• Nenhum resultado encontrado

R EVISTA B RASILEIRA DE F RUTICULTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "R EVISTA B RASILEIRA DE F RUTICULTURA "

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

R EVISTA B RASILEIRA DE F RUTICULTURA

v. 31, n. 4 p. 931-1233

EDITORIAL

No congresso de Poços de Caldas, em 1998, tivemos o privilégio de assumir como Editor da RBF. Desde então, já se passaram 11 anos, tendo havido nesse período grandes alterações no chamado “conceito das revistas”, especialmente por parte da CA- PES. Graças à valorosa equipe de colaboradores, ainda que não tenhamos alcançado o merecido A internacional, temos a certeza de que, comparativamente às demais revistas brasileiras na área de Ciências Agrárias, a nossa RBF está muito bem conceituada. A essa maravilhosa e abnegada equipe de colaboradores, queremos render os louros das conquistas.

Antes de assumirmos, a Revista tinha um quadro de 46 assessores. Hoje, conta- mos com a expressiva marca de 969 colaboradores, de todos os Estados brasileiros e vários do exterior, que trabalham graciosamente, no anonimato, a quem cabe a difícil tarefa de avaliar, aprovar ou, principalmente, denegar trabalhos. Vale destacar que a cada número da Revista, convidamos aqueles que tenham o título mínimo de doutor a participar desse seleto grupo de revisores. Destacamos que, pela qualidade dos pareceres emitidos, estamos plenamente satisfeitos com esta diretriz.

A RBF publicava 3 números por ano, com aproximadamente 20 trabalhos em cada edição. Hoje, graças à confiança depositada pelos pesquisadores brasileiros e internacionais, passamos para 4 números por ano, com 40 trabalhos por edição. A to- dos os pesquisadores que divulgam seus trabalhos em nossa RBF, aproveitamos para agradecer a confiança a nós delegada como divulgador de suas pesquisas.

Com relação as indexações obtidas, reiteramos que a RBF está indexada no AGRIS, AGROBASE, CAB, SciELO(desde 2001), ISI (desde 2007), GALE GROUP (2008), tendo expressiva visitação on line no SciELO.

Procurando melhorar o impacto internacional, passamos, a partir de 2001, a contar com um seleto grupo de Editores Associados estrangeiros. Hoje, temos 16 colaborado- res de vários países, que nos auxiliam a consolidar a Revista em nível internacional. O reflexo dessa política é a crescente participação de pesquisadores de outros países que têm escolhido a RBF para divulgar seus trabalhos.

Passamos, em 2009, na apreciação dos trabalhos, a adotar também a tramitação on line, recebendo até o presente momento 92 trabalhos, de um total de 269 submeti- dos, verificando-se uma mudança gradual na forma de apresentação por parte da nossa comunidade.

Estamos empenhando-nos para que os trabalhos aceitos em 2009 sejam enca- minhados em PDF ao SciELO, em português e em inglês e, quem sabe, em um breve futuro, também uma versão em espanhol.

O que nos preocupa.

Realmente, o grande obstáculo na concretização destas metas é quanto à parte financeira do projeto. Esperamos continuar a merecer o apoio dos órgãos financiadores, como FAPESP, CNPq, SBF.

Finalmente, queremos agradecer, encarecidamente, aos nossos Assessores, que sempre têm-nos apoiado nas decisões tomadas, aos membros da Comissão Editorial, que nos ajudam na tramitação dos trabalhos, compatibilizando os pareceres da Assessoria, atendendo, na medida do possível, às ponderações dos autores, e, em muitos casos, aprovando o encaminhamento a um novo assessor, procurando sempre a imparciali- dade, bem como cometer o menor número de erros possível, e sempre possibilitando aos autores defenderem seus pontos de vista, em prol da qualidade sempre perseguida.

A Comissão Editorial a que nos referimos, é composta por: Ben-Hur Mattiuz, David

Ariovaldo Banzatto, Jairo Osvaldo Cazetta, José Fernando Durigan, José Laércio

(2)

R EVISTA B RASILEIRA DE F RUTICULTURA

v. 31, n. 4 p. 931-1233

Sartori, Luiz Carlos Donadio, Margarete Camargo, Rita de Cássia Panizzi e William Natale. Essa equipe formidável conta com vários professores aposentados, que prestam à fruticultura brasileira uma notável contribuição.

Às nossas funcionárias Patrícia Melo, Marina Fontão Verhaeg, Miriam Aparecida Celestino Alves, pela dedicação à RBF e por promover um bom relacionamento com a comunidade, informando a tramitação de cada trabalho e dando o devido suporte para o bom andamento da Revista. O reflexo disso é que, hoje, já estamos com a edição de março de 2010 finalizada.

À Diretoria da SBF, na pessoa de seu presidente, José Luiz Petri, que não nos tem negado apoio, nossos agradecimento. À próxima Diretoria, a ser eleita no Con- gresso de outubro de 2010, a ser realizado em Natal, esperamos continuar contando com esse importante apoio.

Um Feliz 2010 !

Carlos Ruggiero

Editor Chefe.

Referências

Documentos relacionados

É desnecessário mencionar a importância de uma revista científica para a Sociedade em geral, como veículo de divulgação das mais importantes pesquisas desenvolvidas no Brasil

Esta palmeira necessita de maior investimento para aumentar a produção de frutas de alta qualidade, reduzir os gargalos de transporte de longa distância, bem como o desenvolvimento de

Feijoa (Acca sellowiana (Berg.) Burret., Myrtaceae family, synonym Feijoa sellowiana Berg., also known as “goiabeira-serrana” (in Brazil) and “guayabo” (in Uruguay), is native

E) NUMBER OF PUBLISH ARTICLES: Among the top 30 Journals published worldwide in the category of Fruitculture in the ISI, the RBF presented in 2009, l62 published articles. We

É importante destacar que essa integração não se restringe à publicação, mas também à avaliação dos artigos submetidos, visto que a Revista tem assessores em todas as regiões

Procuramos mostrar aos nossos autores que a política de cobrar para publicar, vem ao encontro dos procedimentos adotados pela totalidade das revistas consultadas, onde vale a

No ofício de encaminhamento do seu trabalho à Revista Brasileira de Fruticultura (RBF), edição de abril de 2007, o Dr. Warwick Estevan Kerr escreveu de próprio punho: “esse não é

2) Consultamos o ISI sobre a próxima edição do JCR e recebemos da Sra. Nancy Thornton a informação de que a nova relação sairá em 2010, e será referente aos anos de 2008 e