• Nenhum resultado encontrado

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Fibromialgia: Sinais e Sintomas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Fibromialgia: Sinais e Sintomas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA

UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Fibromialgia: Sinais e Sintomas

Nazareti P. Ferreira Alves

Docente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá nazare@nautico.edu.br

Amanda Santana Lima Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá amandinha-fisio@hotmail.com

Denise do Nascimento Cipriano Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá de-cipriano@hotmail.com

Elaine de Fátima da Silva Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá ela-f@hotmail.com

Elizabeth dos Santos Masculino Sales Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá bethfly@hotmail.com

Fernando Leite de Barros Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá fe_kiko@hotmail.com@hotmail.com

Gabriela Santos Dias da Silva Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá gabi.fisio85@hotmail.com

Jullyana Raphaela dos Santos Rocha Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá jullyana.rocha@hotmail.com

Laiane Barros O Onofre Discente do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá laiane_barros@hotmail.com

(2)

Resumo: A Fibromialgia é uma síndrome reumatológica de origem

desconhecida cujo quadro se caracteriza por dor musculoesquelética crônica e difusa pelo corpo, com sensibilidade em no mínimo 11 dos 18 pontos denominados tender points. Este estudo de revisão de literatura tem como objetivo apontar as formas de tratamentos possíveis para pacientes portadores da síndrome, bem como, os principais sinais e sintomas apresentado pelos portadores. Para tanto foi realizado revisão de literatura em Livros e periódicos. Como resultado pode-se observar que é predominante os sinais e sintomas no caso de pacientes com fibromialgia. Conclui-se que é uma doença altamente limitante que afeta diretamente a qualidade de vida do paciente.

Palavras- chave: Doença reumática, pontos dolorosos, Fisioterapia. Seção 4 - fibromialgia- Fisioterapia

Apresentação: pôster

1- Introdução

Fibromialgia é uma síndrome reumática não-articular, de origem desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, e presença de múltiplas regiões dolorosas, denominadas tender points. Dentre os sintomas freqüentemente associados à síndrome, podem estar presentes fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, ansiedade e depressão.

O diagnóstico baseia-se apenas em critérios clínicos, pela ausência de exames complementares. Segundo o American College of Rheumatology (ACR), foram estabelecidos os seguintes critérios para diagnóstico: dor difusa presente no esqueleto axial e em ambos os hemicorpos, acima e abaixo da cintura; dor em 11 ou mais dos 18 tender points e dor crônica por mais de três meses. (ALANE B. CAVALCANTE et al, 2006)

Segundo http://fibromialgia.no.sapo.pt/sintomas.html. Existem também outros sintomas, tais como:

falta e/ou dificuldade de concentração; perturbações de memória;

dores de cabeça;

visão nublada ou vista cansada; tonturas; letargia; irritabilidade; nervosismo; depressão; ansiedade;

entorpecimento dos músculos, tendões e ligamentos; rigidez matinal;

(3)

sensação que os músculos se movem sozinhos; dificuldade em engolir;

dor na articulação temporo-mandibular; dor no peito;

uma sensação geral e muito grande de fraqueza e cansaço muscular e por vezes a sensação de que impulsos elétricos estão a atravessar o corpo;

erupções cutâneas;

inchaços nas palmas das mãos e solas dos pés; problemas intestinais;

síndrome do cólon irritável que inclui gases; dores;

constipação e/ou diarréia;

aumento das dores menstruais e uterinas; zumbidos nos ouvidos;

sensibilidade ao frio.

Estes sintomas no entanto não são mais do que desarranjos de funcionamento do sistema nervoso e do sistema fascial que é uma das características desta síndrome. A fibromialgia não é uma doença psicossomática nem psiquiátrica; não provoca comprometimento das articulações nem deformações de qualquer gênero, além de não ser um problema transmissível. A fibromialgia afeta aproximadamente, oito vezes mais mulheres do que homens, provocando impacto negativo sobre a qualidade de vida e atividades da vida diária dos seus portadores, levando muitas vezes ao maior índice de incapacidade. http://fibromialgia.no.sapo.pt/sintomas.html.

2- Tratamentos

- IOGA E FIBROMIALGIA

Pacientes com fibromialgia costumam apresentar baixos níveis de condicionamento físico, com predisposição ao sedentarismo. Iniciar um programa de condicionamento nestas condições pode ser sofrível e muitos desistem, alegando aumento das dores e da fadiga. Diante desta perspectiva, a ioga pode ser uma opção de atividade física suave e, portanto, mais aceitável. Acredita-se que o treinamento de ioga possa induzir à conversão de fibras rápidas em lentas, o que permite melhor aproveitamento dos exercícios aeróbios indicados para os pacientes com fibromialgia.

- A IOGA E A DOR NA FIBROMIALGIA

A prática avançada de ioga pode levar à inibição da atividade cerebral em áreas relacionadas à dor, tais como as áreas corticais somatosensoriais, havendo relatos de praticantes que alegam não sentir dor durante a meditação. Em um estudo feito em pacientes com fibromialgia constatou-se analgesia significativa através da ioga após

(4)

três meses de prática, bem como imediatamente após cada sessão, o que demonstra que a ioga pode ser um recurso importante para reduzir a intensidade da dor nesta síndrome dolorosa crônica.

- PRESCRIÇÃO DA IOGA NA FIBROMIALGIA

Para que um paciente com fibromialgia possa se beneficiar da ioga com minimização dos riscos, é prudente seguir estritamente a recomendação tradicional de adotar as posturas num padrão estável e confortável, sem os esforços excessivos em isometria exigidos em algumas das técnicas mais avançadas. Incluir técnicas de meditação e relaxamento ao final das sessões é de suma importância, pois além de constituírem os aspectos mais importantes das metodologias de ioga, apresentam grande potencial de analgesia e podem auxiliar os pacientes a lidar com aspectos afetivos e emocionais da dor.

Aplicada com estes critérios, a ioga pode trazer benefícios semelhantes aos da meditação, aliados aos dos exercícios de alongamento, por isso pode vir a ser considerada uma opção válida para melhorar as condições de saúde e os sintomas de pacientes com fibromialgia.

- HIDROTERAPIA DO TRATAMENTO DE FIBROMIALGIA

As propriedades físicas da água podem atuar no corpo em imersão através do empuxo, diminuindo a carga articular e facilitando movimentos de grande amplitude, a pressão hidrostática aumenta o retorno venoso e linfático e a temperatura da água morna promove um relaxamento muscular. Baseada nos efeitos fisiológicos da imersão, a hidroterapia pode ser uma favorável opção de tratamento a pacientes com fibromialgia.

O termo Hidroterapia significa toda a aplicação externa de água com finalidade terapêutica. A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias doenças (DEGANI, 1998).

Baseada nos efeitos fisiológicos e terapêuticos, a hidroterapia pode mostrar-se uma opção favorável para o tratamento de pacientes com fibromialgia.

A água representa um meio único para realização dos exercícios, gerando resultados bem diferentes, quando comparados a sua realização em solo (CURETON, 2000).

Segundo Salvador et al. (2005), a água aquecida é um meio terapêutico que promove relaxamento muscular, diminuindo espasmo e aumentando a circulação sangüínea periférica. Neste estudo, foi possível observar durante a sessão, o relaxamento da paciente que chegava inicialmente com dor e após a sessão, referiu-se à ausência da mesma.

Exercícios de relaxamento na água parecem benéficos no tratamento de pacientes com fibromialgia. Tal prática é capaz de reduzir a intensidade da dor e sensibilidade dolorosa, melhorando a qualidade de vida, diminuindo a fadiga, ansiedade e depressão além de melhorar a qualidade do sono e do bem-estar.

(5)

3. Conclusão

A fibromialgia é uma síndrome não-inflamatória, muito frequente, caracterizada por dor muscular difusa a pontos de pressão superficiais específicos denominados tender-points, associada a outros sintomas. SÉRGIO RICARDO MATOS RODRIGUES DA COSTA et al, 2005).

Estes sintomas no entanto não são mais que desarranjos de funcionamento do sistema nervoso e do sistema fascial que é uma característica desta síndrome. A fibromialgia não é uma doença psicossomática nem do foro psiquiátrico; no entanto ela consegue ser debilitante quer a nível físico, quer nível psicológico.

Conclui-se que é uma doença altamente limitante que afeta diretamente a qualidade de vida do paciente, incapacitando muitas vezes a pessoa quer para sua vida profissional, social ou familiar, podendo mesmo incapacitá-la para as rotinas mais simples do seu dia a dia. http://fibromialgia.no.sapo.pt/sintomas.html. 4. Referências bibliográficas - Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S04825004 2006000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31/08/09. - Disponível em: http://fibromialgia.no.sapo.pt/sintomas.html. Acesso em: 31/08/09.

SALTARELI, S. et al . Avaliação de aspectos quantitativos e qualitativos da dor na fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo, v. 48, n. 3, June 2008 .

FERREIRA, K. B.; Matsutani, L. A. Abordagem da hidroterapia no tratamento da fibromialgia. Revista PIBIC, Osasco, v.3, n.2, 2006, p.39-47

ALANE B CAVALCANTE, JULIANA F. SAUER, SUELLEN D. CHALOT; ANA ASSUMPÇÂO; LAIS V. LAGE; LUCIANA AKEMI MATSUTANI; AMÉLIA PASQUAL MARQUES. A prevalência de fibromialgia: uma revisão de literatura. Ver. Brás. Reumatol. Vol46 no.1 São Paulo Jan.Fev. 2006.

Referências

Documentos relacionados

Como o recurso em disputa usado neste estudo foi a posse de fêmea reprodutiva, e o valor do recurso influi nas disputas (Schaefer e Uhl, 2003), esperava-se maior interação entre

Ensino; Aprendizagem; Educação; Ensino de Biologia; Ciência; Ensino de Ciências; Educação em Ciências; Educação Científica; Alfabetização Científica.. Prosseguimos

Gráfico 2 – Produção Geral do PPGEF-UnB, por tipo de publicação (2017-2020) Gráfico 3 - Publicação do PPGEF-UnB em periódicos científicos, por ano (2017- 2020).. Gráfico 4

-PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Amorim Broking – Investimentos e Participações Financeiras, SA Aplicação Urbana, SA. Aplicação Urbana II – Investimento Imobiliário,

❑ VAIO Recovery Center User Guide — fornece informações sobre como restaurar programas de software individuais, drivers de software e partição(ões) de unidade ou todo o

Renato Zanini, José Ricardo Alves Pereira, José Roberto Barbosa Satto, José

Podemos elencar também, como destaques do programa que visam à melhoria da segurança na aviação civil, os investimentos na recuperação e revitalização dos sistemas de pistas

Investimentos exclusivos da INFRAERO Belo Horizonte – MG – R$509 milhões, com conclusão prevista para 2º sem/2013.. Aeroporto de Belo Horizonte/ Pampulha – Carlos Drummond