• Nenhum resultado encontrado

Cidadania, conhecimento e oportunidade! Vale a pena conferir

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cidadania, conhecimento e oportunidade! Vale a pena conferir"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cidadania, conhecimento e

oportunidade! Vale a pena conferir…

PROJOVEM URBANO EM LONDRINA REALIZA AÇÃO SOCIAL E ARRECADA

MAIS DE 500 KILOS DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS NA CAMPANHA OUTUBRO

ROSA 2015 PARA HOSPITAL DE CÂNCER DE LONDRINA ! CONFIRA A ENTREGA

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO em Londrina tem por objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, tendo por duração 18 meses, o programa oferece: Educação Básica, Qualificação Profissional, Partcipação Cidadã e aulas de informáticas semanais. A Qualificação Profissional inicial no Arco da Administração em quatro ocupações: Auxiliar de Arquivista, Office-boy e girl, Almoxarife e Auxiliar Administrativo, para inseri-lo no mercado de trabalho. As aulas de Participação Cidadã possibilita aos educandos, conhecimento e oportuniza a formação cidadã e o exercício da cidadania plena.

Diante desta perspectiva de prática da cidadania e responsabilidade social, o Projovem Urbano em Londrina aderiu a Campanha Outubro Rosa, com objetivo de arrecadar gêneros alimentícios não perecíveis para doação ao ICL – Hospital do Câncer de Londrina, por meio desta ação reconhecendo o importante trabalho desenvolvido pelo hospital, contribuir com a instituição e centenas de pessoas que buscam atendimento neste hospital, uma vez que muitos dos familiares que acompanham os pacientes, deixam suas atividades principais para neste momento difícil estar com seus entes queridos, fato que em muitos casos dificulta a própria subsistência.

O movimento popular, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado no mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Com intuito de cumprir a cidadania e responsabilidade social os educadores e educandos do Projovem Urbano de Londrina mobilizaram-se diante desta nobre causa, em um exercicio pleno da pratica da cidadania que é ensinada no Programa, fazendo cumprir o papel de cidadão e assumindo a responsabilidade social.

Atualmente o Instituto do Câncer de Londrina tem seu atendimento concentrado em pacientes do Sistema único de Saúde (SUS), sendo que desse total, 91,4% são atendidos através SUS e 8,6% à particulares e conveniados.

O Instituto do Câncer de Londrina possui hoje 144 leitos, dos quais 51 são cirúrgicos, 47 clínicos, 16 pediátricos, 07 da UTI e 23 para pacientes particulares e conveniados. A taxa de ocupação para pacientes SUS clínicos e cirúrgicos é superior a 98%, considerando-se dias úteis. Por ano, são realizadas cerca de seis mil internações. Segundo informações do próprio ICL, são realizadas aproximadamente 600 refeições diariamente para os pacientes

(2)

Atualmente, o hospital possui um quadro com mais de 570 funcionários e 100 médicos (dos quais 5 são residentes). O HCL está na posição 19º no ranking nacional em número de atendimento dos hospitais da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), como prestador de serviços ao SUS. No Paraná, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o ICL é o primeiro Hospital oncológico em número de leitos clínicos e o terceiro em disponibilidade de leitos cirúrgicos.

O Projovem Urbano em Londrina desenvolveu a ação proposta da seguinte forma: 1º Semana -21/09 à 25/09/15 - Encaminhamento de oficio junto ao Supermercado Tonhão da R. dos Cozinheiros, 334 - Jd União da Vitória, solicitando a partricipação e autorização para realização da Campanha no Supermercado.

2º Semana - 17/10/15 das 13h30 às 17h30 – Após o deferimento, os educadores e educandos encontraram-se no estabelecimento para abordagem fria junto aos clientes do Supermercado, para os educandos um momento exercicio da cidadania e ainda praticar as técnicas abordagens ensinadas durante as aulas de Qualificação Profissional.

3º Semana - 19/10/15 à 23/10/15 - Na zona norte da cidade, proximidades da região conhecida como Cinco Conjuntos foi realizada adesão de mais uma filial do Supermercado Tonhão e ainda do Supermercado Santarém.

4º e 5ª Semanas - 24/10/15 e 31/10/15 das 13h30 às 17h30 - Educadores e educandos encontram-se nos estabelecimentos para abordagem fria junto aos clientes dos Supermercados.

6º Semana - 02/11 - 06/11/15 – Foram realizadas as pesagens dos gêneros alimentícios arrecados e a organização para entrega.

Os resultados alçandos surpreenderam o grupo, pois, inicialmente, por considerar que os bairros onde seria realizado a campanha, eram compostos na maioria por comunidade carente, esperavamos em arrecadar 100 kg de alimentos não perecíveis. No entanto, as expectativas foram superadas já no primeiro final de semana, quando foram arrecadados mais de 130kg. Partindo deste pressuposto, o Projovem Urbano solicitou autorização para realizar a campanha em outras filiais do Supermercado Tonhão e o também no Supermercado Santarem, os quais aderiram a campanha, sendo que na 3º semana arrecadou aproximadamente 300 kg de produtos nos quatros (4) Supermercados.

Ao final da campanha arrecadou-se mais 500 kilos de gêneros alimentícios para Hospital do Câncer de Londrina.

A entrega dos gêneros alimentícios foram realizada no dia 19 de Novembro às 15h30 no Hospital do Câncer de Londrina, com a participação de representante da coordenação geral, educadores e educandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano em Londrina e representantes do Hospital.

Segue abaixo a relação com os nomes do parceiros desta campanha de sucesso.

Escola Municipal José Garcia Villar Escola Municipal Ignêz Corso Andreazza Escola Municipal Zumbi dos Palmares

(3)

Supermercados Santarém Supermercado Tonhão Rádio Novo Mundo Rádio Zona Norte Jornal União

Responsável pelo projeto da Ação: Educadora Celma Regina Maceira

Agradecemos a todos os parceiros citados acimas e a população que contribuiu com as doações, um gesto de amor ao próximo.

Segue abaixo algumas imagens de momentos da campanha.

Momento de alegria, cidadania e satisfação, educadores e educandos do Projovem Urbano entregam mais de 500 kilos de gêneros alimentícios arrecadados para Hospital do Câncer de Londrina.

19 de novembro de 2015 – 15h30 - Hospital do Câncer de Londrina

Representantes do ICL : Claudio e Geralda

Representante da coordenação do Projovem Urbano:

Paulo Henrique P. Ferreira - Assistente administrativo do PJU.

Educadores: Celma, Eduardo, Rodrigo, Gislaine e um grupo de

educandos representando os estudantes do Projovem Urbano em Londrina.

(4)
(5)

Momentos das arrecadações: 1º Semana

Educandos do Projovem Urbano - E. M. Zumbi dos Palmares - Núcleo 3298: Amanda, Cesar, Juliana e Patrícia com a educadora Maria José (a esquerda).

(6)

Educandos do Projovem Urbano - E. M. Zumbi dos Palmares - Núcleo 3298: Amanda, Cesar, Enzo, Juliana, Marciana e Patrícia.

Projovem Urbano - E. M. Zumbi dos Palmares – Núcleo3298: Educandos Amanda, Enzo, Juliana, Marciana e Patrícia com educadoras Celma e Maria José

(7)

2º Semana

Projovem Urbano - E. M. Zumbi dos Palmares - Núcleo 3298: educandos Franciele e Patricia, educadora Celma(ao meio).

Educadoras e educandos do Projovem Urbano – E. M. Ignez Corso Andreazza – Núcleo 3297- Educadoras Gislaine e Maria Lucia

(8)

PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS

PROJOVEM URBANO EM LONDRINA

Coordenação Geral: Déborah Flora B. dos Santos

Formadora: Luzimar dos Santos R. Mazetto

Assistente Administrativo: Paulo Henrique Pereira Ferreira

Educadores:

Andrea M. Gomes, Celma Regina Maceira, Eduardo P. Ferreira, Giovana

Donazzam, Gislaine Purpiglia, Inderlinda Ieada, José Francisco Alfaro, Magali

da Silva, Maria José de Matos, Maria Lucia de Oliveira, Neusa Aparecida

Tortura, Rodrigo Tadeu e Silvely de Almeida.

Auxiliares pedagógicas:

Adriane G. Marchi, Valmirane Cristina G. de Pinho e Suely Vieira.

Acolhedoras: Dejanira U. Caponi, Rosangela da Silva Ferreira e Adriane

Gonçalves.

Unidades escolares que atendem ao Programa

Escola Municipal José Garcia Villar

Escola Municipal Ignêz Corso Andreazza

Escola Municipal Zumbi dos Palmares

Contatos:

 Secretaria Municipal de Educação – Coordenaçã PJU (43) 3375 0215

 projovem@londrina.pr.gov.br

 http://pjulondrina.blogspot.com.br

Projovem Urbano em Londrina

Referências

Documentos relacionados

É imprescindível o cumprimento destes direitos básicos e também sociais, distribuídos conforme as competências, atribuições de cada um dos entes federativos e

It was possible to detect mycoplasmas in birds of different orders without a clinical respiratory sign, obtaining Mycoplasma synoviae (MS) more prevalent than

Nesse caso, a CAIXA devolverá ao adquirente os valores por ele despendidos na presente transação, quais sejam, os valores relativos à aquisição do imóvel, como comissão

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

It is an integration over r which enables estimation of the dN µ /dX distribution or MPD distribution (where N µ.. We use Epos-LHC [27] to model high-energy hadronic interactions.

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Segundo Cerqueira (2004) não só as escolas têm um papel importante no desenvolvimento das capacidades e criação de competências nestes jovens, também o.. mundo