• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PPG-PO 001/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PPG-PO 001/2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL PPG-PO 001/2016

PROCESSO PARA DEFINIÇÃO DE UMA ORDEM PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS INSTITUCIONAIS DA DEMANDA SOCIAL DA CAPES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PESQUISA OPERACIONAL DO ITA/UNIFESP - 1o

SEMESTRE DE 2016

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (CEPG-PO) torna pública a abertura de inscrições e as normas do processo para definição de uma ordem para atribuição de bolsas institucionais do Programa de Demanda Social (DS) outorgadas pela CAPES diretamente ao Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) no 1o semestre de 2016.

Poderão participar do processo seletivo para definição de uma ordem PARA FINS DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA INSTITUCIONAL, alunos já matriculados, ou que venham a se matricular, nos cursos de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto do PPG-PO do ITA/UNIFESP.

PRINCIPAIS DATAS DO PROCESSO PARA DEFINIÇÃO DE UMA ORDEM PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA:

• Período de inscrição: de 18 a 22 de janeiro de 2016, exclusivamente pelo e-mail ppgpo@unifesp.br

• Prova escrita aplicada pelo PPGPO: 01 de fevereiro de 2016, às 14 horas (horário de Brasília).

• Divulgação do resultado: 03 de fevereiro de 2016, exclusivamente pela internet no endereço http://www.unifesp.br/campus/sjc/ppgpo

• Prazo para solicitar revisão da correção da prova: até às 16 horas do dia 04 de fevereiro de 2016.

1 – DO PROCEDIMENTO E PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições no processo seletivo para atribuição de bolsas deverão ser efetuadas no período de 18 a 22 de janeiro de 2016, exclusivamente pela internet no endereço: ppgpo@unifesp.br

2 – DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO

Todos os candidatos deverão incluir na inscrição online (via e-mail): 1. Documento de identidade;

(2)

3. Histórico Escolar completo de Graduação (sujo) ou Histórico Escolar de Graduação (limpo) e declaração atestando se teve ou não reprovação durante o curso de graduação e especificando quantas e quais disciplinas.

4 – Projeto de pesquisa assinado pelo candidato e pelo orientador pretendido, com entrega obrigatória na inscrição. Deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 10 páginas, compreendendo: resumo, introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental; objetivos; plano de trabalho e cronograma de sua execução; material e métodos; forma de análise dos resultados. Os candidatos que ainda não tem projeto de pesquisa e nem orientador pretendido devem obrigatoriamente declarar que não tem nada definido mas devem indicar a sua área de interesse para o projeto de pesquisa e os docentes do PPG-PO que poderiam ser seu orientador.

3 – DOS CRITÉRIOS DE ORDENAÇÃO

Para participar do processo para definição de uma ordem para atribuição de bolsas, o candidato deverá realizar a prova escrita aplicada pelo PPG-PO.

A ordenação será feita com base na pontuação alcançada na avaliação da prova escrita realizada. Em caso de empate de pontuação, os candidatos serão ordenados de acordo com os critérios de desempate definidos no item 3.1 deste edital.

Serão definidas duas listas ordenadas, Lista_ITA_M e Lista_UNIFESP_M, em ordem decrescente da pontuação obtida ou, em caso de empate, conforme critérios de desempate definidos no item 3.1 deste edital. A Lista_ITA_M conterá apenas alunos de mestrado orientados ou a serem orientados por docente do PPG-PO não vinculados à UNIFESP. A Lista_UNIFESP_M conterá apenas alunos de mestrado orientados ou a serem orientados por docente do PPG-PO não vinculados ao ITA. Serão definidas outras duas listas ordenadas, Lista_ITA_D e Lista_UNIFESP_D, em ordem decrescente da pontuação obtida ou, em caso de empate, conforme critérios de desempate definidos no item 3.1 deste edital. A Lista_ITA_D conterá apenas alunos de doutorado orientados ou a serem orientados por docente do PPG-PO não vinculados à UNIFESP. A Lista_UNIFESP_D conterá apenas alunos de doutorado orientados ou a serem orientados por docente do PPG-PO não vinculados ao ITA.

3.1 - DA PROVA ESCRITA APLICADA PELO PPG-PO

A prova será realizada no dia 01 de fevereiro de 2016, às 14 horas (horário de Brasília), na sala 201 do ICT/UNIFESP. Não será permitida a admissão do candidato na sala após o início da prova. O candidato terá 3 horas para concluir a prova. A prova será escrita e a pontuação será estabelecida com base no número de questões corretas. Caso haja empate de pontuação entre os candidatos, o desempate para ordenação levará em conta a gradação definida quanto à dificuldade das questões; sendo divididas entre básicas e não básicas. O programa para a prova encontra-se no Anexo I deste edital.

(3)

Em havendo bolsas institucionais de mestrado da DS outorgadas pela CAPES diretamente ao PPG-PO e COLOCADAS À DISPOSIÇÃO pelo CEPG-PO neste 1º. Semestre de 2016, elas serão atribuídas DE FORMA ALTERNADA seguindo a Lista_ITA_M e a Lista_UNIFESP_M, ou seja, a primeira bolsa é atribuída ao primeiro da Lista_ITA_M, a segunda bolsa é atribuída em seguida ao primeiro da Lista_UNIFESP_M, a terceira bolsa é atribuída em seguida ao segundo da Lista_ITA_M, a quarta bolsa é atribuída em seguida ao segundo da Lista_UNIFESP_M e assim, sucessivamente.

Em havendo bolsas institucionais de doutorado da DS outorgadas pela CAPES diretamente ao PPG-PO e COLOCADAS À DISPOSIÇÃO pelo CEPG-PO neste 1º. Semestre de 2016, elas serão atribuídas DE FORMA ALTERNADA a alunos de doutorado seguindo a Lista_ITA_D e a Lista_UNIFESP_D, ou seja, a primeira bolsa é atribuída ao primeiro da Lista_ITA_D, a segunda bolsa é atribuída em seguida ao primeiro da Lista_UNIFESP_D, a terceira bolsa é atribuída em seguida ao segundo da Lista_ITA_D, a quarta bolsa é atribuída em seguida ao segundo da Lista_UNIFESP_D e assim, sucessivamente.

A atribuição ou não de uma bolsa que deixar de ser atribuída a um aluno de uma das listas por conta de não haver mais alunos nesta lista ficará a critério do CEPG-PO, mesmo havendo ainda candidatos na outra lista.

A atribuição de bolsas de mestrado ou doutorado será feita somente a alunos que atendam as normas de bolsistas do Programa DS da CAPES. Alunos que não atendem a estas normas serão excluídos das listas.

A cota de bolsas colocadas à disposição pelo CEPG-PO no 1o semestre será

atribuída no mês de março, aos alunos regularmente matriculados desde o primeiro dia útil do referido mês. No caso de serem disponibilizadas bolsas adicionais DS da CAPES diretamente ao PPG-PO após a atribuição desta cota de bolsas, ou serem devolvidas bolsas anteriormente atribuídas, ficará a critério do CEPG-PO a atribuição de bolsas aos alunos matriculados após o primeiro dia útil de março.

5 – DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

As listas Lista_ITA_M, Lista_UNIFESP_M, Lista_ITA_D e Lista_UNIFESP_D, serão divulgadas na página eletrônica do PPG-PO no dia 03 de fevereiro de 2016, no endereço http://www.unifesp.br/campus/sjc/ppgpo.

6 – DA SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA CORREÇÃO DAS PROVAS

Os candidatos poderão solicitar a revisão da correção da prova aplicada pelo PPG-PO através de requerimento dirigido à CEPG-PPG-PO, o qual deverá ser apresentado até às 16 horas do dia 04 de fevereiro de 2016, na Secretaria de Pós-Graduação do ICT/UNIFESP. Neste requerimento o candidato deverá apresentar uma descrição clara do pedido de revisão e o que está sendo questionado. Sem esta descrição e questionamento o CEPG-PO confirmará diretamente a correção feita anteriormente. A revisão da prova será responsabilidade da CEPG-PO.

(4)

7 – DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

Os resultados deste processo seletivo terão validade até 29 de maio de 2016.

8 – DA DURAÇÃO DAS BOLSAS DESTE PROCESSO SELETIVO

As bolsas atribuídas neste processo seletivo vão no máximo até fevereiro de 2017. A manutenção e renovação de uma bolsa institucional pelo aluno é regulamentada por norma específica do PPG-PO sobre o assunto.

(5)

ANEXO I

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA A SER APLICADA PELO PPG-PO

A prova escrita a ser aplicada pelo PPG-PO de que trata este edital será realizada com base no programa que se segue:

Matemática Discreta

1. Fundamentos: lógica e demonstrações

2. Estruturas Básicas: Conjuntos, Funções, Sequências e Somatórios 3. Probabilidade discreta

4.Teoria dos Números básica 5. Relações e Operações Binárias 6. Álgebra booleana

7. Ordem de funções Referências:

GRAHAM, R.; KNUTH, D.E. e PATASHNIK, O. Matemática Concreta. 2ª Ed. São Paulo: LTC, 1995. 492 p.

ROSEN, K. H. Matemática discreta e suas aplicações. 6a ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. 982p.

SCHEINERMAN, E. R. Matemática discreta: uma introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Raciocínio Lógico 1. Mentiras e Verdades.

2. Proposições, equivalência lógica, logica da argumentação, implicações lógicas e diagramas lógicos.

4. Tabela verdade.

5. Dedução, indução ou analogia. 6. Análise Combinatória.

7. Probabilidade. Referências:

MORGADO, A. C. Raciocínio Lógico – Quantitativo. 3a ed. Rio de Janeiro. Elsevier,

2008.

(6)

OUTROS DATAS DE INTERESSE PARA OS ALUNOS DO PPG-PO – Período de matrícula: de 01 a 15 de fevereiro de 2016 .

– Início do semestre letivo: 22 de fevereiro de 2016.

DISCIPLINAS OFERECIDAS NO 1o SEMESTRE DE 2016 PELO PPG-PO

Análise de Algoritmos e Estruturas de dados (Profa. Mariá) - sexta das 14 as 17 Análise de Investimentos e Riscos (Prof. Renato) - sexta das 14 as 17

Otimização Linear (Prof. Horacio) - quarta das 14 as 17

Inteligência Computacional (Profa. Ana Carolina) - terça das 14 as 17 Introdução à Pesquisa Operacional (Prof. Chaves) - quinta das 14 as 17

Referências

Documentos relacionados

esclarecido na fisiopatologia de doenças biliares, sua participação nos mecanismos de inflamação da vesícula e formação de cálculos está sendo proposto e estudado. Assim, estudos

As cores completam o ciclo harmonioso da logomarca em geral, partindo do princípio que já existe um padrão de cores no segmento, esse padrão foi utilizado de forma a acompanhar

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência (PPG-BTC) da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a abertura das inscrições em fluxo contínuo para

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação (PPG-INF) da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a abertura das inscrições para a seleção

Isto realmente houve e foi persistente durante algum tempo no início do AI-5 para depois ter arrefecido à perseguição aos comunistas, que se arrefeceu depois do AI-5, e

Pelas possibilidades plásticas da matéria no plano espiritual, descrita pelos espíritos, podemos pressupor que não têm a mesma organização atômica que a nossa, que se

12ª semana: melhora nas alergias; melhor da sinusite; dores no pescoço, na cabeça e na coluna; pesadelos; transpiração excessiva.. 13ª semana: melhora geral, apesar da dor nos ombros

Diagrama causal em cadeia mostrando, o inter- relacionamento dos efeitos diretos e indiretos das variáveis secundárias rendimento de raízes não-comerciais (RRNC), peso da