• Nenhum resultado encontrado

PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO EM PACIENTES PRÉ E PÓS- CIRURGIA BARIÁTRICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO EM PACIENTES PRÉ E PÓS- CIRURGIA BARIÁTRICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO EM PACIENTES PRÉ E

PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA

GEROTTO, G.

Resumo:A obesidade é uma condição complexa descrita como uma epidemia

crônica da pós-modernidade e sua prevalência tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas atingindo todas as idades e classes sociais.Em uma grande parte de obesos que procuram tratamento encontra-se uma prevalência de transtornos psicológicos como a depressão,e a cirurgia bariátrica tem se mostrado como o método mais eficaz para o tratamento da obesidade mórbida. O estudo tem por objetivo verificar a prevalência de depressão em pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica. Trata-se de um estudo quantitativo e transversal, através da obtenção de dados de 27 indivíduos submetidos ao procedimento de gastroplastia com idade entre 20 e 71 anos que responderam a um questionário autoaplicável composto por 16 questões. Pode-se observar que uma média de 65% apresentaram sintomas depressivos no período pré-cirúrgico e uma média de 12% apresentou após o procedimento. Através dos resultados conclui-se que a cirurgia bariátrica têm se mostrado muito eficiente, trazendo benefícios de âmbito psicológico e social para o indivíduo.

Palavras-chave: obesidade, gastroplastia, transtorno psicológico.

Abstract: The overweight is a complex condition described as a chronic epidemic

disease of post modern way of life and it has increased considerable in the last few decades reaching all the ages and social classes. A great part of these people that looks for treatment has a prevalence of psychological upsets, such as, depression. Bariatric surgery has been an efficient method to treats morbid obesity. This study has the purpose of verifying depression prevalence in prior and post bariatric surgery. This is a quantitative and transversal study done by collecting information about 27 single person submitted to the plastic gastro-surgery aging between 20 and 71 that answered to an auto-applicable questionnaire composed of 16 questions. It could be observed that an average of 65% presented depressive symptoms at the prior surgery period and about 12%

(2)

presented it after the proceeding. According with results it can be concluded that bariatric surgery has been shown much efficient, bringing not only psychological benefits to the person but also social.

Keywords: Overweight, plastic gastro-surgery, psychological upsets.

Introdução: A obesidade é uma condição complexa descrita como uma epidemia

crônica da pós-modernidade e sua prevalência tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas atingindo todas as idades e classes sociais.Em uma grande parte de obesos que procuram tratamento encontra-se uma prevalência de transtornos psicológicos como a depressão,e a cirurgia bariátrica tem se mostrado como o método mais eficaz para o tratamento da obesidade mórbida. Assim, o estudo teve como objetivo principal verificar em 27 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica com idade de 20 a 71 anos, a prevalência da depressão nos períodos pré e pós-cirúrgicos. Para obtenção dos dados foi utilizado um questionário contendo 16 perguntas com dados pessoais,antropométricos, sintomas e características que o paciente pode apresentar segundo as referencias quando apresenta um episódio depressivo. As alternativas de resposta foram as etapas (antes da cirurgia, depois da cirurgia, antes e depois da cirurgia)que eles poderiam apresentar estes sintomas e características, foi orientado no momento da aplicação do questionário que as perguntas fechadas que a resposta fosse nenhuma das alternativas as que o participante responderia, era para deixar em branco, pois no momento da elaboração e validamento do questionário não foi verificado essa falha, não sendo incluso essa opção de resposta. Os dados obtidos na pesquisa foram tabulados em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2010, o qual gerou gráficos e tabelas que foram analisados, discutidos e relacionados com ideias de outros autores.

Referencial Teórico e Metodológico:A obesidade é uma condição complexa

descrita como uma epidemia crônica da pós-modernidade e sua prevalência tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas atingindo todas as idades e classes sociais. Está associada à redução da expectativa de vida, alta taxa de morbidade e mortalidade, tanto em países desenvolvidos como em

(3)

desenvolvimento. (BARROQUEIRO et al., 2012).Doenças crônicas como diabetes mellitus, dislipidemia e hipertensão arterial têm alto risco de serem desencadeadas em pacientes com sobrepeso e ainda mais nos que apresentam quadro de obesidade, quando comparados aos indivíduos com o peso considerado normal. Lembrando que, o excesso de peso favorece também de forma direta o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, apneia, doença da vesícula, doença coronariana, osteoartrite, gota e até certos tipos de câncer. (COSTA et al., 2009; GIGANTE; MOURA; SARDINHA, 2006).A obesidade também pode causar patologias psicológicas como a depressão, distorção da imagem corporal (bulimia e anorexia) e os comportamentos de esquiva social, o que colabora para o afastamento do convívio social, e consequentemente, geram prejuízos à qualidade de vida desse sujeito.(KEHER et al., 2007).Sendo a obesidade uma condição médica crônica de etiologia multifatorial, o seu tratamento envolve várias abordagens, como nutricional, a partir da mudança de hábitos alimentares juntamente com a prática de exercícios físicos e tratamento farmacológico através do uso de medicamentos antiobesidade. Para os pacientes que não alcançam resultados satisfatórios com estas manobras terapêuticas é necessária uma intervenção mais eficaz como a cirurgia bariátrica que tem se mostrado uma técnica de grande auxílio na condução clinica de alguns casos de obesidade por se basear numa análise abrangente de múltiplos aspectos do paciente. (FANDIÑO et al., 2004).A indicação para o procedimento cirúrgico é baseada em uma análise abrangente de múltiplos aspectos clínicos do paciente. Pacientes candidatos à cirurgia bariátrica são aqueles que apresentam IMC maior que 40 ou IMC de 35 com comorbidades graves (hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes tipo 2, apneia do sono, entre outras). Além disso, devem ter uma evolução da doença de cinco anos ou mais, com história de insucesso com os tratamentos convencionais. (PINTO; SATLER; TOMAZ, 2010).A terapêutica cirúrgica deve ser realizada com devido acompanhamento por uma equipe médica experiente e especializada, e contar com a cooperação de equipe interdisciplinar, devido às possíveis contraindicações para a realização do procedimento, como é o caso de alguns distúrbios psiquiátricos. Para que o prognóstico não fique comprometido, o acompanhamento psicológico é de extrema importância durante todas as fases do tratamento cirúrgico/bariátrico.

(4)

(BAPTISTA; VARGAS; BAPTISTA, 2008).A Organização Mundial da Saúde (2009) programa que a depressão será a segunda maior questão de saúde pública relacionada à incapacidade funcional e à elevada morbi-mortalidade em 2020 e a define como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou baixa auto-estima, distúrbios do sono ou do apetite, sensação de cansaço e falta de concentração.Segundo Segal, Cardeal e Cordás (2002) em grande parte de obesos que procuram tratamento observa-se a prevalência de transtornos psicológicos como a depressão. A obesidade oferece limitações em todos os aspectos da vida dos indivíduos, por isso é necessário estudos de variáveis relacionadas à mesma, proporcionando contribuições efetivas em todas as etapas do tratamento cirúrgico para a obesidade mórbida.

Conclusão: Pode-se afirmar que a depressão é umas das comorbidades que

surgem quando o indivíduo se encontra com grau de obesidade avançado, onde a sua qualidade de vida, convívio social e satisfação com seu próprio corpo estão rebaixados, já que uma média de 65% de prevalência dos sintomas que caracterizam episódios depressivos foi verificada nos pacientes no período que antecede a cirurgia.Podemos ainda observar que dos participantes da pesquisa em média de 12% apresentaram apenas dois de três dos sintomas que caracterizam episódios depressivos após o procedimento, podendo ser considerado a consequente perda de peso e melhora na qualidade de vida. Conclui-se que para os obesos que já não apresentam resultados satisfatórios com outras intervenções não cirúrgicas para o tratamento da obesidade, a cirurgia bariátrica têm se mostrado muito eficiente, trazendo benefícios de âmbito psicológico e social para o indivíduo.

Referências:

BAPTISTA, M. N.; VARGAS, J. F.; BAPTISTA; A. S. D. Depressão e qualidade de vida em uma amostra brasileira de obesos mórbidos. Avaliação Psicológica. [S.I.] 2008, pp. 235-247

(5)

BARROQUEIRO, R. S. B. et al. Função sexual feminina, sintomas de ansiedade e depressão em mulheres após cirurgia bariátrica. Rev. Ciênc. Saúde, São Luís, v.14, n.1, p. 60-67, jan-jun, 2012.

COSTA A. C. C. et al. Obesidade em pacientes candidatos a cirurgia

bariátrica. Acta Paul Enferm, Campo Grande (MS), 2009;22(1):55-9.

FANDIÑO, J.; et al. Cirurgia Bariátrica: aspectos clínico-cirúrgicos e psiquiátricos.

R. Psiquiatr. RS, 26'(1): 47-51, jan./abr. 2004.

GIGANTEI, D. P.; MOURA, E. C.; SARDINHA, L. M. V. Prevalência de excesso de peso e obesidade e fatores associados. Rev Saúde Pública, 2009; 43 (Supl2): 83-9. Brasil, 2006.

KEHER, G. M. et al. Prevenção e tratamento da obesidade: indicativos do sul do Brasil.CiencCuidSaude 2007; 6 (Suplem. 2): 427-432.

PINTO, M. A.; SATLER, C.; TOMAZ, C. Avaliação da Memória Recente e da Qualidade de Vida em Pacientes Submetidos aGastroplastia para Obesidade Mórbida. Neurobiologia, 73 ( 3 ) jul./set., [S.I.], 2010.

SEGAL, A.; CARDEAL, M. V.; CORDÁS, T. A. Aspectos Psicossociais e Psiquiátricos da Obesidade. Rev. de Psiquiatria Clínica,vol. 29 n. 2, p.81-89. 2002.

Referências

Documentos relacionados

Encerra o seu ponto de vista, aduzindo que, a discriminação dos judeus deve ser entendida como crime de racismo, a partir de uma interpretação teleológica e harmônica

Localizada no bairro das Três pontes, atual bairro do Itacorubi, o novo cemitério distava aproximadamente seis quilômetros de onde estava o antigo, de forma que um novo problema

Os dados foram retirados de um corpus de fala espontânea (projeto NURC) de três falantes para cada área urbana e quinze ocorrências de cada vogal por falante foram medidas. Os

Dorsal Nome M/F Clube Nac... Dorsal Nome M/F

Os resultados revelaram que as amostras de cacha- ça submetidas ao processo de envelhecimento forçado sob aeração apresentaram, ao longo de seis meses, menor ex- tração dos

Ao iniciar a pesquisa escutava com freqüência o depoimento que esse grupo de imigrantes havia dado bastante atenção à imprensa educacional, mas que essas fontes foram

The purpose of this study was to evaluate the effect of an aerobic exercise program based on verbal and written guidelines on maximum exercise capacity using a cardiopulmonary

Conceição Pinto (2006) lançou uma proposta interessante sobre o ensino da língua espanhola, onde no que se refere às zonas de contato direto com o idioma