• Nenhum resultado encontrado

Realizado de 25 a 31 de julho de Porto Alegre - RS, ISBN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Realizado de 25 a 31 de julho de Porto Alegre - RS, ISBN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Metodologias de Aprendizagem: humanidades na sala de aula

Paola Gomes Pereira Bolsista de Iniciação Científica – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

paola.pereira@ufrgs.br Antonio Carlos Castrogiovanni Orientador do Projeto – Colégio de Aplicação da UFRGS Vanderlei Machado Coordenador do Projeto - Colégio de Aplicação da UFRGS

INTRODUÇÃO

As pesquisas realizadas na área da educação em muitos momentos não conseguem se aproximar da realidade escolar. Assim buscou-se desenvolver um projeto de pesquisa que conseguisse pensar e aplicar novas metodologias de ensino realmente efetivas para a construção de conhecimentos significativos e que fossem compartilhadas e divulgadas com a comunidade escolar, em especial da rede pública de ensino.

No ano de 1999 a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) convidou o filósofo francês Edgar Morin para escrever um livro que pensasse os caminhos da educação no século XXI, e então como resultado foi escrita a obra “Os sete saberes necessários à educação do futuro” (MORIN, 2002). A partir da proposta de Morin (2002) nortearam-se as práticas propostas na pesquisa. Além disso, escolheu-se trabalhar com uma proposta de pesquisa-ação baseada na teorização de David Tripp em “Pesquisa-ação: uma introdução metodológica” (TRIPP, 2005). Na qual após as práticas sempre existe uma reflexão da sua realização. Utilizaram-se também como referência documentos oficiais que propõe parâmetros para a educação no Brasil e no Rio Grande do Sul, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Referencial Curricular da Secretária de Educação do Rio Grande do Sul.

O objetivo da pesquisa é desenvolver novas metodologias de aprendizagem para as ciências humanas no Ensino Médio. A pesquisa é realizada com o departamento de humanidades do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP-UFRGS). Em um primeiro momento foi feita a leitura e posterior análise dos três documentos oficiais já citados. A partir das conclusões dessa leitura foi elaborada uma tabela comparativa dos três documentos, relacionando conceitos, habilidades e competências listadas nesses. Partiu-se

(2)

então para a escolha dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Como atividade inicial foi realizada uma seleção de vídeos, imagens e músicas dos temas escolhidos como material de suporte para a pesquisa. Foram construídos planos de aula para o ensino médio baseados nas referências propostas. Nesses planos são pensados os movimentos pedagógicos necessários para que os alunos desenvolvam habilidades e competências definidas para aquele momento. Os planos foram aplicados em turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação, e como proposta de uma pesquisa-ação em seguida foram feitas auto-avaliações das práticas empregadas. A pesquisa ainda está em desenvolvimento e serão pensadas novas práticas consideradas pertinentes para permitir o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis para os alunos.

1. OBJETIVOS

O objetivo do projeto de pesquisa é pensar, desenvolver e posteriormente refletir sobre práticas de sala de aula que permitam aos alunos desenvolvam competências consideradas adequadas para aquele momento. E a partir disso desenvolver novas metodologias de aprendizagem que proporcionem um ensino mais prazeroso.

(3)

- Desenvolver metodologias de aprendizagem que proporcionem um ensino prazeroso; - Analisar documentos oficiais disponíveis para professores do Ensino Fundamental e Médio; - Escolher conteúdos, conceitos e competências adequados para as turmas participantes do projeto;

- Selecionar mídias que formem um banco de dados para futuras práticas;

- Criar planos de aula baseados nesses documentos oficiais, que estruturem práticas que serão realizadas;

- Aplicar metodologias em sala de aula através de práticas que permitam aos alunos desenvolverem competências consideradas relevantes para aquele momento.;

- Refletir sobre as práticas realizadas e sua relevância no desenvolvimento das competências previstas para aquela etapa.

2. CAMINHOS INVESTIGATIVOS DA PESQUISA

O projeto foi composto por sete etapas principais, assim divididas e classificadas: 2.1 Levantamento bibliográfico

A pesquisa foi iniciada com a proposta de ser desenvolvida uma pesquisa-ação baseada no conceito de David Tripp (2005):

(4)

É importante que se reconheça a pesquisa-ação como um dos inúmeros tipos de investigação-ação, que é um termo genérico para qualquer processo que siga um ciclo no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. Planeja-se, implementasse, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação.

Após a leitura e familiarização com o conceito de pesquisa-ação foram então selecionados três documentos oficiais que orientam o ensino no Brasil e no Rio Grande do Sul, os documentos disponíveis para os professores da rede de ensino do Rio Grande do Sul. O primeiro dos documentos foi os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (1997) que foi uma responsabilidade que o Brasil assumiu frente ao banco mundial. O segundo documento foi a matriz de referencia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) (2009) do ano de 2009, que é uma tentativa do país de buscar uma forma de avaliação nacional, que estimule a mobilidade acadêmica e busque colocar as propostas dos PCN’s em prática, a avaliação do ENEM trabalha com as competências que os alunos devem alcançar em cada área de ensino. O terceiro documento analisado foi as referências curriculares da Secretária de Educação do estado do Rio Grande do Sul (2009). Em um terceiro momento foi trabalhada a obra de Edgar Morin (2002), Os Sete Saberes Necessários à educação do Futuro que foi um livro encomendado pela UNESCO que estimulou o autor a pensar os caminhos da educação no século XXI.

2.2 Elaboração de Tabela Comparativa

Após a leitura dos três documentos oficiais escolhidos (os PCN’s, a Matriz de Referência do ENEM e o Referencial Curricular da Secretária de Educação do Rio Grande do Sul) foi elaborada uma tabela comparativa que permitisse uma melhor visualização das propostas desses documentos. Pois, cada um desses documentos possui particularidades que se adéquam a momentos diferentes. A partir dessa tabela foram traçados conceitos, conteúdos e competências que seriam trabalhados no projeto. Optou-se por realizar um trabalho a partir das competências matriciais propostas na matriz do ENEM.

(5)

2.3 Escolha das turmas participantes do projeto

Foram escolhidas turmas de primeiro ano do ensino médio para participar do projeto. A escolha das turmas foi baseada principalmente nas habilidades e competências propostas pela matriz e referência do ENEM de acordo com a faixa etária dos alunos e conhecimentos prévios.

2.4 Escolha conteúdos baseados tabela

Após então a elaboração da tabela, foi feita uma análise desta observando e relatando conteúdos presentes em todos os documentos, ou em apenas algum deles, conceitos norteadores, competências e a maneira através da qual elas eram requisitadas e encontros e desencontros dos documentos. A partir dessa análise e do plano de ensino da escola foram pensadas quais competências seriam trabalhadas naquele momento e com aquela turma. Chegou-se então a conclusão de que na disciplina de Geografia naquele momento a competência matricial a ser desenvolvida pelos professores era a seguinte: “Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.” (BRASIL, 2009).

2.5 Seleção vídeos, imagens e música

Com a competência matricial já escolhida e com os conteúdos e conceitos norteadores do semestre partiu-se então para formação de um banco de dados de apoio as práticas. Foi feita uma seleção de vídeos, músicas e imagens que trabalhassem com os conceitos pensados e que permitissem práticas mais prazerosas. Esse banco de dados foi armazenado em DVD’s para a sua posterior utilização. A idéia de procurar por esses recursos advém principalmente de os alunos serem muito estimulados por linguagens musicais e imagéticas.

2.6 Construção do plano de aula

Na próxima etapa da pesquisa buscou-se então construir um formato de plano de aula que orientasse as práticas a serem desenvolvidas, essa é a primeira etapa de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) que depois então das práticas e sua posterior reflexão será

(6)

avaliada constantemente pelos participantes daquele momento. Foram elaborados planos de aula nos quais são especificados o tema da aula, objetivos, habilidades e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, conteúdos, metodologia e momentos específicos, recursos utilizados, avaliação, movimentos pedagógicos pensados para permitir o desenvolvimento das competências listadas e quais dos sete saberes propostos por Morin (2002) estariam presentes naquela prática.

2.7 Práticas

Com todas as questões teóricas pensadas, refletidas e analisadas naquele momento foi então iniciada a prática em sala de aula. A partir de todo o trabalhado feito nos meses anterior foram iniciadas as práticas nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Baseadas nos planos de aula construídos foram desenvolvidas aulas que buscassem alcançar os objetivos do projeto. Após todas as práticas foram feitas auto-avaliações por parte do professor que permitissem uma reflexão do que havia sido desenvolvido dando sentido a idéia de uma pesquisa-ação proposta por Tripp (2005). E para completar essa idéia foi ainda imprescindível que todos os participantes dos momentos de sala de aula refletissem sobre a prática, assim no decorrer do projeto inseriu-se avaliações feitas pelos alunos ao término de cada aula que buscavam permitir a eles expressarem o quão significativo aquele momento havia sido. Nessas avaliações através de perguntas direcionadas procurou-se obter algumas respostas, os alunos respondiam o que mais haviam gostado naquela aula, o que não haviam gostado e o que poderia ter sido feito para que aquele momento fosse mais proveitoso. É importante ressaltar a representatividade do momento de avaliação da prática tanto pelo professor quanto pelos alunos.

1 RESULTADOS PARCIAIS

Os resultados da pesquisa apareceram ao longo das práticas e buscaram-se diversas formas de avaliá-los. Os resultados parciais da pesquisa foram avaliados a partir das avaliações realizadas com os alunos que buscaram trabalhar de maneira ampla permitindo a expressão das múltiplas inteligências dos sujeitos. Baseou-se também nas auto-avaliações realizadas pelo professor após cada prática, nas avaliações feitas pelos alunos após cada prática, na observação dos momentos de sala de aula pelo orientador da pesquisa. Foi possível perceber práticas que foram ou não eficientes para as propostas da pesquisa, metodologias eficientes

(7)

em proporcionar um ensino mais prazeroso e que permitisse aos alunos desenvolverem as competências pensadas para aquele momento da sua vida escolar.

As repostas obtidas a partir da realização do projeto ajudaram perceber como se torna importante um planejamento e posterior reflexão sobre as práticas pedagógicas. E como é imprescindível que as práticas pensadas e executadas sejam compartilhadas com professores da rede pública de ensino, para que se permita um ensino mais significativo e eficiente. Uma das dificuldades encontradas foi a real execução de uma interdisciplinaridade, o projeto pensado para trabalhar as ciências humanas na sala de aula, ficou muito focado na Geografia por ser a disciplina trabalhada pela bolsista. Como o projeto ainda está em desenvolvimento dois pontos principais são pensados para um próximo momento: existe a necessidade de desenvolver novas práticas que trabalhem com a questão da interdisciplinaridade e é também preciso divulgar e compartilhar os resultados obtidos até então. Para procurar alcançar esses novos objetivos da pesquisa estão sendo desenvolvidos planos de aula com professores da disciplina de história que trabalhem com imagens que representam fatos históricos e então se busque a situação atual dessas áreas para uma análise da ocupação do espaço que se desenvolveu nela. Para o segundo objetivo estão sendo pensadas oficinas e práticas a serem desenvolvidas em outras escolas da rede pública da cidade de Porto Alegre, baseadas nas práticas já realizadas, reformulando-as e adequando-as para momentos e situações diversas. É imprescindível uma continuidade do trabalho, em um primeiro momento torna-se necessária a realização de mais práticas baseadas no projeto, para uma melhor avaliação dos resultados. Após isso é preciso buscar práticas interdisciplinares que respondam as propostas iniciais de um trabalho com as ciências humanas na sala de aula. Além disso, como objetivo cerne precisa-se divulgar e compartilhar as novas metodologias desenvolvidas no projeto com professores da rede pública de ensino.

(8)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de referência para o ENEM 2009. Disponível em <http://www.enem.inep.gov.br/pdf/Enem2009_matriz.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Secretária do Ensino Médio. Parâmetros curriculares

nacionais - Ensino Médio. Disponível em: <

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf>. Acesso em: 30 set. 2009. 1997.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p. 443-466. set/dez. 2005.

RIO GRANDE DO SUL. Secretária de Educação do Rio Grande do Sul. Lições do Rio

Grande: ciências humanas e suas tecnologias. Disponível em: <

Referências

Documentos relacionados

trabalhadores abrangidos por esta convenção, associados ou não, na forma adiante, com exceção dos empregados admitidos além das datas previstas, que serão descontados no primeiro

Falta de Matéria Prima Falta de Competitividade Falta de Māo de Obra Qualificada Falta de Infra-estrutura Falta de Divulgaçāo de Incentivos e Pesquisas relacionadas

Dentre alguns desses trabalhos, podemos destacar a aplicac~ao das redes de Petri no processo de paralelizac~ao de codigo e o uso destas como formato intermediario entre

modificações ou complementações indicadas pela Comissão Examinadora, caso em que será fixado um prazo, de acordo com o aluno, para as necessárias correções

Se não o cadastro de Manutenção Código Relacionamento (programa) não foi feito, não será gerado o participante no SPED Contábil. Manutenção Lançamentos

Para isso foram obtidos f-Se sobre substratos de ouro com a mesma área geométrica, controlando o tempo de deposição para que todos os filmes mantivessem a mesma carga de

O presente instrumento tem por objeto a aquisição de um sistema de detecção e prevenção de intrusão em redes, constituído de 04 equipamentos do tipo “appliance” e

Diante do exposto, considerando-se a importância dos estudos que investiguem a relac ¸ão entre o sono e o nível soci- oeconômico para o planejamento de ac ¸ões em saúde pública e