravado, tecle ENTER para abrir a pasta, TAB para ir para a lista de arquivos

Já os recursos acompanham as câmeras mais sofisticadas da marca, com 11 efeitos de simulação de filme da Fuji, 19 filtros de imagem, conexão Wi-Fi, Bluetooth 4.1, obtu-

As TIC nas Escolas: Multimídia, hipermídia e redes nas escolas Programa Mídias na Educação (2005):. Convergência de distintas mídias para a tecnologia digital; Integração

Como por exemplo o tema de segurança ambiental e humana, que não eram considerados questões de segurança, mas na atualidade passaram a ser importantes debates da

Os novos processos desenvolvidos de reciclagem química permitem a reciclagem de misturas de plásticos diferentes, com aceitação de determinado grau de contaminantes como, por

Gravar Para utilizar zoom Para gravar em locais escuros (NightShot plus) Para regular a exposição para motivos em contraluz Para regular a focagem para um motivo descentrado

No final do ano de 2010, o então pre- sidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou o decreto 7.418/2010, prorrogando os restos a pagar não processados dos anos de 2007,

Os dados contínuos ou de contagem geralmente podem ser convertidos para dados de classificação ou hierarquização, mas não na direção inversa. Por exemplo, as medições