• Nenhum resultado encontrado

Especialização em Clínica de Dor - NOVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Especialização em Clínica de Dor - NOVO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Especialização em Clínica de Dor -

NOVO

Previsão de Início – Julho

Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep

O curso de Especialização em Clínica de Dor deverá enriquecer os currículos daqueles profissionais que objetivam atuar na área de dor, facilitando a obtenção de título de especialista junto aos conselhos e órgãos de representação de classe. Esse fato também fortalece a criação e manutenção de centros de dor públicos (municipais, estaduais e federais), facilitando mais ainda a capacitação de pessoal e a criação de empregos. O avanço da tecnologia requer atualização e educação continuada, isso para melhorar a qualidade de assistência ao nosso maior beneficiário que é o paciente. Desse modo, poderemos minimizar as conseqüências anatômicas, sociais, psíquicas e econômicas da dor crônica.

Os objetivos do curso são:

• Introduzir conceitos avançados na área de fisiopatologia da dor • Ressaltar os aspectos psiconeuroendrócrinos da dor

• Desenvolver e analisar modelos sobre a participação do sistema imune na fisiopatologia da dor • Discutir as principais síndromes dolorosas

• Elaborar consenso sobre a terapia farmacológica aplicada a dor • Rever alguns conceitos em tratamento psíquico da dor

• Avaliar as indicações da fisioterapia assim como a eficácia das técnicas • Analisar o impacto da dor orofacial

• Discutir as principais abordagens em cuidados paliativos

Profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, quiropraxistas, nutricionistas e outros profissionais com curso superior, comprovadamente vinculados à área de saúde.

Apresentação

Objetivos

Público alvo

(2)
(3)

  Disciplinas Ementas

01 Dor – conceitos, classificação e taxonomia

Conceito de Dor aguda e

crônica pela IASP.

Classificação das síndromes

dolorosas agudas e crônicas.

Taxonomia da Dor.

(4)

diferencial envolvendo dor

somática, visceral e

neuropática.

02 Sensibilização periférica

Tipos de Fibras nervosas sensitivas e funções específicas. A relação entre sistema

neurovegetativo e sistema sensorial. Participação dos sistema imune na resposta periférica. Canais de sódio, de potássio e de cálcio. Os neurotransmissores excitatórios e seus receptores. O sistema de tradução de sinal a nível central. Transcrição gênica e o impacto na neuroplasticidade. Estudos experimentais em outras regiões além do corno dorsal da medula espinhal.

03 Sensibilização central

Tipos de Fibras nervosas sensitivas e funções específicas. A relação entre sistema

neurovegetativo e sistema sensorial. Participação dos sistema imune na resposta periférica. Canais de sódio, de potássio e de cálcio. Os neurotransmissores excitatórios e seus receptores. O sistema de tradução de sinal a nível central. Transcrição gênica e o impacto na neuroplasticidade. Estudos experimentais em outras regiões além do corno dorsal da medula espinhal.

04 Células da Glia e modulação neuronal

Diferenciação e embriologia das células da glia. Fisiologia das células da glia.

Modulação da função neural. Células da glia e sistema imune. Papel das células da glia nas doenças degenerativas.

05 Avaliação e mensuração da dor

Instrumentos validados no Brasil na avaliação da dor. Análise de descritores da dor aguda e crônica da criança ao idoso. Instrumentos específicas para certas síndromes dolorosas.

06 Psicologia e Dor

Histórico da Psicologia Hospitalar. Interconsulta no Hospital. Avaliação psicológica nas diferentes modalidades de assistência. Tipos de tratamentos psicológicos para o doente com dor crônica. Aplicação pratica de técnicas da Terapia Cognitiva Comportamental. A Pesquisa e as

Publicações na Psicologia da Dor. Cuidados Paliativos: atenção à família, paciente e equipe de saúde.

07 Dor neuropática

Principais modelos experimentais de dor neuropática. Fisiopatologia da dor neuropática.

Dor neuropática e sistema imune. Curso clínico e tratamento das síndromes mais prevalentes ¨: neuralgia pós-herpética, neuralgia de trigêmeo, trauma raquimedular, dor talâmica.

(5)

08 Dor musculoesquelética

Aspectos atuais da fisiopatologia da dor muscular. Diagnóstico diferencial. Principais cadeias musculares e função biomecânica. Pontos gatilhos, pontos de tensão e contratura muscular. Participação do sistema nervo e do sistema imune na dor muscular.

09 Dor no câncer

Fisiopatologia da dor de câncer. As

síndromes regionais em doenças avançadas de cabeça e pescoço. O emprego de técnicas neurolíticas. Fisiopatologia e tratamento da dor óssea. As técnicas espinhais no alívio da dor. A rotação de opioides.

10 Dor na criança e no neonato

Fisiopatologia da dor na criança e no neonato. Avaliação do neonato e da criança. Principais síndromes dolorosas. O olhar do terapeuta. Estratégias de enfretamento na dor de câncer. Tratamento farmacológico e não

farmacológico.

11 Farmacologia da dor

Princípios de farmacologia aplicada. Analgésicos simples, AINES, opioides, antidepressivos, anticonvulsivantes, anestésicos locais. Técnicas especiais

12 Dor orofacial

Classificação das Dores Orofaciais e DTM; fisiopatologia das Dores Orofaciais; semiologia da Dor Orofacial e DTM; dores Dentárias; profissionais responsáveis pelos diferentes tratamentos odontológicos; diagnóstico diferencial das dores músculo-esqueléticas da face. Integração Odontologia e outras áreas de saúde no atendimento do paciente com DTM e DOF.

13 Dor crônica e trabalho

As brechas do paradigma biomédico. A produção de conhecimento e a prática clínica. O referencial teórico das ciências sociais. Doenças ocupacionais e a repercussão na vida do trabalhador. Identificando fatores de risco no desenvolvimento de dor crônica. Afastamento do trabalho e funcionalidade. Direitos do empregado e do empregador.

14 Fisioterapia e Dor

Diagnóstico diferencial em fisioterapia. Principais técnicas utilizadas em dor crônica. Avaliação de eficácia em dor crônica

15 Comunicando notícias ruins

A comunicação de notícias ruins como um fator fundamental no esquema de tratamento do paciente e no relacionamento com a família/paciente. Desenvolvimento de habilidades e aprendizado de técnicas. Planejamento de rotinas e redução de estresse

(6)

O curso terá duração de 18 meses, considerando, nesse tempo, o período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

360 horas

40 vagas por turma.

As aulas serão ministradas mensalmente, sendo: Sextas-Feiras, das 13h30 às 17h10 e de 18:45 às 22:25. Sábados das 8h30min às 12h10min e das 13h30min às 17h10min.

As aulas teóricas serão ministradas no campus Stiep e as práticas serão na Clínica de Terapia da Dor, situada na Rua Macapá, nº 227.

• O candidato passará por uma avaliação que definirá a sua capacitação para o ingresso no curso. • Essa avaliação consistirá de análise do currículo.

• Período Inscrições abertas • Local

Pelo site: pos.unijorge.edu.br • Pré-Requisito

Ser portador de diploma de nível superior. • Documentação

Original e cópia de RG, CPF e diploma de nível superior; 01 (uma) foto 3x4.

• Valor do Curso: R$ 9.360,00 • Mensalidade: 18 x R$ 520,00*

*Esse valor refere-se à mensalidade média do curso, podendo ocorrer variações a cada mês. Lembrando que a matrícula da pós Unijorge é semestral e o aluno paga a mensalidade proporcional à carga horária cursada no semestre vigente. Não há alteração no valor total do curso.

• 10% de desconto, concedido à todos os alunos matriculados, para pagamento à vista do valor integral do curso.

• Consulte informações de descontos, através de Convênios, na página Programa de Benefícios. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente.

Duração do curso

Carga Horária

Número de vagas

Dias e Horários

Seleção

Inscrição

Investimento

(7)

solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. • Consulte-nos sobre o programa de financiamento em parceria com o Banco Santander.

• Consulte-nos para formação de grupos específicos. • Clique aqui e saiba mais sobre Programa de Benefícios.

Todos os cursos de especialização da UNIJORGE são realizados em conformidade com a Resolução 01/2007 (8 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

É reservado à UNIJORGE o direito a:

• cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados;

• unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.

Referências

Documentos relacionados

Art.11 - O descumprimento das medidas sanitárias gerais ou segmentadas ensejará a autuação do estabelecimento ou de seu responsável legal em multa no valor de

· A valorização de valores em processo de admissão à cotação tem por base a valorização de valores mobiliários da mesma espécie, emitidos pela mesma entidade e admitidos

se o diâmetro do oócito por categoria folicular entre os ovários, foi observada diferença estatística em folículos primordiais, primários e secundários, sendo

Se o comando de ajuste o for rodado no sentido inverso aos ponteiros do relógio (se a pressão ajustada da válvula de redução da pressão, que está ligada ao sinal da ligação,

Estudo sobre actividades de comércio e serviços em saúde e bem-estar Página | 5 relaxamento corporal, antisstress reumatismo, problemas circulatórios, musculares, de pele e..

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Para não ficar como a moça da foto ao lado, nossos cooperados podem cadastrar suas faturas para

serão dados por apenas um palestrante, escolhido a convite dos organizadores ou por afinidade com o tema; os ministrantes dos módulos teórico-práticos serão definidos em