• Nenhum resultado encontrado

Informática. Guia Inserir INFORMÁTICA. Pacote Microsoft Office: Word 2016 Parte 05 Videoaula: Erico Araujo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informática. Guia Inserir INFORMÁTICA. Pacote Microsoft Office: Word 2016 Parte 05 Videoaula: Erico Araujo."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INFORMÁTICA

Pacote Microsoft Office: Word 2016 Parte 05

Videoaula: Erico Araujo

(2)

Este documento possui recursos de interatividade através da navegação por marcadores, portanto, acesse a barra de marcadores do seu leitor de PDF e navegue de maneira RÁPIDA e DESCOMPLICADA pelo conteúdo.

Veja o exemplo abaixo:

Olá, meu aluno, minha aluna! Bem-vindos a mais uma aula de informática. Hoje terminaremos de explorar a guia Inserir do Word 2016. Espero que já esteja com seu material em mãos, pois vamos seguir direto ao conteúdo. Vem comigo!

C

ONTEÚDO

P

ROGRAMÁTICO

Guia Inserir ... 3

Indicadores ... 3

Referência Cruzada ... 4

Comentários ... 4

Cabeçalho e Rodapé ... 4

Número de Páginas ... 6

(3)

Texto ... 6

Caixa de Texto: ... 6

Explorar Partes Rápidas ... 6

WordArt: ... 6

Letra Capitular: ... 7

Linha de Assinatura: ... 7

Data e Hora: ... 7

Objeto: ... 8

Símbolos ... 9

Equação: ... 9

Símbolos: ... 9

G

UIA

I

NSERIR

Na aula de hoje daremos continuidade ao estudo da guia inserir localizada na barra de ferramentas do Word. Recentemente vimos sobre as opções de inserção de página, tabela, ilustrações, mídia e links. Neste material daremos continuidade ao estudo falando sobre a opção indicadores.

Indicadores

Os indicadores funcionam como hiperlinks que permitem saltar para um local específico no documento. Essa função possibilita ao usuário encontrar rapidamente passagens de documentos longos sem ter que percorrer grandes blocos de texto. Os passos para acionar a função SÃO:

• Selecionar o conteúdo para qual deseja saltar

• Inserir um indicador (com o nome desejado);

• Adicionar um hiperlink que aponte para o indicador.

Seguindo os passos supracitados, observe como fica a inserção de um indicador marcado por um sublinhado em cor azul no texto a seguir:

O Microsoft Office é um pacote de aplicativos para escritório que contém programas como: processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica, cliente de e-mails, entre outros. Foi anunciado pela primeira vez por Bill Gates em 01 de agosto de 1988 na Comdex, em Las Vegas. Sua primeira versão continha os aplicativos Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint.

(4)

O Office 2016 (versão mais recente) funciona em PC's, Mac's, smartphones, tablets e na nuvem, mesmo em computadores que não têm o Office instalado. Ele é totalmente integrado com o OneDrive, e é compatível com telas sensíveis ao toque.

Aplicativos A suíte vem acrescentando com o tempo cada vez mais funcionalidades nos seus aplicativos. Ela é vendida em várias versões, de acordo com a quantidade de programas incorporados e com o perfil de usuários ou empresas. Em maio de 2016, a Microsoft fechou um acordo com 31 fabricantes de tabletes Android, que definiu que dispositivos de marcas como Samsung, Dell e LG, virão com o pacote Office já pré-instalado.

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office)

Referência Cruzada

Muito próxima da função Indicadores, as referências cruzadas permitem criar vínculos com outras partes do mesmo documento, como com um gráfico ou uma figuraErro! F onte de referência não encontrada., que apareçam em algum lugar no documento.

Essa referência aparece em forma de link que leva o leitor até o item referenciado.

Comentários

A função comentários possibilita adicionar anotações a partes do texto. Ela se torna muito interessante para usuários que compartilham ou trabalham nos

mesmos documentos, pois permite um diálogo entre eles, como mostro no exemplo:

Cabeçalho e Rodapé

Está função adiciona informações a cabeçalhos e rodapés dos documentos em edição, além do número de página. Em cada uma das setas é possível visualizar uma séria de opções de configuração.

Vale citar que, por padrão, independentemente do número de páginas, o cabeçalho e

(5)

rodapé, usado ambos no mesmo documento ou não, serão iguais para todas as páginas, ou seja, serão repetidos em todas elas.

Mas veja, é possível sim colocar cabeçalho e rodapé diferentes para cada página, contudo, é necessário ANTES disso alterar as configurações padrões dessa função, inserindo quebras de seções entre as páginas que serão diferentes. Do contrário, ao tentar modificar o cabeçalho ou rodapé de uma página, todas serão igualmente modificadas.

Para fazer alterações, basta inserir quebra de seção, clicando na guia layout > quebras > próxima página, entre as páginas em que deseja colocar um cabeçalho/rodapé diferente, e editar o cabeçalho/rodapé clicando em Editar Cabeçalho ou Editar Rodapé.

Por exemplo, supondo que um documento tenha 10 páginas e você queira inserir um cabeçalho específico nas duas primeiras, outro nas paginas 3 a 7, e outro nas páginas 8 a 10, você deverá então inserir uma quebra de seção entre as páginas 2 e 3, e outra entre as páginas 7 e 8. Digamos que em outro documento você queira inserir um cabeçalho/rodapé diferente apenas na página 5. Nesse caso você deverá inserir uma quebra de seção entre as páginas 4 e 5, e outra entre as páginas 5 e 6. Perceba que são duas quebras de seções para que somente uma página sofra alteração. Observe uma ilustração de como isso seria aplicado na prática, com a quebra de seção representada pela linha azul.

Primeiro caso Segundo caso

Lembrando que se somente o cabeçalho e rodapé da última página for diferente, não é

necessário inserir quebra de seção após a última página, afinal.... ela é a última.

(6)

Número de Páginas

Permite numerar as páginas do documento das mais variadas formas. O usuário pode escolher dentre as várias aparências predefinidas ou selecionar seu próprio formato.

VALE DIZER que a numeração diferenciada entre páginas, como colocar os números à esquerda de umas e à direita de outras, ou colocar número romanos em umas e não em outras, ou mesmo iniciar a numeração partindo da 3º página, sendo esta numerada como página 1, é possível SOMENTE SE houver a apropriada quebra de seção fazendo a distinção entre elas. Exatamente como ocorre na inserção de cabeçalho/rodapé .

Texto

O painel guia apresenta algumas funções para inserção de textos ao longo do documento, que não necessariamente seguem a mesma sequência do texto digitado.

Caixa de Texto: insere caixas de texto de modo a deixar um conteúdo em evidência e é ótima para mostrar o texto que precisa de destaque, como títulos ou citações. Existem modelos prontos de caixa de texto, o usuário pode criar também o seu próprio modelo.

Explorar Partes Rápidas: insere texto pré-formatado, AutoTexto, propriedades do documento e campos em qualquer lugar do documento. Para reutilizar um

conteúdo já inserido no documento, basta selecioná-lo e salvá-lo na Galeria de Partes Rápidas.

WordArt: insere um toque artístico ao documento usando uma caixa de texto.

DETALHE: embora exista a possibilidade de configurar a fonte na guia página inicial de diversas formas. Quando a sua banca falar sobre WordArt

(7)

configuração de um WordArt, que engloba, na verdade, modelos de fontes com toque artístico em uma caixa de texto que pode ser alocada em qualquer parte do documento. CUIDADO: não confundir essa expressão com SmartArt.

Outro detalhe IMPORTANTE é que, ao abrir um documento que tenha um WordArt no Writer, que é um editor de texto OpenOffice, por ele não dispor dessa função, ele abrirá o texto com formatação padrão, sem efeito algum. Esse ponto costuma pegar muitos candidatos em provas, fique atento.

Letra Capitular: também dá um toque artístico ao inserir uma letra capitular no início que qualquer palavra desejada, sendo possível colocar esse efeito para dentro ou fora da margem.

m exemplo de texto com letra capitular.

Linha de Assinatura: insere uma linha de assinatura que especifique a pessoa que deve assinar. É possível nessa linha inserir tanto uma assinatura gráfica quanto uma digital.

Data e Hora: adiciona a data e hora atual de maneira rápida e prática no documento, sendo possível escolher o formato destas.

U

(8)

Objeto: insere um objeto inserido, como um outro documento do Word ou um gráfico do Excel. Por exemplo, é muito útil quando o usuário precisa emitir

um relatório no qual deveria constar dados de uma planilha, como um professor emitindo um relatório com todas as notas e médias anuais dos alunos. O modo mais prático de gerar uma planilha é utilizando o Excel, e o modo mais prático de trazer essa planilha para o seu documento Word é por meio dessa função, pois não será importado uma imagem ou print da

planilha, mas sim, abrirá um planilha com as opções de edição do Excel para que o usuário a edite dentro do próprio Word. Além disso, é possível inserir um arquivo que já existe, de modo que possa ser editado dentro do próprio Word. Lembrando que essa função possibilita a inserção de vários tipos de objetos. Vale a pena conferir!

(Planilha que inseri em nosso documento para exemplificação)

E é claro que o resultado final não vai ser uma planilha perdida no meio do texto, mas um layout de tabelas bem bonito. Para editá-la, basta dar dois cliques que ela volta

(9)

Símbolos

Pensando em facilitar a vida do usuário que precisa utilizar equações em seu trabalho e símbolos complexos, a Microsoft desenvolveu o painel Símbolos. Por meio dele é possível acessar as seguintes funções:

Equação: insere equações matemáticas comuns ao documento, como área de círculo ou uma equação de segundo grau, e permite a criação de equações próprias usando a biblioteca de símbolos e estruturas matemáticas.

Símbolos: adiciona símbolos que não constam no teclado, inclusive símbolos matemáticos, de moeda, e marca registrada.

Equações Símbolos

Tranquilinho?! Mais uma aula finalizada, mais uma guia de ferramentas do Word 2016 finalizada. Na aula de hoje tivemos contato com muitas opões interessantes do Word, como a possibilidade de inserir objetos, equações entre outras, então peço, como de costume, que se achegue ao seu computador para testar todas as essas funções. Aproveite e já aqueça uma xícara de chá ou um passe um café fresquinho para dar aquela relaxada. Aguardo você para darmos continuidade ao nosso estudo.

Um abraço e até já.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Quebra de Página: durante a edição do documento é possível iniciar na próxima página sem a necessidade teclar ENTER várias vezes; para isso basta inserir uma quebra

A ferramenta “Configurações” tem o objetivo de substituir gradativamente o painel de controle, elencando todas as funcionalidades necessárias para realizar a customizações

Analise as seguintes afirmativas sobre as opções disponíveis no grupo “Ilustra- ções” da guia “Inserir” do Microsoft Word, versão português do Office 2010:?. I –

Guia Prático de Informática - Terminologia, Microsoft Windows 7 - Internet e Segurança, Microsoft Office Word 2010, Microsoft Office Excel 2010, Microsoft Office PowerPoint 2010

Para alterar o Layout do slide selecionado, basta clicar na Guia Início e depois no botão Layout, escolha o layout desejado clicando sobre ele... Então basta começar

Lembre-se que um texto oculto só aparece para o leitor se o ícone marcas de formatação estiver habilitado, e, nesse caso, não somente o texto oculto vai

Na sequência das configurações disponíveis no painel de controle temos a opção data e hora, em que é possível alterar a data e a hora manualmente ou configurar para que

A guia fórmulas serve basicamente para automatizar fórmulas, e por esse motivo ela não é muito cobrada em provas, pois para que possa ser de fato explorada o candidato necessitaria