• Nenhum resultado encontrado

I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE COLETIVA DO CENTRO SUL Atuação Multiprofissional na Integralidade a Assistência à Saúde EDITAL 01/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE COLETIVA DO CENTRO SUL Atuação Multiprofissional na Integralidade a Assistência à Saúde EDITAL 01/2015"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE COLETIVA DO

CENTRO SUL

“Atuação Multiprofissional na Integralidade a Assistência à Saúde”

EDITAL 01/2015

A Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Iguatu - UDI, Curso de Bacharelado em Enfermagem e comissão organizadora torna público o presente edital de participação do I Simpósio Multiprofissional de Saúde de Coletiva do Centro Sul, com o tema “Atuação multiprofissional na construção do conhecimento cientifico e do direito a saúde”, promovido pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Unidade Descentralizada de Iguatu - UDI, instituição de ensino superior e estudantes do Curso de Graduação do mesmo. Realizar-se-á na universidade supramencionado, no período de 22 a 26 de junho de 2015.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Este edital visa divulgar, organizar e orientar os participantes do evento sobre os objetivos, critérios de participação, inscrição e submissão de trabalhos para apresentação.

2. DOS OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

 Preparar os profissionais e acadêmicos da área da saúde afins, para a assistência multiprofissional na saúde coletiva

2.2 Objetivos específicos

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS UNIDADE DESCENTRALIZADA DE IGUATU - UDI

(2)

 Incentivar as atividades de pesquisas de produção cientifica dos profissionais e acadêmicos dos cursos de graduação.

 Proporcionar maior conhecimento sobre a integralidade na atenção saúde coletiva.

 Divulgar o tema de saúde coletiva em seus aspectos biopsicossociais a comunidade e membros da sociedade.

 Estimular a participação e o conhecimento científico sobre a saúde coletiva no meio acadêmico e na comunidade.

 Promover a interação acadêmica entre a população universitária da região.

 Promover a participação da comunidade e da sociedade em eventos de cunho científico.

3. DA PARTICIPAÇÃO

3.1 Público alvo

Alunos, funcionários e professores de instituições de ensino superior e técnico, centros e fundações de pesquisa, organizações não governamentais e consórcio de entidades sem fins lucrativos. O público alvo desse evento são estudantes dos cursos de nível superior, médio, técnico e auxiliar da área da saúde.

3.2 Direitos do participante

Cada participante terá direito a participar e poderá submeter no máximo dois trabalhos como autor-relator, sendo que cada trabalho deverá ter no máximo 6 autores incluindo o orientador. A participação como coautor é ilimitada. O autor – relator obrigatoriamente deverá está inscrito no simpósio.

4. PROGRAMAÇÃO

O evento será realizado no período 22 a 26 de junho de 2015 na Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade descentralizada de Iguatu - UDI. Serão realizadas, apresentação de trabalhos científicos, apresentações culturais, mesas-redondas, sorteios de brindes e palestras.

(3)

As inscrições deverão ser realizadas pelo site do evento através do preenchimento de uma ficha de inscrição ou presencial na Universidade Regional do Cariri – Unidade de Iguatu com a comissão organizadora do evento.

5.1 Taxa de inscrição

• R$ 50,00 para estudantes • R$ 60,00 para profissionais.

Tais valores deverão ser depositados através de DEPÓSITO

IDENTIFICADO na conta do Banco do Brasil citada abaixo: DEPÓSITO IDENTIFICADO:

Favorecido: MARA K NUNES SILVA Conta Poupança: 10.546-5

Agência: 4377-X

5.2 Prazo para inscrição

 Período de inscrição: de 27 de abril de 2015 até de 19 de junho de 2015. (Vagas limitadas)

 Submissão de trabalho: de 27 de abril de 2015 até 30 de maio de 2015 5.3 Como realizar a inscrição

 Participante ouvinte:

o Após preenchimento da ficha de inscrição na página do evento, deverá enviar e-mail com os seguintes anexos: comprovante de pagamento escaneado, se estudante, também anexar o comprovante de matrícula atual ou algum documento comprobatório, estes documentos deverão ser apresentados no dia do credenciamento.

 Participante com submissão de trabalho:

o A submissão de trabalho só será liberada após a confirmação da inscrição.

o Após preenchimento da ficha de inscrição, deverá enviar e-mail com os seguintes anexos: comprovante de pagamento escaneado, se estudante, anexar o comprovante de matrícula atual ou algum documento comprobatório e o resumo conforme modelo fornecido no site e orientações fornecidas no edital do evento, em formato Word no modo de compatibilidade. No

(4)

arquivo deverá constar o nome do relator, coautores e sua modalidade de apresentação. O nome do arquivo Word do resumo, deve ser nomeado com título do trabalho.

o Enviar dois arquivos um com o resumo e os autores e outro somente com o resumo sem os autores.

E-MAIL PARA INSCRIÇÕES:

simposiodesaudecoletiva.urca@outlook.com

6. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos deverão estar subordinados a um único campo temático das 12 opções estabelecidas, seja para apresentação em Comunicação oral ou pôster (Banner). 1. Saúde da Mulher; 2. Saúde do Homem; 3. Saúde da Criança; 4. Saúde do adolescente; 5. Saúde do Idoso; 6. Saúde Mental; 7. Hipertensão; 8. Diabetes; 9. Hanseníase; 10. Tuberculose; 11. Políticas Públicas;

12. Doenças imuno preveníveis; 13. DST\AIDS;

14. Causas externas; 15. Controle social.

(5)

A submissão de trabalhos será vinculada a inscrição do autor-relator. Os trabalhos devem ser enviados em formato de Word por e-mail através do site do simpósio.

Cada participante poderá fazer a exposição de apenas dois trabalhos, podendo ser coautor em número ilimitado de trabalhos.

6.2 Critérios para formulação dos trabalhos

Serão aceitos trabalhos com no máximo 06 integrantes, incluindo o(s) orientador (es). Deve haver pelo menos um profissional da área, se um apenas, este deverá ser o orientador. Caso o trabalho não esteja de acordo com o padrão acima citado, o trabalho será desclassificado.

6.3 Elaboração do resumo simples

O tamanho do papel A4 (210x297mm), com orientação retrato margens esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm. O título do trabalho em letras maiúsculas, negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho sendo este com no máximo 15 palavras. A indicação de autoria alinhada à direita acompanhada por um número sobrescrito, que deve ser referenciado no rodapé da primeira lauda, fornecendo informações sobre os autores, instituição de origem, número de matricula, e-mail, se presente grupo de pesquisa e/ou extensão, e instituição financiadora. O Resumo simples deve ser digitado em português sem parágrafos, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento do texto tipo justificado, com até 3.000 caracteres incluindo espaços. O texto deve conter: introdução, objetivos, metodologia, análise e discussão dos resultados, considerações finais. O título do item deve ser escrito com letras maiúsculas e em negrito seguido por dois pontos em caso de subtítulo. Após o resumo, deverão ser colocados as palavras-chave que consistem nos termos indicativos do conteúdo do trabalho apresentado, no mínimo 3 e no máximo 5. Não poderá conter referências bibliográficas, gráfico, tabelas ou imagens. Serão aceitos pesquisas cientificas, bibliográficas e relato de experiência. Os relatos de casos só poderão conter apenas introdução, relato, e discussão.

E-MAIL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

(6)

7. ANÁLISE DE TRABALHOS

7.1 Aprovação do resumo para apresentação no simpósio:

Os trabalhos serão analisados pelo comitê científico do evento no período de 1 a 15 de junho e o aceite dos resumos expandidos será publicado no dia 16 de junho, com a numeração a ser respeitada na colocação dos banners para exposição e avaliação, e com cronograma para apresentação dos trabalhos orais. Para seleção de resumos serão considerados os seguintes critérios: coerência com o tema e as normas de acordo com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas 2011 (ABNT). Caso prorrogado a submissão dos trabalhos, será prorrogado também a divulgação dos aprovados.

Somente serão aceitos trabalhos não publicados.

8. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

8.1 Modalidades de apresentação

As apresentações serão realizadas através de comunicação oral ou pôster (Banner), ficando essa definição a cargo dos autores.

8.2 Comunicação oral

Será disponibilizado até 10 minutos para apresentação do trabalho e serão reservados pelo menos 5 minutos para discussões.

Serão disponibilizados para comunicação oral, os seguintes recursos: Projetor Multimídia e notebook com entrada para CD e Pen Drive. Os trabalhos gravados em CD ou Pen drive, o arquivo deverá está em formato PDF ou Power Point em modo de compatibilidade, e estes devem ser entregues ao monitor da seção com antecedência mínima de 60 minutos ao horário de início da mesma.

8.3 Apresentação Pôster/Banner

Deverá ser apresentado na dimensão: 90cm de altura por 60cm de largura, sendo estes penduráveis. Deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro com a logomarca da instituição de origem, seguido do título do trabalho centralizado, com no máximo 15 palavras em letras maiúsculas e em negrito. Logo abaixo, o nome dos autores deve ser citado, alinhados a direita, onde o nome do autor-relator deverá estar sublinhado, todos os autores no máximo 6 incluindo orientador(es), devem estar acompanhados por um número sobrescrito,

(7)

que deve ser referenciado no rodapé do impresso, fornecendo informações sobre os autores, instituição de origem, e-mail, se presente grupo de pesquisa e/ou extensão, e instituição financiadora.

No Banner deverão constar obrigatoriamente os itens: nome do evento (I Simpósio Multiprofissional de Saúde coletiva do Centro Sul), nome dos autores, instituição de origem, titulo do resumo submetido, introdução, objetivos, metodologia, análise e discussão dos resultados, considerações finais e referências. Tabelas e gravuras podem estar presentes.

Banners/pôsteres sem esses tópicos ou sem essa organização serão considerados fora do padrão.

É proibida a apresentação de banners por terceiros, não autores.

8.4 Local da apresentação dos resumos

As comunicações orais e exposição dos banners/pôsteres acontecerão nas dependências da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Iguatu-UDI, localizada na Rua Dom Quintino, nº64 no Bairro: São Sebastião. Os trabalhos orais serão apresentados em sala destinada para tais e os banners deverão ser afixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento.

8.5 Horários da apresentação dos resumos

A apresentação dos trabalhos será dia 22 e 23 de junho no horário de 8:00 às 17:00 horas com horários informados por cronograma afixado nas salas de aulas e no site do evento onde estes deverão seguir as datas determinado pela comissão organizadora do evento. Os participantes que não estiverem presentes no horário determinado para apresentação, não poderão fazê-lo em outro momento e seu resumo não será publicado nos anais do evento.

9. DOS CERTIFICADOS

É de inteira responsabilidade dos participantes o preenchimento correto da ficha de inscrição para confecção do certificado.

Será disponibilizado para participantes ouvintes um certificado de participação no evento com 60hs. Para os participantes que submeterem trabalhos também será disponibilizado um certificado de apresentação (oral, banner),

(8)

contendo o nome de todos os integrantes inscritos como autores e coautores. Os trabalhos aceitos serão publicados em anais.

SEGUE EM ANEXO ABAIXO A FICHA DE INSCRIÇÃO E MODELO DO RESUMO SIMPLES.

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Os participantes com frequência menor que 75%, não receberão certificado, e não serão ressarcidos os valores pagos referentes à inscrição do simpósio, não sendo seus resumos publicados nos anais do evento.

 A inscrição no simpósio implicará a aceitação das normas e das condições estabelecidas nesse Edital, não podendo o participante alegar seu desconhecimento.

 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste edital.

 Casos omissos e as situações não previstas no presente edital serão resolvidos pela Comissão organizadora do Evento.

Iguatu-Ce, 27 de abril de 2015 Comissão Organizadora

(9)

I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE COLETIVA DO

CENTRO SUL

FICHA DE INSCRIÇÃO

DADOS PESSOAIS

Nome Completo:

Data nascimento: CPF: Sexo: F (__) M (__)

Endereço Residencial:

Bairro: Cidade: UF: CEP:

Celular: E-mail:

Apresentação de trabalho científico: (__) Sim (__) Não Área Temática: Título:

Empresa / Instituição de ensino:

Cidade: UF: TELEFONE:

Formação Acadêmica:

Data:___/____/____

(10)

MODELO DE RESUMO SIMPLES

FORMA DE APRESENTAÇÃO: COMUNICAÇÃO ORAL OU PÔSTER

TÍTULO DO TRABALHO COM ATÉ 15 PALAVRAS

Autores

Relator: Margarida Rosa de Orquídea 1

Autor2 Autor3 Autor4 Autor5

Orientador: Flor Cravo de Orquídea6

INTRODUÇÃO: Apresenta a contextualização geral do trabalho, a justificativa,

apontando a relevância teórica e social do estudo; o problema do estudo.

OBJETIVOS: Indicar de forma sucinta os principais objetivos a serem atendidos

pelo trabalho. METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS): Especifica a representação do estudo, descrevendo o tipo de estudo com base na abordagem filosófica, nas técnicas de coleta e análise dos dados e nos objetivos; o campo de

1

Acadêmica do Xº Semestre do Curso de Graduação XXXXXX da Universidade XXXX– UXXX, Campus Iguatu – CE. E-mail: xxxxxxxxxxxxx@xxxmail.com;

2

Acadêmica do Xº Semestre do Curso de Graduação XXXXXX da Universidade XXXX– UXXX, Campus Iguatu – CE. E-mail: xxxxxxxxxxxxx@xxxmail.com;

3

Acadêmica do Xº Semestre do Curso de Graduação XXXXXX da Universidade XXXX– UXXX, Campus Iguatu – CE. E-mail: xxxxxxxxxxxxx@xxxmail.com;

4

Acadêmica do Xº Semestre do Curso de Graduação XXXXXX da Universidade XXXX– UXXX, Campus Iguatu – CE. E-mail: xxxxxxxxxxxxx@xxxmail.com;

5

Acadêmica do Xº Semestre do Curso de Graduação XXXXXX da Universidade XXXX– UXXX, Campus Iguatu – CE. E-mail: xxxxxxxxxxxxx@xxxmail.com;

6

Enfermeira especialista e Docente do Curso de Graduação em XXXXXXX da Universidade do Cariri – URCA, Campus Iguatu - CE. COREN: xxxxxx/CE.

(11)

estudo; o período de coleta dos dados; a população e amostra/sujeitos do estudo; fonte dos dados; procedimento de coleta dos dados; técnica de coleta e análise dos dados, bem como as questões éticas das pesquisas envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS / RESULTADOS: Apresenta uma exposição minuciosa dos resultados coerentes; Devendo para tanto confrontar os dados com a literatura pertinente. CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÃO: Sintetiza o estudo, com base nos objetivos propostos, apresentando a abordagem dos próprios resultados e o ponto de vista dos autores acerca dos resultados a que obtiveram compreendendo, do mesmo modo, a abrangência do estudo (obstáculos e sugestões para estudos posteriores).

Palavras-Chave: Termos escolhidos pelos autores que abrangem a ideia principal

Referências

Documentos relacionados

Nestes testes, os desinfetantes permanecem por no mínimo 18 horas em contato com os microrganismos no meio de cultura, enquanto que no modelo utilizado neste

O vendedor poderá conceder até 25% de desconto e realizará o lançamento do cheque no sistema informando os seguintes dados: Data de emissão, data de depósito, banco, valor, nome

Se ocorrer irritação no local onde você passou o medicamento, procure a orientação do seu médico, pois somente o médico poderá avaliar a evolução do tratamento e decidir quando

Trata-se de recursos apelatórios, interpostos, respectivamente, por GLAUCIA MARIA TAVARES PONTES e pelo ESTADO DA PARAÍBA, ambos irresignados com a sentença de lavra do

A maioria dos indivíduos com incremento menor que 0,2 cm/ano (Figura 5B) e altura maior que 14 m apresentou valores de porcentagem de araucárias circundantes superior a 40%, o

o nexo de causalidade, que no caso em apreço, tem-se a negativa espontânea de um dever que incuti tão somente ao autor, mas que este opta por se abster, logo devendo

7.3. Um orientador poderá, em função de sua competência e da demanda do projeto, orientar mais de um estudante bolsista. Os pesquisadores de reconhecida competência

 Subsídios orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados. 4.3.5 O Manual de Obras