• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES CAMPINAS DO SUL RS === 04 de JULHO de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES CAMPINAS DO SUL RS === 04 de JULHO de 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

‘’’

INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

CAMPINAS DO SUL – RS === 04 de JULHO de 2015

Mensagem do Evangelho Dominical (14º) Mc 6, 1-6

O evangelho deste domingo apresenta Jesus de volta à sua terra. Jesus ensina na sinagoga de Nazaré. O povo se admira da sabedoria, dos milagres… e, perplexo, se pergunta: - "Quem é esse homem? Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria?" - Este Jesus não podia ser o Messias esperado. Eles esperavam um guerreiro como Davi, sábio como Salomão. Não um humilde carpinteiro. Eles o conheciam muito bem: o carpinteiro, filho de Maria e José, não poderia ser o enviado de Deus… Os conterrâneos não conseguiram reconhecer em Jesus o Messias esperado, e o rejeitam por ser um homem comum do povo. Até os próprios parentes de Jesus não aderiram à sua mensagem. Jesus, decepcionado, concluiu: "Um Profeta não é estimado entre os seus". Mas apesar da incompreensão, continuou fiel aos planos do Pai...

É, baixou, de repente, a temperatura da fé! Jesus, capaz de expulsar demônios, de acalmar a tempestade, de fazer coxos andar, surdos ouvirem, mudos falarem, se vê impotente, na sua terra e entre a sua gente, de tal modo que não pôde ali fazer nada de extraordinário! Na verdade, é a fé que abre caminho ao milagre que transforma, cura e salva, acorda, ergue e levanta a nossa vida. Mas aquela sua gente, na sua mesquinhez, na sua cegueira obstinada, na sua velha rebeldia, não está capaz de descobrir os sinais de Deus, no seu quotidiano e nos caminhos normais da sua vida. É gente, tão sem fé, que Jesus fica admirado!

De fato, Deus não pode fazer nada, quando nós julgamos poder fazer tudo. Como disse Santo Agostinho “esse Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. Por isso, a falta de fé daquela gente, a sua falta de correspondência à Palavra de Cristo, fechava todas as portas ao milagre. Mas Jesus, não se deixa vencer pelo fracasso. Perdendo em casa, sai pelos arredores, ensinando, sem desanimar nem desistir!

Para vencer a descrença, que a todos e sempre nos afeta, proponho um «exercício de fé» em três atitudes fundamentais:

1º. Buscar com sinceridade: Procurar... mesmo que a dúvida cresça e nos visite o cansaço. Quer dizer: não fechar nenhuma porta. Não calar nenhum apelo. Não abafar nenhum desejo. Porque a fé cresce no desejo do coração que se abre ao Mistério. Pois quem não encontra Deus no seu íntimo, jamais o descobrirá em parte alguma. Daí o cuidado a ter com a nossa vida interior.

2º. Acolher com humildade: Porque quem busca a Deus é porque por Ele é procurado e quem O encontra já antes foi alcançado. Quem caminha para Ele, já foi atraído. Há que deixar-se então surpreender por um Deus. E acolhê-lO, deixando que ele nos fale...

3º. Caminhar na Verdade: Se é sincero o nosso desejo, se é de coração limpo que O procuramos, a nossa fé crescerá. Porque - diz o Senhor - “todo aquele que é da Verdade, escuta a minha Voz”!

Façamos então da fraqueza a nossa força, sem nunca desesperar, na convicção firme de que o mal não tem futuro! Só o amor, na sua fraqueza e no seu fraquinho, é digno de fé! Ora, meus queridos irmãos e irmãs, “sem fé não há milagres de amor”!

Programação Paroquial da Semana

Sábado, 04 de julho, às 15h, missa no Bairro São Francisco. E às 18h45, missa em Cruzaltense.  Domingo, 05 de julho, às 9h, missa na igreja matriz em Campinas.

 Segunda-feira, 06 de julho, às 19h, Terço dos Homens na Igreja matriz. E às 19h, reunião do Conselho de Pastoral no Centro catequético.

 Terça-feira, 07 de julho, às 19h, encontro de Área dos agentes da Pastoral do Batismo em jacutinga.

(2)

 Quinta-feira, 09 de julho, às 14h, missa na comunidade São Bonifácio, Coxilha Seca. E às 19h, missa no Bairro São Vicente.

 Sexta-feira, 10 de julho, às 15h, Terço da Divina Misericórdia na Igreja matriz. E às 19h, missa na comunidade São Ricardo.

 Sábado, 11 de julho, às 14h, missa na comunidade Santa Teresinha, Carafá. Às 18h, missa na igreja matriz.

 Domingo, 12 de julho, às 9h, missa na igreja matriz em Campinas. E às 10h30, missa e festa da padroeira na comunidade Na. Sra. do Carmo, Canarinho.

Promoção do Cursilho: Frango Assado e Maionese para levar para casa – R$ 25,00 – dia 11 de julho, a partir da 11h30, no Salão Paroquial. Ingressos com a coordenação do Cursilho ou na Secretaria Paroquial.

14 de julho – Dia do Agente da Pastoral da Saúde: A Igreja Católica celebra no dia 14 de julho o Dia de São Camilo de Lellis, padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. No Rio Grande do Sul, em 2012, a Assembleia Legislativa aprovou o dia 14 de julho também como dia do Agente da Pastoral da Saúde. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos deputados gaúchos no último dia 5 de julho.

A data de 14 de julho é para homenagear o trabalho desenvolvido pela pastoral, sempre de forma voluntária e gratuita, realizando cursos de capacitação, palestras e visitas domiciliares, fornecendo informações sobre as principais formas de prevenção às doenças.

Criada em 1985, pelo Papa João Paulo II, a Pastoral da Saúde no Rio Grande do Sul é um organismo de ação social da CNBB, tendo mais de 9 mil agentes que compõem a estrutura de trabalho, promovendo palestras, cursos, reuniões, capacitações, com vistas a contribuir para a educação e conscientização das comunidades sobre o assunto saúde.

Encontro de Lideranças da Área de Jacutinga em Paulo Bento: Vai acontecer um encontro das lideranças das comunidades das 4 paróquias da Área de Jacutinga (Paulo Bento, Jacutinga, Campinas do Sul e Entre Rios do Sul) no dia 18 de julho, um sábado, das 9h às 15h, em Paulo Bento.

As comunidades da paróquia de Campinas do Sul estão recebendo a folha de inscrição de suas lideranças. Esta folha, já preenchida deve ser devolvida à secretaria paroquial até o dia 09 de julho, informando se a comunidade precisa de transporte ou se irá de carro próprio.

17ª NOITE DO LEITÃO: Jantar Dançante em homenagem aos pais: será no 08 de agosto – no Salão Paroquial de Campinas do Sul... Animação: Compasso do Sul... Cardápio: Porco Apolentado, Porco Pizza e Porco Moda da Casa, linguiça na taquara, mandioca, pão, cuca e saladas diversas... Ingressos R$ 30,00, com o Conselho Econômico, com os Festeiros ou na Secretaria Paroquial.

Oratório São Cristóvão, comemora festa do Padroeiro: No dia 26 de julho, Campinas do Sul vai celebrar a festa de São Cristóvão. A concentração para a procissão do santo padroeiro com desfile dos carros, sairá em frente da igreja matriz a partir das 9h30, passando pela avenida central da cidade, dirigindo-se até o Oratório São Cristóvão. A imagem do padroeiro dirigindo-será conduzida pelos Bombeiros Voluntários. Na entrada da Linha Celuppi, às margens da BR 211, serão dadas bênçãos aos carros. Às 10h30, será celebrada a missa solene no salão da comunidade. A festa de São Cristóvão homenageia o colono e o motorista, celebrada tradicionalmente no dia 25 de julho.

Visita às comunidade no mês de julho/2014

Comunidade Dia do mês Dia/Semana Horas

Bairro São Francisco 04 de julho sábado 15h

Santo Antônio – Cruzaltense 04 de julho sábado 19h30 São Francisco – Linha Dez 08 de julho 4ª-feira 19h

(3)

São Bonifácio – Coxilha Seca 09 de julho 5ª-feira 14h

Bairro São Vicente 09 de julho 5ª-feira 19h

São Ricardo 10 de julho 6ª-feira 19h

Santa Teresinha – Carafá 11 de julho sábado 14h

Na. Sra. do Carmo – Canarinho – FESTA da padroeira 12 de julho Domingo 10h30

São Roque 14 de julho 3ª-feira 14h

São Caetano – Boi Branco 14 de julho 3ª-feira 19h Na. Sra. do Monte Claro – Rio Liso 15 de julho 4ª-feira 14h Santo Antônio – Cruzaltense 19 de julho Domingo 9h São Paulo – FESTA do agricultor e motorista 19 de julho Domingo 10h30 Santa Lúcia – Linha Creoula 21 de julho 3ª-feira 14h

Santa Catarina 22 de julho 4ª-feira 14h

Na. Sra. das Graças – Santa Cruz 23 de julho 5ª-feira 14h Recanto do Vovô – Asilo 24 de julho 6ª-feira 15h Na. Sra. do Caravágio – Linha Progresso – FESTA do

agricultor e motorista

25 de julho Sábado 10h30 Oratório São Cristóvão – Linha Celuppi – FESTA do

padroeiro São Cristóvão, festa do motorista e do agricultor

26 de julho Domingo 10h30

Dízimo: gesto de gratidão a Deus

Olhando o calendário civil, percebemos que já vivemos a metade de um ano.

Você é convidado a perceber quantas coisas, quantos dons você recebeu gratuitamente de Deus neste tempo. Saiba reconhecer os imensos benefícios recebidos, agradecendo-os a Deus.

Com relação ao dízimo, verifique sua situação junto à sua comunidade. Não deixe o ano avançar sem agradecer a Deus o que você dele recebeu.

Dízimo é devolver a Deus um pouco de tudo o que recebemos dele. Um coração é grande quando sabe agradecer.

E, chegando a metade do ano da atividade evangelizadora em nossa paróquia queremos dizer que sua contribuição neste período foi muito importante para que nossa paróquia pudesse evangelizar. E

com muita alegria, queremos dizer: "OBRIGADO" por você ser um dizimista consciente... Obrigado por você devolver a Deus, por meio da comunidade, uma parte do que você tem, consciente de que

tudo pertence a ELE. Mais uma vez, obrigado por sua generosidade.

Conselho Diocesano encaminha próximo Plano de Pastoral e Romaria de Fátima

Dom José Gislon presidiu a reunião semestral do Conselho Diocesano de Pastoral, na manhã de sábado passado, dia 27, no Seminário de Fátima, com a participação do bispo emérito, Dom Girônimo Zanandréa, dos padres, de representantes das paróquias, setores diocesanos e movimentos leigos, num total de mais de 100 pessoas.

A maior parte do tempo foi dedicada aos encaminhamentos para a organização do novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, a vigorar de 2016 a 2019. Ele estará em sintonia com as Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, lançadas pela CNBB em sua assembleia em abril passado e com as linhas de ação da Igreja no Rio Grande do Sul.

Para isto, Dom José fez exposição de dois dos capítulos das Diretrizes Gerais, o que fala das 5 urgências pastorais e das perspectivas de ação em cada uma. Estas urgências são: Igreja em estado permanente de missão; Igreja, casa da iniciação à vida cristã; Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos. Elas

(4)

foram assumidas pelo Regional Sul 3 da CNBB, formado pelas 4 arquidioceses e 14 dioceses do Rio Grande do sul, com formulação própria e três ações em cada uma.

No processo de formulação do novo Plano Diocesano, segundo o coordenador de pastoral, Pe. Valtuir Bolzan, haverá uma assembleia diocesana, a ser realizada nos dias 22 e 23 de abril do próximo ano. Em preparação dela, haverá um roteiro de avaliação do atual plano, em vigor desde 2012, a ser refletido nas paróquias e setores nos meses de julho a outubro, com relatório a ser entregue à coordenação de pastoral.

Pe. Valtuir falou também da natureza, método, participantes e outros aspectos da assembleia diocesana.

Outro ponto da pauta foi a 64ª Romaria de Fátima, de 02 a 11 de outubro próximo. Pela equipe de liturgia, Pe. Antonio Valentini Neto apresentou os encaminhamentos já dados, com aspectos a serem definidos pelos participantes da reunião. Assim, chegou-se à decisão sobre os seguintes pontos: Tema: Fátima, uma mensagem de Paz. Lema: Vivei em paz uns com os outros (Mc 9,50). Intenções: Para que, vivendo a justiça e a solidariedade, sejamos promotores da paz; Para que as famílias e as comunidades sejam fonte de permanente Iniciação à Vida Cristã e de vocações; Para que Maria, Rainha da paz, interceda saúde aos doentes e aos idosos e a nós o necessário cuidado fraterno com eles. Enfoques para a novena: 02/10 – Maria, missionária da paz (Capelinhas); 03/10 – Família, casa da paz; 04/10 – Jovens, protagonistas da paz – Caminhada da Paz; 06/10 – Exigências para a paz: verdade, justiça, caridade e liberdade (Pacem in Terris, 35); 07/10 – Oração, fonte de paz (dia de N. Sra. do Rosário); 08/10 – Solidariedade, caminho para a paz – dia do nascituro (dia da partilha); 09/10 – Misericórdia e perdão, condições para a paz; 10/10 – Vida Consagrada, presença de paz; 11/10 – Fátima, uma mensagem de Paz / lema: “Vivei em paz uns com os outros” (Mc 9,50).

Programação: Todos os dias, às 14h, terço no Santuário, seguido de missa, com confissões até após a

missa da noite; 18h, terço no monumento; 20h, procissão da Catedral ao Santuário, com missa na esplanada do mesmo. No dia da Romaria: 5h30 – Missa com os trabalhadores da Romaria; 6h, 7h e 8h, Missa no Santuário: às 8h, também na Catedral; 9h, Procissão da Catedral ao Santuário, com missa campal; 12h30, Missa no Santuário; 14h, terço meditado na esplanada; 14h30, bênção com o Santíssimo (da saúde e dos objetos religiosos); 16h, Missa de encerramento no Santuário. No dia 10 de outubro, sábado, Romaria da criança, com procissão às 9h, da Praça Jaime Lago ao Santuário. Foram analisadas duas sugestões para o cartaz.

Fonte: www.diocesedeerexim.org.br

A Voz Da Diocese (05/7/2015)

O cuidado da vida

Estimados Diocesanos! Como discípulos e missionários do senhor Jesus, não

podemos deixar de proteger e cuidar da vida, porque ela é dom de Deus, e o

Evangelho da vida está no centro da mensagem de Jesus. “Eu vim para que todos

tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10).

Na sua missão de anunciar o Reino de Deus, a Igreja não pode deixar de

apresentar Jesus às pessoas, para que elas tenham a possibilidade de acolhê-lo na

vida, e possam perceber que são amadas pelo Pai, porque fazem parte do seu projeto

de amor. Acolher Jesus na minha vida, significa também assumir um compromisso em

cuidar das condições de vida de muitos irmãos e irmãs abandonados, excluídos e

ignorados em sua miséria e dor. Tais situações contradizem o projeto de Deus e

desafiam os discípulos do Senhor a um maior compromisso a favor da cultura da vida.

Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, uma

das urgências da ação evangelizadora é contemplar no plano pastoral uma “Igreja a

(5)

serviço da vida plena para todos”. Isto porque o próprio Jesus nos ensinou que o

serviço à vida começa pelo respeito à dignidade da pessoa humana, independente da

sua condição social.

A família, patrimônio da humanidade, lugar e escola de comunhão, primeiro

espaço para a iniciação à vida cristã das crianças, no seio do qual os pais são os

primeiros catequistas, merece sempre uma atenção especial, por ser também um lugar

privilegiado que acolhe a vida. A estrutura familiar é o primeiro espaço que deveria

defender e promover a dignidade da vida humana em todas as etapas da existência,

desde a fecundação até a morte natural. Na família, ninguém devia sofrer preconceito

nem discriminação, mas todos devem ter o direito de serem acolhidos, amados, e

perdoados, independente das condições materiais e do contexto histórico social em

que a pessoa vive. Na família, é importante o zelo pelo bem comum, mas sem

esquecer de cuidar do nosso bem mais importante, a vida.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon

Bispo Diocesano de Erexim

Não esqueça: Você com Deus na celebração da comunidade no domingo,

Referências

Documentos relacionados

- Refletir sobre a importância da solidariedade, laço entre as pessoas, para solidificar uma amizade (Ética, Cidadania e Amor Altruísta). Sugestões para o

Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o padrão de uso de álcool, tabaco e outras drogas em funcionários de uma instituição privada de ensino superior de Curitiba por

O conhecimento do tipo e características da precipitação são muito importantes, não só no planejamento agrícola, mas também no acúmulo e manuseio da água, bem como na

82 Após preenchimento do formulário da seleção simplificada, o(a) secretário(a) da seleção encaminhará o formulário de solicitação devidamente preenchido para

7.1 Convertendo o setup interno para externo no posto alfandegado de Uruguaiana Shingo (1996) cita que o aumento no tamanho dos lotes de produção serve para reduzir os

Entende-se como empate ficto àquelas situações em que as propostas apresentadas pela microempresa e pela empresa de pequeno porte, bem como pela cooperativa,

(2006) mostraram que é possível obter formulações das funções de crescimento nas quais a idade não está explícita, utilizando uma metodologia semelhante à utilizada para

- 27 de fevereiro – Paula Duarte a convite da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), participou numa reunião de divulgação do projeto “Coimbra a