• Nenhum resultado encontrado

Em retrospectiva, essa remoção talvez tenha sido um erro (embora a estátua do Duque estivesse luminicamente incoerente com a do Marquês) porque

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em retrospectiva, essa remoção talvez tenha sido um erro (embora a estátua do Duque estivesse luminicamente incoerente com a do Marquês) porque"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

O meu interesse pela escultura de rua de Lisboa começou com um trabalho teórico que fiz na faculdade, com um professor que não queria saber de arte contemporânea, apenas tolerando trabalhos que discursassem sobre matéria com um mínimo de 50 anos de idade. Eu manifestei vontade de trabalhar sobre o Estado Novo, e o professor sugeriu o tema da família na escultura dessa época. Quis que eu trabalhasse sobre a escultura porque essa era a minha vertente curricular no curso de artes plásticas; imagino que o tema da família se tenha devido ao facto de eu ser mulher, e, no enquadramento cultural de há 50 anos atrás, dessa área, por assim dizer.

Apesar de não concordar com os aspectos políticos desta sugestão, a ideia interessou-me por haver muito pouco escrito sobre o assunto, e a abordagem feminista que imprimi ao trabalho tornou-o bastante divertido de fazer.

Deste trabalho teórico extraí uma conclusão relativa à colocação das esculturas no espaço urbano:

(…) verifica-se uma predominância do jardim como local escolhido para as homenagens aos escritores; note-se que mesmo aqueles situados na Avenida da Liberdade se encontram no meio das faixas arborizadas. Os estadistas são pref-erencialmente enquadrados em praças e rotundas de envolvência geométrica e dimensões maiores. (…) O espaço por excelência da estatuária que tem como tema a Mulher ou a Mãe é o jardim (…)

“O Marquês foi de férias” seria um título possível para o ensaio de fotomontagem que encerra o volume anterior, e a sua descontextualização arquitectónica torna-o um pouco absurdo, em-proado e de leão em punho no meio das hortas da Brandoa. O Du-que da Terceira foi lá colocado como um parente invejoso, escuro e voltado de costas, mas numa versão posterior em que substituí a vegetação para uniformizar a luminosidade da imagem, o Duque já não está presente.

(3)

Em retrospectiva, essa remoção talvez tenha sido um erro (embora a estátua do Duque estivesse luminicamente incoerente com a do Marquês) porque colocar uma estátua ao lado da outra retira-lhes muita da sua monumentalidade. Com o terreno todo para si, ainda que campestre, o Marquês gera uma espécie de espaço devocional à sua volta.

(4)

Este estudo conduziu a uma série de experiências em torno da escultura pública de Lisboa, a primeira das quais deveria ser um depósito de esculturas ao ar livre.

(5)

Seria um cemitério para os mamarrachos de pedra e bronze rejeitados por um novo planeamento urbano. Procurei o terreno mais adequado: um baldio atrás do Parque das Conchas pareceu-me interessante.

(6)

Entretanto, comecei a experimentar com fotografias das esculturas, e acabei por abandonar a ideia inicial e fazer uma série de reconfigurações posicionais de peças, juntando-as por grupos ou afinidades.

(7)

A Família de Leopoldo de Almeida abandonou a sua heteronormatividade fundindo-se com uma Mãe e Filho do mesmo autor, ambas tristemente cobertas de intervenções a tinta.

Mais tarde experimentei criar uma manifestação de escultu-ras femininas no Parque Eduardo VII, montagem cujos problemas lumínicos nunca resolvi completamente.

(8)
(9)
(10)

Uma pesquisa no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa levou-me a encontrar algumas imagens interessantes, entre as quais uma do Padrão dos Descobrimentos rodeado de caixotes.

Logo pensei que o próprio Padrão poderia ser desmontado e embalado naqueles caixotes, e comecei a retirar-lhe pedaços.

(11)

Ainda na zona de Belém, levei a cabo uma série de ten-tativas de domesticar a imponência geométrica da fonte monu-mental da Praça do Império, através da sua pintura em cores gar-ridas e da sua transformação em piscina, colocando guarda-sóis e palmeiras em redor e, numa primeira instância, um guarda-sol gigante mesmo por cima da bacia da fonte. O espaço ficou igual, largamente devido à sua rigorosa horizontalidade, indiferente a qualquer acréscimo de fundo ou coloração.

Posteriormente, tentei colocar a fonte num cenário mais acidentado, mas essa tentativa não resultou muito bem por questões de escala. Em suma, nada que eu fizesse poderia levá-la a mudar de carácter.

(12)
(13)
(14)

No decorrer da minha investigação descobri que uma estra-nha construção, hoje já demolida, que se situava no lado norte do jardim do Campo Grande e durante anos me tinha intrigado, fazia parte de um Monumento ao Marechal Carmona.

Na sequência de uma visita ao Marechal encontrei, no mesmo Museu, uma escultura minha conhecida, que desapa-recera da rua anos antes, substituída por uma réplica em bronze. Os seus frágeis dedos de pedra eram repetidamente partidos por vândalos e o seu corpo pintado a spray.

A estátua em bronze do Marechal foi retirada do seu plinto logo após o 25 de Abril e alojada à sombra de umas árvores no vizinho Museu da Cidade, onde se encontra até hoje.

(15)

Este reencontro levou-me a observar que situações semel-hantes de vandalismo aplicado à escultura de rua se encontram por toda a parte, e têm quase sempre como objecto represen-tações do corpo feminino. Dei então início a uma recolha fotográ-fica destas ocorrências, trabalho que, até ao presente, continua em progresso.

(16)

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Evento que exigiu o fim da impunidade para os Crimes de Maio de 2006 reuniu vítimas da violência policial de vários Estados e deixou claro que os massacres de pobres e jovens

Além da implementação de ações governamentais de saúde pública direcionadas para a orientação em higiene bucal desde a infância, bem como a produção de

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..