• Nenhum resultado encontrado

Cronologia da União Europeia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Cronologia da União Europeia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Página

1

Cronologia da União Europeia

Principais datas

9 de Maio de 1950

Robert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros francês, profere um importante discurso, inspirado num plano de Jean Monnet, através do qual propõe que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta a outros países da Europa.

18 de Abril de 1951

Seis países - Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda - assinam em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), entrando em vigor em 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos.

25 de Março de 1957

Assinatura em Roma do Tratado que institui a Comunidade Económica Europeia (CEE).

4 de Janeiro de 1960

Por iniciativa do Reino Unido, é criada a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE.

30 de Julho de 1962

Lançamento da Política Agrícola Comum (PAC), que confere aos Estados-Membros o controlo comum da produção alimentar. Os preços agrícolas são uniformizados na Comunidade. A CEE passa a ser auto-suficiente em termos alimentares.

20 de Julho de 1963

A CEE assina o seu primeiro grande acordo internacional de assistência a 18 antigas colónias africanas. Estabeleceu desde então uma parceria especial com 78 países das regiões ACP (África, Caraíbas e Pacífico).

1 de Julho de 1968

Supressão dos direitos aduaneiros entre os primeiros seis Estados-Membros, criando- se pela primeira vez condições para o comércio livre. São aplicados os mesmos direitos aduaneiros aos produtos importados dos outros países.

(2)

Página

2

1 de Janeiro de 1973

A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à CEE que passa a ter 9 Estados- Membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que a maioria da população se manifestou contra a adesão.

10 de Dezembro de 1974

Em sinal de solidariedade, os dirigentes da CEE criam o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que assegura a transferência de recursos financeiros das regiões ricas para as regiões pobres, para melhorar as estradas e as comunicações, atrair investimentos e criar emprego. Esta política de assistência absorve hoje um terço do orçamento europeu.

7 a 10 de Junho de 1979

Primeira eleição por sufrágio universal directo do Parlamento Europeu. Os seus deputados até então provinham dos parlamentos nacionais.

13 de Março

Entrada em vigor do Sistema Monetário Europeu.

1 de Janeiro de 1981

Entrada da Grécia na CEE, que passa a contar 10 Estados-Membros.

1 de Janeiro de 1986

Espanha e Portugal aderem à CEE, que passa a contar 12 Estados-Membros.

17 e 28 de Fevereiro

É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu, entrando em vigor em 1 de Julho de 1987, com vista a relançar a integração europeia e a realizar o mercado único europeu até 1993.

9 de Novembro de 1989 Queda do muro de Berlim.

19 de Junho de 1990

O Acordo de Schengen relativo à eliminação dos controlos fronteiriços é assinado pelos países do Benelux, França e Alemanha.

3 de Outubro

Reunificação da Alemanha.

(3)

Página

3

1 de Janeiro de 1992

Portugal assume a presidência do Conselho das Comunidades Europeias.

7 de Fevereiro

É assinado em Maastricht o Tratado da União Europeia, que entra em vigor em 1 de Novembro de 1993. O Tratado da União Europeia estabelece as bases para uma política externa e de segurança comum, uma cooperação mais estreita nos domínios da justiça e dos assuntos internos e a criação de uma união económica e monetária, incluindo uma moeda única. A CEE muda a sua designação para União Europeia (UE).

1 de Janeiro de 1993

É criado o mercado único europeu.

1 de Janeiro de 1994

Entra em vigor o acordo que cria o Espaço Económico Europeu (EEE).

17 de Dezembro

É assinado, em Lisboa, o tratado sobre a Carta Europeia da Energia.

1 de Janeiro de 1995

A Áustria, a Finlândia e a Suécia juntam-se à UE, que passa a ter 15 Estados- Membros. A Noruega fica, uma vez mais, de fora na sequência do referendo.

26 de Março

Entra em vigor o Acordo de Schengen entre a Bélgica, a França, a Alemanha, o Luxemburgo, os Países Baixos, Portugal e Espanha.

1 de Maio

O Liechtenstein adere ao Espaço Económico Europeu.

19 de Dezembro de 1996

A Dinamarca, a Finlândia e a Suécia assinam o Acordo de Schengen.

2 de Outubro de 1997

Assinatura do Tratado de Amesterdão, que entrou em vigor a 1 de Maio de 1999 e que deu à União Europeia novas competências.

3 de Maio de 1998

O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-Membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e

(4)

Página

4

Espanha) preenchem as condições necessárias para a adopção da moeda única em Janeiro de 1999. A estes juntou, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia.

29 de Abril

Assinatura, em Nova Iorque, do Protocolo de Quioto sobre as alterações climáticas.

1 de Janeiro de 1999

Início da terceira fase da União Económica e Monetária (UEM). A moeda única é introduzida nos mercados financeiros e passa a ser a moeda oficial dos 11 Estados. A partir deste momento, o Banco Central Europeu (BCE) passa a ser responsável pela política monetária europeia, cuja moeda é o euro.

10 e 11 de Dezembro

O Conselho Europeu de Helsínquia, dedicado principalmente ao alargamento da União, reconhece oficialmente a Turquia como candidata à adesão à UE e decide avançar com as negociações com os outros 12 países candidatos.

1 de Janeiro de 2000

Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia.

23 e 24 de Março

No Conselho Europeu realizado em Lisboa os Chefes de Estado e dO Governo aprovam a Estratégia de Lisboa, cujo objectivo era garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e com maior coesão social e respeito pelo ambiente.

7 e 8 de Dezembro

Em Nice, o Conselho Europeu chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

1 de Janeiro de 2001

A Grécia adere à terceira fase da União Económica e Monetária (UEM).

1 de Janeiro de 2002

Entrada em circulação das moedas e notas em euros.

28 de Fevereiro

Retirada de circulação das notas e moedas nacionais.

(5)

Página

5

26 de Março

Lançamento do Galileo, o sistema europeu de determinação da posição e de navegação por satélite.

23 de Julho

Chega ao fim o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).

13 de Dezembro

O Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia é prevista para 2007.

1 de Maio de 2004

Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.

Junho

A Croácia torna-se país candidato à União Europeia.

2005

1 de Fevereiro

Entrada em vigor do Protocolo de Quioto, um tratado internacional que visa limitar o aquecimento global e reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa.

22 e 23 de Março

No Conselho Europeu realizado em Bruxelas os Chefes de Estado e de Governo relançam a "Estratégia de Lisboa", focalizando-a no crescimento e no emprego.

25 de Abril

Bulgária e Roménia assinam, no Luxemburgo, o seu Tratado de Adesão à União Europeia.

Outubro

A União Europeia dá início a negociações tendo em vista a adesão de dois países candidatos: a Croácia e a Turquia.

Dezembro

A Antiga República Jugoslava da Macedónia torna-se país candidato à União Europeia.

(6)

Página

6

1 de Janeiro de 2007

Adesão da Bulgária e da Roménia à UE. Adesão da Eslovénia à Zona Euro.

1 de Julho a 31 de Dezembro

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

12 de Dezembro

Assinatura da Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

13 de Dezembro

Assinatura do Tratado de Lisboa (Tratado Reformador da UE).

21 de Dezembro

O Espaço Schengen é alargado, passando a incluir a Estónia, a República Checa, a Lituânia, a Hungria, a Letónia, Malta, a Polónia, a Eslováquia e a Eslovénia.

1 de Janeiro de 2008

Adesão do Chipre e de Malta à Zona Euro.

12 de Dezembro

A Suíça adere ao Espaço Schengen, que permite viajar entre os países membros sem controlos nas fronteiras e prevê um reforço da cooperação policial.

1 de Janeiro de 2009

Entrada em circulação das moedas e notas em euros na Eslováquia.

1 de Dezembro

Entrada e vigor do Tratado de Lisboa.

22 de Dezembro

A Sérvia torna-se país candidato à União Europeia.

1 de Janeiro de 2010

Adesão da Estónia à Zona Euro.

A Espanha assume, pela quarta vez, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (que tem a duração de 6 meses). É o primeiro país a exercer estas funções depois da entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

Referências

Documentos relacionados

Philanthropy Conference a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian nos próximos dias 4 e 5 de Julho, com a coordenação nacional de Jorge Barreto Xavier e organização do Centro

Não se pode desconsiderar que na maioria dos casos a pedofilia se exterioriza configurando o crime, contudo é preciso distinguir a tênue linha que separa a doença – desvio de

Para 2017, as projeções atuais do mercado apontam para um superávit comercial da mesma magnitude: US$46,98 bi, segundo o último Boletim Focus.. O volume por aqui foi

Clara Silva que foi bastante bom e continuamos com a aprendizagem de como associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria do bem-estar

Juntamente a la discusión conceptual es presentado un ejemplo de desarrollo turístico cooperativo, organizado por comunidades étnicas ubicadas en la región de los

(Você pode operar o sistema utilizando o controle remoto.) Para cancelar, pressione x por mais de 5 segundos de modo que “UNLOCK” apareçam no visor do painel

Se tu também, alma consagrada, te preparas para comemorar a Encarnação do Verbo por meio desta vigilante e amorosa espera, ressoará hoje mais jubilosa que nunca, aos teus

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharias,