• Nenhum resultado encontrado

3º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 20/10/18 Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 20/10/18 Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

3º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 20/10/18

Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa

Nome:______________________________________ nº___

Questão 01 - (UERJ/2018)

Em função de seu poder oxidante, a solução de hipoclorito de sódio, usualmente conhecida como água sanitária, e o ozônio são utilizados na higienização de frutas e hortaliças. Quanto maior o poder oxidante, maior a capacidade de higienização. Considere as reações abaixo, que indicam os valores dos potenciais-padrão Eº de redução do ozônio e do íon hipoclorito.

O3 (g) + H2O (l) + 2 e–  O2 (g) + 2 OH– (aq) Eº = +1,24 V ClO– (aq) + H2O (l) + 2 e–  Cl– (aq) + 2 OH– (aq) Eº = +0,89 V

Indique a fórmula estrutural plana do ozônio e determine o número de oxidação do cloro no íon hipoclorito. Com base nas informações apresentadas, indique, também, a substância que atuaria de maneira mais eficaz na higienização dos alimentos, justificando sua escolha.

Questão 02 - (FAMEMA SP/2018)

Considere a seguinte reação:

Cu (s) + 2Fe3+ (aq) Cu2+ (aq) + 2Fe2+ (aq)

a) Escreva as semirreações de oxidação (perda de elétrons) e de redução (ganho de elétrons) correspondentes a essa reação.

b) Calcule a diferença de potencial-padrão correspondente a essa reação (utilize a tabela de potenciais de eletrodo para esse cálculo). Classifique essa razão como espontânea ou não-espontânea.

Questão 03 - (UNESP SP/2018)

A pilha Ag-Zn é bastante empregada na área militar (submarinos, torpedos, mísseis), sendo adequada também para sistemas compactos. A diferença de potencial desta pilha é de cerca de 1,6 V à temperatura ambiente. As reações que ocorrem nesse sistema são:

No cátodo: Ag2O + H2O + 2e– 2Ag + 2OH– No ânodo: Zn Zn2+ + 2e–

Zn2+ + 2OH– Zn(OH)2

Reação global: Zn + Ag2O + H2O 2Ag + Zn(OH)2

(Cristiano N. da Silva e Julio C. Afonso. “Processamento de pilhas do tipo botão”. Quím. Nova, vol. 31, 2008. Adaptado.) a) Identifique o eletrodo em que ocorre a semirreação de redução. Esse eletrodo é

o polo positivo ou o negativo da pilha?

 

0 E      Conteúdo: Pilhas

(2)

b) Considerando a reação global, calcule a razão entre as massas de zinco e de óxido de prata que reagem. Determine a massa de prata metálica formada pela reação completa de 2,32 g de óxido de prata.

Questão 04 - (FUVEST SP/2017) Um estudante realizou um experimento para

avaliar a reatividade dos metais Pb, Zn e Fe. Para isso, mergulhou, em separado, uma pequena placa de cada um desses metais em cada uma das soluções aquosas dos nitratos de chumbo, de zinco e de ferro. Com suas observações, elaborou a seguinte tabela, em que (sim) significa formação de sólido sobre a placa e (não) significa nenhuma evidência dessa formação:

A seguir, montou três diferentes pilhas galvânicas, conforme esquematizado.

Nessas três montagens, o conteúdo do béquer I era uma solução aquosa de CuSO4 de mesma concentração, e essa solução era renovada na construção de cada pilha. O eletrodo onde ocorria a redução (ganho de elétrons) era o formado pela placa de cobre mergulhada em CuSO4 (aq). Em cada uma das três pilhas, o estudante utilizou, no béquer II, uma placa de um dos metais X (Pb, Zn ou Fe), mergulhada na solução aquosa de seu respectivo nitrato.

O estudante mediu a força eletromotriz das pilhas, obtendo os valores: 0,44 V; 0,75 V e 1,07 V.

A atribuição correta desses valores de força eletromotriz a cada uma das pilhas, de acordo com a reatividade dos metais testados, deve ser

(3)

Questão 05 - (UFPR/2017)

O ácido ascórbico é uma das formas da vitamina C que apresenta propriedade antioxidante. Na indústria de alimentos, ele é largamente utilizado como aditivo para prevenir a oxidação. Uma maneira de analisar a quantidade de ácido ascórbico em bebidas é através de uma reação de oxirredução utilizando iodo. Com base nisso, foi montada uma pilha, conforme ilustração abaixo, contendo eletrodos inertes de platina ligados a um voltímetro. Foram mantidas condições padrão (298 K, 1 atm e 1 mol L–1) para o experimento, e no instante em que se fechou o circuito, conectando-se os fios ao voltímetro, o valor de potencial medido foi de 0,48 V.

Sabendo que o potencial padrão de redução de iodo a iodeto é de E0 = 0,54 V, o potencial padrão da reação abaixo é:

a) 0,03 V. b) 0,06 V. c) 0,24 V. d) 0,48 V. e) 1,02 V. Questão 06 - (Mackenzie SP/2017)

Um estudante de química colocou, separadamente, barras de chumbo, níquel, ferro e cobre no interior de 4 béqueres, que continham solução aquosa de nitrato de estanho II de concentração 1 mol.L–1 a 25 ºC. As quatro possíveis reações de oxirredução, que ocorreriam espontaneamente, nos béqueres I, II, III e IV foram escritas abaixo:

I. Pb(s) + Sn2+(aq) Pb2+(aq) + Sn(s) II. Ni(s) + Sn2+(aq) Ni2+(aq) + Sn(s) III. Fe(s) + Sn2+(aq) Fe2+(aq) + Sn(s) IV. Cu(s) + Sn2+(aq) Cu2+(aq) + Sn(s)

   

(4)

Dados: E0 (Pb2+(aq) /Pb(s)) = –0,13 V E0 (Sn2+(aq)/Sn(s)) = –0,14 V E0 (Ni2+(aq)/Ni(s)) = –0,23 V E0 (Fe2+(aq)/Fe(s)) = –0,44 V E0 (Cu2+(aq)/Cu(s)) = +0,34 V

De acordo com as informações acima, os béqueres em que ocorreram, espontaneamente, as reações de oxirredução foram

a) I, II e IV, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) I e II, apenas. e) I e IV, apenas. Questão 07 - (PUC SP/2017) Dados:

Cu2+(aq) + 2e– Cu(s) E0red = +0,34 V Al3+(aq) + 3e– Al(s) E0red = –1,68 V

Considerando uma pilha formada pelos eletrodos de alumínio e cobre, qual será o valor de da pilha? a) + 4,38 V b) + 2,02 V c) – 2,36 V d) – 1,34 V Questão 08 - (UNITAU SP/2016)

Em relação à pilha Znº/Zn2+ // Cu2+/Cuo, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O zinco metálico sofre uma reação de oxidação.

b) No ânodo, ocorre a reação química esquematizada por Znº/Zn2+. c) A formação do cobre metálico envolve uma reação de redução. d) No cátodo, ocorre a reação química esquematizada por Cu2+/Cuo. e) O íon Cu2+ é originado da reação Cuº Cu2+.

Questão 09 - (UEM PR/2016)

Considere as informações abaixo e assinale o que for correto. Ni2+(aq) + 2e– Ni(s) E0 = –0,23 V Cu2+(aq) + 2e– Cu(s) E0 = +0,34 V Ag1+(aq) + 1e– Ag(s) E0 = +0,80 V

01. Quando se mergulha uma lâmina de níquel metálico em uma solução contendo íons Cu2+(aq), ocorre deposição de cobre metálico sobre o níquel.

02. Quando se mergulha um fio de cobre metálico em uma solução contendo íons Ag+(aq), ocorre deposição de prata metálica sobre o fio de cobre.

  0 E     

(5)

04. Quando se mergulha um fio de cobre metálico em uma solução contendo íons Ni2+(aq), ocorre deposição de níquel metálico sobre o fio de cobre.

08. Se for montada uma pilha com os pares Ni2+(aq)/Ni(s) e Cu2+(aq)/Cu(s) nas condições padrão, o eletrodo de níquel metálico será o polo positivo da pilha. 16. É possível armazenar uma solução aquosa de Cu2+ em um recipiente de níquel

sem que haja deposição de cobre metálico.

Questão 10 - (ENEM/2016)

Utensílios de uso cotidiano e ferramentas que contêm ferro em sua liga metálica tendem a sofrer processo corrosivo e enferrujar. A corrosão é um processo eletroquímico e, no caso do ferro, ocorre a precipitação do óxido de ferro(III) hidratado, substância marrom pouco solúvel, conhecida como ferrugem. Esse processo corrosivo é, de maneira geral, representado pela equação química:

Uma forma de impedir o processo corrosivo nesses utensílios é a) renovar sua superfície, polindo-a semanalmente.

b) evitar o contato do utensílio com o calor, isolando-o termicamente. c) impermeabilizar a superfície, isolando-a de seu contato com o ar úmido. d) esterilizar frequentemente os utensílios, impedindo a proliferação de bactérias. e) guardar os utensílios em embalagens, isolando-os do contato com outros

objetos.

Questão 11 - (PUC SP/2015)

Dados:

Fe3+(aq) + e–  Fe2+(aq) Eº = –0,77 V Fe2+(aq) + 2e–  Fe(s) Eº = –0,44 V Cu2+(aq) + 2e–  Cu(s) Eº = +0,34 V

A formação da ferrugem é um processo natural e que ocasiona um grande prejuízo. Estima-se que cerca de 25% da produção anual de aço é utilizada para repor peças ou estruturas oxidadas.

Um estudante resolveu testar métodos para evitar a corrosão em um tipo de prego. Ele utilizou três pregos de ferro, um em cada tubo de ensaio. No tubo I, ele deixou o prego envolto por uma atmosfera contendo somente gás nitrogênio e fechou o tubo. No tubo II, ele enrolou um fio de cobre sobre o prego, cobrindo metade de sua superfície. No tubo III, ele cobriu todo o prego com uma tinta aderente.

Após um mês o estudante verificou formação de ferrugem a) em nenhum dos pregos.

b) apenas no prego I. c) apenas no prego II. d) apenas no prego III. e) apenas nos pregos I e II.

(s) O H O Fe 2 ) ( O H 2 (g) O 3 (s) Fe 4 Ferrugem 2 3 2 2 2   l

(6)

Questão 12 - (ENEM/2016)

TEXTO I

Biocélulas combustíveis são uma alternativa tecnológica para substituição das baterias convencionais. Em uma biocélula microbiológica, bactérias catalisam reações de oxidação de substratos orgânicos. Liberam elétrons produzidos na respiração celular para um eletrodo, onde fluem por um circuito externo até o cátodo do sistema, produzindo corrente elétrica. Uma reação típica que ocorre em biocélulas microbiológicas utiliza o acetato como substrato.

AQUINO NETO, S.

Preparação e caracterização de bioanodos para biocélula a combustível etanol/O2. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 23 jun. 2015 (adaptado). TEXTO II

Em sistemas bioeletroquímicos, os potenciais padrão (Eº’) apresentam valores característicos. Para as biocélulas de acetato, considere as seguintes semirreações de redução e seus respectivos potenciais:

2 CO2 + 7 H+ + 8 e– CH3COO– + 2 H2O Eº’ = –0,3 V O2 + 4 H+ + 4 e

2 H2O Eº’ = 0,8 V

SCOTT, K.; YU, E. H. Microbial electrochemical and fuel cells: fundamentals and applications. Woodhead Publishing Series in Energy, n. 88, 2016 (adaptado). Nessas condições, qual é o número mínimo de biocélulas de acetato, ligadas em série, necessárias para se obter uma diferença de potencial de 4,4 V?

a) 3 b) 4 c) 6 d) 9 e) 15 Questão 13 - (FGV SP/2013)

Baterias de lítio são o principal componente dos mais recentes carros elétricos ou híbridos com motor a gasolina, que já estão em testes em São Paulo.

(Revista Pesquisa Fapesp, n.o 199, pág. 72. Adaptado) Sobre o funcionamento da bateria de lítio na geração de energia elétrica, é correto afirmar que no anodo ocorre a reação de

a) redução; o polo positivo é o catodo e a sua ddp é positiva. b) redução; o polo negativo é o catodo e a sua ddp é negativa. c) oxidação; o polo negativo é o catodo e a sua ddp é positiva. d) oxidação; o polo positivo é o catodo e a sua ddp é negativa. e) oxidação; o polo positivo é o catodo e a sua ddp é positiva.

 

(7)

TEXTO: 1 - Comum à questão: 14

Atualmente há um número cada vez maior de equipamentos elétricos portáteis e isto tem levado a grandes esforços no desenvolvimento de baterias com maior capacidade de carga, menor volume, menor peso, maior quantidade de ciclos e menor tempo de recarga, entre outras qualidades.

Questão 14 - (UNICAMP SP/2012)

Desenvolveu-se, recentemente, uma bateria com uma grande capacidade de carga e número de ciclos, além de rapidez de recarga. Simplificadamente, no funcionamento dessa bateria ocorre uma deposição de lítio metálico num eletrodo de estanho e carbono (Sn/C), enquanto num eletrodo de carbono e sulfeto de lítio (Li2S/C) liberam-se o íon lítio e o enxofre elementar. Considerando essas informações, pode-se afirmar que no funcionamento da bateria ocorre

a) uma reação de redução no eletrodo de Sn/C e uma reação de oxidação no eletrodo Li2S/C, e essas reações não se invertem no seu processo de recarga. b) uma reação de oxidação no eletrodo de Sn/C e uma reação de redução no

eletrodo Li2S/C, e essas reações se invertem no seu processo de recarga.

c) uma reação de oxidação no eletrodo de Sn/C e uma reação de redução no eletrodo Li2S/C, e essas reações não se invertem no seu processo de recarga. d) uma reação de redução no eletrodo de Sn/C e uma reação de oxidação no

eletrodo Li2S/C, e essas reações se invertem no seu processo de recarga.

Questão 15 - (FUVEST SP/2015)

A figura abaixo ilustra as estabilidades relativas das espécies que apresentam estado de oxidação +2 e +4 dos elementos da mesma família: carbono, silício, germânio, estanho e chumbo.

As estabilidades relativas podem ser interpretadas pela comparação entre potenciais padrão de redução das espécies +4 formando as espécies +2, como representado a seguir para os elementos chumbo (Pb), germânio (Ge) e estanho (Sn):

PbO2 + 4H+ + 2e– Pb2+ + 2H2O GeO2 + 2H+ + 2e– GeO + H2O SnO2 + 4H+ + 2e– Sn2+ + 2H2O

Os potenciais padrão de redução dessas três semirreações, , e , foram determinados experimentalmente, obtendo‐se os valores –0,12 V, –0,094 V e 1,5 V, não necessariamente nessa ordem.

Sabe‐se que, quanto maior o valor do potencial padrão de redução, maior o caráter oxidante da espécie química.

  E10   E02   E03 0 1 E E02 E03

(8)

a) Considerando as informações da figura, atribua, na tabela abaixo, os valores experimentais aos potenciais padrão de redução , e .

b) O elemento carbono pode formar óxidos, nos quais a proporção entre carbono e oxigênio está relacionada ao estado de oxidação do carbono. Comparando os óxidos CO e CO2, qual seria o mais estável? Explique, com base na figura apresentada acima.

Questão 16 - (FUVEST SP/2018)

Um método largamente aplicado para evitar a corrosão em estruturas de aço enterradas no solo, como tanques e dutos, é a proteção catódica com um metal de sacrifício. Esse método consiste em conectar a estrutura a ser protegida, por meio de um fio condutor, a uma barra de um metal diferente e mais facilmente oxidável, que, com o passar do tempo, vai sendo corroído até que seja necessária sua substituição.

Um experimento para identificar quais metais podem ser utilizados como metal de sacrifício consiste na adição de um pedaço de metal a diferentes soluções contendo sais de outros metais, conforme ilustrado, e cujos resultados são mostrados na tabela. O símbolo (+) indica que foi observada uma reação química e o (–) indica que não se observou qualquer reação química.

Da análise desses resultados, concluise que pode(m) ser utilizado(s) como metal(is) de sacrifício para tanques de aço:

0 1

(9)

a) Al e Zn. b) somente Sn. c) Al e Sn. d) somente Al. e) Sn e Zn.

Note e adote: o aço é uma liga metálica majoritariamente formada pelo elemento

ferro.

Questão 17 - (Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2017)

Dados: Potencial de redução padrão em solução aquosa : Ag+ (aq) + e– Ag(s) = 0,80 V Cu2+ (aq) + 2e– Cu(s) = 0,34 V Pb2+ (aq) + 2e– Pb(s) = –0,13 V Ni2+ (aq) + 2e– Ni(s) = –0,25 V Fe2+ (aq) + 2e– Fe(s) = –0,44 V Zn2+ (aq) + 2e– Zn(s) = –0,76 V Mg2+ (aq) + 2e– Mg(s) = –2,37 V

Tubulações metálicas são largamente utilizadas para o transporte de líquidos e gases, principalmente água, combustíveis e esgoto. Esses encanamentos sofrem corrosão em contato com agentes oxidantes como o oxigênio e a água, causando vazamentos e elevados custos de manutenção.

Uma das maneiras de prevenir a oxidação dos encanamentos é conectá-los a um metal de sacrifício, método conhecido como proteção catódica. Nesse caso, o metal de sacrifício sofre a corrosão, preservando a tubulação.

Considerando os metais relacionados na tabela de potencial de redução padrão, é possível estabelecer os metais apropriados para a proteção catódica de tubulações de aço (liga constituída principalmente por ferro) ou de chumbo.

Caso a tubulação fosse de aço, os metais adequados para atuarem como metais de sacrifício seriam X e, caso a tubulação fosse de chumbo, os metais adequados para atuarem como proteção seriam Y.

 

 RED E   RED E   RED E   RED E   RED E   RED E   RED E   RED E

(10)

Assinale a alternativa que apresenta todos os metais correspondentes às condições X e Y. X Y a) Ag e Cu Ni e Fe b) Ag e Cu Ni, Fe, Zn e Mg c) Zn e Mg Ni, Fe, Zn e Mg d) Zn e Mg Ag e Cu GABARITO: 1) Gab: Número de oxidação: +1. Substância: O3.

Como o potencial de redução do ozônio é maior que o do íon hipoclorito, o ozônio tem maior tendência de sofrer redução, ou seja, tem maior poder oxidante.

2) Gab:

a) Semirreação de oxidação: Cu0 (s) Cu2+ (aq) + 2 e– Semirreação de redução: Fe3+ (aq) + e– Fe2+ (aq)

b) Para se obter a equação global (oxidorredução) deve-se somar as semirreações, adequando-as ao balanço das cargas:

Cu0 (s) Cu2+ (aq) + e– – 0,34V 2Fe3+ (aq) + e– 2Fe2+ (aq) + 0,77V

______________________________________________ 1Cu0 (s) + 2Fe3+ (aq) 1Cu2+ (aq) + 2Fe2+ (aq) + 0,43V

Como o potencial da reação global é positivo, pode-se concluir que a reação é espontânea.

3) Gab:

a) O eletrodo em que ocorre a redução é o cátodo, sendo o polo (+) da pilha. b) Zn + Ag2 + H2O 2 Ag + Zn(OH)2

1 mol –––– 1 mol –––– 2 mol 65,4g –––– 232g –––– 216g 2,32g –––– x Razão x = massa de prata = 2,16 g 4) Gab: A 5) Gab: B 6) Gab: B 7) Gab: B    2 2    28 , 0 g 232 g 4 , 65 m m O Ag Zn 2  

(11)

8) Gab: E 9) Gab: 03 10) Gab: C 11) Gab: C 12) Gab: B 13) Gab: E 14) Gab: D 15) Gab: a) b)

O gráfico mostra que a estabilidade do estado (+4) do carbono é maior que a do estado (+2). Portanto, nesse critério, CO2 é mais estável que CO.

16) Gab: A 17) Gab: C V 094 , 0 V 12 , 0 1,5V volt em al experiment Valor E E E10 02 30   2 4 2 O C O 2 2 O C       

Referências

Documentos relacionados

• Retorna true se todos os elementos satisfaçam uma condição e false caso não satisfaçam a

Isso pode significar que pelo tratamento de 50 L ​Trichoderma por estar menos diluído em comparação com o tratamento de 200 L no qual obteve maiores valores

Foi Membro do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, Membro do Comitê Estratégico da Vale S.A., Presidente da Comissão Nacional de Captação e Marketing da

3.3.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada. Existe articulação entre conteúdos, objectivos e metodologias. Recomendações para melhoria.

Observou-se que os profissionais de Educação Física, durante a graduação, não tiveram acesso aos estudos da Pedagogia do Esporte, o que implica em usá-la em

Foram selecionados como fonte de pesquisa documental dois livros didáticos de história do 8º e 9º do ensino fundamental, História e vida integrada de Nelson Piletti, Cláudio

208, IV da Constituição, que determina o "atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade." O Ministério da Educação já

Caso opte(mos) por realizar Operações com títulos e valores mobiliários, por intermédio da CORRETORA, na BM&FBOVESPA, nos mercados de ações ou mercadorias e futuros,