• Nenhum resultado encontrado

Emenda à inicial (fls. 26/29).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Emenda à inicial (fls. 26/29)."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SENTENÇA

Processo Digital nº: 1002190-41.2019.8.26.0619

Classe - Assunto Tutela Antecipada Antecedente - Antecipação de Tutela / Tutela Específica Requerente: Fabio Augusto Alves e outro

Requerido: Banco Santander (Brasil) S/A

Juiz(a) de Direito: Dr(a). LEOPOLDO VILELA DE ANDRADE DA SILVA COSTA

Vistos.

FABIO AUGUSTO ALVES e TAIS DE CASSIA BORELLI ALVES, devidamente qualificados nos autos, ajuizaram Ação Anulatória de Leilão Extrajudicial e da Consolidação do Imóvel c.c. tutela antecipada em caráter antecedente em face de BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A, alegando, em síntese, que o imóvel objeto dos autos foi dado em garantia do pagamento ao banco requerido, sob a forma de alienação fiduciária em garantia. Afirmam que em razão da crise econômica não conseguiram pagar algumas parcelas do financiamento e o banco iniciou a execução extrajudicial. Alegam que o banco requerido pretende levar a leilão o imóvel por lance vil, o que é vedado pelo ordenamento jurídico. Alegam, ainda, que não foram notificados para purgação da mora e que pretendem pagar o valor que o banco informar. Sustentam desrespeito a princípios constitucionais. Postulam a suspensão dos leilões, a manutenção na posse do imóvel e o cancelamento do registro e da averbação do imóvel em nome do réu, para retornar a matrícula do imóvel ao status quo ante. Com a inicial juntou os documentos de fls. 13/21.

Emenda à inicial (fls. 26/29).

(2)

Os autores informaram que os leilões foram realizados, contudo não houve arrematante (fls. 40).

A tutela provisória foi indeferida (fls. 42/43).

Nova emenda à inicial, informando os autores que não foram notificados para pagar a mora e que pretendem a purgação e restabelecimento do contrato (fls. 47/49). O réu concordou com o pedido de emenda (fls. 80).

Devidamente citado, o requerido apresentou contestação (fls.

54/64), sustentando a legalidade da capitalização mensal, a inexistência de ilegalidades e abusividades no contrato entabulado entre as partes, a legalidade da comissão de permanência e a previsão legal para cobrança das tarifas da financeira. Pugnou pela improcedência dos pedidos. Juntou documentos (fls. 65/76).

Convertido o julgamento em diligência, a fim de que o réu comprovasse nos autos que os autores foram devidamente notificados a purgar a mora e não o fizeram (fls. 85).

O requerido permaneceu inerte (fls. 93).

É o relatório.

Fundamento e Decido.

O feito comporta julgamento antecipado nos termos do art. 355, inciso I, do CPC, vez que resta a superação apenas da questão de direito, estando os fatos bem delineados, sendo desnecessária a produção de outras provas.

A controvérsia se restringe à eficácia do procedimento de consolidação da propriedade fiduciária procedido pelo Banco requerido.

E o pedido inicial prospera.

Consta dos autos que os autores adquiriram o imóvel registrado na

(3)

matrícula nº 4.189 do Cartório de Registro de Imóveis de Taquaritinga, com alienação fiduciária em favor do Banco Santander (Brasil) S/A, por instrumento particular com força de escritura pública em 06/07/2015 (fls. 18).

Os requerentes confessam que deixaram de pagar as parcelas do financiamento, razão pela qual o banco iniciou o procedimento para a consolidação da propriedade fiduciária.

Nota-se que não foi carreada aos autos a cópia da matrícula do imóvel, a fim de comprovar se foi consolidada a propriedade em nome do credor fiduciário Banco Santander (Brasil) S/A.

Contudo, a Lei nº 9.514/97 que dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, instituindo a alienação fiduciária de coisa imóvel, além de outras providências, estabelece a possibilidade de venda, em leilão, do imóvel dado em garantia por alienação fiduciária, quando a dívida não for adimplida a tempo e modo, mediante a prévia constituição em mora do devedor e averbação da matrícula do imóvel consolidando a propriedade em nome do credor fiduciário.

A Lei 9.514/97, que trata do Sistema de Financiamento Imobiliário e institui a Alienação Fiduciária de coisa móvel estabelece que a intimação do devedor para purgação da mora deverá ser pessoal.

Art. 26. Vencida e não paga, no todo ou em parte, a dívida e constituído em mora o fiduciante, consolidar-se-á, nos termos deste artigo, a propriedade do imóvel em nome do fiduciário.

§ 1º Para os fins do disposto neste artigo, o fiduciante, ou seu representante legal ou procurador regularmente constituído, será intimado, a requerimento do fiduciário, pelo oficial do competente Registro de Imóveis, a satisfazer, no prazo de quinze dias, a prestação vencida e as que se vencerem até a data do pagamento, os juros convencionais, as penalidades e os demais encargos

(4)

contratuais, os encargos legais, inclusive tributos, as contribuições condominiais imputáveis ao imóvel, além das despesas de cobrança e de intimação.

§ 2º O contrato definirá o prazo de carência após o qual será expedida a intimação.

§ 3º A intimação far-se-á pessoalmente ao fiduciante, ou ao seu representante legal ou ao procurador regularmente constituído, podendo ser promovida, por solicitação do oficial do Registro de Imóveis, por oficial de Registro de Títulos e Documentos da comarca da situação do imóvel ou do domicílio de quem deva recebê-la, ou pelo correio, com aviso de recebimento.

§ 3o-A. Quando, por duas vezes, o oficial de registro de imóveis ou de registro de títulos e documentos ou o serventuário por eles credenciado houver procurado o intimando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita motivada de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, retornará ao imóvel, a fim de efetuar a intimação, na hora que designar, aplicando-se subsidiariamente o disposto nos arts. 252, 253 e 254 da Lei no 13.105,de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil).

§ 3o-B. Nos condomínios edilícios ou outras espécies de conjuntos imobiliários com controle de acesso, a intimação de que trata o § 3o-A poderá ser feita ao funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência.

§ 4o Quando o fiduciante, ou seu cessionário, ou seu representante legal ou procurador encontrar-se em local ignorado, incerto ou inacessível, o fato será certificado pelo serventuário encarregado

(5)

da diligência e informado ao oficial de Registro de Imóveis, que, à vista da certidão, promoverá a intimação por edital publicado durante 3 (três) dias, pelo menos, em um dos jornais de maior circulação local ou noutro de comarca de fácil acesso, se no local não houver imprensa diária, contado o prazo para purgação da mora da data da última publicação do edital.

§ 5º Purgada a mora no Registro de Imóveis, convalescerá o contrato de alienação fiduciária.

§ 6º O oficial do Registro de Imóveis, nos três dias seguintes à purgação da mora, entregará ao fiduciário as importâncias recebidas, deduzidas as despesas de cobrança e de intimação.

§ 7o Decorrido o prazo de que trata o § 1o sem a purgação da mora, o oficial do competente Registro de Imóveis, certificando esse fato, promoverá a averbação, na matrícula do imóvel, da consolidação da propriedade em nome do fiduciário, à vista da prova do pagamento por este, do imposto de transmissão inter vivos e, se for o caso, do laudêmio.

§ 8o O fiduciante pode, com a anuência do fiduciário, dar seu direito eventual ao imóvel em pagamento da dívida, dispensados os procedimentos previstos no art. 27.

Além do mais, para fins da intimação com vistas à purgação da mora de débito constituído em alienação fiduciária, é necessário instruir o ato de comunicação com a planilha pormenorizada da dívida, incluindo o valor das prestações e encargos não pagos, além do demonstrativo do saldo devedor discriminando as parcelas relativas a principal, juros, multas e outros encargos, sem a qual é impossível ter noção da legalidade do montante cobrado, porquanto se trata de documento não comum às partes contratantes.

(6)

Nota-se, portanto, que o artigo 26 da Lei nº 9.514/97 determina a intimação pessoal do devedor para purgação da mora, devidamente instruída, o que não foi cumprido pelo Banco requerido, uma vez que não há comprovação nos autos nesse sentido.

Os autores afirmam na peça incoativa que não lhes foi apresentado o contrato de financiamento e a planilha de débito, devidamente atualizada, para melhor esclarecimento das parcelas e possível purgação de mora.

Afirmam, ainda, que não foram devidamente notificados pessoalmente para purgação da mora e instado a se manifestar a respeito, comprovando-se nos autos que os autores foram devidamente notificados e não procederam à purgação, o Banco réu quedou-se totalmente silente.

Assim, como dito alhures, a consolidação da propriedade do imóvel dado em garantia à parte fiduciária, com a consequente realização da venda extrajudicial do bem, somente é possível mediante o cumprimento dos requisitos indicados no art. 26 da Lei nº 9.514 /97 e não demonstrada a constituição em mora dos devedores pela instituição financeira, de rigor a manutenção de posse dos fiduciantes, com consequente determinação de cancelamento dos leilões.

É certo, portanto, que a consolidação da propriedade em favor do credor Banco Santander (Brasil) S/A e o leilão não foram feitos nos termos da Lei 9.514/97, existindo irregularidades a ensejar a nulidade do leilão e de todo o procedimento extrajudicial.

Por fim, salienta-se que os autores demonstraram nesse feito intenção de pagar a dívida, sendo certo que a ausência de notificação, além de ser necessária, causou prejuízo apto a gerar nulidade no procedimento extrajudicial. A constatação de que há nulidade em determinado ato já pressupõe sua desconformidade com a ordem jurídica e, assim, a comprovação de prejuízo é apta ao reconhecimento da nulidade, exatamente porque possível verificar a violação de preceitos jurídicos.

Nessa senda, a procedência do pedido inicial é medida que se

(7)

impõe.

Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE os pedidos formulados na presente ação movida por FABIO AUGUSTO ALVES e TAIS DE CASSIA BORELLI ALVES em face de BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A para determinar o cancelamento do procedimento extrajudicial de consolidação da propriedade do imóvel em nome do Banco fiduciário, mantendo-se os autores na posse do imóvel, cancelando-se o registro e a averbação do imóvel em nome do réu, para retornar a matrícula do imóvel ao status quo ante. Por consequência, JULGO EXTINTO o feito, nos termos do artigo 487, I, do Código de Processo Civil.

Sucumbente, arcará o réu com as custas e despesas processuais, bem como honorários advocatícios que fixo em 10% sobre o valor da causa, nos termos do artigo 85, § 2º, do Código de Processo Civil.

Ressalto que a oposição de embargos declaratórios infundados ou manifestamente protelatórios ensejará aplicação das penalidades, devendo a insurgência à sentença se realizar pelo meio recursal adequado.

Transitado em julgado e nada mais sendo requerido em dez dias, arquivem-se os autos, observadas as formalidades legais.

P.I.

Taquaritinga, 05 de março de 2020.

DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE NOS TERMOS DA LEI 11.419/2006, CONFORME IMPRESSÃO À MARGEM DIREITA

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, encarei este desafio como investimento, considerando que meu objetivo foi proporcionar melhoria na qualidade de vida para minha família, principalmente para quatro

Sustentar a dimensão ética da experiência subjetiva implica em se contrapor à modernidade biológica e à romper epistemologicamente com o empuxo biopolítico para a mensuração

O fornecimento adicional de compostos nitrogenados para animais consumindo forragens de baixa qualidade pode, por sua vez, permitir incremento no consumo volun- tário da forragem

Na concentração de P nos gãos verificou-se ajuste linear, significativo a 1% de probabilidade, com a fonte fosfito (Figura 2c). Com a fonte fosfato não houve

Estudos de diversidade são necessários para compreensão da variabilidade genética e de espécies de patógenos, onde as técnicas de análise molecular, são

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Parágrafo único – Em caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais Entidades de Prática no Quadrangular da Permanência, o desempate para efeito de classificação,

Essa superfície começa a se formar na região mais proximal da bacia e, à medida que o nível de base cai, estende-se bacia adentro atingindo sua máxima extensão durante o fim