• Nenhum resultado encontrado

EDITAL - FORD C3 CONSTRUINDO COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS PARCERIA ESTRATÉGICA. Ciclo 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL - FORD C3 CONSTRUINDO COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS PARCERIA ESTRATÉGICA. Ciclo 5"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL - FORD C3

CONSTRUINDO COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

PARCERIA ESTRATÉGICA

Ciclo 5

(2)

1

Conteúdo

Introdução ... 2

Visão Geral da Parceria ... 3

Website ... 4

Submissão das propostas ... 5

Instruções para a submissão do Time ... 5

Processo de Avaliação dos Projetos ... 5

Premiação e Relatórios... 6

Premiação ... 6

Relatórios Parciais de Acompanhamento... 6

Relatório Final de Impacto ... 6

Reconhecimento da Ford Motor Company e benefícios ... 7

Direitos autorais e propriedade intelectual ... 8

Das penalidades ... 8

Prestação de contas ... 9

(3)

2

Introdução

O Parceria Ford C3 – Construindo Comunidades Sustentáveis, entre Ford Motor Company Fund e Enactus, foi lançada pela primeira vez no ciclo 2014-2015. A parceria é uma extensão do Ford College Community Challenge (Ford C3) da Ford nos Estados Unidos.

O quinto ciclo da Parceria, em 2018, trará esta oportunidade aos Times da Enactus no Brasil, Alemanha, Gana, Quênia, México, Marrocos, África do Sul e Reino Unido. No Brasil, 4 Times terão a oportunidade de serem selecionados para a Parceria.

(4)

3

Visão Geral da Parceria

A Enactus e a Ford Motor Company Fund encorajam os Times Enactus a utilizar a Ação Empreendedora para encontrar formas inovadoras, criativas e únicas de abordar uma necessidade ou problema social urgente em uma comunidade local, capacitando a comunidade a se tornar um lugar mais sustentável para trabalhar e viver.

Para a parceria, os projetos dos Times Enactus poderão ser novos, criados especificamente para a parceria, ou estar em fase de desenvolvimento. Em ambos os casos, as propostas deverão atender aos seguintes requisitos:

1. Criar uma abordagem inovadora para "Construir Comunidades Sustentáveis, Mobilidade Inteligente ou Mobilidade Social"

o Comunidades Sustentáveis: A Parceria Ford C3 usa o termo Comunidades Sustentáveis de uma maneira muito ampla. A Ford Motor Company Fund está à procura de equipes da Enactus que criem abordagens interessantes, únicas e engenhosas para definir este termo. Quanto mais criativo for, melhor! As áreas potenciais de foco podem incluir (mas não se limitando a): energia alternativa, sustentabilidade ambiental, agricultura sustentável, abordagem sistêmica para atender necessidades sem fins lucrativos, conservação de água ou desenvolvimento econômico. o Mobilidade inteligente: como podemos projetar e implementar sistemas de transporte acessíveis, limpos e seguros para o século XXI? Como podemos melhorar a vida pela forma como nos mudamos?

• As idéias podem abordar a criação de aplicativos de compartilhamento de viagem, substituindo velhos modelos de transporte, desenvolvendo veículos autônomos, usando ciência de dados e análise para antecipar as necessidades e necessidades dos clientes.

o Mobilidade social: o que é uma ferramenta ou projeto que pode ser desenvolvido para que indivíduos, famílias ou pessoas se movam dentro das camadas dos estratos sociais?

▪ As idéias podem abordar ferramentas ou métodos para melhorar o empoderamento econômico, como envolver os jovens para participar de educacionais, ajudando os estudantes universitários a ter sucesso nas disciplinas, ensinando a sustentabilidade alimentar e a jardinagem urbana para uma comunidade economicamente desafiada, aumentando o acesso à habitação e oportunidades educacionais.

o IMPORTANTE: Embora a maioria dos projetos Enactus se enquadre em um dos critérios acima, é importante ressaltar que a Ford Brasil levará em consideração os seguintes itens para a escolha dos projetos:

▪ Projetos que tenham como foco principal INOVAÇÃO, MOBILIDADE, TECNOLOGIA e/ou EDUCAÇÃO;

▪ Projetos que estejam em proximidades às fábricas da Ford no Brasil, que estão localizadas em: Camaçari (BA); Horizonte (CE) São Bernardo do Campo (SP); Tatuí (SP) e Taubaté (SP).

Esses requisitos são desejáveis, porém não mandatórios para se submeter o projeto.

2. Envolver os estudantes em um papel de liderança

Os estudantes Enactus devem estar envolvidos em um papel de liderança no projeto e em todos os aspectos do projeto, desde o design até a implementação. Aplicativos bem sucedidos demonstrarão esse envolvimento com algum detalhe.

3. Abordar uma necessidade urgente e não atendida da comunidade de forma tangível

A Parceria Ford C3 não está à procura de estudos de pesquisa ou relatórios. Submissões bem sucedidas são aquelas que descrevem um projeto que desenvolve a comunidade de maneiras significativas e que faça a diferença, em um assunto de real importância para a comunidade local. Embora a pesquisa/estudo

(5)

4

possa e deva ser parte de qualquer projeto, é necessário algum tipo de ação significativa e

demonstrável.

4. Envolver uma organização baseada na comunidade como parceiro

As submissões vencedoras serão aquelas que demonstrarem uma parceria ativa e significativa com uma organização local, baseada na comunidade. O termo "organização baseada na comunidade" não é usado como um termo legal aqui, mas sim ocmo descrição de qualquer organização que desempenhe um papel na vida da comunidade local (por exemplo: escolas, agências de serviços sociais, empresas, entidades governamentais).

5. Envolver cursos da área de Business, Engenharia e / ou Design de alguma forma

Ao longo da sua história de interação com o ensino superior, a Ford Motor Company Fund concentrou grande parte da sua atenção nas escolas de business, engenharia e design. Da mesma forma, os Times Enactus que submeterem projetos para a Parceria Ford C3 deverão envolver estudantes de uma ou mais dessas três escolas de alguma maneira. Os estudantes deverão ser estudantes enactus, devidamente registrados no Active Team Sheet.

6. Gerar e documentar resultados e resultados mensuráveis para demonstrar o sucesso do projeto

Consulte o Enactus Handbook para obter dicas sobre como identificar e analisar resultados e resultados. Entre em contato com o Coordenador de Programa de seu Time para orientações adicionais.

Website

www.FordC3Enactus.org

 Consulte o site da Parceira, o qual possui recursos para os times, tais como:  Informação sobre a parceria;

 Perfil de projetos de Times vencedores dos outros ciclos;  Prazos específicos da parceria para cada país;

 Submissão online (e um modelo da submissão em PDF para download);

 Submissão do Relatório Final de Impacto online (e um modelo da submissão em PDF para download);

 Kit de ferramentas para mídia, incluindo modelos de Press Releases e Logotipos da Ford, disponíveis para download.

EXEMPLOS DE PROJETOS

Acesse http://www.fordc3enactus.org/project-profiles/ para ler resumos de projetos de Times Enactus que participaram em ciclos anteriores da Parceira Ford. Esses resumos de projetos poderão ajudar seu Time a entender o que o Ford Motor Company Fund está procurando em um projeto.

(6)

5

Submissão das propostas

Os Times deverão acessar a plataforma da Parceria para submeter suas propostas. Todas as propostas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, em inglês. Propostas submetidas em qualquer outra linguagem serão automaticamente desclassificadas.

As propostas deverão ser submetidas até o dia 24 de Fevereiro de 2018, às 17h00 (horário de Brasília). Qualquer proposta submetida após o prazo estabelecida será automaticamente desclassificada.

Instruções para a submissão do Time

1. Baixe o modelo de Submissão para preparar sua proposta; 2. Acesse o link do formulário online para submeter as respostas;

3. Faça o login na plataforma com o ID da universidade como nome de usuário e senha. Consulte seu Coordenador de Programa da Enactus Brasil para verificar o seu ID, caso o Time não tenha essa informação.

4. Complete Todas as páginas da submissão. As propostas deverão estar em inglês. É possível sair da plataforma durante a submissão e retomar mais tarde. As informações submetidas serão salvas para que o Time possa continuar de onde parou.

5. Clique em “Submit” para enviar a submissão completa, quando terminar. Um e-mail de confirmação, com uma cópia da submissão, será enviado aos contatos do Time registrados durante a submissão, com cópia para o staff da Enactus Brasil.

6. Revise o email de confirmação para garantir que suas respostas foram devidamente enviadas. Certifique-se de que as respostas não foram cortadas dos limites de caracteres (os caracteres incluem letras, espaçamento e pontuação). Se o prazo não tiver passado, o Time poderá fazer login novamente para fazer correções e reenviar a submissão.

7. Os Times tem até o dia 24 de Fevereiro de 2018, às 17h00 (horário de Brasília), para enviar a proposta. A última proposta apresentada antes do prazo será a utilizada para fins de avaliação. Será considerada apenas uma proposta por Time.

Processo de Avaliação dos Projetos

Encerradas as submissões, a Enactus Brasil e Ford Brasil farão a avaliação das propostas, e selecionarão os quatro times que participarão da parceria Ford C3 no ano de 2018, considerando a proposta e a estimativa dos resultados mensuráveis atingidos dentro do período da Parceria, de acordo com a submissão do projeto de cada Time. A avaliação e seleção dos Times será validada pela Ford Motor Company Fund.

Todos os projetos serão avaliados de acordo com 5 perguntas, as quais os Times pontuarão de 1 a 5 (1 = Insuficiente; 2 = Fraco; 3 = Bom; 4 = Muito Bom; 5 = Excelente), sendo:

1. Quão bem o Time demonstrou uma abordagem invoadora para construir uma comunidade sustentável?

2. Quão bem os estudantes do Time estão envolvidos em papéis de liderança?

3. Quão bem o Time abordou as necessidades urgentes e específicas da comunidade, de forma tangível?

SUBMETENDO SUA PROPOSTA

Acesse o formulário online pelo link: http://www.fordc3enactus.org/application/. O modelo de submissão também está disponível em PDF que os Times interessads deverão utulizar para formular as respostas para a submissão online. Recomendamos prepare suas respostas em um documento de processamento de texto, como word (verifique a ortografia, gramática, limites de caracteres, etc.) e, em seguida, simplesmente copie e cole as respostas no aplicativo on-line.

(7)

6 4. Quão efetivo o time foi ao identificar resultados mensuráveis e impacto efetivo para demonstrar

o sucesso do projeto?

5. Quão bem o time aplicou a Ação Empreendedora para Empoderar as pessoas e melhorar suas Condições de Vida?

Premiação, acompanhamento e relatórios

Premiação

O anúncio dos quatro Times selecionados será feito em 6 de Março de 2018, através do email dos vencedores, site e redes sociais da Enactus Brasil.

Os Times serão premiados com a quantia de $ 5.000,00 USD, sendo dividida em duas parcelas, a primeira no valor de $4.750 USD, será depositada em até 30 dias após o anúncio dos selecionados. Os $ 250,00 USD restantes serão depositados em até 30 dias, após submissão do Relatório Final de Impacto.

Acompanhamento

Assim que as equipes participantes forem anunciadas, os Coordenadores deverão ter reuniões periódicas com os Times para discutir os Projetos. Os acompanhamento poderá ser feito por telefone, Skype, entre outros meios de comunicação. Nessas reuniões, o líder do Time e o líder do projeto deverá estar presente, mas também poderão participar membros da equipe do projeto e outros estudantes do time interessados. O Acompanhamento poderá abordar, mas não se limita a:

• Detalhes do projeto e as alterações da proposta, quando necessárias; • Desafios e conquistas;

• Cumprimento do critério Enactus de Avaliação;

• Mensuração de resultados e preparação dos Relatórios parciais e final; • Investimento da bolsa;

• Planejamento de mídia do projeto; • Outras parcerias;

• Perguntas e preocupações do Time em relação ao projeto.

Relatórios Parciais de Acompanhamento

Os quatro times deverão submeter relatórios de acompanhamento de seus projetos, através de relatórios trimestrais. As datas para envio dos relatórios parciais serão:

• 1º Relatório: 22 de Junho de 2017 • 2º Relatório: 21 de Setembro de 2017

O modelo do relatório parcial e a forma de submissão serão orientados posteriormente pelo Gerente de Programa da Enactus Brasil, Caio Moura.

Relatório Final de Impacto

Todas as equipes participantes irão apresentar um Relatório de Impacto Final online para detalhar o sucesso do projeto, em 2018. Os Times deverão apresentar resultados mensuráveis e o impacto dos mesmos. Estes relatórios serão analisaoas pela Ford Brasil e Ford Motor Company Fund. Os relatórios deverão ser submetidos em inglês.

(8)

7 Os times selecionados deverão submeter o Relatório Final de Impacto até dia 24 de Novembro de 2017, às 17h00 (horário de Brasília).

Reconhecimento da Ford Motor Company

Cada um dos Times Enactus selecionados para a parceria deverão implementar a própria divulgação na mídia, para promover seu projeto e reconhecer a Ford Motor Company Fund como um parceiro do projeto. Nós simplesmente pedimos que as equipes reconheçam a Ford Motor Company Fund e forneçam informações sobre seu projeto.

Idéias para promoção na mídia incluem:

• Comunicados de imprensa (jornais locais, jornais campus, etc.); • Websites / blogs do Time;

• Mídias sociais

• Televisão local / rádio

• Materiais do projeto (sinalização, materiais de treinamento, folhetos, etc.)

Os Time irão documentar a sua cobertura da mídia em seu Relatório de Impacto final. Exemplos destes relatos da mídia será incluído em nosso Relatório de Resultados a Ford Motor Company Fund.

Logo a ser utilizado para o reconhecimento da Parceria:

SUBMETENDO O RELATÓRIO FINAL DE IMPACTO

Visite http://www.fordc3enactus.org/impact-report/ para acessar o Relatório Final de Impacto. O modelo do relatório também está disponível em PDF, o qual os times devem usar para se preparar para a submissão online. Recomendamos que as equipes preparem as suas respostas em um documento de processamento de texto, com oo word (para verificar a ortografia, gramática, limites de caracteres, etc.) e, em seguida, basta copiar e colar as suas respostas para a aplicação online.

Recursos

Visite http://www.fordc3enactus.org/resources/media-toolkit/ para acessar recursos de mídia, incluindo a logo da Ford para incluir nas mídias.

(9)

8

Direitos autorais e propriedade intelectual

Todos os participantes afirmam-se titulares de Direitos de Autor, assumindo total responsabilidade por eventuais questões decorrentes. Afirmam ainda que possuem ou se responsabilizam por obter todas as licenças e autorizações, assim como arcar com os custos de taxas relativas a direitos autorais e propriedade intelectual garantindo a livre divulgação de textos, sons, imagens e informações pelas empresas parceiras, sendo os direitos autorais e intelectuais preservados.

• Todos os participantes assumem total e exclusiva responsabilidade pelo projeto que desenvolverem, por sua titularidade e originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ ou a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados, eximindo as Promotoras de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

• O ato da inscrição neste edital confere às empresas parcerias o direito de cadastrar os projetos inscritos em seus sites e difundir seu conteúdo, agindo como articuladoras, sem a necessidade de prévia autorização das pessoas e instituições participantes que não terão direito a quaisquer remunerações ou gratificações adicionais, logo, os inscritos autorizam desde já, por período indeterminado e de forma gratuita, a divulgação pelas empresas parcerias dos projetos inscritos, respeitado, conquanto, o direito moral do autor. Desta forma, as soluções sociais – por vezes conhecidas apenas pela comunidade onde foram implementadas – são aproximadas à demanda de outras que convivam com a mesma situação.

• Os projetos a serem analisados devem ser resultado da criação intelectual dos participantes e/ou dos grupos no qual estejam inseridos (não podendo ser plágio e/ou cópia total ou parcial de outro projeto), sendo certo que eventual desrespeito às normas de propriedade intelectual será causa para desclassificação imediata, sem prejuízo da responsabilidade criminal e civil do inscrito infrator, além de eventuais perdas e danos à organização do edital ou quaisquer terceiros atingidos.

Das penalidades

Os times participantes de parcerias especiais são cientes que devem cumprir a totalidade das obrigações previstas em edital. O não cumprimento do mesmo poderá gerar penalidades, a serem definidas pela Enactus Brasil, de acordo com cada situação. As penalidades incluem: devolução da bolsa/investimento do parceiro, suspensão da renovação da bolsa, desclassificação e/ou desvinculação do time com a parceria, impedimento da participação do time em outros editais no período de que pode variar de 6 a 12 meses ou desligamento do time da rede Enactus.

A Enactus Brasil se reserva ao direito de solicitar devolução, suspender ou cancelar a bolsa a qualquer momento, em função do desempenho do time no edital ou decorrente de qualquer situação considerada desabonadora no descumprimento das regras deste edital; podendo, também, ser exigida a devolução parcial ou total do investimento realizado em seu favor.

O time deve efetuar a devolução de remessas recebidas no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contatos após a verificação via e-mail feita ao time e registrada junto ao Professor Conselheiro. Em seguida, deverá ser encaminhada cópia do comprovante de depósito para o e-mail editaisbr@enactus.org , para fins de prestação de contas.

A interrupção da participação no edital vinda do time, por qualquer que seja o motivo, acarretará na obrigação de restituir os valores despendidos com a bolsa. A decisão do time deverá ser comunicada

(10)

9 formalmente para a Enactus Brasil, via e-mail do proveniente do professor conselheiro responsável pelo projeto.

Prestação de contas

Para a prestação de contas da bolsa e o encerramento do processo, o time deverá enviar em até 60 (sessenta) dias após a finalização do edital, os seguintes documentos:

a) Notas Fiscais Cópias;

b) Planilha de Prestação de contas financeira (anexo I);

 As Notas Fiscais ou cupons fiscais deverão ser emitidos contendo as informações relativas à data de emissão, descrição detalhada dos itens juntamente com o comprovante de quitação (recibo), devendo o beneficiário atestar o recebimento do material conforme especificado na solicitação

 Devido a pouca durabilidade da impressão dos cupons fiscais, faz-se necessário tirar cópia enquanto estiver legível. Os cupons que estiverem ilegíveis não serão considerados para prestação de contas.

 A planilha de prestação de contas financeira (anexo I) poderá ser modificada pelo coordenador para aumento ou redução do número de linhas, a depender da quantidade de itens utilizados com o recurso.

Após análise, a prestação de contas financeira que não atender às exigências dispostas neste edital poderá ser recusada parcial ou totalmente, sendo necessária a devolução do recurso que foi utilizado indevidamente.

Aprovada a prestação de contas, será emitida uma declaração pela Enactus Brasil e o time poderá participar de uma próxima edição do Edital e estará apto a participar de qualquer parceria especial da Enactus Brasil.

Condições Gerais

As dúvidas e as controvérsias originadas de reclamações dos participantes do edital deverão ser, preliminarmente, dirimidas pelos seus respectivos Coordenadores de Programa.

A Enactus Brasil e empresa parceria não serão responsáveis por problemas, falhas ou mau funcionamento técnico de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, nem por erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando, a transmissão imprecisa de inscrições ou a falha da Enactus Brasil em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na Internet ou no site ligado ao edital, vírus, queda de energia, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).

A prestação de contas será realizada pela Enactus Brasil por meio do Gerente de Programa, Caio Moura, cujo contato é (11) 972870162.

A prestação de contas será encaminhada à empresa parceria após o encerramento do edital, dentro do prazo.

(11)

ANEXO I - PLANILHAS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS

1-TIME ENACTUS: 2-CIDADE: 3- UF:

4-RESPONSÁVEL PELO PROJETO: 5-PROFESSOR:

6-Nº DE ORDEM 7-NOME DO FAVORECIDO OU DO PRODUTO 8-ESPECIFICAÇÕES SERVIÇOS 9-DOCUMENTO 10-TIPO DE PAGAMENTO 11-VALOR (R$ 1,00)

TIPO NÚMERO DATA

12- TOTAL GERAL

13-Responsável pelo Projeto - Assinatura 14- Professor Conselheiro do time – Assinatura

Especificações/Serviços LEG END A Alimentação Transporte Material Instrucional Material de Consumo Material de Divulgação Hospedagem

Aluguel de equipamentos de áudio-vídeo

OBS:

Reproduzir quantos formulários deste forem necessários.

No caso de contratação de Empresas Prestadoras de Serviços: Considerar as notas e recibos emitidos por esta Empresa, com gastos referentes à execução, para comprovação de despesas, que deverão ser apresentadas neste anexo.

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

competentes, registrar o compromisso de compra e venda, a cessão ou promessa de cessão de direitos, ou efetuar registro de contrato de venda de loteamento ou desmembramento

De acordo com esse documento, a noção de gênero, constitutiva do texto, precisa ser tomada como objeto de ensino e, para tanto, privilegia alguns gêneros que deverão ser

O presente projeto tem o objetivo de realizar o desenvolvimento e caracterização mecânica de compósitos cimentícios reforçados com tecido de sisal produzidos a

Da análise dos nove glossários selecionados, concluímos que, com exceção do Dicionário de brasileirismos; peculiaridades pernambucanas (1915), de Ro- dolfo Garcia, todos

durante  algum  tempo,  fica  o  beneficiário  com  a  opção  de  adquirir  ações  da  companhia  pelo  preço 

registrada em fatura pela concessionária de energia e o acréscimo da demanda prevista para